Is Brazil guilty of open source Java?

52 respostas
R

Alexandre Gomes’s Blog

Dr.Dobb’s: South American Software Development - A Climate of Creativity

52 Respostas

M

O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.

Ter o Java como open source pro Brasil nem fede nem cheira, os mercados que pediam isso eram os EUA e a Europa, que são os países que mais contribuem pro movimento. Os caras tão querendo é fazer estardalhaço, porque o Brasil é “cool”, então é “massa” fazer alguma coisa pra terra do Carnaval.

K

Concordo com o Maurício Linhares, aqui ainda se confunde software livre com software gratuito, esta é a verdade.

Acredito que seja fruto de nossa cultura bastante influenciada por linguagens RAD como Delphi e VB, as quais criaram uma verdadeira legião (lógicamente, há excessões) de “programadores” acostumados a simplesmente buscar “componentes” já prontos para utilizarem em suas aplicações. Trata-se de um problema cultural.

Talvez seja fruto também do nojento “jeitinho brasileiro”. Vejo diversos “programadores” que ainda vêem o código aberto (ou livre, você escolhe) com uma certa desconfiança. Ainda não conseguem entender COMO é possível fazer dinheiro com isto. Algumas pérolas que já escutei foram:

“Ah, estão dando de graça agora, mas vão cobrar depois”
“Por que eu devo abrir o meu código ou participar no desenvolvimento de algo aberto se não ganho nada com isto?”

O comportamento que observo ainda é muito mais parasitário do que simbiótico. As pessoas se preocupam muito mais em simplesmente utilizar algo que já está pronto do que dar a sua contribuição. Código aberto ainda é visto como COMPONENTE GRATUITO, ESTA é a verdade.

V

Ô pessoal, ninguém leu a parte da IDC? Eles estão falando da Open Source Community, uma comunidade de desenvolvedores, não de usuários. Que por sinal tem boas contribuições como o Javali, Mono, JCompany (que por sinal é livre, mas não é free).

E, acho que a grande maioria dos usuários do software livre no mundo (e não só no Brasil), está interessada em software gratuito.

Também já se sabe há muito tempo que embora o custo para a aquisição de um software seja zero, ele está longe de ser gratuito. Existe a necessidade de estudar e entender o software, bugs, certificações… todos custos que estão longe de serem “de graça” (quem aqui já pagou por um voucher?).

O fato é que o número é, sim, bastante expressivo. E sugiro para quem ainda não se informou sobre o termo BRIC que o faça. O mercado é realmente muito bom e não está sendo despertado somente por indústrias de software gratuito (aliás, quantos softwares pagos portados para PT/Br vocês conhecem?)

Acho que uma visão cética sobre o país não leva a nada.
O Brasil tem enorme potencial, e as matérias são um reconhecimento disso.

M

Comunidade de desenvolvedores de software livre? No Brasil? Cê tá de brincadeira né?

G

Do jeito que está sendo colocado aqui, parece que o Brasil nunca contribui em nada para o open source. Aqui mesmo no guj existem diversas pessoas que trabalham em projetos open source. Não conheço muito de distribuições linux, mas só o Brasil já criou 23 dist. Isso já não é colaborar? Frameworks web como o vraptor, j2ee spider mentawai, etc. são opensources, feitos por brasileiros (e com a ajuda de estrangeiros também em alguns casos). Fora as pessoas que trabalham escrevendo artigos, gerando documentação, participando de foruns e tudo mais. Também é colaborar, e muito na minha opinião.

Acho que esse pensamento já saiu de moda, e o povo já entendeu há muito tempo as vantagens de trabalhar em um projeto de código livre.

Abraço!

K

É, a situação está melhorando, não estou querendo dizer que não haja produção de software livre no país (eu mesmo tenho alguns projetos e participo de outros), mas sim que a grande maioria dos desenvolvedores não contribuem, e apresentam o comportamento que descrevi no meu primeiro post.

Um bom exemplo disto foi o fim do Kurumim. Segundo seu criador, acabou justamente por não ter contribuições da comunidade brasileira.

A coisa vai melhorar? Vai, porque código livre e aberto é o futuro (eu diria que já é inclusive o presente) (não resta dúvidas de que o modelo fechado e proprietário está moribundo), porém a maior parte dos desenvovedores daqui ainda vai levar um bom tempo pra assimilar o conceito.

S

Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source. Pegue aqui no GUJ, faça uma busca e veja qual iniciativa de projeto open-source foi bem recebida aqui: Neo, Miocc, Angra, Mentawai, aquele do ministério público que eu esqueci o nome, j2ee spider, etc e tal. O negócio é vc converter críticas em incentivo, mas nem sempre isso funciona.

Falando em colaborar, há uma oportunidade aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/82857.java

K

saoj:

Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source.

Concordo em gênero, número e grau.

(aliás, que legal você ter citado o miocc! :slight_smile: )

Profissionalmente, eu pelo menos estou apostando TUDO em open source (vide o miocc, a criação do Grails Brasil e outras novidades que pretendo mostrar até o final do ano).

L

Olá

Porque notícia com título em inglês?

[]s
Luca

V

++

Maurício Linhares:
O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.

Nunca concordei tanto com uma opinião.

VELO

E

Só lembrando que com software não open-source também tem tudo isto, a diferença ta no custo da aquisição e depois customização a medida :stuck_out_tongue:

A realidade é que projetos open-source feitos por brasileiros para brasileiros não vinga, nunca! Vários exemplos, kurumin como ja citado…

Se for fazer um projeto open-source focando o público alvo brasileiro, pode esquecer q o retorno vai ser decepcionante, projetos para ter sucesso tem q focar o internacional, q quem vai colaborar e ajudar esta fora do território nacional na grande maioria das vezes.

O Lua é uma grande realidade disto, é feita por brasileiros e quem usa? Os gringo claro… vários jogos que todo mundo conhece tem Lua por trás, e os caras lá fora sabem tirar potêncial e no Brasil nem por isso…

Já foi citado exemplos de projetos em Java, q acho q tem algum sucesso graças a comunidade internacional… que se depender do pessoal brasileiro, a coisa não vai, até penso q existe um certo preconceito, que o que se faz fora é q é bom…

O

Como sempre estamos correndo atrás…Sofremos de uma Sindrome da Tartaruga!!

C

Nao sei se eu concordo com essa generalizacao, Mauricio. Primeiro, pq ela eh nacionalista: o “publico brasileiro” do Rio Grande do Sul nao eh o mesmo “publico brasileiro” do Piaui. Seja mais especifico se for falar um lance desses :wink:

Tem muito software opensource com brasileiros trabalhando, como ja enumeraram nessa thread. Mas existe tambem uma diferenca grande entre “projetos opensource com brasileiros trabalhando” e “projetos opensource brasileiros”: eh preciso lembrar que pt_BR nao eh la a lingua mais falada na internet e que, enquanto diversos projetos tem apenas funcao local (como o br-utils, que faz o que tem que fazer sem querer ser o proximo Linux), outros mais genericos teriam se popularizado melhor com mais comunicacao de qualidade em ingles.

K

A raiz do problema, pelo menos na minha opinião, está no comportamento que observo: ao invés de ser algo simbiótico, ou seja, algo no qual ambas as partes contribuam para o desenvolvimento e sobrevivência do projeto, o que observo (com excessões, é óbvio) é um comportamento parasítico, ou seja, uma enorme maioria que simplesmente usa o software, reclama dos defeitos mas não contribui com nada.

Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo. O que tem de ser feito é lutar contra o problema. Enfiar guela abaixo a maneira correta de se trabalhar, não desistir e continuar insistindo, mesmo porque, o caminho daqui pra frente É software aberto. Por mais que a nossa comunidade “aberta” cheire mal, o governo DE FATO está investindo em código aberto. Não há como negar este fato.

Na minha opinião, a atitude correta a se tomar deve ser: “ok. os desenvolvedores estão simplesmente parasitando código aberto. O que eu posso fazer para convencê-los de que contribuir para estes projetos possa ser proveitoso para ambos os lados? Como eu posso mostrar a estas pessoas que, ao passarem algumas horas contribuindo para um projeto, elas estão ganhando alguma coisa com isto?”

PS:
“reclamar de defeitos” pode ser visto como uma contribuição, sem dúvidas (é o trabalho de um tester), porém não é este tipo de reclamação que estou dizendo. São reclamações vagas, que se resumem bem em diálogos do tipo:

• Encontrei um defeito no seu software. (reparem no “no seu”, já começa errado)
  • Ah é? Bacana, aonde?
  • Ele não funciona.

Sério. JURO que já passei por isto diversas vezes e, detalhe: na maior parte das vezes, recebo este feedback de DESENVOLVEDORES!

C

Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.

O

Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.

G

ORB_de_Souza:
kicolobo:

Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo.

Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!

Isso depente muito do mercado. Não dá pra generalizar tudo. Só pra citar algumas coisas aqui:

:arrow: Somos os melhores em Perfuração de Petróleo em águas profundas
:arrow: Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
:arrow: Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…

Produzimos e muito!

Além disso, temos um PIB muito superior a países europeus, como Espanha por exemplo. Não vamos denegrir a imagem do País desse jeito, estamos melhorando muito em diversos aspectos.

Com relação ao Lua, o exemplo diz extamente o contrário. Os “parasitas” são os gringos e não os brasileiros, que criaram a linguagem :slight_smile: Só uma brincadeira pra descontrair.

Acho que para qualquer coisa ir para frente, não pode ser fechada a um lugar só, não é questão de investir/focar só no Brasil, principalmente quando se fala em software.

Abraço!

C

E você vê vantagens em ter o Brasil como “potência agro-pecuária”?

G

Sim! Gera muito emprego e grana. Tecnologias como biodiesel, trangênicos (bem polemico, eu sei), avanços na área veterinária, enfim, uma série de coisas interessantes que o Brasil está investindo e que dão muito retorno.

O Brasil é muito grande, não podemos pensar que um País vive só de tecnologia :slight_smile: Mas é algo que também merece muito o apoio do governo, incentivos e tudo mais. Não vejo o governo fazendo quase nada pra isso, infelizmente.

K

Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.

Você leu o PS deste post? Melhor ainda: leu o post INTEIRO?

K

ORB_de_Souza:
kicolobo:

Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo.

Parabéns, sua resposta ilustra muito bem o comportamento que considero problemático :wink:

Precisa dizer mais alguma coisa? Aceitar a “realidade”

ORB_de_Souza:
Não acho que seja conformismo e sim realidade
e ficar por aí mesmo?
Isto tem um nome: conformismo. Você está se conformando com a situação. Não há definição melhor.

K

cassio:
glaucioguerra:

Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…

Só pra te lembrar um negócio: agro-pecuária = tecnologia também :wink:

G

kicolobo:
cassio:
glaucioguerra:

Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…

Só pra te lembrar um negócio: agro-pecuária = tecnologia também ;)

Bem lembrado! Pura verdade.

C

Sim. E?

M

Não podemos ser injustos, e esquecer que no Brasil tem muita gente localizando software.

No Ubuntu por exemplo, a tradução para o português brasileiro é uma das mais eficientes. E tudo feito por brasileiros, que doam seu tempo para o software livre.

F

O pessoal fala muita besteira! Talvez se pesquisassem mais, não sairia tantas coisas infundadas no GUJ.

Vale a pena visitar:

www.ibge.gov.br
www.ipea.gov.br

F

ORB_de_Souza:

Só para provar o que disse acima:

G

felipeguerra:
O pessoal fala muita besteira! Talvez se pesquisassem mais, não sairia tantas coisas infundadas no GUJ.

Vale a pena visitar:

www.ibge.gov.br
www.ipea.gov.br

Tinha até me esquecido do ipea, tem um livro muito bom lá que fala sobre tecnologia, exportação e emprego: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/Cap%201.pdf. Tá ai a dica.

Abraço!

K

Sim. E?

Basicamente porque você simplesmente repetiu o que está escrito nele :wink:

O

2003: Percepção de novas oportunidades aumenta empreendedorismo no Brasil
A pesquisa GEM mede o empreendedorismo em 31 países de todos os continentes, e tem mostrado que o Brasil se destaca entre os dez primeiros países empreendedores do mundo.

Em 2000 primeira colocação
Em 2001 caiu para a 5ª
Em 2002 caiu para 7ª
Em 2003 subiu para 6º lugar

Fonte: www.ct.unicamp.br/incamp

Acho que faltou um complemento para essa notícia : http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/imprescindivel/dia/gd141102.htm
que diz que o empreendedorismo no país se dá basicamente por nescessidade e não por oportunidade,o que reforça a idéia de consumo!

Não é conformismo,só não gosto de tapar o sol com a peneira.
Além do mais,essa avaliação permite que possamos melhorar cada vez mais em vez de se iludir e achar que está tudo bem!!

M

Lembrando que cada vez que alguem fala mal dos brasileiros está falando no espelho! :smiley:

V

Chamar políticos de corruptos não é a mesma coisas que falar que TODOS os políticos são corruptos…

Isso é apenas uma generalização…

Alias, em todos posts que li o pessoal procurou falar que existem exceções… até foram sitadas…

Agora, na média, a comunidade opensource.com.br tem um comportamento parasítico.

Existem contribuidores de sucesso, projetos de sucesso, exceções.

VELO

O

Vejo aqui opiniões complicadas.

Não esqueçam que estamos morando(sobrevivendo) em um país de 3º mundo(na verdade ta mais pra 5º mundo).

Como vai se querer que uma pessoa fique contribuindo, ou seja trabalhando de graça, em um país como o nosso?

Pessoas que moram em países de 1º mundo tem toda a tranquilidade de fazê-lo, vida calma e tranquila, sem nunca ter problemas com grana, etc…

Morar nesse país é ser um herói.

W

Uma das maiores manifestações de parasitismo explícito que eu já vi foi num Sun Tech Days, quando dezenas de pessoas se estapearam p/ assinar um formulário de contribuição p/ tradução do JDK em português em troca de uma mísera camiseta (isso p/ aqueles que tiveram o trabalho de ler antes de assinar, e concluir que estavam manifestando o interesse em contribuir na tradução).

Eu fiquei olhando só de longe, e curiosamente a multidão se dissipou assim que acabaram as camisetas…

Isso ainda gerou um comentário ingênuo com relação ao “interesse” dos brasileiros no blog de um dos caras da Sun:

http://weblogs.java.net/blog/brinkley/archive/2006/04/brazilian_portu.html

V

Pergunta idiota…

Essa tradução saiu do papel?

VELO

C

wmitsuda, o portugues foi por muito tempo o projeto de traducao com mais contribuicoes, hoje so perde para o japones e chines.

Acredito que hoje o projeto se encontra estagnado pq eu parei de traduzir faz tempo (~2006) e continuo sendo o melhor, com 458 traducoes. :stuck_out_tongue:

W

cmoscoso:
wmitsuda, o portugues foi por muito tempo o projeto de traducao com mais contribuicoes, hoje so perde para o japones e chines.

Acredito que hoje o projeto se encontra estagnado pq eu parei de traduzir faz tempo (~2006) e continuo sendo o melhor, com 458 traducoes. :stuck_out_tongue:

Bom, parabéns por não ter vendido sua alma apenas por uma camiseta :). Mas pela página que vc postou, o projeto está bem longe de ser considerado um sucesso, né? É ±5% do que foi traduzido p/ japonês…

K

Lembrando que a auto crítica ajuda na evolução :smiley:

C

Eu falei que parece estagnado mas veja, uma pessoa apenas fez toda a traducao para japones e chines. Em contribuições individuais o Brasil ainda é o primeiro!

R

Pessoal,

Pra que essa discussão?

Vamos lá…

Suponha que os brasileiros sejam uns sanguessugas que apenas usam software livre e não desenvolvam nada. mmmm… Ótimo! Só isso já ajuda o software livre pacas! Aumentando a base instalada de usuários, o Brasil ajuda um monte. Pense bem: para que serve o telefone se só você usa!? E se o Brasil inteiro utilizar!? (efeito meltcafe). Pra que serve um sistema operacional que não tem nenhum programa que rode nele? E o Brasil todo resolver programar para esse sistema operacional? (lock-in). E assim por diante…

K

rodrigousp:
Pessoal,

Pra que essa discussão?

Vamos lá…

Suponha que os brasileiros sejam uns sanguessugas que apenas usam software livre e não desenvolvam nada. mmmm… Ótimo! Só isso já ajuda o software livre pacas! Aumentando a base instalada de usuários, o Brasil ajuda um monte. Pense bem: para que serve o telefone se só você usa!? E se o Brasil inteiro utilizar!? (efeito meltcafe). Pra que serve um sistema operacional que não tem nenhum programa que rode nele? E o Brasil todo resolver programar para esse sistema operacional? (lock-in). E assim por diante…

É verdade! Sabe, de repente, você mudou minha opinião. Sério! Nunca havia pensado por este lado e, você está certo!
Acredito que no meu caso seja realemente frustração por não ver tantos brasileiros participando dos projetos ativamente, mas se formos pensar por este lado, do lado de quem usa, nem sei se realmente posso usar o termo parasita.

PS: eu adoro estas discussões! :slight_smile:

V

Quantos linux temos?
Quantos windows pirata?

Hehehehehe, usar ajuda no caso do SO… mas banco de dados por exemplo…

Ter um monte de gente usando não significa que ele vai pra frente…

Eu ainda não vejo a contribuição da comunidade open source brasileira com um saldo positivo.

Outro problema que eu vejo. As empresas. Não sei como é no Brasil a fora. Mas aqui, primeiro a gente procura algo OpenSource depois pensa em fazer a gente mesmo.

As vezes o OS é quase o que você qr, mas vc precisa de algumas evoluções.

A gente baixa o fonte, evolui, corrigi bugs, implementa novas features… e claro, como uma boa relação simbiótica a gente NÃO libera esses patches para o projeto.

Em alguns casos não faz sentido liberar patches, mas em vários faria, mas a empresa simplesmente não deixa.

Já temos alguns casos que a gente fez coisas, fez coisas, fez coisas e em nada ajudamos o projeto OS. Daí o projeto lança uma feature nova lá vai a gente se matar pra fazer um merge pra pegar essa feature…

Mole?

VELO

M

Sinceramente?

Eu gostaria muito de poder acreditar que a comunidade de desenvolvimento está realmente preocupada com o software livre.

De qualquer forma, a minha parte eu estou fazendo, escrevendo tutoriais, mandando patches pra projetos e participando de comunidades como o GUJ e o PBJUG, mas eu ainda acho que estamos muito longe de poder comemorar ou achar que “é bom”.

V

Eu acho que ainda estamos longe do “é fraco/pequeno/insuficiente”…

Precisamos ainda chegar ao ponto de poder dizer que temos uma pequena comunidade ativa… hoje ela é minúscula, a comunidade OS brasileira não conseguiria sustentar, nem de perto, a imensa massa de pessoas/empresas que querem código de graça.

VELO

R

Não concordo de jeito nenhum.
Se tem um monte de gente usando um banco de dados por exemplo, significa que tem um monte de usuários habituados com esse banco de dados. Um monte de gente que já tem um certo treinamento. Que tem um monte de gente para tirar suas dúvidas. Que vai ser fácil contratar um cara que conheça esse banco. Que o software terá mais valor… porque tem um monte de gente usando.

Se a comunidade brasileira simplesmente informar aos desenvolvedores que um botão ficaria mais bonito azul do que vermelho, isso já seria uma contribuição. Mas o efeito de uso é muito mais relevante. Isso permite que pessoas como eu e você trabalhem numa certa plataforma… sem precisar beijar as mãos dos criadores. Mais ou menos assim: qualquer um pode ser consultor Linux, mas quem pode ser consultor SAP ??? Onde está a documentação do Abap? Como eu posso mexer num SAP?

É o preço que se paga por não comitar o patche ! Muito justo… e espero que seja bem salgado para incentivar a publicação :wink:

VELO[/quote]

V

O problema que a comunidade verde amarelo se limita a falar que a tela é feia e PONTO.

Já vi vários casos onde o cara tem dificuldade, precisa de ajuda, mas não quer nem explicar o problema. Tipo, OS é trabalho voluntário, é um favor que alguem tá te fazendo. Se você quer ajuda tem que saber pedir, lembra do gênio do guaraná?

:thumbup: :thumbup: :thumbup:
A única coisa ruim é você querer ajudar, não poder, e ainda ter de trabalhar horas a fio, mas concordo com você.

VELO

K

Tipo, OS é trabalho voluntário, é um favor que alguem tá te fazendo. Se você quer ajuda tem que saber pedir, lembra do gênio do guaraná?

Aqui está uma fonte do problema. As pessoas tem de acordar para o fato de OS não é trabalho voluntário, mas sim trabalho lucrativo, mesmo que indiretamente.

A partir do momento em que esta visão mudar, acredito que as coisas começam a engrenar por aqui. Afinal de contas, basta ter alguém fazendo dinheiro para que outros 10 também queiram :slight_smile:

B

Maurício Linhares:
Sinceramente?

Eu gostaria muito de poder acreditar que a comunidade de desenvolvimento está realmente preocupada com o software livre.

De qualquer forma, a minha parte eu estou fazendo, escrevendo tutoriais, mandando patches pra projetos e participando de comunidades como o GUJ e o PBJUG, mas eu ainda acho que estamos muito longe de poder comemorar ou achar que “é bom”.

Perfeito.

Brasileiro é expert em se achar o melhor. É o melhor no futebol, nas muié, praias, bla bla bla… enfim, brasileiro é melhor em tudo.

A maioria sabe muito bem com criticar, falar mal, etc… posso até me colocar nessa leva, apesar de eu me “policiar” quando o assunto trata-se de uma críticar à alguem ou alguma coisa, para que minha crítica não se torne uma “ofensa”.

Pra muitos falar mal é mais fácil, basta ter aquele ar superioridade, com uma pontinha de arrogância e pronto temos um crítico em potencial.

Nessa, surge um cara qualquer por ai, inventando, criando, etc… pra muitos seria um mané… oxi QUEM ESSE CARA PENSA QUE É ? (e não estou falando de Lula). Os " críticos destrutivo " eu já muito muito aqui no GUJ e penso, meu bother e se esses bixos vivessem na época do Copérnico “putz”.

“Galileu foi processado porque ele defendia que a Terra era redonda como disse Copérnico.”

Todos ouviram falar de Galileu, Copórnico, entre outros e vão continuar falando dessas, faz parte do “teoria existencial” que todos nós participamos.

Os críticos perecerão!!! E ninguém se lembrará deles a não ser como os “Os criticos da época… WHO ???”.

Deixa algo para que as pessoas possam usufruir é algo muito importante, seja considerado bom ou ruim, é importante.

Parabéns aos que têm essa coragem? Pq se fosse fácil criar né críticos, vcs tavam lá?

[EDITADO]
Maurício parabéns pelo seu post, show de bola cara, concordo com vc em gênero, número e grau. Claro que temos exceções eu não generalizo e tenho certeza que não tenha sido esta sua intenção.

Parabéns.

Aos críticos destrutivos. Deixa eu pensar :roll: … Nã… vou perder meu tempo =D

J

kicolobo:
Algumas pérolas que já escutei foram:

“Ah, estão dando de graça agora, mas vão cobrar depois”
“Por que eu devo abrir o meu código ou participar no desenvolvimento de algo aberto se não ganho nada com isto?”

Engraçado que eu ja escutei alguem falando quando achou um bug em projeto Open Source:

“Não vou fazer report não porque eu ja sei como arrumar e só a minha empresa vai ter a correção por enquanto.”

Felizmente não era onde eu trabalhava.

B

Eu acho que o povo brasileiro tem muito potencial. Tudo que leva a serio e quer realmente fazer fica muito bom e até melhor do que se fosse feito por gringos…
Com certeza todo mundo já viu um exemplo disso e alguns já foram falados nesse tópico.

Mas ao mesmo tempo acho que o brasileiro não tem cultura de vestir a camisa e ajudar ou criar um projeto open source.
Já aconteceu várias vezes deu conversar com alguém sobre desenvolvimento de software e a pessoa me achar louco porque eu faço um projeto open source e não ganho dinheiro $$ com isso.

Acho que isso tem a ver com cultura…, q aos poucos tem que mudar e espero que esteja mudando.

Uma outra coisa que pesa muito na vontade do povo em ajudar é a divulgação, marketing, documentação e o boca a boca (ver outra pessoa usando ou falando do projeto motiva outras).
Falo isso porque até hoje eu estava / estou insatisfeito com a visão que eu passo desse projeto: J2EE Spider. Por isso eu mudei o site todo:
http://www.j2eespider.org
Esse novo site vai ser mais divulgado na próxima versão do projeto…, agora eu consegui explicar melhor algumas coisas, porque o site antigo não dizia nada :stuck_out_tongue:

Então acho que isso interfere muito também… Saber passar o que é o projeto… E eu ainda não consegui transmitir o que eu queria… Mas como eu estou fazendo sozinho, aos poucos vou ajeitando…

p.s: sobre o ‘louco’…, para as pessoas que eu sento pessoalmente e mostro a ferramenta funcionando, ai que me chamam de mais louco ainda, porque acham fantástico e que eu deveria cobrar por aquilo em vez de deixar usar de graça…

C

Nao acho que Oracle e Sybase no Brasil sofram muito com pirataria :wink:

R

Ainda mais com o Oracle Express :slight_smile:

Criado 23 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 2 de mar. de 2008
Respostas 52
Participantes 22