Perdendo muito tempo com Netbeans! Como customizar isso?

16 respostas
Z

Saudações!

Tem alguma forma de impedir que o netbeans gere os arquivos de build automaticamente? Toda vez que mando rodar a a aplicação, ele fica 2 a 3 minutos (no meu pc!) fazendo firula e motrando coisas na tela! Gostaria de customizar isso, mas não sei por onde começar, visto que o netbeans sempre recria o build.xml e build-imp.xml.

Ja Tentamos alterar esses arquivos, porém, sem sucesso!

Já ouvi falar de pessoas que utilizam o netbeans só para a criação de telas e o eclipse para a codificação, visto que ele torna as coisas mais manuais um pouco (sem geração de muito lixo).

poderiam ajudar?

obrigado

16 Respostas

C

se for NB6 o recomendado pra ter é no mínimo 1 GB de RAM.
q tal dar uma tunada no seu PC !!!

P

Olá, muito quente ai em Cbá ???

Vamos lá, tudo que diz respeito as caracteristicas de um projeto vc tem acesso entrando em propriedades do projeto, ok ?

Então lá tem a opção “Criar Arquivo War” que esta dentro do grupo de opções “Empacotamento” ai é só desmarcar, e quando vc for disponibilizar a aplicação pra produção vc liga novamente e cria o arquivo .war

P

Outra coisa, o NB usa o Ant(build.xml) pra gerenciar e controlar a aplicação, então cuidado ao mexer no build.xml, até hoje não precisei mexer em nada disso, tudo que preciso em um projeto consiguo configurar alterando as opções que o NB me fornece!

Z

Cuiabazão ta quente, mais aqui é bem refrigerado! :stuck_out_tongue: Sem falar que meu PC tem 1 Gb de ram… hehehe

Vou dar uma olhada nessas propriedades que você me disse! qualquer coisa dou um retorno aqui!

obrigado pbnf

:stuck_out_tongue:

F

pbnf:
Vamos lá, tudo que diz respeito as caracteristicas de um projeto vc tem acesso entrando em propriedades do projeto, ok ?

Então lá tem a opção “Criar Arquivo War” que esta dentro do grupo de opções “Empacotamento” ai é só desmarcar, e quando vc for disponibilizar a aplicação pra produção vc liga novamente e cria o arquivo .war

Vamos ver, vou fazer este teste tb e ver se melhora aqui… perdemos o maior tempão aqui tb por causa desta lentidão do netbeans… apesar de ter computadores muito potentes…

Se tiver resultados satisfatórios postarei aqui…

F

O NetBeans, é realmente bem mais pesado que o Eclipse. No meu laptop, eu tenho 2GB de RAM, mas quando tinha só um, mesmo assim ele dava umas pedaladas.

Mas, é questão de gosto, eu não troco o NetBeans, pelo Eclipse, mas é claro que é minha opinião!

Quando a lerdeza, você poderá até melhorar, principalmente você baixando somente o que você necessita na versão 6. Caso você baixe a versão full (C++, Java, Ruby), esqueça, não conseguirá que ele fique um pouco mais rápido!

E

Mas… o NetBeans só compila os arquivos .java q foram alterados, não!?

É q no meu caso é rápido, não noto lentidão nenhuma e já reparei q ele só compila os q foram mexidos, o que é normal…

Z

Digamos que o projeto em que trabalho seja muito grande! Então toda vez que altero alguma coisa dentro de um módulo! tenho que gerar o jar, para que o outro módulo que depende dele funcione!

Agora imaginem uma aplicação que possua 9 ou 10 módulos bem grandinhos! Sorte que aqui tem café pra tomar! Se não…

rss

F

fsquadro:
O NetBeans, é realmente bem mais pesado que o Eclipse. No meu laptop, eu tenho 2GB de RAM, mas quando tinha só um, mesmo assim ele dava umas pedaladas.

Mas, é questão de gosto, eu não troco o NetBeans, pelo Eclipse, mas é claro que é minha opinião!

Quando a lerdeza, você poderá até melhorar, principalmente você baixando somente o que você necessita na versão 6. Caso você baixe a versão full (C++, Java, Ruby), esqueça, não conseguirá que ele fique um pouco mais rápido!

Pois é, tanto em meu notebook quanto no computador do trabalho, tenho 1 gb de ram e o NetBeans vive “pedalando”… Mas como você disse, eu tb não troco o NetBeans pelo Eclipse, apesar deste inconveniente… até já tentei, mas não adiantou, no fim das contas acabei voltando…

Até…

E

Zakim:
Digamos que o projeto em que trabalho seja muito grande! Então toda vez que altero alguma coisa dentro de um módulo! tenho que gerar o jar, para que o outro módulo que depende dele funcione!

Agora imaginem uma aplicação que possua 9 ou 10 módulos bem grandinhos! Sorte que aqui tem café pra tomar! Se não…

rss

Por exemplo acabei de fazer um Undeploy/Deploy aqui de um projeto grande dependendo de varios outros projetos.

E demorou algum tempo, mas acho q é o tempo para verificar se alguma classe foi alterada, por que nenhum jar foi alterado, e foi relativamente rapido, não foi instantaneo mas tb nao foi demorado.

Se não altero nenhum classe demora 7seg, se altero uma classe demora 12seg.

Acha isto demorado? Meu war tem 40mb e são 6 projetos.

Pelo q percebo ele apenas compila a classe que alteramos, e a coloca dentro do jar.

Basta ver q a data de criação do Jar não muda e sim a data de modificação, o Jar só é apagado se fizer o Clean, então o Jar não é gerado sempre.

Na boa não tem como ser mais rapido q isto.

Eu gosto muito do NetBeans, não tem como comparar com outras IDEs, acho q não fica longe de nenhuma e até supera em alguns pontos as outras, até as IDEs de .Net, é sem dúvida uma IDE de alto nível e gratuita.

Agora se é pesada…? Eu acho q não, acho q é normal… e 1GB de RAM, é muito pouco hoje em dia, no mínimo 2GB o ideal é 4GB e com um QuadCore :stuck_out_tongue:

P

Zakim , respondi uma coisa pra vc mas agora bateu algumas duvidas!

A sua aplicação é web ou desktop ?

Quando vc fala “arquivos de build” vc quer dizer que ele cria um diretorio chamado “build” com as classes compliladas ou que ele cria um arquivo .JAR ou .WAR dentro do diretorio “dist” ?

V

pbnf:
Zakim , respondi uma coisa pra vc mas agora bateu algumas duvidas!

A sua aplicação é web ou desktop ?

Quando vc fala “arquivos de build” vc quer dizer que ele cria um diretorio chamado “build” com as classes compliladas ou que ele cria um arquivo .JAR ou .WAR dentro do diretorio “dist” ?

Trabalho junto com o Zakim.

A aplicação é desktop.
O netbeans demora cerca de 1 a 2 MINUTOS para compilar a aplicação inteira. A maior parte deste tempo é perdido processando os arquivos ant. O tempo que o compilador gasta não deve passar de 10 segundos.

P

Vitor, vc é o famoso “Armadilha” ???

Ok, é desktop, mas sobre a segunda pergunta ?

B

pbnf:
Vitor, vc é o famoso “Armadilha” ???
kkkkkk!!

Acho que metade da comunidade de desenvolvimento de Cuiabá deve conhecer a figura. :lol:

Editando esse build.xml que fica na raiz do projeto não resolve um pouco do problema? Ele é meio que um override do build-impl.xml que constroi a aplicação de verdade.

Se não der, acho que vocês poderiam adotar alguma solução mais específica p/ automação de builds. Talvez um build server com maven p/ prover integração contínua.

R

[off-topic]
Cheio de conterrâneo aqui…

Como anda o mercado Java em Cbá? Saí de Cuiabá há muito tempo e não faço idéia de como anda por aí, profissionalmente falando.
[/off-topic]

Z

Aqui é uma mina! hehehe… Ou no minimo um portal para novas oportunidades! :stuck_out_tongue:

As empresas estão crescendo muito e a demanda é crescente!

Criado 16 de maio de 2008
Ultima resposta 16 de mai. de 2008
Respostas 16
Participantes 9