Java e comandos telnet

4 respostas
R

Bom dia senhores(as)!

Eu gostaria de saber se alguém já trabalhou com comandos de telnet em java?
Pois tenho a necessidade de desenvolver uma aplicação que conecte em alguns equipamentos da rede e verifique as configurações. No meu caso, eu preciso executar tal comando, e armazenar o conteúdo por ele listado. Um exemplo seria dar um ipconfig em uma máquina e de alguma forma conseguir pegar o retorno.

4 Respostas

E

Você já deu uma olhada em JavaComm, que é a api, para fazer comunicação serial. O Telnet é um emulador, onde é possível vc se conectar via portas COM em algum dispositivo e enviar e receber dados, ou instruções.

Eu fiz algo parecido uma vez, enviando comandos para celulares, através de comunicação serial e comandos AT.

Dê uma olhada nisso, que acredito que seja isso que você precisa.

P

Vc teria que abrir um socket para uma maquina e utilizar o ‘protocolo’ dessa aplicação, no caso fazer login e executar um ipconfig ou algo do tipo.

Basicamente é enviar caracteres e ler caracteres, esperando por uma sequencia pre-definida para fazer algo, exemplo

‘login’ é o que vc espera para informar o username
‘$’ é o que vc espera para informar comandos (prompt)

Seria como reinventar o expect (ferramenta unix extremamente util para o que vc quer) em java.

De vc precisar de SSH pode dar uma olhada aqui:

R

Valew senhores!

Só para sabarem, a empresa onde eu trabalho tem uma rede muito grande, composta por muitos roteadores(cisco), rádio…e eu terei apenas que dar o comando especifico para cada tipo de equipamento, e armazenar partes especificas do retorno em uma base de dados.

V

E ai Robson, blz!?

Vc conseguiu desenrolar alguma coisa? … Estou precisando do mesmo, podes me ajudar?

Desde já agradeço;

Criado 26 de janeiro de 2009
Ultima resposta 18 de jul. de 2011
Respostas 4
Participantes 4