Opnião sobre o Maker

126 respostas
M

Pessoal, hoje estava lendo sobre o Maker (http://www.softwell.com.br/web/) e o achei bastante interessante para empresas que foco desenvolvimento Delphi e querem abrir algo voltado a web !!!

Algum amigo aqui do fórum já teve experiência com essa IDE ou conhece alguém que teve e que pode dar depoimentos a respeito ? Tipo, é possível desenvolver coisas complexas, como por exemplo, um sistema de pedido com N validações, do tipo Limite de Crédito, Situação no Serasa, Pedidos pendentes, Títulos em atrasos, etc… ??

Grato.

126 Respostas

P

Na thread vc verá mtas opiniões sobre o Maker:

http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java

[]'s

M

pardal_nb:
Na thread vc verá mtas opiniões sobre o Maker:

http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java

[]'s

Então, neste post são opniões baseadas em conceitos de RAD !!! eu quero opniões de desenvolvedores que tenham conhecido a ferramenta ou que já teve experiência com a mesma !!

Alguém ??

G

O MAKER É SHOW !!!

:slight_smile: :smiley: :lol:

Comprei recentemente e paguei 9.900 mireis e já estou comprando mais 2 cópias. Acho que devia custar 100.000 no mínimo. Pro meu concorrente não comprar. huahuahuahua…É realmente fantastico. O curioso é que estava navegando e achei ele no GUJ por acidente. Quando vi a galera detonando o “bichinho” fiquei curioso para saber porque a galera fazia tanta questão de detoná-lo. Liguei para a empresa e assisti uma apresentação remota. Fiquei louco, vi que era tudo que eu precisava para migrar minhas aplicações para WEB, e de forma rápida. Fiquei até meio assustado com o que vi, era bom demais para ser verdade. Procurei saber quem já usava e o que já tinham desenvolvido com ele e ai vi que os caras já tinham clientes grandes, como: cpmbraxis, jornal a tarde, prodeb e outros. Ai eu pensei, se os grandes estão por perto dos caras já devem ter escrafunhado tudo e então a coisa já deve estar boa. Foi dito e certo. O treinamento durou uma semana e foi na própria empresa. Durante o curso, pasmem, eu já havia desenvolvido a metade de um sistema de gestão escolar que já tenho em delphi/firebird, e que perdi 2 longos anos da minha vida para desenvolvê-lo. Eu estava aprendendo java/javascript/html/css e mais um monte de “letrinhas” que daqui a algum tempo não vai valer mais nada. Agora sei que não preciso mais. Agora é desenvolver, implantar e $$$ faturar $$$$$.

Ele não é para leigos, vc precisa ser programador, e nada tem a ver com o que a galera disse no http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java . e também não é um gerador de códigos. Você só gera fonte se quiser. Tenho 12 anos de TI e digo: não é como genexus, windev, gas x-maker e outras porcarias que ajudam no início e depois só fazem atrapalhar quando vc precisa dar manutenção cê tá ferrado. Galera, o maker parece mais com um “ACCESS AVANÇADO METABOLIZADO PARA PROFISSIONAIS”. E bota anabolizante nisso, vi até um joguinho que os caras da softwell fizeram com ele. Em pouco tempo como “maikeiro” já estou com meus sistemas prontos em java/postgre, instalado em alguns clientes e rodando na WEB. E tudo isso sem digitar uma linha de código.

Fico injuriado só de pensar que por pouco eu poderia ter seguido a opinião de alguns “idiotas frustados que nunca inventaram nada e que lambem o cú e ficam defedendo a sun, microsoft,ibm e outros grandes que nem sabem que eles existem”. Eu iria perder mais alguns anos da minha vida aprendendo coisas que o maker já tornou obsoletas . E, para estes “PESCOÇOS CIMENTADOS” eu digo: procurem ver esse troço porque realmente é algo novo e daqui a algum tempo vai ter outros produtos semelhantes no mercado. Daqui a algum tempo a empresa que vc trabalha vai adotar alguma coisa parecida, seu concorrente vai usar e vc vai ser obrigado a usar também, ou então vai sair do mercado por não ser competitivo. Na IDE tudo é visual, o % de bugs no meu sistema foi praticamente nulo. Além disso vc extende API como se faz em qualquer ambiente, usa impressora fiscal, tef, etc. e tudo isso sem depender da softwell.

Não estou dando apenas a minha opinião, estou fazendo um depoimento com base na minha experiência como usuário. Se tiverem mais dúvidas postem que eu tentarei ajudar.

Ah, tem também um link para o manual on-line http://www.softwell.com.br/maker/manual/ .

Bye,

F

Que bela “propaganda”, cheguei a solicitar um orçamento do sistema (R$ 6.000,00 na época) e achei absurdamente demasiadamente extremamente cara!

Opinião particular, tá?
Existem outras centenas de ferramentas (scriptcase, e-gen, etc) que prometem fazer o que o Maker diz fazer (não entro no mérito se realmente ele faz ou não porque não conheço o Maker), o que impossibilita de um dia procurar utilizá-lo é o preço, fiquel de tal maneira assustado que nem procurei saber se há versões demo.

Abraços e sucesso!

Marco A.

G

Tenho um amigo que trabalha no desenvolvimento do maker, ele disse que é bem interessante a ferramenta e ta conseguindo dá certo, de fato ainda não tive um contato com a mesma, apenas postei uma thread a alguns meses atrás que ainda está ativa, assim que eu obtiver mais resposta ou contato com a ferramente postarei um review com detalhes.

Eu acho que antes de criticarmos, deveremos ao menos conhecer para aí sim criar uma base mais sólida para argumentar a favor ou contra.

Tem um cunhado de meu atual chefe onde o mesmo parece que tomou curso do maker e ele disse que o maker é fantástico e muito produtivo.

G

Acho que estão confudindo tudo. Adquiri o scrptcase também, paguei 600 reais e perdi o dinheiro, ele só presta + - pra fazer CRUD e só funciona para php o e-gen assim como o jCompany são “apenas” frameworks. E o jcompany custa 6.000 contos, ainda bem que não comprei. Também avaliei e vi que era jogar dinheiro fora, porque tem um monte de framework bom e free, no mercado. Todos sabemos que qualquer framework ajuda e muito o processo de desenvolvimento, porém, fica-se preso ao mesmo.

“Não estou fazendo propaganda de merda nenhuma !!!”

Forum é um o ambiente ideal para trocar idéias e experiências, e estou citando a minha. E eu paguei para ver.

Mas parece que nem todos estão preparados e já partem para ofensas…

Só tentei ajudar, mas, talvez esteja no lugar errado…

Bye

E

Falta de compostura. Lamentável.

L

se o gárgula falassa que nem gente, o pessoal até poderia ter uma discussão saudável a respeito, pena que essa falta de postura realmente espanta qualquer pessoa

R

gargula

Mas parece que nem todos estão preparados e já partem para ofensas…
Cara você é um fanfarrão neh nos seus 2 primeiros posts você xinga e ainda vem dizer que o pessoal que parte para ofensas, nunca usei o Maker por isso não tenho uma opinião concreta sobre ela mas se depender das suas opiniões agressivas e sem fundamento vou ficar muitoo longe dessa ferramenta.

A

[off]Parem de criar flames, inclusive você, gargula.[/off]

Eu li um pouco da propaganda na INFO e ele parece ser muito legal mesmo. Depois de ler o que o gargula falou… deu uma vontade de usar.
Tenho uma pergunta: é uma ferramente CASE?

Abraço.

G

Peço desculpas pelos meus palavriados, minha intenção não foi de ofender ninguém. Apesar de achar que a carapuça serviu para alguém.

Errata:

Onde se lê:

“idiotas frustados que nunca inventaram nada e que lambem o cú e ficam defedendo a sun, microsoft,ibm e outros grandes que nem sabem que eles existem”

Leia-se:

“Algumas pessoas que passam a vida dizendo ‘amém’ para as grandes coorporações e tudo que elas criam”

Onde se lê:

“Não estou fazendo propaganda de merda nenhuma !!!”

Leia-se:

“Apenas estou colocando minhas considerações técnicas !!!”

Ficou melhor assim ???

G

Como faço para trechos de outros posts ??? com aspas e tudo mais ???

Grato

G

Perdão, copiar trechos de outros posts ???

Grato

A

Usa entre [] quote.
Aí se quiser colocar quem citou faz assim [ quote=nomedousuario ] e fexa com o [ /quote ] (sem os espaços que deixei).

Ps.: ficou muito melhor :slight_smile:

R

Jà li no site deles a respeito e fiquei assustado. Tive a impressão que agorinha mesmo vai ter “moleque de 15 anos” desenvolvendo sistemas a troco de balas e doces…

A

Pois é.
Mas o problema é achar filhinho de papai disposto a gastar uma grana pra comprar o produto, em vez de ficar batendo racha por aí :slight_smile:

G

rdantas:
Jà li no site deles a respeito e fiquei assustado. Tive a impressão que agorinha mesmo vai ter “moleque de 15 anos” desenvolvendo sistemas a troco de balas e doces…

rsrsrsrsrssrs

Não é bem assim não. Nada substitui o talento, ou seja, a lógica do programador. Hoje mesmo tive que otimizar um fluxo no meu sistema. Criei um fluxo para importar um arquivo texto para meu banco e estava demorando 25 minutos para processar. Mudei a lógica e o tempo caiu para menos de 1 minuto !!! A única diferença do fluxo para uma linguagem de programação qualquer é que vc cria seus algoritmos de forma visual, ou seja vc coloca os elementos de fluxogramas na tela, vai ligando e construindo sua rotina. Se vc faria besteira escrevendo código java, vai contiuar fazendo besteira. A diferença é que vc vai ver visualmente a besteira e corrigir mais facilmente.

Necessita todo um conhecimento profissional, senão o cara não sai do lugar.

Pois é !!!

Quer dizer, talvez dê, no máximo pra criar um “menu” :lol:

S

Gargula, vc que trabalha na empresa que fez o Maker, como consigo uma versão demo para avaliação? Tenho que pagar 9 mil para fazer um teste? E veja o meu comentário no outro post. Não tenho nada contra o Maker. Parece ser interessante a idéia, mas tem um nicho muito específico. Ele é destinado a um tipo de “programdor” muito específico… Não acho nem que ele seja destinado a programadores, mas sim a pessoas sem conhecimento técnico de programação que desejam fazer um programa de forma rápida e provavelmente engessada, pois uma generalização nesse nível provavelmente tem algum custo… Tudo tem seu preço…

Na boa, 9000 reais é piada. Como vc trabalha na Softwell deve ter recebido de graça…

Já ouviu falar de Cold Fusion ??? Excelente framework! Até uma criança faz aplicativos com ele… Visual Basic tb! Qualquer um faz uma aplicação desktop com Visual Basic! Cada opção para o seu nicho. Tem gente também que prefere fazer aplicação web com EJB, fazer o que né? Sempre haverá mercado para os dois extremos. Eu prefiro ficar no meio. :slight_smile:

G

pô saoj, vacilei… sou o cozinheiro da empresa e tive que pagar… mas agora já sei. Vou pedir + 2 cópias pro amigo do Grinvon !!!

Grinvon:
Tenho um amigo que trabalha no desenvolvimento do maker, ele disse que é bem interessante a ferramenta e ta conseguindo dá certo, de fato ainda não tive um contato com a mesma, apenas postei uma thread a alguns meses atrás que ainda está ativa, assim que eu obtiver mais resposta ou contato com a ferramente postarei um review com detalhes.

Eu acho que antes de criticarmos, deveremos ao menos conhecer para aí sim criar uma base mais sólida para argumentar a favor ou contra.

Tem um cunhado de meu atual chefe onde o mesmo parece que tomou curso do maker e ele disse que o maker é fantástico e muito produtivo.

Ou então pro cunhado do chefe dele…

Ah, vou ver se ele consegue uma pra vc usar e parar de escrever besteira…

E + algumas para suas crianças prodígio…

Fiquei impressionadissimo com elas !!! Talvez devam ser de um outro planeta…

ET’s que desenvolvem em coldfusion, vb, etc. e que estão disfarcadas de crianças…

hiiii , vou perder meus clientes e voltar pra minha cozinha !!!

:cry:

S

Só quiz falar que cold fusion é uma coisa bem simples e fácil de se trabalhar, mas não tem necessariamente a melhor arquitetura. Na época que eu trabalhei com ele, todo o código ficava junto com o html numa página .cfm. Era super ágil desenvolver uma aplicação web com ele, mas não era necessariamente a melhor maneira para fazer a coisa. Se bem que esse meu “melhor” é totalmente subjetivo. Algumas pessoas e empresas trabalham com cold fusion até hoje e estão super satisfeitas. Quem está certo?

Visual Basic mesma coisa. Faz-se uma aplicação desktop em segundos. Alguns vão dizer que os conceitos estão errados, outros vão dizer que estão certos.

Mesma coisa o Maker. Estou realmente querendo testar, pois acho que devem ter idéias boas ali. E como falei ele com certeza terá o seu mercado e o seu nicho, só acho que 9 paus ficou forçado. :slight_smile:

G

saoj:
Só quiz falar que cold fusion é uma coisa bem simples e fácil de se trabalhar…

Quanto é que estão pagando a um cozinheiro ai na Adobe System, onde vc trabalha, saoj ???

Tô pensando em pedir demissão da softwell !!!

A

Desculpem a burrice, mas vocês estão falando sério quanto ao trabalho?

Pior que hoje em dia é verdade… tem muito piazão fazendo coisas em VB, PHP e Cold Fusion. Até, a uns 2 anos atrás, um piazão da oitava série do fundamental fez um aplicativo que ficava aparencendo smiley na área de trabalho… achei impressionante aquilo… eu, que no primeiro ano da faculdade, não sabia nem fazer quicksort em pascal… mas não dá nada, a gente releva.

Até a propaganda do Maker diz que nada troca a lógica… “Você cuida da lógica e o Maker faz o resto”.

C

De novo, a mesma pergunta: o Maker é feito nele mesmo? [ y / N ]

P

O Maker é revolucionário! Programaçao por fluxograma!! Er… pena que isso existe há mais de uma década e nunca deu certo. As grandes usam! Um consultoria de 3 letrinhas que tira a maior parte de sua receita vendendo hardware e fazendo programas em COBOL e e um jornal regional. Aham. Muy grandes.

Construir aplicações que funcionam e possuem baixa qualidade técnica com fluxogramas ou outro método que não envolve programação existe desde sempre. Eles nunca deram certo exatamente porque a manutenção dessas coisas é uma droga.

R

Bom gargula, claro que nada substitui o talento. Mas como o Maker exige um nível técnico menor, a tendência é que empresas que contratam Analistas e programadores, passem a contratar um Analista, dois ou tres programadores e vários ‘montadores’ de sistema. Fica mais barato para a empresa. Do outro lado, o mercado para profissionais formados, vai ficando mais restrito, a oferta destes profissionais aumenta e o salário ó!
Entendeu o que eu quis dizer…

Abraço.

R

Ainda não, mas tem um video do Maker no YouTube que promete que a próxima versão será feita nele mesmo.

L

Existe um enorme paradoxo nessas ferramentas. Elas prometem que você vai conseguir fazer e manter sistemas com mão de obra de segunda, que ganha pouco porém irá produzir muito.

Porém elas não contam a dura realidade de que qualquer sistema para poder ter facil manutenção precisa ser bem estruturado e isso exige um programador devidamente capacitado. Programador esse que invalida o argumento de venda desses produtos, que é a possibilidade de se usar apenas macacos.

Por mais que esses produto permitam entregar sistemas rapidamente (disso poucos duvidam), a manutenção sempre tem um custo exponencial ao tamanho e tempo do projeto. Como manutenção é 70% do custo do projeto. Você está fazendo uma troca míope de alguns trocados agora por uma montanha de dinheiro ao longo da vida útil do sistema.

Esses produtos também são um enorme engodo sobre a qualidade do produto final. Primeiro pois o fonte é mais difícil de testar. Segundo, por estimularem o uso de um ambiente integrado único e não possuirem ferramentas de automação de testes introduzem um custo progressivo de qualidade.

Outro aspecto desses produtos é que troubleshooting é dificil pacas, já que não contam com o mesmo ferramental de produtos tradicionais. O Maker tem um debugger de fluxograma? Ferramentas de refactoring e busca estruturada? É possivel desenhar (já que nada é escrito) testes para os fluxos?

Produtos como o Maker são ruins por conta da matemática de se fazer software e não porque programadores assim o querem. Manutenção é progressivamente mais cara. QA efetivo do produto tem custo sempre proporcional ao tamanho total dele e não das mudanças feitas, como em um projeto moderno que prima pela automação dos testes.

Maker pode ser um ótimo produto para o mercado de software dos anos 80, mas isso já faz tempo pacas - supostamente ninguém mais aqui usa cabelo feito o Twisted Sister.

E gargula, você poderia sair do anonimato, pois sua postura aqui é característica de Astroturfing* e contradizer os que pessam assim seria uma boa forma de diminuir a imagem ruim que um produto que já é péssimo tem.

*http://en.wikipedia.org/wiki/Astroturfing

A

Sei lá hein…
Confiar nessas coisas muito automatizadas não é comigo… em 1 ano que tenho de programação extremamente básica já fico com um pé atrás com a ferramenta de GUI do NetBeans, imagine com isso que faz sistemas inteiros…

G

louds:
Existe um enorme paradoxo nessas ferramentas. Elas prometem que você vai conseguir fazer e manter sistemas com mão de obra de segunda, que ganha pouco porém irá produzir muito.

Porém elas não contam a dura realidade de que qualquer sistema para poder ter facil manutenção precisa ser bem estruturado e isso exige um programador devidamente capacitado. Programador esse que invalida o argumento de venda desses produtos, que é a possibilidade de se usar apenas macacos.

Por mais que esses produto permitam entregar sistemas rapidamente (disso poucos duvidam), a manutenção sempre tem um custo exponencial ao tamanho e tempo do projeto. Como manutenção é 70% do custo do projeto. Você está fazendo uma troca míope de alguns trocados agora por uma montanha de dinheiro ao longo da vida útil do sistema.

Esses produtos também são um enorme engodo sobre a qualidade do produto final. Primeiro pois o fonte é mais difícil de testar. Segundo, por estimularem o uso de um ambiente integrado único e não possuirem ferramentas de automação de testes introduzem um custo progressivo de qualidade.

Outro aspecto desses produtos é que troubleshooting é dificil pacas, já que não contam com o mesmo ferramental de produtos tradicionais. O Maker tem um debugger de fluxograma? Ferramentas de refactoring e busca estruturada? É possivel desenhar (já que nada é escrito) testes para os fluxos?

Produtos como o Maker são ruins por conta da matemática de se fazer software e não porque programadores assim o querem. Manutenção é progressivamente mais cara. QA efetivo do produto tem custo sempre proporcional ao tamanho total dele e não das mudanças feitas, como em um projeto moderno que prima pela automação dos testes.

Maker pode ser um ótimo produto para o mercado de software dos anos 80, mas isso já faz tempo pacas - supostamente ninguém mais aqui usa cabelo feito o Twisted Sister.

E gargula, você poderia sair do anonimato, pois sua postura aqui é característica de Astroturfing* e contradizer os que pessam assim seria uma boa forma de diminuir a imagem ruim que um produto que já é péssimo tem.

Essa eu não conhecia…vivendo e aprendendo.

“Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. …”

Mas, vamos lá:

Parece que cometi 2 crimes graves, e pelos tais, peço clemência a corte real:

1. Comprar o produto… e estar pagando…
  2. Estar satisfeito

Não sabia que o único objetivo desta tread fosse de queimar e detonar o “bichinho”, tipo… um anti-Astroturfing

Quem falar bem… tchummm… BANG! BANG! MORRE !!!
Se elogiar tá fud…<censurado>
02 desista 02 !!! desista 02 !!! desista 02 !!! 02 desista 02 !!! desista 02 !!! desista 02 !!!

Mas, vamos ao que interessa, CAPITÃO:

O custo de manuteção, historicamente, pode chegar a até 8, é isso mesmo 8 vezes o custo do desenvolvimento e não 70%…
Acho que alguns conceitos que são postados como definitivos são completamente tendenciosos e levianos. Ninguém é dono da razão e nada é para sempre. É a experiência do novo que ratifica ou detona os conceitos até então, tido como definitivos.
Alguns “profissionais” desconhecem na essência a definição de algoritmos. Um algoritmo pode ser expressado de diversas formas e a mais elucidativa delas, ai vai a graaaaaaande novidade, rsrsrsrsrsrsrs, é VISUAL. Alguém duvida ???

repito: “nada substitui o talento”

Se cara é fera em lógica, não importa a linguagem de programação que apareça pela frente, basta entender a sintaxe. A diferença é que a linguagem que uso hoje é visual. Em nenhum momento deixei de aplicar na essência minha lógica. Lá por baixo, o que acontece é que minha lógica vai para java, bytecode java, assembler e só ai o processador entende e a coisa acontece… pelo menos foi isso que me explicaram… e eu acreditei…

Mas, a minha lógica tá lá…

Então CAPITÃO, se o senhor não é bom de lógica, pode sair do ramo. Não tem ferramenta no mundo que resolva seu problema…
e mais: Se quer invalidar minha opinião, tente fazer com inteligência e não argumentos chulos, grotescos e com apelações…

:wink:

S

Tudo bem, a idéia não é ruim, mas é bem ambiciosa. E o preço que vcs estão cobrando é risível. Tem que ter uma versão gratuita para avaliação, caso contrário ninguém vai pagar 9 paus na frente para avaliar isso. Ninguém em sã conciência ou por voltade própria.

Como vc programa uma action assim com fluxogramas: (acho que vai ficar uma salada de fluxogramas, o que não dirá o código gerado automaticamente)

public class CupidoAction extends BaseAction implements ModelDriven, Validatable, AuthenticationFree, RedirectAfterLogin {

private CupidoService cupidoService = new CupidoService();

public Object getModel() {

return cupidoService;
   }

public boolean bypassAuthentication(String innerAction) {

if (innerAction != null && innerAction.equals("register")) {

return true;
      }

return false;
   }

public boolean shouldRedirect(String innerAction) {

if (innerAction != null && innerAction.equals("sendArrow")) {

return true;
      }

return false;
   }

public String answerArrow() throws Exception {

return sendArrow();
   }

public String sendArrow() throws Exception {

if (isPost()) {

User user = (User) getUserSession();

int fromId = user.getId();

String toEmail = input.getStringValue("email");

String msg = input.getStringValue("msg");

Locale userLocale = getUserLocale();

String artigo = ListManager.getValue("artigos", input.getIntValue("artigo"), userLocale);

String substantivo = ListManager.getValue("substantivos", input.getIntValue("substantivo"), userLocale);

String adjetivo = ListManager.getValue("adjetivos", input.getIntValue("adjetivo"), userLocale);

StringBuilder sb = new StringBuilder(32);

if (loc.toString().startsWith("en")) {

sb.append(artigo).append(' ').append(adjetivo).append(' ').append(substantivo);

} else {

sb.append(artigo).append(' ').append(substantivo).append(' ').append(adjetivo);

}

if (toEmail.equals(user.getEmail())) {

addError("email", "cannot_email_yourself");

return ERROR;

} else if (cupidoService.checkArrow(fromId, toEmail)) {

addError("email", "arrow_already_sent");

return ERROR;

} else if (cupidoService.checkDeletedUser(toEmail) || cupidoService.checkDontWantUser(toEmail)) {

addError("email", "dontwantuser");

return ERROR;

} else if (cupidoService.hasSentTooMuch(fromId)) {

addError("email", "toomuch");

return ERROR;
         }

boolean ok = cupidoService.sendArrow(fromId, toEmail, sb.toString(), msg);

if (ok) {

addMessage("arrow_sent");

CounterService counter = (CounterService) application.getAttribute("counter");

counter.incTotalArrows();

if (cupidoService.checkMatch(user.getId(), user.getEmail(), toEmail)) {

counter.incTotalMatches();
            }

return SUCCESS;

} else {

addError("email", "arrow_failure");

return ERROR;
         }

} else {

return JSP;
      }
   }

// ...
}
G

:frowning:

Tá bom, tá bom …

Vcs venceram. Depois de tanta insistência vcs conseguiram me convencer…

pôxa vida !!!

Vou liberar uma versão demo do maker.

Usem bastante e desenvolvam sua lógica…mas não passem adiante.

Acessem e confiram:

http://www.macoratti.net/vbp2604.htm

G

Gostaram ??? :smiley:

saoj, aproveite para melhorar sua lógica, pq pelo seu código, está horrivel. E olha que não conheço java !!!

Galera, vamos dar uma força pro cara, vamos otimizar o código dele !

Ou então peçam ajuda para as crianças espaciais.

:lol:

“Nunca na história desse país, se conseguiu uma versão demo tão fácil”

:lol:

L

gargula:
:frowning:

Tá bom, tá bom …

Vcs venceram. Depois de tanta insistência vcs conseguiram me convencer…

pôxa vida !!!

Vou liberar uma versão demo do maker.

Usem bastante e desenvolvam sua lógica…mas não passem adiante.

Acessem e confiram:

http://www.macoratti.net/vbp2604.htm

Não tem uma versão para SO de verdade não? Ou você ainda usa windows? Não tenho nenhum acessivel nem em casa nem no escritório.

S

Esse negócio de linguagem de programacao e logica nunca foram o meu forte. Quem sabe agora com o Maker, vendo um fluxograma, eu consiga fazer programas super-legais! É realmente uma revolução! Parabéns!

C

O objetivo dessa thread certamente nao eh ficar assistindo voce pulando pra cima e pra baixo esperneando sobre quanto o Maker eh fodasso, sem ao menos descrever num nivel de detalhes suficientemente bom quais foram os problemas especificos que ele resolveu, quais foram os problemas encontrados na adocao da ferramenta, quais foram as licoes aprendidas durante o desenvolvimento, essas coisas.

Se voce quer ter uma conversa inteligente nessa thread, podemos comecar por ai. Do contrario, eu prefiro simplesmente desconsiderar vc e o Maker e tocar a vida.

R

Hum… fiquei com duvida agora , qual a qualidade do codigo gerado pelo Maker…

G

O objetivo dessa thread certamente nao eh ficar assistindo voce pulando pra cima e pra baixo esperneando sobre quanto o Maker eh fodasso, sem ao menos descrever num nivel de detalhes suficientemente bom quais foram os problemas especificos que ele resolveu, quais foram os problemas encontrados na adocao da ferramenta, quais foram as licoes aprendidas durante o desenvolvimento, essas coisas.

Se voce quer ter uma conversa inteligente nessa thread, podemos comecar por ai. Do contrario, eu prefiro simplesmente desconsiderar vc e o Maker e tocar a vida.

Fala sério cara !

É Isso que vc considera conversa inteligente ???

fanama:
Que bela “propaganda” …
Marco A.

rodrigo_corinthians:
gargula
Cara você é um fanfarrão neh …

saoj:
Gargula, vc que trabalha na empresa que fez o Maker, como consigo uma versão demo para avaliação?
Até uma criança faz aplicativos com ele…

louds:

E olha que tô com o “bichinho” aqui na minha frente !!!

Meu objetivo é de trocar idéias, já que não desenvolvo em java e gostaria de comparar a ferramenta que uso com o “mundo real”.

Mas, se continuar assim fica difícil…não estamos tendo uma conversa técnica e sim ideológica !!!

S

Peço que não distorça ou modifique minhas palavras. Falei que até uma criança fazia um site com cold fusion ou uma aplicação desktop com o Visual Basic, não com o Maker. Não conheço o Maker para falar isso e é claro que foi força de expressão. Estava apenas me referindo ao fato de eles serem fáceis de usar… Gostaria de conhecer o Maker para poder dar minha opinião sobre ele…

Tudo bem. 9 mil reais é um preço legal. E pra que uma versão demo? Todos aqui deveriam escrever um cheque de R$ 9.000,00 e comprar o Maker de olho fechado mesmo. Bem-vindos a revolução!

R

Trabalho em uma empresa que algumas pessoas assistiram a uma apresentacao do Maker ( eu nao fui uma delas ), porem tive alguns feedbacks a respeito…segundo essas pessoas a proposta passada pelo pessoal do Maker seria algo do tipo:

Tenho um sistema de automacao comercial p/ varejo, ele eh composto de:

20 manutencoes
30 listagens de conferencia
10 relatorios
10 processos do tipo: digitacao de pedidos, recepcao de mercadorias…

O maker faria minhas 20 manutencoes e minhas 30 listagens facilmente (algo que representa boa parte do sistema) e minha equipe so teria esforcos de desenvolvimento para os 10 processos e relatorios, pois ele nao teria “capacidade” de implentar processos um pouco mais sofisticados.

Observando o site da empresa fabricante pude perceber que realmente os produtos ja feitos com o Maker consistem em solucoes de baixa complexidade…minha pergunta eh: Como eh feita a extencao do aplicativo, apos o Maker ter feito as minhas 20 manutencoes simples e minhas 30 listagens?

P

A coisa que eu não entendo é: o que é novo no maker exatamente?

G

rafaelglauber:
Trabalho em uma empresa que algumas pessoas assistiram a uma apresentacao do Maker ( eu nao fui uma delas ), porem tive alguns feedbacks a respeito…segundo essas pessoas a proposta passada pelo pessoal do Maker seria algo do tipo:

Tenho um sistema de automacao comercial p/ varejo, ele eh composto de:

20 manutencoes
30 listagens de conferencia
10 relatorios
10 processos do tipo: digitacao de pedidos, recepcao de mercadorias…

O maker faria minhas 20 manutencoes e minhas 30 listagens facilmente (algo que representa boa parte do sistema) e minha equipe so teria esforcos de desenvolvimento para os 10 processos e relatorios, pois ele nao teria “capacidade” de implentar processos um pouco mais sofisticados.

Observando o site da empresa fabricante pude perceber que realmente os produtos ja feitos com o Maker consistem em solucoes de baixa complexidade…minha pergunta eh: Como eh feita a extencao do aplicativo, apos o Maker ter feito as minhas 20 manutencoes simples e minhas 30 listagens?

Ufa !!! Valeu pelo post técnico cara, acho que consigo esclarecer !!!

Ele trabalha com eventos, igual a vb, delphi, access, etc. para cada evento dos componentes, tipo: “ao clicar, ao sair, ao navegar”, você cria o que eles chamaram de “fluxo de ações” - correspondente a um trecho de código, uma rotina. Uma classe em java por exemplo. Porém, não usa texto para criar a lógica, é tudo visual. E, cada nó do fluxo chama uma função específica que faz parte da API. Ao contrário do que divulgam (os que são contra e a favor) não tem mágica nenhuma.

Entendeu ???

G

Cara, sinceramente:

Não vi nada de novo. Todas as tecnologias que eles empregaram já existem há muito. Wysiwyg para forms, gerador de relatórios visual, orientação a eventos, etc… Eles só simplificaram a maneira de se criar as coisas.

Esqueci de um detalhe: a questão do fluxograma, também foi uma tirada legal. Você consegue usar sua lógica, faz com que as coisas sejam gfeitas do seu jeito, não é aquela coisa enlatada.

É o lance do fluxo que me permitiu deselvolver lógica em java sem que eu tenha que conheçer java.

R

mas o visual studio 2008 nao faz isso tb? se vc der uma olhada no wf, vai enteder como é fácil tb, mas nem por causa disso vou usar fluxogramas no lugar do código.

P

Programação por fluxorama exite à (literalmente) décadas. O motivo de você não ver muitos no mercado hoje em dia é porque eles não deram certo antes, exatamente porque a manutenção dessas coisas é horrível. Como se faz refactoring num fluxorama? Testes unitários? De integração?

Fora que representa um passo para trás no que já fizemos na indústria. Como se faz reutilização no maker? Como eu defino objetos? Como uso herança e polimorfismo? Como crio componentes reutilizáveis? uso de aloritmos não-estruturados faz o usuário do maker utilizar técnicas pré-Dijkstra, isso é vltar no tempo 30 anos. De maneira visual mas voltar no tempo.

Existem linhas de pesquisa e produtos muito menos ambiciosos que respondem à todas estas perguntas. Minha pergunta é: como o Maker responde à elas?

Eu acho que até urgirem os primeiro language workbenches de verdade existe mercado para esta ferramenta mas não para desenvolvedores profissionais. Eles podem ser um bom substituto para os Access da vida, usados por programadores não-profissionais que precisam de algo pronto. O problema e que por R$10.000,00 você consegue comprar um sistema pronto feito por encomenda para você por um freelancer competente.

G

pcalcado:
Programação por fluxorama exite à (literalmente) décadas. O motivo de você não ver muitos no mercado hoje em dia é porque eles não deram certo antes, exatamente porque a manutenção dessas coisas é horrível. Como se faz refactoring num fluxorama? Testes unitários? De integração?

Fora que representa um passo para trás no que já fizemos na indústria. Como se faz reutilização no maker? Como eu defino objetos? Como uso herança e polimorfismo? Como crio componentes reutilizáveis? uso de aloritmos não-estruturados faz o usuário do maker utilizar técnicas pré-Dijkstra, isso é vltar no tempo 30 anos. De maneira visual mas voltar no tempo.

Existem linhas de pesquisa e produtos muito menos ambiciosos que respondem à todas estas perguntas. Minha pergunta é: como o Maker responde à elas?

Eu acho que até urgirem os primeiro language workbenches de verdade existe mercado para esta ferramenta mas não para desenvolvedores profissionais. Eles podem ser um bom substituto para os Access da vida, usados por programadores não-profissionais que precisam de algo pronto. O problema e que por R$10.000,00 você consegue comprar um sistema pronto feito por encomenda para você por um freelancer competente.

Eu já usei fluxograma quando desenvolvia em COBOL. Mas era tudo no papel. Depois vc ia pra maquina e tinha que digitar.

Vc poderia citar algumas dessas ferramentas que transformavam fluxograma em código ???

Em contrapartida, até onde conheço, vou tentar fazer algumas colocações sobre seus questionamentos !!!

P

Qualquer ferramenta RAD UML possui fluxogramas, chamados diagramas de atividade. As ferramentas da Rational, TogetherSoft já fazem isso. Ferramentas de MDA também, e são mais recentes. Você não vai encontrar ferramentas que trabalham com fluxogramas ‘puros’ exatamente orque não é assim que se desenvolve software há uns bons vinte anos. Neste período a indústria se alinhou com a academia no sentido de que programação procedural não estava produzindo software com qualidade desejada.

Utilizar um maker da vida, cujo único apelo é utilizar uma tecnologia 20 anos atrasada, é regredir. Claro que para amadores não faz muita diferença, eles não possuem tempo e/ou interesse em aprender as boas práticas da indústria.

O que não dá é para considerar este tipo de ferramenta como alternativa séria para o desenvolvimento profissional. Mesmo as ferramentas de UML/MDA e etc. possuem tantos problemas que ainda não são uma alternativa viável para a maioria dos projetos. Fazer CRUD basico todas fazem, o problema é quando criamos sistemas de verdade.

G

Vamos desmitificar as coisas:

A primeira vez que vi a IDE do maker, fiquei decepcionado. É extremamente pobre. Estava acostumado com a paleta de componentes do delphi, e me perdi todo. Depois do treinamento, vi que ali estavam todos os componentes que realmente eram necessários para fazer meus sistemas.

E, acho, que é ai o diferencial do maker. Feito para aplicações transacionais, nisso acho que ele realmente dá um banho nas outras IDES que conheço.

1. Parecendo com o access,delphi, vb, etc. tudo wisywyng. o desenvolvedor não precisa aprender nada de novo, ele já aprendeu antes.
  2. Criaram uma espécie de núcleo para garantir a performance, segurança, etc. Esse núcleo trabalha com 3 camadas, clustering (já testei inclusive), e um monte de coisas/conceitos que normalmente o desenvolvedor precisa se preocupar quando cria uma aplicação.
  3. Com o uso do fluxograma, vc desenvolve sua rotina, usando sua lógica e depois diz onde deve “rodar”: no banco: ele cria uma procedure, no servidor: ele transforma em java, no cliente: vai para javascript
  4. Aí, é só colocar o fluxo no evento e pimba, a coisa acontece.

Quanto aos conceitos que vc colocou, orientação a objetos, polimorfismo, etc.vc não os enxerga na IDE, vi que eles foram utilizados lá na camada 2 - no núcleo. Eles conseguiram separar completamente a especificação do sistema - forms, reports, rules, do código, e juntar durante o funcionamento.

E, sobre o poder da ferramenta:

Realmente não acho que ela sirva para alguma coisa diferente de telas de cadastro, relatórios e regras de negócio, mas, para isso, é bem legal.

P

Então temos um ponto que ambos concordamos: Maker serve para fazer telas de cadastro. Meus pontos aqui vão focar isso.

Qualquer aplicação Java pode ser clusterizada sem o menor problema. A maioria dos servidores faz isso no console de administração. O problema e que geralmente este cluster ‘de caixinha’ não vale nada. Quem já trabalhu em ambientes que realmente precisam de disponibilidade e performance sabe que o arquiteto pega as ferramentas (cluster, load-balancer, etc.) e as customiza de acordo com o tipo de aplicação. Se eu fizer um cadastro para o BBB com o maker o cluster dele vai aguentar? A empresa não disponibiliza informações que guiem para uma conclusão mas com minha experiência em RAD e em cenários de alta dsponibilidade acho que isso dificilmente seria verdade. De qualquer forma, imagina que eu tenha feito oc adastro no maker e agora descobri que o cluster não aguenta. Como eu faço para escalar a aplicações, usar outra técnica ou algo do tipo?

Como aplicações de cadastro que precisam de clustering (que, aliás, é apenas uma das formas de tornar uma aplicação escalável -hoje em dia possivelmente é a forma menos utilizada) são raras vamos focar em outro aspecto: reusabilidade. Eu não tenho objetos, pelo menos tenho subrotinas? Qual a unidade de reuso do maker? Como eu consigo não ter que reescrever código (ou redesenhar diagrama, o que for)?

Fazer CRUD básico é possível com dezenas de ferramenta, livres e ratuitas. Qual a vantagem do maker pro AndroMDA, por exemplo? Note que MDA (1)é uma padrão, não algo proprietário, (2) é baseado em orientação a objetos, e não fluxogramas, (3) gera modelos executáveis em java e .Net, (3) é livre e gratuito, (4) e baseado em UML, outro padrão, (5) é extensível com cartchos.

G

pcalcado:
Então temos um ponto que ambos concordamos: Maker serve para fazer telas de cadastro. Meus pontos aqui vão focar isso.

Qualquer aplicação Java pode ser clusterizada sem o menor problema. A maioria dos servidores faz isso no console de administração. O problema e que geralmente este cluster ‘de caixinha’ não vale nada. Quem já trabalhu em ambientes que realmente precisam de disponibilidade e performance sabe que o arquiteto pega as ferramentas (cluster, load-balancer, etc.) e as customiza de acordo com o tipo de aplicação. Se eu fizer um cadastro para o BBB com o maker o cluster dele vai aguentar? A empresa não disponibiliza informações que guiem para uma conclusão mas com minha experiência em RAD e em cenários de alta dsponibilidade acho que isso dificilmente seria verdade. De qualquer forma, imagina que eu tenha feito oc adastro no maker e agora descobri que o cluster não aguenta. Como eu faço para escalar a aplicações, usar outra técnica ou algo do tipo?

Como aplicações de cadastro que precisam de clustering (que, aliás, é apenas uma das formas de tornar uma aplicação escalável -hoje em dia possivelmente é a forma menos utilizada) são raras vamos focar em outro aspecto: reusabilidade. Eu não tenho objetos, pelo menos tenho subrotinas? Qual a unidade de reuso do maker? Como eu consigo não ter que reescrever código (ou redesenhar diagrama, o que for)?

Fazer CRUD básico é possível com dezenas de ferramenta, livres e ratuitas. Qual a vantagem do maker pro AndroMDA, por exemplo? Note que MDA (1)é uma padrão, não algo proprietário, (2) é baseado em orientação a objetos, e não fluxogramas, (3) gera modelos executáveis em java e .Net, (3) é livre e gratuito, (4) e baseado em UML, outro padrão, (5) é extensível com cartchos.

Cara, estamos é discordando completamente:

Dizer que ele serve apenas para fazer telas de cadastros seria uma tremenda injustiça. É uma IDE onde vc cria uma aplicação completa, com forms, reports e rules.

Ele tem toda uma preparação para vc poder “tunar” de acordo com o ambiente, necessidade e aplicação desenvolvida. Tem bastantes parâmetros. Os caras não são amadores. Vi uma aplicação feita para uma prefeitura que rodava “embaixo” de um portal com portlets, e estava instalada em 6 servidores com weblogic e + 4 para o banco SQLSERVER, tudo feito em maker. Obviamente, não colocaria o meu na reta dizendo que, no modo normal (default) de desenvolvimento, uma aplicação do maker funcionaria para o BBB. Acho que nem vc nem niguém pode afirmar que, feita seja lá com que metodologia ou ferramenta for, rodaria para o BBB. Acho que vc tá viajando…

Todos os códigos fontes do núcleo, que é em java, e também a documentação vem no dvd de instalação. Possivelmente, se vc vai usar o maker para fazer uma aplicação que vá processar todos os modelos, em 3D, das árvores da mata atlantica, acho que provavelmente, como não é o foco da ferramenta, alguém vai ter que dar uma futucada nos fontes, ou os caras da softwell, ou vc…

Todos os objetos forms, componentes, rules, reports são armazenandos automaticamente em um repositório, isso é bastante produtivo.

Cara, conforme já disse anteriormente, o maker não um framework (como o androMDA) e nem um gerador de código , onde vc faz uma parte nele, o CRUD, e depois vai concluir sua aplicação na mão… quer dizer no eclipse.

Com o maker eu abandonei completamente minha interação com o código. Tem um botão para gerar o codigo, mas, só aperto se eu quiser…isso me garante que não fico preso a ninguém…

Em suma, acho que não existe nenhuma feramenta que sirva para tudo. Porém, para desenvolver aplicações corporativas transacionais, acredito que vai demorar para existir uma ferramenta que consiga superá-lo.

bye,

P

Eu achei que o debate ia cair para um lado mais razoável mas me enganei.

Discordando? Você disse:

Afinal ele serve para algo diferente disso ou não?

Eu já vi aplicações em ASP+Access sustentarem um provedor de conteúdo com u número de pageviews bem alto. E daí? Eu não estou ‘viajando’ com o exemplo, eu estou falando especificamente sobre seu comentário infeliz sobre cluster Qualquer coisa em Java pode ser clusterizada sem o menor problema e clusters default são praticamente inúteis. Se o cluster não funciona para um cenario que precisa de cluester então… ele serve para que?

Afinal, qual o foco? E se eu sair deste foco misterioso e tiver que aterar a ferramenta, como é? Ela possui round-triping, eu posso incluir meu código sem nenhum problema e depois continuar usando a aplicação no modo WYSIWYG?

E as minhas perguntas anteriores sobre reusabilidade e extensibilidade? Aliás… ‘rules’? Então necessariamente se jogam décadas de pesquisa OO no ralo e volta-se com a técnica de programação procedural? Tem algum motivo para isso?

Antes de falar sobre o AndroMDA é melhor você entender um pouquinho sobre o que é MDA, transformação de modelos e o que é um framework. O AndroMDA é um framework de geração baseado em transformação de modelos pelo padrão MDA, não um ‘framework java’ como Struts e Spring.

Pra começar você está preso à uma empresinha desconhecida e seu produto que não faz nada de novo e nem sequer permite que seu produto seja avaliado. Isso é muito pior que ficar preso à uma especificação aprovada por um comitê internacional que reúne grandes empresas e organismos, à uma norma ISO ou a uma comunidade de desenvolvedores. Se o fornecedor morrer amanhã você não tem quem vá dar suporte.

Não sei o que você chama de ‘transacionais’, mas dado que o produto tem código fonte fechado, não segue nenhum padrão, não é extensível nem adaptável, não se preocupa com reusabilidade, é extremamente caro e regride trinta anos no tempo eu realmente não vejo como alguém pode superar.

Todos sabemos o que vai acontecer com o maker, vai ganhar dezenas de licitações, vai entrar em empresas que historicamente não se preocupam com o software que compram e vai morrer. Em dois anos a mesma empresa ou uma com os mesmos sócios lança oura coisa ‘revolucionária’(sic) qualquer e tudo se repete.

Não é novidade este tipo de coisa nem o fim que toma.

G

Vamos passo a passo, para ver se vc entende:

vc disse: só serve para criar CRUD
eu disse: IDE completa para criar forms (CRUD), reports, rules

logo: discordamos totalmente

vc disse: Tudo em java pode ser clusterizado
eu disse: é clusterizável

Logo: concordamos

vc disse: criar uma aplicação para o BBB
eu disse: aparentemente só serve para aplicações transacionais, para uma aplicações específica necessita configuração

vc disse: jogar OO no ralo
eu disse: Tem OO no núcleo, que é em java, ou seja, por baixo é uma aplicação como outra qualquer, a abordagem procedural é usada apenas na camada de interação.

vc disse: AndroMDA é um framework
vc também disse: AndroMDA não é um framework

logo: você discorda de você totalmente

vc disse: vc está preso ao código de uma empresinha desconhecida
eu disse: todos os códigos fontes estão comigo, posso inclusive mudá-lo completamente, até para uma aplicação específica, por exemplo: o BBB

vc disse: a empresa vai quebrar
eu digo: tô pouco me lixando, não sou sócio, não trabalho lá e não dependo dela

Logo: Bye

P

Eu ainda não entendi o que você quis dizer com ‘rules’ e principalmente onde isso não caracteriza CRUD. De qualquer forma o que você escreveu está ali embaixo, não dá para dizer que não foi você Pode ter se enganado ou algo do tipo mas foi isso que provocou a confusão. Pelo que você falou são CRUDs, qualquer coisa mais que essas coisinhas simples vai ser fora do escopo da ferramenta.

Então, voltando: é uma ferramenta (não sei s uma IDE,t em debugger? Runtime?) para gerar CRUDs.

E repetindo a pergunta pela segunda vez: de que serve um cluster que não atende quando necessário (como no exemplo citado)? Esse cluster é útil para quê então?

E onde você tira proveito de OO? Se a infra-estrutura é construída utilizando das melhores práticas (não estou dizendo que seja o caso) mas eu não posso usá-las no meu trabalho (afinal, o ‘revolucionário’ do maker é o fluxorama!) qual a vantagem? É como ter um interpretador Pascal foi escrito em Java: grande coisa. A linguagem utilizada não dispõe dos recursos.

Devagar, homem de pedra. Você falou que o maker não é framework nem gerador de código (depois se desmentiu dizendo que ele gera o código, mas vamos ignorar isso por enquanto) e eu disse que o AndroMDA é um framework de geração de código.

Em estrutura é diferente de algo monolítico e nao-extensível como o maker mas faz a mesma coisa. Então minha pergunta sobre vantagens persiste: AndromDA (e diversos outros) são livres, gratuitos, extensíveis, baseados em padrões e amplamente utilizados. A vantagem do maker é…?

1. Código gerado por uma ferramenta que não segue padrões nem é aberta e além de tudo ficou sem suporte. Sim, muito bom.
  2. Você fez um investimento de 9 mil reais e baseou seu modelo de negócio numa empresa que sumiu, jogou o investimento pela janela, parabéns
  3. Se quiser continuar dando manutenção no seu sistema vai ter que usar programadores de verdade que vão ter que limpar a bagunça que é gerada neste código. Rezando ara que não tenha nenhum componente proprietário

A escolha é sua mas eu acho muito difícil que uma empresa séria invista dinheiro com licença, treinamento e suporte de uma ferramenta deste tipo. Claro que nem todas as empresas são sérias.

Por um acaso você leu esse link? Ele fala de transações ACID. Você está querendo dizer que o maker serve para qualquer sistema que tenha transações ACID? Você tem noção de que qualquer tipo de sistema, de um hover em marte até jogos em celulares, podem ter este tipo de transação? O maker e ideal para todos, então?

Na boa: acho que você escolheu o link errado. Eu até acho que entendi o que você quis dizer mas prefiro que d6e um conceito antes.

Que bom que você tem R$9.000,00 + gastos de suporte + treinamento + diversos pra jogar no lixo mas a maioria das empresas não têm. Você deveria escrever um livro ou algo assim.

P

Após três mensagens sem perguntas respondidas (extensibilidade, OO, escalablidade, foco do produto, comparação com MDA) eu ia escrever um sumário final aqui mas ficou meio grande:

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/20/programacao-radioativa/

Então quando minhas perguntas forem respondidas eu volto. Enquanto elas não forem a opinião e a mesma p nos posts acima, não vou ficar me repetindo. Fica a mensagem para as pessoas que estão considerando o uso de tecnologias ultrapassadas e que já não deram certo bilhões de vezes. Do jeito que o GUJ tem um pagerank alto este tópico vai ser bem visível quando alguém procurar informações sobre esta ferramenta, quem sabe alguém que trabalhe no fornecedor resolva aparecer por aqui para esclarecer os pontos e abrir as mentes para o ‘futuro’, que até agora significa voltar 30 anos no passado.

A

A, então RAD é ruim por causa da manutenção / evolução?

G

pcalcado:
Após três mensagens sem perguntas respondidas (extensibilidade, OO, escalablidade, foco do produto, comparação com MDA) eu ia escrever um sumário final aqui mas ficou meio grande:

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/20/programacao-radioativa/

Então quando minhas perguntas forem respondidas eu volto. Enquanto elas não forem a opinião e a mesma p nos posts acima, não vou ficar me repetindo. Fica a mensagem para as pessoas que estão considerando o uso de tecnologias ultrapassadas e que já não deram certo bilhões de vezes. Do jeito que o GUJ tem um pagerank alto este tópico vai ser bem visível quando alguém procurar informações sobre esta ferramenta, quem sabe alguém que trabalhe no fornecedor resolva aparecer por aqui para esclarecer os pontos e abrir as mentes para o ‘futuro’, que até agora significa voltar 30 anos no passado.

Cara, muito obrigado…de verdade…

Eu já estava aqui tentando morder meu cotovelo, meu cerebro já estava quase dando um nó e eu só estava tentando me comunicar com vc…

Mas, depois que li seu texto, que eu inclusive RECOMENDO A LEITURA, tudo ficou realmente claro para mim:

VOCÊ É COMPLETAMENTE CONFUSO !!!

Primeiro vc afirma
Em seguida vc nega
Depois vc reafirma
Logo depois nega tudo

Você fala do éden, de um paraiso sem RAD, de um mundo onde só exista OO… (já estava até querendo me mudar para lá)…

Mas, ai vc sem dó nem piedade diz: “a ciência da computação não tem uma resposta defitiva para você”. Cara, de verdade, eu quase chorei…
Acho que precisamos abrir uma tread do tipo: Ajude pcalcado a entender pcalcado !!!

No meu caso, a coisa foi mais simples do que todo esse engodo seu, veja só:

Passei 2 anos desevolvendo uma aplicação para entidades de ensino, em delphi, tudo na unha, quando ela estava completamente estável, de repente, vi que por necessidade mercado ela deveria funcionar na WEB, e ai lascou tudo. Fiz uma avaliação com alguns amigos meus e a conclusão: + 3, é isso mesmo 3 anos para fatorar tudo para java.

Fazendo algumas contas rápidas: custo mensal + - 3.000 x 36 (3 anos) = R$ 108.000,00 , isso contando que meus clientes iriam ficar 3 anos a minha espera.

O que fiz, gastei R$ 10.000,00. Em 15 dias estava com minha aplicação pronta e em java, já instalei em diversos clientes e já está estavel…

Cara, se daqui a 3 anos eu tivesse a certeza que a tecnologia atual não mudaria, eu até que faria na unha, mas…

Conseguiu captar ???

C

Eu nunca tive problemas entendendo o pcalcado - exceto talvez quando ele troca de teclado e a dislexia vem a tona. No seu caso, em compensacao, eu tou tendo problemas serios: eh impressao minha ou vc simplesmente ignorou todas as perguntas tecnicas sobre o Maker ate agora?

B

Perguntinha sobre uma atividadeque existe em todos os sistemas q utilizam BD.

Como sõa geradas as tabelas e procedures? É possível fazer um diagrama de negócio / classes / entidade relacionamento e ele converterá aquilo para o esquema do banco?

G

3 anos para refatorar tudo “para Web”? Provavelmente sua aplicação devia ter forte acoplamento entre regras de negócio e interface com o usuário, talvez por isso não “captou” o que o PCalcado está dizendo.

Eu também trabalhei muuuuuito com COBOL e digo: não é fácil “pensar OO” depois de anos e anos “procedural”.

E

No caso da ferramenta que está na moda no mercado que todos sabem o nome “JC???”, parece que o pai da criança vai vir pessoalmente (tá certo, redundante) aqui na empresa para tentar nos convencer em utiliza-la. Seus pupilos vieram recentemente e foram todos detonados :smiley:

P

emerleite:

https://soujava.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=java-list&msgNo=19724

E

Cara, se eu não me engano essa thread vai fazer um ano e eu meio que fiquei só de camarote assistindo o seu papo com ele. Ele desistui :smiley:

Os representantes da ferramenta, quando apresentaram a mesma, demonstraram que a ferramenta só tem uma estratégia de geração das tabelas quando no mapeamento de herança. Se eu não me engano das opções conhecidas, só oferecia Single Table Inheritance, deixando Class table Inheritance e Concrete Table Inheritance de fora. Claro que poderia ser feito manualmente :shock: .

Outra coisa foi o fato de existir uma classe totalmente proprietária que é herdada pelas fachadas de serviço para que as coisas funcionassem. Eles chegaram a mostrar essa classe. Não gostei muito do que vi.

A criação do projeto de acordo com o esqueleto deles é algo semelhante a um archetype do maven, porém nem mesmo por trás dos panos é isso, utilizando-se novamente de uma solução proprietária.

Em fim, poderiamos ter um tópico inteiro falando sobre isso. Quando ele vier aqui vamos ver no que dá :smiley:

A

Será que se fosse software livre teria críticas não tão pesadas?

E

Se você procurar aqui pelo forum verá que já foram feitas diversas críticas a frameworks open source.

P

Se fosse open-source ia resolver boas partes do problema: preco, suporte, dependencia e a comunidade ainda ia poder ajudar.

Claro que isso não ia dar ao produto o que falta nele: inovação e um foco viável, mas poderia ajudar.

F

Kd a versão trial pra gente testar e poder avaliar o que o Maker faz?

G

pcalcado:
Programação por fluxorama exite à (literalmente) décadas. O motivo de você não ver muitos no mercado hoje em dia é porque eles não deram certo …

Fora que representa um passo para trás no que já fizemos na indústria.

pcalcado:
…Claro que para amadores não faz muita diferença, eles não possuem tempo e/ou interesse em aprender as boas práticas da indústria.

O que não dá é para considerar este tipo de ferramenta como alternativa séria para o desenvolvimento profissional. …

Cara, depois de tanta insistência, vc conseguiu me convencer! Vou agora mesmo remover o maker da minha máquina !!! :cry:

• Fluxogramas são coisas do passado…não tem quase nenhuma aplicabilidade nas tecnologias atuais…
  • Seu uso está praticamente extinto no processo de desenvolvimento…
  • Quem usa OO não tem o que fazer com fluxogramas…
  • Não dá para usar fluxograma em aplicações OO…
  • Não dá para especifícar regras de necócios usando fluxogramas… (isso me lembra outra ferramenta…ah…já esqueci qual é)

Agora, só falta convencer aos VELHOS E ULTRAPASSADOS da RED HAT…

Os “coroas” (devem ser coroas né) continuam insistindo, vejam isso:

http://labs.jboss.com/drools/featuresandscreenshots.html#screenshots

http://labs.jboss.com/drools/

E tem um brasileiro no circuito também: http://edgarsilva.com.br/?p=110 (provavelmente, porque ainda não leu seu texto maçante, ou é um amador)

E tem outro Brasilleiro que escreveu na JAVA magazine deste mês, Edição 53, o seguinte: (olha que absurdo)

Titulo da matéria: “Desaclopando regras de negócios dos códigos java”, página 26
“…mas também recursos avançados e específicos, entre eles o Rules Flow…” , página 29
"…é possível tornar muito mais rápidas as mudanças em regras de negócios nas suas aplicações Java, separando-as efetivamente do código
(já ouvi esse blá blá antes, será que esse cara é funcionário daquela empresa? da Sof…piiiiiiii)

ham ham, é, doutor sabe-tudo,

Parece que deixei alguém de calça curta !!!

S

Depois de ler isso não dá pra levar a sério nenhum dos seus argumentos anteriores. Sinto muito.

P

Na verdade não, você só não lê o que comenta…

Mas de qualquer forma, onde você viu fluxograma na página da RedHat? Aquilo é um diagrama de estados, acaso você sabe o que é um fluxograma? Aliás, você sabe o que o Drools faz? Ele não serve para modelar sotware genérico, ele é uma rule engine. O Fernando Meyer ou o Tirelli podem ajudar você a entender a confusão que está fazendo, eu já vi que você não quer entender nada, só cola links aleatórios aqui sem ler antes.

F

rule flow definem conjuntos de regras pre definidas e nao sequencias de processamento/logica, voce esta confundindo tuas coisas

T

Deviam renomear o tópico para “Opinião de gargula sobre pcalcado” 8)

M

O mais engraçado é o ritmo da discussão. É um argumentando para desacreditar a ferramenta enquanto o outro está argumentando para desacreditar o interlocutor. Depois quer que leve o segundo a sério.

Até!

G

fmeyer:

rule flow definem conjuntos de regras pre definidas e nao sequencias de processamento/logica, voce esta confundindo tuas coisas

“The Drools Docs”:

http://downloads.jboss.com/drools/docs/4.0.4.17825.GA/html_single/index.html#d0e4357

Drools already provides some functionality to define the order in which rules should be executed, like salience, activation groups, etc. When dealing with (possibly a lot of) large rule-sets, managing the order in which rules are evaluated might become complex. Ruleflow allows you to specify the order in which rule sets should be evaluated by using a flow chart. This allows you to define which rule sets should be evaluated in sequence or in parallel, to specify conditions under which rule sets should be evaluated, etc. This chapter contains a few ruleflow examples.

A rule flow is a graphical description of a sequence of steps that the rule engine needs to take, where the order is important. The ruleflow can also deal with conditional branching, parallelism, synchonization, etc.

To use a ruleflow to describe the order in which rules should be evaluatied, you should first group rules into rulefow-groups using the ruleflow-group rule attribute (“options” in the GUI). Then you should create a ruleflow graph (which is a flow chart) that graphically describe the order in which the rules should be considered (by specifying the order in which the ruleflow-groups should be evaluated).

Ver negritos.

Galera,

Mudaram a lingua inglesa ???

Ou a definição do que é “LOGICA” ???

???

M

Lembrando ao colega que fmeyer é um dos desenvolvedores do Drools. Se queres desacreditar ele também, terás que ter um pouco mais de trabalho.

Até!

G

“Acho”, está é uma palavrinha mágica. Acho que, olha o acho ai, que as pessoas quando colocam suas opiniões deveriam usá-la. Isto diferecia as opiniões das “verdades absolutas”. Quando me dispus a colaborar, respondendo a alguns questionamentos - até onde eu sei, é porque estou usando atualmente a ferramenta em “epígrafe”.

Ai, alguém chega com algumas “verdades absolutas”, afirmando e não achando apenas, que fiz um mal negócio e que voltei 30 anos no passado.

Não estou ganhando nada para defender o produto, nem quero levantar nenhuma “flame”. Eu apenas, uso. E vi que a galera ainda não tem conhecimento de detalhes simples do uso dia a dia com a ferramenta. Talvez até alguém se dispusesse a criar uma igual e FREE.

Estava tendo um bate papo até legal, mas quando sugem as "verdades absolutas, ai a coisa pega.

Existem a “minha verdade” a “sua verdade” e a “verdade verdadeira”.

Continuo por aqui, mas, please, sem flame…

ps: ah, “acho” que o maker se parece um pouco com isso: “jboss rules”, porém, sem código em todas as etapas.

:smiley:

F

gargula:

ps: ah, o maker se parece um pouco com isso “jboss rules”, porém, sem código. :smiley:

Leia na ordem pra entender o que o drools representa usando flow charts

Praticamente tudo na area de ciencia da computacao pode ser representado por um flow chart, agora comparar o uso no drools com uma ferramenta que monta paginas web eh ignorancia

G

fmeyer:
gargula:

ps: ah, o maker se parece um pouco com isso “jboss rules”, porém, sem código. :smiley:

Leia na ordem pra entender o que o drools representa usando flow charts

Praticamente tudo na area de ciencia da computacao pode ser representado por um flow chart, agora comparar o uso no drools com uma ferramenta que monta paginas web eh ignorancia

Praticamente tudo, menos o drools. Isto é mais uma “verdade absoluta” ???

E de qual ferramenta que monta páginas WEB vc está falando ???

G

Lembrando ao colega que fmeyer é um dos desenvolvedores do Drools. Se queres desacreditar ele também, terás que ter um pouco mais de trabalho.

Até!

Se o objetivo deste forum for esse…

Tenho 2 alternativas.

Não postar, nem ler mais nada aqui. E olha que estou achando legal…

Ou postar e ler mesmo contrariando as “verdades absolutas” que apacerem como a indicação imposta por uma “seita”…

Porém, “Nunca deixei uma boa briga para trás” (intelectual, obviamente).

Ps: Parabéns para o “fmayer”, o lance dos flow charts que ele criou ficou legal !!! valeu cara. :wink:
Quem não deve ter gostado é o pcalcado, ele tem traumas de fluxogrmas !!!

M

Nunca falei para fugires, melhor que fiques, não perco nada da minha vida lendo o fórum. Mas agora tens que saber um pouco mais sobre o que criticas ou quem critica. Se tu achas que conheces mais sobre o que o Jboss Rules é, do que um dos desenvolvedores, é melhor ter muitos argumentos. Se ele disse que não tem o mesmo foco ou finalidade, tenhas um pouco mais de cuidado em se defender com o falácias ( 1, 2, 3 além de várias outras que poder ver aqui ) e com o argumentos relativistas sobre “a verdade”.

Cara, não é um ataque a ti, só gostaria de ver uma discussão mais em cima do porque o Maker não é uma ferramenta que tende ao fracasso e o que ele tem de diferencial sobre o resto do mundo.

Até!
Obs.: as correções foram de ortografia e semântica, nada de mudança significativa do texto

A

Sinceramente?

Não consegui entender o que esse Drools faz… Hoje em dia inventam alguma coisa nova sobre muitas coisas novas… porra, tá foda de acompanhar tudo hein… po.

R

Como fica controle de versão?

Como o Maker faz diff ou merge de fluxograma?

Pelo que eu entendi, você aperta um botão e o Maker gera um .war ou .ear direto pra deployar no servidor JEE da sua preferência, é isso mesmo?

G

Nunca falei para fugires, melhor que fiques, não perco nada da minha vida lendo o fórum. Mas agora tens que saber um pouco mais sobre o que criticas ou quem critica. Se tu achas que conheces mais sobre o que o Jboss Rules é, do que um dos desenvolvedores, é melhor ter muitos argumentos. Se ele disse que não tem o mesmo foco ou finalidade, tenhas um pouco mais de cuidado em se defender com o falácias ( 1, 2, 3 além de várias outras que poder ver aqui ) e com o argumentos relativistas sobre “a verdade”.

Cara, não é um ataque a ti, só gostaria de ver uma discussão mais em cima do porque o Maker não é uma ferramenta que tende ao fracasso e o que ele tem de diferencial sobre o resto do mundo.

Até!
Obs.: as correções foram de ortografia e semântica, nada de mudança significativa do texto

Até!

Vamos lá:

Quanto a comparação do uso do flow chart (já que não podemos mais usar a palavra fluxog para não incomodar ninguém), pelo drools e pelo maker, não quer dizer necessariamente o uso de flow chart “puro”, ou seja, aquele de 1960, vi que os dois usam alguns elementos que de alguma forma visual descrevem lógica, para alguma atividade/regra. Parecidos na essência, porém, diferentes no uso.

Não aceito que alguém, seja lá quem for, com toda arrogância do mundo, venha me chamar de ignorante. Ele é que “ignora” do que se trata esta tread … …ferramenta de montar página web ???

Quanto ao diferencial do maker, “acho” o seguinte:

Como já postei anteriormente, não vi nada de novo, nem de mágico. Talvez esse seja o segredo. Copiaram idéias, juntaram e colocaram para funcionar. Separaram a camada de especiificação, da camada de código, criaram um protocolo de ligação entre as camadas através de uma estrutura XML. Usaram Wisywyg para forms, eventos, e uma “maneira” visual, fácil de ser entendida e que se parece com elementos de fluxog…vcs sabem, onde se usa a lógica para escrever as regras de negócio. Quando vi a apresentação,fiquei pirado, por que não pensei nisso antes ??? simplificaram bastante.

Pelo que vi o foco da ferramenta é definido. Não foi feita para criar, um portal por exemplo. “Acho” também, que o sucesso que elá está fazendo se deve a alguns detalhes imperceptiveis, que não vi, juntos, em nenhuma outra ferramenta. Algumas outras, conseguem chegar perto porém num pequeno deslize tomam um rumo diferente:

Principais diferênças (outras): gerar código como premissa, cobrar runtime, não abstrair 100% a linguagem, usar uma nova linguagem, não liberar totalmente o fonte da aplicação(ter classes proprietárias), performance, não ser exetensível pelo desenvolvedor, não ser de fácil uso como o access, tentar atender a todas as necessidades, etc.

Fácil de usar como o access, focada num tipo de sistema e com performance de sistema bem elaborado !!!

Lembrem-se: Não estou dizendo que é certo ou errado essa é apenas, minha opinião !!!

G

rubinelli:
Como fica controle de versão?

Como o Maker faz diff ou merge de fluxograma?

Pelo que eu entendi, você aperta um botão e o Maker gera um .war ou .ear direto pra deployar no servidor JEE da sua preferência, é isso mesmo?

Tem um mecanismo de versionamento na própria IDE. Tudo que vc salva ele versiona, automáticamente. Vc configura quantas versões.

Não encontrei nenhum mecanismo de merge.

É isso mesmo, ele gera um .war ou .jar, tem também um botão para gerar os fontes completos, se quiser.

valeu !!!

B

bandrade:

Como sõa geradas as tabelas e procedures? É possível fazer um diagrama de negócio / classes / entidade relacionamento e ele converterá aquilo para o esquema do banco?

Gargula, pode me falar como fica o banco de dados?

M

Gargula,

Assisti a demonstração da ferramenta e estou praticamente fechando a compra de uma cópia, gostaria que vc abrisse um fórum para criarmos um grupo de usuários para trocar idéias. o que acha ?

Ahhh… não cheguei a perguntar na demonstração sobre montagem de gráficos pela ferramenta sem ser por relatórios, sabe se tem essa possibilidade ?

Abraços,

G

Sinceramente Gargula, acho que você não está se comportando da forma como deveria.

É natural a resistência dos programadores e desenvolvedores enquanto ao uso de geradores de código como Maker, WinDev, GasPro entre outros.

Acho que é pertinente aqui fazer perguntas técnicas, até por que pela empresa afirmar que a sua ferramenta é revolucionária cabe a ela anteriormente provar o “porquê” disso.

Se pelo menos o Maker se comportar de forma parecida com o Clarion, já podemos até mesmo não chamá-lo mais de gerador de código e sim de uma ferramente de criação de código, parece igual mas não é.

Será que o Maker suporta customização de código, ou devemos nós ficar presos a sua forma de criação de fluxogramas?

Se ele já não atende a premissa 1, certamente ele não atenderá bem na parte da manutenção do código.

Se ele não atender bem a manutenção do código, conseqüentimente ele irá limitar o código e pior, irá limitar a construção dos sistemas.

G

Moreira-JF:
Gargula,

Assisti a demonstração da ferramenta e estou praticamente fechando a compra de uma cópia, gostaria que vc abrisse um fórum para criarmos um grupo de usuários para trocar idéias. o que acha ?

Ahhh… não cheguei a perguntar na demonstração sobre montagem de gráficos pela ferramenta sem ser por relatórios, sabe se tem essa possibilidade ?

Abraços,

Ele não disponibiliza componentes “nativos” para produção de gráficos.

Resolvi esta deficiência da seguinte forma:

“Pluguei” no maker uma biblioteca gráfica, execlente, chamada dojo.

Segue link:

http://www.dojotoolkit.org/

A partir daí tive acesso a todos os recursos gráficos dentro dos fluxo, através das chamadas na biblioteca em javascript.

Existem diversas outras bibliotecas gráficas e free. canvas3d, etc…

Bye,

G

Grinvon:
Sinceramente Gargula, acho que você não está se comportando da forma como deveria.

É natural a resistência dos programadores e desenvolvedores enquanto ao uso de geradores de código como Maker, WinDev, GasPro entre outros.

Não é um gerador de códigos que faz apenas uma parte do processo, é outro paradigma. Quanto a resistência é uma questão pessoal, não tenho como objetivo convencer ninguém.

Grinvon:
Acho que é pertinente aqui fazer perguntas técnicas, até por que pela empresa afirmar que a sua ferramenta é revolucionária cabe a ela anteriormente provar o “porquê” disso.

Aí, já é uma questão que tem que se perguntar para a empresa. Conforme postei anteriormente, não vi nada de revolucionário, o que vi foi a simplificação e agilidade do processo de desenvolvimento com soluções “simples”.

Grinvon:
Se pelo menos o Maker se comportar de forma parecida com o Clarion, já podemos até mesmo não chamá-lo mais de gerador de código e sim de uma ferramente de criação de código, parece igual mas não é.

O maker se parece com muita coisa que eu já vi (rad). O que gostei foi da maneira como eles juntaram as coisas e resolveram algumas questões conflitantes.

Grinvon:
Será que o Maker suporta customização de código, ou devemos nós ficar presos a sua forma de criação de fluxogramas?

Vc não “precisa” tocar no código. Mas, todo sistema é criado com base em um núcleo, tipo “uma matriz”, e os fontes vem no dvd.Se vc quiser mudar na matriz, será refletida nas aplicações.

Grinvon:
Se ele já não atende a premissa 1, certamente ele não atenderá bem na parte da manutenção do código.

A manutenção é feita dentro da própria IDE. Não preciso editar o código.

Existe uma API extensível.

B

bandrade:
bandrade:

E o banco de dados? Como fica?
Cria procedures, views, tabelas e tudo? Pode dar uma explicação?

M

Gargula,

Além da biblioteca para gráficos, teve alguma outra que precisou adicionar para desenvolver tudo o que precisava ? Estou bastante curioso nestes detalhes e devo solicitar à distribuidora Softwell da minha região uma prova-conceito que eles oferecem pois estou praticamente fechando a compra e não quero deixar brechas pra me arrepender depois. Um dos sistemas que preciso desenvolver envolve muitos gráficos dinâmicos, web services e acesso de usuário não-logado como uma tela de consulta pedidos por exemplo. Sabe se é totalmente possível ?

Outra coisa que queria confirmar é o seguinte, as telas de pesquisa pra chave estrangeira são bem simples, caso eu precise customizar uma tela de consulta dessas como por exemplo uma consulta de clientes com possibilidade de pesquisa por mais de um campo, dá pra ser feito sem problemas também ?

G

bandrade:
bandrade:
bandrade:

E o banco de dados? Como fica?
Cria procedures, views, tabelas e tudo? Pode dar uma explicação?

Vc cria a regra, com elementos visuais, e no momento que vai salvar ele pergunta para qual das 3 camada servirá a regra -cliente/servidor/banco. Se vc selecionar “banco”, ele transforma a regra para a linguagem SQL (de acordo com banco que vc está usando), e cria uma procedure no banco baseado na sua lógica. Para dar manutenção, basta mudar a regra, também visualmente e ele recria a procedure (acho isso o maior barato!!!),não preciso tocar no código.

Se vc mudar de banco, de postgre para SQL server por exemplo, basta exportar e importar a regra que ele já entende a sintaxe do novo banco. Não preciso reescrever nada. - já fiz esse teste e funcionou.

Não tem uma ferramenta de modelagem para o BD. Eu uso o Case Studio.

Comentaram que a próxima versão, terá um mecanismo para criar o BD baseado nos forms, ou algo assim.

G

Moreira-JF:
Gargula,

Além da biblioteca para gráficos, teve alguma outra que precisou adicionar para desenvolver tudo o que precisava ? Estou bastante curioso nestes detalhes e devo solicitar à distribuidora Softwell da minha região uma prova-conceito que eles oferecem pois estou praticamente fechando a compra e não quero deixar brechas pra me arrepender depois. Um dos sistemas que preciso desenvolver envolve muitos gráficos dinâmicos, web services e acesso de usuário não-logado como uma tela de consulta pedidos por exemplo. Sabe se é totalmente possível ?

Outra coisa que queria confirmar é o seguinte, as telas de pesquisa pra chave estrangeira são bem simples, caso eu precise customizar uma tela de consulta dessas como por exemplo uma consulta de clientes com possibilidade de pesquisa por mais de um campo, dá pra ser feito sem problemas também ?

• Não precisei criar novas funções (estender a API), eles me prometeram + 50 funções novas para fevereiro, inclusive gráficas.
  • Criar webservices é o maior barato. Já tem tudo pronto, basta colocar os parâmetros e pronto. Em segundos tá pronto.
  • Acesso de usuário não logado, é um parâmetro do form.
  • A unltima pergunta infelizmente não sei responder.

Valeu !!!

B

gargula:

Vc cria a regra, com elementos visuais, e no momento que vai salvar ele pergunta para qual das 3 camada servirá a regra -cliente/servidor/banco. Se vc selecionar “banco”, ele transforma a regra para a linguagem SQL (de acordo com banco que vc está usando), e cria uma procedure no banco baseado na sua lógica. Para dar manutenção, basta mudar a regra, também visualmente e ele recria a procedure (acho isso o maior barato!!!),não preciso tocar no código.

Se vc mudar de banco, de postgre para SQL server por exemplo, basta exportar e importar a regra que ele já entende a sintaxe do novo banco. Não preciso reescrever nada. - já fiz esse teste e funcionou.

Comentaram que a próxima versão, terá um mecanismo para criar o BD baseado nos forms, ou algo assim.

Então você tem que criar o banco, e o maker começa a criar as telas de cadastro a partir do banco de dados?
Ele também faz mapeamento OR e disponibiliza para você utilizar?
Se eu acrescentar uma linha a uma das tabelas críticas do sistema, tenho que gerar tudo de novo com o maker? E se eu tiver customizado uma das rotinas dele, tenho que fazer tudo de novo?

P

A softwell ganharia mais dinheiro, se tivesse apostado numa idéia como o SAP/BEA … he he he , []s

G

bandrade:
gargula:

Então você tem que criar o banco, e o maker começa a criar as telas de cadastro a partir do banco de dados?
Ele também faz mapeamento OR e disponibiliza para você utilizar?
Se eu acrescentar uma linha a uma das tabelas críticas do sistema, tenho que gerar tudo de novo com o maker? E se eu tiver customizado uma das rotinas dele, tenho que fazer tudo de novo?

• SIM. Disseram-me que estão criando um mecanismo para fazer do modo inverso.
  • É outro paradigma. vc utiliza com outro contexto.
  • Não é um gerador de códigos. A customização é feita dentro da IDE.

[],s

G

Pessoal,

Achei isso hoje no UOL: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas08/230120084.htm

Vejam também a opinião do “carinha” sobre o maker : http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Depoimento8

Viram sobre o que eu estava falando, esses caras não estão brincando.

Chega de dizer amém pros “grandes”, está chegando a nossa vez de mostrar como se-faz, e isso dá um orgulho danado em dizer:

SOU BRASILEIRO PORRA !!!

ps: Pois é, mais um brasileiro ganhando uma parada pros gringos e levantando nossa bandeira.

M

Gargula,

Achei as aplicações geradas um pouco lentas rodando pelo WebRun, já fez o teste de velocidade da aplicação rodando pelo java com TomCat nativo ?

F

gargula:
Pessoal,

Achei isso hoje no UOL: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas08/230120084.htm

Vejam também a opinião do “carinha” sobre o maker : http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Depoimento8

Viram sobre o que eu estava falando, esses caras não estão brincando.

Chega de dizer amém pros “grandes”, está chegando a nossa vez de mostrar como se-faz, e isso dá um orgulho danado em dizer:

SOU BRASILEIRO PORRA !!!

ps: Pois é, mais um brasileiro ganhando uma parada pros gringos e levantando nossa bandeira.

“sou um desenvolvedor que há mais de 23 anos sempre acreditou na ?linha de código?, vi o Maker e me apaixonei”…

DSAhdasudahu… o cara passou 23 anos da vida dele desenvolvendo CRUD’s… meu Deus…

G

Moreira-JF:
Gargula,

Achei as aplicações geradas um pouco lentas rodando pelo WebRun, já fez o teste de velocidade da aplicação rodando pelo java com TomCat nativo ?

Tenho clientes rodando com runtime (webrun) e outros apenas com os .class (deploy), gostei mais da performance do segundo, porém, perde-se a dinâmica de efetuar modificações e atualiza-las “automaticamente”, bastando reiniciar a aplicação.

Valeu !!!

M

Gargula,

Vou te incomodar mais um pouco… sabe se nos combobox de chave estrangeira que ele gera automático tem como filtrar apenas um grupo de registros, exemplo: suponha que eu tenha um combobox buscando uma tabela de conta contábil… porém deveria filtrar no combo, apenas as contas de débito e não as de crédito… consigo fazer esse tratamento direto no componente disponivel ?

Abraços

T

Moreira,

Se você usar na consulta :, o sistema automaticamente gera a dependência entre esses campos. Assim, caso o valor de um seja alterado, o outro será recarregado.

Outra opção é usar :FUNCAO_FLUXO_. Dessa foram vc poderá aplicar um retorno de um fluxo seuo ao seu SQL. Exemplo:

SELECT
COD_CIDADE,
NOME
FROM
COD_PAIS = :FUNCAO_FLUXO_Obter_Codigo_do_Pais

C

Me apresentaram o software na semana passada e pra mim foi uma grande decepção.

Primeiro na forma propaganda feita de maneira enganosa

http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Noticia7

Foram cinco anos de trabalho de uma equipe de 1.200 especialistas, entre engenheiros, programadores, analistas e principalmente especialistas de domínio ? consultados para adequar melhor os programas às necessidades dos clientes finais.

Indaguei sobre o porte da empresa softwell e me disseram ter algo em torno de 45 funcionarios no total !

Outra coisa foram varias limitações técnicas de coisas simples para quem está acostumado a trabalhar em ERPs.

Comparar com Java é muito diferente do que com ferramentas RAD (Rapid Application Development), mas tente somar um mais um atraves de fluxo e veja o que é mais rapido codificar na linha de codigo ou desenhar um fluxo.

Tente tratar concorrencia de dados, processamento pesado, locks de tabelas, uso de objetos de banco, integridade e terá limitações inerentes deste tipo de abordagem.

Não querendo desmerecer a ferramenta ou o produto nacional, mas sinceramente esperava um pouco mais de franqueza na abordagem e não um produto maquiado.

Ah, tava esquecendo, a conexão com um banco Oracle homologada é pra versão XE (Express Edition), brincadeira né ? Alguem desenvolve um sistema em banco local ?

D

Quem disse que o Maker num pode ser usado?
Tem tanta utilidade em programa de padaria, de banca de jornal, de pequenas empresas contábeis. Listem aqui o que dá pra fazer com MAKER, assim, ninguém fica chateado, pensando que a gente num vê utilidade pra ele.

L

Indaguei sobre o porte da empresa softwell e me disseram ter algo em torno de 45 funcionarios no total !

Não desconfiando da palavra do colega mas alguém sabe dizer se essa informação é veridica?

C

luis_bala:
OOOOOOPA !

Peraêêêêêe…Vamo acabar com isso !

Sou cliente, conheço a galera da softwell (são profissionais de respeito) e a coisa não é assim não…

Sério ? De que empresa ?
Acabou de se registrar, mais um usuário fantasma da Softwell pra fazer propaganda do produto

lavh a informação é veridica sim. Que empresa de software voce conhece que tem 1200 funcionarios ? Talvez a IBM.

Putz o Java tem bilhões de especialistas desenvolvendo então, pois se contar usuário como especialista então pasmem

P

Castanheda, desculpe deixar sua mensagem esquizofrenica mas apaguei as mensagens do babaca. Nao da ra gastar espaco no SGDB do GUJ com esse tipo de cometario inutil.

L

luis_bala:

Acho melhor criar uma trigger de after, para apagar tudo que postam sobre a softwell, senão vai ter muito trabalho.

Finalmente um desses inuteis marketeiros do maker deu uma ideia brilhante…

T

Acho q ambos os lado (defensores/criticos) estao sendo infantis, mantenham o profissionalismo…não misturem olho com baralho…

Seja la o q for este Maker, so vamos saber se realmente rola daqui a algum tempo…ninguem pode criticar sem saber como funciona e ninguem pode garantir que e um Sistema 100% confiavel…

Use e depois tire suas conclusoes.

falow

C

Você ainda não conhece o cara??

Com certeza ele não é conhecido por tentar enfiar goela abaixo uma feramenta medíocre que custa o olho da cara.

Primeiro você disse:

E depois:

Ops, ele é maduro e uma novidade ao mesmo tempo?

E qual empresa você representa? Alias você nem se identifica, como podemos dar algum credito a voce? Ninguem entende esse tom se você é apenas um cliente da ferramenta, devia estar feliz por ter em mãos algo que você diz ser tão bom.

Enfim, isso sim é marketing “agressivo”!

:shock: :shock: :shock:

M

deve ser entendido como:

daqui a alguns dias você (pode) vai estar mantendo código porco que foi gerado pelo maker e abandonado.

eu acho muito curiosa essa forma de profetizar a adoção dessa ferramenta.
acho que o povo pensa que desenvolvimento de software se resume a criação de sistemas de cadastro e relatório.

D

Calma gente, deixa ele falar. O sistema dele já está sendo adotado em padarias, bancas de jornais. Alguma utilidade tem né?
Só num serve pra supermercado grande, pq até lá existem certas situações que fogem do controle da ferramentinha.

V

Exatamente. Apenas fábricas de software adotam este tipo de ferramenta, uma vez que a regra na maior parte delas é “entrega qualquer merda que pareça que funcione o quanto antes e foda-se a manutenção”. O maker é perfeito para isso.

C

pcaldo não adianta o jeito é bloquear o cara.

fiu_fiu bem-vindo mais um fantasma.

É fácil montar uma carteira de clientes, primeiro você não permite experimentar ou versões demo. Se quiser compra, ai vira um cliente. Se vai usar ou não azar, pois já comprou mesmo então dá pra exibir como comprador. Cedo ou tarde o mercado dita o que funciona ou o que é propaganda enganosa.

Pelo marketing agressivo e falta de postura dos que trabalham com a ferramenta dá pra perceber o naipe disso.

Acho que basta ler os posts de quem defende pra entender.

Luis_bala, basta dizer o nome de onde trabalha, porque pasmem se trocou forms ou Delphi por Maker e tá satisfeito é porque não sabia programar nessas ferramentas.

Da carteira de empresas grandes de informática que citou eu sou gerente de TI de uma delas e posso dizer que a ferramenta até parecia ser interessante para desenvolvimento de pequenas aplicações não críticas, mas a falta de compostura e ética dos que as promovem pra mim é sinal de fumaça e prefiro não usar uma ferramenta com tão pouco tempo de mercado e ficar a ver navios caso a empresa feche e todo um código legado jogado pra trás.

P

Continuo apagando. Acho que o que tá irritando é isso aqui:

http://www.google.com/search?q=softwell+maker+opiniao

O GUJ tem um PageRank muito alto.

De qualquer forma, sempre que isso acontece aqui alguém que e sente oendido pelo ost vem aqui, se aresenta (geralmente como autor do texto ou dono da emresa) e responde dúvidas. Realmente, "solução imatura"essa.

De qualquer forma, um bom lugar para falar sobre o maker:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Softwell_Maker

D

O que me deixa triste é que “falem mal ou bem, mas falem de mim”. Eles estão tendo propaganda gratuita sem gastar um centavo.
Seria melhor que nem sequer as pessoas soubessem de sua existência.

T

fiu_fiu vc e muito lixão

M

pcalcado:
Continuo apagando. Acho que o que tá irritando é isso aqui:

http://www.google.com/search?q=softwell+maker+opiniao

O GUJ tem um PageRank muito alto.

De qualquer forma, sempre que isso acontece aqui alguém que e sente oendido pelo ost vem aqui, se aresenta (geralmente como autor do texto ou dono da emresa) e responde dúvidas. Realmente, "solução imatura"essa.

De qualquer forma, um bom lugar para falar sobre o maker:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Softwell_Maker

eita!
tem até citação minha no meio da besteira la! :lol:

L

Novas propagandas do maker.

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/03/14/e14031997.html

http://www.investnews.com.br/DiretoRedacao_Interna.aspx?parms=1664228,683,20,4

[]´s

P

O mesmo texto em 3 fontes diferentes == Press release

P

desciclo do Maker é fantástica, chorei rindo.

“Eu que fiz”
maker sobre o Maker

huauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuhahuauhauhauuha

P

Obvio que não.

P

Obvio que não.

:roll:

C

Claro propaganda paga. Pra voce divulgar um produto, basta pagar para publicações, por isso o mesmo texto.

Não entendo sinceramente, a ferramenta nasceu morta, programar por fluxo é tão improdutivo quanto fazer conta nos dedos. Basta pegar qualquer academico e tentar fazer um fluxo de programação versus codificar em alguma linguagem.

Só acho que os meios como estão tentando alavancar seu produto bastante anti-etico e anti-profissional, infelizmente para indústria de software brasileira um mal exemplo.

L

Claro propaganda paga. Pra voce divulgar um produto, basta pagar para publicações, por isso o mesmo texto.

Não entendo sinceramente, a ferramenta nasceu morta, programar por fluxo é tão improdutivo quanto fazer conta nos dedos. Basta pegar qualquer academico e tentar fazer um fluxo de programação versus codificar em alguma linguagem.

Só acho que os meios como estão tentando alavancar seu produto bastante anti-etico e anti-profissional, infelizmente para indústria de software brasileira um mal exemplo.

Tem razão, qualquer acadêmico sabe disso.

http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Depoimento3

Eu diria até que, isso é obvio.

http://ieeexplore.ieee.org/xpl/freeabs_all.jsp?arnumber=4141379

[],s

R

Andei olhando no site os screens dos sistemas já desenvolvidos no maker…

Só CRUD, e são todos iguais.

Na boa pra fazer crud, é muito mais ágil fazer usando rails:

script/generate scaffold NomeDaTabela

e voilá, tudo pronto!

Também, vi fotos da empresa e fico me perguntando onde colocaram 1200 funcionarios la dentro :shock:, deve ter ficado pior do que metrô na estação da Sé as 18:00 :stuck_out_tongue:

Flws.

E

Esses threads do Maker nao morrem, impressionante.

R

OK, esse assunto definitivamente morreu. Como nao ha mais mensagens relevantes, finalizamos por aqui.

Rafael

Criado 8 de janeiro de 2008
Ultima resposta 19 de mar. de 2008
Respostas 126
Participantes 42