Que tipo de empresa abrir?

16 respostas
M

Olá pessoal,

recebi uma proposta para trabalhar de PJ.
Gostaria de saber de vocês, o pessoal mais experiente.
que tipo de empresa é mais indicada para eu abrir, uma vez que irei trabalhar como desenvolvedor Java?
Obs.: Questionei o pessoal da empresa e eles me disseram que não tem restrição, desde que seja voltada para informatica.

Obrigado.

16 Respostas

D

olá

que eu saiba tem que ser ltda. é mais aceita…

A

Questione a empresa se pode ser simples ou não. Em ambos os casos, você deve entrar em contato com um contador para saber o que é mais vantajoso para você, mas se for simples é melhor, pois a carga tributária é menor.

[]'s

R

Saudações,

Ninha noiva é programadora JAVA , sempre foi CLT e agora passou para projetos como PJ.
Abrimos uma empresa no simples e algumas contratantes não aceitam este tipo de empresa, vamos mudar para não perdermos oportunidades.

Te aconselho a ver o seguinte:
Simples -> Menos taxas mas é menos aceito.
Básica (não sei se é o tipo mas a contadora chamou assim) -> Mais taxas mas é mais aceita.

Se teu emprego comporta o simples , vai de simples :wink:

L

O Simples não se enquadra para desenvolvimento de software, a menos que vc nunca precise sair de uma empresa trambiqueira (TODAS que aceitam simples estão fazendo trambique e sonegando impostos) pode ir de Simples mesmo, mas o comum é a LTDA.

[]s

A

Luiz Aguiar:
O Simples não se enquadra para desenvolvimento de software, a menos que vc nunca precise sair de uma empresa trambiqueira (TODAS que aceitam simples estão fazendo trambique e sonegando impostos) pode ir de Simples mesmo, mas o comum é a LTDA.

[]s

Mito. Consulte um bom contador e não acredite em tudo que falam por aí. :wink:

M

Valew pessoal, esta semana entrarei em contato com um contador.
E levarei em consideração as suas experiencias.

Att,

J

Luiz Aguiar:

[]s

Se pensar assim, qualquer uma que contrate como PJ, mas faz o cara trabalhar como CLT (8 horas por dia, 5 dias por semana) também sonega impostos.

M

javablue:
Luiz Aguiar:

[]s

Se pensar assim, qualquer uma que contrate como PJ, mas faz o cara trabalhar como CLT (8 horas por dia, 5 dias por semana) também sonega impostos.

concordo com a citação acima e, passou a ser aceito sim, la pelo final do ano passado (mas tinham várias regras relacionadas a isso, eu ainda era pj no começo desse ano e ia mudar para o simples por economia, os impostos mudariam de uns 13 para uns 7… 8 %, mas ai teria que ter feito uma solicitação ou algo do tipo no ano passado ainda e não consegui).

http://www.forumweb.com.br/foruns/topic/84768-desenvolvimento-de-software-simples-nacional-e-possivel/
http://www.aberturaempresa.com.br/blog/default/Abertura+de+Empresa/2011/06/01/Posso-abrir-uma-empresa-de-desenvolvimento-de-software-no-Simples-Nacional

mas isso não muda o fato de que muitas empresas ainda não estão aceitando pj no simples… com isso ja ouvi falar que ela economiza uns trocados de impostos… não sei como funciona.

bem…resumindo para o criador do tópico, como ltda vc paga ai uns 12 a 16 % de impostos (depende de algumas coisas, a cidade que você abre a empresa, SP tem ISS de 5%, Santo André por exemplo cobra 2%, o valor cobrado pelo seu contador (to incluindo ai na porcentagem), enquanto que no simples você paga ai uns 8%, não tenho certeza mas sei que é mais baixo. Porém no simples você provavelmente vai perder oportunidade.

É bem raro contratar alguém como ME, mas ja vi.

a e se arrumar emprego como pj, tem empresa que até deposita seu salario na sua conta pessoal, mas muitas fazem questão que você abra uma conta no nome da empresa para que seja feito o deposito nela.

L

Luiz Aguiar:

[]s

Where’s the ‘Like’ button?

A

Aff, eu não queria voltar a postar no GUJ, mas como tem gente que nem se dá ao luxo de procurar no Google antes de especular, aí vai…

SOLUÇÃO DE CONSULTA 306, DE 1-9-2009 ? SRRF 8ª RF ? DO-U de 6-10-2009

?MANUTENÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR. A possibilidade de opção pelo Simples Nacional de microempresa ou empresa de pequeno porte que tem por finalidade a prestação de serviços intelectuais, de natureza técnica, relacionados a programas de computação, se restringem àqueles referidos nos incisos IV a VI do §5º-D do art. 18 da LC nº 123, de 2006.
DISPOSITIVOS LEGAIS: LC nº 123, de 2006, arts. 17, incisos XI e XIII, § 1º, e 18, § 5º-D, incisos IV a VI.?

Ref: http://www.ecdelta.com/portal/v2/materias/75-depto-fiscal-materias/192-algumas-decisoes-da-receita-federal-sobre-atividades-permitidas-e-impedidas-ao-simples-nacional

A

andre_salvati:
Aff, eu não queria voltar a postar no GUJ, mas como tem gente que nem se dá ao luxo de procurar no Google antes de especular, aí vai…

SOLUÇÃO DE CONSULTA 306, DE 1-9-2009 ? SRRF 8ª RF ? DO-U de 6-10-2009

?MANUTENÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR. A possibilidade de opção pelo Simples Nacional de microempresa ou empresa de pequeno porte que tem por finalidade a prestação de serviços intelectuais, de natureza técnica, relacionados a programas de computação, se restringem àqueles referidos nos incisos IV a VI do §5º-D do art. 18 da LC nº 123, de 2006.
DISPOSITIVOS LEGAIS: LC nº 123, de 2006, arts. 17, incisos XI e XIII, § 1º, e 18, § 5º-D, incisos IV a VI.?

Ref: http://www.ecdelta.com/portal/v2/materias/75-depto-fiscal-materias/192-algumas-decisoes-da-receita-federal-sobre-atividades-permitidas-e-impedidas-ao-simples-nacional

Mais, algumas consultorias não aceitam pq elas acreditam não obtém créditos de PIS e Cofins trabalhando com empresas do Simples, mas isso não é verdade…

http://www.portaltributario.com.br/artigos/creditospisecofins.htm

L

André,

Eu sei que tu estás nervoso, mas depois que você contar até 10, pode nos responder uma pergunta?

Esse inciso do Simples funciona pra caso o profissional seja arquiteto, dba, analista ou gerente de projetos?

L

Complementando o Leozin, a atividade “Desenvolvimento de programas de computadores inclusive jogos” pode ser exercida por optantes do Simples Nacional?

A

Leozin:
André,

Eu sei que tu estás nervoso, mas depois que você contar até 10, pode nos responder uma pergunta?

Esse inciso do Simples funciona pra caso o profissional seja arquiteto, dba, analista ou gerente de projetos?

Nervoso nada cara… eu tô tranquilo pq estou bem informado.

Nervoso e ignorante eh quem chama de trambiqueiro quem não deve chamar. :wink:

Quanto à sua dúvida, vai atrás… :wink:

W

javablue:
Luiz Aguiar:

[]s

Pois é, isso é muito relativo. Só pq está trabalhando 8 horas por dia e 5 dias por semana não caracteriza trabalhar como CLT :wink: Há mais coisas envolvidas (mas é o 1º passo).

W

andre_salvati:
Luiz Aguiar:

[]s

Mito. Consulte um bom contador e não acredite em tudo que falam por aí. ;)

Se for prestar serviço de consultoria, é bom ter certeza, pois até o ano passado, com certeza não se enquadrava. Empresas que não aceitam simples, em geral, querem serviço de consultoria.

Criado 27 de junho de 2011
Ultima resposta 30 de jun. de 2011
Respostas 16
Participantes 10