Opinao de voces sobre curriculum

18 respostas
Y

ja venho a um tempo estudando, conheço bastante sobre algumas linguagens, nao um conhecimento integro sobre a linguagem, todo sistema que eu desenvolvo é para mim mesmo ou para amigos meus para aprimorar meus conhecimentos

a alguns meses venho deixando curriculum para estagio na área de desenvolvimento ou até mesmo alguns empregos de programador que aceite candidatos cursando o ensino superior no riovagas, infojobs, esses sites de empregos gratuitos, mas nunca sou selecionado para uma estrevista ou algo do tipo

nao sei se é por nao ter uma experiencia anterior, ou se por nao ter ingles avançado
mas entao, queria pedir a ajuda de voces, para da uma olhada em meu curriculum, voces que ja atuam na área podem dizer onde falta me especializar, ou algum furo no curriculum

valeu pessoal, abraço

______________________________ (curriculum) _______________________

Yuri Araujo Diniz Schmitz

Brasileiro, 20 anos (04/06/92), solteiro
Av. Candido Benicio, 362 Tanque
22148-010 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
Cel: (21) 7002 - 7115
Cel Recado: (21) 9564 - 1552
[email removido]

Objetivo

Aplicar minhas habilidades em desenvolvimento de sistemas para web com o objetivo de aumentar meus conhecimentos

Perfil profissional

> Habilidades: Dinamico, Facilidade em trabalhar em equipe, comunicativo, facilidade em aprender, boa logica, focado nos objetivos.

[b]Formação
> Graduação
Sistema de Informação, Estácio de Sá (junho/2016) - cursando.

Idiomas
Inglês: leitura intermediária, escrita básica, conversação básica.

[b]Histórico profissional

Armadillo[/b] - 09/2012 a 01/2013

(Empresa de médio porte no segmento comércio varejista)
Estoquista
Receber mercadorias, manter a organização e arrumação do estoque, auxiliar na venda

Último salário e benefícios
> Último salário: R$ 725,00 (atual).
> Benefícios
Vale Transporte - 150,00

Informações complementares

> Domínio no pacote Office
> Conhecimento em:
Servidores Windows, serviços e infraestrutura tecnológica
Desenvolvimento de sistemas utilizando:
HTML
CSS
C#
JQuery

Sql Server
Photoshop

aqui esta a formatação dele como é:

valeu pessoal, abraço

18 Respostas

I

Se eu fosse vc, tiraria o domínio de pacote office, isso ao meu ver não agrega em nada, e pior ainda, aparenta ser “encher linguica”

Deixaria somente sobre seus projetos, e colocar bem quais foram seus projetos, o que eles faziam, quais tecnologias usou, por mais que seja pra vc mesmo, ou pra sua tia… fale sobre eles, mostre seu conhecimento…
Como nao tem experiencia com tecnologia, essa é a parte interessante do curriculo. Foque nele

Edit: Talvez até tirar essa sua experiência profissional, por não agregar muito a nossa área. Mas isso outros poderiam opinar também.

Y

igor_ks:
Se eu fosse vc, tiraria o domínio de pacote office, isso ao meu ver não agrega em nada, e pior ainda, aparenta ser “encher linguica”

Deixaria somente sobre seus projetos, e colocar bem quais foram seus projetos, o que eles faziam, quais tecnologias usou, por mais que seja pra vc mesmo, ou pra sua tia… fale sobre eles, mostre seu conhecimento…
Como nao tem experiencia com tecnologia, essa é a parte interessante do curriculo. Foque nele

Edit: Talvez até tirar essa sua experiência profissional, por não agregar muito a nossa área. Mas isso outros poderiam opinar também.

valeu igor_ks, tinha essa duvida de tirar a experiencia profissional, mas acho que fica melhor ver que a pessoa ja trabalho antes, sabe o que é pegar no batente, e nao um filinho de papai que nunca trabalhou na vida rsrs

e como ficaria esses “projetos pessoais”?

tipo
> Nome do projeto
funcionalidade
tecnologias utilizadas(poderiar ser: Software desenvolvido em C# utilizando NHibernate para integração de daods e SQL Server para o armazenamento)
?

I

Então, por esse motivo mesmo que fiquei na duvida se é bom ter ou não…

Pois mostra que o cara pelo menos já sabe o que é trabalhar e como funciona um ambiente de trabalho e profissionalismo

L

Dá uma olhada na gramática, não sei se você escreveu assim no currículo, mas em

"> Habilidades: Dinamico, Facilidade em trabalhar em equipe, comunicativo, facilidade em aprender, boa logica, focado nos objetivos. "

Dinâmico e lógica tem acentos.
Utilize o corretor ortográfico do word para corrigir essas coisas.

• Tire o salário atual. Não acho relevante para o currículo

Acho melhor dividir as informações complementares por área:

• Linguagem de programação, banco de dados,desenvolvimento client side, por aí.

Por você estar na faculdade você poderia tentar um estágio.

N

Cara, tira isso : Habilidades: Dinamico, Facilidade em trabalhar em equipe, comunicativo, facilidade em aprender, boa logica, focado nos objetivos.

Sem querer pegar no seu pé, aprimore seu português, comece editando seu post colocando acentuação nas palavras.

Faça um currículo seguindo essas dicas: http://www.loiane.com/2010/02/carreira-em-ti-curriculo-para-primeiro-estagio/

Nesse mesmo post, tem um modelo de currículo objetivo e bem montado.

Outra detalhe muito importante, quando for enviar seu currículo por e-mail, envie em anexo e no formato PDF.
No corpo do e-mail escreva algo assim:

Bom dia/Boa tarde,

Segue meu currículo em anexo referente a vaga XYZ exposta no site XYX.com.br

Atenciosamente,
Seu nome

No assunto do e-mail coloque o nova da vaga :slight_smile:

Somente informe pretensão salarial se for explicitamente solicitado.

Depois que tiver em mãos um currículo bem montado, procure vagas em lugares certos: CIEE, Nube, APInfo, Catho(lá tem uma modalidade de assinatura para estagiários, bem em conta), mural da sua faculdade.

E

Realmente é bom conferir a gramática.
Por exemplo, você escreveu “trabalho” quando queria dizer “trabalhou”.
Poste seu currículo corrigido, e a gente pode ver aqui se há mais alguma coisa que pode ser corrigida.
Por acaso você sabe Java? É que está postando neste fórum de Java mas isso não está indicado no currículo.

S

Comentários no meio do texto

yschmitzz:
j

Objetivo

Aplicar minhas habilidades em desenvolvimento de sistemas para web com o objetivo de aumentar meus conhecimentos

O objetivo deve ser mais claro. Exemplo : Programador Web. ou Desenvolvedor Web.
Não coloque “junior” ou “senior” isso é para o RH decidir, não vc.
Se vc procura um estágio tb não coloque no objetivo. Isso será obvio pela vaga a que se candidatar.

remova isto. Isto o RH irá decidir na entrevista e os seus colegas irão ver na prática.

2016 ? Coloque quando começou.

remova as experiencias profissionais que não são da área que se está caddatando. Ser estoquista é irrelevante para progromação web.
Coloque com outro titulo, tipo “Outras experiencias profissionais” ou algo assim. A ideia é mostrar que vc é responsável e que outras pessoas confiam em vc.
Isto também pode ser alançado se vc pratica algum esporte. Isso também mostra esforço e comprometimento.

Lembre-se que o RH não procurar seus skills tecnicos, primeiro eles procuram seus skills humanos.
Depois vem a parte tecnica. E seu curriculo é para estágiário ou junior no máximo e ai pesa mais a vontade que vc mostrar do que a experiencia.

Adicione também uma secção de cursos que tenha feito (de inglês por exemplo) e certificações que vc possa ter.

Não coloque valores de nenhum tipo. isso limita sua negociação. Tenha um valor em mente. Pergunte na enrevista quanto eles oferecem e veja se aceita. Simples assim.
às vezes o cara pergunta para você na lata. Se ele fizer isso diga que prefere conhecer mais da vaga e da empesa e do trabalho, antes de dizer um valor. Evite dizer um valor, mas se tiver que o fazer diga um valor um pouco maior do que tem na cabeça, tipo 20% a mais, para obrigar a uma negociação ou no minimo a que o RH lhe diga o valor. Sempre tente obrigar o entrevistador a dizer o valor , mas sem ser muito direto nem rude. Veja assim, o primeiro que perguntar tem vantagem, e se for vc o entrevistador ficará em posição de defesa e o deixa menos confortável e acabe dizendo o valor que ele está pensando. Mas não chute um valor qualquer. informe-se no mercado, na net, etc… qual seria um valor aceitável para a posição que vc quer. Saiba também os valores das posições anteriore e seguinte. Se o cara lhe disser um valor mais perto da anterior signfiica que ele está classificando-o nessa categoria. O mesmo para a seguinte. Isso ajuda vc a saber o que falar e negociar. por exemplo se o cara oferece um valor equiparável ou da posição anterior , vc pode mostrar experiencias que vc tenha que o destinguam dessa categoria e tentar valorizar-se. Por isso é importante vc saber onde quer estar e se tem capacidade de estar lá.

Apenas coloque coias relevantes ao que vai fazer. Office é irrelevante, Photoshop não porque é trabalho com web, mas como é uma ferramenta muito famosa e especifica, é bom ter a certeza se vc se garante. Caso contrário, remova-a ou coloque numa secção de “outros conhecimentos”

Tente explorar mais coisas , por exemplo vc não tem o básico de um programador web ,saber o que é HTTP. Vc colocou jquery, mas não Javascript. JSON é javascript. coloque tb
Jquery faz ajax. Sabe o que é ajax ? Coloque também. SQL Server usar SQL , vc sabe SQL ? coloque também. C# tem várias versões, coloque quais conhece. O mesmo para SQL Server e Photoshop. Ou seja, produtos, coloque a versão ( ou várias se conhecer várias)
Veja no texto da vaga se pede alguma tecnologia especifica e se vc se sentir confiante com ela , coloque também . Algumas tem nomes complexo só para enganar, entao pesquise para ver se não é algo que vc conhece com outro nome.
Alguns RH gostam que vc classifique seus conhecimentos tipo “conhecimento avançado em HTML e rudimentar em Javascript” . Não faça isso. Se eles quiserem que perguntem. contudo, se vc não se garante é melhor colocar como “outros conhecimentos”

Lembre-se de fazer um CV dedicado à vaga e não um CV geral. Isso ajuda vc a acertar no alvo. Sempre coloque o que vc for aprendendo. Nunca coloque dinheiros. Tente espremer ao máximo o seu conhecimento em coisas que vc pode colocar, se vc não se garante em alguma area dessas, coloque como outro conhecimentos. mas cuidado para não por muita coisa nesta secção.

A

Outra coisa: quando postar o currículo aqui, omita as informações pessoais (endereço, telefone, etc.) :wink:

M

especialmente e-mail, inclusive indico você ir clicar la no editar da sua primeira mensagem e tirar o seu e-mail de la… senão logo você acaba recebendo spam…

eu detesto ser xato da lingua portuguesa no forum, considero que no forum você não precisa estar com tudo escrito impecavelmente correto, mas no curriculum isso é muito importante, então só reafirmando, o que o pessoal ai falou do português, é bastante importante isso…

Y

Ficou assim

[b]Projetos:

Launcher para servidor de RPG:[/b]
Software desenvolvido com a função de manter o usuário atualizado com as novas informações e nova versão do servidor sem que o haja a necessidade de acessar o site para verificar a existência de novas atualizações, também mantendo a segurança do servidor contra ataques hackers.

Software desenvolvido na linguagem C# utilizando WPF para melhor interação com o usuário final

> Editor de Banco de Dados:
Software desenvolvido para automatizar a edição de inúmeros dados utilizando como busca algum ponto em comum entre eles.

Software desenvolvido na linguagem C# utilizando ADO.NET para interação com o banco de dados MySql

> Site de servidor RPG:
Site para divulgação, anúncio, venda, de um servidor de RPG, com sistema para cadastro e login de usuários, com níveis de acesso para facilitar a administração de usuários e gerenciamento do site, sem a necessidade de estar no servidor

Site desenvolvido em Asp.Net e C#, utilizando CSS, JQuery e ADO.NET para interação com o banco de dados SQL Server

Sem querer pegar no seu pé, aprimore seu português, comece editando seu post colocando acentuação nas palavras.

meu português ta um lixo mesmo norbAns

remova as experiencias profissionais que não são da área que se está caddatando. Ser estoquista é irrelevante para progromação web.
Coloque com outro titulo, tipo “Outras experiencias profissionais” ou algo assim. A ideia é mostrar que vc é responsável e que outras pessoas confiam em vc.

voce quer dizer assim?

Outras experiência profissional
> Armadillo - 09/2012 a 01/2013
(Empresa de médio porte no segmento comércio varejista)
Estoquista
Receber mercadorias, manter a organização e arrumação do estoque, auxiliar na venda

Atividades Complementares
> Hobbies: Futebol, Volei, Surf

Apenas coloque coias relevantes ao que vai fazer. Office é irrelevante, Photoshop não porque é trabalho com web, mas como é uma ferramenta muito famosa e especifica, é bom ter a certeza se vc se garante. Caso contrário, remova-a ou coloque numa secção de “outros conhecimentos”

Tente explorar mais coisas , por exemplo vc não tem o básico de um programador web ,saber o que é HTTP. Vc colocou jquery, mas não Javascript. JSON é javascript. coloque tb
Jquery faz ajax. Sabe o que é ajax ? Coloque também. SQL Server usar SQL , vc sabe SQL ? coloque também. C# tem várias versões, coloque quais conhece. O mesmo para SQL Server e Photoshop. Ou seja, produtos, coloque a versão ( ou várias se conhecer várias)

Ficou assim
[b]Informações complementares

Conhecimento em:[/b]
Servidores Windows, serviços e infraestrutura tecnológica
> Desenvolvimento de sistemas utilizando:
Linguagens: C#, Javascript, Asp.Net
Frameworks: NET Framework 3.5, Ajax
IDE: Visual Studio 2010, Macromedia Dreamweaver

Client-Side: HTML, CSS
IDE: Macromedia Dreamweaver

Banco de Dados: Sql Server 2008

Outras conhecimentos:

> Photoshop CS5

só que é como postei, não tenho um solido conhecimento em C#, Ajax, nem asp, mas consigo desenvolver nessas linguagens com um pouco da ajuda do google, Javascript puro tenho um domínio, mas já pro Ajax tenho muito que pesquisar no google, java tenho um conhecimento muito básico, nem vou botar no curriculum, Sql server utilizando UPDATE, INSERT… é tranquilo, agora T-SQL não sei nem declarar uma variável :frowning:

quando posto “Framework: NET Framework 3.5” nao tem necessidade de falar sobre WPF e WCF né?

não são minhas informações Ataxexe, ta tudo alterado, só o nome que é meu :smiley:

valeu pessoal!

Y

mas uma coisa, é bom botar os livros que eu estudei?

N

Já vi em algumas vagas pedindo para citar no currículo os últimos livros técnicos lidos.

yschmitzz, só tenha certeza que vc pode se garantir de tudo o que vc colocou que sabe no currículo, pois possivelmente vc fará um teste prático antes de ser entrevistado.

A

Só para ter certeza, vc está utilizando o Apinfo tb?

Minhas dicas:

1 - Deixe o objetivo mais genérico, a menos q vc tenha um objetivo realmente específico, qdo. vc diz desenvolvimento web, significa q talvez vc n tenha
interesse em desenvolvimento desktop, bd e etc restringindo ainda mais as oportunidades;

2 - De fato, conforme citaram, jamais eu diria meu salário real atual, se for dizer, diga a mais para valorizar sua negociação;

3 - Vc praticamente não disse os projetos particulares q tem feito, aliás, vc tá escrito no GUJ há quase 3 anos, devia citar tudo, ex:
“participo constantemente de comunidades de Java na Internet, apoiando o avanço da tecnologia… desenvolvi tais telinhas p/ amigos, usando HTML, JS e etc” isso
é muito valorizado numa pessoa q tem zero de experiências na área como acredito ser seu caso, pois qdo. vc descreve o q fez é interpretado em conhecimento de
requisitos e regras de negócios e as tecnologias citadas em conhecimento técnico;

4 - Nunca gostei de deixar currículo em agências ou me inscrever em sites como InfoJobs, Vagas.com e etc, sem partir para o Apinfo, pois vc envia o CV diretamente no e-mail
do recrutador, montando sua listinha de contatos, q eu disparava semanalmente…

N

André, vc acha que é tranquilo enviar o currículo mais de um vez para o mesmo recrutador?

A

norbAns:
andredecotia:

4 - Nunca gostei de deixar currículo em agências ou me inscrever em sites como InfoJobs, Vagas.com e etc, sem partir para o Apinfo, pois vc envia o CV diretamente no e-mail

André, vc acha que é tranquilo enviar o currículo mais de um vez para o mesmo recrutador?

Vc quer uma resposta sincera? Eu consegui meu primeiro estágio exatamente da forma q disse. Eu entendo plenamente o q vc quis dizer, a questão é q eu fiz assim até quando deu certo. Eu acho q na teoria tudo é perfeito, na prática a gente tem q dar nossos pulos.

A

andredecotia:
norbAns:
andredecotia:

Vc quer uma resposta sincera? Eu consegui meu primeiro estágio exatamente da forma q disse. Eu entendo plenamente o q vc quis dizer, a questão é q eu fiz assim até quando deu certo. Eu acho q na teoria tudo é perfeito, na prática a gente tem q dar nossos pulos.

Aliás, tem muito recrutador desorganizado por aí, q na próxima semana se abrir uma vaga ele já n tem mais o currículo do “Fulano” q enviou o CV no mês passado… Eu partia de vários princípios, e q hj estou escrevendo este post pq consegui o estágio… Outro deles é, o Apinfo divulga como todos sabem o e-mail do recrutador, eu enviava o CV mesmo para vagas q eram totalmente fora do meu perfil, claro q eu eu mudava o assunto, coloca algo do tipo “CV - Estágio Desenvolvimento” pra facilitar pro recrutador… E tb somente para as regiões de São Paulo, onde moro.

A

andredecotia:
andredecotia:
norbAns:
andredecotia:

Aliás, tem muito recrutador desorganizado por aí, q na próxima semana se abrir uma vaga ele já n tem mais o currículo do “Fulano” q enviou o CV no mês passado… Eu partia de vários princípios, e q hj estou escrevendo este post pq consegui o estágio… Outro deles é, o Apinfo divulga como todos sabem o e-mail do recrutador, eu envia o CV mesmo para vagas q eram totalmente fora do meu perfil, claro q eu eu mudava o assunto, coloca algo do tipo “CV - Estágio Desenvolvimento” pra facilitar pro recrutador…

Acho esse negócio de Vagas.com, Curriculum.com tudo a maior furada, ou quem nunca se inscreveu num destes como analista jr. ou até mesmo estagiário e recebeu proposta de gerente ou diretor? Sem cabimento.

A

Sem falar os grupos de discussão q eu fazia parte… Yahoo e Google Groups. São excelentes para esta finalidade, aliás, onde estou atualmente, há quase 2 anos foi através de um destes grupos de discussão… Recomendo este abaixo, para quem é de São Paulo: http://www.guj.com.br/java/212519-networking_de_ti_sp.

Criado 4 de janeiro de 2013
Ultima resposta 6 de jan. de 2013
Respostas 18
Participantes 9