PHP a quantas anda?

15 respostas
M

Quero saber a quantas anda o PHP, bem como sua evolução. Atualmente, não tenho ouvido falar no PHP como tecnologia para desenvolvimento web como no passado.

15 Respostas

S

Cara php ta tao bem quando o java… se você não house é porque ninguem reclama.

S

http://imasters.com.br/artigo/21215/php/a-nova-era-de-frameworks-php

M

PHP 6 virou vaporware, a linguagem estacionou.

F

Acredito q cabe a pergunta nesta thread em vez de um novo tópico.

Considerando conhecimentos iguais em PHP e Java e precisar desenvolver uma aplicação robusta, os dois atenderiam plenamente ou tem algo q um sai melhor q outro, como relatório, persistência, etc?

Obrigado.

D

fabiophx:
Acredito q cabe a pergunta nesta thread em vez de um novo tópico.

Considerando conhecimentos iguais em PHP e Java e precisar desenvolver uma aplicação robusta, os dois atenderiam plenamente ou tem algo q um sai melhor q outro, como relatório, persistência, etc?

Obrigado.

A resposta é, depende.
Cada linguagem possui uma estrutura específica, recursos e pontos positivos e negativos.
Além do que, o ambiente em que ambas serão executadas sempre terá diferenças.
Você pode até configurar suporte de um servidor para java web e permitir que este aceite PHP, porém, este não é o ambiente nativo da linguagem.

F

Correto.
Deixa eu reformular a pergunta.
Tem algum aspecto (reports, pesistência, visual, etc) q uma tecnologia destoe bastante da outra? Ao ponto de ter q ser avaliada para ver se este item atende os requisitos do projeto?

D

fabiophx:
Correto.
Deixa eu reformular a pergunta.
Tem algum aspecto (reports, pesistência, visual, etc) q uma tecnologia destoe bastante da outra? Ao ponto de ter q ser avaliada para ver se este item atende os requisitos do projeto?

Você sempre terá estas diferenças.
Dependendo do ambiente, terá um relatório muito mais rápido em PHP do que em java. Ou vice-versa.
É como comparar o futebol do Barcelona com o Vettel na F1.

De qualquer maneira, eu ainda acredito que isto vai ser definido pela necessidade ou solicitação do cliente, pelas limitações da equipe de desenvolvimento e pela estrutura onde o projeto será rodado.

L

PHP É LIXO, nem perca tempo com isso .

D

A 4° linguagem de programação mais utilizada no mundo é lixo…
Só está atrás de java (possivelmente por ter sido considerados ambientes desktop e web), C e C++.
Fonte? http://www.blogcmmi.com.br/geral/ranking-das-linguagens-de-programacao-mais-usadas-mai-10

N

Porque você acha isso?

Falar que é lixo é fácil, agora argumente para que a gente saiba o porque.

L

Pra que serve PHP??
Serve somente para criacao de “Sitezinhos” mediocres, pra mim php é um lixo pq nao serve para aplicações corporativas, pode ate ser utilizado mas coitado de quem tiver que dar manutencao em uma aplicação corporativa feita em php.
[color=darkred][size=24]

PHP É LIXO MSM :slight_smile:[/size][/color]

D

lgweb:
Pra que serve PHP??
Serve somente para criacao de “Sitezinhos” mediocres, pra mim php é um lixo pq nao serve para aplicações corporativas, pode ate ser utilizado mas coitado de quem tiver que dar manutencao em uma aplicação corporativa feita em php.
[color=darkred][size=24]

PHP É LIXO MSM :slight_smile:[/size][/color]

E tenho dito.

L

Alguém falou que a linguagem estacionou. De fato, a “linguagem” em si meio que parou no tempo. Da 5.3 pra frente, não tivemos grande crescimento.
Mas não dá pra reclamar de:

• Desempenho: dá uma sumanta de laço em qualquer uma pra web;
  • Produtividade;
  • Comunidade: movimentada PRA CARAMBA;
  • Evolução de API: Não tem Hibernate? Doctrine. Não tem Rails? Tem CakePHP. Não tem Spring / EJB / etc? Tem Zend Framework. Não tem PrimeFaces / etc? Tem Smarty e muito mais.
    Enfiar sql num jsp não é correto, assim como enfiar num .php de apresentação também não é. O problema é que PHP tinha tradição de linguagem “script” e o mercado encheu de ‘sobrinho’ da linguagem; acabou ficando mal vista.
    Eu, particularmente, acho ela ANIMAL. E se alguém acha que não serve pra aplicações de grande porte, corporativas, já saiu o PHPEE, que é exatamente uma forma de trabalhar com objetos distribuídos em PHP, como no EJB.
    O chato é que o mercado ficou com a impressão ruim, e acaba pagando menos. O que vejo, geralmente, é Java Pleno == PHP Senior, em termos de salário. Injusto e realmente bem chato.
M

Sinceramente acho que falar que uma linguagem é lixo vendo no cenário atual como a mesma é utilizada é no mínimo falta de noção …

O que você acha que é um requisito para um aplicativo corporativo e que seria empecilho para o desenvolvimento em PHP?

Já existem tantas alternativas de FW para PHP quanto tem para Java. Tem FW de ORM, tem FW que funcionam como os famosos crudeasy, estilo Rails ( scafolding ) como o já citado CakePHP, Symfony e tantos outros. Vide link http://www.phpframeworks.com/

Na minha opinião, acho que o PHP perdia para o Java no quisito de clustering ou melhor exemplificando, na criação de aplicações distribuidas. Hoje já existem técnicas e especificações para se desenvolver com PHP e utilizar da infra-estrutura de cluster de servidores.

Acho que ambas tecnologias são eficientes. A questão que vai definir qual ser utilizada será particularidades de cada cenário.

A um tempo atrás eu comecei a procurar por clientes para tentar ganhar um extra criando aplicações/sites. Alguns deles fizeram questão de que o projeto orçado fosse desenvolvido em PHP. Foi ai que eu comecei a estudar PHP e me aprofundar na tecnologia. Porque estes clientes pediram o PHP? Custo de hospedagem, manutenção e alguns outros detalhes relacionados a custo.

Na teoria, quando se começa a desenvolver PHP você pode complicar tanto quanto no Java. Eu mesmo acabei me deparando com isso. O mais interessante na minha opinião é que com PHP você tem muita produtividade por não ter que ficar se preocupando com uma série de detalhes relacionados a ambiente e configuração. Mas se você vai desenvolver algum sistema maior e que para isso seja necessário utilizar algum framework, vai ver que você pode se deparar com a mesma quantidade de configurações e complexidade que temos em alguns casos de FW Java.

Portanto, os mesmos “sitezinhos” que são criados em PHP poderiam também ser criados em JSP puro e scriptlet como também os sistemas corporativos criados com Struts ou JSF poderiam ser criados com Symfony ou CakePHP. É tudo questão de gosto e de vender seu peixe.

M

Só para complementar meu comentário, segue um artigo muito interessante e que vale a pena ser lido sobre como anda o PHP

http://imasters.com.br/artigo/21215/php/a-nova-era-de-frameworks-php

[]'s

Criado 28 de junho de 2011
Ultima resposta 29 de jun. de 2011
Respostas 15
Participantes 9