Método main()

7 respostas
G

Pessoal, estou estudando Java a uma semana, portanto não chinguem minha santa mãezinha de nada caso achem essa pergunta um tanto idiota.

O problema é o seguinte:
Notei que em alguns códigos existe o método main() logo no início do código e em outros não existe esse método, eu gostaria de saber onde e quando usar esse método, e para que ele serve tbm.

Obrigado a todos que puderem ajudar.

7 Respostas

G

O método main() é executado quando você chama a classe pelo comando “java”, no DOS, por exemplo.

“java MinhaClasse” vai começar a executar o main() da classe MinhaClasse.

S

complementando: muitas classes nao serao executadas diretamente. a maioria das classes sao usadas por outra classe. o main só deve estar na classe q irá rodar o seu programa (a classe q inicia tudo).

é como a funcao main do C…

D

Nunca julgue uma pergunte como estúpida ou idiota.

Se a gente não, pergunta!

Seria mais estúpido deixar de perguntar do que fazer a pergunta.

G

Obrigado mesmo galera, com ajuda de vc´s com certeza entrarei pro mundo do java mais rapidamente.

Valeu mesmo!

R

gmarcon:
Pessoal, estou estudando Java a uma semana, portanto não chinguem minha santa mãezinha de nada caso achem essa pergunta um tanto idiota.

O problema é o seguinte:
Notei que em alguns códigos existe o método main() logo no início do código e em outros não existe esse método, eu gostaria de saber onde e quando usar esse método, e para que ele serve tbm.

Obrigado a todos que puderem ajudar.

Olá pessoas!!!

Bom eu tinha a mesma duvida que o amigo gmarcon e pesquisando na net e vendo o post dele e suas resposta acho que entendi para que serve o método main.

Se eu estiver errado alguém, por favor, me esclareça.

O método main seria o método que vai dar execução a todo programa. No caso das classes que não possui ele, mas que estão sendo utilizadas pela classe que o contém, ele ira criar objetos dessas classes e chamar seus respectivos métodos automaticamente conformo o programa estiver sendo executado.

Estou certo no que eu entendi?

V

Exatamente, Rudy, o método main() invoca outros métodos de outras classes.
Assim você pode colocar em uma classe somente o que ela deve realizar e invocá-la (chamá-la) na classe que contém o método main() passando os parâmeros adequados.
E se o método da classe que não contém o main() for estático e estiver no mesmo pacote da classe que contiver o main(), não precisa criar objetos para acessá-lo não, pois métodos estáticos não necessitam de objetos para serem acessados.

R

Valder Olmo Corrêa:
Exatamente, Rudy, o método main() invoca outros métodos de outras classes.
Assim você pode colocar em uma classe somente o que ela deve realizar e invocá-la (chamá-la) na classe que contém o método main() passando os parâmeros adequados.
E se o método da classe que não contém o main() for estático e estiver no mesmo pacote da classe que contiver o main(), não precisa criar objetos para acessá-lo não, pois métodos estáticos não necessitam de objetos para serem acessados.

Entedio…

Obrigado Valder Olmo Corrêa por esclarecer minha duvido, vlw…

Criado 14 de abril de 2004
Ultima resposta 18 de out. de 2008
Respostas 7
Participantes 6