Poscomp 2009

235 respostas
B

Alguém aí fez o Poscomp 2009?

O que acharam? Como foram na prova?

Alguem sabe dizer quando sai o gabarito?

Edit:
OBS: Parabéns aos aprovados em programas de mestrado que participaram deste tópico!!! (lista abaixo):

• rod.attack: IME/USP
  • bicarbonato: IME/USP
  • felipemartinsss: IME/USP
  • pablosaraiva: UFF

A medida em que forem sendo aprovados me avisem para postar aqui! :smiley:

235 Respostas

G

Essa poscomp só posso fazer quando termino a faculdade? Ela me ajudaria em que? Mestrado?

Abraço.

B

GabrielCardelli:
Essa poscomp só posso fazer quando termino a faculdade? Ela me ajudaria em que? Mestrado?

Abraço.

Acho que qualquer pessoa que quiser pode fazer, é só pagar a inscrição. Basicamente pode servir para te ajudar a ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu em computação.

R

Eu fiz. Fiz em torno de 60% da prova consciente. O resto ou fiquei meio na dúvida, ou chutei mesmo. Tinha bastante coisa que nunca tinha nem ouvido falar. Em particular sobre álgebra linear. Me dei conta que nem sei o que é isso. rs.
Vc fez a prova onde? Eu fiz no IME.

B

rod.attack:
Eu fiz. Fiz em torno de 60% da prova consciente. O resto ou fiquei meio na dúvida, ou chutei mesmo. Tinha bastante coisa que nunca tinha nem ouvido falar. Em particular sobre álgebra linear. Me dei conta que nem sei o que é isso. rs.

fiz na UFS

R

bicarbonato:
rod.attack:

fiz na UFS

O que achou da prova?

B

rod.attack:

O que achou da prova?

É a primeira vez que fiz. Pelo que eu vi nas provas anteriores, a de matemática não foi tão difícil assim (posso estar enganado já que ainda não saiu o gabarito). Na verdade não gostei muito da de fundamentos, acho que devo cair nela. A de tecnologia deve dar uma levantada. Mas isso foi só oq eu senti da prova… estou morrendo de vontade de ver o gabarito.

C

Eu fiz pela primeira vez (depois de dois anos me inscrevendo e não indo fazer a prova pelos motivos mais esdrúxulos :-)). Disclaimer: Eu concluí a graduação no final do ano passado e tenho mantido tanta distância quanto possível do meio acadêmico (até passar o trauma :-P). Posto isso, achei a prova no geral razoável para o que se propõe, isto é, tirar um baseline do que alguém que aspira a pós-graduando em ciência da computação deveria saber.

Claro, pouca gente vai ter estudado/trabalhado com tudo o que aparecia ali, mas um subconjunto razoável deveria ao menos despertar uma sensação de “putz, eu já vi isso”. Naquilo que eu considero que entendi as questões pareceram de bom nível, sem “apelar”. Muita coisa dava pra resolver sem saber detalhes e fórmulas, apenas com a base e deduzindo na hora. Entender a terminologia, no entanto, era fundamental - novamente, algo que se espera do público-alvo.

Mais uma vez não foi possível levar o caderno de questões, mas deram uma folha para anotar as respostas (o que não rolou em todos os anos anteriores, segundo me disseram). Só resta mesmo saber quando sai o gabarito. Eu estou mega de boa (depois de 6 anos na graduação, a vida aqui fora não me estimula a ir pro mestrado tão já), mas sempre fica aquela curiosidade, né?

F

Eu fiz também. Fiz no IME-USP. Com relação ao desempenho, tenho dúvidas ainda de como me saí. No início eu estava indo bem, até metade da parte de fundamentos, depois tive uma perda de desempenho. Daí no fim da prova acredito que me recuperei um pouco. Eu deveria ter planejado um pouco melhor o uso do tempo.

R

Acabei de ver no site. O gabarito sai dentro de 10 dias e o resultado sai dia 20 de Outubro.

Abraços.

D

Por que demora tanto assim pra sair o gabarito?

Eu fiz na UNESP-BAURU-SP. Tinha “meia dúzia de gatos pingados” rsrsrs.
Achei difícil mas bem elaborada.

C

Eu fiz a prova no IME-USP. Consultando o site da SBC, verifiquei que a média no ano passado ficou por volta de 24 de 68. Não sei se esse padrão se manterá neste ano (comparando as provas, tenho a impressão de que a média irá aumentar). Alguém aqui no fórum faz idéia de uma boa nota para conseguir uma vaga na pós da usp ?

V

Eu fiz a prova no IME-USP. Não precisava fazer, mas fiz para manter a tradição. :slight_smile:

Achei ela mais fácil que a de 2008 e mais fácil que a de 2007. Eu também fiz 2006 e 2005, mas já faz bastante tempo e não lembro direito.

A de matemática, pela primeira vez foi de boa para mim, muito mais fácil que a do ano passado. Fundamentos também foi de boa. Tecnologia eu acho que caí um pouquinho em relação a matemática e fundamentos. Mas, posso estar enganado quanto a tudo isso enquanto não sair o resultado.
Foi o poscomp que eu menos tive que chutar questões. Agora é aguardar os resultados.

Se a média se manter igual a dos anos anteriores, para entrar na USP você vai precisar de pelo menos uns 25 pontos para ter chances. Se conseguir uns 35 pontos ou mais é bem provável que você entre. Ano passado fiz 37 e entrei. :smiley:

F

Também vou tentar entrar no IME, mas sinto que não estava tão preparado para essa prova. Mas de qualquer forma, espero passar das 25 para ver se tenho alguma chance.

B

De quando a quando é a seleção do IME?
Quais as linhas de pesquisa?

F

De quando a quando é a seleção do IME?
Quais as linhas de pesquisa?

Datas importantes para quem deseja se inscrever:
http://www.ime.usp.br/webadmin/index.php?option=com_content&view=article&id=657&Itemid=293

Áreas de pesquisa:
http://www.ime.usp.br/webadmin/index.php?option=com_content&view=article&id=205&Itemid=287

Página principal:
http://www.ime.usp.br/dcc

B

vocês pretendem tentar que linha de pesquisa no IME-USP?

F

Uma matéria que gostei na faculdade foi IA. Tenho vontade de aprender/pesquisar mais sobre isso.
Se eu conseguisse adicionar algoritmos e complexidade de algoritmos nisso, seria melhor ainda.

B

A galera está organizando um “possível gabarito”…

F

Ah, vou ver qdo eu estiver em casa. Aqui não tenho nem o acesso ao link e nem as minhas respostas.

Mas valeu!

F

De acordo com a planilha acertei umas 30 pelo que vi ontem.
Espero que com o gabarito oficial as coisas não mudem muito.

B

felipemartinsss:

estou por aí também… em torno de 30…

tomara que o gabarito oficial não mude e a média seja 20, 21, no maximo 23 :cry:

Não durmo pensando nisso! :shock:

F

bicarbonato:
felipemartinsss:

estou por aí também… em torno de 30…

tomara que o gabarito oficial não mude e a média seja 20, 21, no maximo 23 :cry:

Não durmo pensando nisso! :shock:

É assim mesmo.
Agora temos que aguardar, acho que quarta-feira da semana que vem deve sair algo.
Se ver que saiu algo posta por aqui.
Enquanto isso, paciência.
Boa sorte aí!

O

Gabarito ainda não saiu, porém já saiu a noticia que, a questão 24 e a questão 49 foram anuladas.

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=581

R

Nenhuma novidade ainda sobre o resultado?

F

Parece que não.
É só para aumentar a aflição. Isso pq estava previsto o gabarito para aproximadamente 10 dias. Já faz uns 16 que fizemos a prova hsuaishia.

R

Não aguento mais a agonia, não sei o que fazer. To esperando a nota pra ver se vou mesmo tentar o mestrado na USP ou não. Só vou pedir as cartas de recomendações depois de ver a nota…PQP!

F

Estou em uma situação parecida.
Dependendo da nota eu peço. Se a nota for ruim deixo para o ano que vem mesmo.

F

Espero que o fato de eles terem atrasado o gabarito não os leve a atrasar a nota que sairia no dia 20/10/09.
:?

B

Uma dúvida: vocês fizeram iniciação científica?

Outra dúvida: Vocês colocaram a nota de vocês na planilha sobre o “Provável resultado do Poscomp”? Tão com quanto até agora de acordo com cada método?
Eu to com 30 (método 1) e 35 (método 2).

R

bicarbonato:

Outra dúvida: Vocês colocaram a nota de vocês na planilha sobre o “Provável resultado do Poscomp”? Tão com quanto até agora de acordo com cada método?

Eu acertei 34 e 35. Não cheguei preencher a planilha ainda.

B

rod.attack:
bicarbonato:

Eu acertei 34 e 35. Não cheguei preencher a planilha ainda.

Mas você chegou a fazer iniciação científica ou publicou algum artigo?

Eu não fiz nada disso. Será que tenho chances? :cry:

R

Eu também não fiz. O que eu tenho a favor é um segundo lugar na maratona de programação organizada pela própria faculdade onde estudo. E alguns professores que gostaram do meu desempenho durante suas disciplinas. É para esses que vou pedir as cartas. Acho que a nota do poscomp e as cartas são mais importantes do que qualquer outra coisa. Claro que iniciação científica e artigos seriam um diferencial para um possível necessário desempate. E a nota até agora nada né? :frowning:

B

até agora nada.
po… então você tá numa situação parecida com a minha.
Você vai tentar só na USP ou em outro lugar?

R

até agora nada.

Por enquanto só pesquisei sobre o mestrado do IME. Ainda preciso pesquisar se a Unesp tem algum que me interessa. Tem um do ICMC que me agrada tbm, mas não teria como ir pra São Carlos pra morar. E você vai tentar onde?

B

até agora nada.

Por enquanto só pesquisei sobre o mestrado do IME. Ainda preciso pesquisar se a Unesp tem algum que me interessa. Tem um do ICMC que me agrada tbm, mas não teria como ir pra São Carlos pra morar. E você vai tentar onde?

To vendo entre USP e UFCG… já que sou do nordeste.
Talvez tente PUC-PR.

R

SAIU!! FINALMENTE!!
http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=582

F

rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E eu estava achando que eu era o único que ficava na página apertando F5 huasishiu.
Cruel! Saiu no horário que estou na empresa, não tenho como conferir nesse instante.
E aí, foram bem?
Respondo como fui qdo eu estiver em casa.

B

felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E eu estava achando que eu era o único que ficava na página apertando F5 huasishiu.
Cruel! Saiu no horário que estou na empresa, não tenho como conferir nesse instante.
E aí, foram bem?

32 com as anuladas! :frowning:

não foi bom! :cry:

R

felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E aí, foram bem?

hahaha

eu acertei 31…acho que vai ficar pro ano que vem mesmo…:frowning:

B

rod.attack:
felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E aí, foram bem?

hahaha

eu acertei 31…acho que vai ficar pro ano que vem mesmo…:(

eu vou tentar esse ano ainda. Não quero nem saber.
Vamos aguardar que o Brasil se ferre (ou não).
Pela tabela do provável gabarito, quase todo mundo tirou 35 ++ … alguns tiraram mais que 40, e alguns mais de 50!

F

bicarbonato:
rod.attack:
felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E aí, foram bem?

hahaha

Pela tabela do provável gabarito, quase todo mundo tirou 35 ++ … alguns tiraram mais que 40, e alguns mais de 50!

Agora é torcer para a média ser baixa.
Acertei 31 também. =\

B

felipemartinsss:
bicarbonato:
rod.attack:
felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E aí, foram bem?

hahaha

Acertei 31 também. =

Vamos torcer aí cara!!
Boa sorte para todos nós!
Vc vai tentar na USP ou em mais alguma tb?

P

Fiz 40. Vamos ver…

F

bicarbonato:
felipemartinsss:
bicarbonato:
rod.attack:
felipemartinsss:
rod.attack:
SAIU!! FINALMENTE!!

E aí, foram bem?

hahaha

Acertei 31 também. =

Vamos torcer aí cara!!
Boa sorte para todos nós!
Vc vai tentar na USP ou em mais alguma tb?

É isso aí.
Boa sorte para todos nós! [2]
Acho que vou tentar só na USP mesmo. É a mais viável para mim.
Morar em outra cidade acho que também não valeria tanto a pena para mim nesse momento.

B

será que a média desse ano vai ser muito diferente do que foi até hoje? (desconsiderem a média de 2003, que foi 29 :shock: )

O

Tomara que não viu…
Fiquei com 32 (sem considerar as 2 anuladas)… =/
Mas pelo jeito, galera foi tudo 30-35 aqui no forum… O outro ali 40… e pra falar a vdd, eu estava resolvendo o poscomp de 2007, e achei bem mais dificil que esse de 2009…

R

Verdade, as provas anteriores que vi foram todas mais difíceis do que a de 2009. Acho que a média vai ficar perto dos 30.

T

Fiz na UFS fiquei com 31.

Espero que a média fique entre 24 e 25
=p

F

É pessoal, vai ser difícil.

B

Tomara que não viu…
Fiquei com 32 (sem considerar as 2 anuladas)… =/
Mas pelo jeito, galera foi tudo 30-35 aqui no forum… O outro ali 40… e pra falar a vdd, eu estava resolvendo o poscomp de 2007, e achei bem mais dificil que esse de 2009…

Faltam poucas horas hein!!!
Tomara que não enrolem muito e divulguem logo pela manhã… se é que vão divulgar no dia 20/10.

Outra coisa: o amigo aí tá falando que a de 2007 foi mais difícil que a de 2009… concordo!! A de 2007 foi a que eu mais usei para estudar. Mas vocês sabem a média de 2007? Foi 22,1 !!!

Se a de 2009 foi um pouquinho só mais fácil, então não vai aumentar tanto assim. Eu to confiante. Eu nunca imaginei que faria mais de 30 com o pouco tempo que tive pra estudar. Eu vou ficar com o thiagofmam… digo que a média vai ser 24 ou 25 … estourando vai ser 26. Dos prejuízos, o menor. :lol:

PS: Essas semanas estão sendo muito angustiantes esperando esses resultados :? :cry:

R

Nada ainda né? Mais alguém está dando f5 na página de 5 em 5 minutos? rsrs

B

euuuuuuuuuuu!!! :shock: :lol:

P

Eu sou sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação há alguns anos.

Que vergonha…

É uma pena que uma organização que deveria ser séria seja tão amadora.

Não está fazendo favor a ninguém, recebeu dinheiro de todos aqui para organizar essa prova (e dinheiro meu mais ainda, pois pago anuidade).

A inscrição para o mestrado na UFF começou hoje e termina dia 04/12/2009. Espero que antes disso a SBC já tenha divulgado o resultado, pois PRECISO dele pra me inscrever.

B

pablosaraiva:
Eu sou sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação há alguns anos.

Que vergonha…

É uma pena que uma organização que deveria ser séria seja tão amadora.

Não está fazendo favor a ninguém, recebeu dinheiro de todos aqui para organizar essa prova (e dinheiro meu mais ainda, pois pago anuidade).

A inscrição para o mestrado na UFF começou hoje e termina dia 04/12/2009. Espero que antes disso a SBC já tenha divulgado o resultado, pois PRECISO dele pra me inscrever.

qual a vantagem de ser sócio da SBC?
paga quanto de aunidade?

P

Estudante paga R$ 35,00 por ano.
Sócio efetivo paga R$ 90,00.

Vantagens:

recebimento (no endereço informado) da Computação Brasil, revista da SBC que publica periodicamente matérias, reportagens e entrevistas relacionadas à área da Computação e Informática;

desconto em inscrições nos mais de 40 eventos promovidos anualmente pela SBC;

desconto para a compra de publicações da SBC;

desconto para a compra de livros da Editora Campus-Elsevier;

recebimento (no endereço informado) do Journal of the Brazilian Computer Society, publicação que divulga artigos científicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros (somente para sócios efetivos/fundadores);

acesso irrestrito à Biblioteca Digital, repositório de artigos publicados nos eventos promovidos pela SBC;

acesso irrestrito às revistas eletrônicas mantidas pela Sociedade: SBC Horizontes, Revista Eletrônica de Iniciação Científica, Journal of Integrated Circuits and Systems e Revista Brasileira de Informática na Educação;

acesso às listas de discussão mantidas pela SBC.

B

pablosaraiva:
Estudante paga R$ 35,00 por ano.
Sócio efetivo paga R$ 90,00.

Vantagens:

recebimento (no endereço informado) da Computação Brasil, revista da SBC que publica periodicamente matérias, reportagens e entrevistas relacionadas à área da Computação e Informática;

desconto em inscrições nos mais de 40 eventos promovidos anualmente pela SBC;

desconto para a compra de publicações da SBC;

desconto para a compra de livros da Editora Campus-Elsevier;

recebimento (no endereço informado) do Journal of the Brazilian Computer Society, publicação que divulga artigos científicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros (somente para sócios efetivos/fundadores);

acesso irrestrito à Biblioteca Digital, repositório de artigos publicados nos eventos promovidos pela SBC;

acesso irrestrito às revistas eletrônicas mantidas pela Sociedade: SBC Horizontes, Revista Eletrônica de Iniciação Científica, Journal of Integrated Circuits and Systems e Revista Brasileira de Informática na Educação;

acesso às listas de discussão mantidas pela SBC.

vale mesmo a pena pagar R$ 90 por ano?

P

Na verdade, não.

Mas eu sou trouxa.

B

pq vc fala isso?

P

A verdade é a seguinte.

Eu pago pra apoiar a Sociedade Brasileira de Computação. Eu acho que a gente deve ter alguém defendendo os interesses dos profissionais de computação no Brasil.

Eu também gosto do Journal of the Brazilian Society.

Agora, por outro lado:

Esses descontos eu nunca usei (salvo desconto pra fazer o poscomp).

O site deles é uma porcaria, (certificado inválido e links quebrados).

O pessoal que organiza o poscomp tem muito o que aprender com qualquer vestibularzinho por aí, que divulga o gabarito algumas horas depois da prova e o resultado alguns dias depois.

Eu acho que a SBC tem potencial pra ser MUITO mais do que é.

B

cade o resultado???

quase 18 hrs!!! :x

R

Divulgação dos resultados: prorrogado para 21 de outubro de 2009, a partir das 12h

F

Parece que é de propósito o que eles fazem. :?

B

Parece que é de propósito o que eles fazem. :?

é fo… isso! eu to aqui angustiado!!!

Se eu não tivesse no trabalho em horário comercial, eu ia fazer um script para ficar verificando a página de 20 em 20 segundos… e me avisar quando fosse modificada!!!

CARA EU APERTEI F5 HOJE UMAS 2000 vezes!!! Ninguém aguenta mais esperar!!! :cry:

B

agora nem é mais as 12 hrs … tiraram o horário do site! :?

O

foooda viu… tiraram ate o horario mesmo… >.<
Desse jeito vai prorrogar dinovo… aff…

F

Nossa, nem fala em prorrogar de novo.
Se bem que estava a partir de 12h não é? Se fossem prorrogar novamente talvez
já teriam alterado também a data.

P

felipemartinsss:
Nossa, nem fala em prorrogar de novo.
Se bem que estava a partir de 12h não é? Se fossem prorrogar novamente talvez
já teriam alterado também a data.

Não esperem qualquer tipo de lógica da SBC.

P

Enviei a seguinte mensagem para a SBC agora:

"Prezados organizadores do poscomp,

Existe alguma previsão real para a divulgação dos resultados?"

Vamos ver se eles respondem.

P

Resposta da SBC:

Estamos aguardando que o resultado sejá disponibilizado pela empresa que está compilando as provas para divulgar no portal. Ocorreram alguns contra-tempos de configuração, por isso o atraso na divulgação.
Os resultados serão disponibilizados ainda hoje, após 18h.

Lamentamos o atraso.

SDS
Themis

O

mto bom você ter perguntado pablo…

Espero que a SBC cumpra com sua palavra ne… =/

B

vcs acham mesmo que vão divulgar ainda hoje? :lol:

:arrow: :?

B

SAIU O RESULTADO INDIVIDUAL!!!

B

CADE A DROGA DAS MÉDIAS??? :cry:

O

Pooois eh… >.<
O que eu queria agora era as mediaaas!!! =/

Merda, fiquei com 36, mas so com 6 em tecnologia… =|

B

ownlux:
Pooois eh… >.<
O que eu queria agora era as mediaaas!!! =/

Merda, fiquei com 36, mas so com 6 em tecnologia… =|

pra quem disse que ficou com 32, 36 não tá nada mal! :shock:

P

Fiz 12 em matemática, 19 em fundamentos e 9 em tecnologia. Total 40.

Quero sabe a média, mediana e desvio padrão!

O

Booom,
36 porque estou contando com as 2 anuladas ne…
E além disso, eu n tinha anotado meu gabarito inteiro nao deu tempo, faltou as 3 ultimas questoes… aii, nelas acertei 2 das 3 =)
Melhor um pouquinho… heaueh…
Querooo as meeeeeeeeeeeeeeeeedias. =/
Torcendo pra ficar la no 20 e poucos dinovo…\o/

B

Booom,
36 porque estou contando com as 2 anuladas ne…
E além disso, eu n tinha anotado meu gabarito inteiro nao deu tempo, faltou as 3 ultimas questoes… aii, nelas acertei 2 das 3 =)
Melhor um pouquinho… heaueh…
Querooo as meeeeeeeeeeeeeeeeedias. =/
Torcendo pra ficar la no 20 e poucos dinovo…\o/

Todos nós estamos torcendo pra isso.
Se tem uma notícia boa, fiquei com +1 … 33 !!

O

Media e mediana serão divulgadas em breve. Vide pagina da poscomp. =/
Será que esse “em breve” é hoje ainda? oO

B

ownlux:

LOL !!!

Eu tinha enviado um e-mail perguntando quando ia sair 1 minuto depois da divulgação dos resultados.
Essa frase não tinha, acho que editaram depois do e-mail!! :lol:

Em breve para a SBC = 20 dias :roll: :?

O

bicarbonato:
ownlux:

LOL !!!

Eu tinha enviado um e-mail perguntando quando ia sair 1 minuto depois da divulgação dos resultados.
Essa frase não tinha, acho que editaram depois do e-mail!! :lol:

Em breve para a SBC = 20 dias :roll: :?

uhashasuhas
Vc nao foi o unico a mandar o email perguntando nao… tambem enviei… hahaha

F

Opa, fiquei com 34. Melhor do que eu esperava, quando entrei na prova minha meta era 35 pelo menos, mas achava que ia ficar com bem menos haha.

M

Para quem quer saber a média:
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AsL-w8F8pxY-dHEtNUx6angydi1iYktidHlnTUxZdGc&hl=en#

D

pablosaraiva:
Fiz 12 em matemática, 19 em fundamentos e 9 em tecnologia. Total 40.

Quero sabe a média, mediana e desvio padrão!

Opa!
Acertei 40 também! =)
Provavelmente ficamos em torno de dois desvios, o que é muito bom!
Agora só falta saber a média!
Abraços!

R

33 com 17 em tecnologia…vou tentar…vamos ver.

L

Pow galera a nota de vocês tá muito alta! Ou vcs tão muito bem ou realmente o poscomp desse ano foi mais fácil em comparação aos outros.

Nos outros anos fazer 30 jah era difícil. Chegar aos 40 jah era garantia de mestrado em qlq lugar, mais de 40 era pros ferradões!!

Mas parabéns no geral pra toda galera que tá com nota alta e boa sorte nos mestrados da vida!!!

B

matheusmota:
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AsL-w8F8pxY-dHEtNUx6angydi1iYktidHlnTUxZdGc&hl=en#

Pessoal, vejam esse link aí. É uma provável média do poscomp!

fica aí a dica :wink:

F

bicarbonato:
matheusmota:

Pessoal, veja esse link aí. É uma provável média do poscomp!

fica aí a dica :wink:

Opa, dessa vez eu contribui com a planilha.

P

Google Docs é bloqueado no meu proxy.

Alguém pode me dizer quanto tá dando a média lá?

B

pablosaraiva:
Google Docs é bloqueado no meu proxy.

Alguém pode me dizer quanto tá dando a média lá?

36,69

média fake…

P

Eu tô esperando ficar em torno de dois desvios. Meu formei na Candido Mendes e meu CR não é muito alto. Preciso de um bom poscomp pra ser aceito no mestrado.

B

Por que 2 desvios?

B

Provável média (de acordo com “fontes” da SBC): 27,85
Provável desvio: 9,15
Maior nota: 63
Menor nota: 2

P

Quanto mais distante da mediana, melhor!

:smiley:

V

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:
:-o :-o :-o :-o :-o :-o
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
:slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

FIZ 60 PONTOS!!!

18 de matemática
27 de fundamentos
15 de tecnologia

Sabia que tinha algo estranho, a prova estava parecendo ser muito fácil.

NERDISSE EXTREMA. :slight_smile:

O

victorwss:
:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
:slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

FIZ 60 PONTOS!!!

18 de matemática
27 de fundamentos
15 de tecnologia

Parabéns hein, excelente nota!.Eu não fiz a prova esse ano mas pretendo fazer em no máximo daqui a 2 anos. Aproveitando o gancho, alguém ai sabe se as cartas de recomendação aceitas para o mestrado do ime-usp são apenas de docentes ou eles também aceitam cartas de pesquisadores com mestrado ou doutorado?

V

Aceitam sim.

P

victorwss:
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)

FIZ 60 PONTOS!!!

18 de matemática
27 de fundamentos
15 de tecnologia

NERDISSE EXTREMA. :)

Maluco… Parabéns!!!

Com essa nota sua pós tá garantida em qualquer instituição!

B
Victor Williams Stafusa da Silva

Bacharel em Ciência da Computação - UFMT // Especialista em Desenvolvimento Java - CEFET/MT // [b]Mestrando em Ciência da Computação - IME-USP[/b]

O objetivo da minha vida é ser que nem você! :oops:

V

é…
cheio de gênios aqui
ninguém tirou nota ruim

A

vidigal:
é…
cheio de gênios aqui
ninguém tirou nota ruim

é pq eu não fiz!
:lol: :lol: :lol:

B

Pessoal,

Notícia oficial: acabei de receber um e-mail da organização do Poscomp (quem me informou foi o Themis), com as médias, e desvios.
Aí vai!!

As médias e desvios são:

Média total: 27,85231
Média MAT: 7,731165
Média FUN: 12,6233
Média TEC: 7,497843

Desvio Total: 9,150891
Desvio MAT: 3,547545
Desvio FUN: 4,57603
Desvio TEC: 2,80078

B

Acabaram de colocar no site também…

Maior desvio padrão da história do Poscomp.

Fomos ownados? OWNED? :lol:

:cry: :cry: :cry:

P

Saiu a mediana?

F

bicarbonato:
Acabaram de colocar no site também…

Maior desvio padrão da história do Poscomp.

Fomos ownados? OWNED? :lol:

:cry: :cry: :cry:

Eu vou tentar ainda.

P

Saiu o caderno de questões.

Só eu que não tinha percebido?

F

pablosaraiva:
Saiu o caderno de questões.

Só eu que não tinha percebido?

O caderno de questões saiu antes das médias e depois das notas individuais.
Mas falta a mediana não é? =\

B

O caderno de questões foi divulgado ontem (22/10/2009) às 16:45 hrs aproximadamente.

É mesmo… faltou a mediana. Será que com 33 pontos de poscomp e média 7 e pouco na facul eu consigo passar em alguma seleção de alguma facul pública por aí?

F

bicarbonato:
O caderno de questões foi divulgado ontem (22/10/2009) às 16:45 hrs aproximadamente.

É mesmo… faltou a mediana. Será que com 33 pontos de poscomp e média 7 e pouco na facul eu consigo passar em alguma seleção de alguma facul pública por aí?

Estou em uma situação parecida.
Fiquei com 34 pontos e tenho média de pouco mais de 7 na faculdade também.

Temos que torcer para que as pessoas que tiraram notas bem maiores que a média já estejam fazendo mestrado.
Além disso, se a mediana estiver mais baixa que a média seria bom também.

V

olá a todos,

estive acompanhando este tópico desde a prova do poscomp, entao resolvi fazer um cadastro no forum…

venho expor minha situação…

pois bem, não tive uma boa pontuação fiz 25 de 70, sem as anuladas teria 23 de 68.

Entrei no site novamente e mais uma questao foi anulada, a 27. Entao eu teria 26 de 70, ou 23 de 67.

em 2008 a media foi Média geral (68 questões) 24,017

provavelmente as medias de 2009 foram calculadas considerando 70 questoes.

este ano o correto seriam 67 questões logo a media de 27 tende a decrescer e eu teria alguma chance de pelo menos ficar na média ou até mesmo acima da media.

enviei e-mail a SBC e aguardo resposta…

meu CR fica em torno de 8.5 se eu ficar na média ao menos eu teria uma chance na segunda chamada sem bolsa de estudos…

ta sendo bem dificil durmir por estes dias, mas vamo ver o que vai acontecer…

B

Bem vindo voodoo.

Realmente a questão 27 acabou de ser anulada. Foi uma questão que eu errei e o meu resultado oficial ainda não foi alterado. Provavelmente vão ter que recalcular a média.

Eu li em algum lugar no site da SBC que eles iam considerar apenas as 68 questões que não foram anuladas para cálculo da média.

Não sei se é uma coisa boa essa questão ter sido anulada, pois pode melhorar ou piorar o nosso resultado.

Ah… é bom saber que não é só eu que estou sem dormir pensando em poscomp e em mestrado. Eu só falo em mestrado… e ao mesmo tempo fico me lamentando aqui por não ter feito IC, por não ter publicado nenhum artigo e por ser de uma universidade particular (pois as universidades publicas olham com maus olhos). :cry:

Vamos aguardar! Qualquer coisa que vocês souberem divulguem aqui! Pelo visto e ste tópico tem sido de grande utilidade! :smiley:

V

obrigado bicarbonato…

das 3 anuladas eu acertei 1, logo nao faria muita diferença pra mim…

se forem 67 questoes a media pode ficar menor… vamos torcer…

eu tbm sou de faculdade particular… sou de Aracruz, ES, estou em Santa Catarina para tentar o mestrado em segurança…

tenho alguns pontos que julgo que me bonificam, fui o unico aluno a concluir a graduação dentre os cerca de 60 que entraram no curso e sem dever nenhuma disciplina, obtive duas pontuações maximas nos meus projetos de conclusão de curso. apesar e não ter publicado artigo nem ter feito iniciação cientifica acredito que isso seja algo bom.

outro ponto que estou bastante preocupado é com o prazo para inscrição no mestrado que é até o dia 6/11, estou com toda a documentação preparada, mas as cartas de recomendação tenho 1 do meu orientador nos projetos e solicitei a outra para um antigo professor da area de redes… e nao obtive resposta ainda…

o sono ja tava curto, agora com o horario de verao ainda, meu deus huasdhusdauhsd

vamo torcer que vai dar tudo certo para todos…

V

Que sorte :smiley:

Comigo ocorreu o mesmo que com você. A 27 também foi uma das questões que eu errei.

V

Cara, a sua nota no poscomp não ajuda muito, pois está abaixo da média.
No entanto, não desista. Entre com toda a papelada e siga em frente. Quanto ao cara que não confirmou ter enviado a carta de recomendação, você continua pedindo para ele. Se possível, seria bom conseguir mais cartas também.

P

Carta de recomendação é bom pedir pra quem você sabe que vai falar coisas boas sobre você. A carta vai direto pra equipe de seleção e você nunca vai ver o que o cara escreveu pois é confidencial.

O cara pode simplesmente colocar lá: “Não conheço.”, aí já queima teu filme.

V

pablosaraiva:
Carta de recomendação é bom pedir pra quem você sabe que vai falar coisas boas sobre você. A carta vai direto pra equipe de seleção e você nunca vai ver o que o cara escreveu pois é confidencial.

Ou pior, podem te detonar com coisas do tipo “péssimo aluno”, “medíocre”, “imaturo” e coisas do gênero, e isso queima o teu filme mais ainda.

D

Parabéns pessoal.

No ano que fiz (2007), a média foi 22 e o desvio padrão foi 5.
Fiz 31 na época (acima do desvio padrão).

Boa sorte no mestrado galera. Escolham bem o orientador :wink:

[]´s

D

Quanto a discussão se a nota tirada é baixa ou alta, sugiro que façam o que o Victor disse. Sigam o processo como se tivessem tirado uma nota boa. Tirar notão no POSCOMP não significa que você será necessariamente um bom pesquisador. Tem orientador que não dá muita bola para essa nota.

[]´s

V

eu sei que minha nota não ajuda muito, porém no edital é obrigatório ficar acima da média senão já é desclassificado e não pode entrar no mestrado por quaisquer outros méritos…

a expectativa era de ao menos passar dessa primeira etapa e quem sabe entrar na segunda chamada e sem bolsa…

quanto a sbc fiquei realmente desapontado, informações duvidosas, atrasos… até desisti da associação.

a carta de recomendação do professor foi indicação do meu orientador, pois ele é da área de pesquisa que eu almejo…

estou num dilema profissional e educacional terrivel uhhuhasduasuasuas

no mais to no aguardo…

abraço

R

victorwss:
pablosaraiva:

Ou pior, podem te detonar com coisas do tipo “péssimo aluno”, “medíocre”, “imaturo” e coisas do gênero, e isso queima o teu filme mais ainda.

Eu prefiro acreditar que isso não acontece. Se for pra falar isso, que não mande a carta então. Ele não precisa falar pro aluno que não vai mandar, e o aluno provavelmente nunca vai saber.

L

rod.attack:
victorwss:
pablosaraiva:

Eu prefiro acreditar que isso não acontece. Se for pra falar isso, que não mande a carta então. Ele não precisa falar pro aluno que não vai mandar, e o aluno provavelmente nunca vai saber.

Na verdade isso tb não é muito legal.

Acho que como o próprio nome diz, é “carta de recomendação”. Então, em primeiro lugar, o aluno tem que ter bom senso de só pedir a carta para professores em que ele foi bem na matéria e que tinha um bom relacionamento. E por outro lado, acho que se o professor não tem interesse em “recomendar” aquele aluno, ele deve falar diretamente para o aluno quando esse for pedir a carta. Falar que vai mandar e depois não mandar ou falar mal do aluno é meio sacanagem eu acho.

B

lavh:
rod.attack:
victorwss:
pablosaraiva:

Na verdade isso tb não é muito legal.

Acho que como o próprio nome diz, é “carta de recomendação”. Então, em primeiro lugar, o aluno tem que ter bom senso de só pedir a carta para professores em que ele foi bem na matéria e que tinha um bom relacionamento. E por outro lado, acho que se o professor não tem interesse em “recomendar” aquele aluno, ele deve falar diretamente para o aluno quando esse for pedir a carta. Falar que vai mandar e depois não mandar ou falar mal do aluno é meio sacanagem eu acho.

Bom… se é uma carta de recomendação, é como falaram aí: manda só se realmente recomenda!
No meu caso, em uma universidade que me inscrevi pediam 3 cartas, e os 3 professores me falaram que enviaram. Acho que eles não iam gastar o tempo deles para escrever e enviar nos correios se fossem falar mal.
Eu também entrei em contato com os professores para saber se já tinham enviado, lembrando das datas e me oferecendo para enviar ou para pagar algum custo de envio caso fosse necessário.

B

Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops:

V

bicarbonato:
Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.
Coloquei também várias outras coisas, mas não lembro ao certo o que eram.

P

Ainda tô escrevendo a minha mas pesquisa é a palavra chave.

B

victorwss:
bicarbonato:

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.

po cara vc não tem isso em lugar nenhum?

será q com 33 no poscomp desse ano, sem IC, sem artigo publicado, mas com 2 anos de experiência profissional (estágios + carteira assinada) eu consigo entrar? :oops:

OBS: como anularam a questão 27, vou pra 34 pontos!

V

e nada da resposta da sbc, :cry:

alguem já tentou mestrado na PUC??? pelo que vi na PUC/RS eles aceitam a nota do ENADE, mas o mestrado tem uma mensalidade meio salgada, mil e alguma coisa…

o que me dizem a respeito de bolsas, financiamentos???

L

bicarbonato:
victorwss:
bicarbonato:

será q com 33 no poscomp desse ano, sem IC, sem artigo publicado, mas com 2 anos de experiência profissional (estágios + carteira assinada) eu consigo entrar? :oops:

Sem querer te desanimar, mas muitos professores vêm com maus olhos alunos que desejam fazer mestrado e trabalhar. Então de repente, o que você acha que é um ponto a favor, pode se tornar um ponto contra! :slight_smile:

Mas hj no ime-usp tem bastante alunos trabalhando e estudando ao mesmo tempo.

B

lavh:
bicarbonato:
victorwss:
bicarbonato:

Sem querer te desanimar, mas muitos professores vêm com maus olhos alunos que desejam fazer mestrado e trabalhar. Então de repente, o que você acha que é um ponto a favor, pode se tornar um ponto contra! :slight_smile:

Mas hj no ime-usp tem bastante alunos trabalhando e estudando ao mesmo tempo.

mas eu não vou trabalhar! eu vou me dedicar integralmente ao mestrado! só to dizendo q a única coisa q tenho ao meu favor na seleção são os meus 2 anos de experiência em estágios e como programador Java e .NET.

Por um mestrado eu largo o meu emprego na hora! Sem pensar! :wink:

B

voodoo:

alguem já tentou mestrado na PUC??? pelo que vi na PUC/RS eles aceitam a nota do ENADE, mas o mestrado tem uma mensalidade meio salgada, mil e alguma coisa…

A PUC/RS é boa? Eu tava pensando em tentar na PUC/PR … estou quase certo de que vou tentar lá também.
Quais sãos os melhores mestrados no sul? Eu achava que a ordem era UFRGS, PUC/PR, outras. Me digam aí o que vocês acham, eu acho q estou enganado! :stuck_out_tongue:

V

bicarbonato:
voodoo:

A PUC/RS é boa? Eu tava pensando em tentar na PUC/PR … estou quase certo de que vou tentar lá também.
Quais sãos os melhores mestrados no sul? Eu achava que a ordem era UFRGS, PUC/PR, outras. Me digam aí o que vocês acham, eu acho q estou enganado! :stuck_out_tongue:

Bom, eu sou do ES e to morando no extremo sul de SC, pela minha posição geográfica e linha de pesquisa minha ordem seria, UFSC, UFRGS e PUC/RS.
Talvez alguém natural do sul saiba responder melhor…

T

Olá,

Estou tentando descolar uma vaga de mestrado e somente agora descobri sobre esse POSCOMP, alguem sabe me dizer algo de como fazer essa prova? Quais são as matérias que ela cobre?

Vlw

V

Eliezer Reis:
Olá,

Estou tentando descolar uma vaga de mestrado e somente agora descobri sobre esse POSCOMP, alguem sabe me dizer algo de como fazer essa prova? Quais são as matérias que ela cobre?

Vlw

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189

T

Essa prova é anual??? Arg, quer dizer que se eu quiser fazer mestrado vou ter que esperar um ano?

B

você até pode tentar, mas fica mais difícil.

V

é anual, na puc/rs eles tbm aceitam a nota do ENADE…

T

Sem falar tambem que o conteudo da prova e fortemente ligada a ciencia da computacao. Eu que fiz Analise de Sistema me fodo nessas materias mais avançadas de matematica.

Cada dia mais eu me decepciono com o SBC.

B

Ei, vocês acham que ficar em 1° lugar numa edição do programa Student to Business da Microsoft no meu estado conta alguma coisa para mestrado? Acham que devo enviar uma lista com na qual tem o meu nome e a minha nota (para provar que fiquei em 1°)?

R

Acho que vc deve mandar sim.

T

E aquela velha história, se não ajuda também não atrapalha! Então é mandar e ver no que dá!

V

Recebi resposta da SBC, segue na íntegra:

Os dados estatísticos estão disponibilizados na página do Poscomp,
http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189. Novo resultado e
estatísticas sarão disponibilizados em breve para todos, pois a questão
27 foi anulada após a divulgação deste.

SDS
Themis

Vamos torcer para que a situação de todos melhorem.
abraços

B

Essa SBC é muito enrolada.
Em um dos lugares onde estou tentando já pediram para eu imprimir os resultados e estão considerando os meus acertos sem considerar a questão 27 anulada. :?
Outra coisa é que uma questão só não muda muito a média… e como aqui a maioria errou (até nosso amigo campeão poscomp que fez 60 acertos), eu acho é que a média vai AUMENTAR!!!

:arrow: :cry:

V

sim, se considerarem 70 questões.
mas podem ser 67…

o Themis não especificou se os dados estatísticos foram consideradas 70 ou 67…
como ta meio enrolado, fiz minha inscrição e seja o que deus quiser.

Entrei em contato com uma professora do mestrado, segue a resposta…

“Nós professores do mestrado somente temos possibilidade de selecionar
alunos que o nosso sistema permita. O sistema permite normalmente
selecionar alunos que estão na média e acima da média do Poscomp.”

to com a corda no pescoço quanto essa nota do poscomp =\ huashuashuashusahuas
mas to na correria…
abraço

B

voodoo:
sim, se considerarem 70 questões.
mas podem ser 67…

o Themis não especificou se os dados estatísticos foram consideradas 70 ou 67…
como ta meio enrolado, fiz minha inscrição e seja o que deus quiser.

Entrei em contato com uma professora do mestrado, segue a resposta…

“Nós professores do mestrado somente temos possibilidade de selecionar
alunos que o nosso sistema permita. O sistema permite normalmente
selecionar alunos que estão na média e acima da média do Poscomp.”

to com a corda no pescoço quanto essa nota do poscomp =\ huashuashuashusahuas
mas to na correria…
abraço

boa sorte cara! eu to torcendo por tudo mundo aqui do forum.
Espero que todos vocês voltem para dar boas notícias aqui.
Vc vai tentar aonde mesmo? UFSC?
Eu to pensando em tentar aí no sul, na PUCPR e na UFRGS. Mas nem sei sobre a PUCPR… e só vou para o sul caso não passe em nenhuma das outras que tentei (1 no nordeste e 2 no sudeste).

V

sim, UFSC.
a UFRGS ta com inscrições abertas, só nao tento la devido a linha de pesquisa.
abraço

F

Bom, já enviei os documentos.
Dois dos três professores para qm pedi a carta também me falaram que enviaram, inscrição praticamente completa.
Agora é torcer.
Boa sorte para todos!

B

felipemartinsss:
Dois dos três professores para qm pedi a carta também me falaram que enviaram, inscrição praticamente completa.
Agora é torcer.
Boa sorte para todos!

Me inscrevi no IME-USP também… mas ela é a mais longe da minha casa. Se eu passar em outra, acho que dificilmente vou pra USP!

Boa sorte aí cara! Mande notícias aqui nesse tópico! :smiley:

F

bicarbonato:
felipemartinsss:
Agora é torcer.
Boa sorte para todos!

Me inscrevi no IME-USP também… mas ela é a mais longe da minha casa. Se eu passar em outra, acho que dificilmente vou pra USP!

Boa sorte aí cara! Mande notícias aqui nesse tópico! :smiley:

Deixo notícias por aqui sim. E espero que sejam positivas.
Valeu!

V

to torcendo por vcs…
qualquer novidade posto aqui também…
abraço

J

Ano passado tirei 29 com média 24. Entrei na UFRGS.

R

Além da nota do poscomp, o que mais precisou pra entrar?
Cartas de recomendação? Artigos publicados? Histórico impecável?

B

Além das perguntas que o rod.attack fez acima, você fez a graduação em universidade pública ou particular? Qual a instituição?

B

Alguém aí está mandando e-mails para a SBC?
Cade o resultado que ainda não foi re-processado!!! :roll:

G

Alguem pode enviar algum material de referência para mim estudar para próxima prova?

[email removido]

abraço e obrigado desde já;

D

GabrielCardelli:
Alguem pode enviar algum material de referência para mim estudar para próxima prova?

[email removido]

O melhor material não seria o da faculdade em si? Para isso que as faculdades de computação servem, ensinar computação.

V

Fiz minha inscrição na UFSC, o prazo termina dia 6/11.
A SBC não divulga estes resultados, um dos professores que enviariam a carta de recomendação não me responde mais…
Mas não desistirei!!!

Concordo com o dioanat4n, porém eu também aconselho a fazer todas as provas já aplicadas, pois percebi que algumas nomenclaturas e símbolos podem ser diferentes, conforme material utilizado na faculdade.

Outro aspecto é quanto a linguagens de programação, na minha graduação não estudamos pascal, apenas C e um pouco de java… o que acabou influenciando em parte, a lógica do algoritmo é compreensível só que alguns símbolos como := ou = diferem entre as linguagens o que pode causar confusão…

No mais a prova abrange todo o conteúdo de computação, não tenho o que falar sobre a parte de matemática pois não estudei e não lembrava os conceitos por isso fiquei abaixo da média justamente em matemática…

B

voodoo:
A SBC não divulga estes resultados, um dos professores que enviariam a carta de recomendação não me responde mais…
Mas não desistirei!!!

a situação não está muito diferente aqui! :?

Amanhã sai o resultado da 1° fase de uma das faculs que tentei… se meu nome tiver na lista vou ter que participar de uma entrevista com os orientadores do projeto que escolhi. Estou muito ancioso, sem dormir, e nervoso. Se eu tivesse em casa amanhã fazia um script aqui pra ficar consultado a página de 30 em 30 segundos :lol: … mas vou estar no trabalho… aí vai ter q ser no F5 toda hora mesmo!!! Que situação :cry:

V

bicarbonato:
voodoo:
Mas não desistirei!!!

a situação não está muito diferente aqui! :?

Amanhã sai o resultado da 1° fase de uma das faculs que tentei… se meu nome tiver na lista vou ter que participar de uma entrevista com os orientadores do projeto que escolhi. Estou muito ancioso, sem dormir, e nervoso. Se eu tivesse em casa amanhã fazia um script aqui pra ficar consultado a página de 30 em 30 segundos :lol: … mas vou estar no trabalho… aí vai ter q ser no F5 toda hora mesmo!!! Que situação :cry:

hshushuasuahuhau
ta tenso mesmo para durmir, mas dei uma relaxada…
o que tiver que ser será…
mas que eu tambem fico no f5 eu nao posso negar :oops: husdhuad

B

uhahahha tá osso mesmo!

cara… to pensando em tentar UFRGS e PUC/PR …
vc acha melhor PUC/PR ou PUC/RS?

Sendo que essas duas são as últimas alternativas, já q sou do nordeste e ficam bem longe de casa :oops:

V

bicarbonato:
uhahahha tá osso mesmo!

Sendo que essas duas são as últimas alternativas, já q sou do nordeste e ficam bem longe de casa :oops:

UFRGS, sem dúvida alguma!!!

PUC/RS é particular, a mensalidade …

Grupo III: R$ 1.169,49
Cursos de Biologia Celular e Molecular, Ciência da Computação, Economia do Desenvolvimento, Engenharia Elétrica, Engenharia e Tecnologia de Materiais.

PUC/PR não sei te dizer…

B

Minha esperança (se eu não passar em nenhuma pública e só passar na PUC/PR) é conseguir uma bolsa. Aí dá pra levar. Sem bolsa não vai dar pra cursar tendo que pagar 1000 e pouco. :shock:

V

foi o que eu estava pensando tbm, tentar puc/rs pela nota do enade e depois bolsa, ou até mesmo financiamento.

dia 7 tem prova de inglês na puc/rs não é obrigatória, mas eles exigem que no primeiro ano se tenha a proficiência em inglês.

mas o prazo de inscrição é até dia 30 se nao me engano…

G

dionat4n:
GabrielCardelli:

[email removido]

O melhor material não seria o da faculdade em si? Para isso que as faculdades de computação servem, ensinar computação.

Então na Prova cai matemtica , programação , gestão e redes? Ou são mais coisas? Tô buscando algo aqui na net mais ta tenso.

A

GabrielCardelli:
dionat4n:
GabrielCardelli:

[email removido]

Então na Prova cai matemtica , programação , gestão e redes? Ou são mais coisas? Tô buscando algo aqui na net mais ta tenso.

Por aí. Pega a prova desse ano e ano passado pra dar uma olhada e ter uma base.

R

GabrielCardelli:
dionat4n:
GabrielCardelli:

[email removido]

Gestão passa longe de cair … É computação mesmo: matemática, algoritmos, estruturas de dados, BD, SO, redes, arquiteturas,CG, ES …

D

rmendes08:
GabrielCardelli:
dionat4n:
GabrielCardelli:

[email removido]

Gestão passa longe de cair … É computação mesmo: matemática, algoritmos, estruturas de dados, BD, SO, redes, arquiteturas,CG, ES …

Ah, ok. Faculdades de ciência da computação; no poscomp só cai matéria relacionada à computação.

V

dionat4n:
rmendes08:
GabrielCardelli:
dionat4n:
GabrielCardelli:

[email removido]

Ah, ok. Faculdades de ciência da computação; no poscomp só cai matéria relacionada à computação.

As coisas que podem cair são mais ou menos isso:

Estudo de funções matemáticas
Geometria analítica
Cálculo integral e diferencial
Álgebra linear
Matemática discreta
Programação linear
Probabilidade
Estatística
Algoritmos
Linguagens de programação
Orientação a objetos
Estruturas de dados
Lógica
Grafos
Redes
Circuitos digitais
Arquitetura de computadores
Autômatos
Engenharia de software
Análise de sistemas
Processamento de imagens
Computação gráfica
Banco de dados
Teoria da computação
Complexidade computacional
Inteligência artificial
Sistemas distribuídos
Compiladores

É, acho que é só isso…

L

Antigamente a www.centraldeensino.com.br oferecia curso preparatório e apostilas para o poscomp, mas eu entrei no site agora e parece que eles desistiram do poscomp! :slight_smile:

Bom, eu tenho as apostilas, e embora elas sejam bem superficiais, é bom pra dar uma guiada nos estudos, mas estudar só por elas não rola. Caso alguém se interesse, eu posso vender elas por um preço simbólico! hehehehe

[]s

D

bicarbonato:
uhahahha tá osso mesmo!

Bicar…,

se deseja ver como a capes vê os programas de mestrado e doutorado, acesse o link:
Início das buscas:
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet

Quadro de comparação dos programas de mestrado e doutorado da área de Informática
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10300007&descricaoArea=CI�NCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=CI�NCIA+DA+COMPUTA��O&descricaoAreaAvaliacao=CI�NCIA+DA+COMPUTA��O

UFRGS
mestrado 6 doutorado 6

PUC-PR
mestrado 4 doutorado 4

Pessoalmente, se você gostar de aplicar a informática em outras áreas, então procure outros programas. Fazer pós na área de informática está muito complicado, está ocorrendo uma política de se auto-flagelo, conseguir publicar um artigo em revistas com fator 3 ou 4 está quase impossível…

Avalie bem o que você gosta na área.

att

B

Dieval Guizelini:
bicarbonato:
uhahahha tá osso mesmo!

Bicar…,

se deseja ver como a capes vê os programas de mestrado e doutorado, acesse o link:
Início das buscas:
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet

Quadro de comparação dos programas de mestrado e doutorado da área de Informática
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10300007&descricaoArea=CI�NCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=CI�NCIA+DA+COMPUTA��O&descricaoAreaAvaliacao=CI�NCIA+DA+COMPUTA��O

UFRGS
mestrado 6 doutorado 6

PUC-PR
mestrado 4 doutorado 4

Pessoalmente, se você gostar de aplicar a informática em outras áreas, então procure outros programas. Fazer pós na área de informática está muito complicado, está ocorrendo uma política de se auto-flagelo, conseguir publicar um artigo em revistas com fator 3 ou 4 está quase impossível…

Avalie bem o que você gosta na área.

att

vc está dizendo que recomenda que eu não tente nem na UFRGS nem na PUC-PR?

V

Opa,

Verifiquei o resultado da SBC, atualizaram a nota individual, mas a média esta a mesma…

Mais alguma novidade?

abraço…

B

É… acabei de conferir… não colocaram a nova média ainda :evil:

Quem sabe amanhã? Mas não espero muito coisa mais da SBC :roll: :?

V

já até desisti da SBC…

B

E aí pessoal? Alguma notícia nova?

B

Pessoal,

ACABEI DE RECEBER A NOTÍCIA DE QUE FUI ACEITO NO MESTRADO DO IME/USP!!!

B

bicarbonato:
Pessoal,

parabéns!!!

só por curiosidade, quantos pontos no poscomp foram necessários pra vc ser aceito no mestrado?

abraço

B

bobmoe:
bicarbonato:
Pessoal,

parabéns!!!

só por curiosidade, quantos pontos no poscomp foram necessários pra vc ser aceito no mestrado?

abraço

Obrigado! :smiley:

34 pontos

A

Além da POSCOMP quais outros processos pra ser aceito no IME/USP?

Abraco e parabens!

B

Valeu mais uma vez pessoal…

Bem… meu currículo não é lá essas coisas. Na verdade nem entrei em contato com professores. Só mostrei ter mt interesse em me dedicar integralmente ao curso e mostrei mt interesse em pesquisar. Acho que devem ter levado isso em conta.

Na verdade nem sou de SP… sou do nordeste…

L

bicarbonato:

Bem… meu currículo não é lá essas coisas. Na verdade nem entrei em contato com professores. Só mostrei ter mt interesse em me dedicar integralmente ao curso e mostrei mt interesse em pesquisar. Acho que devem ter levado isso em conta.

To pra te falar que tem mais gente do Nordeste do que de SP no IME. Vc vai se sentir em casa…hehehehe

F

bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns cara!
Como ficou sabendo?
Não estava sabendo de nada… acho que para mim não foi dessa vez ainda.

P

bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns!!!

Coisa boa! :smiley:

B

felipemartinsss:
bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns cara!
Como ficou sabendo?

Mandaram um e-mail dizendo o nome do prof. q vai ser o meu orientador do programa, um documento com as instruções de inscrição (na verdade só diz os documentos que preciso), e no final tinha “Parabéns”.

To muito feliz… mas ainda tem os outros programas que tentei e não sairam. Até agora levei 1 fail (UFCG) e 1 succeed (USP). :-o

B

lavh:
bicarbonato:

To pra te falar que tem mais gente do Nordeste do que de SP no IME. Vc vai se sentir em casa…hehehehe

É sério cara??? Que massa!! :smiley:

B

pablosaraiva:
bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns!!!

Coisa boa! :D

Valeu cara! :smiley:

Vc é de SP? Estudou/estuda no IME/USP?

F

bicarbonato:
felipemartinsss:
bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns cara!
Como ficou sabendo?

Mandaram um e-mail dizendo o nome do prof. q vai ser o meu orientador do programa, um documento com as instruções de inscrição (na verdade só diz os documentos que preciso), e no final tinha “Parabéns”.

To muito feliz… mas ainda tem os outros programas que tentei e não sairam. Até agora levei 1 fail (UFCG) e 1 succeed (USP). :-o

Parabéns novamente!
Eu vou continuar com minhas esperanças.

L

felipemartinsss:
bicarbonato:
felipemartinsss:
bicarbonato:
Pessoal,

Parabéns cara!
Como ficou sabendo?

Parabéns novamente!
Eu vou continuar com minhas esperanças.

Bom, na minha vez, passou um tempão e eu não recebi o tal e-mail. Como eu tava bem otimista, eu entrei em contato com eles, e a responsável lá tomou um susto pq ela falou que eu tinha passado, mas que ela achou que eu tinha desistido pq eu não tinha respondido o e-mail(que não tinha chegado). Enfim, ela não soube dizer pq eu não recebi o tal e-mail, mas dai ela consertou a situação e eu entrei. Ou seja, por algum erro lá, eu quase perdi o mestrado, e até hj ia tá achando que não tinha passado. Então fica a dica, se vc achar que seu currículo é legal, sua nota foi boa, e tiber otimista, dá uma conferida . :slight_smile:

B

felipemartins!! espero que o lavh esteja certo! Entre em contato com eles! Desejo muita sorte para você cara! Espero te ver por lá! :wink:

Lahv!!! Preciso entrar em contato com você cara!! kkkkkkk! Na verdade estou bem assustado agora… nunca fui a SP, o único estado do sudeste que já visitei foi o ES, a uns 9 anos atrás :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas vai dar td certo! :wink:

F

Vish, fiquei com algumas dúvidas agora…
Será que enviam todas as mensagens de uma vez?
Além disso, no edital falava que divulgariam a lista no site por volta do dia 15 de dezembro.
E a última é, será que quem não é aceito recebe um e-mail também? Nesse caso eu poderia ficar mais esperançoso porque até agora não recebi e-mail de nenhum gênero.

L

felipemartinsss:
Além disso, no edital falava que divulgariam a lista no site por volta do dia 15 de dezembro.
E a última é, será que quem não é aceito recebe um e-mail também? Nesse caso eu poderia ficar mais esperançoso porque até agora não recebi e-mail de nenhum gênero.

1. Sinceramente não sei se enviam todas as mensagens de uma vez.

2. Nunca divulgam o resultado no site, nem adianta ficar esperando.

3. Quem não é aceito não recebe e-mail.

Se pessoas jah receberam e-mail de aprovação, recomendo vc esperar até o fim da semana no máximo e dar uma ligada lá, só pra tirar a dúvida.

F

lavh:
felipemartinsss:

1. Sinceramente não sei se enviam todas as mensagens de uma vez.

2. Nunca divulgam o resultado no site, nem adianta ficar esperando.

3. Quem não é aceito não recebe e-mail.

Se pessoas jah receberam e-mail de aprovação, recomendo vc esperar até o fim da semana no máximo e dar uma ligada lá, só pra tirar a dúvida.

Valeu pelas dicas lavh.

B

felipe,

Teve uma galera da federal aqui que passou também. Fiquei sabendo hoje a noite.
Então acho que enviaram todos os e-mails de vez… é bom vc entrar em contato!

Boa sorte!

A

bicarbonato:

Mas rolou alguma entrevista? Prova (alem da POSCOMP)? Exigencia de lingua estrangeira? etc?

Ou “apenas” (foi a unica palavra que coube hehehe) a POSCOMP e seu curriculo?

Abraco!

Ps.: Procure casa ou apto proximos a USP… o transito de SP naquela região é simplesmente CAOTICO!

B

andrerios:
bicarbonato:

Mas rolou alguma entrevista? Prova (alem da POSCOMP)? Exigencia de lingua estrangeira? etc?

Ou “apenas” (foi a unica palavra que coube hehehe) a POSCOMP e seu curriculo?

Abraco!

Ps.: Procure casa ou apto proximos a USP… o transito de SP naquela região é simplesmente CAOTICO!

Bom dia andrerios!
Bem, a seleção deles é unicamente por análise de currículo, histórico escolar, uma espécie de carta de intenções que você escreve na ficha de inscrição, e também a nota do Poscomp, que deve ser obrigatoriamente acima da média.

Eu tentei outra universidade por “aqui perto” (rodei 600 KM de carro até lá) que tinha entrevista. Mas a nota final também é pelo currículo, média, nota do Poscomp e artigos publicados… a entrevista é só pra saber quem é você. É uma nota que pode te eliminar, mas não faz você subir de colocação na lista final.

A

Valeu kra!

Estou pensando em algo pro ano q vem ou pro outro…

Vai focar suas pesquisas em que área?

Isso é algo que ainda estou em duvida… eu vi um curso que eu curti (Pós em Desenvolvimento de Games), mas em outra Universidade (SENAC) e nao seria bem na linha de pesquisas que pretendo seguir…

Abraco!

B

bem… o prof. que me passaram lá é da área de criptografia… mas não é algo que eu planejava muito, mas é algo que acho interessante.
Vou tentar focar em algo sobre processamento de imagem e vídeo, visão computacional, ou IA. Mas quando eu entrar lá vou analisar direito com qual área vou me identificar melhor.

V

po cara, fiquei mó feliz por vc, de boa mesmo parabens
muito sucesso…

no meu caso recebi um email que minha documentação foi recebida asduhaduhasd
o resultado sai pelo dia 7
ainda tenho esperança

e meus sinceros parabens de novo

B

voodoo:
muito sucesso…

ainda tenho esperança

Oi voodoo!!
Muito obrigado pelos parabéns!
To torcendo muito por você! Me mande notícias!

V

bicarbonato:
voodoo:
muito sucesso…

ainda tenho esperança

Oi voodoo!!
Muito obrigado pelos parabéns!
To torcendo muito por você! Me mande notícias!

Obrigado cara,

Olha o e-mail que recebi da confirmação…

Florianópolis, 26 de novembro de 2009.

Caro(a) “voodoo”

Acusamos o recebimento da documentação para Inscrição no Mestrado em Ciência da Computação.

Atenciosamente
Secretaria do CPGCC-UFSC

V

Antes tarde do que nunca…
A SBC atualizou as médias:

Área Média Desvio Padrão Matemática 7,73 3,55 Fundamentos 13,44 4,58 Tecnologia 7,50 2,80 TOTAL 28,67 9,17

B

eu ia falar isso aqui agora no fórum… mas o voodoo postou primeiro :-o :lol:

sabia q essa droga ia aumentar! :?

V

bicarbonato:
eu ia falar isso aqui agora no fórum… mas o voodoo postou primeiro :-o :lol:

sabia q essa droga ia aumentar! :?

uashshasuahs
:lol: :lol: :lol:

cara, eu ainda entro no site da sbc toda hora, mesmo com o resultado final.

dashudshudassashuhu

eu fiquei na duvida, pq nos exames anteriores quando cancelaram nao foram consideradas as 70 questoes…só neste ano, talvez seja um novo procedimento, ou muito azar da minha parte ahuhUHASDHUDASHUADS

L

bicarbonato:
bem… o prof. que me passaram lá é da área de criptografia… mas não é algo que eu planejava muito, mas é algo que acho interessante.
Vou tentar focar em algo sobre processamento de imagem e vídeo, visão computacional, ou IA. Mas quando eu entrar lá vou analisar direito com qual área vou me identificar melhor.

Você pode trocar tranquilamente de professor. Se vc jah souber a área que quer fazer, recomendo vc ir conversar com os professores desta área, e já trocar de orientador logo de cara, pois como tiverem mudanças no regimento, você não tem mais muito tempo pra ficar pensando que área seguir dentro do mestrado. Mas se vc não souber a área de pesquisa que quer, então faz o primeiro semestre, e vai pesquisando as diversas áreas.

Criptografia é uma área bem puxada, principalmente na parte matemática, portanto, só siga essa área se vc tiver certeza que vc quer isso, senão vc vai se arrepender! :slight_smile: Quando eu digo muita matemática, é muita mesmo! hehehehe Vc precisa ter uma base muito forte pra aguentar o tranco!

B

lavh, obrigado pelas dicas!
Bem… eu to com medo de trocar de prof agora… acho melhor no primeiro semestre eu fazer isso. Nos primeiros dias de aula vou começar a conversar com os profs da área de proc. de imagem.

Uma coisa que estou na dúvida: A matrícula dos ingressantes pode ser feita pela internet ou tem q ser lá mesmo na USP?
E outra: É muito difícil assim ganhar bolsa? (serei aluno com dedicação integral).

R

Oi pessoal,

Dia 30 também recebi um email dizendo que eu havia sido aprovado. O mardito caiu no lixo, quase que deixo passar…rsrs

Como na minha ficha de inscrição falei sobre meu tcc (simulador de algoritmos sobre grafos), me indicaram um professor dessa área.

Porém não tenho certeza se é nessa área que pretendo continuar.

Eu acho que o que mais contou pra mim foram as cartas de recomendação dos professores…eu pedi pra uma dezena…hahaha

Minha nota no poscomp foi 33…não tenho nota vermelha na facul e nunca publiquei nenhum artigo…

Mandei até uma cópia do certificado de SCJP junto com o material da inscrição…rs…

Enfim…no seu caso, bicarbonato, o que vc acha que pesou mais para ser aprovado?

Outra coisa bicarbonato, vc estudou em facul publica?

B

Parabéns cara!!! :smiley:

Eu pedi uma dezena de cartas de recomendação, assim como você fez.
Estudo em faculdade pública (sou aluno atualmente - Sistemas de Informação), mas sou formado em uma particular (Ciência da Computação)

Edited: rod.attack, mandei uma MP para você. Por favor entre em contato! :wink:

V

Parabéns ae brow
Muito sucesso…

O

Parabéns Pessoal! Imagino que ser aprovado no mestrado do IME-USP seja algo para poucos, por isso tenho certeza que vcs fizeram por merecer e lhes desejo sucesso tanto no curso quanto na vida profissional. Eu também pretendo fazer essa prova do poscomp e tentar entrar no mestrado daqui a algum tempo, sei que vai ser dificil mas vou tentar :slight_smile: , aproveitando o tópico, que material vcs utilizaram para estudar para o poscomp?

Abraços

V

umas paginas atrás o pessoal postou os métodos e conteúdos que estudaram…
abraço

O

voodoo:
umas paginas atrás o pessoal postou os métodos e conteúdos que estudaram…
abraço

Valeu!, são 14 páginas mas vale a pena dar uma procurada :slight_smile:

R

Será que na página do IME vai sair a lista de aprovados?

B

Eu não sei pq não conheço o IME ainda. Mas pelo visto to achando que não. Mas seria bom se divulgassem uma lista.

F

Seria bom se listassem.
Não recebi e-mail e mandei um para eles perguntando sobre isso, mas não me responderam, daí deixei quieto.

L

Como já falei anteriormente nunca soltaram lista de aprovados no site nos anos anteriores. Seria surpresa se soltassem esse ano.

B

O pessoal de lá é estressado pra responder e-mails?
Já perguntei várias coisas e só me respondem uma frase! :x

Lavh, vc sabe me dizer se a matrícula dos alunos ingressantes pode ser feita pela Internet ou se é apenas pessoalmente?

L

bicarbonato:
O pessoal de lá é estressado pra responder e-mails?
Já perguntei várias coisas e só me respondem uma frase! :x

Lavh, vc sabe me dizer se a matrícula dos alunos ingressantes pode ser feita pela Internet ou se é apenas pessoalmente?

Não faço idéia cara!

P

Fiz a minha inscrição na UFF.

O resultado é divulgado no site do Instituto de Computação no dia 06/01/2010, conforme edital.

R

Liguei lá hoje pra me informar.
Incrível como a moça tinha menos informações do que eu.
Não sabia a data de matrícula. Não sabia data de início das aulas.
Disse que o site está sob manutenção e “acha” que não haverá lista.
To começando a enxergar as dores de cabeça que vamos ter como alunos de uma instituição do governo.

B

rod.attack:
To começando a enxergar as dores de cabeça que vamos ter como alunos de uma instituição do governo.

Eu notei isso pelos e-mails que recebi! :x

E o pior… vc ainda é de SP… e eu que moro a 2400 KM? :cry: :cry: :cry:
Eu só queria ter uma idéia das datas pq eu tenho que pedir demissão da empresa onde estou… dar aviso prévio, etc. Depois tenho que planejar minha ida pra SP pra morar lá… e pra fzr a matrícula e conhecer o orientador pessoalmente! TÁ OSSO!!! :cry:

R

bicarbonato:
rod.attack:

Eu notei isso pelos e-mails que recebi! :x

E o pior… vc ainda é de SP… e eu que moro a 2400 KM? :cry: :cry: :cry:
Eu só queria ter uma idéia das datas pq eu tenho que pedir demissão da empresa onde estou… dar aviso prévio, etc. Depois tenho que planejar minha ida pra SP pra morar lá… e pra fzr a matrícula e conhecer o orientador pessoalmente! TÁ OSSO!!! :cry:

As matrículas em geral acontecem em Feverereiro e as aulas começam em Março.

F

Passei também pessoal! :smiley:
Veio como presente de fim de ano/aniversário!
Depois de mandar o e-mail para eles questionando se haveria lista no site ou se o processo estava encerrado, obtive a pergunta de qual área eu havia escolhido, um dia depois de responder essa pergunta recebi o e-mail com os parabéns, nome do orientador, etc.
Valeu para aqueles que falaram para eu questionar. Se eu tivesse deixado passar teria ficado mais um ano estudando só para entrar.
Estou rindo atôa! :smiley:

P

Parabéns felipemartinsss!!!

A minha resposta só sai dia 06/01/2010.

Estou aguardando. :slight_smile:

F

pablosaraiva:

Estou aguardando. :)

Valeu Pablo!
Vai demorar um pouco ainda, mas vai dar tudo certo aí também!

R

pablosaraiva:

Esta informação você conseguiu na secretaria da usp?

V

Parabés ae brow!!!

o meu resultado estava previsto para o dia 7/12 mas nada foi divulgado no site.
mandei e-mail para o programa de seleçao e o e-mail simplesmente voltou. shuashuashuas
ja não to muito bem quanto a nota e mais isso ainda sauahsuas

EDIT: CLIQUEI NO RESULTADO DE 2009 E LA ESTAVA O DE 2010, E MEU NOME NÃO TAVA LA!!

PELO MENOS HJ EU DURMO TRANQUILO ASUASHUASSA

agora rumo a pós-graduação e ao mercado…

muito sucesso a todos…

mais um edit: Estive olhando os nomes dos aprovados, apenas 1 era graduado em uma faculdade particular e era professor, todos os demais eram de federais/estaduais.
a grande maioria da própria UFSC. suhasuhauashhuas
seria bacana eles divulgarem as notas do poscomp desse pessoal aprovado para termos uma noção…

B

felipemartinsss:
Passei também pessoal! :smiley:
Veio como presente de fim de ano/aniversário!
Depois de mandar o e-mail para eles questionando se haveria lista no site ou se o processo estava encerrado, obtive a pergunta de qual área eu havia escolhido, um dia depois de responder essa pergunta recebi o e-mail com os parabéns, nome do orientador, etc.
Valeu para aqueles que falaram para eu questionar. Se eu tivesse deixado passar teria ficado mais um ano estudando só para entrar.
Estou rindo atôa! :D

FELIPE MARTINS, MEUS PARABÉNS!!!

Fiquei muito feliz ao ver essa notícia aqui no fórum! Já sei que vou ter bons amigos lá no IME :smiley:

Caramba… não tem mesmo um presente de natal/ano novo melhor do que uma aprovação no mestrado da USP! E pra mim vai ser de aniversário também, já que a matrícula deve acontecer mais ou menos na data do meu aniversário 8)

PARABÉNS CARA!!! Vou mandar uma MP pra você com meu e-mail pra entramos em contato.
PS: rod.attack, eu mandei uma MP pra você… mande um email pra mim se puder :wink:

P

rod.attack:
pablosaraiva:

Esta informação você conseguiu na secretaria da usp?

Não, minha inscrição foi pra UFF. A data tá no edital. Eles divulgam a lista de aprovados no site.

B

voodoo:
Parabés ae brow!!!

o meu resultado estava previsto para o dia 7/12 mas nada foi divulgado no site.
mandei e-mail para o programa de seleçao e o e-mail simplesmente voltou. shuashuashuas
ja não to muito bem quanto a nota e mais isso ainda sauahsuas

EDIT: CLIQUEI NO RESULTADO DE 2009 E LA ESTAVA O DE 2010, E MEU NOME NÃO TAVA LA!!

PELO MENOS HJ EU DURMO TRANQUILO ASUASHUASSA

agora rumo a pós-graduação e ao mercado…

muito sucesso a todos…

mais um edit: Estive olhando os nomes dos aprovados, apenas 1 era graduado em uma faculdade particular e era professor, todos os demais eram de federais/estaduais.
a grande maioria da própria UFSC. suhasuhauashhuas
seria bacana eles divulgarem as notas do poscomp desse pessoal aprovado para termos uma noção…

Oi voodoo,
Não tinha visto sua resposta porque fiquei esperando o tópico subir e você tinha dado Edit.
É uma pena, mas agora é bola pra frente. Seleção de mestrado tem todo ano, e em certas faculdades tem todo semestre. Se você puder, tente em várias faculdades da próxima vez. Eu acho que na verdade todos nós que fomos aprovados no tópico tivemos muita sorte.

Boa sorte aí para você. Qualquer coisa pode contar com os seus amigos aqui do GUJ :wink:

V

bicarbonato:
voodoo:

Oi voodoo,
Não tinha visto sua resposta porque fiquei esperando o tópico subir e você tinha dado Edit.
É uma pena, mas agora é bola pra frente. Seleção de mestrado tem todo ano, e em certas faculdades tem todo semestre. Se você puder, tente em várias faculdades da próxima vez. Eu acho que na verdade todos nós que fomos aprovados no tópico tivemos muita sorte.

Boa sorte aí para você. Qualquer coisa pode contar com os seus amigos aqui do GUJ :wink:

Opa, Feliz 2010…

13 dos selecionados não fizeram a matrícula, talvez eu tenha chance na segunda chamada em fevereiro dsuhuahusdhuadhasdhu
mas to de boa, vou curtir o verão e pensar o que faço da minha vida hsdahusahuas

Obrigado, abraço brow, desejo tudo de bom pra toda galera aqui.

P

Me aceitaram na UFF como aluno especial!!! :slight_smile:

Agora tenho que ver direitinho como é isso…

Um amigo meu entrou no mestrado lá como aluno especial e disse que fica por mais ou menos 1 ano como especial e, se for bem, vira aluno regular.

Só depende de mim.

:smiley:

F

pablosaraiva:

Um amigo meu entrou no mestrado lá como aluno especial e disse que fica por mais ou menos 1 ano como especial e, se for bem, vira aluno regular.

Só depende de mim.

:D

Aeee!
Parabéns Pablo!
Se dedica mesmo que logo você vira aluno regular.

V

Parabens ae brow.
muito sucesso!!
abraço

B

pablosaraiva:

Só depende de mim.

:D

Ae Pablo!
Parabéns!!! :wink:

Vou botar no primeiro post do tópico =]

L

Pessoal, estou corrigindo a prova de 2010 e postando em meu blog, com um resumo da teoria necessária pra cada questão e referências.

Quem quiser pode dar uma olhada: http://lgsreal.wordpress.com/

D

lgsreal você tem a prova aí, ou tem ela disponível no site para download??

Criado 27 de setembro de 2009
Ultima resposta 8 de fev. de 2011
Respostas 235
Participantes 28