Por que os Cursos da Alura são tão Caros?

101 respostas
P

Por que os cursos da Alura são tão caros?

Eu não conheço muitas outras opções, mas:

Com o dólar cotado a R$ 2,426 (cotação de hoje), estamos falando de mensalidades que custam entre R$ 60,00 e R$ 70,00

Os cursos da Alura custam [color=red]R$ 197,00[/color]/mês!

Por quê? Alguma motivo palusível?

101 Respostas

P

Acho meio complicado fazer um comparação dos cursos baseado so no preço, olhei os 3 links so ultimo tinha curso de java os outros a maioria é de html, js, ruby, php.

F

Esses também possuem certificado de conclusão?

R

A fórmula é simples. A Alura foi criada pela Caelum, que é uma das escolas mais conceituadas do Brasil. Prestam treinamento pra grandes companhias brasileiras.

Reconhecimento custa caro.

A maioria dos profissionais Java conhecem ou pelo menos já ouviram falar da Caelum, logo, se valoriza alguém que estudou lá.

Prova de certificação também é cara, mas poxa, você está sendo avaliado e posteriormente reconhecido pela Oracle…

K

Engraçado como a palavra “caro” é usada sem se pensar muito a respeito.

Será que é “caro” mesmo?
O que é caro? Caro é quando você pega por algo e o valor obtido com isto é inferior ao seu custo.
Por exemplo: eu pagar 500 reais por um jogo de videogame quando poderia ter pago 80.
Ou então ter pago um curso e não ter aprendido nada com ele.

Antes de dizer ser caro ou não algumas coisas tem de ser levadas em consideração:

• Quem está ministrando o curso?
  • Qual a ementa?
  • Qual a qualidade da escola?
  • Qual a fama de quem está anunciando?
  • O conteúdo que está sendo oferecido é válido e irá me agregar algo de valor que possa ser usado no futuro?

Eu pensaria nisto antes sabe. Por exemplo: Treehouse, Code School e Pluralsight. Com excessão da última, que reconhecimento as outras tem no mercado nacional?
É tão grande quanto o da Caelum?

Vê? De repente o “caro” virou “promoção”.

A
Particularmente não acho tão caro.
Pior é pagar R$700 por um curso de 30 horas aqui na cidade e ter um conteúdo(fraco) apresentado que pode ser obtido na internet.
Curso de JAVA WEB 1, por exemplo se aprende mais estudando as apostilas da Caelum(F21)/AlgaWorks/K19/...etc, do que na sala de aula de muitos cursos.
Claro que curso a distancia não acho adequado para qualquer um, tem de ter disciplina, tem gente que só aprende com instrutor presencial. Eu gosto de estudo a distância por poder fazer meu horário(que é muito complicado facul/trabalho/filhos).
Agora tem uma coisa que o cursos presencial tem grande vantagem, o Networking. Pretendo fazer o curso mais avançado de JAVA WEB e Android, pelo conhecimento, mas principalmente pelo networking.
Demais cursos faço via web, inclusive tem uns que pretendo fazer da Alura, mas pra isso vou aguardar um período do ano onde tenho menos trabalho e possa aproveitar mais o tempo de estudo.
N

Eu acessei o site deles a nível de curiosidade, lá os R$197,00 por mês faz com que você tenha direito a todos os cursos deles.
Acredito que você possa pagar por módulos. Veja se não é o caso.

P

de fato, o ponto a ser discutido é o preço.

P

os cursos citados são classificados como MOOCs, e muitos têm sim certificado.

P

Sim, concordo.

Mas, você já viu quem faz parte da pluralsight?

E nem por isso eles cobram tão caro…

A

nel:
Eu acessei o site deles a nível de curiosidade, lá os R$197,00 por mês faz com que você tenha direito a todos os cursos deles.
Acredito que você possa pagar por módulos. Veja se não é o caso.

Você paga somente no modelo de mensalidade, não existe cobrança por módulos.

P

Nenhum. As “escolas” citadas não têm reconhecimento algum no “mercado nacional”. A Alura, de per si, também não tem “reconhecimento no mercado nacional”. Apesar de ter a Caelum por trás (sem trocadilhos, por favor).

Mas o ponto não é este, kico. Repito: não estou questionando nem a qualidade dos cursos, nem o reconhecimento dos profissionais que trabalham para a Caelum/Alura. Estou questionando o preço, que a meu ver está bem “salgado”…

Ué mas… será que os cursos da Alura têm o preço que tem… para ajudar a Caelum a manter sua estrutura?

P

Os cursos citados, lá de fora, também são assim.

K

Nenhum. As “escolas” citadas não têm reconhecimento algum no “mercado nacional”. A Alura, de per si, também não tem “reconhecimento no mercado nacional”. Apesar de ter a Caelum por trás (sem trocadilhos, por favor).

Mas o ponto não é este, kico. Repito: não estou questionando nem a qualidade dos cursos, nem o reconhecimento dos profissionais que trabalham para a Caelum/Alura. Estou questionando o preço, que a meu ver está bem “salgado”…

Ué mas… será que os cursos da Alura têm o preço que tem… para ajudar a Caelum a manter sua estrutura?

Oi Paulo,

pois é: mas aí que tá. De novo, é a questão do conceito de “caro”.
E outra: será que é justo comparar com o mercado externo aonde a realidade econômica é radicalmente diferente?

P

Muito provavelmente tem gente aqui que mora em imóvel que custa “pra lá de um milhão” e também tem gente por aqui que anda de carro que custa “um quarto de milhão”. Para este “nível” de gente não, não é caro.

Este é o ponto! Já viu a nossa realidade sócio-econômica?

Outra coisa: estamos falando de cursos online, onde invariavelmente a percepção de valor é diferente da dos cursos presenciais, cujas mensalidades “podem” ser tão caras quanto - ou até maiores.

R

Sinceramente, essa discussão não vai dar em nada…

Se a Caelum presta um ótimo serviço em nível nacional(ou regional, que seja), porque não pode cobrar o preço que cobra?

Se você quer saber o real motivo deles cobrarem esse valor, nada mais sensato que perguntar direto pra eles. Já falaram também que esse valor é pra ter acesso a todos os cursos da Alura.

Livre Mercado colega, se não tá contente com o preço daqui, gasta lá fora. O que importa é você ficar satisfeito. Se lá fora cobra menos e quem criou tem muita credibilidade, faz lá…

Ficar tecendo dezenas de teorias aqui não vai dar em nada, elas vão continuar sendo teorias.

:wink:

F

Que eu saiba a Alura não tem a Caelum “por trás”. É a Caelum. Só tem um novo nome por questão talvez de marketing e por ser um nicho e público alvo “diferente”.

Eu não acho caro. Fui um early adopter dos cursos, se chamava Caelum OnLine. Paguei R$500,00 por um pacote de 3 cursos de Automação de Testes e valeu a pena. Apesar de já ter conhecimento em alguns deles vi que estava no caminho certo no que já sabia. Hoje com R$197,00 agora no Alura (valor por um mês) dá pra fazer os 3 que tinha feito.

É investimento pessoal de conhecimento. Nisso eu gasto sem medo. Assino DevMedia MVP, já comprei uns 8 livros da Casa do Código, já fiz cursos no Alura e to pensando em assinar por uns 2 meses pra fazer alguns outros.

P

Não, não. Não são “minhas teorias” não. Estou falando de um fato: os cursos da Alura são muito caros, especialmente se levarmos em consideração a nossa realidade sócio-econòmica.

Mais uma vez: o que está sendo discutido não é a qualidade do serviço, e sim o preço.

Eles estão por aqui também e confesso que adoradia que o Paulo, o Guilherme, o Sergio, ou algum outro talento da Caelum entrasse no debate.

Com cerca de R$ 60,00, R$ 70,00 mensais dá para ter acesso a todos os cursos lá de fora, os citados.

Se o mercado pode ser livre, porque a discussão tem de ser encerrada? Por que você acha que o quê vim debater aqui “não vai dar em nada”, “são minhas teorias”?

Eu até acredito que os alunos da Alura são/estão satisfeitos. Mas que tá caro, tá.

With Alura’s price, chances are that ESLs or even english advanced learners choose spend their money overseas…

A

Também acho. Se partirmos para o argumento do Paulo de que o preço é que manda, tudo isso aí não vale a pena e o melhor mesmo é usar o Coursera, que é de graça e tem excelentes cursos.

Outro ponto: o Kiko se referiu à realidade sócio-econômica não no sentido de que aqui temos um baixo poder aquisitivo em comparação aos Estados Unidos e, sim, o alto custo de se manter os negócios. Mesmo o curso sendo à distância, temos professores online respondendo e eles não o fazem de graça. O preço nunca deve ser avaliado isolado das outras variáveis. Isso parece coisa de física do segundo grau (despreze o atrito, despreze a resistência do ar, despreze…).

P

oi Zanetti

Atualmente consideramos possibilidades de fechar pacotes com precos melhores pra quem optar por mais meses. Ainda precisamos colher mais dados e esperar que a empresa comece a andar sozinha financeiramente, para ai entao estudar precos mais competitivos.

Diferente do treehouse e dos outros, a Caelum não tem funding de empresas aceleradoras, que conseguem baixar bastante o preço, assumindo prejuízo. Temos uma equipe, não pequena, envolvida no Alura. Desde a criação dos cursos à manutenção do código da plataforma e resposta das dúvidas dos alunos (que é um diferencial de como costuma funcionar o tira-duvidas dos cursos que voce citou).

E sim, acredito fortemente que temos uma qualidade bem diferenciada em relação a esses concorrentes. Estudamos não apenas esses, como também os que tem foco em design e outras áreas, que são players mais antigos no mercado e que já aprenderam mais. Também aposto na nossa capacidade de gerar conteúdo de qualidade com uma boa velocidade e sempre entregar novos cursos, em especial agora com a nova marca (que não foi apenas marketing, também ajudou a estruturar a divisão e priorizar melhor)

abracos

P

Sim, funding é importante especialmente neste caso. Mas vocês já estão no mercado há bastante tempo… não daria para “se auto-financiar” e com isso tentar baixar esse preço?

Quem seriam esses caras?

Ah, e obrigado por aceitar debater essa questão abertamente. :wink:

S

Transforme o tempo que voce esta “investindo” nesta thread no valor de um salario de programador. Nao duvido que esse valor daqui a pouco ultrapasse o preco do curso…

L

Eu acredito que os cursos poderiam ter uma qualidade maior de conteúdo. Muita coisa ali você vê em artigos/tutoriais básicos de internet.

Mas acredito que a plataforma ainda tem um potêncial muito forte, principalmente pra se tornar a melhor opção viável para quem não tem como fazer um dos presenciais por questão de tempo/distância.

A

leonardohz:
Eu acredito que os cursos poderiam ter uma qualidade maior de conteúdo. Muita coisa ali você vê em artigos/tutoriais básicos de internet.

Mas acredito que a plataforma ainda tem um potêncial muito forte, principalmente pra se tornar a melhor opção viável para quem não tem como fazer um dos presenciais por questão de tempo/distância.

Poderia nos dizer quais cursos você fez por lá e que achou a qualidade abaixo das espectativas? Pergunto isso porque eu também estou pensando em assinar por um mês para ter uma ideia do conteúdo.

L

Os que achei muito simples:
Testes de unidade e TDD
Maven
Eclipse e produtividade extrema
±Jasper Reports
JPA
Android: integração com servidor e mapas

Em suma, da pra aprender muito mais com as própias apostilas gratuitas deles do que com o curso.

Mas tem vários outros que são bacanas, vai depender muito do que você quer ver e quanto você já sabe.

Eu sem dúvidas pagaria até mais se os cursos tivessem mais conteúdo.

Essa é minha opinião apenas, não que eu queira denegrir a plataforma nem nada, mas acredito que são melhorias que podem, e acredito que até o próprio pessoal da Caelum já pensa em fazer, acontecer.

F

Antes de fazer é importante verificar os detalhes e conteúdo do curso. Os que fiz ensinaram exatamente o que foi proposto.

Podiam ter cursos mais avançados. Mas, logo deve aparecer.

C

Sim, funding é importante especialmente neste caso. Mas vocês já estão no mercado há bastante tempo… não daria para “se auto-financiar” e com isso tentar baixar esse preço?

Por que a Caelum faria uma guerra de preço com quem possui investimento externo?

P

zanetti, o player melhor estruturado é certamente o lynda.com, apesar da plataforma deles nao dar suporte nenhum a duvidas, perguntas e discussões. qualidade boa de videos, didatica media-boa e muito conteúdo. sim, a Caelum é uma empres ja firmada, mas não dá para lutar contra aportes de 8 a 25 milhoes de dolares que alguns deles tiveram pra queimar em 2 anos.

Leonardo, Frederico, é exatamente isso: estamos caminhando para ter cursos mais avançados e mais básicos também. Por enquanto precisamos ter um foco, em especial por causa da adoção de assinatura. Pra muita gente que frequente há tempo o GUJ, os cursos não vão avançar. É pra quem está começando, mas ja sabe um pouco de java (pros cursos dessa categoria). Queremos chegar a 100 cursos em menos de 1 ano.

E toda sugestão de novo curso é bem vinda, apesar do backlog estar lotadíssimo!

A

Paulo, você pensam em portar alguns dos cursos presenciais da Caelum para o Alura? Seria muito legal pra quem não pode comparecer às aulas e tem vontade de fazer alguns cursos.

F

Paulo Silveira:
zanetti, o player melhor estruturado é certamente o lynda.com, apesar da plataforma deles nao dar suporte nenhum a duvidas, perguntas e discussões. qualidade boa de videos, didatica media-boa e muito conteúdo. sim, a Caelum é uma empres ja firmada, mas não dá para lutar contra aportes de 8 a 25 milhoes de dolares que alguns deles tiveram pra queimar em 2 anos.

Leonardo, Frederico, é exatamente isso: estamos caminhando para ter cursos mais avançados e mais básicos também. Por enquanto precisamos ter um foco, em especial por causa da adoção de assinatura. Pra muita gente que frequente há tempo o GUJ, os cursos não vão avançar. É pra quem está começando, mas ja sabe um pouco de java (pros cursos dessa categoria). Queremos chegar a 100 cursos em menos de 1 ano.

Alguma chance de Scala estar no backlog? Ou acham que ainda não teria tanta audiência no Brasil?

R

Simples: lei da oferta e da procura.

Não conheço os cursos, mas lendo o tópico como um todo, acho que o fato de ter tira-dúvidas diminui bastante a escalabilidade do negócio. Se o preço abaixa, a procura pode aumentar muito (dependendo da elasticidade da demanda) e corre-se o risco de não conseguir dar a devida atenção a todos os alunos. Se fossem só vídeos, por exemplo, os cursos seriam bens praticamente não-rivais. Nesse caso, daria pra baixar bastante o preço, pois o custo marginal de um aluno seria baixíssimo.

Já pensaram em criar assinatura sem direito a tirar dúvidas com os instrutores? Senão, acho que vale a pena ao menos pensar no assunto.

A

fredferrao:
Paulo Silveira:

Alguma chance de Scala estar no backlog? Ou acham que ainda não teria tanta audiência no Brasil?

Aproveitando o gancho, Fred, me inscrevi no curso de Scala no Coursera. Se interessar a mais alguém segue o link

Começa em 16 de setembro.

F

Ataxexe:

Aproveitando o gancho, Fred, me inscrevi no curso de Scala no Coursera. Se interessar a mais alguém segue o link

Scala é massa. Sugiro o livro “Scala for the Impatient”, é um e-book free.

P

Entendo que a Alura não compete diretamente com os players gringos citados. Até porque a maioria dos brasileiros mal entende o português… daí a se matricular num curso todo em inglês… não, não rola.

Aliás, quais seriam os concorrentes diretos da Alura?

P

++

P

Talvez este tipo de conteúdo não seja “para as massas”. Mas audiência sempre tem. Nicho.

Sem contar que, como o modelo de faturamento é baseado em assinaturas e os assinantes tem acesso irrestrito a todo conteúdo disponibilizado, dá para ter cursos “mais populares” junto com cursos “menos populares”, convivendo pacificamente na “prateleira”.

F

fredericomaia10:
Ataxexe:

Scala é massa. Sugiro o livro “Scala for the Impatient”, é um e-book free.

Não é free, apenas os 10 primeiros capitulos, liberados pela typesafe. Eu tenho a versão completa.

F

Ataxexe:
fredferrao:
Paulo Silveira:

Conheço o curso, me inscrevi no primeiro que teve, mas devido a falta de tempo e organização minha, não consegui acompanhar, ai deixei de lado hehe, mas fiz questão de baixar todos os videos e exercicios.

Outro livro que aconselho é o Functional programming in Scala da manning, não pra aprender scala especificamente, mas pra dar um shift de conceito e aprender programação funcional.

C

Achei que era os gringos, mas você tem razão, eles não oferecem conteúdo em português.

Neste caso a Alura não estaria oferecendo mais valor ao disponibilizar conteúdo em português, e por esse motivo seu preço no mercado seria maior que o site gringo?

P

@Marcelo, como o formato da aula é diferente, os treinamentos nao sao os mesmos. Alguns tem ligacoes fortes sim, mas a maioria tem a propria cara, mesmo sendo do mesmo tema.

@Fred, Scala esta na lista, mas antes precisamos desenvolver melhor os pilares que ja temos. Como o zanetti disse, tem espaco tanto pro popular quanto o de nicho. Mas pra isso, precisamos antes ter bastante dos populares (como java mais avancado e mais basico).

@Carlos Alexandre: Sim, tambem considero um diferencial o conteudo em portugues e o sistema de duvidas e exercicios, tambem em portugues.

P

regis_hideki:
Simples: lei da oferta e da procura.

Não conheço os cursos, mas lendo o tópico como um todo, acho que o fato de ter tira-dúvidas diminui bastante a escalabilidade do negócio. Se o preço abaixa, a procura pode aumentar muito (dependendo da elasticidade da demanda) e corre-se o risco de não conseguir dar a devida atenção a todos os alunos. Se fossem só vídeos, por exemplo, os cursos seriam bens praticamente não-rivais. Nesse caso, daria pra baixar bastante o preço, pois o custo marginal de um aluno seria baixíssimo.

Já pensaram em criar assinatura sem direito a tirar dúvidas com os instrutores? Senão, acho que vale a pena ao menos pensar no assunto.

Perfeita observação Regis.

Realmente tirar duvidas diminui bastante a escalabilidade e aumentou os precos consideravelmente, mas nao queriamos uma experiencia como do lynda e dos outros. Queriamos que o aluno nao se sentisse sozinho (ao menos, nao tao sozinho). Sim, ha a possibilidade de lancar uma versao sem feedback/comentaros/duvidas. Mas ainda precisamos medir valores e outras considerações.

P

É, mas os preços do Alura estão bem acima da média de preços praticada pelos sites gringos… Sâo quase R$ 200,00 mensais, contra cerca de R$ 60,00 ou R$ 70,00 mensais cobrados pelos gringos. Ou seja: quase três vezes mais…

P

Sei lá, eu tô acostumado a comprar produtos importados e pagar mais caro do que pagaria pelo “similar” nacional. Não o contrário. Notem o uso que fiz das aspas.

P

É uma boa estratégia. Dos gringos citados, o único que (até o momento) vai do básico ao avançado é o Pluralsight.

Sem contar que existem diversos screencasts e “cursos online” em português que não saem do básico. Se vocês sairem, já estarão anos-luz à frente dos demais “players” nacionais…

P

Já pensou em um pool de instrutores, “de plantão”? A equipe Caelum, num sistema de rodízio, tirando dúvidas, dando suporte?

Aproveitando a turma que já trabalha pra Caelum, dá para reduzir custos, não&

P

Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Resolvi então com o dinheiro do seguro desemprego encarar a maratona da Alura.
Vou me cadastrar e tentar concluir no prazo de 5 a 6 meses todos os 45 cursos disponíveis.
A medida que for concluindo irei postar os cursos completados e ver, ao final de 6 meses, como estarei em termos de emprego e de capacidade técnica.
Assim, voces terão uma idéia da qualidade dos cursos e se valem ou não a pena.

R

pobrefeiofracoburro:
Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Vou me cadastrar e tentar concluir no prazo de 5 a 6 meses todos os 45 cursos disponíveis.
A medida que for concluindo irei postar os cursos completados e ver, ao final de 6 meses, como estarei em termos de emprego e de capacidade técnica.

A qualidade dos cursos nada tem a ver com empregabilidade…

Não adianta você fazer todos os cursos de lá, não se especializar em nada, e tentar uma vaga CLT sem experiência na área.

Já avisamos, tente a sorte, só não venha depois colocar a culpa no lugar errado!

:wink:

R

O Alura poderia também aceitar pagamento por boleto bancário, para quem não tem PayPal nem cartão de crédito.

P

Entrei em contato com a Alura e fui atendido pela Renata. Irei pagar e começar. Algum conselho, sugestão ou crítica? Preciso muito de todas as opiniões. Resolvi gastar todo o seguro desemprego nisso, por isso tenho que errar o mínimo possível. Voltei até a morar com meus pais para dedicar-me inteiramente neste objetivo.

Por favor, quem puder me ajudar, poderia me indicar em qual ordem devo fazer esses cursos? Fazendo todos eles estarei apto ou faltará alguma lacuna e precisarei complementar com mais alguns cursos?

Design Patterns para bons programadores

20 horas

Aprimorando a Orientação a Objetos com Java

20 horas

Banco de dados e SQL

12 horas

VRaptor: web rápida e fácil com java

12 horas

Eclipse: produtividade extrema

12 horas

ASP.NET MVC

20 horas

Git: Trabalho em Equipe com Controle e Segurança

16 horas

Introdução ao cloud do EC2 no Amazon Web Services

12 horas

Testes de Unidade e TDD

12 horas

JSF 2: simplicidade e produtividade na Web

20 horas

C# e seus Fundamentos

12 horas

Testando sua Aplicação Web de Ponta A Ponta com Selenium

12 horas

Gráficos com Google Chart Tools

12 horas

Aprimorando a Orientação a Objetos com Ruby

28 horas

Android: Aplicações e armazenamento de dados

12 horas

Testando comportamento através de mocks

12 horas

Relatórios em Java com JasperReports e iReport

20 horas

Jenkins: Automação de deploy e Integração Contínua

12 horas

C# e Orientação a Objetos

12 horas

ANT: Builds de software automatizados

12 horas

C# e Tópicos Avançados

12 horas

JPA 2: Introdução à persistência de dados com JPA e Hibernate

20 horas

Android : Interface, aparência e recursos do device

8 horas

Maven: gerenciando dependências

12 horas

Android : Integração com o servidor e Mapas

20 horas

Ruby on Rails - Do zero ao deploy

16 horas

Conexão Java 2012 - Começando com Java

6 horas

Conexão Java 2012 - Programação Web

6 horas

Conexão Java 2012 - Android

6 horas

Dando os primeiros passos na web com HTML e CSS

20 horas

Ivy: Gerenciamento das dependências flexível

12 horas

Lógica de Programação

20 horas

Testando SQLs e DAOs

12 horas

Desenvolvendo aplicações Web com Spring MVC

16 horas

JDBC e banco de dados em Java

8 horas

Ruby on Rails - Avançando a aplicação

20 horas

Struts 1 e a Web

8 horas

Struts 2: a evolução de um padrão

8 horas

Persistência de dados com NHibernate

16 horas

Testando WebServices com Rest Assured

12 horas

Linux com Ubuntu: Primeiros passos

4 horas

XStream: Trabalhando com XML

12 horas

NodeJS e Socket I/O

12 horas

Rails: Slugs, APIs Web e Segurança

12 horas

JSTL: Qualidade nas JSPs

6 horas

Linux com Ubuntu: processos e programas

8 horas

Design Patterns para bons programadores em C#

20 horas

Java e Orientação a Objetos

12 horas

Primeiros passos com Java

12 horas

Entity Framework

16 horas

Java e suas Bibliotecas

12 horas

Teste de Unidade e TDD em .NET

12 horas

Refatoração de código

16 horas
F

Quais seus conhecimentos? Conhece sobre desenvolvimento? Algo de programação? Alguma linguagem?

Pra mim a primeira coisa vai ser focar em uma tecnologia. Exemplo: Java, .NET ou Rails. Pode até fazer seus cursos mas precisa escolher um deles pra avançar.

R

pobrefeiofracoburro:

Pelo que vi do seu post anterior, acho que seria bom você pedir uma orientação deles sobre qual a melhor sequência para ver os cursos. Por exemplo, “Primeiros passos com Java” com certeza deve ser um dos primeiros da lista…

A

Você conhece a Lei da oferta e procura?
Posso citar também a estratégia do oceano vermelho e oceano azul ,mas vou poupar seu trabalho e responder esta pergunta difícil, SÃO CAROS POIS TEM GENTE QUE PAGA!, simples assim.
Porquê uma porcaria de um GOL 1.0 de 8k custa 32k para o consumidor final?, pois o brasileiro burro compra, idem ao curso citado acima.

A

pobrefeiofracoburro:

Cara, se você realmente é “completo leigo em informática” e mais as duas últimas características do seu nick… Sei não! hehehe
Qual o seu grau de instrução?
Aconselharia assistir alguns videos de introdução à programação antes de adquirir qualquer curso.

M

Comecei a fazer os cursos há cerca de 1 semana. Estou focando primeiro em Android, quase terminando o 3o. curso.

Minhas opiniões:

• Estou gostando? Sim, muito!

• Qualidade do material? Não é perfeito, mas achei muito bom. O motivo é que, se você for aprender sozinho só catando coisinhas no Google, quando se vai partir da estaca zero, você não faz a menor ideia do que tem de aprender primeiro, do que vem depois e etc. Já aprendi muita coisa dessa forma, mas confesso que gasta-se um tempo enorme até você conseguir encaixar as peças do quebra-cabeça. Quando não sei “nada” sobre algum assunto, sinto falta de um programa elaborado por professores/profissionais da área, seguindo alguma sequência lógica de aprendizado.

• Já aprendi a: criar telas dos aps, armazenar dados no aparelho, acessar a câmera e a imagem capturada, monitorar chegada de SMS, enviar/receber dados do servidor…

• Estou achando caro? Sim. Mas está valendo a pena. Em poucos meses pretendo concluir todos os cursos (se eu mantiver um ritmo razoável de estudos), se tudo der certo vou achar o valor até barato.

V

Acha caro? Solução simples: Não fazer o curso da Alura.

Ainda sou da filosofia que uma empresa pode, e deve poder, cobrar o quanto quiser por seus produtos e serviços.
E o consumidor não ser obrigado a compra-los.

V

Este é o ponto! Já viu a nossa realidade sócio-econômica?

Ele não está falando em “sócio” econômica, mas em econômica mesmo. Já viu nossa carga tributária?
Já viu o quanto a lei é protecionista com funcionários? Já viu o quanto custa caro abrir uma empresa e mante-la funcionando?
O quanto o empresário ainda perde com pirataria e com o jeitinho brasileiro?

Depois tem a questão da escala. Uma empresa que tenha como lingua o português possivelmente atingirá um nicho menor do que uma empresa que tem uma lingua falada em vários países. E isso faz com que o preço suba.

Na precificação não está considerada a realidade socio-economica de um país como um todo, e sim, apenas do nicho ao qual a empresa pretende atingir e seus objetivos como companhia. E, no caso da Caelum e Alura, o objetivo sempre foi qualidade.
Basta ver a ementa dos cursos deles, e vai ver que, de maneira geral, são MUITO superiores aos de concorrentes nacionais. Recentemente, tive que fazer uma seleção de cursos para a empresa onde trabalho, pois estavamos montando um plano de treinamento. Fora disciplinas de faculdades, era difícil achar qualquer uma que tivesse ementas tão bem elaboradas e atualizadas quanto as da Caelum e Alura. E era mais difícil ainda achar curso que abordassem temas mais avançados.

São caros porque eles não fazem o feijão com arroz, fazem em português, e porque o mercado valoriza isso.

E, se estiver realmente “caro demais”, eles não terão alunos suficientes para manter o negócio e irão fechar.

Mas também acho totalmente descabida e desproporcional a comparação dos cursos da Alura, com cursos em outros países.
Até porque, aqui temos uma condição e cultura econômicas completamente diferente.

P

fredericomaia10:
Quais seus conhecimentos? Conhece sobre desenvolvimento? Algo de programação? Alguma linguagem?

Pra mim a primeira coisa vai ser focar em uma tecnologia. Exemplo: Java, .NET ou Rails. Pode até fazer seus cursos mas precisa escolher um deles pra avançar.

De informática somente o de um usuário comum. Não. Não. Não.
Como já disse, estou aberto a sugestões.

P

Roger75:
pobrefeiofracoburro:

Pelo que vi do seu post anterior, acho que seria bom você pedir uma orientação deles sobre qual a melhor sequência para ver os cursos. Por exemplo, “Primeiros passos com Java” com certeza deve ser um dos primeiros da lista…

Sim, acho que irei pedir também. Porém várias opiniões são bem vindas para poder ter melhor clareza.

P

A H Gusukuma:
pobrefeiofracoburro:

Cara, se você realmente é “completo leigo em informática” e mais as duas últimas características do seu nick… Sei não! hehehe
Qual o seu grau de instrução?
Aconselharia assistir alguns videos de introdução à programação antes de adquirir qualquer curso.

Tenho o segundo grau completo e superior incompleto. Por favor, quais vídeos você recomendaria?

A

Superior incompleto em que área, e quantos anos completos?

PS: o objetivo das perguntas é para conhecer um pouco do seu perfil.

Dei uma olhada na lista dos cursos disponíveis que postou, eles não são para se fazer em 5-6 meses.
Se você fizer isso, vai sair um esquizofrênico, nunca um profissional em informática!

P

A H Gusukuma:
Superior incompleto em que área, e quantos anos completos?

PS: o objetivo das perguntas é para conhecer um pouco do seu perfil.

Dei uma olhada na lista dos cursos disponíveis que postou, eles não são para se fazer em 5-6 meses.
Se você fizer isso, vai sair um esquizofrênico, nunca um profissional em informática!

Administração de empresas. Penso em mudar pra analise de sistemas. Tranquei para me dedicar 1 ano a aprender informática a sério.
Minha idade é entre 25 a 35 anos. Sou solteiro. Sem filhos. Não bebo. Não fumo.

Sem problemas em responder. Só demorei pois tinha ido preparar meu almoço: miojo com salsicha.

A

Iria sugerir fazer uma faculdade de tecnologia tipo Fatec do estado de São Paulo.

P

Paulo Silveira:

Senhor Paulo Silveira, por favor, poderia me dar a melhor sequencia, em ordem crescente de dificuldade para um leigo em informática, para poder fazer todos os 45 cursos do Alura? Muito obrigado por qualquer ajuda e conselhos que puder me fornecer.

A

O problema desses cursos:
-Várias linguagens diferentes
-Muitos são tópicos para quem já programa na referida linguagem
-Alguns são tópicos avançados

De maneira geral, os cursos são para quem já tem experiência em informática ou na linguagem.

Isso vai resultar em baixo rendimento, esses cursos não foram feitos para uma pessoa fazê-los de uma vez.
Eles foram montados para atender diversos profissionais em diversas áreas de atuação.

P

A H Gusukuma:
O problema desses cursos:
-Várias linguagens diferentes
-Muitos são tópicos para quem já programa na referida linguagem
-Alguns são tópicos avançados

De maneira geral, os cursos são para quem já tem experiência em informática ou na linguagem.

Isso vai resultar em baixo rendimento, esses cursos não foram feitos para uma pessoa fazê-los de uma vez.
Eles foram montados para atender diversos profissionais em diversas áreas de atuação.

Por isso mesmo que estou pedindo sugestões para uma ordem crescente de dificuldade do iniciante, básico, intermediário e avançado.
Não teria sentido pagar apenas para fazer 1 ou 2 cursos. Também não sou inocente em acreditar que será fácil, porém preciso dar uma melhorada no meu padrão de vida. Compreendo que para isso, sacrifícios são necessários. Neste momento estou lendo as apostilas on line da Caelum. Poderia estar numa praia, num boteco, jogando videogame. Mas preferi dedicar meu tempo neste projeto. A vida é feita de escolhas.

A

Eu não estou querendo que mude de ideia, apenas, estou tentando mostrar que não funciona assim.
Você não vai querer aprender várias linguagens em alguns meses. Nesse tempo você vai aprender quando muito uma.
Se tiver sucesso!
Mas um programador (por exemplo) não é apenas um codificador, ele tem que ter outros requisitos, que no momento não estão disponíveis na lista de cursos.
Se estiver lendo a FJ-11, é um bom começo.

P

A H Gusukuma:
Eu não estou querendo que mude de ideia, apenas, estou tentando mostrar que não funciona assim.
Você não vai querer aprender várias linguagens em alguns meses. Nesse tempo você vai aprender quando muito uma.
Se tiver sucesso!
Mas um programador (por exemplo) não é apenas um codificador, ele tem que ter outros requisitos, que no momento não estão disponíveis na lista de cursos.
Se estiver lendo a FJ-11, é um bom começo.

Por favor:
1)Quais seriam os outros requisitos?
2)Aonde acharia os cursos desses requisitos para fazer on line?

P

MarkKnopfler:
Comecei a fazer os cursos há cerca de 1 semana. Estou focando primeiro em Android, quase terminando o 3o. curso.

Minhas opiniões:

• Estou gostando? Sim, muito!

• Qualidade do material? Não é perfeito, mas achei muito bom. O motivo é que, se você for aprender sozinho só catando coisinhas no Google, quando se vai partir da estaca zero, você não faz a menor ideia do que tem de aprender primeiro, do que vem depois e etc. Já aprendi muita coisa dessa forma, mas confesso que gasta-se um tempo enorme até você conseguir encaixar as peças do quebra-cabeça. Quando não sei “nada” sobre algum assunto, sinto falta de um programa elaborado por professores/profissionais da área, seguindo alguma sequência lógica de aprendizado.

• Já aprendi a: criar telas dos aps, armazenar dados no aparelho, acessar a câmera e a imagem capturada, monitorar chegada de SMS, enviar/receber dados do servidor…

• Estou achando caro? Sim. Mas está valendo a pena. Em poucos meses pretendo concluir todos os cursos (se eu mantiver um ritmo razoável de estudos), se tudo der certo vou achar o valor até barato.

Por favor, para um iniciante e leigo em informática, tem como pegar o ritmo dedicando 8 horas por dia?

M

Vá com calma, jovem. Admiro sua força de vontade, mas está parecendo um pouco de desespero também. Programação não é algo que vc aprende em “alguns meses”.

Claro, quanto mais vc puder investir do seu tempo em estudo, melhor para vc, mas ninguém poderá dizer que treinando X horas/dia vc vai “pegar o ritmo”. Eu sou professor. Tenho aqueles alunos talentosos, estudiosos, que pegam tudo na hora; tenho os bem esforçados, que ralam para conseguir algo; e tem aqueles que simplesmente estão perdendo o tempo deles (ali não é seu lugar e nem 8h/dia os fará aprender algo que não têm o menor interesse).

Para quem vai se iniciar, a sugestão do Gusukuma de ler a FJ-11 da Caelum é extremamente válida. Também indico uma de lógica de programação (K19.com.br, essa não li, mas li outras deles que são muito boas), que é o que vc deve conhecer antes de mergulhar em qualquer linguagem.

Vc só vai conhecer o seu ritmo de aprendizado depois que começar, e nisso eu te desejo boa sorte. Depois dessa “introdução básica”, vc pode começar a se aprofundar em tópicos específicos no Alura ou qualquer outro.

A

A experiência, a prática, o background que faz um programador. Não existe um curso para isso.
Por isso, na maioria dos anúncios de vagas, se pede experiência em diversas tecnologias ou padrões.
Em praticamente qualquer profissão a prática é o fator fundamental para consolidar conhecimentos adquiridos em cursos/treinamentos/livros/etc.
Então, entre um curso e outro, você deve dedicar um tempo para consolidar o aprendizado, praticar e incorporar o conhecimento.
Outra coisa: como você vai entrar no mercado de trabalho sem experiência? A maioria entra como estagiário ou trainee.
Você já tem o requisito mais importante: a disposição de encarar um período de trabalho pesado para alcançar seus objetivos. Sabendo que nesse período vai abrir mão de uma série de atividades mais prazerosas!

Você não me respondeu: quanto tempo de faculdade?

I

Usuário pobrefeiofracoburro , nesses cursos da Alura, tem de tudo, Java, C#, Rails, Android, ou seja, é muita linguagem para se aprofundar tudo de uma vez. Dessas 4 eu só domino Java, mas tenho a bagagem para conhecer e aprender C#, Rails e Android com facilidade, pois aprendi a base, que é logica de programação, orientação a objetos e paradigmas de programação.
Eu sugiro você fazer todos os cursos para aproveitar o dinheiro, mas focar em apenas uma linguagem (de preferência Java ou C#). Não se desespere com o tanto de coisa que tem a aprender, você não vai conseguir aprender tudo de uma vez e com certeza vai ficar perdido em muita coisa.

Como disseram ai, é legal o seu esforço e força de vontade, mas não atropele tudo, não se afobe.

R

Na boa ? Economize esse dinheiro e invista na faculdade, assim você tem mais chances de conseguir um estágio. Pelo menos aqui na minha região, as empresas preferem contratar quem tem uma base melhor e ensinar a tecnologia in-house. Por exemplo, é preferível contratar quem conhece lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados do que contratar quem faz site em PHP e ter que ensinar esses fundamentos.

P

A H Gusukuma:
pobrefeiofracoburro:

Por favor:
1)Quais seriam os outros requisitos?
2)Aonde acharia os cursos desses requisitos para fazer on line?

A experiência, a prática, o background que faz um programador. Não existe um curso para isso.
Por isso, na maioria dos anúncios de vagas, se pede experiência em diversas tecnologias ou padrões.
Em praticamente qualquer profissão a prática é o fator fundamental para consolidar conhecimentos adquiridos em cursos/treinamentos/livros/etc.
Então, entre um curso e outro, você deve dedicar um tempo para consolidar o aprendizado, praticar e incorporar o conhecimento.
Outra coisa: como você vai entrar no mercado de trabalho sem experiência? A maioria entra como estagiário ou trainee.
Você já tem o requisito mais importante: a disposição de encarar um período de trabalho pesado para alcançar seus objetivos. Sabendo que nesse período vai abrir mão de uma série de atividades mais prazerosas!

Você não me respondeu: quanto tempo de faculdade?

Muito obrigado pelos conselhos. Conclui o 4 período.

P

Vá com calma, jovem. Admiro sua força de vontade, mas está parecendo um pouco de desespero também. Programação não é algo que vc aprende em “alguns meses”.

Claro, quanto mais vc puder investir do seu tempo em estudo, melhor para vc, mas ninguém poderá dizer que treinando X horas/dia vc vai “pegar o ritmo”. Eu sou professor. Tenho aqueles alunos talentosos, estudiosos, que pegam tudo na hora; tenho os bem esforçados, que ralam para conseguir algo; e tem aqueles que simplesmente estão perdendo o tempo deles (ali não é seu lugar e nem 8h/dia os fará aprender algo que não têm o menor interesse).

Para quem vai se iniciar, a sugestão do Gusukuma de ler a FJ-11 da Caelum é extremamente válida. Também indico uma de lógica de programação (K19.com.br, essa não li, mas li outras deles que são muito boas), que é o que vc deve conhecer antes de mergulhar em qualquer linguagem.

Vc só vai conhecer o seu ritmo de aprendizado depois que começar, e nisso eu te desejo boa sorte. Depois dessa “introdução básica”, vc pode começar a se aprofundar em tópicos específicos no Alura ou qualquer outro.

Eu já baixei a apostila que indicou e comecei sua leitura. Muito obrigado pelos conselhos e esclarecimentos.

P

Agradeço tua opinião. Mas lhe pergunto: nos cursos da Alura nao irei aprender lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados? Eu não vi curso de site em PHP lá.

M

Cara, você está desesperado e se enganando com a falsa ideia de que fazer n cursos num lugar de renome vai te transformar automaticamente num profissional preparado para o mercado de trabalho. Não, não vai. Fazer 400 cursos sem um planejamento cuidadoso só vai te fazer ficar mais desesperado, gastar dinheiro e ficar pior do que estava antes.

A primeira coisa que você tem que fazer é cursar uma faculdade da área de TI. O mercado pede isso, então você entrega ao mercado o que ele quer. Além do mais, na faculdade você terá uma metodologia de estudo e conhecimento paulatino das tecnologias necessárias pra você adentrar no mercado com segurança. Vai desenvolver networking, vai aprender a pensar como um profissional de TI, vai aprender em que tecnologias focar seu desenvolvimento paralelo ao estudo na faculdade.

Paralelamente, se teu desejo é se tornar um desenvolvedor, você tem que escolher uma linguagem na qual quer se especializar. E junto com isso estudar as disciplinas indispensáveis para um desenvolvedor: lógica de programação e programação orientada a objetos.

Pronto. Agora, você tem um plano. Execute-o.

A

pobrefeiofracoburro:

Muito obrigado pelos conselhos. Conclui o 4 período.

Você não deveria ter trancado a faculdade, a maioria das empresas aceitam estagiários independente da área, bastando passar no processo seletivo.
Caso decida fazer os cursos online, solicite um plano de estudos para a Alura, detalhando qual sequência e o que pode ser estudado em paralelo.
Pelo que notei tem mais cursos sobre Java. Poderia começar com Java.
Depois do primeiro mês, você poderá avaliar a validade do investimento.

Boa sorte!

R

Agradeço tua opinião. Mas lhe pergunto: nos cursos da Alura nao irei aprender lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados? Eu não vi curso de site em PHP lá.

Não com a mesma profundidade. Na Alura o foco do curso são as ferramentas. Por exemplo, ajuda muito quem já conhece Java e quer aprender C# por exemplo, quem já trabalha com SVN e quer aprender Git. Comparando as cargas horárias por exemplo, eu vejo que a Alura disponibiliza 12 horas de curso sobre bancos de dados. Na maioria das disciplinas você tem pelo menos 1 disciplina de 60 horas de bancos de dados. Na minha época eu cursei 4 disciplinas de programação ( 4 x 60h = 240h), sem contar a programação em Assembly e a prática no tempo livre. Fora isso há outras disciplinas de computação como matemática discreta, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, etc.

P

Não com a mesma profundidade. Na Alura o foco do curso são as ferramentas. Por exemplo, ajuda muito quem já conhece Java e quer aprender C# por exemplo, quem já trabalha com SVN e quer aprender Git. Comparando as cargas horárias por exemplo, eu vejo que a Alura disponibiliza 12 horas de curso sobre bancos de dados. Na maioria das disciplinas você tem pelo menos 1 disciplina de 60 horas de bancos de dados. Na minha época eu cursei 4 disciplinas de programação ( 4 x 60h = 240h), sem contar a programação em Assembly e a prática no tempo livre. Fora isso há outras disciplinas de computação como matemática discreta, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, etc.

Certo. Resumindo, você acha que devo cursar ou não os cursos oferecidos pela Alura neste momento?

R

Certo. Resumindo, você acha que devo cursar ou não os cursos oferecidos pela Alura neste momento?

Acho que não vale a pena … a não ser que o dinheiro esteja sobrando …

P

oi

Pedi pra equipe liberar o curso de lógica de programação pra você, aí você mesmo saberá dizer se conseguirá ou não acompanhar.

Além disso, programamos novos cursos de lógica de programação e básicos de JavaScript e jQuery, para atender o público que ainda está começando.

O pessoal aqui tem razão: cursos, livros, apostials, etc não bastam. Por isso o Alura tem muito exercício e sempre vai te incentivar a construir seus próprios projetos, além de postar dúvidas e responder perguntas de outros usuários. Não tem segredo: pra se tornar um programador é necessário programar. A plataforma te ajuda bastante nisso, mas sem dúvida o fator principal é a sua dedicação e prática.

abracos

J

Só não faço curso no Alura por causa disso. Se tivesse uma integração com o PagSeguro ou MoIP daria para eu pagar via boleto.

Abraço

A

Irei assinar o Alura depois do feriado.
Achei este tópico e gostei do debate.

Programo faz pouco tempo, menos de dois anos. Venho em um crescimento de conhecimentos/cargo/salário muito agradável, por isso não penso tanto no valor, e sim no retorno do investimento.

Cobrar caro não é um problema. Cada empresa procura seu nicho. Posicionar-se no mercado da lucro, e aparentemente, o Alura escolheu o posicionamento “bom e caro”.
Alias, isso da credibilidade, pois é uma empresa que tem foco, que tem uma administração bem desenhada. Empresas assim me atraem, levam meu dinheiro com mais facilidade. :slight_smile:

Se é possível criar cursos tão bons quanto, e mais baratos, ta ai aberta a vaga para montar um negócio lucrativo!
Neste momento o Alura já teve 16561 alunos. Não é difícil calcular o rendimento bruto mínimo que eles tiveram em sua trajetória até então. :slight_smile:

P

Obrigado. :wink:

Parabéns!

Você está certo em pensar assim. Mas tem todo um debate sobre o preço versus valor aqui. Defendo a tese de que dá para ganhar um bom dinheiro cobrando menos.

Sim, é provável que esse seja o posicionamento deles. Seria legal o Paulo ou o Guilherme comentar sobre.

Não puxa mais não! Vai rasgar!!

Citei alguns players, especialmente lá de fora, que já têm lucrado bastante atuando nesse nicho.

Acredito que este número vem da soma dos alunos do Alura e também da Caelum. Presencial + Online. Seria legal também o Paulo ou o Guilherme comentar sobre.

É preciso lembrar que a turma da Caelum/Alura/Casa do Còdigo está no Mercado há bastante tempo e ganha dinheiro com diversos Produtos e Serviços. Ao que tudo indica, a Alura é a iniciativa mais recente do Grupo. E parece que está dando muito certo.

A

Sim, é provável que esse seja o posicionamento deles. Seria legal o Paulo ou o Guilherme comentar sobre.

Não puxa mais não! Vai rasgar!!

Citei alguns players, especialmente lá de fora, que já têm lucrado bastante atuando nesse nicho.

Não acho que eles venham a admitir a estratégia “bom e caro”. É difícil para o dono de uma empresa falar “cobramos mesmo, e ai?”. :slight_smile:

Quanto a “puxar até rasgar”, não é nada envolvendo o Alura, eu gosto de estudar de tudo, e o que mais me atrai quando se trata de montar negócios é o posicionamento firme de uma empresa. Infelizmente poucas o fazem, a CAELUM não aglutina tudo num lugar só, ela segmenta por marcas, e para mim isso é um grande acerto.
Até recomendo um livro[size=18] [color=red]sensacional [/color][/size]chamado “Posicionamento, a batalha por sua mente”, que aborda justamente esse ponto.

E sobre os outros players, eu quis dizer “se é possível fazer cursos tão bom quantos E em português E mais barato”.
No caso, só foram citados players em inglês. Semelhantes ao Alura, em Português, só conheço School of Net e TreinaWeb. Ambos cobram de R$100 a R$200 por curso.

F

Gostei desta discussão, no início disseram que não iria dar em nada…
Estou pensando em fazer um curso em C#, o curso é caro, mas não conheço a qualidade do material da Alura, isto poderá fazer a diferença. É evidente que as posições que defendem a situação difícil que se passa as empresas nacionais são válidas. Contudo impor que determinado serviço é bom sem discuti-lo é dispensável. A atenção do Paulo Silveira é exemplar. Vim a conhecer a Alura por e-mail, só dei mais atenção devido a Caelum e ao Guj. Acredito que o curso que eu venha a escolher seja bom. Mas pelo valor deverá oferecer um material e serviço que esteja acima do mercado, e ainda não tenho esta confiança.

E agradeço ao pzanetti631, por este tópico.

A
Como avaliar se um curso vai ser útil:

1.Faça uma avaliação das suas necessidades;

2.Verifique o objetivo do curso;

3.Verifique a ementa do curso;

4.Verifique se suas necessidades serão atendidas.
Como avaliar se um curso é caro ou barato:

1.Tem alternativa;

2.Pode pagar;

3.O que significará para você o aprendizado do conteúdo do curso.

Definir o custo de um produto na área de educação de TI, não é tão simples, principalmente considerando a alta volatilidade do conteúdo. A frequência com que eles precisam ser revisados é bem mais alta do que um curso de outra área. Isso sem considerar o custo de manter profissionais altamente qualificados, com características específicas na área de TI e em pedagogia.

Por isso, não acho “caro”. Se dedicar mais de 2 horas/dia em média, o custo por hora vai ser menor que o custo para se locomover usando transporte coletivo.

F

“Definir o custo de um produto na área de educação de TI, não é tão simples, principalmente considerando a alta volatilidade do conteúdo.”

Saudações

Discordo desta bandeira de alta volatilidade do conteúdo, o que vale mesmo são os fundamentos, e isto se consegue em uma faculdade de TI, as bases de Java, C, entre outras não vai mudar. E com estes conhecimentos você pode aprender outras linguagens. E que vai ocorrer no decorrer do tempo são aperfeiçoamentos. Muitos irão dizer frases de efeito: “Pague quem pode, quem quiser que faça, a empresa pode cobrar o que quiser”, etc. Dou valor a todas elas, e muito mais nas palavras do consumidor que questiona o valor cobrado. Deixemos a soberba de lado.
Gostaria de ter a certeza de que os cursos oferecidos estão mesmo acima da média, se assim o for vale o que se cobra. E sendo um curso a distância, a escola não irá gastar com estrutura física e pessoal para atender a alunos presenciais.

A

Eu fiz e nao me arrependo , excelente didatica , e o principal contudo direto e atual , foi um excelente ponta pe nos meus estudos , me deu uma boa base para entender os principais conceitos de web e de alguns frameworks em java e C#/Asp , entao sem sobra de duvida o investimento e super valido.

A

fenix164:
“Definir o custo de um produto na área de educação de TI, não é tão simples, principalmente considerando a alta volatilidade do conteúdo.”

Saudações

Discordo desta bandeira de alta volatilidade do conteúdo, o que vale mesmo são os fundamentos, e isto se consegue em uma faculdade de TI, as bases de Java, C, entre outras não vai mudar. E com estes conhecimentos você pode aprender outras linguagens. E que vai ocorrer no decorrer do tempo são aperfeiçoamentos. Muitos irão dizer frases de efeito: “Pague quem pode, quem quiser que faça, a empresa pode cobrar o que quiser”, etc. Dou valor a todas elas, e muito mais nas palavras do consumidor que questiona o valor cobrado. Deixemos a soberba de lado.
Gostaria de ter a certeza de que os cursos oferecidos estão mesmo acima da média, se assim o for vale o que se cobra. E sendo um curso a distância, a escola não irá gastar com estrutura física e pessoal para atender a alunos presenciais.

Quanto a isso cada um tem o direito de ter sua opinião, ainda vivemos numa democracia.
É claro que para os cursos introdutórios não vale a volatilidade, mas qualquer curso mais específico, mudou a versão do framework, API, SDK, etc, tem sim que mudar o curso, ou, então vai ficar obsoleto. Quanto aos recursos, veja que um dos diferenciais da escola é o suporte aos alunos, isso tem um custo, e não é baixo.
Quanto à comparação entre um curso presencial e o online, veja que um bom curso presencial custa entre R$ 30 e 35 a hora, num online por assinatura você faz o custo dependendo de quantas horas/mês usar.
Quanto a valer a pena, cada um que fizer os cursos vai ter uma opinião, pois vai depender da adaptação ao método. Mas, o fator fundamental vai ser mesmo a dedicação dispendida.

A

Seria legal se eles informassem alguns dos cursos que estão em produção!
A NOVATEC já deixa avisado antes os livros que está finalizando a edição.
Infelizmente já fui traído por isso e o livro não foi lançado.

G

Oi Artur, tudo bem?

Por um motivo semelhante que preferimos avisar assim que o curso está quase pronto para sair: se for muito tempo antes, algumas pessoas podem ficar chateadas - com razão - que está demorando mais do que elas haviam planejado. Então assim que sabemos que sai já já, já colocamos no site!

Att

S

Pago o alura já tem um tempinho (março de 2013 se não me engano), na época custava 99 reais, divulguei e fiz muitos colegas meus pagarem também e todos estão satisfeitos com o serviço, agora sendo sincero, assim como não existe bala de prata para nada nesta vida, só o curso do alura não vai te preparar para o mercado de trabalho, eu já programava em java e precisei aprender asp.net mvc e c# em 2 semanas… O alura me salvou nesse caso, os cursos de asp.net mvc tinham acabado de sair, não sabia nada de c# também e graças ao alura não fiz feio no projeto que fui realocado, claro que tive que procurar em outras fontes também, mas por ter o conteúdo em português e com muitos exercícios me adiantou muito o processo de aprendizagem.

Veja o alura como mais um complemento para sua carreira, assim como comprar livros e praticar, apesar de achar o preço novo meio salgado eu acredito que se esse dinheiro não for fazer tanta falta no seu orçamento vale a pena.

Acho que o pessoal do alura podia pensar em pacotes para grupos de alunos, na faculdade por exemplo eu já comentei com muitos amigos meus sobre a plataforma e todos ficaram interessados em fazer alguns cursos, talvez fosse interessante vender pacotes para grupos, rolando assim um desconto por ser uma compra em grupo, por exemplo: Trilha c#, 5 pessoas, desconto de x%, fica a dica ;D

Abraços.

G

Tudo bem Sharkns?

Com certeza, podemos fazer os pacotes para grupos sim. Nesse caso basta enviar o número de alunos, emails e a trilha através da nossa página de contato que retornaremos o contato via telefone ou email vendo o que é possível fazer para o grupo.

Att

A

A empresa em que trabalho mandou um e-mail para vocês, perguntando valores de pacotes para empresas.
Pela resposta, entendemos que não tem diferença alguma. O valor segue o mesmo. Apenas pagando 1 ano a vista, ficaria mais barato.
Pacotes para empresas seriam interessantes! Poderia até abrir portas para cursos In Company, caso um dia isso se torne o interesse de vocês.

Outro detalhe, a comunidade do Code Igniter anda apreensiva, já que EllisLab não quer mais continuar tocando o Framework.
Podiam colocar na lista de cursos outro Framework PHP :slight_smile:
Eu já estou “bem de frameworks”, é mais uma dica mesmo, porque corre o risco do CodeIgniter ficar desatualizado e vocês terem o único curso de framework PHP abraçado a ele.

G

Obrigado Artur! Se precisar pode me enviar o email que vejo, realmente o desconto para grupo depende do número de pessoas e do plano. Meu email é [email removido]

Com certeza! Obrigado pela dica em relação ao CI!

P

Penso que o ponto não é o “meu” orçamento, ou o “seu” orçamento. Fato é que existe sim espaço/mercado para quem cobra caro, pois existem sim pesoas que pagam. Algumas dessas pessoas vieram aqui dizer isto. Um bom Marketing tudo vende! Guilherme, Paulo, turma da Caelum (e Produtos): vocês são fera! Tenho muito a aprender com vocês! :wink:

W

Você gostou de ter feito curso na alura?

A

Estou acabando o primeiro ciclo de cursos do Alura. Acho que assisti mais de 20.
A plataforma é ótima, o trabalho é de primeira.
Parabéns a todos!

Quem tem dúvida, digo: Vale a pena!
Os cursos são curtos, rápidos, vão direto ao ponto, dão os atalhos e explicam com qualidade.
Estou migrando do PHP para o Java, e a plataforma está me ajudando muito.
Em breve assinarei novamente, por mais um ou dois meses.

Mandei um e-mail com algumas colocações para o Alura, espero que meu e-mail ganhe atenção em alguma reunião e vocês :slight_smile:

E

Pesso-ALL, boa tarde.

É meio off-topic, mas pode interessar.

O pessoal da minha firma aqui em minas tava procurando cursos (somos desenvolvedores de aplicativo ERP). Até fizemos um on-line, mas ficamo patinando muito tempo, sem conseguir fazer nada.

A chefia resolveu enfiar a mão no bolso e fez numa escola aqui. Foi surpresa, mas tivemos um super curso. A escola não é famosa, só dá treinamento pra empresa mas eles ensinam bem e com profundidade. O mais legal é que é sempre na empresa que o instrutor vai, a gente não precisa nem ficar viajando.

Não sei se pode passar endereço nesse forum. Se alguém quiser o site me manda um e-mail para [email removido].

Abração pra todos.

Edit:

achei o site: http://www.masiena.com.br

P

Também pensei nessas coisas que todos disseram, mas para acrescentar valor a essa discussão alguém poderia citar alternativas tão boas quanto a Alura com aulas em português, pois os outros sites do tópico se não me engano são todos em inglês e eu só quero aprender inglês se estiver longe do PT. O que provavelmente acontecerá um dia. Mas antes disso , por favor indiquem bons cursos online em português, obrigado.

D

você acha caro? cara eu acho isso deplorável os cursos da alura…muito barato fico pensando o conteudo…

lê depois esse tópico aqui:

Abraços!

Criado 21 de agosto de 2013
Ultima resposta 17 de nov. de 2014
Respostas 101
Participantes 34