Bom dia Pessoal
Mês passado foi aprovado na OCMJEA e gostaria de compartilhar minhas dicas para os novos candidatos. http://fernandofranzini.wordpress.com/2013/05/03/my-tips-on-ocmjea/
T+ 
Passei na OCMJEA
23 Respostas
Essa é uma certificação que não vemos muito aqui no GUJ hehehe…
Parabéns, cara 
Pois é…só temos o forum do javaranch para isso.
Me coloco a disposição para ajudar o pessoal aqui, caso tenham interesse em tentar a prova.
Parabéns FernandoFranzini!Com certeza uma certificação muito difícil de conseguir, imagino o quanto você estudou!Outra grande referência pra nós.
Parabéns, bem vindo ao time! =P

Fernando, parabéns cara. Abraços.
Boa, parabéns! 
Quanto tempo de estudo?
Total = 8 meses
3 meses fase 1
5 meses fase 2 e 3.
± 2 horas por dia
Parabéns Fernando pela dedicação e conquista :thumbup:
Parabéns Fernando, é bom saber que podemos buscar este tipo de informação sobre está certificação aqui no guj mesmo, informações raras
Tenho uma pergunta, mais não é referênte a este assunto, vou perguntar via MP.
Abraços
Opa, parabéns. :lol:
Estou começando a me preparar para a versão 6 do OCMJEA (não consegui fazer a prova beta porque estava em fase de mudança de cidade), não é por nada, mas alguns (ou a maioria) dos “Core J2EE patterns” me dão náuseas.
*Se mais alguém tiver interessado em tirar a versão 6, manda mensagem pra gente trocar ideias.
Você não fez o curso obrigatório ou não falou dele no blog?
Sobre o curso é o seguinte:
- Vc é obrigado a fazer pelo menos 1 curso para receber a credencial de arquiteto.
- Vc pode fazer o curso antes como preparação, durante ou depois de qualquer fase da certificação.
- Eu decidi fazer depois só para cumprir a grade mesmo.
- O curso pode ser feito em qualquer empresa credenciada Oracle. Eu vou fazer em Curitiba.
- Vc é obrigado a fazer pelo menos 1 curso para receber a credencial de arquiteto.
- Vc pode fazer o curso antes como preparação, durante ou depois de qualquer fase da certificação.
- O curso pode ser feito em qualquer empresa credenciada Oracle. Eu vou fazer em Curitiba.
Você ainda não fez o curso então? Vai fazer qual e por quê? Aquela modalidade de curso “self-study cd-rom” também vale como curso obrigatório? :lol:
Você ainda não fez o curso então? Vai fazer qual e por quê? Aquela modalidade de curso “self-study cd-rom” também vale como curso obrigatório? :lol:
Não, infelizmente você tem que afundar mais a mão no bolso 
Vou fazer por que sou obrigado. Sem o curso eu não recebo a credencial.
Vou fazer um de JEE6 com JMS.
Tem o curso on-line sim…mas eu prefiro in-class…conhecer outros profissionais, fazer network etc…
Eu escolhi um qualquer la…só para fazer mesmo e receber a credencial.
Não…vale curso presencial ou aquele que vc assiste pela web.
Fernando, você é obrigado a usar alguma ferramenta para fazer os diagramas? Obrigado.
Vc é livre para usar qualquer ferramenta que vc quiser…Vc envia os diagramas via png.
![]()
Vc ou a sua Corporação empregadora…
![]()
Vc ou a sua Corporação empregadora…
Tanto faz…alguém tem que afundar…heheh
Foi uma merda pra quem queria tirar essa prova a obrigatoriedade do curso.
Uma boa é pedir ajuda financeira para sua corporação para prestar essa prova.
Tudo depende de como vc vai “vender” essa idéia pontuando como a empresa vai ganhar com isso.
Uma boa é pedir ajuda financeira para sua corporação para prestar essa prova.
Tudo depende de como vc vai “vender” essa idéia pontuando como a empresa vai ganhar com isso.
Com certeza! E se as licitações passarem a pedir com frequência essa certificação vai ser mais fácil conseguir o custeio.