Eu gosto pra caramba do GWT, eu “evangelizava” ele aqui no fórum direto, hehe. Perdi o interesse com o tempo mas o framework é muito bom.
Sobre as duvidas da galera ref. a integração com frameworks, eu sugiro o estudo de como o GWT conversa com a camada server (RPC). No client, onde estão as telas, não é qualquer classe Java que pode ser usada, mas para conectar com o server, é feita uma chamada para um servlet. Uma vez no servidor, você pode usar Hibernate/Seam/Spring, o que desejar. Essa “restrição” ao uso de algumas classes no client se deve ao fato de que essa camada é convertida para Javascript pelo GWT, então não é QUALQUER classe que pode ir ali.
Mas o modelo é mesmo baseado dessa forma: client (restrições a algumas classes da Api Java + classes do GWT e do framework que estiver usando pra view) -> server (tudo Java, aqui é o que voce desejar).
Tinha um framework muito bom pra integrar o GWT com o Hibernate no lado do client que eu não me lembro o nome…e na view, o Sencha é fantástico, muito bom mesmo (é pago pra uso comercial). Enfim, eu recomendo o estudo pois o framework é mesmo muito legal, mas é completamente diferente de outros como JSF, Struts, VRaptor, etc.