Lei dos estagiarios a ser aprovada

36 respostas
D

A todos os estagiários,segue o link referente a uma informação veiculada em noticiarios de ontem, 18 Agosto de
2008.

A nova Lei do Estágio votada no Senado em 06/11/07 e aprovada na Câmara dos Deputados dia 13/08 do corrente, aguarda a sanção Presidencial. Terá efeito a partir da data da sua publicação, ainda não definida. Uma vez sancionada e publicada, modifica vários dispositivos da atual Legislação.

Os principais:

1. A carga horária será limitada a seis horas diárias/trinta horas semanais;

2. Estagiários terão direito à férias remuneradas - trinta dias - após doze meses de estágio na mesma Empresa;

3. O tempo máximo de estágio na mesma Empresa, será de dois anos, exceto quando se tratar de Estagiário portador de deficiência;

4. A remuneração e a cessão do vale-transporte serão compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios;

Leiam a reportagem completa em:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL143402-5604,00.html

http://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp

srsr…e nessa brincadeira os estudantes irão ‘sobrar’,pois como afirmou ontem um empresario no Jornal da Record,os estudantes perderão espaço novamente para os efetivados,ja q o custo será praticamente o msmo…

36 Respostas

A

ridicula essa lei… sou estagiario… e mesmo assim 100% contra…

ainda bem que são meus ultimos meses de estagio, pois me formo no fim do ano…

trabalhar 6h por dia… ou seja, sem direito a 1h de almoço não?
prefiro trabalhar 8h + 2h de almoço
consequentemente, estagiario vai ganhar menos…

ferias após 1 ano ??? pra começar nem acho q devia ter ferias…
estagiarios estão em um dos seus primeiros empregos, e já quer tirar ferias? tem mais é que trabalhar e aprender algo util pra usar no resto da vida… é muito coisa de brasileiro isso, querer tirar ferias sendo que mal começou a trabalhar… bando de preguiçoso…

e agora até parece que uma empresa vai manter um estagiario por mais de 1 ano, ninguem vai querer pagar 1 mês pro cara não vim trabalhar…
só vai fazer aumentar a rotatividade de estagiarios nas empresas…

L

Então largue o estagio e arrume um emprego de verdade…

A

é oq vou fazer assim q eu terminar a faculdade e ter total tempo livre =)

essa lei é bem a sua cara não? :lol:

ah e de qqer jeito… é apenas para os estagios novos… entao graças a deus essa lei nunca vai se aplicar comigo…

V

alucardeck:
ridicula essa lei… sou estagiario… e mesmo assim 100% contra…

ainda bem que são meus ultimos meses de estagio, pois me formo no fim do ano…

trabalhar 6h por dia… ou seja, sem direito a 1h de almoço não?
prefiro trabalhar 8h + 2h de almoço
consequentemente, estagiario vai ganhar menos…

ferias após 1 ano ??? pra começar nem acho q devia ter ferias…
estagiarios estão em um dos seus primeiros empregos, e já quer tirar ferias? tem mais é que trabalhar e aprender algo util pra usar no resto da vida… é muito coisa de brasileiro isso, querer tirar ferias sendo que mal começou a trabalhar… bando de preguiçoso…

e agora até parece que uma empresa vai manter um estagiario por mais de 1 ano, ninguem vai querer pagar 1 mês pro cara não vim trabalhar…
só vai fazer aumentar a rotatividade de estagiarios nas empresas…

Mas estágio é por definição, uma condição temporária onde o trabalhador aprende o ofício para depois ou ser efetivado ou não. Estágio com duração superior a 1 ano já é por si só um absurdo, uma vez que novamente repito, estágio deveria ser uma condição temporária.

Estágio de 8 horas por dia por mim já caracteriza emprego.

E, suprimir o direito a férias é um atentado ao direito do trabalhador. Se o estagiário quer ou não tirar férias, problema dele, mas ele tem que ter esse direito como qualquer outro trabalhador remunerado.

A lei não é ridícula. O que é redículo é a distorção que existe atualmente acerca do conceito de estagiário que se tornou “mão-de-obra barata a ser explorada”.

Que ninguém quer pagar 1 mês para o cara não vir trabalhar, isso não é novidade para ninguém. No entanto, quem é CLT recebe férias e mesmo assim o patrão paga. Qual é o problema em dar o mesmo direito ao estagiário? Se o patrão não está contente com o trabalho do funcionário e não vê perspectivas de melhora, dá o aviso prévio e pronto, não importa se é estagiário ou não. Aliás, acho que estagiário nem precisa de aviso prévio para isso.

O que não pode acontecer é transformar estágio em subemprego, que é o que ocorre hoje em dia.

EDIT: Ah, e por sinal, é natural que haja rotatividade de estagiários. Estágio não é estável, se fosse seria emprego. Se o estágio termina, o cara gostou do lugar onde trabalha e a empresa gostou de ter o cara como funcionário, efetiva ele e pronto (mesmo que não seja formado). O que não pode acontecer é o cara ficar 5 anos como estagiário e nunca ser efetivado. Pior ainda são essas empresas de três letras onde todos os funcionários são estagiários e nunca se teve notícia de alguém que foi efetivado.

H

Essa lei e a lei do primeiro emprego que proíbe exigência de experiência maior que 6 meses , são tão ridículas que mostram quão longe o governo está da realidade e das necessidades das empresas e dos empregados

Como diria o Boris: Isto é um absurdo!

flw

V

É uma idéia muito boa. O problema é que ela é infantil e utópica e simplesmente não funciona. A empresa pode exigir seis meses, mas simplesmente descartar todo mundo que não tiver 5 anos sem dar explicações a ninguém. E aí, vai fazer o que?

H

victorwss:
heberfa:

Essa lei e a lei do primeiro emprego que proíbe exigência de experiência maior que 6 meses , são tão ridículas que mostram quão longe o governo está da realidade e das necessidades das empresas e dos empregados

Como diria o Boris: Isto é um absurdo!

É uma idéia muito boa. O problema é que ela é infantil e utópica e simplesmente não funciona. A empresa pode exigir seis meses, mas simplesmente descartar todo mundo que não tiver 5 anos sem dar explicações a ninguém. E aí, vai fazer o que?

Pois é , por isso que eu disse que o governo está longe da realidade e das necessidades (principalmente)

Exitem cargos nas empresas que não podem ser ocupados por um noob no assunto. Isso é uma necessidade real que não pode ser ignorada. O problema é que nos brasileiros temo a imagem que as empresas são mas e esquecemos que o sucesso delas é também o nosso.

inte

Z

Já trabalhei como estagiário (putz … faz teeeeeeempo)

O que vejo hoje é bem diferente. Há uma “indústria do estágio”. Vagas que nunca são preenchidas por contratados, exploração dos estágiários, uma vez que dispensar um estagiário é mais barato q dispensar um funcionário.

Mas o q mais me incomoda é ver um estagiário ralando mais do que um funcionário contratado, assumindo responsabilidade, ganhando uma mer#4 e no fim do estágio não ser efetivado. O motivo? Porque a vaga é de ESTAGIÁRIO :stuck_out_tongue:

L

Pq é a minha cara?

deveriam colocar na lei tbm o quanto de experencia deve ter o estagiario…
pq oq tem de oferta de estagio para estagiarios seniors com 5 anos de experencia é brincadeira…

graças a Deus não sou mais estagiario… pq estagiario só se f****…

A

e não vai mudar nada com essa lei…
antes era dito o limite de 8h da jornada de trabalho… e desde qdo alguem cumpre isso?

nada impede do teu chefe pedir pra vc ficar as 8h junto com o pessoal que tem jornada de trabalho normal…
se antes vc fazia hora extra… agora o estagiario vai fazer mais 2h…

e se ele não kizer, simplesmente vai ser cortado, como acontece em qqer empresa q o teu chefe te atola de projetos pra fazer…

ninguem entende as entre-linhas disso tudo…
menos horas de trabalho “no papel”, menos vai receber no fim do mês… e a quantidade de trabalho vai ser a mesma… ninguem vai te dar menos trabalho só pq vc vai ficar 6h por dia na empresa… pelo contrario, vc vai ter muito menos tempo para fazer tudo…

ou vcs acham q um mero estagiario vai poder processar a empresa só pq passou as 30h/semanais ??
ah claro… vcs são tão inocentes… as leis são tão rigidas no brasil não?

vcs me fazem rir em defender algo assim…

se vc parar pra pensar um pouco vc descobre… :lol:

L

realmente pensei pensei e não sei…
pq é a minha cara?

E

Absurdo é a empresa querer contratar trabalhador por salario de estagiario.
Se é para ser trabalho contrata como empregado.
Estágio tem que ser aprendizado, não exploração de mão de obra barata.

Tomara que o [color=red]Escraviarismo[/color] acabe com essa lei.

M

nesse pais sempre se tapou o sol com a peneira…agora não seria diferente…

como o alucardec falou isso não vai resolver, as enrtelinhas que ele diz são como os furos da peneira que eu digo…

as empresas de uma forma geral não se importam de esplorar nimguem se isso for lucrativo, nõ trazer problemas, os funcionarios tb querem de uma forma geral é dinheiro…lucro…

o governo tb ker evitar problema, faz esse tipo de coisa pra evita mta reclamação do povo q vota neles… e mta gente cai (o pior é isso)… não percebe q ta fingindo que esta resolvendo algo…

numa boa, se a intenção fosse resolver alguma coisa, as mudanças seriam mais drasticas, e a fiscalização bem mais rigorosa…

L

o principio do estagio é aprender… o estagiario deveria ser um aprendiz e não um funcionario… pegar um estagiario como funcionario é errado… e esta certo uma lei para proibir isto… se a empresa não tiver nem ai para a qualidade so quiser entregar o projeto mesmo que bugado ao cliente e ganhar sua bufunfa… pq ela vai pagar 5000 a um profissional se pode ter outro por 500 pila??? o que isto faz? primeiro: tira o emprego do profissional, segundo: entrega algo com pouca qualidade e com problemas por ser feito as pressas por um estagiario com não tanta experencia como o profissional, terceiro: ferra com o estagiario que este com a função de aprender acaba se tornando o funcionario o qual é explorado trabalhando demais e ganhando bem menos o que deveria ganhar…

então leis como esta são uma boa a tdos: a nos profissionais, aos estagiarios, e principalmente aos clientes que teram codigos de qualidade…
só não é bom para as empresas que não lucraram como lucravam pondo estagiarios como funcionarios…

isto tende a diminuir a: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambi_Design_Patterns#Programa.C3.A7.C3.A3o_Orientada_a_Estagi.C3.A1rio

A

luistiagos:
o principio do estagio é aprender… o estagiario deveria ser um aprendiz e não um funcionario… pegar um estagiario como funcionario é errado… e esta certo uma lei para proibir isto.… se a empresa não tiver nem ai para a qualidade so quiser entregar o projeto mesmo que bugado ao cliente e ganhar sua bufunfa… pq ela vai pagar 5000 a um profissional se pode ter outro por 500 pila??? o que isto faz? primeiro: tira o emprego do profissional, segundo: entrega algo com pouca qualidade e com problemas por ser feito as pressas por um estagiario com não tanta experencia como o profissional, terceiro: ferra com o estagiario que este com a função de aprender acaba se tornando o funcionario o qual é explorado trabalhando demais e ganhando bem menos o que deveria ganhar…

então leis como esta são uma boa a tdos: a nos profissionais, aos estagiarios, e principalmente aos clientes que teram codigos de qualidade…
só não é bom para as empresas que não lucraram como lucravam pondo estagiarios como funcionarios…

certo, muito certinho oq vc escreveu…
agora acha pra mim a Lei que proibe os estagiarios de “roubarem” o emprego de um profissional?
e a Lei que proibe o estagiario assumir grandes responsabilidades em projetos da empresa?

ah… acha tb a Lei que proibe o estagiario fazer hora extra, e ter o direito de processar a empresa no caso de sofrer abuso…

outra… acha a Lei que proibe a alta rotatividade dos estagiarios na empresas, pra quem sabe o estagiario bobinho um dia acreditar que vai chegar a trabalhar 1 ano na mesma empresa e ganhar ferias remuneradas…

[size=9]1) A carga horária será limitada a seis horas diárias/trinta horas semanais;

1. Estagiários terão direito à férias remuneradas - trinta dias - após doze meses de estágio na mesma Empresa;

2. O tempo máximo de estágio na mesma Empresa, será de dois anos, exceto quando se tratar de Estagiário portador de deficiência;

3. A remuneração e a cessão do vale-transporte serão compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios;
    [/size]

não tem né?

que pena… vai continuar a mesma merda…

:twisted:

L

existe uma lei que proibe o escraviario de fazer
hora-extra… porem ela não é comprida…

o resto não existe essas leis… mas pelo certo o estagiario é um aprendiz e não um profissional… ta la para aprender mais do que produzir isto justifica o baixo salario… usar estagiarios para produzir e superfaturar é errado… queria vc queria quer não queria…
porem se é estagiario e esta contente de ser explorado
trabalhar 20hrs por dia e ganhar 500 mangos e é feliz assim que bom pra vc… va em frente um dia vc vira estagiario senior e ganha 1k… :slight_smile:

A

já é suficiente… entao no final de tudo…
viu como vcs estão errados?

apoiando uma lei que não fez nada de util…
nada esta proibindo o abuso, e tudo vai continuar igual…

parabens, continuem votando no Lula… (não estou dizendo q essa lei tem algo haver com ele, é apenas a ironia)

Brasil sil sil sil !

V

alucardeck:
luistiagos:

~existe uma lei que proibe o escraviario de fazer
hora-extra… porem ela não é comprida…

o resto não existe essas leis…

já é suficiente… entao no final de tudo…
viu como vcs estão errados?

apoiando uma lei que não fez nada de util…
nada esta proibindo o abuso, e tudo vai continuar igual…

parabens, continuem votando no Lula… (não estou dizendo q essa lei tem algo haver com ele, é apenas a ironia)

Brasil sil sil sil !

Parabéns, continue sendo um escraviotário que gosta de ser explorado, mas não vote no Lula. (não estou dizendo que tem algo a ver com ele, é apenas ironia).

Para casos como esses é que existe a justiça do trabalho, se funciona ou não é outra história, mas é para isso que ela existe.
Ah, e por sinal, a justiça do trabalho tem fama de estar sempre do lado do trabalhador e de ser uma das poucas partes do judiciário que ainda funciona mais ou menos.

A

victorwss:
Parabéns, continue sendo um escraviotário que gosta de ser explorado, mas não vote no Lula. (não estou dizendo que tem algo a ver com ele, é apenas ironia).

Para casos como esses é que existe a justiça do trabalho, se funciona ou não é outra história, mas é para isso que ela existe.
Ah, e por sinal, a justiça do trabalho tem fama de estar sempre do lado do trabalhador e de ser uma das poucas partes do judiciário que ainda funciona mais ou menos.

e quem disse que sou explorado?
estou muito feliz com meu estagio, não chego nem perto de ser escravo, e aprendo mais doq muito empreguinho CLT que vive na rotina por ai… infelizmente tudo que é bom um dia acaba…

estava defendendo os futuros estagiarios… mas se ninguem se importa…
quem sou eu pra dizer algo, né?

infelizes aqueles que acreditam na justiça, sendo que perdem tempo apoiando uma lei dessas…

V

alucardeck:
victorwss:

estou muito feliz com meu estagio, não chego nem perto de ser escravo, e aprendo mais doq muito empreguinho CLT que vive na rotina por ai… infelizmente tudo que é bom um dia acaba…

é oq vou fazer assim q eu terminar a faculdade e ter total tempo livre =)

Se você está contente com o seu estágio então porque pretende largá-lo?
Você considera o seu estágio um estágio mesmo ou é de fato um emprego?
Se você não quiser sair da empresa depois que formar, você seria efetivado ou seria para sempre estagiário?
Assim como existe “empreguinho CLT que vive na rotina por ai” também existe “estagiozinho que vive na rotina por ai”. Por outro lado também existe “empreguinho CLT que vive se atualizando e inovando por ai” bem como “estagiozinho que vive se atualizando e inovando por ai”.

Ah tá, então você acha que as coisas seriam melhores se não existisse a justiça do trabalho?

A

victorwss:

Se você não quiser sair da empresa depois que formar, você seria efetivado ou seria para sempre estagiário?
Assim como existe “empreguinho CLT que vive na rotina por ai” também existe “estagiozinho que vive na rotina por ai”. Por outro lado também existe “empreguinho CLT que vive se atualizando e inovando por ai” bem como “estagiozinho que vive se atualizando e inovando por ai”.

1. a empresa que estou é publica, ou seja, só entra concursado
  2. eles só contratam estagiarios que estejam cursando faculdade… obviamente… vou terminar no fim do ano…
  3. considero um otimo estagio, por isso mesmo estou aqui ainda… e vou ficar até meu ultimo dia de faculdade…
  4. comparado com qqer outro estagio q fiz, e com os estagios de muita gente por ai, garanto que aqui aprendi muito mais…

e em nenhum momento estou dizendo que não existe estagio ou emprego CLT que não se aprende nada…
mas como aqui não costuma ser rotineiro pra estagiario, eu aprendo muito mais doq muito CLT q vive fazendo sisteminha repetitivo chegando uma hora q ele não aprende mais nada (e eu não quero dizer que todos são assim, pois não são mesmo)…

seria assim se eu fosse um dos concursados daqui, q vivem um pouco mais na rotina pq só fazem o mesmo dever sempre… a vantagem de ser estagiario numa empresa boa, é que eles sabem administrar onde vc vai “aprender” e dão treinamento pra isso… ao inves de ficar enfiando livro e projeto na sua goela…

e o pq não largo o estagio ainda? pq quero aproveitar q estou no ultimo ano, tenho uma porrada de provas da engenharia pra estudar (e acredite, é bem mais complexo que fazer sisteminhas), e ainda terminar o TCC pra dezembro… e a pressão de estagiario aqui é muito menor doq dos outros funcionarios, q é como deveria ser nas outras empresas…

e pra q ela cria tanta lei se ela não cumpre 90% delas?
pra enganar vc e o povo que acredita ? só pode ser né…

lei aprovada deveria ser cumprida…
e se eles aprovam e não cumprem tanta lei por ai… pq vc vai acreditar q justo essas eles vão começar a cumprir? ingenuidade sua…

S

alucardeck:

infelizes aqueles que acreditam na justiça, sendo que perdem tempo apoiando uma lei dessas…

Tem cara de ser escravo.
Eu apoio uma lei dessas e se a empresa não quer comprir com a lei, então você deve entrar com seus direitos na justiça. Essa por usa vez sempre dá o privilégio para o trabalhador. A justiça do trabalho no Brasil funciona muito bem.

Tem muitos casos de trabalhadores PJ processando a empresa depois e esses sempre ganham.

G

kra na boa vc tah defendendo uma causa sem objetivo nenhum… se oferecem a vaga de estagiario eterno para vc ai na sua BIG INSTITUIÇÃO vc aceitaria??? vc toparia trabalhar sem ferias, sem direito algum?

na boa, os kra ai da sua empresa são mto bons mesmo, a ponto de te deixarem cego diante das coisas

abre o olho, nao coloque sua empresa como o mundo perfeito pq vc mesmo sabe que não é assim. ainda mais em instituições publicas

e outra

nao generaliza neh kra

vlws

V

alucardeck:
victorwss:

1. a empresa que estou é publica, ou seja, só entra concursado
  2. eles só contratam estagiarios que estejam cursando faculdade… obviamente… vou terminar no fim do ano…
  3. considero um otimo estagio, por isso mesmo estou aqui ainda… e vou ficar até meu ultimo dia de faculdade…
  4. comparado com qqer outro estagio q fiz, e com os estagios de muita gente por ai, garanto que aqui aprendi muito mais…

e em nenhum momento estou dizendo que não existe estagio ou emprego CLT que não se aprende nada…
mas como aqui não costuma ser rotineiro pra estagiario, eu aprendo muito mais doq muito CLT q vive fazendo sisteminha repetitivo chegando uma hora q ele não aprende mais nada (e eu não quero dizer que todos são assim, pois não são mesmo)…

seria assim se eu fosse um dos concursados daqui, q vivem um pouco mais na rotina pq só fazem o mesmo dever sempre… a vantagem de ser estagiario numa empresa boa, é que eles sabem administrar onde vc vai “aprender” e dão treinamento pra isso… ao inves de ficar enfiando livro e projeto na sua goela…

e o pq não largo o estagio ainda? pq quero aproveitar q estou no ultimo ano, tenho uma porrada de provas da engenharia pra estudar (e acredite, é bem mais complexo que fazer sisteminhas), e ainda terminar o TCC pra dezembro… e a pressão de estagiario aqui é muito menor doq dos outros funcionarios, q é como deveria ser nas outras empresas…

e pra q ela cria tanta lei se ela não cumpre 90% delas?
pra enganar vc e o povo que acredita ? só pode ser né…

lei aprovada deveria ser cumprida…
e se eles aprovam e não cumprem tanta lei por ai… pq vc vai acreditar q justo essas eles vão começar a cumprir? ingenuidade sua…

Empresas públicas fazem isso porque o concurso é demorado e burocrático. Normalmente tomam duas saídas para dar um jeito na crise de RH: 1. Contratam uma empresa para terceirizar os funcionários ou 2. Contrata todo mundo como estagiário. A sua empresa optou pelo número 2 (podia ter optado pelo 1), simplesmente porque não podem contratar quem eles quiserem livremente. Ou seja, na verdade quem está tapando o Sol com a peneira é a empresa onde você está, e não as demais.

G

hauhauhau, verdade

num sei pq ele tah tao feliz com esse trampo dele… e tao revoltando contra a lei dos estagiarios, se soh vao trazer beneficios, e o pior… ele é estagiario e esta achando ruim a lei… num da pra entender mesmo… tah loko

A

não sou escravo mesmo… =)
se não nem teria tempo de passar a tarde no GUJ respondendo topicos…

tb apoio… mas a lei funciona para estagiarios?
jah existia leis para estagiarios antes… com padrões e regras…
e sempre foi ‘superficial’… entretanto nao creio q essa vá mudar algo…

mas ai entra na questão da etica como foi discutido em outro topico…
desde que haja realmente violação da empresa contra o PJ sou totalmente a favor de processar…
agora tem muito malandro por ai que processa apenas por ser PJ e lucrar em cima…
de q adianta ganhar por algo que vc já sabia q ia acontecer?

gzofera:
kra na boa vc tah defendendo uma causa sem objetivo nenhum… se oferecem a vaga de estagiario eterno para vc ai na sua BIG INSTITUIÇÃO vc aceitaria??? vc toparia trabalhar sem ferias, sem direito algum?
na boa, os kra ai da sua empresa são mto bons mesmo, a ponto de te deixarem cego diante das coisas
abre o olho, nao coloque sua empresa como o mundo perfeito pq vc mesmo sabe que não é assim. ainda mais em instituições publicas

claro que não… não tenho a minima vontade de ficar de estagiario pra sempre… e como eu disse… saio no fim do ano… e garanto q estou capacitado pra começar como Junior… e ai sim pode ter o risco de outra empresa tentar me explorar… mas é outra historia…

em nenhum momento disse q ela é perfeita em tudo…
mas pra mim está sendo… como estagiario… posso dizer isso com base em todos os q são estagiarios na area e sofrem abusos… (eu nunca sofri nesse estagio)…
e apesar de orgão publico ter má fama, aqui por sorte (minha?) é diferente… como eu jah disse, não sofro pressão, e eles sabem a função de cada estagiario aqui dentro, exatamente por isso nenhum é sobrecarregado…

e eu não generalizei :wink:

A

é não adianta… discussões do GUJ nunca dão em nada para ambos os lados…

eu sei oq eu passo aqui… sou estagiario e contra a lei…
nem em mil posts vcs conseguiriam entender o meu lado…
só vivendo aqui para saber…

o pessoal ve por ai q a grande maioria dos estagiarios é escravo… e generaliza dizendo q todos são…

FIM =)

V

alucardeck:
é não adianta… discussões do GUJ nunca dão em nada para ambos os lados…

eu sei oq eu passo aqui… sou estagiario e contra a lei…
nem em mil posts vcs conseguiriam entender o meu lado…
só vivendo aqui para saber…

o pessoal ve por ai q a grande maioria dos estagiarios é escravo… e generaliza dizendo q todos são…

FIM =)

Se você está feliz como estagiário, ótimo. Você não vai processar a empresa por isso.
Mas pelo que você descreveu, você é na verdade um funcionário que no papel consta como estagiário.

F

http://www.guj.com.br/posts/list/15/100127.java

A

victorwss:

Se você está feliz como estagiário, ótimo. Você não vai processar a empresa por isso.
Mas pelo que você descreveu, você é na verdade um funcionário que no papel consta como estagiário.

nao poxa…

como eu disse… não tenho nenhuma responsabilidade “grande” aqui dentro…
se algo der errado na minha mão… não tem problema, eles mesmos dizem q estou aqui para aprender, e é obvio q eles não vão me dar uma arma, vendar meus olhos e mandar eu acertar a mosca no outro lado da rua…

diferente se der errado na mão de algum funcionario… ai a casa cai…

temos sempre um funcionario “tomando conta” de cada estagiario… orientando noq devemos estudar e focar… de acordo com os projetos q eles fazem…

se amanha eu falar q vou fazer uma entrevista em uma outra empresa, eles liberam na boa vc por 1 dia, e no dia seguinte vc volta a trabalhar sem problemas, algo q não acontece muito por ai… é oq eu digo da diferença de vc ser tratado como merda e como uma pessoa normal…

o padrão é o bem estar do funcionario/estagiario, e saber separar o dever de cada um…
e não dizer q é a BIG INSTITUIÇÃO q é 100% correta…

V

alucardeck:
victorwss:

nao poxa…

como eu disse… não tenho nenhuma responsabilidade “grande” aqui dentro…
se algo der errado na minha mão… não tem problema, eles mesmos dizem q estou aqui para aprender, e é obvio q eles não vão me dar uma arma, vendar meus olhos e mandar eu acertar a mosca no outro lado da rua…

diferente se der errado na mão de algum funcionario… ai a casa cai…

temos sempre um funcionario “tomando conta” de cada estagiario… orientando noq devemos estudar e focar… de acordo com os projetos q eles fazem…

se amanha eu falar q vou fazer uma entrevista em uma outra empresa, eles liberam na boa vc por 1 dia, e no dia seguinte vc volta a trabalhar sem problemas, algo q não acontece muito por ai… é oq eu digo da diferença de vc ser tratado como merda e como uma pessoa normal…

o padrão é o bem estar do funcionario/estagiario, e saber separar o dever de cada um…
e não dizer q é a BIG INSTITUIÇÃO q é 100% correta…

Bem, então neste caso, feliz estágio para você! :slight_smile:
É uma pena saber que não poderá ser efetivado, mas fazer o que.
E saiba que você é uma exceção e não a regra. Para os estagiários na sua empresa em especial, essa lei é prejudicial. Mas para outras empresas, é uma lei benéfica (para o estagiário), pois promete tentar evitar a exploração. Se vai dar certo ou não é outra história.

G

que pena kra, quando fui estagiario tinha responsabilidades e era mto feliz por isso, e se a casa caisse na minha mao eu responderia na boa e assumiria a culpa. Vc está com o o perfil “funcionario publico”, nao estou generalizando, tipow… posso faltar hj… e amanha vou de boa, e ninguem me cobra por isso, vc já se acostumou com as coisas por ai e quando tiver em uma empresa privada vai ver que mta coisa é diferente.

nao quero mudar sua opniao, vc esta feliz ai blz, otimo

agora no seu proximo emprego, vc vai sentir falta de algumas coisas… como por exemplo a pressão e a responsabilidade das coisas q faz

vlws

P

Na verdade tem gente que tem responsabilidade, mas fica no guj e não faz nada uahshAUSHhuA dai fica complicado, neh bin?

Tudo tem seu lado bom e ruim, assim como essa lei aprovada, que muitas pessoas possam ser beneficiadas pela mesma, mas essa das ferias para estagiario eu confesso que achei engraçado, cada um é cada um né!

Cya!

V

peaga:
Na verdade tem gente que tem responsabilidade, mas fica no guj e não faz nada uahshAUSHhuA dai fica complicado, neh bin?

Tudo tem seu lado bom e ruim, assim como essa lei aprovada, que muitas pessoas possam ser beneficiadas pela mesma, mas essa das ferias para estagiario eu confesso que achei engraçado, cada um é cada um né!

Cya!

Acho justo. Primeiro porque estágios deveriam ter sei lá, 6 meses, ou seja, isso acabaria nem se aplicando.

Segundo, porque o cara trabalha como qualquer outro CLT, então tem que ter direito a féria também.

Terceiro porque, imagina a cena: o cara fica como estagiário por dois anos (sem férias). Daí é efetivado e vai ter que ficar mais um ano como CLT para pegar férias. Enfim, teria que trabalhar 3 anos para ter direito a 1 férias. Isso é injusto.

M

Eu sou estagiário no serviço público também.
Meu trabalho é um saco, muito chato mesmo, porém todas as leis de estágio são cumpridas. E ainda tem a liberdade característica do serviço público.
É o suficiente ? Claro que não. Mas eu que não saio pra ser explorado, igual umas vagas que já me ofereceram.

Treinar um estagiário que vá realmente fazer algo dá trabalho, leva tempo, e é chato. Se vc for um cara que trabalha bem, é querido na empresa, e tem um bom potencial, duvido muito que seria mandado embora só pra não receber suas férias.

Pela nova lei a jornada tem que ser reduzida pela metade em época de avaliações escolares. Isso sim eu duvido que pegue, mas quem sabe.

Cabe a quem é estagiário fazer cumprir a regra, e as empresas, respeitarem. E acredite, a justiça do trabalho funciona sim. Basta perguntar a 5 empresarios quemunca foi vitima de um processo trabalhista. E o veredicto geralmente é justo.

PS: eu tinha lido em algum lugar que as férias eram proporcionais ao tempo de estágio, justamente pra evitar pilantragens. Ou seja, 6 meses, 15 dias de férias.

V

Ridiculo o que ocorre hoje.
Estagio não deve durar mais que 6 meses.
6 meses mais que suficiente para avaliar e treinar alguém.
O que ocorre e sonegação de impostos e desvalorização de mão de obra qualificada.

Coisas desse tipo que me deixam chateado com o Brasil. Não perder de 3 a 0 para Argentina.

Criado 19 de agosto de 2008
Ultima resposta 20 de ago. de 2008
Respostas 36
Participantes 14