Cara eu desenvolvo em jsf a um bom tempo e nunca ocorreu um erro assim, mas pelo que esta dizendo ai tem algum problema no teu Bean, vc criou os gets e sets dos atributos? O teu diretório direcionado certo! Vc criou o método construtor da classe! Da uma olhada nisso e se não conseguir posta o código do bean para dar uma olhada e o faces-config quem sabe dai podemos te ajudar mais. Valeu!
Wolmir Garbin!
V
Victor_Almeida
wolmirGarbin:
Cara eu desenvolvo em jsf a um bom tempo e nunca ocorreu um erro assim, mas pelo que esta dizendo ai tem algum problema no teu Bean, vc criou os gets e sets dos atributos? O teu diretório direcionado certo! Vc criou o método construtor da classe! Da uma olhada nisso e se não conseguir posta o código do bean para dar uma olhada e o faces-config quem sabe dai podemos te ajudar mais. Valeu!
Já tentei o máximo que poderia pra achar uma solução e não vejo por mim mesmo uma então vou mandar os códigos pra ver se você pode me ajudar.
Já criei os gets e sets dos atributos, diretório correto e método construtor ok.
//ESTA É A TELA<%@tagliburi="http://java.sun.com/jsf/html"prefix="h"%><%@tagliburi="http://java.sun.com/jsf/core"prefix="f"%><%@tagliburi="http://richfaces.org/a4j"prefix="a4j"%><%@tagliburi="http://richfaces.org/rich"prefix="rich"%><html><head><title>..::VirtualTeste-SeuAmbientedeAvaliaçãoVirtual::..</title></head><body><divstyle="margin-left: 200px; margin-right: 200px"><f:view><style>.topo{width:800px;}.corpo{width:800px;}</style><h:graphicImageid="topo"value="/images/topo.jpg"/><rich:panelstyleClass="corpo"><f:facetname="header"><h:outputTextvalue="QUESTÃO SUBJETIVA"/></f:facet><br><style>.label{font-weight:bold;}.pbody{width:200px;}</style><rich:tabPanelwidth="50%"><rich:tablabel="Inclua a Questão!"><rich:panelbodyClass="pbody"style=" width : 578px;"><h:formstyle="width:250%"><h:outputTextvalue="Comando da Questão"styleClass="label"></h:outputText><br><h:inputTextareavalue="#{questaoSubjetiva.questao.comando}"style="height : 82px; width : 494px;"/><br><br><h:outputTextvalue="Texto Complementar? (Não Obrigatório!)"styleClass="label"></h:outputText><br><h:inputTextareavalue="#{questaoSubjetiva.questao.textoComplementar}"style="height : 81px; width : 496px;"/><br><br><h:outputTextvalue="Citação (Não Obrigatório!)"styleClass="label"/><br><h:inputTextvalue="#{questaoSubjetiva.questao.citacao}"style=" width : 500px;"/><br><br><h:outputTextvalue="Descreva um Assunto Principal"styleClass="label"/><br><h:inputTextvalue="#{questaoSubjetiva.questao.assuntoPrincipal}"style=" width : 500px;"/><br><br><h:commandButtonimage="/images/proxima.jpg"action="#{questaoSubjetiva.inserirProximaQuestao}"style="height : 37px; width : 66px;"alt="Próxima Questão"/><h:commandButtonimage="/images/salvar.jpg"action="#{questaoSubjetiva.salvarQuestoes}"style="height : 37px; width : 77px;"alt="Salvar Questões"/></h:form></rich:panel></rich:tab></rich:tabPanel></rich:panel><h:graphicImagevalue="/images/base.jpg"/></f:view></div></body></html>//Este é meu Managed Beanpackagebr.com.vteste.validadores.questoes;importjava.util.LinkedList;importjava.util.List;importbr.com.vteste.dao.questoes.QuestaoSubjetivaDao;importbr.com.vteste.modelos.Questao;importbr.com.vteste.modelos.QuestaoSubjetiva;publicclassSubjetivaMB{//Objetos que o bean gerenciaprivateQuestaoSubjetivaquestao;privateList<QuestaoSubjetiva>questoes;privateStringtipoQuestao;privateQuestaoSubjetivaDaodao;//CONSTRUTOR: ACREDITO QUE ESTEJA OKpublicSubjetivaMB(){questao=(QuestaoSubjetiva)newQuestao();questoes=newLinkedList<QuestaoSubjetiva>();}publicStringinserirProximaQuestao(){//RECUPERANDO DADOS INSERIDOS PELO USUÁRIO E TESTESSystem.out.println("COMANDO: "+questao.getComando());questoes.add(this.questao);this.questao=newQuestaoSubjetiva();System.out.println(questao.getComando());System.out.println("*********************");return"/pages/professor/incluirQuestoes/incluirQuestaoSubjetiva.jsf";}publicStringsalvarQuestoes(){return"";}publicQuestaoSubjetivagetQuestao(){returnquestao;}publicvoidsetQuestao(QuestaoSubjetivaquestao){this.questao=questao;}publicList<QuestaoSubjetiva>getQuestoes(){returnquestoes;}publicvoidsetQuestoes(List<QuestaoSubjetiva>questoes){this.questoes=questoes;}publicQuestaoSubjetivaDaogetDao(){returndao;}publicvoidsetDao(QuestaoSubjetivaDaodao){this.dao=dao;}publicStringgetTipoQuestao(){returntipoQuestao;}publicvoidsetTipoQuestao(StringtipoQuestao){this.tipoQuestao=tipoQuestao;}}//O FACES CONFIG ESTÁ DESTA FORMA<managed-bean><managed-bean-name>questaoSubjetiva</managed-bean-name><managed-bean-class>br.com.vteste.validadores.questoes.SubjetivaMB</managed-bean-class><managed-bean-scope>session</managed-bean-scope></managed-bean>//E ESTA É CLASSE COM AS PROPRIEDADESpackagebr.com.vteste.modelos;publicclassQuestaoSubjetivaextendsQuestao{privateStringcitacao;publicStringgetCitacao(){returncitacao;}publicvoidsetCitacao(Stringcitacao){this.citacao=citacao;}}//CLASSE QUESTAOpackagebr.com.vteste.modelos;publicclassQuestao{privateintid;privateStringcomando;privateStringtextoComplementar;privateStringassuntoPrincipal;privateStringtipoQuestao;publicintgetId(){returnid;}publicvoidsetId(intid){this.id=id;}publicStringgetComando(){returncomando;}publicvoidsetComando(Stringcomando){this.comando=comando;}publicStringgetTextoComplementar(){returntextoComplementar;}publicvoidsetTextoComplementar(StringtextoComplementar){this.textoComplementar=textoComplementar;}publicStringgetAssuntoPrincipal(){returnassuntoPrincipal;}publicvoidsetAssuntoPrincipal(StringassuntoPrincipal){this.assuntoPrincipal=assuntoPrincipal;}publicStringgetTipoQuestao(){returntipoQuestao;}publicvoidsetTipoQuestao(StringtipoQuestao){this.tipoQuestao=tipoQuestao;}}
Cara é isso, tomara que você possa me ajudar, simplesmente estanquei nessa parte
Valeu
A
alves.Felipe
estranho… tenta alterar o nome da questaoSubjetiva no mapeamento no faces…
só para teste mesmo…
V
Victor_Almeida
alves.Felipe:
estranho… tenta alterar o nome da questaoSubjetiva no mapeamento no faces…
só para teste mesmo…
Estranho? Pois entranho nisso!
anteriormente era subjetiva, alterei pra questaoSubjetiva tendo essa idéia mas o erro persistiu!
Aparentemente está certo não é?
Tu testou esse código?
L
lgweb
questao = (QuestaoSubjetiva) new Questao();
Cara aki vc faz um cast de quetao para questao subjetiva ,e no obejo questao vc naum tem o atributo citacao e vc o usa na pagina, tente fazer assim:
private QuestaoSubjetiva questao;
questao = new QuestaoSubjetiva();
Ou remova o atributo citacao da sua pagina ,testa ai .
V
Victor_Almeida
lgweb:
questao = (QuestaoSubjetiva) new Questao();
Cara aki vc faz um cast de quetao para questao subjetiva ,e no obejo questao vc naum tem o atributo citacao e vc o usa na pagina, tente fazer assim:
private QuestaoSubjetiva questao;
questao = new QuestaoSubjetiva();
Ou remova o atributo citacao da sua pagina ,testa ai .
Valeu pessoal por toda a ajuda mas consegui resolver o problema de uma forma inesperada.
Simplesmente criei outro workspace desinstalei e reinstalei o TOMCAT
Transferi as classes e tela que estavam dando erro no workspace anterior e ...
Deu certo! Bug da ferramenta ou sei o que!
Depois transferi as outras classes e telas do projeto anterior e tudo funcionou bem!
Valeu pessoal, FALOW
A
adrivb
eu estou com exatamento o mesmo problema
GRAVE: O JSF estará indisponível para criar o bean gerenciado usuarioController quando ele for solicitado. Os seguintes problemas foram encontrados:
- O bean ou a classe da propriedade br.com.targettrust.controller.UsuarioController do bean gerenciado usuarioController não pôde ser encontrada.
depois de me quebrar procurando erros no código, descobri que se eu clicar com o botão direito no projeto e ir em “Limpar e Construir” ele roda normal.
só que se eu fizer qualquer alteração e clicar no RUN direto, volta esse erro, e tenho que ir de novo em “Limpar e Construir”
alguem sabe pq isso ocorre e se tem algo para automatizar isso? toda vez que mudo uma virgula, tenho que limpar e construir.
uso o netbean 6.91
W
wolmirGarbin
Bom assim… eu utilizo o eclipse ai sempre q estarto o servidor ele faz esse limpar e construir q nada mais é do que gerar as classes apartir dos .java,
no net Beans não sei se tem algum geito mais facil de fazer isso… acredito q o unico geito seja esse.
Wolmir C Garbin.
C
caio.fantini
Senhores, eu estava com este mesmo problema, porém eu usava JBOSS AS 6 e Eclipse Helios para desenvolver.
Para resolver o problema eu efetuei “Clean” dos Projetos e ativei o “Build Automatically”.