Zakim:
Digamos que o projeto em que trabalho seja muito grande! Então toda vez que altero alguma coisa dentro de um módulo! tenho que gerar o jar, para que o outro módulo que depende dele funcione!
Agora imaginem uma aplicação que possua 9 ou 10 módulos bem grandinhos! Sorte que aqui tem café pra tomar! Se não…
rss

Por exemplo acabei de fazer um Undeploy/Deploy aqui de um projeto grande dependendo de varios outros projetos.
E demorou algum tempo, mas acho q é o tempo para verificar se alguma classe foi alterada, por que nenhum jar foi alterado, e foi relativamente rapido, não foi instantaneo mas tb nao foi demorado.
Se não altero nenhum classe demora 7seg, se altero uma classe demora 12seg.
Acha isto demorado? Meu war tem 40mb e são 6 projetos.
Pelo q percebo ele apenas compila a classe que alteramos, e a coloca dentro do jar.
Basta ver q a data de criação do Jar não muda e sim a data de modificação, o Jar só é apagado se fizer o Clean, então o Jar não é gerado sempre.
Na boa não tem como ser mais rapido q isto.
Eu gosto muito do NetBeans, não tem como comparar com outras IDEs, acho q não fica longe de nenhuma e até supera em alguns pontos as outras, até as IDEs de .Net, é sem dúvida uma IDE de alto nível e gratuita.
Agora se é pesada…? Eu acho q não, acho q é normal… e 1GB de RAM, é muito pouco hoje em dia, no mínimo 2GB o ideal é 4GB e com um QuadCore