Preciso criar um programa para o seguinte problema:
“Faça um programa que faça um deslocamento à esquerda de tamanho m vezes (m lido via teclado) em um vetor v de inteiros cujo tamanho o usuário deverá ler. Seu programa deve ler o vetor, escrever o vetor original e escrever o vetor após o deslocamento.
Por exemplo, a figura abaixo apresenta um vetor de tamanho 5, no qual se realiza um deslocamento de tamanho 2.
-3 7 11 0 8
Após o deslocamento de 3 posições, fica:
0 8 -3 7 11”
Porém não sei usar array. Preciso de ajuda, desde a declaração de variáveis, até a finalização do programa.
Desde já meus sinceros agradecimentos pela atenção.
Jonas, leia a apostila do seu curso. Não peça o programa pronto. Seu professor não passou uma apostila? Se não passou, então baixe uma apostila na Internet.
M
Margel_Douglas
É cara, da uma estudada e conversa com o teu professor …
mas ai no teu exercício você vai ter que fazer algo assim:
publicclassTeste{publicstaticvoidmain(String[]args){int[]vetor=newint[]{0,1,2,3,4,5};//SEUVETORdeslocarEsq(vetor,5,2);}publicstaticvoiddeslocarEsq(int[]vetor,intposicao,intdesl){intdest=posicao-desl;//CALCULAAPOSIÇÃOQUEOVALORVAIFICAR-- TERIA Q VERIFICAR SE A POSIÇÃO NÃO É MENOR QUE ZEROintvalor=vetor[posicao];//SALVAOVALORDAPOSIÇÃOATUALwhile(posicao>dest){//DESLOCATODOSOSVALORESPARAFRENTEvetor[posicao]=vetor[posicao-1];posicao--;}vetor[dest]=valor;//COLOCAOVALORNASUAPOSIÇÃODEDESTINO}}
E
entanglement
Margel, você está quase certo. Só que o professor, como “pegadinha”, chamou de “deslocamento” o que eu chamaria de “rotação”. Note que, no enunciado da questão, os dados que aparecem no final foram transferidos para o começo do array, portanto esse loop que você escreveu não vai funcionar direito
D
deusdara
jonasben:
Preciso criar um programa para o seguinte problema:
“Faça um programa que faça um deslocamento à esquerda de tamanho m vezes (m lido via teclado) em um vetor v de inteiros cujo tamanho o usuário deverá ler. Seu programa deve ler o vetor, escrever o vetor original e escrever o vetor após o deslocamento.
Por exemplo, a figura abaixo apresenta um vetor de tamanho 5, no qual se realiza um deslocamento de tamanho 2.
-3 7 11 0 8
Após o deslocamento de 3 posições, fica:
0 8 -3 7 11”
Porém não sei usar array. Preciso de ajuda, desde a declaração de variáveis, até a finalização do programa.
Desde já meus sinceros agradecimentos pela atenção.
Trabalho de faculdade?
M
Margel_Douglas
Verdade cara … não li direito, fui pelo deslocamento hehe
é uma rotação mesmo desculpa ^^ … segue ai um esboço do método para ROTACIONAR o vetor