Lançado o JavaFX SDK Preview

20 respostas
G

Foi Lançado Hoje (31/07/2008) o JavaFX SDK Preview:

http://www.javafx.com/

Mas pela lista de impletação que falta para à versão 1.0, ainda falta muita coisa, e principalmente ferramentas de desenvolvimento visual.

20 Respostas

L

O JavaFX importa? Quando conseguirem lançar um release 1.0 ano que vem, os concorrentes estarão anos luz adiante.

Qual será a vantagem do JavaFX em relação a outras plataformas?

M

louds:
O JavaFX importa? Quando conseguirem lançar um release 1.0 ano que vem, os concorrentes estarão anos luz adiante.

Você pode combinar JavaFX+JESS o que é proximo a LISP o que é algo até que inovador para trabalhar com aplicações em rede, o que outras plataformas não refletem as mesma coisa, você no JESS dispõe de CLIPS:Grande vantagem: portabilidade; Algoritmo RETE; Documentação de boa qualidade;Sintaxe muito próxima do LISP; E ai você tem uma aplicação para uma larga atividade Industrial na área de jogos, mecatronica, dispositivos moveis inteligentes por meio de algoritmos baseados em inteligencia artificial.

A

Marcio Duran:
louds:

Você pode combinar JavaFX+JESS o que é proximo a LISP o que é algo até que inovador para trabalhar com aplicações em rede, o que outras plataformas não refletem as mesma coisa, você no JESS dispõe de CLIPS:Grande vantagem: portabilidade; Algoritmo RETE; Documentação de boa qualidade;Sintaxe muito próxima do LISP; E ai você tem uma aplicação para uma larga atividade Industrial na área de jogos, mecatronica, dispositivos moveis inteligentes por meio de algoritmos baseados em inteligencia artificial.

Eu posso ter Flex no front-end e fazer comunicação com uma servlet qualquer que execute um engine de regras, como o Drools (tbm com algoritmo RETE). Aliás, a dificuldade para se fazer isso é mínima.

E

Alessandro Lazarotti:

Eu posso ter Flex no front-end e fazer comunicação com uma servlet qualquer que execute um engine de regras, como o Drools (tbm com algoritmo RETE). Aliás, a dificuldade para se fazer isso é mínima.

Sim, blz… isto seria lindo se o flash player fosse bom… como esta anos luz de ser bom e provavelmente nunca vai ser, ai fica complicado.

Problemas do Flash Player:

• Péssimo anti-alising
  • 3D horipilante
  • Bugs no render de animações de imagens
  • ActionScript uma novela sempre
  • Auto consumo de memória

Nestes pontos todos o SilverLight mata o Flash Player a pau, o Flex seria uma boa solução se não usasse o Flash Player.

E por isso com o Flash Player não tem argumentos de competição em alto nível, o JavaFX tem apenas o SilverLight como concorrente forte. E como os dois são muito diferentes, acho que há espaço para os dois na boa.

Eu acho que aos poucos o Flash vai morrer e já vai tarde! Ficou famoso graças a falta de opção melhor…

A

Por falar em “ano-luz”, o JavaFX tbm se encaixa nesta categoria, uma vez que usar ele hoje é impossível.
Talvez seria mais prudente a afirmação: “Um dia, quem sabe, ele vai ser concorrente do Silverlight” .

P

o AS 3 está muito bom, e acredito que, Flex no front-end, é algo que já é real.

G

Estive fazendo uns testes entre Flex e Swing (Applet), e o carregamento e execução do applet foi bem mais rapido. Mais foi coisa simples não sei se dá pra tirar base disto. Alguem ja comparou?
Agora o JavaFx é mais facil que Swing, se continuar com a mesma eficiencia.
Agora o .Net não tenho um bom conhecimento pra falar dele. Mas me parece que ele só roda em Windows (Emulação não vale aquilo é terrível).

Para aplicação Business onde Video e Som não é importante na minha humilde opinião flash não é muito bom.

L

Bom pessoal, eu sou da seguinte opinião:
Quando o assunto é parte “visual” da web geralmente você é obrigado a se basear naquilo que sua aplicação deverá apresentar.
Se você pretende desenvolver uma aplicação em que o foco seja na apresentação, produtos Adobe na cabeça. Se a aplicação é feita buscando desempenho e tudo mais, aí entraria por exemplo o JavaFX. Porém:
1º - Se algum dia alguém tem esperança que o JavaFX venha a “engolir” ou até competir com Flash(produtos Adobe) e Silverlight, arrumem uma boa sombra, muitos litros de café e ESPEREM: vai demorar um tempinho.
2º - Faz quantos anos que o Flash é o nome em relação a “Visual Web”? Para essa pergunta a resposta é simples e basta mostrar uma página web com alguma animação ou visual mais decente pra alguém, que o primeiro nome a vir na cabeça será o do Flash.
3º - A comodidade para desenvolver aplicações em Flash, Silverlight, Flex e etc., ainda é muitoooooo grande. Enquanto o JavaFX não apresentar nenhuma ferramenta visual, a dificuldade para cair na popularidade será enorme.
4º - “Visual Web” chega as vezes, senão todas as vezes, a ser muito modismo: se todo mundo está usando, é legal, fácil de usar e meu cliente vai ficar feliz, que se dane os outros. Não acham que o JavaFX terá que esperar um tempo até “entrar na moda”?
5º - Como já citado, o Flex no front-end auxiliado pelo Java fazendo a parte “cerebral” da aplicação é uma combinação de muito sucesso, robusta e de muito fácil implementação. Isso para qualquer tipo de aplicação, seja ela cheia de “frescuras”(típicas do flash) ou sendo um aplicação requerendo um bom desempenho.

Bom galera, essa é minha opinião. Não sou defensor absoluto das tecnologias share que eu citei. Acredito que todas elas tem muito o que melhorar. Também tenho sério entusiasmo em relação ao JavaFX. Acredito que um dia possa a ser tão tranqüilo de trabalhar quanto qualquer outra linguagem/ferramenta. Maaas, como eu disse, um dia. Falta muita estrada ainda.

Até mais.

Ladim.

T

Real já é, pois já trabalhei em projetos com Flex no front-end, e um Struts “bunda” provendo os dados.

E

Flash é uma cacá, mas é uma cacá aceitável que o povo já acomodou a usar e a trabalhar do jeito que eles ditam as coisas.

Sinceramente do jeito que o JavaFX esta agora, agora mesmo versão em desenvolvimento, e olha que eu ando brincando com ele, e tenho uns bons anos de Flash, JavaFX não perde pro Flash nem a pau! O render muito superior que até dói, fora que é muito mais leve. A única coisa que não brinquei ainda no JavaFX foi com videos, isto não sei dizer se esta superior ou não ao Flash, mas o resto me agradou e muito.

Antes de descer o pau no JavaFX vai procura os plugins do NetBeans para trabalhar com JavaFX, pegue umas dicas e tenta brincar um pouco.

Viu bem os exemplos aqui http://www.javafx.com/? Por que q é impossível usar FlashFX hoje? Eu ando usando, na brincadeira mas ando, e não vejo qualquer problema em usar ele numa solução em produção.

Por isso q eu já digo que o Flash ta comendo poeira, e vai comer cada vez mais. Ao meu ver, é uma questão de tempo, até o povo quebrar a barreira mental e aceitar a reforma multimédia na web e migrar para Silverlight e JavaFX, agora quem não quer ver isto, e esta nesta área vai ser pego com as calças na mão.

Ladim, vc acha as ferramentas da Adobe para Web boas? Então veja os programas da Microsoft para o Silverlight, acha que a Adobe vai conseguir acompanhar o ritimo? Que já ficou pra trás…

Já testou estes produtos? http://www.microsoft.com/expression/

Flex esta ai e esta mandando ver, isto esta, mas é bom? Eu não acho, até por que praticamente tudo que o Flex faz, com Ajax hoje conseguimos chegar lá perto e não fica dependente de plugin nenhum, sinceramente no entendo qual o grande argumento para se usar Flex, abre umas 5 aplicações em Flex no browser e vai ver aonde foi parar a memória.

Eu vejo é q Silverlight esta ai e esta com tudo, e Flex talvez já seja coisa do passado… e JavaFX promete, vamos ver.

R

Já deu uma olhada nas opções ao FlashPlayer para rodar aplicações Flex?
(a.k.a Adobe Air e Adobe Apollo)

L

Eduveks.

Aceito sua opinião e seus argumentos são bons. Mas:

Cite alguma aplicação de grande porte desenvolvida no JavaFx ou Silverlight? Já experimentou abrir o showcase do Flex e Silverlight para fazer a comparação. Ou melhor, abra o showcase do JavaFX: existe?

O que citamos são fatos. O JavaFx é uma promessa e nada mais. Pode ser que essa promessa aconteça em pouco ou muito tempo. Só a moda da web vai dizer. Não que aceitamos as coisas como ditam. Mas seguimos o que é viável. E, sinto em dizer, JavaFX ainda não é nem um pouco. Ainda não é, mas com certeza virá a ser.

Render, memória e outros quesitos funcionais só dizem respeito a nós programadores. Clientes querem ver a coisa pronta, bonita e sem paus. Os três Flash, Silverlight e Flex são os que podem te dar isso(pelo menos na maioria das vezes). Antes de fazer apenas simples testes, tente fazer algo grande no JavaFX e terá a resposta.

Como havia citado, as ferramentas by Bill Gates são boas e tem um crescimento muito bom no mercado. Mas quem manda ainda é a Adobe, infelizmente.

Em relação ao Ajax, sem dúvidas de que tem crescido constantemente nesses últimos anos, consome pouca memória, deixa a interface usuário muito legal, mas pense em um ambiente de desenvolvimento com aplicações web com 2 ou 3 meses para a data de entrega. Agora imagine uma interface como o site da SonyStyle* por exemplo sendo feita em Ajax. Os caras levariam um ano pra entregar. Ajax tem sido a melhor solução para aplicações com respostas rápidas, mas ainda não é nada intuitivo/rápido de se trabalhar (Obs.: O Flash, Flex e Silverlight também trabalham com solicitações assíncronas, basta saber implementar).

Como disse, não sou um defensor de tecnologias share, e vejo um grande futuro para o JavaFX. Também já realizei vários testes nele pois é a minha função trabalhar com a parte visual da web. Mas é inevitável dizer que os “shares” ainda tem e vão ter uma fatia gigante de mercado durante alguns anos.

Isso é fato. :frowning:

Até mais.

Ladim.

*Edit: Desculpas. O site é SonyEricsson.com.br.

R

Não sei quanto ao Silverlight, mas toda requisição no Flex é assíncrona…

E

Já deu uma olhada nas opções ao FlashPlayer para rodar aplicações Flex?
(a.k.a Adobe Air e Adobe Apollo)

Yup, estão interessantes, mas onde q isto assusta comparando com WPF!? Por exemplo… E o JavaFX para desktop? O que a Adobe fez, foi facilitar a vida para fazer aplicações desktop usando Flash e HTML/JavaScript. Nesta área de HTML/Javascript no desktop foi um salto, mas Flash!? Com Java e com .Net não existe esta barreira… Por isso não vejo razão para comparar AdobeAir com JavaSwing e WPF, quando se esta falando de Flash, se for HTML/JavaScript tudo bem, mas Flash!?

Sinceramente vc acha que a Adobe cosegue evoluir o FlashPlayer para suportar alta definição em 3D e imagens? Já viste videos com o Silverlight? E 3D? E o mascaras em video? Já reparou na qualidade? Dá para comparar com stream de videos em Flash?

Quer aplicações desktop com alta definição? WPF e até já coloco o JavaFX do lado :stuck_out_tongue:

Agora se vc quer executar no desktop aplicação web feita em html + javascript use AdobeAir, isto até alguém fazer o mesmo usando Silverlight ou JavaFX, Flash em apliçaões desktop hoje em dia já é furada comparando com WPF por exemplo.

E

Também é! Baseado em eventos, no XAML vc define os eventos, chamando funções JavaScript ou eventos definidos em .Net no servidor (mesmo efeito do Flex). Com Silverlight a interassão com JavaScript é brutal, Flash mais uma vez marcando passo neste ponto…

E para o JavaFX acha que isto é complicado? JavaFX e Servlets, uma boa combinação não?

L

Isso mesmo Rafael. É que tem gente que pensa que por não constar o “A” de “Assíncrono” no nome essas tecnologias não tem essa capacidade.

Até mais.

Ladim.

E

Ladim:
Eduveks.

Aceito sua opinião e seus argumentos são bons. Mas:

Cite alguma aplicação de grande porte desenvolvida no JavaFx ou Silverlight? Já experimentou abrir o showcase do Flex e Silverlight para fazer a comparação. Ou melhor, abra o showcase do JavaFX: existe?

O que citamos são fatos. O JavaFx é uma promessa e nada mais. Pode ser que essa promessa aconteça em pouco ou muito tempo. Só a moda da web vai dizer. Não que aceitamos as coisas como ditam. Mas seguimos o que é viável. E, sinto em dizer, JavaFX ainda não é nem um pouco. Ainda não é, mas com certeza virá a ser.

Render, memória e outros quesitos funcionais só dizem respeito a nós programadores. Clientes querem ver a coisa pronta, bonita e sem paus. Os três Flash, Silverlight e Flex são os que podem te dar isso(pelo menos na maioria das vezes). Antes de fazer apenas simples testes, tente fazer algo grande no JavaFX e terá a resposta.

Como havia citado, as ferramentas by Bill Gates são boas e tem um crescimento muito bom no mercado. Mas quem manda ainda é a Adobe, infelizmente.

Em relação ao Ajax, sem dúvidas de que tem crescido constantemente nesses últimos anos, consome pouca memória, deixa a interface usuário muito legal, mas pense em um ambiente de desenvolvimento com aplicações web com 2 ou 3 meses para a data de entrega. Agora imagine uma interface como o site da SonyStyle* por exemplo sendo feita em Ajax. Os caras levariam um ano pra entregar. Ajax tem sido a melhor solução para aplicações com respostas rápidas, mas ainda não é nada intuitivo/rápido de se trabalhar (Obs.: O Flash, Flex e Silverlight também trabalham com solicitações assíncronas, basta saber implementar).

Como disse, não sou um defensor de tecnologias share, e vejo um grande futuro para o JavaFX. Também já realizei vários testes nele pois é a minha função trabalhar com a parte visual da web. Mas é inevitável dizer que os “shares” ainda tem e vão ter uma fatia gigante de mercado durante alguns anos.

Isso é fato. :frowning:

Até mais.

Ladim.

*Edit: Desculpas. O site é SonyEricsson.com.br.

Certo!

Para quem não conhece, showcase do silverlight tem faz tempo q tem http://www.silverlight.net/

A única coisa que estou tentando argumentar aqui, é q a Flash marca passo a muito tempo, isto é tão nítido que deixou espaço para sugir o Silverlight e invadir uma área que o Flash era rei absoluto, e agora vem vindo o JavaFX, não esta tão maduro como o Silverlight e não sei se um dia vai ser, mas o que vi até agora tem uma boa diferença entre os dois e acho que um vai acabar sendo bom para uma coisa e outro para outras coisas. Como jogos JavaFX, design e stream Silverlight.

Só estou tentando abrir os olhos de quem esta ainda apostando muito em Flex! Por enquanto Flex é bom, e talvez a melhor solução para estas situações que citaste, mas daqui a pouco tempo acho que o cenário não será bem assim.

L

eduveks:

Certo!

Para quem não conhece, showcase do silverlight tem faz tempo q tem http://www.silverlight.net/

A única coisa que estou tentando argumentar aqui, é q a Flash marca passo a muito tempo, isto é tão nítido que deixou espaço para sugir o Silverlight e invadir uma área que o Flash era rei absoluto, e agora vem vindo o JavaFX, não esta tão maduro como o Silverlight e não sei se um dia vai ser, mas o que vi até agora tem uma boa diferença entre os dois e acho que um vai acabar sendo bom para uma coisa e outro para outras coisas. Como jogos JavaFX, design e stream Silverlight.

Só estou tentando abrir os olhos de quem esta ainda apostando muito em Flex! Por enquanto Flex é bom, e talvez a melhor solução para estas situações que citaste, mas daqui a pouco tempo acho que o cenário não será bem assim.

Opa. Concordo com você. Acredito que com o passar dos anos Flash, Flex e até o Silverlight possam cair no esquecimento com o reinado da computação em nuvem, lugar onde o JavaFX e Ajax terão, com certeza, um bom lugar.

Em relação ao Flash perder espaço para o Silverlight, acredito que foi pelo fato da Adobe se dedicar, nos últimos tempos, mais ao Flex, que eu considero um Flash melhorado(e coloca melhorado nisso). O Flex tem vendido muito e tem uma aceitação muito boa, mercado que o Silverlight está conquistando aos poucos. JavaFX está aprendendo a andar.

Mas no momento, Flash, Flex e Silverlight ainda mandam no mercado. O que se pode fazer e ficar esperto com a mudanças que estão se encaminhando com o advento da computação em nuvem. O problema é que o máximo que se pode fazer é ficarmos espertos, e não se entregar ao uso de uma tecnologia que ainda está aprendendo a andar (e acredito que logo será a passos largos).

Afinal, o mundo é CAPETAlista, e precisamos ganhar dinheiro, não é verdade?.. rsrsr…

Até mais.

Ladim.

A

Para brincadeira eu acho até Brainfuck cool.
Agora, colocar JavaFX em produção hoje… de duas uma:

• Ou é para uma aplicação interna, sem muito comprometimento.
  • Ou prazo não é problema e a aplicação pode ser entregue, talvez, daqui a alguns anos.
P

Já brinquei com o JFX e posso dizer que está interessante.

A linguagem em si, está muito boa. Tem vantagens e desvantagens em relação ao Java, mas pode-se sempre continuar a criar classes Java para algumas coisas que o JFX script falhe

Toda a Renderização está fixe, não sei se usam OpenGL ou se não, mas os binários do jogl estão lá, na distribuição.

Sou da opinião que o JavaFX deveria ser embutido na JVM, uou então ter uma maneira muito fácil de implementar ela para que eu não tenha que fornecer sempre uma carrada de jars com os meus “Hello world!” applets…
Ou talvez usar a tecnologia do Java Kernel para fornecer o JavaFX runtime quando um applet ou app correr .fc compilados para .class

Aposto nesta tecnologia, mas espero que eles apostem mais na performance do bicho

Criado 31 de julho de 2008
Ultima resposta 30 de set. de 2008
Respostas 20
Participantes 10