Onde você trabalha ou trabalhou? Qual a sua opninião sobre a empresa?

112 respostas
W

Fala pessoal,

Bem passei por algumas empresas e achei legal postar aqui, pois como nossa área sempre estamos mudando de empresa. É legal para não cairmos em armadilhas e sermos enganados. E até termos nossa opinião sobre cada empresa.

Minha preferência sempre foi PJ (não estou dizendo que é a melhor).

Nível Sênior.

Hoje trabalhando com JSF , Hibernate , SQL Server e Spring.

Passaei recentemente por:

Hold TI -> Empresa muito boa, não tive problemas. Recebi rigorosamente em dia. Ficava alocado em cliente. Sai por oportunidades melhores.

Resource -> Empresa muito boa, não tive problemas. Participei de alguns projetos na fábrica de software. Não gostei da proposta que trabalhei que era receber por projeto. O projeto acabou com o tempo e me ferrei até arrumar outro trampo. (A grana não vem, mas as contas ficam). A empresa em si é grande e trabalharia lá novamente com pagamento 168/valor hora.

CPM/Braxis -> CLT / Cotas . Empresa que trata os funcionários como peões, muito imatura. Este negócio de CLT cotas no meu ponto de vista é uma roubada. Ficou grana minha no banco de horas e me enrolaram e agora mando email e nem respondem.
Pela minha experiência não recomendo.

DTS - A dois meses trabalho nela. Empresa passou por alguns problemas no fim do ano passado e algumas pessoas falaram que a empresa não pagava etc… etc… Nunca tive problemas e o projeto é muito bom. Estou adorando trabalhar aqui.

A opinião acima é minha experiência e não digo que seja assim com todos.

Abraços
Wanderson 8)

112 Respostas

A

Qual seu nível?
Junior?
Pleno?
Senior?

D

wandersonxs

te vaga na DTS… estou precisando…

W

dohko:
Qual seu nível?
Junior?
Pleno?
Senior?

Senior

R

Vamos lá

Pirelli -> empresa excelente. Era estagiário e recebia me dia. com todos os beneficios

Publicar do Brasil -> emrpesa muito bom, sempre recebi em dia, era estagiário tb

Cadmus Consultoria em TI -> uma empresa muito boa, mas com o tempo foi tomando forma de empresa de grande porte, o que prejudicou muitos os relacionamento, tudo ficou muito burocrático

XnX e-learning company -> um bando de ladrões que não pagam salário em dia, e o dono anda de ford fusion…

Mazzatech Systems e Outsourcing -> excelente empresa, onde estou atualmente alocado em cliente. Pagamento em dia e consideração pelo consultor.

[]s

W

diegorc85:
wandersonxs

te vaga na DTS… estou precisando…

Sei lá… não trabalho com esta parte de contratação… Mas sempre vejo gente nova no pedaço… rs

C

Parabéns pelo tópico e pela iniciativa. Gostei de ver que, pelo menos até agora, ninguém ficou em cima do muro ou veio com papinho de que divulgar esse tipo de info é anti-ético.

R

concordo com vc, anti ético e deixar outros se &(&(¨&¨¨$¨% com empresas de merda…
a verdade tem que ser dita…
isso é justiça…

C

Exatamente.

A

O problema é que para uma pessoa, a experiencia em uma empresa pode ter sido boa, já para outra péssima.

W

Acho o seguinte…

Temos que sempre ser ético.
Se não gostou da empresa, diga não gostei por isso assim e assado e Fique esperto.
Ficar difamando em baixo calão não é legal e não trará credibilidade a sua opinião.

Temos a obrigação de saber onde iremos trabalhar.
Busque conhecer a empresa, pois antes de te contratar ela procura muito bem saber quem você é.

E não acho anti-ético expor uma experiencia ruim.

E será bom até para as próprias empresas saberem onde elas estão errado.

Para um ruim para outro bom… Por isto este post é a opinião de cada um… E com varios posts vc tira sua conclusão. :wink:

Abraços
Wanderson

M

Trabalhei em algumas empresas que posso dizer com todas as letras são um monte de merda. Outras são boas, possuem um bom ambiente de trabalho como por exemplo a TVbrasil e a ACOM Comunicações são as 2 melhores empresas por onde passei.

J

Pq vcs não falam ± o salário / hora tb…

Não precisa falar exatamente de cada empresa.
É bom pro Pessoal ter um idéia…

Excelente tópico… :smiley:

W

joaopaulolobo:
Pq vcs não falam ± o salário / hora tb…

Não precisa falar exatamente de cada empresa.
É bom pro Pessoal ter um idéia…

Excelente tópico… :smiley:

Salário é uma coisa que depende muito de cargo, necessidade do projeto, nível de conhecimento, experiência, etc…

Mas pelo q tenho visto para programador Java.

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Com experiencia e bagagem em analise e na area de negocio do projeto dá pra chegar aos 8500 PJ.

E muito relativo.

abraços
Wanderson

A

Acho que não hem cara
esses valores me cheiram clt em sp

W

dohko:

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Acho que não hem cara

Bem estes valores é para programador!!!

Agora analista, que sabe conduzir uma reunião, que sabe conversar com usuário, etc… é maior…

Mas para programador Java tenho visto estes valores… Um pouco pra mais ou para menos…

Bem cada caso é um caso… Mas a média geral que tenho visto é esta mesmo…

Abraços
Wanderson

J

dohko:

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Acho que não hem cara

Tb achei esses $$$ baixos d+…

E em Campinas? Qual é a media?

M

fbarreto:

Nossa que horror,e eu que tava pensando em mandar curricula lah,sem agua isso eh desumano!

Ja trabalhei na CVC Turismo como terceirizado. Lá se não fizesse vaquinha pra comprar agua morria de sede.

F

mochuara:
fbarreto:

Nossa que horror,e eu que tava pensando em mandar curricula lah,sem agua isso eh desumano!

Ja trabalhei na CVC Turismo como terceirizado. Lá se não fizesse vaquinha pra comprar agua morria de sede.

Nossa isso e escravidão passo longe deste tipo de emprese se eh que se pode chamar de empres,podiamos montar um ranking das piores e mais bizarras empressas para se trabalhar do brasil,e nao devem ser poucas.

S

Porto Alegre

Order By - foi onde comecei. No início era bem razoável. O ambiente de trabalho era bacana, os chefes também. O sistema em si tem uma arquitetura bem ultrapassada (até o momento que saí estavam tentando migrar para Struts e Hibernate). Depois de um tempo botaram na cabeça que queriam certificado PMMI, aí a coisa degringolou. Contrataram um sujeito para ser gerente de projetos e implementar os conceitos PMMI, etc. O problema é que o sujeito era péssimo e isso acabou contaminando todo o ambiente. Um colega saiu e não contrataram ninguém pro lugar dele, fazendo com que os programadores (3 no total) ficassem sobrecarregados. Logo a qualidade do sistema começou a decair. O salário sempre foi pago em dia e com benefícios, talvez por ser baixo. Tinham outros regalos como café, geladeira para quem quisesse levar o almoço, salgadinhos e bolo quando tinha alguém de aniversário. Apesar dos problemas foi uma boa experiência.

Waysys - empresa onde trabalho atualmente. Lugar muito bacana, ótimo ambiente de trabalho. Não há a figura do chefe específico, os responsáveis pelos projetos nos ouvem e nos ajudam nas implementações. O sistema é bem legal de se trabalhar, sempre aprendo algo diferente. Temos café, geladeira, água. O salário é pago rigorosamente em dia no primeiro dia útil do mês e seguido há uma revisão de valores.

A

Atualmente trabalho em um pequeno grupo (6 pessoas no total) e desenvolvemos uma ferramenta GED, usando Flex, C# (p/ reconhecimento de documentos) e Java. Crescimento de salário a cada certificação. Você pode pedir livros que os chefes compram, pagam certificações, etc.

Grupo muito legal, sem restrições de horários, nenhuma cobrança excessiva, time sempre motivado. Completei um ano aqui há pouco. Espero continuar aqui por muito tempo.

L

wandersonxs:
dohko:

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Acho que não hem cara

Agora analista, que sabe conduzir uma reunião, que sabe conversar com usuário, etc… é maior…

Mas para programador Java tenho visto estes valores… Um pouco pra mais ou para menos…

Abraços
Wanderson

e pq o engomadinho q pode conduzir uma reunião e falar com o usuario deve ganhar mais?
no meu ver a grande maioria tem competencia para isto… só se for pra vender o produto, estipular preços e negociar com o usuario… porem conversar com o usuario e conduzir reuniões… agora quero ver um engomadinho desses desenvolver um projeto que seja reutilizavel, escalavel, performatico, atenda as necessidades do cliente de maneira correta e ainda ajude o cliente a solucionar seus problemas… e ainda tenha uma interface facil de se utilizar… e tenha uma arquitetura que facilite e automatize o desenvolvimento de casos de uso no sistema…

então pelo visto a coisa ta ao contrario… quem deveria ganhar mais não é um cara só pq ele conversa com o usuario e faz a analise de requisitos…

L

luistiagos:
wandersonxs:
dohko:

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Acho que não hem cara

Abraços
Wanderson

e pq o engomadinho q pode conduzir uma reunião e falar com o usuario deve ganhar mais?
no meu ver a grande maioria tem competencia para isto… só se for pra vender o produto, estipular preços e negociar com o usuario… porem conversar com o usuario e conduzir reuniões… agora quero ver um engomadinho desses desenvolver um projeto que seja reutilizavel, escalavel, performatico, atenda as necessidades do cliente de maneira correta e ainda ajude o cliente a solucionar seus problemas… e ainda tenha uma interface facil de se utilizar… e tenha uma arquitetura que facilite e automatize o desenvolvimento de casos de uso no sistema…

então pelo visto a coisa ta ao contrario… quem deveria ganhar mais não é um cara só pq ele conversa com o usuario e faz a analise de requisitos…

O engomadinho é a IMAGEM da empresa pro cliente. É o tipo do cara que, se quiser fazer estrago, faz.
Fora a responsabilidade dele, que é BEM maior que a do programador. Nota: eu sou programador.

Mas se eu fizer alguma merda, quem vai ouvir é ele… eu vou ouvir também, mas ele é pescoço a ser apertado, manja?
E conduzir reunião não é levar dúvidas e trazer respostas… isso aí chimpanzé faz. Há técnicas até pra isso.

B

Trabalhei por pouco mais de 2 anos na CPM Braxis.
Ela cumpre as obrigações básicas. Porém o RH (eu diria RD) é sofrível.
Para profissionais sofisticados, que estão sempre em busca de inovação, novas tecnologias etc, não é um bom lugar para se trabalhar.
Por ser de grande porte, não deixa espaço para o funcionário inovar. Você deve seguir o padrão do cliente, e ponto. Tanto é que conheço muita gente lá que acabou se tornando “Analista CLIENTE-X”: já não sabem nada de tecnologia, mas conhecem um pouco dos padrões do cliente, e acabam engessando seu desenvolvimento profissional.
Acho que é uma boa empresa para profissionais em início de carreira (por ser de grande porte, acaba pesando no CV de quem tem pouca experiência) e para profissionais preferem estabilidade ao invés de desenvolvimento profissional.

M

leoramos:

O engomadinho é a IMAGEM da empresa pro cliente. É o tipo do cara que, se quiser fazer estrago, faz.
Fora a responsabilidade dele, que é BEM maior que a do programador. Nota: eu sou programador.

Mas se eu fizer alguma merda, quem vai ouvir é ele… eu vou ouvir também, mas ele é pescoço a ser apertado, manja?
E conduzir reunião não é levar dúvidas e trazer respostas… isso aí chimpanzé faz. Há técnicas até pra isso.

Não desmereco o papel do vendedor, mas dizer que ele tem mais responsabilidade que o prorgamador é o fim da picada. Fale por vc, mas esta não é a realidade de qualquer empresa de software que se preze.

L

Eu não falei do vendedor, cara… vendedor é OUTRA história.
Se tu acha que programador tem tanta responsabilidade quanto o ‘engomadinho’, espera uma bomba estourar e vê quem leva a primeira bucha - e a mais pesada.
Se for você - presumo que seja programador - tu tá fazendo trabalho que, naturalmente, não é de programador. Se você tem que conduzir uma reunião com o cliente, você está fazendo uma função que não é nativamente sua.
Uma empresa de software que se preze tem processos. Uma empresa que delega responsabilidades exclusivas de contato com o cliente para um programador não é uma empresa, é um boteco.

C

Não gosto de ficar comentando das minhas experiências profissionais assim, em público, mas recomendo a Software Brasil em Uberlândia - MG… foi uma experiência muito boa enquanto estive por lá. Bons projetos, pessoas fáceis de se relacionar e nos meus tempos a diretoria era bastante comprometida em investir nos funcionários, seja em cursos ou em repasse dos próprios colegas de trabalho.

M

leoramos:
Se tu acha que programador tem tanta responsabilidade quanto o ‘engomadinho’, espera uma bomba estourar e vê quem leva a primeira bucha - e a mais pesada.
Se for você - presumo que seja programador - tu tá fazendo trabalho que, naturalmente, não é de programador. Se você tem que conduzir uma reunião com o cliente, você está fazendo uma função que não é nativamente sua.
Uma empresa de software que se preze tem processos. Uma empresa que delega responsabilidades exclusivas de contato com o cliente para um programador não é uma empresa, é um boteco.

Cada um tem o processo que merece.

Talvez o problema seja justamente que seus programadores não são responsáveis o suficiente.

B

Esqueci de algumas coisas…

Lá (na CPM) eles implantaram um plano de carreira, mas enquanto eu estive lá, não deu certo!
Nas duas edições que participei, tive avaliação de desempenho alta ou acima da média, e mesmo assim, não refletiu em nada no meu cargo/salário.
Sem contar que, mesmo sendo um bom profissional, a turma de estágio que entrou um ano após a minha foi efetivada meses antes e com salário maior. kkkkkkk

O melhor de lá são as pessoas. O ambiente é agradável (desde que o trampo esteja em dia), mas por ter muitos funcionários, acaba tendo aqueles que não te ajudam quando você precisa!!!

L

leoramos:
luistiagos:
wandersonxs:
dohko:

Jr 1800 PJ
PL 3000 PJ
SR 5000 PJ

Acho que não hem cara

Abraços
Wanderson

Vc ta falando do gerente de projetos… eu não estou me referindo ao GP… estou me referindo ao analista que não manja nada de desenvolvimento, nada de arquitetura de software e nada de gestão… só manja um pouco de administração e tem noção do que é uma tabela de um bd… e tem contato com o cliente pega os requisitos e pede para os desenvolvedores implementarem e documentarem a bagaça… ja vi muito desses… e geralmente ganham bem mais que os desenvolvedores e analistas de sistemas… e que é incorreto em meu ponto de vista… ja que eles não negociam com o cliente somente pegam especificação e repassam…

L

leoramos:

Não concordo com vc… estas empresas burocratas cheias de burocracias que acham que processos waterfall são uma maravilha e que software e que nem linha de montagem de carros ou outra coisa… geralmente tem um serio problema de comunicação… e este problema na comunicação interfere no produto final… e geralmente tem que ser refeito e alterado… pois a comunicação é burocratica… pense no seguinte cenario: temos uma “fabrica de software” o cliente é confuso tem um problema e não sabe muito bem o que poderia ajudar a solucionar tal coisa… o analista de requisito pega os requisitos do cliente manda para o analista de negocio que verifica que tipo de negocio o cliente quer (porem manda com informações não tão consistentes…) o analista de negocio manda para o analista de sistemas com mais inconsistencia no negocio… e depois o analista de sistemas manda para o desenvolvedor pedindo algo ainda mais nada haver com a solução que o cliente quer… e o programador não entende bulhufas do negocio pq este é oculto a ele e faz o que o analista de sistemas pediu…

resumindo é aquela mesma historia da charge da balança do pneu o cliente quer uma coisa mas pelo processo burocratico acaba saindo outra coisa completamente distinta…

o que resolve isto? diminuir a burocracia da informação… trabalhar com ela limpida… o analista tem que ser o mesmo que programador (isto se chama desenvolvedor) ou o analista deve trabalhar junto com o programador… e ter o contato diretamente com o cliente trocando informações sempre que necessario para ter um produto de qualidade… isto sim é um processo decente… esta historia de burocracia de waterfall so ferra com os projetos na maioria das vezes…

querer comparar desenvolvimento de software com uma linha de montagem ou construção civil foi a pior cagada que ja fizeram…

W

Cada um com sua função… mas falar com o usuário não é para qq um não…
Pega uns nego de tesouraria que ganha no minimo 10 x mais q vc e acha que todo mundo de TI é imbecil, por as vezes não saber falar a lingua de negócio dele… tem q ter jogo de cintura.
Isto a maioria do pessoal de TI não tem… Inclusive eu não tinha e acho q ainda não tenho mas estou me aperfeiçoando.

Por já ter uma carreira longa em TI, invisto mais na parte social. Falar e escrever bem, idiomais, conduzir uma reunião, etc…
Sugiro a todos mesmo programadores que invistam neste lado, vai ser excelentemente benéfico profissionalmente.

Não adianta ser um genio em programação, eles só querem q vc faça o código e pronto. Se não tiver estas habilidades sociais vão te isolar em um canto e te deixar lá. E todo mundo quer crescer profissionalmente.

Falo por experiência própria.

Obs: Não sou nenhum gênio, muito pelo contrario… :lol:

Abraços
Wanderson 8)

M

Bom, já estava procurando um tópico parecido com esse ha muito tempo, então gostaria de deixar meu comentário…
Trabalho no sul de mg em uma empresa que tem o mínimo de infraestrutura e hierarquia possível. Lá nós somos em 6 desenvolvedores sendo que 1 deles é o próprio patrão. O que eu acho de pior é que trabalhamos com arquivos ao invés de bd (a linguagem é cobol e a ferramenta é o net express3.1), todos os programadores vão até o cliente fazem a análise de requisito, voltam para o escritório onde faz também toda a modelagem do “banco”, programa, testa, volta no cliente e implanta o sistema e ainda trabalha no suporte desse sistema. Lá não podemos usar internet nem para ler um email quando fazemos isso o chefe fecha um carão… a empresa inteira é em 2 salas somente. Depois que vc acaba um projeto ninguém testa e logo já é levado para cliente ai quando dá pau (sempre dá) o patrão vem igual um boi pra cima de vc, sem falar que, depois de finalizado um projeto o patrão não te passa nada pra fazer, vc não pode usar internet e nada do tipo e fica lá, de castigo na cadeira olhando pra tela… Acho que falta mas organização no cronograma da empresa. Eu ainda sou bem inexperiente esse é meu segundo emprego e gostaria de saber se isso tudo é bobagem minha ou é assim mesmo… Ah… só mais uma coisa, quanto mais trabalho lá menos quero trabalhar lá. Meu salário R$697,50.

D

wandersonxs:
Fala pessoal,

Bem passei por algumas empresas e achei legal postar aqui, pois como nossa área sempre estamos mudando de empresa. É legal para não cairmos em armadilhas e sermos enganados. E até termos nossa opinião sobre cada empresa.

Minha preferência sempre foi PJ (não estou dizendo que é a melhor).

Nível Sênior.

Hoje trabalhando com JSF , Hibernate , SQL Server e Spring.

Passaei recentemente por:

Hold TI -> Empresa muito boa, não tive problemas. Recebi rigorosamente em dia. Ficava alocado em cliente. Sai por oportunidades melhores.

Resource -> Empresa muito boa, não tive problemas. Participei de alguns projetos na fábrica de software. Não gostei da proposta que trabalhei que era receber por projeto. O projeto acabou com o tempo e me ferrei até arrumar outro trampo. (A grana não vem, mas as contas ficam). A empresa em si é grande e trabalharia lá novamente com pagamento 168/valor hora.

CPM/Braxis -> CLT / Cotas . Empresa que trata os funcionários como peões, muito imatura. Este negócio de CLT cotas no meu ponto de vista é uma roubada. Ficou grana minha no banco de horas e me enrolaram e agora mando email e nem respondem.
Pela minha experiência não recomendo.

DTS - A dois meses trabalho nela. Empresa passou por alguns problemas no fim do ano passado e algumas pessoas falaram que a empresa não pagava etc… etc… Nunca tive problemas e o projeto é muito bom. Estou adorando trabalhar aqui.

A opinião acima é minha experiência e não digo que seja assim com todos.

Abraços
Wanderson 8)

Cara… eu trabalhei na resource durante um mes e meio, bom o que eu posso dizer eh que sem duvida foi a pior empresa que jah trabalhei, nao digo que a empresa em si eh uma ma empresa, mas o meu gerente eh que era muuuito ruim, ele nao chegou no cargo de gerente por competencia, e sim por causa da compra da empresa que ele trabalhava antes, o resultado eh que quando um gerente eh ruim, a merda eh geral, todo mundo estava descontente, o cara era extremamente ignorante, nao seguiu o que tinhamos combinado, athe salario mudou, eu tinha combinado um valor fechado e no entanto ele quis usar o esquema ridiculo deles de pagar pelo que voce entrega. Ai o que acontece? gerente passa uma tarefa com horas X e vc demora 5X pra terminar por que tinha muito mais coisa por baixo. Fora outras coisas que postei aqui no guj que aconteceram, mas como disse, acredito que tenha sido o meu gerente, nao da pra falar da empresa como um todo.

L

Bom, pra mim todas as experiencias foram boas

Ed. Abril, Oracle, SeedTS e NDDigital =]

T

wandersonxs:
Pega uns nego de tesouraria que ganha no minimo 10 x mais q vc e acha que todo mundo de TI é imbecil, por as vezes não saber falar a lingua de negócio dele… tem q ter jogo de cintura.
Isto a maioria do pessoal de TI não tem… Inclusive eu não tinha e acho q ainda não tenho mas estou me aperfeiçoando.

Por já ter uma carreira longa em TI, invisto mais na parte social. Falar e escrever bem, idiomais, conduzir uma reunião, etc…
Sugiro a todos mesmo programadores que invistam neste lado, vai ser excelentemente benéfico profissionalmente.

Não adianta ser um genio em programação, eles só querem q vc faça o código e pronto. Se não tiver estas habilidades sociais vão te isolar em um canto e te deixar lá. E todo mundo quer crescer profissionalmente.

Cada um tem o que merece. Que poder mágico é esse que algumas pessoas tem de serem “mais importante” do que você. Fato é, sem desenvolvedores eles não vivem, basta cruzarem os braços para que morram. Pela lógica se a os desenvolvedores fossem mais organizados eles estariam ferrados.

Efetivamente a sua produção, contribuição para o negócio e novas oportunidades e clientes é zero. Parasita é a palavra correta? Ou seja “malandragem”, já que estamos no Brasil?

Um pouquinho mais de organização por parte dos desenvolvedores e nós quebramos ambas as pernas desses vagabundos fácil fácil.

O

wandersonxs:

Abraços
Wanderson 8)

Eu penso bem diferente, estudei anos e anos pra ser programador, gosto disso e quero fazer isso. Pq sinonimo de crescer na carreira é abandonar anos de estudo e virar analista? Pq vc acha q pra ser melhor EU tenho q aprender a “linguagem de negócio” dele? Pq ele n aprende a minha? Ele é melhor q eu?

L

Minha primeira e atual empresa trabalhando na área de desenvolvimento é o ebaH!
Excelente empresa, ótimo ambiente de trabalho e ótima remuneração.
Lá desenvolvemos redes sociais web, e pra destacar o nosso carro-chefe, o ebaH! é uma rede social acadêmica para professores e estudantes universitários.
Aproveitando, desenvolvemos também o Patentes Online, que é uma busca de patentes.

L

onolox:
wandersonxs:

Abraços
Wanderson 8)

Eu penso bem diferente, estudei anos e anos pra ser programador, gosto disso e quero fazer isso. Pq sinonimo de crescer na carreira é abandonar anos de estudo e virar analista? Pq vc acha q pra ser melhor EU tenho q aprender a “linguagem de negócio” dele? Pq ele n aprende a minha? Ele é melhor q eu?

Não, ele não é melhor que você. O fato é que, na maioria das vezes, você está prestando serviço pra ele. E mesmo que trabalhes na mesma empresa dele, provavelmente ele está na atividade-fim, você não.
E sim, nós, desenvolvedores, temos a obrigação de saber falar a linguagem do cliente, seja por nós mesmos ou por terceiros - como um Analista de Processos, por exemplo. Se eu não conheço o negócio, vou desenvolver o que?
Eu sou programador, mas se fosse analista e não conhecesse arquitetura, mas soubesse especificar muito bem um processo de tributação (sendo bem genérico), esse trabalho em parceria não seria o ideal?
E eu, de forma alguma, citei Waterfall. O problema é que neguinho agora arrumou 8 mil maneiras de fazer um CRUD, não sabe nada de processos de negócio e quer ganhar milhões porquê ralou na faculdade… e isso é ridículo.
Não que tu tenhas que ‘abandonar anos de estudo e virar Analista’. Pelo contrário. Pegue tudo isso, abrace mais alguns anos de experiência, estudo e responsabilidade no peito, do tipo “deu cagada? deixa comigo!”, e vire Analista. Torne-se INDISPENSÁVEL pra empresa. Seja a cara dela.
Quando alguém vê um software funcionando, pensa no cara que ficou dias e dias analisando processos na empresa dele. Quando dá merda, é nesse cara que o cliente vai. Não vai socar a tua mesa e dizer ‘tal método tá bugado’.
Isso não é burocratizar; é manter o mínimo de organização. Se tu colocares todos os programadores a fazer contato com o cliente, será impossível manter um padrão, provavelmente a documentação vai pro buraco, e tu gera um custo do tamanho de um bonde por um benefício momentâneo, mas que pode te atrapalhar muito no futuro.
Um líder de equipe, que possa conversar com o cliente, pra diminuir a burocracia, ok, concordo; mas querer colocar tudo no mesmo balaio é tolice.

W

Thiagosc e onolox … não que programador é pior ou melhor…
O cliente paga!! Vc tem q se adaptar a ele (todos os cargos).
Para ter um valor maior como programador tem que ir para área acadêmica. Creio que nesta área você será valorizado pelo seu conhecimento.

Eu estou fazendo mestrado usando IA , cibernética e Fuzzy. Trabalho para um banco , vc acha que ele me dará um real a mais por isto???
Não pq ele não precisa disto, quer que eu entregue o programa dele na arquitetura dele (não importa se é boa ou não).
Para ele não importa arquitetura, código, etc… importa somente o valor de negócio $$$$ que ele trará para a empresa.

Mas bem isto não é o tópico da discussão. :slight_smile:

Abraços camaradas.
Wanderson

W

Pessoal, só para não ser injusto.

Recebi meus 88 reais que a CPM me devia… Caiu no cartão de alimentação hoje… Será que eles leram este post???

Bem é meu é meu…

Vi ontem… Mas nem um emailzinho falando toma trouxa sua merreca.

Obrigado.

Wanderson

F

YKP - Estagiário 1.5mil
Muitas coisas erradas entrei lah como estagiário vieram com um contrato de permanencia minima de 1 ano e tinha um acordo q dps de um determinado tempo o salário aumentava, aumentou nada o projeto era complicado e bagunçado mudou de gerente 3 vezes pelo menos no tempo q eu estava lah e fiquei lah apenas por 7 meses… e quando vc pede as contas sai com uma mão na frente e a outra atrás

ePartner - Analista de Sistemas CLT 2mil
Uma boa empresa estava começando com a área de java quando eu entrei pagam tudo certinho porém pelo fato de estar começando uma área nova o projeto era bastante desgastante exigindo q o desenvolvedor faça diversos tipo de trabalhos como documentação testes elaborar cronograma, não sei como está hoje, mais o ambiente dah empresa é muito agradavel o dono conversa com vc empresa pequena e show de bola no ambiente…

Masterdom Consultoria - Junior CLT Flex (não posso divulgar)
Uma empresa pequena em consultoria e para mim está tudo ótimo eles pagam em dia, tudo q eles flaram na hora da minha contratação foi oq realmente era não houve novidades como em outras empresas, estou em cliente o cliente é sussegado vc tem horário de entrada e tem horário de saída nunca precisei ficar até mais tarde, o salário é alto referente as outras consultorias de mercado. Recomendo. O Projeto desenvolvido pela Masterdom os trabalhos são muito bem divididos e muito bem gerenciados não sendo necessário ninguém ficar se esfolando mais doq os outros se vc estiver escolhendo uma consultoria pra desenvolver seu projeto Masterdom 10x0 YKP

L

leoramos:
onolox:
wandersonxs:

Abraços
Wanderson 8)

Não, ele não é melhor que você. O fato é que, na maioria das vezes, você está prestando serviço pra ele. E mesmo que trabalhes na mesma empresa dele, provavelmente ele está na atividade-fim, você não.
E sim, nós, desenvolvedores, temos a obrigação de saber falar a linguagem do cliente, seja por nós mesmos ou por terceiros - como um Analista de Processos, por exemplo. Se eu não conheço o negócio, vou desenvolver o que?
Eu sou programador, mas se fosse analista e não conhecesse arquitetura, mas soubesse especificar muito bem um processo de tributação (sendo bem genérico), esse trabalho em parceria não seria o ideal?
E eu, de forma alguma, citei Waterfall. O problema é que neguinho agora arrumou 8 mil maneiras de fazer um CRUD, não sabe nada de processos de negócio e quer ganhar milhões porquê ralou na faculdade… e isso é ridículo.
Não que tu tenhas que ‘abandonar anos de estudo e virar Analista’. Pelo contrário. Pegue tudo isso, abrace mais alguns anos de experiência, estudo e responsabilidade no peito, do tipo “deu cagada? deixa comigo!”, e vire Analista. Torne-se INDISPENSÁVEL pra empresa. Seja a cara dela.
Quando alguém vê um software funcionando, pensa no cara que ficou dias e dias analisando processos na empresa dele. Quando dá merda, é nesse cara que o cliente vai. Não vai socar a tua mesa e dizer ‘tal método tá bugado’.
Isso não é burocratizar; é manter o mínimo de organização. Se tu colocares todos os programadores a fazer contato com o cliente, será impossível manter um padrão, provavelmente a documentação vai pro buraco, e tu gera um custo do tamanho de um bonde por um benefício momentâneo, mas que pode te atrapalhar muito no futuro.
Um líder de equipe, que possa conversar com o cliente, pra diminuir a burocracia, ok, concordo; mas querer colocar tudo no mesmo balaio é tolice.

Como pode dizer: “deixa comigo” se o cara não conhece a arquitetura do sistema? quem conhece e o desenvolvedor… e as regras de negocio não são feitas pelo analista… elas ja existe no cliente e são apenas repasadas a ele… quem definitivamente faz o sistema e gera o $$$ se vc ver é o desenvolvedor… o analista apenas repassa os requisitos do cliente… ou seja intermedia o mesmo… diz o que quer e como quer… o desenvolvedor tem que conhecer o negocio pois se não ele vai fazer algo no escuro, e não vai saber se aquilo que esta fazendo vai realmente atender as necessidades do cliente… sabera apenas se atende as necessidades do analista ou seja foi aquilo que o cara pediu… vejamos que na grande maioria das vezes… salvo poucos casos o analista não conhece nada da arquitetura e nem de como foi feito… ele so conhece o que o cliente quer… só levando os requisitos e diz o que quer para atender os mesmos requisitos… o desenvolvedor por sua vez tem a responsabilidade de entender o negocio, saber quais são os requisitos, entender a arquitetura de alto e baixo nivel… criar a arquitetura, gerenciar os estados e transações, negocios, fazer testes, validações, tunnings, verificar performace e ainda fazer algo escalavel, reutilizavel, e com bastante claresa… se o analista errar em um caso de uso basta refazer este mesmo da maneira correta e pegar as informações corretas validando isto com o cliente. Mas se der pau na criação da arquitetura do sistema… dai o sistema interio vai pro limbo… ou tera um alto custo em implementar novos casos de uso em cima deste sistema…

L

luistiagos:
leoramos:
onolox:
wandersonxs:

Abraços
Wanderson 8)

Como pode dizer: “deixa comigo” se o cara não conhece a arquitetura do sistema? quem conhece e o desenvolvedor… e as regras de negocio não são feitas pelo analista… elas ja existe no cliente e são apenas repasadas a ele… quem definitivamente faz o sistema e gera o $$$ se vc ver é o desenvolvedor… o analista apenas repassa os requisitos do cliente… ou seja intermedia o mesmo… diz o que quer e como quer… o desenvolvedor tem que conhecer o negocio pois se não ele vai fazer algo no escuro, e não vai saber se aquilo que esta fazendo vai realmente atender as necessidades do cliente… sabera apenas se atende as necessidades do analista ou seja foi aquilo que o cara pediu… vejamos que na grande maioria das vezes… salvo poucos casos o analista não conhece nada da arquitetura e nem de como foi feito… ele so conhece o que o cliente quer… só levando os requisitos e diz o que quer para atender os mesmos requisitos… o desenvolvedor por sua vez tem a responsabilidade de entender o negocio, saber quais são os requisitos, entender a arquitetura de alto e baixo nivel… criar a arquitetura, gerenciar os estados e transações, negocios, fazer testes, validações, tunnings, verificar performace e ainda fazer algo escalavel, reutilizavel, e com bastante claresa… se o analista errar em um caso de uso basta refazer este mesmo da maneira correta e pegar as informações corretas validando isto com o cliente. Mas se der pau na criação da arquitetura do sistema… dai o sistema interio vai pro limbo… ou tera um alto custo em implementar novos casos de uso em cima deste sistema…

Ele vai dizer ‘deixa comigo’ porquê ele é pago pra ser o pescoço a apertar. Ele é o ponto focal da história, entendeu?
E se o teu programador vai fazer isso tudo, dispensa logo o Analista… mas te garanto que ele não vai produzir nem 30% do que faria se estivesse, de fato, programando.
E outra: Analista, aqui não é só de Arquitetura, de Sistema, de Projeto. É de Processo. Programador não sabe analisar processo, não estudou isso - pelo menos não a maioria. Os que sabem, aprenderam na prática ou procuraram fora da sua formação acadêmica e… acabam virando analistas ou líderes de equipe. Mas não são ‘só’ (pq já é MUITO) programadores. Programador que faz isso tudo, geralmente é empresa menor (e eu não julgo, faz-se necessário, afinal), mas ou acaba tomando conta do processo sozinho, ou… muda de empresa.
Mas em parte, concordo. Tem cara MUITO BOM desenvolvendo, que se for pra Análise, vai fazer merda. E infelizmente, a saída profissional dele pra ganhar mais é essa. Resultado: perde-se um grande desenvolvedor pra ter um Analista semi-competente. Lamentável.

T

wandersonxs:
Para ter um valor maior como programador tem que ir para área acadêmica. Creio que nesta área você será valorizado pelo seu conhecimento.

Eu estou fazendo mestrado usando IA , cibernética e Fuzzy. Trabalho para um banco , vc acha que ele me dará um real a mais por isto???
Não pq ele não precisa disto, quer que eu entregue o programa dele na arquitetura dele (não importa se é boa ou não).
Para ele não importa arquitetura, código, etc… importa somente o valor de negócio $$$$ que ele trará para a empresa.

O que importa é que ele precisa de algo feito que ele não sabe fazer. Então deixem de ser putas baratas e valorizem-se.

Não quer? Tem quem quer. Programador não importa? Então se vira e faz essa merda sozinho. Eles precisam de programadores. Não me interessa discutir o sexo dos anjos, se fulano ou sicrano se acham a última bolacha do pacote, dane-se. O que me importa é ser pago pelo meu trabalho.

Quer? Então é assim que vai ser. Não quer? Então passar bem.

W

Thiagosc:
wandersonxs:

O que importa é que ele precisa de algo feito que ele não sabe fazer. Então deixem de ser putas baratas e valorizem-se.

Não quer? Tem quem quer. Programador não importa? Então se vira e faz essa merda sozinho. Eles precisam de programadores. Não me interessa discutir o sexo dos anjos, se fulano ou sicrano se acham a última bolacha do pacote, dane-se. O que me importa é ser pago pelo meu trabalho.

Quer? Então é assim que vai ser. Não quer? Então passar bem.

Bem é assim que você pretende conversar com um cliente?
Tá aí o pq de analistas de sistemas existirem. O ruim é que muitas vezes te atrapalham por não conhecer nada de código, mas sabem conversar, dialogar, argumentar e principalmente tem educação (com exceções tb).

Caso encerrado pois este não é o propósito do tópico.

Abraços
Wanderson

T

Quem está falando de conversar com cliente aqui é você. Apenas disse a realidade dos fatos. É fato que empresas precisam de programadores, e é fato que sem eles essas empresas não sobrevivem. Não me venha com esse papinho mimimi que clientes isso mimimi que mercado aquilo outro, uma ova.

É simples, eles precisam de algo que podemos providenciar. Para tanto uma remuneração adequada é necessária. Ponto final.

Agora se você gosta de pagar uma de engomadinho e focar em skills “sociais” isso pouco me interessa e é problema seu. Fato é que você precisa de algo de um programador, e para isso vai ter que desembolsar.

Não há justificativa ou lógica para um status inferior para programadores no que concerne salário. Sem programadores vocês farão o quê? Sentarão na frente do computador e farão seus sistemas sozinhos?

E essa lógica se aplica a qualquer um. Ah gerente, você acha que determinadas tarefas tem mais “valor agregado”? Então faz o seguinte, senta aqui e faz você mesmo. Se vira com esse seu “valor agregado”. Mostra como isso faz sistemas funcionarem…

Eu sei algo que você não sabe.

W

Esquecendo frustações e auto estima inferior…
Pessoal, ta interessante ouvir sobre experiencias pessoiais… É muito importante para saber onde poderemos estar entrando amanhã.

Abraços
Wanderson

T

wandersonxs:

Qual é a parte sobre “as empresas precisam de programadores” você não entendeu? Quem tem auto-estima inferior é quem se submete a isso e acha que focar em “skills sociais” é a solução. O seu trabalho tem valor, se você não sabe disso então o problema é de quem?

W

Thiagosc:
wandersonxs:

Qual é a parte sobre “as empresas precisam de programadores” você não entendeu? Quem tem auto-estima inferior é quem se submete a isso e acha que focar em “skills sociais” é a solução. O seu trabalho tem valor, se você não sabe disso então o problema é de quem?

Ok você tem toda razão, agora deixe o tópico rolar senão daqui a pouco os moderadores vão bloquear um tópico bacana.

Abraços
Wanderson

L

Em algumas empresas que trabalhei o analista só servia como uma pedra no seu caminho… pois ele não entendia absolutamente nada de codificação… ele só entendia puramente de negocio… não sabia fazer um if sequer…
só faziam cagada e eram os desenvolvedores que pagavam o pato… na verdade para nos eles não passavam de um usuario que tem conciencia do que é um BD… mas não passavam de um intermediador do usuario… porem sempre prejudicavam os proprios usuarios colocando coisas nada haver e não pegando a infornação correta… por causa desses “analistas” perdiamos um monte de produtividade e tinhamos um monte de bug pois os vulgo “analistas” falavam o que queriam que os desenvolvedores fizessem na app porem não falavam o pq queriam aquilo ou o que o cliente disse a eles… ou seja tinha um monte de remendo: uma OS para implementar regra tal… depois vinha outra para tirar a regra tal… depois vinha outra denovo para modificar regra tal… depois outra para fazer voltar denovo tal regra… não esqueço o dia que um analista me relatou o seguinte problema na app: “não esta aparecendo a imagem de ‘carregando’ quando eu mando gerar o relatorio”… fui verificar e não estava aparecendo pq o relatorio estava sendo gerado imediatamente e nem dava tempo de ela aparecer… relatei isto ao “analista” e ele me pediu para colocar um delay para diminuir a velocidade do relatorio para o cliente poder ver a paradinha de carregando…

agora pergunto… da pra levar um cara desses a serio?
este tipo que não conhece nada de desenvolvimento de software só conhece um pouco de negocio e de administração só atrapalha o desenvolvimento de software… realmente se eu fosse dono de uma empresa não contratava de modo algum um analista deste tipo…
contrataria apenas desenvolvedores e eles fariam o trabalho como ele realmente deve ser feito…

M

wandersonxs:

Abraços camaradas.
Wanderson

Não sei quantoa vc, mas o meu cliente paga pelo software, portanto quem sabe programar tem tudo.

Sim, tem muita empresa que ganha vida explorando os programadores (e os clientes), se colocando entre o usuário e quem produz o software.

Mas existe muita empresa sim que valoriza os programadores. Se não conhece tudo bem, mas não é por isso que não existe.

L

mochuara:
wandersonxs:

Abraços camaradas.
Wanderson

Não sei quantoa vc, mas o meu cliente paga pelo software, portanto quem sabe programar tem tudo.

Sim, tem muita empresa que ganha vida explorando os programadores (e os clientes), se colocando entre o usuário e quem produz o software.

Mas existe muita empresa sim que valoriza os programadores. Se não conhece tudo bem, mas não é por isso que não existe.

Cara, ninguém aqui está desvalorizando o trabalho de programador (até porquê eu sou um, seria muito cretino da minha parte).
Mas o cliente paga pelo software… mas pra ele, o valor do software é o quanto o software vai trazer de retorno pra ele.
E isso, programador não sabe sequer avaliar… a não ser que vá além dos estudos puramente técnicos.
E quanto a ‘skills sociais’, eu não preciso nem comentar. Tá faltando a galera diferenciar os tipos de função, o papel de cada um deles… e se tocar que a função de “Analista de Sistemas” como descrevem mais acima, é uma função que só existe na cabeça de alguns… pq na prática, sobraram uns gatos pingados e nada mais.

E se você acha tão ruim ter ‘skills sociais’, lembre-se que até pra você ‘se vender’, precisa disso. Não adianta você ser um baita programador, se não souber mostrar isso pra quem te paga. Vai pedir um aumento pro teu chefe, ainda que com bons argumentos, falando daquele jeito que vimos na mensagem há pouco…

E se seguirmos a lógica de ‘ele precisa de nós, então tem que me pagar o que eu mereço’, vamos todos correr pra Cuba. Na vida real, isso é história da carochinha.
Aqui você recebe tão bem quanto faz lucrar, se e somente se quem te paga reconhece isso e se você sabe se vender. Caso contrário, vira um macaco de digitação de código fadado a ganhar pouco. “Não adianta botar um ovo de avestruz e não cacarejar”, dizia meu ex-chefe. Sou obrigado a dar razão.

M

leoramos:
mochuara:

Cara, ninguém aqui está desvalorizando o trabalho de programador (até porquê eu sou um, seria muito cretino da minha parte).
Mas o cliente paga pelo software… mas pra ele, o valor do software é o quanto o software vai trazer de retorno pra ele.
E isso, programador não sabe sequer avaliar… a não ser que vá além dos estudos puramente técnicos.
E quanto a ‘skills sociais’, eu não preciso nem comentar. Tá faltando a galera diferenciar os tipos de função, o papel de cada um deles… e se tocar que a função de “Analista de Sistemas” como descrevem mais acima, é uma função que só existe na cabeça de alguns… pq na prática, sobraram uns gatos pingados e nada mais.

E se você acha tão ruim ter ‘skills sociais’, lembre-se que até pra você ‘se vender’, precisa disso. Não adianta você ser um baita programador, se não souber mostrar isso pra quem te paga. Vai pedir um aumento pro teu chefe, ainda que com bons argumentos, falando daquele jeito que vimos na mensagem há pouco…

E se seguirmos a lógica de ‘ele precisa de nós, então tem que me pagar o que eu mereço’, vamos todos correr pra Cuba. Na vida real, isso é história da carochinha.
Aqui você recebe tão bem quanto faz lucrar, se e somente se quem te paga reconhece isso e se você sabe se vender. Caso contrário, vira um macaco de digitação de código fadado a ganhar pouco. “Não adianta botar um ovo de avestruz e não cacarejar”, dizia meu ex-chefe. Sou obrigado a dar razão.

Perfeito. Mas aonde entre o “engomadinho” nessa história? Ele é o que sabe o quanto o software trará de retorno para a empresa?

Porque pela sua descricação anterior tava mais praquele cara que leva o cliente pra almoçar e no fim do ano lembra de mandar cartão de feliz natal.

S
  1. O cliente deveria pagar pelo valor do software mas ele só paga realmente pelo desenvolvimento. Ele não paga pelo retorno. Isso não é uma realidade.
  2. Se for comprar um produto de prateleira ele paga pelo software pois o desenvolvimento está escondido dele. Em tese todos os produtos seriam assim, mas na prática não é.
L

mochuara:
leoramos:
mochuara:

Perfeito. Mas aonde entre o “engomadinho” nessa história? Ele é o que sabe o quanto o software trará de retorno para a empresa?

Porque pela sua descricação anterior tava mais praquele cara que leva o cliente pra almoçar e no fim do ano lembra de mandar cartão de feliz natal.

Então, receio que tenhas que reler o que eu escrevi. Está MUITO LONGE disso.

M

sergiotaborda:
leoramos:

1. O cliente deveria pagar pelo valor do software mas ele só paga realmente pelo desenvolvimento. Ele não paga pelo retorno. Isso não é uma realidade.
  2. Se for comprar um produto de prateleira ele paga pelo software pois o desenvolvimento está escondido dele. Em tese todos os produtos seriam assim, mas na prática não é.

Esse é um bom ponto. Eu como programador cobro pelo trabalho que tive em desenvolver, não uma participação na receita futura que aquele software ira produzir.

Agora cabe a cada um saber quanto vale sua hora de trabalho.

T

leoramos:

Conte-nos mais. Por um acaso se o programador não fizer o “negócio” funcionar, o software se faz sozinho? Aprendam a se valorizar. Sem nós eles morrem.

Não é nem o caso de termos algo para barganhar um aumento ou o que o seja, mas sim que temos a faca e o queijo na mão e eles nada.

Muito interessante a sua comparação com Cuba, pois mostra a mentalidade atrasada das pessoas dessa área e nos dá a oportunidade de esclarecer algo. Não estamos na década de 50 do século XX. Essas empresas não são donas de nada. Nós somos donos dos meios de produção e temos um conhecimendo de que eles precisam. Capitalistas somos nós, eles não tem nada.

Diga-nos, o que eles têm para barganhar exceto esse discurso depreciativo do trabalho que dependem para a sua própria sobrevivência?

A única coisa que eles podem fazer, e de fato fazem como podemos observar nessa thread, é convencer o dono dos meios de produção, isto é, nós, de que o produto que a nossa indústria cria não vale nada.

L

sergiotaborda:
leoramos:

Ele paga pelo software, mas somente se o software servir a algum propósito que traga retorno. E esse é um dos fatores da escolha de determinado software para a função que ele necessita.
Quanto à formação de preço, pra sofwares customizados eu acho o preço uma coisa fora da casinha, mesmo… normalmente cobre custos de produção, mais aí o lucro da empresa, e assim se mede.
A culpa aí é de quem orça, que não é capaz de ter idéia do retorno (famoso ROI que todo mundo já ouviu falar), e acaba sem saber quanto realmente cobrar de cada cliente… triste, triste…

L

mochuara:
sergiotaborda:
leoramos:

Esse é um bom ponto. Eu como programador cobro pelo trabalho que tive em desenvolver, não uma participação na receita futura que aquele software ira produzir.

Agora cabe a cada um saber quanto vale sua hora de trabalho.

Pois é, é nisso que eu acho que pecamos. Se o nosso trabalho é um trabalho basicamente intelectual, porque diabos cobramos pelo trabalho ‘braçal’, e não pelo real valor que ele adiciona ao negócio do cliente?

L

Thiagosc:
leoramos:

Conte-nos mais. Por um acaso se o programador não fizer o “negócio” funcionar, o software se faz sozinho? Aprendam a se valorizar. Sem nós eles morrem.

Não é nem o caso de termos algo para barganhar um aumento ou o que o seja, mas sim que temos a faca e o queijo na mão e eles nada.

Muito interessante a sua comparação com Cuba, pois mostra a mentalidade atrasada das pessoas dessa área e nos dá a oportunidade de esclarecer algo. Não estamos na década de 50 do século XX. Essas empresas não são donas de nada. Nós somos donos dos meios de produção e temos um conhecimendo de que eles precisam. Capitalistas somos nós, eles não tem nada.

Diga-nos, o que eles têm para barganhar exceto esse discurso depreciativo do trabalho que dependem para a sua própria sobrevivência?

A única coisa que eles podem fazer, e de fato fazem como podemos observar nessa thread, é convencer o dono dos meios de produção, isto é, nós, de que o produto que a nossa indústria cria não vale nada.

Sem nós, eles morrem. Sem eles, somos força de produção… parada em casa. Ou em busca de clientes, se formos empreender (o que acho boa saída), mas, sem os tais skills sociais, é como querer vender gelo pra esquimó.
De fato, eles precisam dos nossos meios de produção, mas se a idéia é valorizar o capital intelectual, o conhecimento… quem teve a idéia? Quem identificou a necessidade? Isso TAMBÉM deve ser valorizado, tal qual o trabalho de programador.
Se um programador fez tudo isso, ele simplesmente agiu do jeito errado em fazer esse trabalho pra uma empresa que não o valoriza. Se ele teve a idéia, identificou a necessidade e desenvolveu, tá deixando alguma empresa ganhar dinheiro nas costas dele pq é despreparado… ou burro mesmo, que não foi capaz de ir atrás de alguém que fosse capaz de vender a idéia pra ele - porquê, veja, ele geralmente não é bom nisso - simplesmente por se achar auto-suficiente e fazer tudo sozinho.
Daí ele faz um sistema lindo, dentro do apartamento dele, e algum engomadinho com ‘skills sociais’ pega o opensource que ele jogou no sourceforge vende consultoria de implantação do software dele, enquanto ele fica em casa se gabando do conhecimento dele pra TV a cabo. Congratulations!
Ter conhecimento sem saber o que fazer com ele é NULO. Saber o que fazer com ele, mas não ter onde fazer, é tão nulo quanto.
Cada qual com sua função, e todas se completam. É por isso que, de todas, a nossa área é onde faz mais diferença a interdisciplinaridade.

M

leoramos:
mochuara:

leoramos:

Seu discurso comecou a fica confuso quando mudou de “a arte de conduzir reuniões e lidar com clientes” para “o valor do software para os lucros da empresa”.

L

mochuara:
leoramos:
mochuara:

leoramos:

Seu discurso comecou a fica confuso quando mudou de “a arte de conduzir reuniões e lidar com clientes” para “o valor do software para os lucros da empresa”.

Se você acompanhou a resposta toda, vai ver que não foi discurso nenhum. Apenas respondi a uma questão, explicando que provavelmente um programador não seria capaz de mostrar ao cliente o valor real do software pra ele.

W

MODERADOR : Poder trancar o tópico… perdeu o foco…

M

leoramos:
mochuara:

Se você acompanhou a resposta toda, vai ver que não foi discurso nenhum. Apenas respondi a uma questão, explicando que provavelmente um programador não seria capaz de mostrar ao cliente o valor real do software pra ele.

E voce não explicou porque o “engomadinho” consegue isto conduzindo reuniões e lidando com as bombas.

T

humm… skill social x valorizar o software… os dois não devem, em partes, andar juntos?

O que quero dizer é q sou a favor do desenvolvedor buscar conhecimentos de negócios, negociação e etc para valorizar e dar ao seu software o valor que ele de fato merece. Para os desenvolvedores que já sabem fazer isso, ótimo. No entanto, acho que este não é o perfil da maioria dos programadores. Há também aqueles que sabem que atualmente o seu trabalho está sendo desvalorizado e não possuem jogo de cintura para reverter a situação. Sou a favor de um desenvolvedor, nestes casos, aprender novas habilidades sociais para valorizar o seu trabalho. Se houver outro caminho, dicas e etc, indique para nós :wink:

L

infelizmente hj em dia quem tem os melhores salarios não é aquele que produz… que faz as coisas acontecer… e sim os engomadinhos que levam o cliente para almoçar e mandam cartão de natal pro mesmo… e açoitam aqueles que produzem e fazem as coisas funcionar de verdade… quando algo da errado quem se fode são aqueles que trabalharam… e quando a coisa da certo literalmente aqueles que trabalham nem existiram o lucro e todo do engomadinho que não faz nada alem de agradar o cliente…
pois foi “ele” quem fez a bagaça funcionar…

infelizmente aqui no brasil a coisa é assim… funciona assim… quem lucra e quem faz os outros trabalharem para ele e agrada o cliente… e não aquele que trabalha… e isto não é só em TI e sim em todas as areas…

T

Você desvirtuou o assunto e começou a inventar história. Ninguém tentou depreciar o trabalho de ninguém, apenas deixar claro a importância do trabalho do programador.

Em uma empresa grande o suficiente para se ter departamentos de vendas e outros apenas para o desenvolvimento todos trabalham para o mesmo objetivo. Nesse caso o trabalho do progamador não é melhor e nem pior do que o de ninguém. Fato é que ele é vital para a sobrevivência do negócio, logo deve ser recompensado de acordo.

Esse é o ponto que precisa ficar claro na mente de todos. Não há diferenças para melhor nem para pior nesse caso, pois assim como um organismo que possui diversos orgãos, sem o programador a empresa morre.

Eu poderia dizer a mesma coisa que você disse só que o inverso. Que adianta “skills sociais” se você não tem como fazer nada daquilo que promete? Os sistemas se farão sozinhos? Os clientes serão satisfeitos só com palavras?

Não há como negar a importância do trabalho de programação. E se fosse tão desnecessário e de pouco valor, por que essas pessoas de “skill social” não o fazem? Por que os gerentes não o fazem? Não fazem porque não sabem, e nesse caso precisarão pagar alguém para fazê-lo. Alguém que tem muito mais conhecimento e competência para tal.

Não vejo porque alguns são tão resistentes à idéia de que o seu trabalho tem valor. Qual é a dificuldade em entender isso? Vocês gostam de subemprego?

S

leoramos:
sergiotaborda:
leoramos:

Ele paga pelo software, mas somente se o software servir a algum propósito que traga retorno. E esse é um dos fatores da escolha de determinado software para a função que ele necessita.

não. Isso não é verdade.
Primeiro que ele não sabe medir o proposito e portanto não tem como saber se serve ou não. Ele poderá vir a descobrir depois que usou o software por algum tempo, mas ai já pagou. Ele paga pelo desenvolvimento de um software que ele acha que irá servir um proposito (normalmente diminuir trabalho ou aproveitar um aoprotunidade). ele mão calcula roi, nem se interessa por saber se o sfotware atende nem em vincular o produtor do software a atender ao roi esperado.

É raro o cliente que pede um software e sabe o que esperar. É por isso que ha tanta coisa de má qualidade por ai. É culpa de quem não sabe comprar. Os clientes de hoje em dia mandão construir mansões e os programadores lhes entregam cavernas com exterior de mansão. O cara só descobre a fria depois depassou da porta de entrada.

J

A forma que projetamos desenvolvimento de software é a mesma utilizada em qualquer outro País, eu acho que não, e a forma como o cliente vê o desenvolvedor é pelo lucro e não pelo que ele realmente espera do software , profissionais de desenvolvimento são usados e depois largados de lado, eles deveriam ser remunerados por participação até mesmo se saíssem da Empresa onde trabalham mas isso não ocorre, e depois reclamam da Pirataria e de crime industrial e por ai vai, na minha visão TI no Brasil é algo arriscado e fazer investimentos pior ainda, estamos muito atrasados em termos de organização ou governança em TI.

L

Thiagosc:
leoramos:

Sem nós, eles morrem. Sem eles, somos força de produção… parada em casa. Ou em busca de clientes, se formos empreender (o que acho boa saída), mas, sem os tais skills sociais, é como querer vender gelo pra esquimó.
De fato, eles precisam dos nossos meios de produção, mas se a idéia é valorizar o capital intelectual, o conhecimento… quem teve a idéia? Quem identificou a necessidade? Isso TAMBÉM deve ser valorizado, tal qual o trabalho de programador.
Se um programador fez tudo isso, ele simplesmente agiu do jeito errado em fazer esse trabalho pra uma empresa que não o valoriza. Se ele teve a idéia, identificou a necessidade e desenvolveu, tá deixando alguma empresa ganhar dinheiro nas costas dele pq é despreparado… ou burro mesmo, que não foi capaz de ir atrás de alguém que fosse capaz de vender a idéia pra ele - porquê, veja, ele geralmente não é bom nisso - simplesmente por se achar auto-suficiente e fazer tudo sozinho.

Você desvirtuou o assunto e começou a inventar história. Ninguém tentou depreciar o trabalho de ninguém, apenas deixar claro a importância do trabalho do programador.

Em uma empresa grande o suficiente para se ter departamentos de vendas e outros apenas para o desenvolvimento todos trabalham para o mesmo objetivo. Nesse caso o trabalho do progamador não é melhor e nem pior do que o de ninguém. Fato é que ele é vital para a sobrevivência do negócio, logo deve ser recompensado de acordo.

Esse é o ponto que precisa ficar claro na mente de todos. Não há diferenças para melhor nem para pior nesse caso, pois assim como um organismo que possui diversos orgãos, sem o programador a empresa morre.

Eu poderia dizer a mesma coisa que você disse só que o inverso. Que adianta “skills sociais” se você não tem como fazer nada daquilo que promete? Os sistemas se farão sozinhos? Os clientes serão satisfeitos só com palavras?

Não há como negar a importância do trabalho de programação. E se fosse tão desnecessário e de pouco valor, por que essas pessoas de “skill social” não o fazem? Por que os gerentes não o fazem? Não fazem porque não sabem, e nesse caso precisarão pagar alguém para fazê-lo. Alguém que tem muito mais conhecimento e competência para tal.

Não vejo porque alguns são tão resistentes à idéia de que o seu trabalho tem valor. Qual é a dificuldade em entender isso? Vocês gostam de subemprego?

Não desvirtuei nem inventei nada, respondi exatamente a tua pergunta.
Não há dificuldade nenhuma em entender o valor do trabalho de programador, até porquê - god dammit, vou falar pela 10ª vez - eu sou programador e sei do nosso conhecimento, trabalho e dia-a-dia. Mas nem por isso eu acho que sou a última coca-cola gelada do deserto.
E na boa: quer ganhar melhor? Aprenda a ler. Você é analfabeto funcional. Já escrevi trezentas vezes a mesma coisa - até de formas diferentes - pra ver se você entendia. Mas não dá pra escrever pra quem não saber ler.
Adios!

L

sergiotaborda:
leoramos:
sergiotaborda:
leoramos:

não. Isso não é verdade.
Primeiro que ele não sabe medir o proposito e portanto não tem como saber se serve ou não. Ele poderá vir a descobrir depois que usou o software por algum tempo, mas ai já pagou. Ele paga pelo desenvolvimento de um software que ele acha que irá servir um proposito (normalmente diminuir trabalho ou aproveitar um aoprotunidade). ele mão calcula roi, nem se interessa por saber se o sfotware atende nem em vincular o produtor do software a atender ao roi esperado.

É raro o cliente que pede um software e sabe o que esperar. É por isso que ha tanta coisa de má qualidade por ai. É culpa de quem não sabe comprar. Os clientes de hoje em dia mandão construir mansões e os programadores lhes entregam cavernas com exterior de mansão. O cara só descobre a fria depois depassou da porta de entrada.

Isso também é papel de quem vende, a meu ver. Se quem vende consegue mostrar o quanto vale, qual o retorno, vende até melhor. E mais caro, diga-se de passagem.
Que cliente compra mal, isso é fato. Mas isso também é uma cultura que cabe a nós, desenvolvedores, mudar.

K

Voltando ao assunto de onde trabalha ou trabalhou …

um amigo de um amigo meu andou dizendo que em uma GRANDE empresa de 3 letras andaram cortando o Cafezinho (produtividade do povão) …
É por isso que amo morar nesse País sério !!

L

kaolzz:
Voltando ao assunto de onde trabalha ou trabalhou …

um amigo de um amigo meu andou dizendo que em uma GRANDE empresa de 3 letras andaram cortando o Cafezinho (produtividade do povão) …
É por isso que amo morar nesse País sério !!

Numa de 3 letrinhas que trabalhei, não cortaram. Só que regularam: colocaram uma máquina de café em cada andar, que cobrava 0,30 centavos por café, e deram um aumento de 40 reais no ticket alimentação. O cartão do ticket era aceito pela máquina. Sentiu a maldade? hehe

Esse lance de regular água, que alguém falou antes, é o fim da picada, rapaz… tá louco.

Abraços!

W

Caramba… Cafézinho miguelado??? Está fuedis mesmo… kkkkk

Onde to trampando tem pão e café e sucos de café da manhã… e durante o dia cafézinho feito pelas tias… muito bom…

antes onde trampava era aqueles cafés de máquinas… horríveis!!!

Abraços
Wanderson

T

leoramos:
Thiagosc:
leoramos:

Não há dificuldade nenhuma em entender o valor do trabalho de programador, até porquê - god dammit, vou falar pela 10ª vez - eu sou programador e sei do nosso conhecimento, trabalho e dia-a-dia. Mas nem por isso eu acho que sou a última coca-cola gelada do deserto.
E na boa: quer ganhar melhor? Aprenda a ler. Você é analfabeto funcional. Já escrevi trezentas vezes a mesma coisa - até de formas diferentes - pra ver se você entendia. Mas não dá pra escrever pra quem não saber ler.
Adios!

Quando você terminar com o seu showzinho histérico volte ao meu comentário e responda exatamente aquilo que eu disse e não aquilo que você inventou (straw man argument).

Entre outras coisas, isso aqui:

Demonstre como isso está errado.

Quem inventou que alguém é a “a última coca-cola gelada do deserto” foi você.

L

wandersonxs:
Caramba… Cafézinho miguelado??? Está fuedis mesmo… kkkkk

Onde to trampando tem pão e café e sucos de café da manhã… e durante o dia cafézinho feito pelas tias… muito bom…

antes onde trampava era aqueles cafés de máquinas… horríveis!!!

Abraços
Wanderson

aqui onde eu trabalho vc ganha por mes uma fichinha contendo 10 cafezinhos daqueles bem pequenos… e so… a maquina não aceita nem moeda… so aceita a ficha…

sem cafe a produtividade vai la embaixo…

L

Aqui em Floripa tem caído um pouco o número de PJs (de certa forma, isso é bom), mas tem aumentado o número de ‘CLT Flex’.
Os salários aqui nunca foram dos melhores. Tem até um tópico aqui no GUJ falando sobre uma aparente ‘formação de cartel’ de empregadores; quando li, achei que fosse daqui (talvez seja, não sei). Júnior, em Floripa, não ganha mais de 1500.
Senior - CLT, uns 3.500 (em média, óbvio que tem gente que ganha mais).

Abraços!

A

já trabalhei em um lugar onde tinha uma tia do salgado, todo dia umas 15:30 hs ela aparecia, todo mundo tinha o seu caderninho de fiados e pagava só no final do mês :slight_smile:

L

… principalmente quando você tem que começar a trabalhar as 8 da manhã… triste, triste…

L

leoramos:
Aqui em Floripa tem caído um pouco o número de PJs (de certa forma, isso é bom), mas tem aumentado o número de ‘CLT Flex’.
Os salários aqui nunca foram dos melhores. Tem até um tópico aqui no GUJ falando sobre uma aparente ‘formação de cartel’ de empregadores; quando li, achei que fosse daqui (talvez seja, não sei). Júnior, em Floripa, não ganha mais de 1500.

Abraços!

reclamando de barriga cheia… aqui em ctba senior ganha 1,5k…

L

Sente só: o tópico começou falando de LUGARES, passou pra VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL e estamos falando de CAFÉ E AMBIENTE.

E pela cara de feliz da galera respondendo os últimos, sinto que a raça aqui valoriza ambiente pra caramba também… minha última mudança foi por causa disso.
O cretino do líder de equipe não dava nem bom dia pra raça (e a galera dava bom dia, o figura nem respondia)…

L

Tá zoando? Tá feita a coisa por aí, mesmo, né? :open_mouth:

L

Thiagosc:
leoramos:
Thiagosc:
leoramos:

Adios!

Quando você terminar com o seu showzinho histérico volte ao meu comentário e responda exatamente aquilo que eu disse e não aquilo que você inventou (straw man argument).

Entre outras coisas, isso aqui:

Demonstre como isso está errado.

Quem inventou que alguém é a “a última coca-cola gelada do deserto” foi você.

Não vou demonstrar que está errado, porquê não está, exatamente como eu falei antes. Isso não é motivo pra desvalorizar o trabalho dos ‘engomadinhos’, foi isso que eu quis dizer. Em QUALQUER empresa, todos trabalham para um mesmo objetivo. Se não o fazem, estão no lugar errado, postura errada.

Leia o que você escreveu antes sobre a valorização do programador e ‘os engomadinhos’, e veja se fui eu que inventei algo.
Eu não criei idéia alguma pra você, você mesmo colocou sua posição com relação à minha opinião e eu a refutei, inclusive. Se alguém criou algo aqui, foi você, ao ignorar todas as vezes que eu citei a valorização do trabalho do programador, mas especificando suas funções básicas, tal qual o fiz com a função do Analista.
(Sobre a frase acima, talvez você precise entender o que você mesmo tentou dizer com ‘straw man argument’. Se você entendesse o conceito, saberia que quem usou isso foi você, ao refutar uma meia frase minha, e não o todo da idéia).

L

luistiagos:
leoramos:

Abraços!

reclamando de barriga cheia… aqui em ctba senior ganha 1,5k…

Andava rolando uma thread sobre o mercado de Curitiba. Ano passado eu quase me mudei pra Curitiba, mas ia contratado como terceirizado de uma empresa aqui de Floripa, e o salário era mais que o dobro disso. Mas, como eu disse, era pra terceirizado… daí muda de figura.
Quais empresas ‘grandes’ de desenvolvimento têm nome por aí? Aquelas que contratam mais gente, etc…?

W

Quais as maiores empresas de PR, SC e RS?

To pensando em depois que terminar o mestrado respirar uns novos ares…

Quanto a cartel não sei… mas que jogaram o salário de analista e programador lá embaixo… ahhh isto fizeram… aqui em SP tb…

Antes mandava CV e em 10 minutos tinha nego ligando… agora pedem pretensão se não colocar nem olham e mesmo assim tava fueda…

Abraços
Wanderson

T

leoramos:

Não vou demonstrar que está errado, porquê não está, exatamente como eu falei antes. Isso não é motivo pra desvalorizar o trabalho dos ‘engomadinhos’, foi isso que eu quis dizer. Em QUALQUER empresa, todos trabalham para um mesmo objetivo. Se não o fazem, estão no lugar errado, postura errada.

Leia o que você escreveu antes sobre a valorização do programador e ‘os engomadinhos’, e veja se fui eu que inventei algo.
Eu não criei idéia alguma pra você, você mesmo colocou sua posição com relação à minha opinião e eu a refutei, inclusive. Se alguém criou algo aqui, foi você, ao ignorar todas as vezes que eu citei a valorização do trabalho do programador, mas especificando suas funções básicas, tal qual o fiz com a função do Analista.
(Sobre a frase acima, talvez você precise entender o que você mesmo tentou dizer com ‘straw man argument’. Se você entendesse o conceito, saberia que quem usou isso foi você, ao refutar uma meia frase minha, e não o todo da idéia).

Ô rapaz do bloqueio mental, quem aqui desvalorizou o “engomadinho”? Quote por favor, ou não existe. O tal engomadinho foi citado em alguns comentários apenas para questionar porque um vale mais que o outro na visão de muitos aqui.

A propósito, você já recebeu todas as peças do quebra-cabeça e agora é problema seu encontrar a “big picture” a partir delas. Primeiramente você acusou quem pensa que o trabalho do programador é essencial de “cubano”, o que é uma alusão ao socialismo, aqui:

leoramos:

Quando eu te lembrei que você estava equivocado, porque nós somos os donos dos meios de produção, você mudou de assunto aqui:

Aliás, nem comentei o seu erro primário aqui. Nós não somos “força de produção”, nós somos a indústria. Continuando, depois que seu erro foi demonstrado, descambou para o ridículo aqui:

Onde eu grifei a parte equivocada, onde você tenta transformar isso em uma questão pessoal, quando na verdade o que foi dito até agora foram apenas fatos que independem de quem quer que seja e de onde quer que esteja. É fato que nós somos donos dos meios de produção. É fato que essas empresas dependem da gente para sobreviver. É fato que nós controlamos o processo de aplicar esse conhecimento na construção de produtos que eles precisam. Nós somos a indústria, rapaz.

Bota a cabeça para funcionar.

F

Acho q essa questão de remuneração é relativo, não da pra dizer se é muito ou pouco. Depende muito do custo de vida na cidade. Acho que já até discutiram isso em algum lugar por aqui.

L

Thiagosc:
leoramos:

Ô rapaz do bloqueio mental, quem aqui desvalorizou o "engomadinho"? Quote por favor, ou não existe. O tal engomadinho foi citado em alguns comentários apenas para questionar porque um vale mais que o outro na visão de muitos aqui.

A propósito, você já recebeu todas as peças do quebra-cabeça e agora é problema seu encontrar a "big picture" a partir delas. Primeiramente você acusou quem pensa que o trabalho do programador é essencial de "cubano", o que é uma alusão ao socialismo, aqui:

leoramos:

Quando eu te lembrei que você estava equivocado, porque nós somos os donos dos meios de produção, você mudou de assunto aqui:

Aliás, nem comentei o seu erro primário aqui. Nós não somos "força de produção", nós somos a indústria. Continuando, depois que seu erro foi demonstrado, descambou para o ridículo aqui:

Onde eu grifei a parte equivocada, onde você tenta transformar isso em uma questão pessoal, quando na verdade o que foi dito até agora foram apenas fatos que independem de quem quer que seja e de onde quer que esteja. É fato que nós somos donos dos meios de produção. É fato que essas empresas dependem da gente para sobreviver. É fato que nós controlamos o processo de aplicar esse conhecimento na construção de produtos que eles precisam. Nós somos a indústria, rapaz.

Bota a cabeça para funcionar.

Não dei a ninguém a alcunha de socialista quando falei de Cuba. Fiz uma metáfora, mas
pra variar, —>> ISSO FOI UMA IRONIA (vou marcar, daqui pra frente)
você não entendeu.
Se achas que todo mundo deve ganhar tanto quanto produz, empreenda, vá a luta. Mas não ache que o teu chefe vai te dar um aumento a cada certificado de workshop que tu apresentar.
E eu disse que somos FORÇA DE PRODUÇÃO PARADA EM CASA, não só ‘força de produção’. Não separa a frase, que ela perde o sentido.
E quanto a ‘não somos força de produção, somos a indústria’, é exatamente o que eu falei antes: pede demissão, então, e vai programar E fazer levantamento de requisitos E analisar processos E propôr soluções E vender. Pronto, resolvido!

Concordo em parte. Eles precisam dos produtos, mas infelizmente, nem sempre estamos aptos a saber do que eles precisam. Aí, nós e os Analistas (de processos, negócios…) trabalhamos em conjunto e aí sim, somos indústria. Até lá, somos mão-de-obra, tão úteis quanto
uma colheitadeira na Av. Paulista —>> ISSO FOI UMA METÁFORA.

E essa discussão não tá produzindo NADA, porquê você já enfiou na cabeça que eu sou um pouco-chauvinista que não reconhece nosso valor… C’est la vie.

Abraços!

C

Relaxa, esse cara é o rei dos trolls… inclusive um tópico foi recentemente trancado por causa do comportamento dele.

L

Se tem um lugar onde custo de vida tá na estratosfera, é Floripa.
De imóvel à cesta básica, o preço de tudo é um absurdo.
Só que se criou um pouco a idéia de que Floripa é a terra dos sonhos. Então vem um monte de gente de fora (com mais grana que o pessoal daqui), ganha dinheiro prestando serviço aqui, MAS, utilizando mão-de-obra ‘barata’. Ganha-se muito, mas pra empregado a situação é diferente.
Em Curitiba, achei mais barato que aqui… tô errado?

W

Custo de vida no Brasil inteiro tá fueda…

Pago de aluguel em SP 1300… :frowning:

L

wandersonxs:

caraca… vc mora em uma mansão?

L

wandersonxs:

Aqui se aluga uma CASA, e bem razoável, na ilha (que é mais caro) com esse valor.
Em São Paulo, imóvel é pior mesmo… mas de resto (alimentação, etc) sempre achei melhor que aqui (já trabalhei aí).

Abs!

T

luistiagos:
wandersonxs:

caraca… vc mora em uma mansão?

pelo valor não. Essa é a média aqui em SP.

L

wandersonxs:

Por isso que fui morar no interior(região de itu, salto, indaiatuba) e não me arrependo. Trabalho em Alphaville, e não pego trânsito pra ir embora caso eu vá de carro trabalhar. Só quem já fez isso pra saber o quanto melhora sua qualidade de vida.

Obs: Casei há 4 meses e por enquanto estou morando de aluguel. Pago metade do valor que vc paga de aluguel para morar numa casa, com quintal bom, garagem pra 2 carros.

L

Olá

É uma situação difícil que a gente vive no GUJ e que está sendo atualmente discutida entre os moderadores. Deixar que os participantes aturem gente que trata os outros de maneira estúpida não vai melhorar nosso fórum. Aqui deveria ser um local de diálogo. No entanto o que eu li neste tópico foram frases do tipo:

• deixem de ser putas baratas
  • Aprendam a se valorizar
  • Quando você terminar com o seu showzinho histérico
  • Ô rapaz do bloqueio mental,
  • Bota a cabeça para funcionar.

Estas frases não constroem diálogos. E muito menos ajudam alguma coisa no entendimento do tópico. Já tentamos resolver através de MPs e não funcionou. Será que precisamos de gente assim?

[]s
Luca

W

É pago isto mesmo … é uma casa grande … mas não é mansão nenhuma não…

Era do interior São José dos Campos e trabalhei em SP 7 anos viajando de fretado …
Agora q mudei para SP depois de 4 meses trabalho em Alphaville… :frowning: 40 KM longe de casa… Moro na zona sul do lado do aeroporto.

Bem, minha e apenas minha opinião… Não troco trabalhar na Paulista por nada… foram 7 anos trabalhando naquela região… e sinto saudades de:

• Mulheres lindissimas (ai garotas do city, real… )
  • Bons lugares para almoçar
  • Bons lugares para um bom happy hour…
  • Baladinhas

Eu trabalho em alphaville mas não gosto nem um pouco daqui… Apenas ta valendo apena pq o projeto q atuo é interessante e estou aprendendo com meu colegas… Mas volto para SP brincando, mas nessa vida tudo tem seu tempo…
Hj estou me dedicando muito ao mestrado… então onde estou está tranquilo.

Abraços
Wanderson

C

Luca:
Olá

É uma situação difícil que a gente vive no GUJ e que está sendo atualmente discutida entre os moderadores. Deixar que os participantes aturem gente que trata os outros de maneira estúpida não vai melhorar nosso fórum. Aqui deveria ser um local de diálogo. No entanto o que eu li neste tópico foram frases do tipo:

Estas frases não constroem diálogos. E muito menos ajudam alguma coisa no entendimento do tópico. Já tentamos resolver através de MPs e não funcionou. Será que precisamos de gente assim?

[]s
Luca

Pois é.

A

luiz_ross:
wandersonxs:

Por isso que fui morar no interior(região de itu, salto, indaiatuba) e não me arrependo. Trabalho em Alphaville, e não pego trânsito pra ir embora caso eu vá de carro trabalhar. Só quem já fez isso pra saber o quanto melhora sua qualidade de vida.

Obs: Casei há 4 meses e por enquanto estou morando de aluguel. Pago metade do valor que vc paga de aluguel para morar numa casa, com quintal bom, garagem pra 2 carros.

Isso ai Luiz, Interior Rulez !! :slight_smile:

L

Luca:
Olá

[]s
Luca

Faço aqui meu mea culpa, que eu também me passei.

Realmente, não constrói nada.

E aproveitando pra responder sobre o interior: se não fosse a faculdade, já tinha me jogado. Mas a hora que acabar… adios Floripa hehehe
(eu me acho maluco, às vezes; o povo querendo vir pra cá, e eu querendo me arrancar. Vai entender…)

B

7 páginas e relativamente poucos relatos.
Foco galera!!
:wink:

T

Luca:
Olá

[]s
Luca

Luca, será que excluir arbitrariamente tópicos sem dar explicação alguma ajuda na construção do diálogo, assim como o Luiz Aguiar e outros fazem? E ainda tirar uma com a cara do usuário dizendo “vá para reclamar para outro”.

Será que chamar os demais de “analfabeto funcional” como o leoramos faz, ajuda?

Por favor, elucide-nos qual é a forma de construção de diálogo sendo que a própria moderação é incoerente, não age de forma justa e consistente, tem dois pesos e duas medidas para usuários diferentes e usa seus privilégios de moderador para promover os seus próprios interesses privados.

Será que aquele tópico que eu criei sobre uma programadora citando situações constragedoras com a comunidade Ruby afeta os interesses comerciais de alguns daqui?

Não sei. Alguns moderadores não são muito transparentes e dão a entender que há outros interesses por trás de suas ações.

W

Luca… já passou da hora de trancar o tópico…
Estava bacana discutir sobre experiências… mas zuou tudo e fugiu completamente do foco…

Abraços
Wanderson

F

Só que se criou um pouco a idéia de que Floripa é a terra dos sonhos. Então vem um monte de gente de fora (com mais grana que o pessoal daqui), ganha dinheiro prestando serviço aqui, MAS, utilizando mão-de-obra ‘barata’. Ganha-se muito, mas pra empregado a situação é diferente.

Cara, eu moro em Belo Horizonte e até agora estou satisfeitíssimo, não me interesso em mudar por enquanto.

Pra você ter uma idéia, pago R$ 500,00 de aluguel + condomínio pra morar em um apartamento de solteiro num região semi-nobre daqui. E tem vários tipos de empresas também, desde as que pagam mal às que pagam bem. Acho o mercado aqui muito bom, tem várias empresas grandes regionais.

Resumindo, estou muito satisfeito.

W

Cara, eu moro em Belo Horizonte e até agora estou satisfeitíssimo, não me interesso em mudar por enquanto.

Pra você ter uma idéia, pago R$ 500,00 de aluguel + condomínio pra morar em um apartamento de solteiro num região semi-nobre daqui. E tem vários tipos de empresas também, desde as que pagam mal às que pagam bem. Acho o mercado aqui muito bom, tem várias empresas grandes regionais.

Qual a faixa de salário ai para desenvolvedor e analista (PJ e CLT)?

Abraços
Wanderson

F

Abraços
Wanderson

Cara depende, aqui em BH pelo que eu percebo, não tem muito essa divisão certinha de Jr, Pleno e Sênior não, mas um desenvolvedor com um conhecimento bom aqui ta gahando na faixa de R$ 4.000,00 CLT, o que é muuito e relação ao custo de vida aqui, que é relativamente baixo.

T

Cara aqui em BH, o mercado é muito em alta, tem empresas que pagam super bem e outras que pagam razoavelmente. O valor que o nosso chegado falou, faz sentido para quem é Senior, pois pleno e junior não chega a este valor. Mas vale a pena.

F

Cara aqui em BH, o mercado é muito em alta, tem empresas que pagam super bem e outras que pagam razoavelmente. O valor que o nosso chegado falou, faz sentido para quem é Senior, pois pleno e junior não chega a este valor. Mas vale a pena.

Concordo!

W

Abraços
Wanderson

Cara depende, aqui em BH pelo que eu percebo, não tem muito essa divisão certinha de Jr, Pleno e Sênior não, mas um desenvolvedor com um conhecimento bom aqui ta gahando na faixa de R$ 4.000,00 CLT, o que é muuito e relação ao custo de vida aqui, que é relativamente baixo.

Legal amigos… vcs saberiam mais ou menos o valor para analista de sistemas SR com experiencia em Mercado financeiro?
Abraços
Wanderson

M

será que não seria mais interessante criar um tópico(sim, mais um) referente ao valor em determinada região, ou até ressucitar um dos criados?

que tal voltar ao assunto do tópico, as primeiras paginas estavam muito legais…

M

luistiagos:
Em algumas empresas que trabalhei o analista só servia como uma pedra no seu caminho… pois ele não entendia absolutamente nada de codificação… ele só entendia puramente de negocio… não sabia fazer um if sequer…
só faziam cagada e eram os desenvolvedores que pagavam o pato… na verdade para nos eles não passavam de um usuario que tem conciencia do que é um BD… mas não passavam de um intermediador do usuario… porem sempre prejudicavam os proprios usuarios colocando coisas nada haver e não pegando a infornação correta… por causa desses “analistas” perdiamos um monte de produtividade e tinhamos um monte de bug pois os vulgo “analistas” falavam o que queriam que os desenvolvedores fizessem na app porem não falavam o pq queriam aquilo ou o que o cliente disse a eles… ou seja tinha um monte de remendo: uma OS para implementar regra tal… depois vinha outra para tirar a regra tal… depois vinha outra denovo para modificar regra tal… depois outra para fazer voltar denovo tal regra… não esqueço o dia que um analista me relatou o seguinte problema na app: “não esta aparecendo a imagem de ‘carregando’ quando eu mando gerar o relatorio”… fui verificar e não estava aparecendo pq o relatorio estava sendo gerado imediatamente e nem dava tempo de ela aparecer… relatei isto ao “analista” e ele me pediu para colocar um delay para diminuir a velocidade do relatorio para o cliente poder ver a paradinha de carregando…

agora pergunto… da pra levar um cara desses a serio?
este tipo que não conhece nada de desenvolvimento de software só conhece um pouco de negocio e de administração só atrapalha o desenvolvimento de software… realmente se eu fosse dono de uma empresa não contratava de modo algum um analista deste tipo…
contrataria apenas desenvolvedores e eles fariam o trabalho como ele realmente deve ser feito…

Não é por nada, mas este é o tipo de analista q mais vi até hj…

Eita trabalhinho fácil esse desses analistas de boteco, até pensei em virar um em uma empresa, pra poder ganhar mais e n me extressar. Mas odeio ter q ficar viajando e conversando com cliente.

S

Editado para a eternidade…

Criado 17 de setembro de 2009
Ultima resposta 17 de set. de 2009
Respostas 112
Participantes 35