Amigos,
Durante algum tempo usei o Eclipse e o NetBeans. Por fim, há uns dois ou três anos, optei pelo NetBeans, por questões puramente práticas para o meu caso específico. Por exemplo, em muitas ocasiões eu pegava um livro para estudar um determinado assunto e havia páginas e mais páginas explicando como configurar o Eclipse, mas um ou dois parágrafos sobre como configurar o NetBeans, e às vezes nem precisava pois ele já vinha configurado por default. Outro exemplo: quando comecei a estudar programação para o Android, comprei um livro que explicava como configurar o Eclipse e rodar uma aplicação de exemplo. Levei horas e não consegui, mas no NetBeans em apenas meia hora a aplicação já estava rodando.
Bem, evidentemente tudo isso pode ser simplesmente um problema meu de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema) e, no final das contas, a escolha acaba sendo estritamente pessoal, pois o Eclipse é um excelente software e eu jamais diria a alguém para preferir pular com uma corda amarrada nas próprias “partes fracas” ao invés de utilizar o software. :lol:
Atualmente pretendo fazer quase todos os cursos on-line da Caelum - que, até onde sei, usa o Eclipse - e vou voltar a trabalhar também com o Eclipse, pois os exemplos lá usam essa ferramenta. Um dos cursos é justamente como utilizar esse software como uma ferramenta de alto desempenho e é justamente o primeiro da minha lista.
Abraços,
Almir.