Pessoal,
Há alguns dias aconteceu uma situação no meu trabalho, complicada de analisar como correta ou errada, e gostaria de compartilhar com vocês para ver a opinião do pessoal, quanto a situação:
Começei a trabalhar em uma empresa onde existiam dois programadores PJ, e eu entrei como PJ também.
No segundo dia, recebi um e-mail do gerente copiando toda a equipe (que não estava na empresa no dia), dizendo o seguinte:
· O horário da empresa é das 08:00 as 18:00 com 1 hora de almoço.
· Não é permitido fazer mais de 9 horas / dia. Caso seja necessário deverá ser previamente autorizado pelo gerente ou coordenador.
· Todas as salas da empresa são monitorada através de câmeras que são gravadas e as imagens armazenadas.
· Todo acesso a internet está sendo monitorado. Portanto todo abuso será coibido.
· O MSN é para uso da empresa. Por esse motivo foi criado o MSN com o email da empresa. Não será permitido a inclusão de contatos particulares.
· As ligações particulares serão descontadas, tanto o valor dos pulsos, quando o tempo que ficar na ligação.
· Qualquer ausência precisa ser informada com antecedência, por email com cópia para o depto de RH.
· É imprescindível que todos passem, diariamente, a planilha com as tarefas que foram executadas durante o dia até as 09:00hs do dia seguinte.
No ato da minha contratação, eu perguntei se não poderia ser CLT e colocaram milhões de impecilhos para que eu aceitasse ser PJ. Agora me pergunto, e pergunto a vocês: essas “regras” podem ser aplicadas sob um prestador de serviços?
Imposição de horário, informação de ausência com antecedência, fazer planilha com todas as tarefas que o programador executa. Isto existe onde vocês trabalham? Já passei por várias empresas e somente nesta eu vi estas imposições. Sem contar que algumas das regras como monitoração e gravação das salas com áudio e vídeo, desconto de ligações, etc… parece que você não está numa empresa, e sim, numa base militar ou num presídio de segurança máxima(meu ponto de vista).
Abs!
Fernando

Tb não temos horário e cada um faz sua quantia de horas diárias que julgar necessário para completar a história ( trabalhamos com Scrum) juntamente com XP - então a dupla decide, podendo ser pra mais ou pra menos.