Rodrigo Sasaki:
Pelo que eu ouvi, quando foram lançados os modelos smartphone com touchscreen, a Nokia tentou adaptar o Symbian que já existia para funcionar em celulares desse tipo.
Quem teve (ou já mexeu) em um celular dessa época consegue ver claramente que o SO não se compara com os concorrentes, na minha opinião era só uma questão de tempo até largarem o symbian, ou o refazerem do zero.
Eu tive o tal Nokia 5880, o primeiro touch, e era simplesmente horrível, péssimo… pq pegaram o Symbian correndo e fizeram de qualquer jeito pra dar tempo de lançar algo logo, e ainda pra “ajudar” era tela resistiva.
Ai depois com mais calma e visto a grande porcaria que fizeram, conseguir melhorar bastante o Symbian Touch, mas mesmo asism, nessa época, já tinham o Maemo em pleno estado de uso, e convenhamos, era extremamente superior ao Symbian.
O problema da Nokia foi mais “comercial” do que tecnológico, eles não souberam usar sua liderança, seu nome forte… demoraram extremamente para pensar num conceito de App Store decente e fazer seus conchavos comerciais para entregar uma gama boa de apps diversos pra sua plataforma.
Realmente uma pena.