Alguém já conseguiu essa proeza?
Uns lusitanos anunciaram uma solução:
Era sonho?
Alguém já conseguiu essa proeza?
Uns lusitanos anunciaram uma solução:
Era sonho?
Ainda é. Se eles só tem uma página falando pra contata-los, é vaporware na certa.
Ja da pra fazer com Java to Objective C cross-compiler + implementacao Java do Cocoa. Eu sinceramente aprenderia as linguages originais pra isso, mas se voce quiser arriscar…
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s8nMpi5-P-I[/youtube]
Concordo, da muito trabalho falando todo esse “workaround” pra desenvolver em java.
Eu estou desenvolvendo uma app pra iphone ao mesmo tempo estudando objective-c e cocoa. =)
Já tentei, mas meu cérebro se recusa a ter que aprender Objective-C.
Andar para trás em níveis de abstração é tortura computacional. É como largar Java e voltar a programar em C, ou largar C e voltar a programar em Assembly.
Não dá, se desse não valeria a pena!
Nao se trata apenas da linguagem, frameworks java por ai sao pinto perto do Cocoa framework, acredito que alinguagem contribua (dynamic, message-passing) mas nao ficaria surpresso um hello world em java rodar no iphone. Uma aplicacao originalmente feita para desktop/j2me, sem chances.
Já tentei, mas meu cérebro se recusa a ter que aprender Objective-C.Andar para trás em níveis de abstração é tortura computacional. É como largar Java e voltar a programar em C, ou largar C e voltar a programar em Assembly.
Boa desculpa pra nao aprender uma nova linguagem!
Mas tente fazer alguma coisa, sugiro um simples jogo 2d, com cada uma das linguagens citadas e adivinha qual exige menos codigo?
Nao se trata apenas da linguagem, frameworks java por ai sao pinto perto do Cocoa framework, acredito que alinguagem contribua (dynamic, message-passing) mas nao ficaria surpresso um hello world em java rodar no iphone. Uma aplicacao originalmente feita para desktop/j2me, sem chances.
Já tentei, mas meu cérebro se recusa a ter que aprender Objective-C.Andar para trás em níveis de abstração é tortura computacional. É como largar Java e voltar a programar em C, ou largar C e voltar a programar em Assembly.
Boa desculpa pra nao aprender uma nova linguagem!
Mas tente fazer alguma coisa, sugiro um simples jogo 2d, com cada uma das linguagens citadas e adivinha qual exige menos codigo?
Menos código não significa muita coisa, vide PERL. Estou falando de níveis de abstração, simplicidade e beleza.
E não é desculpa, é convicção. Não tenho vontade de aprender Objective-C porque não gosto dessa linguagem e acho ela um tremendo retrocesso em relação a Java.
De Java só consigo ir para Ruby, Scala, Python, C# ou Groovy.
C++, Objective-C, Assembly e Cartão Perfurado eu me recuso a programar, mesmo que me oferecessem um pomposo emprego na Apple.
Hahaha.
Duvido que se te oferecessem um emprego na Apple pra programar em ObjC você ia recusar por achar antigo demais e antiquado. Essa eu realmente duvido.
Isso mesmo, o melhor dos 2 mundos na programacao do lado cliente.
Fonte: http://codeforfun.wordpress.com/tag/objective-c/
Lembrando que Objective-C não tem nem Garbage Collector!!! Quem se importa em fazer memory management e trabalhar com ponteiros? EU !!!
Acho que Objective-C 2.0 foi lançado só com o Leopard. Na palestra que foi postada datada de 14 / Out / 2008 ele fala que não tem e inclusive ensina como limpar a memória.
Será que já dá para programar usando Objective-C 2.0 para o Iphone… De repente sim… Anyways… Objective-C 1.0 ou 2.0 estou fora! Infelizmente não vou poder trabalhar na Apple, nem fazer nada para o Iphone por enquanto…
Nao se trata apenas da linguagem, frameworks java por ai sao pinto perto do Cocoa framework, acredito que alinguagem contribua (dynamic, message-passing) mas nao ficaria surpresso um hello world em java rodar no iphone. Uma aplicacao originalmente feita para desktop/j2me, sem chances.E não é desculpa, é convicção. Não tenho vontade de aprender Objective-C porque não gosto dessa linguagem e acho ela um tremendo retrocesso em relação a Java.
C++, Objective-C, Assembly e Cartão Perfurado eu me recuso a programar, mesmo que me oferecessem um pomposo emprego na Apple.
Já dei uma olhada por alto no Objective C e, bem: não achei “antiquado” como disse.
Na realidade, tem alguns aspectos bem bacanas, como por exemplo programação baseada em mensagens que é bem interessante (e que eu realmente gostaria de ter em Java). Pode ser inclusive considerada um “C++ feito direito”. Traz alguns dos ganhos do Java + a performance que temos no C/C++ (aliás, é apenas uma camada a mais de abstração em cima do C, assim como o C++).
Claro, no início assusta um pouco a sintaxe, mas com um pouco de boa vontade, você realmente começa a achar o negócio bem interessante.
Isto sem mencionar os frameworks da Apple, que, de fato, são no mínimo fantásticos. Em diversos aspectos inclusive superiores ao que temos em Java. Como por exemplo programação gráfica, GUIs, etc. É uma plataforma fantástica. Só não migro 100% para ela devido à falta de mercado aqui.
Fiquei curioso: Por que Objective-C seria um retrocesso?
Você pode criar aplicações legítimas para o IPhone usando C# com mono.
Pode ainda usar IKVM se realmente fizer toda questão do mundo de usar Java.
Acho que Objective-C 2.0 foi lançado só com o Leopard. Na palestra que foi postada datada de 14 / Out / 2008 ele fala que não tem e inclusive ensina como limpar a memória.Será que já dá para programar usando Objective-C 2.0 para o Iphone… De repente sim… Anyways… Objective-C 1.0 ou 2.0 estou fora! Infelizmente não vou poder trabalhar na Apple, nem fazer nada para o Iphone por enquanto…
Objective-C 2.0 é usado. Mas como mostrei no link anterior vc tem que habilitar o GC pra funcionar. No iphone por algum motivo tecnico que nao sei qual nao ha essa possibilidade.
Você pode criar aplicações legítimas para o IPhone usando C# com mono.Pode ainda usar IKVM se realmente fizer toda questão do mundo de usar Java.
Pode definir o que seria uma aplicacao “legitima”? 
Creio que ele quis dizer “sem gambiarras”.
Creio que ele quis dizer “sem gambiarras”.
Ah sim.
Você pode criar aplicações legítimas para o IPhone usando C# com mono.Pode ainda usar IKVM se realmente fizer toda questão do mundo de usar Java.
![]()
Que pode ser vendida na Apple Store, que não exige um IPhone jailbroken.
Java para IPhones jailbroken é possível com a jamvm, por exemplo.
![]()
E qual seria a diferenca nest caso, rodar uma vm, seja qual for, no iphone nao é algo considerado legitimo pela apple, qual o misterio entao?
![]()
E qual seria a diferenca nest caso, rodar uma vm, seja qual for, no iphone nao é algo considerado legitimo pela apple, qual o misterio entao?
A diferença é que não existe nada no contrato da Apple contra VMs. Caso você leia o texto vai verificar que duas coisas em particular são proibidas:
-Interpretadores, a aplicação não pode ser distribuída com nenhum interpretador.
-Geração em runtime de código, por limitação do contrato e também da API do IPhone.
Se você for olhar, todas JVMs usam uma das duas técnicas para executar código Java. O mono consegue executar código C# sem nenhum dos dois.
Nao se trata apenas da linguagem, frameworks java por ai sao pinto perto do Cocoa framework, acredito que alinguagem contribua (dynamic, message-passing) mas nao ficaria surpresso um hello world em java rodar no iphone. Uma aplicacao originalmente feita para desktop/j2me, sem chances.Menos código não significa muita coisa, vide PERL. Estou falando de níveis de abstração, simplicidade e beleza.
E não é desculpa, é convicção. Não tenho vontade de aprender Objective-C porque não gosto dessa linguagem e acho ela um tremendo retrocesso em relação a Java.
Apaixonado por Java detected, você acostumou com o mamão com açucar, se sair da JVM não sabe o que fazer, aff, ponteiros?? memória? aff, que medo, cuidado, você está obsecado por Java.
Apaixonado por Java detected, você acostumou com o mamão com açucar, se sair da JVM não sabe o que fazer, aff, ponteiros?? memória? aff, que medo, cuidado, você está obsecado por Java.
Não, ele é pragmático e não tem saco para ficar se lascando com programação de baixo nível atoa.
Apaixonado por Java detected, você acostumou com o mamão com açucar, se sair da JVM não sabe o que fazer, aff, ponteiros?? memória? aff, que medo, cuidado, você está obsecado por Java.Não, ele é pragmático e não tem saco para ficar se lascando com programação de baixo nível atoa.
Por isso que quando se abre o livro de C/C++ fala que é linguagem para programadores reais e não usuários de bloquinhos de código, no livro diz, você está no controle, expresse seu conhecimento com ela, C/C++ linguagem para programadores reais, li no livro de Herbert Shildt eu acho.
Apaixonado por Java detected, você acostumou com o mamão com açucar, se sair da JVM não sabe o que fazer, aff, ponteiros?? memória? aff, que medo, cuidado, você está obsecado por Java.Não, ele é pragmático e não tem saco para ficar se lascando com programação de baixo nível atoa.
Por isso que quando se abre o livro de C/C++ fala que é linguagem para programadores reais e não usuários de bloquinhos de código, no livro diz, você está no controle, expresse seu conhecimento com ela, C/C++ linguagem para programadores reais, li no livro de Herbert Shildt eu acho.
Engraçado, por que geralmente os programadores “reais” são os mais mortos de fome do mercado? Digo, os que recebem menos?
Engraçado, por que geralmente os programadores “reais” são os mais mortos de fome do mercado? Digo, os que recebem menos?
A sim, Java é superior e os developers que a usam são ricos e milionários, Java move a industria de software, faz tudo, desculpe Lord, não irei blasfemar aqui, perdoe-me o sr. Deus Java.
A questão é: “Pra que ter controle total quando tudo que se quer é ser produtivo?”
Nessa linha vc deveria programar em assembly e ter poder total sobre a CPU.
A questão é que em alguns poucos casos vc quer ter poder, porque a aplicação que vc está desenvolvendo exige isso, ou porque vc quer tirar onda com os amigos e se sentir o tal.
Em outros vc quer apenas fazer o trabalho bem-feito e num prazo agressivo. Para que todo mundo fique feliz: vc, seu chefe, seu emprego e sua conta-bancária.
A questão é: “Pra que ter controle total quando tudo que se quer é ser produtivo?”
Nessa linha vc deveria programar em assembly e ter poder total sobre a CPU.
A questão é que em alguns casos vc quer ter poder, para tirar onda com os amigos e se sentir o tal.
Em outros vc quer apenas fazer o trabalho bem-feito e num prazo agressivo. Para que todo mundo fique feliz: vc, seu chefe, seu emprego e sua conta-bancária.
O sim, me perdoe, não rei mais criticar o precioso Java, ela é poderosa demais, conheço um adepto da seita Java, ele resa sempre, não quis ofender, desculpe.
Por essas e outras que a enorme maioria dos programadores C e C++ que eu conheço são um saco, quadrados e incapazes de olhar de fora da caixa. Programadores reais são aqueles que entregam aquilo que foi pedido atendendo aquilo que se precisa.
Usar uma linguagem de baixo nível para um problema que pede uma linguagem de alto nível não só é muita burrice.
Eu só gostaria de saber sobre aquela opinião daquele funcionário da Sun no blog, dizendo que a mesma deveria investir no server side e deixar a web 2.0 e mobile para o Google, Adobe e Nokia.
Se o Java deixar de focar nesses aparelhos, vai focar no que? em Geladeiras e Fogões eletrônicos? pois na história falava que Java vai rodar em tudo, até em máquina de café, de repente larga tudo isso e vai focar em enterprise, algo mais robusto e poderoso.
O Swing o cara falou demorou 10 anos pra ser estável, nossa, é muito tempo para área de TI, em 10 anos se muda de sistema operacional acho que umas duas versões, agora entendi porque nunca foi forte em Desktop.
Se o JavaFX não vingar, qual será o futuro? comprar o PostGresql ou comprar o Apache.
Foda, estou estudando o Android e estou achando ele bem fácil, porque a Sun não facilita as coisas? Não estou aqui criticando o Java, só acho que deve ter mais humildade de quem a utilize e tente enchergar que ela não é 100% perfeita.
Me permita um devaneio aqui:
Teve um tópico aí que perguntava se o Desktop estava morto e se o futuro agora é Web. Eu até achei que se referia a Cloud Computing, mas agora fiquei pensando no seguinte.
A grande vantagem da Web não seria unificar a interface de qualquer aplicação em HTML + CSS + JS e principalmente SEPARAR o profissional de design do profissional de desenvolvimento?
Eu já desenvolvi no passado várias aplicações desktop com AWT e depois com Swing e dou minha opinião: é um saco!
Agora com o Android e com o Iphone vou ter que novamente aprender mais um framework GUI. É muito sacal…
Não sei se isso é um fato da vida inescapável ou se poderia ser mais simples e prático…
O Swing o cara falou demorou 10 anos pra ser estável, nossa, é muito tempo para área de TI, em 10 anos se muda de sistema operacional acho que umas duas versões, agora entendi porque nunca foi forte em Desktop.
Me permita um devaneio aqui:
Teve um tópico aí que perguntava se o Desktop estava morto e se o futuro agora é Web. Eu até achei que se referia a Cloud Computing, mas agora fiquei pensando no seguinte.
A grande vantagem da Web não seria unificar a interface de qualquer aplicação em HTML + CSS + JS e principalmente SEPARAR o profissional de design do profissional de desenvolvimento?
Eu já desenvolvi no passado várias aplicações desktop com AWT e depois com Swing e dou minha opinião: é um saco!
Agora com o Android e com o Iphone vou ter que novamente aprender mais um framework GUI. É muito sacal…
Não sei se isso é um fato da vida inescapável ou se poderia ser mais simples e prático…
Mas você fez no braço? porque cara, acho uma coisa entediante escrever os objetos e posicioná-los na tela, fazer isso no braço é perder muito tempo, mesmo o plugin do Eclipse achei inferior ao NetBeans para fazer a parte visual, nem pensar eu perderia tempo escrever interface swing em Java no braço.
Sou da época do maravilhoso VisualCafe da Symantec. Ali eu desenhava a interface como um Visual Basic/Delphi e ele gerava código AWT bonitinho.
Depois no Swing, eu fiz tudo no braço. Posicionar os componentes é um saco, mas o principal problema é desenvolver seus componentes. A vantagem do Delphi parece que sempre foi a infinidade de componentes de interface que ele te dava. Em 2003 o Swing tinha só os componentes básicos e vc tinha que fazer a coisa na unha.
O Eclipse nunca teve um editor de GUI. A do Netbeans dizem que está bem madura.
E o Iphone e o Android? Vai ter um editor de GUI? Acho que vai demorar…
![]()
A diferença é que não existe nada no contrato da Apple contra VMs. Caso você leia o texto vai verificar que duas coisas em particular são proibidas:
-Interpretadores, a aplicação não pode ser distribuída com nenhum interpretador.
-Geração em runtime de código, por limitação do contrato e também da API do IPhone.
Se você for olhar, todas JVMs usam uma das duas técnicas para executar código Java. O mono consegue executar código C# sem nenhum dos dois.
Todas as aplicacoes precisam ser aprovadas pela Apple. E que eu saiba nao existem regras claras quanto a isso, ja houve caso de aplicacoes que foram negadas porque iam contra os interesses da propria apple apesar de aparentemente nao violar nenhum termo do contrato.
Bom pro Mono, mas nao vejo qual seria a utilidade em termos de aplicacoes praticas.
Mas você fez no braço? porque cara, acho uma coisa entediante escrever os objetos e posicioná-los na tela, fazer isso no braço é perder muito tempo, mesmo o plugin do Eclipse achei inferior ao NetBeans para fazer a parte visual, nem pensar eu perderia tempo escrever interface swing em Java no braço.
Sou da época do maravilhoso VisualCafe da Symantec. Ali eu desenhava a interface como um Visual Basic/Delphi e ele gerava código AWT bonitinho.
Depois no Swing, eu fiz tudo no braço. Posicionar os componentes é um saco, mas o principal problema é desenvolver seus componentes. A vantagem do Delphi parece que sempre foi a infinidade de componentes de interface que ele te dava. Em 2003 o Swing tinha só os componentes básicos e vc tinha que fazer a coisa na unha.
O Eclipse nunca teve um editor de GUI. A do Netbeans dizem que está bem madura.
E o Iphone e o Android? Vai ter um editor de GUI? Acho que vai demorar…
Nao se cria aplicacao desktop em um aparelho celular, sao interfaces completamente diferentes. Mas se vc ja criou aplicacoes para o Mac deve conhecer o interface builder, se fizer questao pode usa-lo para criar interfaces pro iphone.
É um mercado controlado, porém ter uma aplicação que pode ser aprovada sempre vence ter nada. A conta é simples. Já existem empresas distribuindo mono para o IPhone, por sinal.
A utilidade se chama rodar em ambientes com limitações feito o IPhone ou o Xbox360. A diferença entre poder usar uma linguagem gerenciada de alto nível com boa performance e não poder fazer nada é enorme. Mas se quer um exemplo, te dou, a Unity vende uma engine de jogos pra IPhone que usa mono para scripting.