Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.
É o seguinte, eu estou morando em Portugal a 10anos e estou pensando em voltar para São Paulo, minha terra natal.
De momento encontro-me Licenciado em Engenharia Informática e trabalho no desenvolvimento de aplicaçõs para Seguros (seguro automóvel, pessoal, comércio, acidentes de trabalho, etc) em .NET/SQLServer e em AS/400.
O problema é que estou com algum receio de voltar porque neste momento estou “de olhos vendados”, ou seja, não sei o que me aguarda quando chegar à São Paulo.
A minha pergunta concretamente é: como anda a área de Seguros aí no Brasil? Será que poderei encontrar emprego com uma certa “facilidade” na área de TI?
Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.
É o seguinte, eu estou morando em Portugal a 10anos e estou pensando em voltar para São Paulo, minha terra natal.
De momento encontro-me Licenciado em Engenharia Informática e trabalho no desenvolvimento de aplicaçõs para Seguros (seguro automóvel, pessoal, comércio, acidentes de trabalho, etc) em .NET/SQLServer e em AS/400.
O problema é que estou com algum receio de voltar porque neste momento estou “de olhos vendados”, ou seja, não sei o que me aguarda quando chegar à São Paulo.
A minha pergunta concretamente é: como anda a área de Seguros aí no Brasil? Será que poderei encontrar emprego com uma certa “facilidade” na área de TI?
Agradeço qualquer tipo de ajuda/comentário.
Obrigado.
Certeza, aqui tem a Porto Seguro Mafre e um monte de outras contratando, o problema é q n sei se compensa $$$$
F
Forreta
Eduardo Bregaida:
Forreta:
Obrigado.
Certeza, aqui tem a Porto Seguro Mafre e um monte de outras contratando, o problema é q n sei se compensa $$$$
Como assim cara, tão pagando mal aí? Já me disseram justamente o contrário… que aí tão com falta de recursos no mercado, então as empresas estão pagando bem. é mentira?
M
m4rkk
Forreta:
Eduardo Bregaida:
Forreta:
Obrigado.
Como assim cara, tão pagando mal aí? Já me disseram justamente o contrário… que aí tão com falta de recursos no mercado, então as empresas estão pagando bem. é mentira?
Tudo vai depender do que você considera “pagar bem”.
Qual é a faixa de salário para um analista/programador com as suas caracteristicas aí em portugal ?
M
marcosalex
Oi.
O mercado é muito irregular. Tem regiões que estão pagando mal, outras pagando bem, outras faltando gente, outras sobrando gente e faltando salário que preste.
Vivência no exterior é muito valorizado e a área de seguros em particular está passando por um boom no país. Muito poucas pessoas aqui tinham cultura de contratar seguradoras pra algo que não fosse o carro, mas de uns anos pra cá o governo adotou políticas pra incentivar esse mercado (uma das coisas boas que o PT fez na área financeira), além da quebra do monopólio estatal do resseguro, que atraiu muito investimento estrangeiro no país.
O que te aconselho é procurar serviço antes por aqui e analisar as propostas antes de voltar pra cá pra ver se compensa.
E
Eduardo_Bregaida
Não disse q paga mal não sei qto vc ganha
F
Forreta
m4rkk:
Forreta:
Eduardo Bregaida:
Forreta:
Obrigado.
Qual é a faixa de salário para um analista/programador com as suas caracteristicas aí em portugal ?
entre 1000 e 1500 euros é o que se paga por aqui para um programador…
Neste momento estou ganhando 1300 euros com 2 anos de experienca na área de seguros (desenvolvimento direto para a área de negócios) programando em .NET, T-SQL e RPG (AS/400)
Para mim “pagar bem” seria conseguir pagar prestação da casa, carro, luz, telefone, comida, etc… acredito que aí em São Paulo uns 3000 reais já dá pra começar qualquer coisa né?
F
Forreta
marcosalex:
Oi.
O mercado é muito irregular. Tem regiões que estão pagando mal, outras pagando bem, outras faltando gente, outras sobrando gente e faltando salário que preste.
Vivência no exterior é muito valorizado e a área de seguros em particular está passando por um boom no país. Muito poucas pessoas aqui tinham cultura de contratar seguradoras pra algo que não fosse o carro, mas de uns anos pra cá o governo adotou políticas pra incentivar esse mercado (uma das coisas boas que o PT fez na área financeira), além da quebra do monopólio estatal do resseguro, que atraiu muito investimento estrangeiro no país.
O que te aconselho é procurar serviço antes por aqui e analisar as propostas antes de voltar pra cá pra ver se compensa.
Oi!
Hmmm talvez seria melhor enviar primeiro CV’s para as empresas avisando as datas em que estarei por aí de visita, para caso queiram marcar entrevista comigo. Acho que seria uma boa maneira de não “me jogar de cabeça” rsrsrs…
Meu chefe também é brasileiro e me falou que aí a área de seguros está crescendo muito mesmo. Espero ter alguma sorte na procura. Vou tentar pesquisar nome de seguradoras daí para enviar o CV!
Já reparei que pelas respostas a área de TI não parece ser um mar de rosas heheheh
E
Eduardo_Bregaida
Forreta:
marcosalex:
Oi.
Oi!
Hmmm talvez seria melhor enviar primeiro CV’s para as empresas avisando as datas em que estarei por aí de visita, para caso queiram marcar entrevista comigo. Acho que seria uma boa maneira de não “me jogar de cabeça” rsrsrs…
Meu chefe também é brasileiro e me falou que aí a área de seguros está crescendo muito mesmo. Espero ter alguma sorte na procura. Vou tentar pesquisar nome de seguradoras daí para enviar o CV!
Já reparei que pelas respostas a área de TI não parece ser um mar de rosas heheheh
Obrigado.
entre 1000 e 1500 euros é o que se paga por aqui para um programador…
Neste momento estou ganhando 1300 euros com 2 anos de experienca na área de seguros (desenvolvimento direto para a área de negócios) programando em .NET, T-SQL e RPG (AS/400)
Para mim “pagar bem” seria conseguir pagar prestação da casa, carro, luz, telefone, comida, etc… acredito que aí em São Paulo uns 3000 reais já dá pra começar qualquer coisa né?
3000 em SP é pouco, só venha por mais de 5000, senão não compensa. Só de aluguel vc já vai pagar mais de 1000 dependendo o lugar.
F
Forreta
jorge_mgr:
3000 em SP é pouco, só venha por mais de 5000, senão não compensa. Só de aluguel vc já vai pagar mais de 1000 dependendo o lugar.
Caraca…mais de 5000 reais? Isso não é “muito” pra um cara com dois anos de experiencia? rsrsrs
Já não vou ao Brasil a 10 anos… naquela época 5000 reais era salário de gente rica! hahaha
R
rmendes08
Forreta:
jorge_mgr:
Caraca…mais de 5000 reais? Isso não é “muito” pra um cara com dois anos de experiencia? rsrsrs
Já não vou ao Brasil a 10 anos… naquela época 5000 reais era salário de gente rica! hahaha
Pra encarar São Paulo hoje não dá pra aceitar muito menos que isso não. Mesmo com apenas 2 anos de experiência.
J
jorge_mgr
Forreta:
jorge_mgr:
Cara, tudo aumentou de 10 anos pra cá, o dinheiro encurtou muito, 5000 agora é a mesma coisa de 2500 uns 5 anos atras, to chutando, mas é mais ou menos isso mesmo.
N
Nykolas_Lima
jorge_mgr:
Forreta:
jorge_mgr:
Cara, tudo aumentou de 10 anos pra cá, o dinheiro encurtou muito, 5000 agora é a mesma coisa de 2500 uns 5 anos atras, to chutando, mas é mais ou menos isso mesmo.
5mil reais no mínimo?
Achou que deu uma exagerada, com 3mil da para se virar mt bem…
F
Forreta
Frango:
jorge_mgr:
Forreta:
jorge_mgr:
5mil reais no mínimo?
Se exagerou ou não eu não sei, mas acho que não consigo emprego por 5mil reais não kkkkkk Tou vendo vagas de empregos e até acho que aí no Brasil a nossa área nem é tão mal paga…
J
jorge_mgr
Frango:
jorge_mgr:
Forreta:
jorge_mgr:
5mil reais no mínimo?
Depende de onde vai morar (se terá que pagar aluguel ou não), da distância do lugar do trabalho, se ele tem mais alguém para sustentar, se ele vai trabalhar de carro (que é um gasto tremendo também), e mais N variáveis.
Com qualquer quantia se vira, mas para se ter um mínimo de conforto, chuto 5000 pra cima. 2500 dá pra ter uma vida legal no interior.
L
Leozin
Exatamente
Qualquer apzinho num lugar consideravelmente “bom” hoje em dia em SP é 1.5k
Os 5K que tu vai receber, tu podes fazer o seguinte cálculo:
Tira uns 15% de imposto
1.5k em média para aluguel
resto de gastos (alimentação, transporte e os gastos pessoais restantes)
SP não é barato não, mas na boa, esse salário que tu ganha em Portugal é menor do que de um programador java jr. em São Paulo. Com 1.3k euros dá pra viver bem na europa?!
N
Nykolas_Lima
Leozin:
Exatamente
Qualquer apzinho num lugar consideravelmente “bom” hoje em dia em SP é 1.5k
Os 5K que tu vai receber, tu podes fazer o seguinte cálculo:
Tira uns 15% de imposto
1.5k em média para aluguel
resto de gastos (alimentação, transporte e os gastos pessoais restantes)
SP não é barato não, mas na boa, esse salário que tu ganha em Portugal é menor do que de um programador java jr. em São Paulo. Com 1.3k euros dá pra viver bem na europa?!
Qual salário médio de um prog. jr em SP?
F
fantomas
:shock:
Por que vir para o Brasil quando muitos querem sair ou ao menos trabalhar em projetos que envolvam o exterior?
Por que vir para o Brasil estando na porta de entrada para a europa com paises de economia supostamente mais estavel?
Por que vir para o Brasil quando se ganha em EUROS (sei que se gasta em EUROS também)?
Por que vir para o Brasil se, aparentemente, tem a oportunidade de economizar em EUROS e comprar uma boa casa em um lugar rozável aqui no Brasil pagando a vista em REAIS?
É por causa do tédio?
flws
L
Leozin
Olha, a uns 4 anos atrás, estava entre 3K e 4K PJ
Hoje não sei quanto está mais.
O post do amigo acima, apesar de triste, demonstra perfeitamente o pensamento dos brasileiros a respeito ao próprio país e do exterior. É muito comum achar que só pelo fato de estar fora do Brasil e ganhar em euroes/dólares/libras é a coisa mais “de esperto” que existe. É também comum achar que tudo que é fora é simplesmente mais animal, perfeito, “rico” e “estável” do que aqui.
Isso num passado distante dava certo, já ouvi muitas histórias de gente assim. Inclusive eu conheci um professor de inglês, mas isso em meados de 2004, que morou nos eua por uns 3-4 anos, juntou uma boa grana e comprou uns 3-4 apartamentos em Curitiba e Bal. Camboriú. Mas ele foi por volta de 1997, 1998, aí acho que de fato dava pra fazer dinheiro. Hoje eu questiono muito esse fator.
Mas na verdade eu não condeno quem pensa assim, pois é um senso comum. Muita gente que nunca foi pra fora do Brasil pensa assim. Como todos os lugares, há prós e contras mas em especial sobre a nossa nação, aqui é o inferno e no resto do mundo é o paraíso.
Ah, e não esqueçam da situação que o “país porta de entrada da Europa” está tão fud*** quanto os nossos hermanos argentinos. A economia de lá não está às mil maravilhas (estável? […]), mas para grande parte dos brasileiros, “é europa”.
Para quem pensa assim, por favor se mude pra lá, gente que não acredita no Brasil eu prefiro que vá pra fora mesmo mas de preferência que não volte mais.
D
deniswsrosa
Forreta:
Obrigado.
Cara, pra mim o melhor lugar pra vc trabalhar com seguros é no unibanco(Seguradora), o clima é super bacana, o salário é bom e tem uma mega infraestrutura, sem contar os N benefícios. Só esteja preparado pra morar na zona sul. Só saí de lá por causa da faculdade na época.
F
fantomas
Leozin:
O post do amigo acima, apesar de triste, demonstra perfeitamente o pensamento dos brasileiros a respeito ao próprio país e do exterior. É muito comum achar que só pelo fato de estar fora do Brasil e ganhar em euroes/dólares/libras é a coisa mais “de esperto” que existe. É também comum achar que tudo que é fora é simplesmente mais animal, perfeito, “rico” e “estável” do que aqui.
Isso num passado distante dava certo, já ouvi muitas histórias de gente assim. Inclusive eu conheci um professor de inglês, mas isso em meados de 2004, que morou nos eua por uns 3-4 anos, juntou uma boa grana e comprou uns 3-4 apartamentos em Curitiba e Bal. Camboriú. Mas ele foi por volta de 1997, 1998, aí acho que de fato dava pra fazer dinheiro. Hoje eu questiono muito esse fator.
Mas na verdade eu não condeno quem pensa assim, pois é um senso comum. Muita gente que nunca foi pra fora do Brasil pensa assim. Como todos os lugares, há prós e contras mas em especial sobre a nossa nação, aqui é o inferno e no resto do mundo é o paraíso.
Ah, e não esqueçam da situação que o “país porta de entrada da Europa” está tão fud*** quanto os nossos hermanos argentinos. A economia de lá não está às mil maravilhas (estável? […]), mas para grande parte dos brasileiros, “é europa”.
Para quem pensa assim, por favor se mude pra lá, gente que não acredita no Brasil eu prefiro que vá pra fora mesmo mas de preferência que não volte mais.
Entendi seu ponto de vista e aliás é o mesmo que o meu, nunca sai do Brasil, e nem sairei a não ser a passeio e se for a trabalho terá que ser a curto prazo no máximo 1 a 2 meses e só; alem do quê tem que compensar $$$.
Por pensar como você foi que eu fiz as perguntas. Se acham que a europa e a america do norte são o top do topo por que quer voltar? O quê que tá pegando? Gosto de opinião diferente do que a gente vê e ouve na TV.
Sei que existe instabilidade economica no exterior, nós já estamos “acostumados” com isso, mas eles não; não é só o nosso amigo que pensa em voltar não, existem vários querendo voltar e outros vários estrangeiros querendo entrar.
Mas é isso ai, nosso povo não valoriza o país onde vive e não controla decentimente suas fronteiras onde vive; acho um absurdo quando assisto a um filme e ouço o personagem bandidão dizendo que se a coisa ficar feia ele vem para o Rio de Janeiro.
Montei um processo seletivo onde apareceu um espanhol, o cara não falava nada em português - detalhe era “casado” com uma brasileira - estava no Brasil a duas semanas e a consultoria enviou o cara para a entrevista. Ele programava em VB, DELPHI e não sabia praticamente nada de Java. Fomos educados com ele forneci até a opção da entrevista ser em inglês. Ele optou por espanhol e portugues seja o que Deus quizer rsrsrsr. Para nós ficou óbvio que o cara achou que iria chegar aqui no Brasil e só pelo fato de ser estrangeiro iria ser abraçado, fala sério né. Indiquei o cara para a Telefonica não sei se rolou rsrsrsr.
flws
F
fantomas
Se não me engano a Sul America seguros utiliza java. Infelizmente não tenho contato por lá para fornecer.
flws
K
kaolzz
Forreta, olha sua caixa de mensagens privadas … acho que posso te ajudar.
L
Leozin
Fizeram bem. A gente não pode ficar baixando a cabeça só pelo fato de alguém ser gringo e achar que os caras são os melhores do mundo e serem tratados como deuses. Temos muito potencial, mas poucas pessoas se dão ao luxo de acreditar nisso e preferem ter sub-empregos no exterior.
Acho que deveria haveria uma valorização maior da nossa cultura também, mas isso já é assunto de outro tópico, fora do guj de preferência rs.
K
kikostyle
Troque mps comigo se quiser vir pra Curitiba trabalhar com as400.
J
juliocbq
Cuidado para não calcular errado os valores. Europa tem forte estabilidade econômica e 1 euro é bem mais forte que 1 real. Enquanto você gasta muito menos com impostos, aqui a coisa é bem diferente.
para se ter uma idéia, um amazon kindle esta por volta de $250,00, chegando no Brasil, com impostos, esse valor salta para uns $2500,00. Não pode levar em conta o tamanho dos números, e sim estabilidade econômica.
1 Brazil real = 0.43592506 Euros. (o google me dizendo)
F
Forreta
fantomas:
Por que vir para o Brasil quando muitos querem sair ou ao menos trabalhar em projetos que envolvam o exterior?
Por que vir para o Brasil estando na porta de entrada para a europa com paises de economia supostamente mais estavel?
Por que vir para o Brasil quando se ganha em EUROS (sei que se gasta em EUROS também)?
Por que vir para o Brasil se, aparentemente, tem a oportunidade de economizar em EUROS e comprar uma boa casa em um lugar rozável aqui no Brasil pagando a vista em REAIS?
É por causa do tédio?
flws
Nem tudo gira a volta de dinheiro cara, o povo europeu não sabe o que é “viver”… basicamente me sinto uma alface aqui(ou quase isso). rs
Valeu kaolzz!! Já está respondido.
Já era rs
juliocbq, os impostos aqui são tão altos quanto no Brasil, pagamos 20% de IVA (vai subir para 22%), fora a segurança social e o IRS que é um absurdo. Na Inglaterra 50% do seu salário vai direto pro estado, fora o custo de vida que é um absurdo. Então o Brasil nem é assim tão mal… vc’s vem a europa como um sonho encantado, o que está bem longe de ser.
D
dio.msg
Meu amigo. na boa mas se tivesse outro país pra você “voltar”, volte pra lá, não pra cá, ora pois!!
Trabalho que paga bem? Tem sim e muitos, basta garimpar um. Agora segurança ( em todos os sentidos ) que quem mora em solo europeu conhece muito bem, aqui não tem não. Aliás nunca terá!!!
G
groh
Olha, aprende Alemao e venha trabalhar aqui =)
A empresa onde trabalho esta pagando 1500 Euros para os Funcionários que acharem programador C#, nao precisa nem ser Senior, Pleno…é só ser bom e fazer o trabalho direito! A procura aqui é muito grande, e pagam bem, acho que o Salário de 1500 Euros pra um programador C# formado em Engenharia MUITO, MUITO pouco, isso é o que se ganha aqui na Alemanha logo após um curso Técnico com formacao em Desenvolvimento e Arquitetura de Software! Um Engenheiro aqui formado na área de TI e programador ganha no mínimo 3.500 ? por mes!
Mas por motivos familiares também tenho que voltar pro Brasil daqui 1 ano, ai ja estou formado e acho que minhas chances sao boas!
O Problema é que odeio Sao Paulo (apesar de ser Paulista) e la acho que é o canal de empregos nessa área!
R
rogelgarcia
Cara… sei um basicão de alemão… (mas se for o caso, entro na aula denovo)
Num rola vaga de java nao?!
Como vc fez para trabalhar na alemanha?
valew
G
groh
rogelgarcia:
Cara… sei um basicão de alemão… (mas se for o caso, entro na aula denovo)
Num rola vaga de java nao?!
Como vc fez para trabalhar na alemanha?
valew
Olha Rógel, aqui na empresa também tem programadores Java, mas nao sei se a procura aqui é tao grande assim, porque na Europa todo mundo sabe Java, pois é ensinado até nas escolas normais onde os alunos tem aula de informática, mas claro que também há procura, só que dai nao estaria ganhando os 1500 euros de bonus…hahahahaha…mas nao, infelizmente a procura é para progtamadores C#, sei que o fórum é de Java, mas como o amigo de portugal ali é programador .NET só quis deixar um palpite!
Meu Pai era Alemao, eu cresci aqui, voltei pro Brasil mais tarde onde fiz meu colegial técnico e logo depois voltei pra ca!
L
Luca
Olá
Será que estou lendo isto hoje? Estou pasmo.
Já passou o tempo em que trabalhar na Europa era bom.
Grécia pufft,
Portugal na beira do precipício já não se sabe mais de qual lado.
Espanha, 20% de desemprego e no bico do corvo.
Irlanda na bacia das almas
Inglaterra péssima.
Itália marromeno
Isto está em todos os noticiários. Será que estamos falando da mesma Europa? Ou sua Europa é alguma cidade da China e aí sim tem futuro. Ou então fala apenas por Alemanha e França.
A coisa é séria. Brasileiro em Portugal será o primeiro a ir para a rua. Se estivesse lá já estaria mandando currículo para aqui.
[]s
Luca
G
groh
Luca:
Olá
Grécia pufft,
Inglaterra péssima.
Itália marromeno
Isto está em todos os noticiários. Será que estamos falando da mesma Europa? Ou sua Europa é alguma cidade da China e aí sim tem futuro. Ou então fala apenas por Alemanha e França.
A coisa é séria. Brasileiro em Portugal será o primeiro a ir para a rua. Se estivesse lá já estaria mandando currículo para aqui.
:twisted: Então acho que já dá para concluir que logo teremos um mercado cheio de profissionais com aqueles curriculos turbinados (vários idiomas, cursos malucos no exterior, experiencia internacional e etc…) disputando vagas com os que nunca sairam do país e “male male” fala o português direito; isso sem falar nos gringos e no amor que os brasileiros tem por coisas que vem de fora não importa o quê seja. :twisted:
:shock: O valor hora pode despecar heim galerinha! :shock:
O que acham?
Minha opinião: Não vai rolar nada, e corre o risco de melhorar por causa dos investimentos; porem fica aí a idéia sobre uma das possíbilidades.
flws
J
juliocbq
Luca:
Olá
Grécia pufft,
Inglaterra péssima.
Itália marromeno
[]s
Luca
Ok, ele que venha para o Brasil então oras. Mas o fato é que o euro é muito mais forte que o real, e isso é indiscutível.
L
luistiagos
de boa fica ai que e melhor… pq o mercado aqui esta pessimo…
V
ViniGodoy
Você deve pensar se quer voltar pro Brasil por motivos financeiros ou não. Nem sempre são eles que contam numa decisão como essa.
Existem boas oportunidades no país, o mercado é ótimo está aí para quem se destaca e para quem corre atrás.
Mas países da Europa ainda tem um índice de qualidade de vida melhor do que os daqui. Você vê cidades mais pavimentadas, tem um grau de segurança que é impensável no Brasil (na Alemanha, por exemplo, você pode estacionar sua bicicleta na rua, sem medo de ser roubado). Acesso a serviços de saúde e polícia também são melhores e, geralmente, você tem um poder aquisitivo maior no exterior, sobretudo no mercado de eletrônicos.
G
groh
o exemplo da bicicleta foi péssimo, aqui o que mais é roubado é bicicleta =D até desisti de comprar a 3ª
mas tirando as bicicletas, a seguranca aqui é de outro mundo!
V
ViniGodoy
o exemplo da bicicleta foi péssimo, aqui o que mais é roubado é bicicleta =D até desisti de comprar a 3ª
mas tirando as bicicletas, a seguranca aqui é de outro mundo!
Bem, em Paderborn não só nunca roubaram a minha, como também um amigo meu perdeu a dele e se deram ao trabalho de encontra-lo para devolver.
P
peczenyj
e eu com esperanças de ir pra irlanda
L
Luca
Olá
ViniGodoy:
Você deve pensar se quer voltar pro Brasil por motivos financeiros ou não. Nem sempre são eles que contam numa decisão como essa.
Existem boas oportunidades no país, o mercado é ótimo está aí para quem se destaca e para quem corre atrás.
Mas países da Europa ainda tem um índice de qualidade de vida melhor do que os daqui. Você vê cidades mais pavimentadas, tem um grau de segurança que é impensável no Brasil (na Alemanha, por exemplo, você pode estacionar sua bicicleta na rua, sem medo de ser roubado). Acesso a serviços de saúde e polícia também são melhores e, geralmente, você tem um poder aquisitivo maior no exterior, sobretudo no mercado de eletrônicos.
Já era. A Europa vive dias difíceis que ainda vão piorar mais. De onde sairão os bilhões para a Grécia? E a dívida da Inglaterra? Bancarrota a vista. Uma coisa parece certa: recrudescerão os movimentos xenofóbicos e racistas. A perseguição aos imigrantes será maior.
É óbvio que aqui temos problemas e ainda podemos piorar. Ninguém ficará imune a esta crise. E daqui a alguns anos poderemos passar por situação semelhante aos países europeus que se endividaram acima da capacidade de pagar. Temos compromissos enormes (copa do mundo, Olimpiada, pré sal, pagar rombo da previdência, etc.) e os financiamentos não serão fáceis. Mas no momento acho melhor ficar por aqui.
Quanto a questão de serviços de saúde acho que há controversias. Em alguns países europeus isto funciona muito pior do que no Brasil. E dentista é outra coisa complicada. Sei de gente que fazia tratamento fora do país em que residia. E nos States também o aperto está piorando o atendimento aos convênios. Minha cunhada disse que é cada vez mais complexo conseguir que o plano de saúde aprove um tratamento. Às vezes demoram meses para aprovar um simples RX talvez para forçar o cara a desistir.
[]s
Luca
D
deniswsrosa
Olá!
Portugal não era nem para entrar na União Européia… entrou “de favor”, a Grécia simplesmente estava levando uma vida superior da que podia, a Alemanha teve que injetar uma ótima grana pra segurar a Grécia, e não fez de favor não, pq grande parte dos títulos da dívida grega são da Alemanha.
Quando estava na Inglaterra eu pude ver a quantidade exagerada de estrangeiros, com java então, nem se fala. talvez com ruby e c# a chance seja maior. Embora o Brasil esteja se tornando um país razoavelmente próspero, nada como a qualidade de vida européia. Com todo o prazer eu pagaria metade do meu salário para ter tal coisa.
Mas atualmente eu estou preferindo tentar países não tão procurados como Holanda, Suécia, Islândia e Noruega (Inclusive, se alguém souber de oportunidades, sou todo ouvidos :P)
D
deniswsrosa
Luca:
Estão de serviços de saúde acho que há controversias. Em alguns países europeus isto funciona muito pior do que no Brasil. E dentista é outra coisa complicada. Sei de gente que fazia tratamento fora do país em que residia. E nos States também o aperto está piorando o atendimento aos convênios. Minha cunhada disse que é cada vez mais complexo conseguir que o plano de saúde aprove um tratamento. Às vezes demoram meses para aprovar um simples RX talvez para forçar o cara a desistir.
[]s
Luca
Não é a toa que muitos americanos vão para méxico/cuba se tratarem, mesmo com os custos de hospedagem, sai muito mais barato.
L
Leozin
fantomas:
:twisted: Então acho que já dá para concluir que logo teremos um mercado cheio de profissionais com aqueles curriculos turbinados (vários idiomas, cursos malucos no exterior, experiencia internacional e etc…) disputando vagas com os que nunca sairam do país e “male male” fala o português direito; isso sem falar nos gringos e no amor que os brasileiros tem por coisas que vem de fora não importa o quê seja. :twisted:
:shock: O valor hora pode despecar heim galerinha! :shock:
O que acham?
Minha opinião: Não vai rolar nada, e corre o risco de melhorar por causa dos investimentos; porem fica aí a idéia sobre uma das possíbilidades.
flws
Antes de tudo, não pense que aqui no Brasil é diferente de países com Inglaterra, Canadá ou EUA. Não é simplesmente assim: “Quero ir pro Brasil e trabalhar”. Isso não é possível. A não ser que o gringo tenha ou família brasileira ou que se case com uma brasileira, porque de resto, precisa de visto que não é concedido por qualquer motivo banal.
Não duvido que logo seremos nós o país que será invadido por gente do mundo todo como acontece nos EUA.
M
marcosalex
Só uma observação. O Brasil pode ser mais caro comprar iPods, Kindle ou produtos eletrônicos, mas é muito, muito mais barato comprar alimento e a mão de obra aqui é muito mais barata que na Europa, onde até pra cortar cabelo é uma fortuna.
O país tem os prós e contras.
G
groh
marcosalex:
Só uma observação. O Brasil pode ser mais caro comprar iPods, Kindle ou produtos eletrônicos, mas é muito, muito mais barato comprar alimento e a mão de obra aqui é muito mais barata que na Europa, onde até pra cortar cabelo é uma fortuna.
O país tem os prós e contras.
macos, vamos por partes:
compra alimentos no brasil? sao paulo é absurdo de caro, até mesmo o que nao é importado é caro, a única coisa que é cara na europa sao frutas e carde de boi, no mais nao vejo diferenca, fica tudo na mesma e aqui voce compra um pote de Nutella por 3 Eur e no Brasil? 10 Reais? Absurdo por exemplo!
e voce gosta de ser mao de obra barata? quando voce fala em mao de obra barata, inclui seus servicos de desenvolvimento por exemplo, PORÉM isso também nao é verdade. Aqui eu pago 12 Eur pra cortar o cabelo, num salao legalzinho, no Brasil quando fui de férias, paguei 30 TRINTA!!! TRINTAAA! num salaozinho mixuruca dentro do supermercado Extra!
Além do mais falam que tratamentos dentais na europa sao caros. Eu tirei meus 4 dentes do ciso e meu plano de saúde (80 Eur por mes) cobriu TUDO. Agora me diz, qual plano de saúde no Brasil por 80 Reais cobre esse tipo de cirurgia?
Aqui as coisas podem ser até um pouco mais carinhas as vezes, mas voce tem um retorno, entende?
Pode acreditar, o Brasil ainda ta fraquinho e sem moral em relacao aos países da Europa mesmo com crise. Nao falo isso porque moro aqui nao, até porque vou voltar, mas sim porque conheco a realidade de ambos os lados, trabalho aqui, trabalhei ai, estudo aqui, estudei ai e etc!
Mas posso dizer que na área de TI as empresas no Brasil estao pagando tao bem quanto aqui, as vezes até melhor, a diferenca é que o acesso as coisas é mais difícil! Um exemplo clássico: aqui com um salário de 3000 Eur por mes morando sozinho voce pode até comprar um Audi TT zero, mesmo pagando em prestacoes, MAS COMPRA!..no Brasil com um salário, seja de 6000 Reais voce sonha em comprar um Fiat TIPO, manja? Hehehe… :lol:
Abracos
V
ViniGodoy
Quanto você paga por carne mesmo? E por frutas? E por legumes? Quando estive na alemanha, pagava nesses itens quase o quintuplo do que pago aqui. Sem falar que a qualidade da carne bovina era muitíssimo menor. Muitas frutas eram só em compota ou cristalizadas, ou de qualidade inferior (como o caso da banana). Como esses itens são praticamente a base da alimentação diária, dá para dizer sim que você paga muito mais caro em alimento.
Sem falar que vc comparou com o preço em SP, que é um dos mais caros do país todo.
Salãozinho caro, hein? Eu pago R$10,00 para cortar o cabelo. Sem falar que 12 euros vc provavelmente pega naquelas barbearias alemãs geridos por pessoal estrangeiro, considerado de baixa qualidade aí na Alemanha. Pq, pelo menos onde eu estava, um salão alemão normal não saia por menos de 20 euros.
O meu cobriu. E foi TUDO também. O plano é empresarial, e tem um custo de R$60,00 por mês (contando a co-participação da empresa).
O que é realmente melhor no exterior é o acesso a eletrônicos. Automóveis nem se fala, na Alemanha uma Mercedez é carro nacional e as praticamente ausência de barreiras alfandegárias vai baratear muito o custo dos veículos dos outros países da comunidade européia. Aqui também pagamos caríssimo por combustível.
O que mais me impressionei no exterior foi a infraestrutura. As cidades tem asfalto no chão, não anti-pó. São bem cobertas por calçadas e ciclovias, bem servidas de trem, metrô, bonde, ou seja lá que outro meio público. Realmente dá gosto de ver, e quanto a isso ainda estamos bastante para trás.
Mas o brasileiro também gosta de reclamar e fazer pouco caso do próprio país.
L
lokits5
os caras fika comparando 1 mundo com 3 mundo sem essa!
L
luistiagos
++
L
Leozin
Nossa cara como tu argumentas bem, parabéns!
Agora me conveceu que somos uma bosta.
Boa champz
L
lokits5
Nossa cara como tu argumentas bem, parabéns!
Agora me conveceu que somos uma bosta.
Boa champz
E das GRANDES!!
boa lek!
A
AnDrOiDe
ate concordo !!!
mas ficaria com o BRASIL foi onde eu nasci e onde tenhu meus lazer e etc lá fora pode ser apenas uma zuação apenas pra fazer uma bagunça com as mulheres lorinhas kkkkk
voltando ao topico cara se vc gosta de ficar ai não venha pra cá, acho que isso depende de vc não da respostas dos outros e sim de vc, se esta sentindo bem ai esse tipo de coisas, não vá por impulso de niguem sempre tem gente querendo o mal de vc mas vc não enxenga!
bom, finalizando cada um faz o que quer da vida todos temos liberdades pra fazer o que bem intender.
K
Kenobi
Sendo prático e objetivo, aqui em SP você vai ganhar provavelmente melhor que em Portugal, pelo simples fato do mesmo ser como o nordeste brasileiro, onde o salário é mais baixo. Se for pra outro país, como Inglaterra, terá um aumento substancial no seu salário.
Não vou argumentar sobre diferenças de países, pois você conhece ambos. Aqui um desenvolvedor com sua experiência ganha na faixa de uns 35 reais hora o que dá uns 6300 reais por mês.
Se alguém desse fórum com experiência similar ganha menos, desculpe-me a franqueza, mas negociou muito mal.
º´~
Kenobi
G
groh
Vini, sem arrogancia, mas da pra perceber que sua experiencia aqui na Alemanha foi bem bem pouca!
Exatamente foi isso que disse, que frutas aqui sao mais caras, por serem importadas! Em relacao a legumes, depende da época do ano, eu nao como muito legumes, nem aqui e nem no brasil entao nao posso falar de preco, mas cenoura, cebola, alho, essas coisas, sao tao baratos quanto no brasil!
Entao voce nao comeu carne bovina aqui Vini, ou te deram carne de cabra e falaram que era bovina e te enganaram, porque a carne bovina aqui é importada da argentina ou uruguay e as carnes importadas, sao as de melhor qualidade, até melhor do que as quem voce compra no acougue no brasil, mas sim, sao mais caras!
E eu vou comparar com qual estado Vini? Eu vou morar la e trabalhar la e sao paulo é onde paga melhor, ou seja, da na mesma!
Posso falar entao por Berlin que é a cidade mais barata da Alemanha…resolvido!
Isso em curitiba né ? hehehe vai pra sao paulo…e NAO…isso nao tem nada a ver com nacionalidade Vini, tem turco aqui cobrando 20 pra cortar o cabelo! Onde corto sao alemaes mesmo…
E mesmo que seja “considerado” de baixa qualidade aqui na Alemanha, nao quer dizer que seja de baixa qualidade, ou sim? vc acha que seu cabelereiro no brasil de 10 Reais é de alto padrao ou o que? hehehehe
Tipo Vini, sua passagem aqui foi de turista ou de no maximo 6 meses…nao vem querer dar uma entendido de exterior nao…hehehehe, principalmente quando o assunto é alemanha!
L
lokits5
ta tão caro vai na favela e corta é tão barato …qq da vontade eu vo gasto 7 ou 9 conto já era…do que fikar se infeitando pagando caro por ai!
M
MarcioTavares
Hahaha com esse exemplo da Nutella me lembrei de uma situação.
Minha mulher adora Nutella, muito. Uma amiga dela passou um tempo na Alemanha (o marido dela é repórter da Globo) e quando veio aqui de passagem trouxe um pote grande de Nutella pra ela. Óbvio que ela detonou rsrs. Quando a Nutella alemã acabou minha mulher foi no mercado comprar outra, só que ela teve uma decepção imensa, porque a Nutella brasileira é de qualidade infinitamente inferior à feita na europa. Chega a ter um gosto sintético, sei lá, é difícil explicar. Ela tentou depois comprar Nutella em outros supermercados, mas a qualidade era a mesma da primeira Nutella brasileira. Ela chegou a ligar pro SAC da empresa que faz e disseram, meio que indiretamente, que é isso mesmo, além do que a matéria-prima é diferente, fornecedores diferentes etc (tá, meio óbvio isso). E enfim, ainda tem a questão da diferença de preço mesmo.
Resumindo, normalmente no Brasil a gente paga mais por produtos de qualidade bem inferior. O que é bom vai pra fora e a sobra vem pra cá. Vide carros por exemplo, nós fabricamos os mesmos modelos de carro, só que com mais acessórios, que aqui são opcionais, só que vão pro exterior e são vendidos a preços bem menores. Aqui um Gol ou um Palio furreca com acabamento ridículo e pouquíssimos acessórios saem quase a 30 mil reais. Faz-me rir né.
Isso acontece até internamente como, por exemplo, entre RJ e SP. Existem restaurantes em ambas cidades e é normal ver que a versão paulista tem uma qualidade muito superior à do RJ. Isso acontece também em lojas de outros ramos, além de alimentos, como lojas de departamentos etc, sem falar que o atendimento no RJ em geral é um lixo, com pessoas desinteressadas, que acham que estão te fazendo um favor em te atender etc.
C
cs.santos0
Bom, vou dar o meu pitaco…hauhauah
Europa não sei pq nunca fui, e oq vejo nos jornais é que a situação está brava…não iria para lá no momento, estou bem em SP.
O que eu posso falar sobre esse assunto “internacional” é sobre o EUA.
Morei la um tempo e conheci bem o norte do país. Minha conclusão foi que é um excelente lugar para se viver. Hoje paga-se o equivalente ou um pouquinho mais do que aqui (sem esquecer que é tempo de vacas magras lá). Achei barato viver la, pois sempre morei em SP e o custo de vida aqui é incrivelmente alto, entao acabei achando bacana. Realmente é td mais barato do que aqui, eletronicos, roupas, carro, comida (com exceção de carne de boi e frutas). Só casa que eu era um pouco mais caro e aluguel era razoavel. Mas dava pra discolar uns “Inn” da vida e pagar barato…Com relação as pessoas, são mto educados e quando percebem que vc é brasileiro trocam mó ideia, te tratam super bem. Até em Chicago que é uma cidade super grande as pessoas me davam bom dia nas ruas, como q nunca me aconteceu em mais de 20 anos em SP. Cidades super limpas tb. Fora outros aspectos positivos, como especialmente pra mim, la futebol americano é o esporte numero 1 (nao, nao é o basquete)…rsrsrs
Como aspecto negativo, o pior de tudo sem comparação é vc deixar sua familia aqui, isso faz vc sofrer de “homesick” as vezes. Tambem tem mto mexicano la em todo lugar, é empesteado…kkkkkk…
Concluindo, é mto bom viver fora do pais, visando o EUA, e claro, isso é NA MINHA OPINIÃO. Tem seus prós e contras. Fiz muitos amigos e estou tendo algumas oportunidades para voltar e em breve volto para la. Porem o que pesa é o fator familia, o fato de ficar longe deles, me incomoda demais, me faz até querer nao ir. Porem, esse é o unico motivo que me prende aqui. Realmente SP é mto bacana com relação a trampo de java, eu tenho uma vida bacana, mas a cidade tem milhares de problemas (não que “abroad” não tenha, mas…) que me fazem querer “vazar” o mais rapido possivel daqui.
bom fica ai minha opiniao
abs!!
L
LucasAdri07
groh:
Isso em curitiba né ? hehehe vai pra sao paulo…e NAO…isso nao tem nada a ver com nacionalidade Vini, tem turco aqui cobrando 20 pra cortar o cabelo! Onde corto sao alemaes mesmo…
E mesmo que seja “considerado” de baixa qualidade aqui na Alemanha, nao quer dizer que seja de baixa qualidade, ou sim? vc acha que seu cabelereiro no brasil de 10 Reais é de alto padrao ou o que? hehehehe
;)
Eu pago R$15,00 para cortar o cabelo também, e não tenho o que reclamar, em São Paulo você corta por R$7,00 (:
L
LucasAdri07
Acho que isso de deixar levarem o que é nosso, é um pouco de culpa da população, que não vai atrás, que não briga, que acha que está indo tudo às mil maravilhas.
O Brasileiro, tem essa mania de sempre achar que a grama do vizinho é mais verde, e acaba exaltando muito os outros paises.
Muitos esquecem dos milhares de produtos que exportamos…
G
groh
lucas…hehe nao quero entrar pra discussao corte de cabelo, soh queria dizer que corte de cabelo aqui na alemanha é tao barato quando no brasil e de mesma qualidade…e assim como no brasil tambem tem cabelereiros onde em uma esquinha custa 30 e na outra 10…pois haviam falado anteriormente que até corte de cabelo na europa é caro…hehehe…nada a ver!
o problema do povo é que eles convertem tudo…se ficar convertendo, claro que as coisas vao ser mais caro, o real ainda é bem fraco perto do euro…quem sabe agora com a crise, a coisa muda um pouco!
L
LucasAdri07
kk, entendo, só estava citando
L
LucasAdri07
Ah, e não podemos esquecer que o Brasil é um pais abençoado na natureza, clima, fenomenos naturais. Apesar de deslizamentos e enchentes, o Brasil não neva, não tem tufão, tornado, furacão, terremoto, tsunami, vulcão, entre outros desastres naturais.
K
Kenobi
Mas você tem que ficar olhando pros lados, principalmente no RJ com medo de violência, assalto sem a mínima segurança.
Como digo, tudo tem seus prós e contras. A Nutella nossa é uma merda, como disse o amigo. Em compensação a goiabada é excelente (cascão), Catupiry (tipo de requeijão processado) e por aí vai.
Quanto ao cabeleireiro, agora entendi pq a galera fala que o povo de TI tem cara de nerd. Se o cara paga 10 reais no cabelo, a roupa não vai ser muito mais cara…rsss (provocação) !! 8)
L
lrpfeliciano
Mas em compensação, o grande mal do Brasil é uma lei que não está na constituição mas a MAIORIA ESMAGADORA da população segue a risca: a lei de Gérson (o negócio é levar vantagem), o que faz as pessoas ficarem ainda mais mal educadas que já são.
L
LucasAdri07
Mas em compensação, o grande mal do Brasil é uma lei que não está na constituição mas a MAIORIA ESMAGADORA da população segue a risca: a lei de Gérson (o negócio é levar vantagem), o que faz as pessoas ficarem ainda mais mal educadas que já são.
Sim, sim, acho que o principal problema do Brasil é o brasileiro, que não se mexe, tem uma cultura de “dar um jeitinho em tudo”, segue a leio de Gérson como você citou, e que acha que tudo está a mil maravilhas, tudo é sol, praia, festa, curtição…
As vezes penso, como pode uma pessoa que vive reclamando, vive falando que nada dá certo, pega a familia e vai pra praia gastar o que não tem, acho que se o pessoal soubesse investir melhor o dinheiro, souber gastar, controlar seus desejos de consumo, e o consumo exagerado de coisas supérfluas, talvez poderia desfrutar e férias mais vezes, e de um conforto maior.
Lazer é necessário, claro, porém, se fizermos alguns sacrificos, poderemos desfrutar de um lazer melhor, e um futuro melhor.
Tem também os pensamento de “deixar acontecer pra ver no que vai dar”, “Seja o que Deus quizer” (Deus ajuda, mais precisamos buscar.), “é tudo culpa do governo”, “eu não tenho cabeça pra trabalhar e estudar”, “se eu pudesse moraria nos EUA ou na Europa”.
Tenho amigos e 2 parentes que moram na Inglaterra, eles dizem que o povo lá conhece o Brasil pelas praias, mulheres, futebol e lugar de arrancar dinheiro.
Não falam da musica(que vem dando desgosto a muitos atualmente), não falam mais da cultura, das danças.
Não defendo o governo de modo algum, pois também é um grande problema do Brasil, porém, como disse, ainda acho que o brasileiro é que acaba atrapalhando o desenvolvimento do Brasil.
O Brasil é muito grande e forte pra ser só um ponto turistíco.