Baixei o TOMCAT 6 e to tentanto fazer funcionar com o JSF 1.2 porem sem sucesso.
Ja pesquisei no google mas não consegui resolver o problema.
Alguem poderia em dar uma luz.
Instaleei o TOMCAT 6
Criei uma aplicação JSF e coloquei os sequintes JARS no lib da aplicação
colega o tomcat 6 veio com algumas incompatibilidades com algumas bibliotecas do JSF, myfaces etc… tenta rodar no tomcat 5, pq eu tive problema e não rodou na 6 e foi normal na 5…
J
Jair_Rillo_Junior
O JSF 1.2 utiliza JEE 5.
O Tomcat 6, implementa o JEE 5, enquanto o Tomcat 5.x implementa o JEE 1.4. Assim sendo, se você quer utilizar o JSF 1.2, você precisa sim usar o Tomcat 6 ou invés do 5.5 (exceto se você for usar o Facelets, ai você pode usar no tomcat 5.5)
Sobre seu problema, no startup do Tomcat não mostra nenhuma exception? Se sim, posta para nós que fica mais fácil para ajudar.
D
djemacao
Cara, o Tomcat 6 funciona com JSF 1.2, mas tem que fazer algumas pequenas mudanças. Eu uso o Eclipse e fiz o seguinte:
Altere o $TOMCAT_HOME/conf/server.xml e removi(comentei) a seguinte linha:
view plaincopy to clipboardprint?
Não Fiz e funcionou no Eclipse -> 2)
2) Adicionei as seguintes linhas ao $TOMCAT_HOME/conf/web.xml
view plaincopy to clipboardprint?
Mas como estou utilizando Facelets também eu não tenho necessariamente de usar aquele Listener?
V
Valdemar_Neto
O código fornecido não funcionou também e ele pede para usar o Listener nos erros.
W
wellsantos
Ao contrário, o erro java.lang.ClassNotFoundException ocorre quando determinada classe non Ecxiste!!!
Se vc por em um servidor Glassfish talvez rode … pq lá contém este listener.
[]'s
W
wellsantos
Então cara… eu rodei o exemplo que te passei e funcionou perfeitamente.
Vc disse num outro tópico que no Eclise não compila. Mas não precisa compilar não. O exemplo que te passei não tem Manage Beans.
Cole a pasta WebContent no webapps do tomcat6 que vai rodar.
V
Valdemar_Neto
Então! Comigo não funcionou não! Dá aquele problema que falei! Simplesmente lança uma janelinha com os dizeres e não funciona! Na verdade parou de funcionar tudo! Eu já tirei e coloquei tanto JAR na lib do meu projeto que eu nem sei mais o que era para estar lá e o que não era, o que já estava, o que é novo! Uma bagunça! E eu também cheguei a mexer na pasta lib do tomcat 6. Logo, pode ser que haja algum problema lá! Estou achando é que vou instalar esta bodega de novo e na boa, para mim esse RichFaces e JSF 1.2 tá parecendo tudo uma bela mentira, porque num dá certo de jeito nenhum aqui comigo depois de várias tentativas e parece que num tem nenhum tutorial que preste, que fale sobre erros comuns, que fale exatamente o que colocar e o que não colocar em faces-config.xml, web.xml, na pasta lib. Enfim, eu estou realmente decepcionado com estas tecnologias. Já estou há três dias tentando fazer algo funcionar e nada! Chega a ser ridículo!
Por último, tudo isso é muito revoltante e frustrante!
W
wellsantos
Que pena velho… eu acho JSF tão bom. Especialmente por causa do jQuery imbutido. Facilita desenvolver com AJAX.
A aplicação exemplo que eu passei vai apenas mostrar um página inicial com um painel feito com JSF.
Depois que vc reinstalar o tomcat tente rodá-la de novo.
Ponha a pasta WebContent do Projeto dentro de webapps do tomcat.
E acesse via http://localhost:8080/WebContent/
Tente outra vez. Valhe a pena cara.
V
Valdemar_Neto
Hehehehe! Foi apenas um desabafo! Eu não me deixo vencer tão fácil assim não! Fui em quem fez o estudo de viabilidade do JSF aqui para a empresa e sei que ele é fantástico! Logo, eu preciso mesmo é de ter um pouco mais de fluência no negócio! Mas isso é com o tempo mesmo! Na verdade, se for pensar, faz apenas uns 3 meses que estou trabalhando com JSF de verdade! Logo, acho que ainda estou dentro do prazo de aprendizado razoável! hehehehe!
Eu vou reinstalar o Tomcat e tentar fazer o que você sugeriu! Obrigado pela atenção e assim que eu conseguir fazer isso eu volto aqui novamente! Novamente, obrigado!
V
Valdemar_Neto
Fala galera!
Finalmente o negócio funcionou! Eu instalei o Tomcat 6 novamente e utilizei as libs do projeto que foi sugerido pelo colega! E deu certo! Agora estou com uma dorzinha de cabeça aqui do Modal Panel que tá aparecendo antes de ser chamado, mas tirando isso a parada pelo menos está funcionando!