Postura de gerente com programador PJ

33 respostas
F

Pessoal,

Há alguns dias aconteceu uma situação no meu trabalho, complicada de analisar como correta ou errada, e gostaria de compartilhar com vocês para ver a opinião do pessoal, quanto a situação:

Começei a trabalhar em uma empresa onde existiam dois programadores PJ, e eu entrei como PJ também.

No segundo dia, recebi um e-mail do gerente copiando toda a equipe (que não estava na empresa no dia), dizendo o seguinte:

· O horário da empresa é das 08:00 as 18:00 com 1 hora de almoço.
· Não é permitido fazer mais de 9 horas / dia. Caso seja necessário deverá ser previamente autorizado pelo gerente ou coordenador.
· Todas as salas da empresa são monitorada através de câmeras que são gravadas e as imagens armazenadas.
· Todo acesso a internet está sendo monitorado. Portanto todo abuso será coibido.
· O MSN é para uso da empresa. Por esse motivo foi criado o MSN com o email da empresa. Não será permitido a inclusão de contatos particulares.
· As ligações particulares serão descontadas, tanto o valor dos pulsos, quando o tempo que ficar na ligação.
· Qualquer ausência precisa ser informada com antecedência, por email com cópia para o depto de RH.
· É imprescindível que todos passem, diariamente, a planilha com as tarefas que foram executadas durante o dia até as 09:00hs do dia seguinte.

No ato da minha contratação, eu perguntei se não poderia ser CLT e colocaram milhões de impecilhos para que eu aceitasse ser PJ. Agora me pergunto, e pergunto a vocês: essas “regras” podem ser aplicadas sob um prestador de serviços?

Imposição de horário, informação de ausência com antecedência, fazer planilha com todas as tarefas que o programador executa. Isto existe onde vocês trabalham? Já passei por várias empresas e somente nesta eu vi estas imposições. Sem contar que algumas das regras como monitoração e gravação das salas com áudio e vídeo, desconto de ligações, etc… parece que você não está numa empresa, e sim, numa base militar ou num presídio de segurança máxima(meu ponto de vista).

Abs!

Fernando

33 Respostas

C

Cara, não sei quanto as outras, mas aqui onde eu trampo tb é net restrita, sem uso de msn, ligações com custo maior de R$2,00 são descontadas, na empresa que meu pai trabalha tb é assim.

B

Em um mercado onde faltam bons profissionais de desenvolvimento é loucura fazer esse tipo de coisa.

D

eles falaram sobre isto na contratação?

F

Não.

Na contratação o entrevistador se mostrou outra pessoa, e em nenhum momento citou que no ambiente de trabalho seriam impostas essas “regras”. Nem comigo e nem com os outros programadores, que entraram lá antes de mim.

Abs!

D

realmente uma situacao chata
como disseram acima, é loucura fazer esse tipo de coisa num mercado onde faltam bons profissionais…

se fosse comigo, eu conversaria numa boa, sem stress, que nao concordo e pediria um prazo pra sair pra nao atrapalhar o planejamento deles

abraços

G

Isso acontece principalmente porque existem pessoas anti-profissionais que abusam demais dos recursos da empresa(telefone, internet, msn, pausas para o café, etc) e da liberdade que lhes é dada inicialmente.

Ai começam a cortar as coisas até radicalizar.
Trabalhei em uma empresa em que você não podia acessar absolutamente NADA na internet.
Dai xiaram xiaram até que liberaram o google pra gente acessar. Daí você ia lá, fazia uma pesquisa mas na hora de entrar em um link, era bloqueado.
Ou seja, grandes merdas.

Infelizmente, os bons profissionais pagam por erros dos outros.

J

O Ponto aqui nao é poder ou nao. O ponto é que ele é PJ!!!

Se ele é PJ, eles nao podem ter algumas dessas regras, principalmente qt a horário.

A lista de tarefas até pode, paraq ue possam comprovar que voce executou tais atividades. Mas exigir horário? ISso é fraude! Usam PJ somente para burlar impostso.

Sai dessa empresa, amigo.

Eu mesmo trabalho como PJ. Uso meu proprio notebook, internet particular. No meu computador, eu entro e acesso o que quero, desde que nao use para isso a rede da empresa. Da minha empresa pra dentro, quem manda sou eu :smiley:

Tenho liberdade de horários. Negocio prazo nas tarefas que me passam e basta que eu cumpra esses prazos e comprove minhas horas trabalhadas. De quebra, aqui no meu principal cliente, nao existe restriçoes quanto a tempo no banheiro, cafezinho… Inclusive existe um horário OFICIAL do café, onde todos tomam café juntos. Muito legal :smiley:

Entao, meu caro, existem sim empresas legais onde voce pode trabalhar. Procure uma assim. E demita essa empresa da sua vida!

C

Gabriel:
Isso acontece principalmente porque existem pessoas anti-profissionais que abusam demais dos recursos da empresa(telefone, internet, msn, pausas para o café, etc) e da liberdade que lhes é dada inicialmente.

Ai começam a cortar as coisas até radicalizar.
Trabalhei em uma empresa em que você não podia acessar absolutamente NADA na internet.
Dai xiaram xiaram até que liberaram o google pra gente acessar. Daí você ia lá, fazia uma pesquisa mas na hora de entrar em um link, era bloqueado.
Ou seja, grandes merdas.

Infelizmente, os bons profissionais pagam por erros dos outros.

Foi exatamente oq aconteceu aqui, mas o PJ tem esses direitos.

K

Fernando G Silva:
Pessoal,

Há alguns dias aconteceu uma situação no meu trabalho, complicada de analisar como correta ou errada, e gostaria de compartilhar com vocês para ver a opinião do pessoal, quanto a situação:

Começei a trabalhar em uma empresa onde existiam dois programadores PJ, e eu entrei como PJ também.

No segundo dia, recebi um e-mail do gerente copiando toda a equipe (que não estava na empresa no dia), dizendo o seguinte:

· O horário da empresa é das 08:00 as 18:00 com 1 hora de almoço.
· Não é permitido fazer mais de 9 horas / dia. Caso seja necessário deverá ser previamente autorizado pelo gerente ou coordenador.
· Todas as salas da empresa são monitorada através de câmeras que são gravadas e as imagens armazenadas.
· Todo acesso a internet está sendo monitorado. Portanto todo abuso será coibido.
· O MSN é para uso da empresa. Por esse motivo foi criado o MSN com o email da empresa. Não será permitido a inclusão de contatos particulares.
· As ligações particulares serão descontadas, tanto o valor dos pulsos, quando o tempo que ficar na ligação.
· Qualquer ausência precisa ser informada com antecedência, por email com cópia para o depto de RH.
· É imprescindível que todos passem, diariamente, a planilha com as tarefas que foram executadas durante o dia até as 09:00hs do dia seguinte.

No ato da minha contratação, eu perguntei se não poderia ser CLT e colocaram milhões de impecilhos para que eu aceitasse ser PJ. Agora me pergunto, e pergunto a vocês: essas “regras” podem ser aplicadas sob um prestador de serviços?

Imposição de horário, informação de ausência com antecedência, fazer planilha com todas as tarefas que o programador executa. Isto existe onde vocês trabalham? Já passei por várias empresas e somente nesta eu vi estas imposições. Sem contar que algumas das regras como monitoração e gravação das salas com áudio e vídeo, desconto de ligações, etc… parece que você não está numa empresa, e sim, numa base militar ou num presídio de segurança máxima(meu ponto de vista).

Abs!

Fernando

Com relação ao horário, pessoalmente discordo. Na realidade, discordo inclusive desta postura de se contratar como PJ e tratar como CLT. Aliás, eis algo que deveriamos repensar: a postura do PJ.

(contratar como PJ e tratar como CLT, inclusive, acho compreensível (compreendo, mas não concordo) em um país no qual o empregador paga mais de 80% do salário do funcionário em impostos)

Com relação aos restantes, se você estiver usando a estrutura da empresa, concordo com a postura. Tá, estamos pensando aqui do nosso lado: realmente é chato ter a internet cortada, msn restrito e todo este tipo de restrição, no entanto, é importantíssimo observar o outro lado da moeda.

No caso de corte da internet, para profissionais que trabalham com desenvolvimento, convenhamos: é absurdo, pois corta do desenvolvedor a sua ferramenta mais poderosa. Mas deve ser monitorado? Com certeza!!!

Querendo ou não, o profissional de TI é perigosíssimo. Têm acesso a suas bases de dados, sistemas de arquivos, etc. E, infelizmente, vivemos em um mercado no qual a picaretagem corre solta. Já vi diversos casos nos quais há um abuso REAL por parte de programadores (espionagem, sabotagem, “brincadeiras desagradáveis”, bisbilhotagem, etc). Abusos estes que poderiam ter sido fácilmente evitados com a adoção deste tipo de postura.

Acredito que a melhor alternativa (vendo a coisa do ponto de vista do empregador), consista em aplicar restrições mais rígidas no período inicial do profissional e, conforme o tempo for passando, e for se ganhando confiança no sujeito, ir afrouxando (moderadamente) as restrições.

F

josenaldo:
O Ponto aqui nao é poder ou nao. O ponto é que ele é PJ!!!

Se ele é PJ, eles nao podem ter algumas dessas regras, principalmente qt a horário.

A lista de tarefas até pode, paraq ue possam comprovar que voce executou tais atividades. Mas exigir horário? ISso é fraude! Usam PJ somente para burlar impostso.

Sai dessa empresa, amigo.

Eu mesmo trabalho como PJ. Uso meu proprio notebook, internet particular. No meu computador, eu entro e acesso o que quero, desde que nao use para isso a rede da empresa. Da minha empresa pra dentro, quem manda sou eu :smiley:

Tenho liberdade de horários. Negocio prazo nas tarefas que me passam e basta que eu cumpra esses prazos e comprove minhas horas trabalhadas. De quebra, aqui no meu principal cliente, nao existe restriçoes quanto a tempo no banheiro, cafezinho… Inclusive existe um horário OFICIAL do café, onde todos tomam café juntos. Muito legal :smiley:

Entao, meu caro, existem sim empresas legais onde voce pode trabalhar. Procure uma assim. E demita essa empresa da sua vida!

Josenaldo,

Concordo com você, e até onde sei, um e-mail desses impondo regra de horário pode dar uma baita dor de cabeça judicial para a empresa, por parecer vínculo empregatício, confere?

Inclusive no mesmo dia que recebemos este e-mail, um colega nosso o respondeu copiando o gerente e toda a equipe e demais gestores, dizendo que um prestador de serviços com más intenções poderia causar problemas a empresa, uma vez que a mesma estava impondo regras de horário para o prestador. E-mail inclusive que foi muito mal recebido pelo gerente e demais gestores da empresa, que condenaram a atitude e optaram por desligar o prestador da empresa, não sei se realmente por não ter gostado da postura do nosso amigo, que simplesmente respondeu o e-mail dizendo que não concordava com esta imposição por ser PJ, ou por terem aberto os olhos e visto que realmente poderiam ter problemas trabalhistas sérios.

Moral da história: Perderam um ótimo profissional e programador.

Realmente situação complicada…

C

:shock:

Exatamente o que me pareceu tb… com a diferenca que vc devera ser produtivo ocasionalmente… rsrs

L

na minha visao como PJ nao…agora se vc trbalha alocado no cliente eh outros 500 deve ser a regras de casa… hehe tipo convido vc para ficar um final de semana na minha casa em frente a praia, vc vai ter que seguir as regras daqui. dormir as 21, e acordar as 5h, lavar os pratos. hehe

eh a mesma situação. agora vc sendo PJ e entregando so o produto ao cliente e nao ficando no estabelecimento dele, usando o pc dele, a net, dele, a luz dele… ai eh diferente a conversa…

A

Cara, todas as empresas boas que eu trabalhei tinha planilhas e lançamento de horas, etc…etc…
Isso é um saco mesmo, mas acostuma

Esse negócio de monitoramento e internet é complicado
A maioria das empresas estão bloqueando, infelizmente
prefiro que bloqueie tudo do que ficar enchendo o saco e ficar acusando (generalizando) que estão acessando msn e orkut

Esse negócio do msn, se fosse vc perguntaria pq eles não instalam o exchange então e colocam um msn privado da empresa em vez de ficar enchendo o saco!!!

Esse lance de fazer mais de 9 horas é o seguinte, só faço hora extra num programa se autorizarem… senão pego minhas coisas e vou embora e que se dane os prazos

Não querem contratar, mas querem ficar de frescura, isso querem

L

eh aqui na ibm mesmo, vc nao pode instalar msn, skype nas maquinas…mas nada impede de usasr o msn via browser por exemplo… e nada impede de usar o orkut, o acesso eh liberado… ligacoes vc nao consegue fazer pq aqui cada um tem seu ramal ja com as autorizacoes se o seu gerente autorizar que seu ramal faca ligacoes vc faz normal… etc.
A questao eh que aqui nao temos tempo para isso. eu mesmo so consigo abrir meu email pessoal quando chego em casa, por incrivel nunca abrir ele na ibm por falta de tempo… aqui a preocupacao maior eh nos prazos… se o cara querer ficar o dia todo no orkut, msn, ou em outro site problema dele… ele mesmo esta cavando sua propria cova…

flw!

D

Concordo com o LPJava, tem que fazer as regras da casa, se quiser. Se não quiser, tome um novo rumo. Faço isso sempre.
Agora, discordo das regras da empresa quanto ao uso do Google. Isso é matar o profissional de conseguir respostas mais rápidas para os seus problemas. É completamente possível verificar se o usuário está entrando em algo estranho as regras da empresa e bloquear o conteúdo, então, não devem fazer isso.
Se fosse comigo, levava minha net móvel, meu note e diria, agora vou trabalhar em um ambiente virtualizado se for preciso para vocês, mas não deixo minha net bloqueada para o que é mais importante pra mim :smiley: .

P

Quem foi que disse que trabalhar como PJ significa “trabalhar com regalias”?

Pode até ter significado um dia, mas a julgar pelas duas últimas experiências que tive como tal…

Eu não tenho nada contra trabalhar como PJ, porém já sei de antemão que na maioria dos casos esse regime contratual é imposto somente para “cortar custos” (da contratante).

Sobre as “restrições”, isso varia de empresa para empresa… Já trabalhei para uma multinacional cujo ambiente (em todos os sentidos) era uma merda… Hoje trabalho para uma empresa infinitamente menor e excelente, em todos os sentidos! Mas, este trabalho demorou para chegar…

Se quiser ler mais sobre esse lance de trabalhar como PJ, dá uma pesquisada aqui no fórum, bem como no Google, que você verá “altos debates”…

R

pcassiano:

Eu não tenho nada contra trabalhar como PJ, porém já sei de antemão que na maioria dos casos esse regime contratual é imposto somente para “cortar custos” (da contratante).

Tem muita gente que prefere ser PJ por conta dos impostos pagos pelo funcionário e pela possibilidade de negociar os benefícios CLT no salário.

I

Affe Ninguem consegue programar, se te pagarem bem vc fika, se não vc naum fica!

Ninguem consegue programar 8h por dia, vc irá sair meio loko dela!

P

Concordo. Mas na prática não é isso o que acontece: acaba que se trabalha por um salário “um pouquinho maior”… :roll:

A

Todas estas regras acabam gerando um vinculo empregaticio, principalmente as de horário. Se esta empresa quer impor tantas regras, é melhor para eles que o contrato seja CLT.

E o mercado de TI está muito bom, será dificil manter um PJ nestas condições.

Sou PJ e nunca tive restrições de horário de entrada e saida, restrições de horário de almoço. Apenas sou cobrado pelas tarefas que tenho que executar.

Abraço !

D

Bom…
Sou estagiário ainda, mas os PJ onde eu trabalho tem uma bonificação no valor da hora para chegar até um determinados horario… por ex… se o cara chegar até 9:00 ganha um valor x a mais por hora… se não chegar, ganha o valor normal.

W

Nao acho errado PJ justificar horas trabalhadas e ter que preencher planilhas com as tarefas desenpenhas.
Acho que como qualquer funcionario CLT o empregador tem o direito de saber o que o consultor esta fazendo e como as horas que eles estao te pagando estao sendo utilizadas.

Quando eu trabalhei como consultor ai no Brasil era permitido fazer horas extras somente se fosse solicitado caso contrario eles pagavam 8 horas por dia como qualquer outro funcionario. Eu acho isso correto porque eu ja fiquei sabendo de casos que consultor fazia 1 hora extra por dia so navegando na net e conversando no msn e a empresa tinha que pagar horas extras por cara que nao fazia nada (nao estou falando que vc faria isso) mas sao problemas que ocorrem e todos sabemos disso.

Na empresa que eu trabalho agora nos temos que reportar horas trabalhadas mas so a titulo de controle do pessoal do recursos humanos, pra saber quando pegamos ferias, quando faltamos ao trabalho por algum motivo. Quanto as tarefas que nos trabalhamos eles sao reportadas nas nossas reunioes diarias entao o nosso team leader e o gerente de projeto sempre sabe no que estamos trabalho e quanto tempo de trabalho vamos usar.

Nao temos nenhuma restricao de msn, skype, comunidades, todo mundo usa mas com bom senso. Acho que se a empresa tem a politica de controlar o acesso disso para os funcionarios nada mais justo do que controlar pros consultores tb, nao vejo nenhuma diferenca.

//Daniel

M

Há empresas que apoiam o uso eficiente da internet, como por exemplo, pesquisar novas tecnologia, e tirar dúvida ou buscar soluções para um dado proplema. Outras impresas simplesmente “castram” essa liberdade. :wink:

R

Uma coisa que eu checaria é se todos os funcionários seguem essas regras. Se esse é o caso, eles provavelmente estão tentando evitar que funcionários CLT achem que vocês estão recebendo “regalias”. É triste, mas ninguém vê quando você sai à meia noite. Eles só vêem quando você chega às dez.

De qualquer maneira, você tem que decidir se vale a pena ficar nessa empresa.

M

"

R

Inocente quem acha que muitas empresas contratam funcionários como PJ para trata-los como PJ…! Como já foi dito aqui, os impostos são pesados e as empresas optam por burla-los utilizando esta forma de contratação. Acho que estamos em dias dificeis e ficar questionando regras, ao meu ver, básicas, é problemático. Eu digo básicas pq empresa não é ONG, elas vão querer controlar gastos, e MSN, telefone, cafezinho, etc são gastos, diretos ou indiretos. Ninguém precisa trabalhar em regime de escravidão programando 8 horas por dia sem ir ao banheiro, mas querer muita regalia tb, fica dificil. Não estamos em tempos de questionar muito, pois não há tanto emprego sobrando, e, as vezes, saindo de uma e indo pra outra, vc acaba vendo que basicamente a maioria faz a mesma coisa. Agora, se quer ser PJ ao pé da letra, daí já são outros 500, mas querer ser PJ no estilo CLT e ainda querer regalias, não dá.

ate mais…

S

Em uma palavra : não.

Primeiro que vc não obedece ordens de gerentes. Portanto esse email não é para si.
Se alguem quer coabilo de algo terá que ser alguem do executivo da empresa como um director ou presidente ( o mesmo tipo de pessoa que o contrataria se vc fosse realmente outra empresa independente). Mande um email de volta dizendo que um email não representa papel oficial. Se a resposta for que sim representa então vc imprime o email e faz o gerente assiná-lo.
Depois vc guarda esse papel como prova conta a empresa.

Não use o MSN para nada. Nem para comunicação interna. Simplesmente desistále-o. Se alguem reclamar vc argumenta que ele atrapalha a sua concentração e que canais não oficiais entre si e os clientes não podem ser encorajados por empresas sérias.
Quando à internet e telefone não ha nada a fazer. Mas em contrapartida não fique disponivel para coisa nenhuma depois do horário de trabalho.
O horário de trabalho não pode ser imposto portanto vc faz o que quiser. Politicamente é bom que vc não se desalinhe muito desse horário até porque se vc trabalha em equipe esse horário é na reliadade uma referencia de quando toda a equipe pode ser encontrada junta. Mas vc não deve explicações sobre atrazos ou coisas desse tipo.
Se isso for exigido se si, exija por escrito e assinado.

Nunca faça horas extra. Nunca. A responsabilidade de um projeto estar atrasado é da gerencia e nunca dos programadores ( mesmo quando se trata de um problema de velocidade ou eficiência de codificação ). nunca faça mais de 8h por dia, nunca esteja disponivel para ser chamado fora de horas. Se alguem reclamar vc mostra esse email ai, dizendo que es´ta escrito explicitamente que ninguem pode fazer mais do 9 horas.

Por fim, arranje outro trabalho rapidamente e mude-se dai. Empresas como essas merecem morrer por falta de profissionais compoenentes que suportem esse tipo de abuso e locura de controle.

R

richardpeder:
Inocente quem acha que muitas empresas contratam funcionários como PJ para trata-los como PJ…! Como já foi dito aqui, os impostos são pesados e as empresas optam por burla-los utilizando esta forma de contratação. Acho que estamos em dias dificeis e ficar questionando regras, ao meu ver, básicas, é problemático. Eu digo básicas pq empresa não é ONG, elas vão querer controlar gastos, e MSN, telefone, cafezinho, etc são gastos, diretos ou indiretos. Ninguém precisa trabalhar em regime de escravidão programando 8 horas por dia sem ir ao banheiro, mas querer muita regalia tb, fica dificil. Não estamos em tempos de questionar muito, pois não há tanto emprego sobrando, e, as vezes, saindo de uma e indo pra outra, vc acaba vendo que basicamente a maioria faz a mesma coisa. Agora, se quer ser PJ ao pé da letra, daí já são outros 500, mas querer ser PJ no estilo CLT e ainda querer regalias, não dá.

ate mais…

Me desculpe amigo, penso que mais do que nunca é tempo de questionar-mos nossos empregadores. Contratar funcionários como PJ é uma prática ilegal, condenável e que deve ser combatida. Porém, não condeno em nenhum momento profissionais que preferem vender sua força de trabalho como uma empresa propriamente dita. Penso que acima de tudo, a lei deve ser cumprida, não há mercado que justifique o seu descumprimento. Em vista disso, penso que os empregadores têm duas opções:

• ou contratam funcionários, sob a CLT, cobrando todos os seus deveres e arcando com os seus direitos (leis trabalhistas)

• ou contratam prestadores de serviços, definindo em contrato as obrigações e direitos de cada uma das partes respaldados pelo código civil

Acho que em nenhum momento devemos recuar nesses quesitos. Ser um profissional competente não é nem um pouco fácil. Embora ganhemos por 8h de serviço diárias, não são contabilizadas as 3h ou 4h depois do expediente e os finais de semana estudando e adquirindo mais conhecimento, para fazer um trabalho ainda melhor. As empresas de TI não podem sobreviver sem a sua força de trabalho, aliás, INTELIGÊNCIA DE TRABALHO. Assim, temos todo o direito e o dever de fazer com que a lei seja cumpida.

R

A pratica de contratação PJ é ilegal. Se você tem uma cadeira, uma mesa e um computador, já podemos enxergar um vinculo empregaticio. Acho dificil encontramos hoje uma pratica PJ “legal”, por isso que, a maioria das pessoas que optam por trabalhar assim sabem que no fundo essa forma de contratação é algo apenas para burlar a tributação trabalhista, que são exatos 102%, ou seja, se vc ganha 1000 o empregador gasta 2200 (1000 do seu salario e mais 1200 em impostos/etcs).

Quem trabalha como PJ não só no papel, mas na prática também, parabens. Não sou contra isto e muito menos contra quem trampa com regime de contratação PJ mas atua como CLT. O fundamental é não nos enganarmos nunca.

ate mais…

L

Existem 2 tipos de PJ. PJ Consultor e PJ “My Bitch”. Qual você é?

Nenhum gerente de contas fala grosso se você falar qual a real situação entre vocês dois.

M

"

A

marcosalex:
louds:
Existem 2 tipos de PJ. PJ Consultor e PJ “My Bitch”. Qual você é?

Exato. hheheheheh
Engraçado, estou fazendo um trabalho na pós graduação sobre a legislação trabalhista americana. (Uma das propostas de reforma trabalhista aqui no Brasil é aproximar a nossa legislação da deles). A “CLT” de lá não é muito diferente do nosso PJ:

• se tirar férias, não é remunerada
  • licença maternidade existe, mas fica sem receber
  • não existe fundo de garantia
  • não existe 13º
  • não existe descanso semanal remunerado e nem reflexo sobre ele
  • não existe obrigação de a cada 6 horas cumpridas, descansar no mínimo 1 hora
  • não existe obrigação de mulher pra fazer hora extra ter de descansar 10 minutos
  • não existe abono “PIS/PASEP”

em compensação a hora extra é bem mais cara.

Marcos

Eu concordo totalmente que deva existir uma flexibilização da CLT para ganha um pouco mais que é o caso da nossa área…

Só que eu acho que esses benefícios que falou são fundamentais para a grande maioria das famílias que sobrevivem com 1, 2 ou 3 salários por mes…

Neste caso não dá pra levar o EUA como parâmetro, por que, pelo que eu sei lá educação funciona, saúde funciona, etc, etc

Abs

K

Bom siceramente numa atividade onde é peça fudamental a pessoa e esta precisa estar motivada, a empresa com essa postura está dando um tiro no pé, no meu ponto de vista.

Agora há duas opções, ou o profissional sai fora e não fica na empresa, ou se ficar não tem do que reclamar, pois foi avisado logo no primeiro dia, por isso também pode sair no mesmo momento, já que não fora avisado na entrevista.

Pessoalmente não aceitaria esse tipo de situação. Tenho liberdade total da Internet da empresa, ou posso usar a minha, trabalho com meu notebook, ligações liberadas , ninguém controla meu tempo e lanço planilhas ao fim do mês e normalmente o cliente confia no meu relatório, nunca tive problemas.

PS: Sala isolada somente para desenvolvedores, clima descontraído, com cesta de basquete e tudo mais :slight_smile: Tb não temos horário e cada um faz sua quantia de horas diárias que julgar necessário para completar a história ( trabalhamos com Scrum) juntamente com XP - então a dupla decide, podendo ser pra mais ou pra menos.

Já trabalhei 327 horas num mês e já trabalhei 59h … é doido, mas funciona bem :slight_smile:

Criado 31 de dezembro de 2008
Ultima resposta 4 de jan. de 2009
Respostas 33
Participantes 26