eu fiz uma busca no GUJ, e as opinioes que encontrei são antigas, de versões anteriores, por isso decidi abrir um tópico novo
bem, quanto ao conteúdo, o que eu estou procurando?
Um livro que não aborde apenas UML pura e simplesmente… que aborde o antes-durante-depois, antes de UML, quero ler algumas metodologias, talvez XP e AAMD, … e o depois já me refiro aos padrões em si.
Pelos comentários do pessoal no link que você mandou, o livro é bom. Inclusive um desses comentários é do ViniGodoy.
C
CarlosEduardoDantas
poise, confesso que tinha lido apenas os 3 primeiros comentarios, e esse tipo de opiniao, como “o melhor, recomendo” … não agrega… agora que estou lendo o do Vinicius, nao tinha prestado atencao
obrigado
V
ViniGodoy
Eu mantenho a minha opinião até hoje. Realmente o livro é muito bom.
Hoje mesmo comentei sobre ele com um colega.
Vale só por ver como o autor demonstra as preocupações que existem dentro de um projeto. O capítulo sobre os padrões GRASP também ajuda você a pensar um pouco melhor sobre o projeto de classes.
Já dei uma olhada na última edição na livraria, me pareceu tão boa quanto a edição que li. É bom porque hoje o Larmann é um dos principais adeptos dos métodos ágeis. Muda também a visão que se tem sobre o processo unificado, que já é bem mais ágil do que já foi.
N
neofito
O livro é muito bom.
Não é um livro de UML, é um livro de construção de software. Utiliza a UML como ela devia realmente ser usada por aí, como uma simples notação para especificação de software. E só a parte de projeto de software (padrões GRASP e demais) já vale muito mais que o preço do livro. Essa parte ensina princípios básicos de projeto OO, as motivações por trás de todos os padrões, e ainda mais. Tudo isso com OO. O autor apresenta o UP utilizado de forma iterativa, dando ênfase à realimentação nas informações de projeto. Mas o livro é muito mais do que UP, e seu real valor está na utilização de OO e padrões para projeto de software.
Obs.: UML pra mim hoje é apenas uma das várias formas de se transmitir as idéais por trás do software.
F
faelcavalcanti
eu tenho a 2ª edição, e vi que na 3ª edição possui alguns conteúdos a mais e não muito bem definidos como TDD. acho essencial também para se basear para concursos. me ajudou a rever alguns conceitos como agregação composta, compartilhada, bem como associação exclusiva. mas foi legal!
após leitura e reflexão através de uma revisão ou mini-projeto para desenvolver aprendizado, você terá uma maturidade desde a fase de concepção até as fases posteriores vivenciadas, em que nem sempre temos a oportunidade em um projeto de participar.