alucardeck:
ridicula essa lei… sou estagiario… e mesmo assim 100% contra…
ainda bem que são meus ultimos meses de estagio, pois me formo no fim do ano…
trabalhar 6h por dia… ou seja, sem direito a 1h de almoço não?
prefiro trabalhar 8h + 2h de almoço
consequentemente, estagiario vai ganhar menos…
ferias após 1 ano ??? pra começar nem acho q devia ter ferias…
estagiarios estão em um dos seus primeiros empregos, e já quer tirar ferias? tem mais é que trabalhar e aprender algo util pra usar no resto da vida… é muito coisa de brasileiro isso, querer tirar ferias sendo que mal começou a trabalhar… bando de preguiçoso…
e agora até parece que uma empresa vai manter um estagiario por mais de 1 ano, ninguem vai querer pagar 1 mês pro cara não vim trabalhar…
só vai fazer aumentar a rotatividade de estagiarios nas empresas…
Mas estágio é por definição, uma condição temporária onde o trabalhador aprende o ofício para depois ou ser efetivado ou não. Estágio com duração superior a 1 ano já é por si só um absurdo, uma vez que novamente repito, estágio deveria ser uma condição temporária.
Estágio de 8 horas por dia por mim já caracteriza emprego.
E, suprimir o direito a férias é um atentado ao direito do trabalhador. Se o estagiário quer ou não tirar férias, problema dele, mas ele tem que ter esse direito como qualquer outro trabalhador remunerado.
A lei não é ridícula. O que é redículo é a distorção que existe atualmente acerca do conceito de estagiário que se tornou “mão-de-obra barata a ser explorada”.
Que ninguém quer pagar 1 mês para o cara não vir trabalhar, isso não é novidade para ninguém. No entanto, quem é CLT recebe férias e mesmo assim o patrão paga. Qual é o problema em dar o mesmo direito ao estagiário? Se o patrão não está contente com o trabalho do funcionário e não vê perspectivas de melhora, dá o aviso prévio e pronto, não importa se é estagiário ou não. Aliás, acho que estagiário nem precisa de aviso prévio para isso.
O que não pode acontecer é transformar estágio em subemprego, que é o que ocorre hoje em dia.
EDIT: Ah, e por sinal, é natural que haja rotatividade de estagiários. Estágio não é estável, se fosse seria emprego. Se o estágio termina, o cara gostou do lugar onde trabalha e a empresa gostou de ter o cara como funcionário, efetiva ele e pronto (mesmo que não seja formado). O que não pode acontecer é o cara ficar 5 anos como estagiário e nunca ser efetivado. Pior ainda são essas empresas de três letras onde todos os funcionários são estagiários e nunca se teve notícia de alguém que foi efetivado.