Retorno financeiro em T.I

76 respostas
L

Sei que esse assunto deve tipo já devem estar manjados aqui no GUJ, mas tenho uma dúvida na minha cabeça que não quer calar. :?

Primeiramente, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas (5 semestre) e trabalho numa empresa de software de gestão hospitalar.
Sou programador jr. antes de entrar na faculdade já possuía curso de java, não tenho certificações e tenho 24 anos.

A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável nessa área? Por exemplo os dos engenheiros (mecânicos, civis, etc), arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas entre outros.

Eu SEI que todo esforço é recompensado, mas os profissionais de T.I (principalmente os analistas e desenvolvedores) se esforçam muito, estudam muito durante anos, e nunca param de estudar. Muitos com mais de 5 anos de experiência, porem, mesmo assim 90% dos casos ganham menos que um engenheiro mecânico recém formado.
Para ganhar o mesmo que outros profissionais de outras áreas, temos que nos se especializar, eles com graduação apenas e nós com muito mais coisas no curriculum ainda estamos ganhando menos.

Vim de uma família muito humilde, e ainda somos, minha mãe é empregada doméstica até hoje, se tivesse que passa fome para me dar algo, ela passava e é isso que me fez pensar nessa estabilidade financeira, se T.I vai me proporcionar isso, tenho planos, tenho sonhos e quero que meus filhos tenham muito mais do que eu tive, é claro que com um salário de programador obviamente não se passa fome, mas eu quero pensar alto. Sou ambicioso mas tenho medo de quebrar a cara achando que T.I é a profissão que vá me proporcionar o que eu desejo.

Obs: Em nenhum momento disse que não gosto de T.I, amo programar, amo casos de uso, amo 90% das coisas que englobam T.I, mas o que adianta eu gostar de tudo isso, se não temos o merecido valor por parte das empresas? :frowning:

Abraços.

76 Respostas

S

Olha, mano existe coisas que só o tempo pode nos responder, agora se estas a seguir o caminho certo ou errado, isto apenas vai depender da tua determinação e vontade " NUNCA DESISTA DOS TEUS OBJECTIVOS", mas o teu problema é saber se o teu objectivo “TI”, é o objectivo certo que vai te levar a atingir os outros teus objectivos economicos e sociais, eu posso te responder que sim, mas apenas se te esforçares para fazeres diferença e não para seres apenas mais um em TI.

Mas isto é uma opinião muito vaga e quase sem fundamento, mas é a minha opinião.

nunca desista
no pain no gain

J

sulito:

nunca desista
no pain no gain

:smiley:

J

Lutzka:
Sei que esse assunto deve tipo já devem estar manjados aqui no GUJ, mas tenho uma dúvida na minha cabeça que não quer calar. :?

Primeiramente, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas (5 semestre) e trabalho numa empresa de software de gestão hospitalar.
Sou programador jr. antes de entrar na faculdade já possuía curso de java, não tenho certificações e tenho 24 anos.

A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável nessa área? Por exemplo os dos engenheiros (mecânicos, civis, etc), arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas entre outros.

Eu SEI que todo esforço é recompensado, mas os profissionais de T.I (principalmente os analistas e desenvolvedores) se esforçam muito, estudam muito durante anos, e nunca param de estudar. Muitos com mais de 5 anos de experiência, porem, mesmo assim 90% dos casos ganham menos que um engenheiro mecânico recém formado.
Para ganhar o mesmo que outros profissionais de outras áreas, temos que nos se especializar, eles com graduação apenas e nós com muito mais coisas no curriculum ainda estamos ganhando menos.

Vim de uma família muito humilde, e ainda somos, minha mãe é empregada doméstica até hoje, se tivesse que passa fome para me dar algo, ela passava e é isso que me fez pensar nessa estabilidade financeira, se T.I vai me proporcionar isso, tenho planos, tenho sonhos e quero que meus filhos tenham muito mais do que eu tive, é claro que com um salário de programador obviamente não se passa fome, mas eu quero pensar alto. Sou ambicioso mas tenho medo de quebrar a cara achando que T.I é a profissão que vá me proporcionar o que eu desejo.

Obs: Em nenhum momento disse que não gosto de T.I, amo programar, amo casos de uso, amo 90% das coisas que englobam T.I, mas o que adianta eu gostar de tudo isso, se não temos o merecido valor por parte das empresas? :frowning:

Abraços.

Em TI parece que as coisas nunca param mesmo, mas tem muita gente que depois de alguns anos ganham um salário bom e estão estáveis no que fazem! Pode ir de cabeça e lembre-se que Ti não é só desenvolvimento!

E

o retorno financeiro vai depender muito de onde vc mora…

C

Amigo, tambem não estou trabalhando na area ainda porem acredito muito. Aqui vai um dos panoramas que encontrei por ai, este está no site do JEDI do DFJUG(http://www.dfjug.org/jedi/index.jsp).

Você mora onde? Moro em SC, até onde vi os salários aqui são menores.

P

Ola,

Voce nao deve se focar no dinheiro, pois o dinheiro eh apenas resultado do seu trabalho. Se voce tem uma paixao (tecnologia),
entao voce ja encontrou algo que lhe de auto-motivacao. Com isso, voce vai estudar, estudar, estudar, trabalhar, trabalhar, trabalhar,
estudar, estudar, estudar - e vai gostar disso! e assim atingir a excelencia, e com isso o dinheiro vira. A proposito, isso vale para
qualquer area. Todas as pessoas que conheco que sao realmente apaixonadas pelo que fazem sao necessariamente bem sucedidas
ou estao trilhando esse caminho, primeiramente porque elas nao enganam a si mesmas, segundo, pois sao realmente esforcadas.
Note que eu nunca disse que eh facil :slight_smile: Todos devem concordar que existem muito mais profissionais de segunda/n linha
do que profissionais realmente bons, em qualquer area. Digo mais, esses profissionais de segunda/n linha tem como motivacao
principal/objetivo o salario no final do mes. Trabalho com TI ha 15 anos (sendo 10 com Java e 5 com C/C++), a cada vez que compro
um livro novo (e tento ler pelo menos 1 por mes) eu me sinto como um explorador de uma terra desconhecida (e de fato eh mesmo,
pois para mim o assunto pode ser completamente novo), e isso eh divertido! Cada projeto eh um desafio, onde voce tem a oportunidade
de finalmente colocar em pratica o que sabe e aprender o que nao sabe. Tenha certeza, o dinheiro vem como consequencia. Como ja disse Einstein, “O unico lugar onde sucesso vem antes de trabalho eh no dicionario”

[ ]'s

L

Oi,

“Nada vale a pena se a pena é pequena de mais”

Tchauzin!

J

Do meu conhecimento em TI nesses últimos 5 anos,
vários pessoas me disseram que o ramo que se tem
o maior retorno financeiro possível é na bolsa de valores,
que é comum muitos engenheiros trilharem esse ramo
e que a grande maioria obtem excelentes ganhos com essa
escolha.

Mas para se entrar nesse ramo se gasta muito dinheiro,
pois é necessário primeiro perder dinheiro para aprender
a sobreviver no mercado de ações para depois começar
a ganhar.

Mas escolha no final algo que você gosta de fazer. Não faça nada que
você não gosta só por causa de dinheiro.

L

Pessoal, eu sei que tudo em com o esforço, só que o que eu não entendo é por exemplo isso:

Um arquiteto sai da faculdade sem nenhuma especialização, pega um projeto termina ele em 2 semanas, 3 no máximo dependendo do projeto (sei disso porque conheço pessoas que fazem isso) isso tudo simultaneamente com outros projetos, ou seja, ele faz vários projetos ao mesmo tempo e com apenas 1 deles ganha muito mais que um cara da T.I no mês todo. É claro que quando não tem projeto ele se ferra se ele for PJ, mas enfim…
Alguns amigos que estão no ramo a uns 5 anos e colegas da faculdade também já me falaram que pretendem fazer outra coisa da vida porque T.I não está compensando, meu ex-chefe, é freelancer ele trabalha na área a 10 anos e me garantiu que não está valendo a pena isso e se eu pudesse era pra fazer outra coisa da vida. Oh vida!!!

charles.eduardo:
Amigo, tambem não estou trabalhando na area ainda porem acredito muito. Aqui vai um dos panoramas que encontrei por ai, este está no site do JEDI do DFJUG(http://www.dfjug.org/jedi/index.jsp).

Você mora onde? Moro em SC, até onde vi os salários aqui são menores.

Eu moro no RS cara, pretendo ir morar em balneário camboriu daqui alguns anos, o que você me diz na escolha?
Olhei a tabela de valores e garanto que a realidade daqui está muito longe dessa meu caro, programador jr aqui esta ganhando na faixa de 1,500, analista de sistemas jr já está mais parecido com a tabela, porem programador e desenvolvedor está longe, muito longe, na tabela diz o mínimo 3,200 para desenvolvedor, se isso a realidade aqui do RS.

R

Concordo com todos do tópico com relação ao esforço… cada um tem que se esforçar para merecer.

E no caso de um arquiteto, como você mesmo citou, geralmente eles são contratados por grandes empresas de gerenciamento de projetos de engenharia e na maioria das vezes essas empresas fecham contratos com o governo, com outras empresas, por exemplo do ramo de mineração. E realmente nessa área os salários são bem altos, e não são todos os arquitetos que são bem reconhecidos e valorizados, o cara pra ganhar bem, tem que estudar, talvez a mesma quantidade que um profissional de tecnologia.

Na minha opinião, o mercado de tecnologia está caminhando cada vez mais para um futuro promissor, e pessoas com mais experiência na área, estarão ganhando cada vez mais, pois elas sabem como esse mercado avança rapidamente e tentam acompanhar o mercado. A demanda é muito grande, talvez seus amigos não estejam sendo esforçados o suficiente para procurar novas oportunidades, talvez eles estejam esperando “cair do céu”, não sei. Na área de tecnologia você tem que estar correndo atrás sempre, e como você mesmo disse, você gosta do que faz, então amigo, una o útil ao agradável e se esforçe cada vez mais.

É isso ai ;D

E

Se vc quer morar em BC melhor repensar em relação ao retorno financeiro. Sou de SC e digo pra vc que lá o mercado de TI(desenvolvimento) é fraco. TI em SC é + forte em blumenau, florianopolis, joinville respectivamente. No sul porto alegre acho que é a melhor opção em retorno financeiro.

Isso tudo tb é relativo ao quanto vc acha oque é um bom retorno financeiro…

A

everjava:
o retorno financeiro vai depender muito de onde vc mora…

++

Porém é relativo,depende de vários fatores,principalmente de vc,tem muitos arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas,matando cachorro a grito… :shock:

M

Separe sem pre uma parte e coloque na poupança, pois o futuro é incerto e para evitarmos surpresas é necessário planejamento. :wink:

L

everjava:
Se vc quer morar em BC melhor repensar em relação ao retorno financeiro. Sou de SC e digo pra vc que lá o mercado de TI(desenvolvimento) é fraco. TI em SC é + forte em blumenau, florianopolis, joinville respectivamente. No sul porto alegre acho que é a melhor opção em retorno financeiro.

Isso tudo tb é relativo ao quanto vc acha oque é um bom retorno financeiro…

Opa, obrigado pelo toque, vou dar uma pesquisada no mercado nessas regiões.

E obrigado a todos que estão ajudando a abrir minha cabeça, muito que o pessoal te falando aqui, está me ajudando bastante para me decidir se eu quero mesmo continuar em T.I.

M

Varia conforme sua região, mas tem muita oportunidade de ganhar bem, sim. Só que da mesma forma que toda área, não é fácil nem rápido chegar a um bom salário e a pessoa tem de correr riscos no começo, principalmente nos primeiros anos.

Mas compensa sim, pra quem gosta de tecnologia.

G

“A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável…”

Isto não existe.

M

Na minha opinião, como em qualquer outra profissão, tudo depende de você.

Se você faz algo porque gosta do que faz, com certeza fará melhor que os demais que tem uma motivação diferente da sua.

Isso significa que na maioria dos casos, se você faz melhor que os demais, deveria também conseguir as promoções e bonificações muito mais rápido que os demais.

Infelizmente essa é uma teoria muito interessante mas que na prática não é muito real.

São poucas as empresas, de qualquer ramo, que valorizam e investem nos funcionários que mais se destacam.

M

Desculpe o post duplo :oops:

A

Cara, eu concordo em partes com o Marcos. Uma vez, no começo da faculdade (a uns 5 anos), eu li um texto do Norvig, um autor de IA (hoje Googler). O link é este. Este é, na minha opinião, um dos melhores textos já escritos sobre programação e aprendizado e coisarada. Ainda leio esse texto quando estou meio pra baixo e quero me motivar. Eu não sei porque, mas tem alguma coisa nesse texto que me faz querer seguir adiante quando todas as coisas dão errado (e eu acredito e espero que até os seniors-muito-melhores chegam nesse ponto).

E tem uma parte do texto que fala assim:

Eu não digo que é só se matar de estudar e ser um gênio pra ficar rico. Você tem que ter muito conhecimento sobre muita coisa, saber conversar, vender seu produto e tudo mais.

E tem outra frase também que me motiva muito:

Here’s my recipe for programming success:

• Get interested in programming, and do some because it is fun. Make sure that it keeps being enough fun so that you will be willing to put in ten years.

Então eu me levo a pensar que, enquanto eu tiver tipo 90% do meu tempo com programação ‘having fun’, eu sei que vou conseguir, de alguma forma (seja em dinheiro, seja em realização profissional, seja em nem mesmo os outros falarem ‘ó, esse cara manda bem’…) atingir algum nível de sucesso.

Eu acho que muita gente na nossa area (digamos uns 80% das pessoas humildes, que não ficam se achando, mas que sabem que sabem desenvolver software) não se contentam com o que sabem. E muita gente acaba se cobrando demais, ficando com raiva de si mesmo por não saber tudo o que quer saber em computação. Mas eu acho que esse tipo de coisa não pode acontecer, porque o indivíduo vai acabar se odiando tanto que vai começar a odiar o que faz, de longe. Stress e tudo mais vai chegar na vida do cara e acho que isso é, de certa forma, normal de acontecer. Portanto não se pressione, não se massacre achando que TI não vai te dar dinheiro, mas Engenharia Mecânica vai.

Eu não lembro onde li mais uma coisa, mas era sobre gostar de programar. Faça isso porque você tem paixão, porque você se diverte, se sente bem programando. Isso vai levar você a treinar, a programar cada vez mais. E isso vai trazer a você só coisas boas (inclusive, uma alta chance de trazer dinheiro). Eu não acredito muito nessa coisa de ‘no pain, no gain’, se eu chego em casa de um dia de 8 horas de programação e vou programar mais algumas não é porque eu quero ficar rico (claro que é um dos objetivos), mas é, principalmente, porque eu amo desenvolver e não tenho dúvidas de que eu tenho boas chances de ter uma vida boa - não por causa de dinheiro, mas porque eu não vou me remoer achando que deveria estar fazendo outra coisa. Mais vale você falecer com uns 80, 90 anos feliz do que aos 50 estressado.

Y

Nao existe profissao que paga bem, existe profissional que ganha bem.

E

Rafael Mesquita Moura:
Concordo com todos do tópico com relação ao esforço… cada um tem que se esforçar para merecer.

E no caso de um arquiteto, como você mesmo citou, geralmente eles são contratados por grandes empresas de gerenciamento de projetos de engenharia e na maioria das vezes essas empresas fecham contratos com o governo, com outras empresas, por exemplo do ramo de mineração. E realmente nessa área os salários são bem altos, e não são todos os arquitetos que são bem reconhecidos e valorizados, o cara pra ganhar bem, tem que estudar, talvez a mesma quantidade que um profissional de tecnologia.

Aqui no RJ, escritórios enormes de arquitetura que fazem projetos multi-milionários para o governo e grandes construtoras, nem sequer contratam os arquitetos. Pagam um salário de fome de R$ 2.000,00 na base da transferência bancária, como se fosse um bico. O mercado de arquiteto é extremamente saturado e a maior parte dos formados nem trabalha na área, porque não acha emprego.

Conheço uma arquiteta formada na UFRJ e ela e quase todos os colegas se sujeitam a esse mercado escroto. Só se deram bem os que já tinham papi arquiteto com escritório montadinho para explorar outros arquitetos.

Essa é a realidade no RJ.

A

Cara, o futuro é incerto até pra quem tem dinheiro na poupança… guardar na Poupança é quas a mesma coisa que guardar embaixo do colchão… Só rende um pouquinho mais…

O que vc deve aprender é a investir seu dinheiro… Pra isso pode ser desde a bolsa de valores como nosso amigo Jonny falou (que não precisa perder dinheiro nenhum pra aprender) que é para investidores mais ousados até investimentos em Câmbio, tesouro direto, etc…

Que o Seu dinheiro rende a longo Prazo, pelo menos umas 10 vezes mais que em uma poupança… Podes pensar tbm em Previdência Privada, enfim…

“Estabilidade financeira” é utopia, e com certeza você não conseguirá a mesma sendo empregado, tanto em TI quanto em qualquer área… Não pense que um aumento de salário lhe trará estabilidade… Ao contrário, você fica é cada vez mais individado…

Eu recomendo a seguinte leitura: http://www.submarino.com.br/busca?q=Pai+Rico+Pai+Pobre&dep=1&x=0&y=0

Lhe ensina sobre o dinheiro e muda sua forma de ver a tal da “ESTABILIDADE”

PS: recomendo a leitura a todos.

Abs []

[EDIT] - Quando coloquei estabilidade financeira como Utopia, me expressei errado… leia-se “Estabilidade financeira como empregado” é utopia…

M

Mais que bolsa de valores, valoriza seu dinheiro se você tiver seu negócio e fazê-lo prosperar. Mas, infelizmente, muita gente ainda sonha em ficar vivendo de rendimentos sem precisar fazer nada.

Triste para o país…

J

Cara,

Se afaste desse povo que diz que TI não compensa. Ou o cara é incompetente, ou entrou na área pela grana e não tá afim de trabalhar. Fuja desse tipo de pessoa. Procure gente que está trilhando o caminho do sucesso e aprenda com elas, não com os fracassados.

Existem diversas formas de se ganhar dinheiro em TI, mas todas tem o requisito básico: conhecimento. Estude muito. Quanto mais estudo, mais dinheiro. Claro que isso leva um tempo pra render, mas quando começa, vale a pena.

Eu sou de uma situação bem parecida com a sua.Vim de família pobre e tive que ralar muito. Hoje, graças a Deus, estou numa situação muito mais confortável, mas ainda continuo ralando, pois quero mais.

O que muitos disseram aqui, é verdade: a excelência é premiada! Então, se preocupe em ser um bom profissional, que o dinheiro é consequencia.

Sobre a região, isso afeta muito sim. Se quer abrir seu próprio negócio, o interior pode até ser uma boa, mas para trabalhar como empregado, as grandes cidades têm mais oportunidades.

E sobre o que você disse dos outros profissionais, lembre-se de uma coisa: um médico sai da faculdade pronto para atender um paciente. Um advogado sai pronto para defender um cliente. Tenho visto recém formados em computação que não são capazes de fazer um CRUD de duas telas :frowning: Enfim, não é a faculdade, mas você, quem vai determinar quanto vai ganhar.

B

eu fiz ciências da computação e nunca pensei em ficar na área, pois nem quero isso pra mim, muito estresse.

quando comecei a faculdade fiz 1 ano e queria desistir(mesmo tirando boas notas), pois o curso era muito chato, porém fui obrigado a continuar no curso.

hoje se fosse fazer faculdade novamente não faria computação nem que me pagassem, apesar de gostar de mexer com programação, porém somente hobbie, meus projetos que faço, agora programar para outros não quero isso.

hoje se fosse cursar outra faculdade, faria engenharia elétrica.

R

bozo25:
eu fiz ciências da computação e nunca pensei em ficar na área, pois nem quero isso pra mim, muito estresse.

quando comecei a faculdade fiz 1 ano e queria desistir(mesmo tirando boas notas), pois o curso era muito chato, porém fui obrigado a continuar no curso.

hoje se fosse fazer faculdade novamente não faria computação nem que me pagassem, apesar de gostar de mexer com programação, porém somente hobbie, meus projetos que faço, agora programar para outros não quero isso.

hoje se fosse cursar outra faculdade, faria engenharia elétrica.

E com o que você trabalha hoje? Qual parte do curso é chata?

J

Mercado em TI ? ? ?

No inicio vc ganha mais que um adv e com o tempo vc vai ganhar menos que um adv. Vc vai ver que em TI a evolução para muito rapido.

Vc sempre vai ganhar menos que um engenheiro.

Quer piorar? Procure o salario de um analista com 15 anos na area e vai ver que qse nao evoluiu nos ultimos 10 anos

A

marcosalex:
Mas, infelizmente, muita gente ainda sonha em ficar vivendo de rendimentos sem precisar fazer nada.
Triste para o país…

Isso é uma verdade absoluta… E isso é quase crônico…

Conversando com um amigo outro dia sobre o prêmio da Mega da virada, o cara me falou isso… Colocaria o dinheiro na Poupança e viveria com o o rendimento… Eu custei a acreditar no que ouvi…

J

marcosalex:

Conversando com um amigo outro dia sobre o prêmio da Mega da virada, o cara me falou isso… Colocaria o dinheiro na Poupança e viveria com o o rendimento… Eu custei a acreditar no que ouvi…

E você é do tipo que vive para o trabalho ou do tipo que vive para trabalhar?

Se você não entendeu é pq você não sabe o que é viver…

Triste isso

D

Área de Ti ainda é uma das que dão retorno rápido, tem programador Jr. ganhando 2.5K em média aqui em SP, tem muito gerente por ai que não ganha isso.

Nego formado em Administração de empresas, concorrendo com 1000 pessoas para ganhar 2 conto.

Não dá para reclamar muito não, na boa. Mercado de TI tem várias merdas que reclamamos todos os dias por aqui, mas em termos de retorno como disseram ai em cima, é rápido, mas chega uma hora que só os top mesmo continuam evoluindo em termos de $$.

A

jjose:
marcosalex:

E você é do tipo que vive para o trabalho ou do tipo que vive para trabalhar?

Se você não entendeu é pq você não sabe o que é viver…

Triste isso

E você não precisa se matar de trabalhar pra investir seu dinheiro, nem mesmo trabalhar, pode ter negócio e curtir a vida com Hobbies durante os dias de folga… Se você não entendeu como, triste isso…

A

concordo quando dizem que área de TI paga mais no início quando comparado com outras profissões

entretanto nunca trabalhei em uma empresa onde alguém com perfil técnico tivesse a mesma remuneração de alguém de perfil gerencial/administrativo

[]´s

J

Agora adriano_si e marcosalex vão ditar como devemos viver e gastar o que temos :stuck_out_tongue:

É bom ficar flz enquanto cada um faz o que quer com o que tem pq tem muitos fazendo o que quer com o que nao tem (Bope 2).

Eu fico flz por entender que o marcosalex acha que sabe o que todos devem fazer

PVM - Padrão de vida marcosalex :stuck_out_tongue:

A

Agora adriano_si e marcosalex vão ditar como devemos viver e gastar o que temos :stuck_out_tongue:

É bom ficar flz enquanto cada um faz o que quer com o que tem pq tem muitos fazendo o que quer com o que nao tem (Bope 2).

Eu fico flz por entender que o marcosalex acha que sabe o que todos devem fazer

PVM - Padrão de vida marcosalex :stuck_out_tongue:

Vamos lá…

Desculpe se pareceu grosseiro a forma com a qual eu coloquei minha opnião sobre colocar o dinheiro em uma Poupança e esperar os 6% aa para poder ter algum retorno…

Só não acho que seja a forma mais inteligente e nem muito menos que isso deixa alguém com a vida feita… Perceba, não tô nem aí se você investe seu dinheiro ou se você gasta tudo com bebida, isso é problema de cada um… Mas conforme o tópico do rapaz, ele tá preocupado com a situação financeira, e todo mundo sabe que o mercado financeiro, apesar do pouco dinamismo em larga escala pode mudar completamente a qualquer momento, sobreviverá a mudanças, quem aprender que não se fica rico só ganhando um prêmio ou trabalhando de empregado pra alguém…

Resumindo, cada um faz o que quiser com seu dinheiro, mas essa forma de encarar as coisas só nos mostra quem sabe sobreviver às mudanças e quem não sabe…

Eu coloquei uma indicação de leitura que é bem básica, há livros mais dedicados ao assunto, mas pra começar, seria uma boa a indicação que eu dei no outro tópico…

Desculpem se pareceu arrogante…

Abs []

D

T.I é dahora, mecânica é chato, direito é chato, administração é chato, engenharia eletronica é dahora, engenharia mecatrônica é dahora, não me vejo fazendo outra coisa

você olha muito pro lado estabilidade, mais TI é uma área bem versátil, você consegue trabalhar por conta, trabalhar remoto,trabalhar de váriasss formas, com várias coisas, então como há várias formas de ganhar dinheiro não da pra se comparar apenas uma forma com as outras áreas, como o trabalho estável…

TI não paga o que deveria, mas as chances de você ter uma grande idéia e por em prática são grandes,

as vezes eu fico comparando como você ta fazendo, e realmente triste, mais bola pra frente, pense nas outras formas alem do emprego fixo, vim de familia humilde também, mais o Brasil é assim mesmo, a gente tem que mudar nosso jeito de pensar.

aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.
lá fora é assim: Estude e trabalhe bastante e abra uma grande empresa.

aproveite seu conhecimento adquirido e ganhe dinheiro,

abraços!!!

D

uma dica que muita gente ja conhece:

estude iphone, FMS, android, flex.

e venda Apps.

C

douglaskd:
T.I é dahora, mecânica é chato, direito é chato, administração é chato, engenharia eletronica é dahora, engenharia mecatrônica é dahora, não me vejo fazendo outra coisa

você olha muito pro lado estabilidade, mais TI é uma área bem versátil, você consegue trabalhar por conta, trabalhar remoto,trabalhar de váriasss formas, com várias coisas, então como há várias formas de ganhar dinheiro não da pra se comparar apenas uma forma com as outras áreas, como o trabalho estável…

TI não paga o que deveria, mas as chances de você ter uma grande idéia e por em prática são grandes,

as vezes eu fico comparando como você ta fazendo, e realmente triste, mais bola pra frente, pense nas outras formas alem do emprego fixo, vim de familia humilde também, mais o Brasil é assim mesmo, a gente tem que mudar nosso jeito de pensar.

aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.

abraços!!!

Pois é. É engraçado notar a reação de perplexidade de alguns colegas e outros “loucos por estabilidade” (não são poucos que vejo por aí) quando digo que vou largar o meu empreguinho de concursado pra correr atrás de estágio ahahah

A

Lá fora ainda não é BEM ASSIM, mas com certeza a cultura é bem diferente… qualquer coisinha fora da caixinha da “Estabilidade” é encarada como naturalidade, aqui não, é loucura, é “perder” dinheiro, etc…

Cuidado cara, teu comentário foi tão correto que vão já te colocar na fogueira por espalhar heresias… heuehueehuehe

Abs []

A

Tbm fiz isso… não era um concurso Público, mas saí de um trampo pra outro pra ganhar metade do que tava ganhando, tudo por causa de uma oportunidade… Fui chamado de “Louco” literalmente por alguns… Hoje to ganhando mais do que eles, não no emprego que pagava menos, mas me abriu portas com novos conhecimentos e estratégias…

Abs []

B

caiodorn:
douglaskd:

abraços!!!

Pois é. É engraçado notar a reação de perplexidade de alguns colegas e outros “loucos por estabilidade” (não são poucos que vejo por aí) quando digo que vou largar o meu empreguinho de concursado pra correr atrás de estágio ahahah

Isso depende de onde você trabalha, eu mesmo não largaria um emprego na RF pra trabalhar em empresas privadas nem que me paguem 2k a mais, podendo ser microsoft, ibm ou whatever da vida.

E

adriano_si:
douglaskd:

Lá fora ainda não é BEM ASSIM, mas com certeza a cultura é bem diferente… qualquer coisinha fora da caixinha da “Estabilidade” é encarada como naturalidade, aqui não, é loucura, é “perder” dinheiro, etc…

Cuidado cara, teu comentário foi tão correto que vão já te colocar na fogueira por espalhar heresias… heuehueehuehe

Abs []

“Lá fora” é um lugar que não existe. Lá fora onde? Nos EUA? Em que estado? Em que empresa??

Um conselho, se você quer saber como é “lá fora”, vá pra lá e trabalhe! Eu participei de um projeto numa empresa de NY e meus colegas eram quase todos mais velhos do que eu, ou seja, tinham seus 40,50 anos. Todos tinham 10 anos de empresa ou mais. A população média era acima de 30.

Não ache que todo americano não se preocupa com estabilidade e é um hacker fodão do Silicon Valley. O americano médio se preocupa MUITO com estabilidade, porque ele não é nada além de um cara médio e precisa de segurança.

M

Também saí de uma empresa onde tinha emprego estável e pouco trabalho em troca de oportunidade e fui criticado. Hoje além de ganhar muito mais que na época, ainda sou gerente de alguns que me criticavam. heheheh O pior é quando compro um bem de maior valor agregado ou um carro novo ou então coto um imóvel, ter de ouvir gente falando “esse cara tem sorte”.

Querer uma certa estabilidade não é ruim, ter o objetivo de estabilidade e viver em função dela pra ficar só coçando é o problema.

Quantos empresários de TI que são admirados pelo pessoal, vocês acham que eles precisariam trabalhar mais? Se o Steve Jobs, o Bill Gates, o Larry Page quisesem, nem eles, nem os filhos e netos precisariam trabalhar na vida, por que continuam? Agora, os funcionários que sonham em estar no lugar deles pra conseguir “estabilidade” e “viver de rendimentos” esses sim, vão ter de trabalhar muito ainda e dificilmente vão conseguir. hehehehe

E

Como disse Orson Welles: “Ficar rico é muito fácil se você tem apenas esse objetivo.”

P

esmiralha:
“Lá fora” é um lugar que não existe. Lá fora onde? Nos EUA? Em que estado? Em que empresa??
Um conselho, se você quer saber como é “lá fora”, vá pra lá e trabalhe! Eu participei de um projeto numa empresa de NY e meus colegas eram quase todos mais velhos do que eu, ou seja, tinham seus 40,50 anos. Todos tinham 10 anos de empresa ou mais. A população média era acima de 30.
Não ache que todo americano não se preocupa com estabilidade e é um hacker fodão do Silicon Valley. O americano médio se preocupa MUITO com estabilidade, porque ele não é nada além de um cara médio e precisa de segurança.

É por aí, muito bem colocado.
É folclore esta idéia de que todo norteamericano ou é um empresário de sucesso ou não é nada. Só pra ficar na nossa área, então dezenas de milhares de funcionários da Microsoft, Google, Oracle, etc. não passam de uns losers? Não dá, né?
O que salta aos olhos sempre que se abre uma discussão deste tipo é a falta de tolerância com um pensamento diferente do seu próprio.
Tudo quase sempre desemboca no workaholic X funcionário público, com colocações pejorativas de ambos os lados.
Na MINHA OPINIÃO (não é preciso me apedrejar por isso…), não dá pra dizer “não vivo sem trabalhar”. Se pudesse viveria.
Eu não sou vagabundo, trabalho desde sempre e pago as minhas contas, mas é isso - trabalho por que preciso.
“Não vivo sem” é uma expressão que só consigo usar para coisas realmente importantes, começando sempre pela minha família e passando sempre por conseguir o máximo de tempo possível para conviver com eles.

Edit: Eu mesmo me peguei sendo intolerante e mudei uma frase…

A

Muito boa a sua colocação cara…

E

Isso tem a ver com os valores americanos e a ética do trabalho calvinista. Dizia Calvino que: o trabalho é o desejo de Deus e é dever do Homem transformar, através do trabalho, a Terra no Reino do Céu.

Creio que quando a sociedade americana aboliu a aristocracia, eles substituíram os títulos pela riqueza material e passaram a valorizar o trabalho como realização do potencial humano. Numa sociedade aristocrática, trabalhar é um mal. Um homem de posses deveria se dedicar às artes, à caridade, à filosofia e relegar o trabalho às classes inferiores. Para os americanos, o trabalho é o meio e o preço a se pagar para ascender socialmente. Para obter status social e estender sua influência sobre a comunidade, muitos americanos sacrificam seu tempo, sua saúde e suas familias, através da dedicação obssessiva ao trabalho. Esse comportamento não é, de forma alguma, mais certo do que viver no ócio.

Bertrand Russel publicou um excelente ensaio em 1932 onde critica a ética do trabalho e valoriza o ócio na sociedade moderna (muito antes do italiano Domenico De Masi): http://www.zpub.com/notes/idle.html

Calvino era um teólogo do século 16. Será que suas idéias ainda são válidas 500 anos depois?

PS: O melhor que Bill Gates, Larry Page e outros bilionários têm a fazer com seu dinheiro é gasta-lo todinho, torrar mesmo. Dessa forma, estarão aquecendo a economia, dando emprego para outros, etc. Poupar ou investir é muito pernicioso.

W

Mmmmm mais ou menos, depende das prioridades que cada um tem na vida, esses caras sao pessoas ambiciosas que soh pensam em dinheiro 24 horas por dia por isso eles continuam, sempre mais e mais. Ganham tanto dinheiro e trabalham tanto que nao tem nem tempo de gastar e aproveitar o dinheiro que ganhou.

O fundador da empresa que eu trabalho, recentemente vendeu a empresa pra um grupo de investidores europeu, ganhou alguns milhoes de euros e o ultimo email que ele mandou pra gente ele ia construir a casa dos sonhos na praia, enfim, aproveitar a vida. Esse sim eh esperto.

Quem nao precisa trabalhar e mesmo assim trabalha ou eh louco, idiota ou tem um vida tao mediocre e solitaria que precisa passar o tempo no trabalho. :slight_smile:

Voltando ao topico hehehe, com certeza na area de informatica vc tera um retorno financeiro legal, o mais importante de tudo eh o velho cliche fazer o que vc gosta e tem talento pra fazer.
Nos temos uma vantagem em relacao as outras profissoes, nos podemos trabalhar no mundo inteiro (se vc souber ingles claro), entao nao precisamos ficar limitados e trabalhar somente no Brasil, isso eh um ponto forte na area de TI que eu acho. Comecei trabalhando em SP (porque sou paulista), mas hoje trabalho na Suecia e ja me ofereceram oportunidades pra trabalhar em NY e UK tb.

Portanto meu conselho, eh faca o que voce gosta, se dedica a isso que vc vai longe, nao tenha duvidas.

//Daniel

M

Depende em grande parte da capacidade de cada um saber administrar os ganhos obtidos. Sem disciplina e organização fica impossível. :wink:

A

Ou não. Se desenvolver software fosse uma das coisas que você mais gostasse na vida, você pararia de escrever código se virasse bilionário?

Editado: foi mal galera… Eu acho que não consigo pensar como a maioria aqui :frowning:

E

Ou não. Se desenvolver software fosse uma das coisas que você mais gostasse na vida, você pararia de escrever código se virasse bilionário?

Editado: foi mal galera… Eu acho que não consigo pensar como a maioria aqui :(

Não fique triste, a maioria pensa como você.

W

Existe uma diferenca entre desenvolver software porque vc tem que fazer (trabalho) e desenvolver software porque vc tem amor por isso.

Se eu virasse bilionario e gostasse de desenvolver software eu ia, sei la, desenvolver meus projetos open-source por exemplo. Mas ficar em empresa das 8 ate as 17 todos os dias, sem chance. Soh minha opiniao!

M

Como a vida é cheia de incertezas, coloco sempre parte de meu salário na caderneta de poupança, me planejando para o futuro.
Em um ano consigo economizar em torno de R$10.000,00 (que não é nada mal). :wink:

D

Existe uma diferenca entre desenvolver software porque vc tem que fazer (trabalho) e desenvolver software porque vc tem amor por isso.

Se eu virasse bilionario e gostasse de desenvolver software eu ia, sei la, desenvolver meus projetos open-source por exemplo. Mas ficar em empresa das 8 ate as 17 todos os dias, sem chance. Soh minha opiniao!

concordo com você, existe esse padrão de todo mundo falar que ama programar, é muito legal quando você faz pra você, seus projetos ou quando não tem ninguém te obrigando a programar…

eu adoro jogar games, mais não seria interessante fazer isso 8h por dia…tudo que se torna obrigatório não é tão legal

programar pra mim é a mesma sensação que um pintor, escritor,… algum artista deva sentir, não a que um empregado sente no final do mês

imaginem fazer uma pintura e vender pra alguém colocar o nome dele embaixo.

as pessoas só são Ghost Writer, Ghost Programmer, Ghost Artist… por causa do dinheiro

C

pinto:
esmiralha:

É por aí, muito bem colocado.
É folclore esta idéia de que todo norteamericano ou é um empresário de sucesso ou não é nada. Só pra ficar na nossa área, então dezenas de milhares de funcionários da Microsoft, Google, Oracle, etc. não passam de uns losers? Não dá, né?
O que salta aos olhos sempre que se abre uma discussão deste tipo é a falta de tolerância com um pensamento diferente do seu próprio.
Tudo quase sempre desemboca no workaholic X funcionário público, com colocações pejorativas de ambos os lados.
Na MINHA OPINIÃO (não é preciso me apedrejar por isso…), não dá pra dizer “não vivo sem trabalhar”. Se pudesse viveria.
Eu não sou vagabundo, trabalho desde sempre e pago as minhas contas, mas é isso - trabalho por que preciso.
“Não vivo sem” é uma expressão que só consigo usar para coisas realmente importantes, começando sempre pela minha família e passando sempre por conseguir o máximo de tempo possível para conviver com eles.

Edit: Eu mesmo me peguei sendo intolerante e mudei uma frase…

Sei lá, cada um, cada um. Eu sou um dos que não podem se dar ao luxo de não trabalhar, mas se pudesse o faria. Ia ficar só tocando guitarra, jogando bola, namorando, lendo, viajando. Ou seja, GASTANDO. Mas pra isso tem que ter grana, não é? O que nos leva ao tal do trabalho.

Já que sou obrigado a trabalhar (e gosto de fazê-lo), então que seja fazendo algo que me acrescente algo além de um salário ao final de cada mês. Como eu falei antes, cada um, cada um e, nesses 7 anos de serviço “estável” de servidor, descobri que não nasci pra essa vida. Tá certo que não recebo igual fiscal da RF, então não posso falar categoricamente que largaria tudo pra ir atrás de estágio, vai do perfil da pessoa.

Quando digo que “não nasci pra essa vida”, me refiro ao seguinte:

• nessa vida “garantida”, por melhor que tu trabalhe, mais que tu produza, tu vai estar sempre ali, no mesmo lugar. O teu chefe vai te dar mais trabalho porque o teu colega do lado é incompetente/folgado e não vai dar conta e, no dia do pagamento, todos receberão o mesmo salário. Se bobear o teu colega vagal ainda ganha uma promoção por merecimento, coisa que já vi acontecer ahaha é cômico.

• quando tu é bom no que faz e teus colegas de função não o são, a tendência é tornar-se escravo do próprio trabalho. É um parto pleitear uma transferência ou almejar outra função.

• o funcionário que rende pouco tem uma chance muito maior de conseguir aquela folga na véspera do feriado, pois o bom funcionário se torna refém do trabalho enquanto o vagal é recompensado. Até férias fica mais difícil tirar lol

• no dia da pauleira, tu é realocado para o local crítico ao passo que o mau funcionário fica de “folga”. Quando a tempestade passa, tu volta pro teu lugar - essa aconteceu comigo dia desses.

• essa me aconteceu tb: tu vira termômetro de qualidade funcional, te colocam no lugar do colega temporariamente pra ver se ele realmente precisa gastar todas aquelas horas que ele diz serem necessárias. Usa-se pela adm. pra questionar horas extras, mas fica só no questionamento mesmo lol

• POLÍTICA! (não precisa dizer mais nada).

• ápice do conhecimento = Severino.

Enfim, poderia me estender mais, mas apareceu serviço por aqui ahahah

to be continued

A

windsofhell:
O fundador da empresa que eu trabalho, recentemente vendeu a empresa pra um grupo de investidores europeu, ganhou alguns milhoes de euros e o ultimo email que ele mandou pra gente ele ia construir a casa dos sonhos na praia, enfim, aproveitar a vida. Esse sim eh esperto.

Opa… era aqui que eu queria que chegássemos…

O fundador, ou seja, o cara que suou, que teve uma idéia, que conquistou clientes, que ralou pra KCTi, não o empregado, que guardou dinheiro na Poupança ou embaixo do colchão, se cagou pra passar num concurso público pra ter “estabilidade”…

Acho que não entenderam o que eu quis dizer, nem o que o Marcos quis dizer… Eu estou falando de pessoas que se acomodam na busca pela “estabilidade” e esses nunca venderão suas empresas para terem sua casa na praia, e nunca dedicarão o seu tempo ao Hobby de Programação… a Programação sempre será o meio de ganhar o dinheirinho suado no final do mês, sempre será uma ferramenta em busca da “estabilidade”. Isso é questão de mentalidade, não há certo ou errado, não há porque brigar, concordar ou discordar, ou você é investidor, ou é gastador, ou é guardador, ou é social. Finish, isso é como cada um escolhe viver, eu só acho que devemos conhecer as opções que temos pela frente. Nosso amigo criador do tópico está preocupado com a “estabilidade” dentro da TI, na Programação JAVA, sei não, mas acho que a grana que ganhamos final do mês podem ser investidas pra gerar mais dinheiro (isso é o que eu to fazendo) e que uma caderneta de Poupança não te rende o mesmo valor.

Temos um amigo que tem poupança, que já nos declarou aqui, tudo bem, já tem uma grana boa, que ele guardou pra ele, ou seja, consegue se manter desempregado um tempo, caso ocorra um imprevisto. Eu já não faria isso…

Espero que agora tenha ficado claro… E gostaria de fontes da teoria do Esmiralha, que se os Bilionários gastassem toda sua grana, melhoraríamos o mercado… sério… gostaria de entender o esquema e a teoria a fundo… Ainda tô tapado no sentido na frase… heuehueheue

Abs []

W

adriano_si:
windsofhell:

Opa… era aqui que eu queria que chegássemos…

O fundador, ou seja, o cara que suou, que teve uma idéia, que conquistou clientes, que ralou pra KCTi, não o empregado, que guardou dinheiro na Poupança ou embaixo do colchão, se cagou pra passar num concurso público pra ter “estabilidade”…

“nao o empregado”, acho que se uma empresa da certo, eh gracas a todos os envolvidos, desde do dono da empresa ate a tiazinha da limpeza. A unica diferenca pra mim eh que as pessoas “ralam” como vc diz, diferente. Algumas pessoas tem a coragem de investir e embarcar no seu proprio negocio, trabalhando dia e noite esperando que de certo outros sao somente empregados que fazer a roda girar e os projetos se concretizarem.

Eu adoro meu trabalho e adoro desenvolvimento, mas pra mim, dinheiro e trabalho nao sao prioridades, se eu ganhar o suficiente pra pagar o aluguel, botar comida na mesa, comprar uns games de vez em quando ta mais do que otimo. E pessoalmente eu sinto pena de gente que persegue dinheiro e mais dinheiro por toda a vida porque no final das contas, pra que serve?? Nao critico quem eh rico, eu queria ter talento desses caras pra investir na minha propria empresa, ter uma ideia fenomenal igual eles tiveram e ficar milionario, mas eu acho estranho quando pessoas querem sempre mais.

E o que eu quis dizer eh que tem coisas mais importantes do que trabalho e que se eu chegasse num ponto igual ao desses caras eu ia direcionar a minha vida em outra direcao, nao ia investir em mais maquinas de fazer mais e mais dinheiro. Nao quis ofender ninguem. :slight_smile:

//Daniel

E

Quando o bilionário gasta sua grana (que seja em birita, jogatina e festas), por exemplo, ele está dando emprego direto e fazendo a felicidade de muitos.

Quando ele mantém a grana parada, está tirando oportunidades de todo mundo. Um crime. Quando ele investe, é um pouco mais complicado, mas muitas vezes ele está emprestando dinheiro ao governo que usa grande parte desse dinheiro para reparar danos de guerras passadas ou se preparar para guerras futuras. Quando ele investe em empresas e elas se dão mal (e a maior parte se dá mal), ele financiou o fracasso e o desperdício de esforço.

É obvio que estou exagerando e sendo um pouco irônico. mas é óbvio também que 1% da população deter 50% da riqueza e outros 80% da população possuírem apenas 7% da riqueza é uma desigualdade que remonta à época dos czares.

E essa, meu caro, é a realidade do maior país capitalista do mundo.

Mas leia o ensaio do Bertrand Russel. Vale a pena…

A

Opa Daniel… perfeita colocação cara, é aqui que temos que chegar… cada um é cada um… Por isso disse anteriormente, é uma questão muito pessoal…

Graças a Deus eu consigo também pensar em dinheiro sem me matar por mais e ainda assim usá-lo…

Por exemplo, investi uma grana que já me deu um retorno de quase 22% de lucro em 4 meses… essa grana eu arrisquei e ganhei, vou vender ainda hoje porque até final do ano pretendo ir ao Caribe (Se alguém tiver uma sugestão de alguma região do caribe, ainda to no escuro, não pesquisei nada)… Se essa grana estivesse em uma poupança ia me ferrar todinho e não conseguiria essa viagem tão rápido, porque os 22% vão me garantir o extra da viagem, heueheuehue…

Também não penso que a vida é só dinheiro, senão teria feito economia… Penso que o equilíbrio é a alma de tudo… Lá atrás no tópico você vê minha citação quanto ao uso de um prêmio de mega-sena ficar rendendo em uma poupança como garantia de estabilidade… Não é, diga o que quiser, mas não é… quem tem certeza de como será o mundo daqui uns 30 - 40 anos pra frente ??? Saber se adaptar as mudanças (principalmente as econômicas) é fundamental…

Ainda bem que nossa área proporciona um pouco dessa mentalidade…

Esmiralha, vou procurar sua indicação de leitura, valew…

Abs []

M

Só uma observação pra eu não ser (mais) mal interpretado.

Trabalhar muito <> fazer hora extra.

Você pode ter um ritmo forte de trabalho que não te estresse e que não te ocupe o tempo que teria pra se dedicar ao lazer.

J

Por qual motivo estudar mais para trabalhar mais e em cargos melhores? Apenas trabalhar p/ ganhar e consumir, uma roda de rato…

Eu não sou um nerd que joga uma sexta feira no lixo estudando em cima de livros ou na frente do pc.

Eu trabalho p/ pegar mulher… se fosse possivel nao trabalhar e ter as melhores eu nao trabalharia…

Ganhar os 68mi da mega-sena era a solução… rs

M

Pela sua foto no avatar, e pela sua linha de raciocínio, acredito que seja a única solução pra você :lol: :lol: :lol:

huahuahua

A

Sobre a pergunta original do tópico:

Tem aquele ditado sobre a grama do vizinho ser sempre mais verde. Acho a grama do meu quintal verde o suficiente.

Acho a área de TI bem confortável. Não ganho rios de dinheiro, mas ganho o bastante pra manter um bom padrão de vida (sem ser nenhum mega profissional na área).
Há tanta demanda que qualquer idiota, que já esteja no mercado, consegue emprego. Portanto estabilidade não é algo que me preocupa (recebo uns 20 e-mails de vagas por mês e apenas uns 3 de amigos procurando emprego por ano).

Não é simples nem banal, mas sendo um ótimo profissional ou tendo um ótimo senso de oportunidade (aquela famosa idéia), você pode ficar rico do dia pra noite.
Sendo um bom profissional e muito esforçado, pode abrir sua pequena consultoria e ter um bom padrão de vida também.

Portanto, se gostar de TI (fundamental pra aguentar o tranco), é uma ótima área para se trabalhar.

Sobre o outro assunto que está sendo discutido:

Acho que precisamos aprender a respeitar e aceitar as prioridades de cada um.

L

vc é responsavel por construir sua propria historia.

Tudo depende dos seus sonhos, o que vc quer ser qdo crescer? nesse caso em TI, eng. de sot, gerente de projeto, entao vá em busca daquilo q ti dar prazer e felicidade em fazer, o dinheiro ele vai correr atras de vc, por incrivel que pareça.Concordo qdo disse que temos que investir muito para ganhar um valor X enquanto outras areas iniciamente nao investe 1/3 e ganha mais ou equivalente, mas nao podemos comparar as areas, enfim cada um na sua e pronto. n dar pra comparar nos com um medico, cada um com sua linha e seu valor. Mas, acho que ser aquele medico q so fica la fazendo consulta, o dia todo e nada dinamico, pesquisa, etc. é como o cara que fica a vida toda so atendendo chamado no suporte. Um saco nao? E para um medico sair da rotina, terá que se especializar e coçar o bolso e dai ganhar bem de verdade.

A

Sinceramente…

Prefiro não comentar… :roll:

M

Saber dterminar o foco de sua carreira é muito importante, bem como saber onde está pisando, analisar o terreno e a situação.
O retorno financeiro vai depender de seu comprometimento e desempenho. :wink:

M

Marcio_Nogueira:
Saber dterminar o foco de sua carreira é muito importante, bem como saber onde está pisando, analisar o terreno e a situação.

Pois é, uma coisa que vejo é que se o bom conhecimento técnico te garante o emprego, são as características não técnicas que te garantem um bom salário.

L

marcosalex:
Marcio_Nogueira:

Pois é, uma coisa que vejo é que se o bom conhecimento técnico te garante o emprego, são as características não técnicas que te garantem um bom salário.

e essas habilidades nao tecnicas nao é tao facil de adquirir como muitos pensam, mas vc falou uma coisa importante.

L

jjose:
Por qual motivo estudar mais para trabalhar mais e em cargos melhores? Apenas trabalhar p/ ganhar e consumir, uma roda de rato…

Eu não sou um nerd que joga uma sexta feira no lixo estudando em cima de livros ou na frente do pc.

Eu trabalho p/ pegar mulher… se fosse possivel nao trabalhar e ter as melhores eu nao trabalharia…

Talvez por isso que, só pelo que dá pra perceber nos seus posts, você seja um cara bem frustrado com a área e não parece que vai sair desse poço tão cedo, além de ser naturalmente arrogante.

Mas enfim, cada um é cada um. Donos da verdade existem aos montes, mas provavelmente se eu seguisse esses teus conselhos já teria me matado.

Como já dizia Soren Kierkergaard: A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.

Abraço e boa sorte na megasena

A

jjose:

Desculpe mas não entendo como o senhor que já é um Virtual Machine Main aqui no fórum pensa desse jeito, revoltado com a sua área

pelo que vi faz tempo que vc trabalha com isso então nao acha que pelo menos deveria gostar?

Se vocẽ ainda está na área, é pq eh o sufuciente para o senhor

abrass

J

Pela sua foto no avatar, e pela sua linha de raciocínio, acredito que seja a única solução pra você :lol: :lol: :lol:

huahuahua

Eu jah aceitei essa realidade e acho que vc deve aceitar tb… hehehe

Aqui em SP qualquer um ganha 2000,00 mas, a cidade suga tudo… O salario de um pedreiro é em media 2500,00 e de um pleno java 3500,00.

Operador de guindaste ganha 6000,00.

Tudo no CLT

T

Olá para todos, esse é meu primeiro post, estou iniciando em Java e esse é o primeiro fórum do qual participo sobre o assunto mas creio que esse jjose tem um pensamento extremamente estranho, não só sobre a profissão mas sobre a vida, heheh.

De qualquer forma, voltando ao assunto, tenho um primo que esta terminando Engenharia Civil pela UFPR e já está pensando em uma especialização na área de programação, ele já ganha dinheiro com programação tendo feito apenas um curso básico de Pascal e depois aprendendo linguagens para web por conta própria, ele se esforçou um bocado, hoje é um excelente programador, apesar de não ser formado na área, só prestando serviços informalmente ele ja tira aí uns R$ 6000,00 por mês.

Pelo que sei, bons programadores ganham muito bem no mercado e são difíceis de encontrar, tenho vários contatos experientes na área que dizem que o mercado precisa muito de profissionais bons e que estes são supervalorizados nas empresas, agora, se você não leva jeito, não gosta de estudar, se aperfeiçoar, pensar… pode até não desistir de programação, mas desista de ganhar bem com isso.

R

huahuahua

Aqui em SP qualquer um ganha 2000,00 mas, a cidade suga tudo… O salario de um pedreiro é em media 2500,00 e de um pleno java 3500,00.

Tudo no CLT

va se operador de guindaste

A

huahuahua

Tudo no CLT

va se operador de guindaste

Calma lá galera… é o ponto de vista dele que serve para muitos aqui no fórum e talvez até conheçamos outros que se adequariam ao que jjose teclou…

Eu mesmo um dia pensei assim… e tem mais, a diferença entre saber o que tem que ser feito e o fazer de fato é totalmente diferente… Tem muita gente que já sabe, mas daí a mudar a postura com coragem, é outra coisa…

Abs[]

T

Sei que se auto-citar é meio estranho mas sobre essa parte em específico alguém concorda, discorda ou tem algo a acrescentar?

A

Sei que se auto-citar é meio estranho mas sobre essa parte em específico alguém concorda, discorda ou tem algo a acrescentar?
Na maioria das profissões é assim.

T

…verdade, Andre Brito.

Mas, apesar de óbvio, acho que é um ponto em que esse tópico deve prestar atenção, em qualquer profissão você pode ser medíocre, então reclamar do que ganha, se considerando um profissional da área, é relativo, antes disso deve ser questionado o nível de profissional que você é.

[edit]

E como foi dito em posts anteriores, depende de como você quer levar sua vida ou que objetivos pretende alcançar. Pra trabalhar pouco e ganhar muito, primeiro você deve conseguir um negócio próprio ou muito reconhecimento e valorização, para isso é inevitável o suor, esforço extremo, dedicação, enfim… o caminho das pedras.

Criado 22 de dezembro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2011
Respostas 76
Participantes 34