Sistema de Informações ou Ciência da Computação

18 respostas
H

Eu estudo a programação a 1,5 e vou começar minha faculdade logo mas estou em uma duvida, e acredito que muitos tiveram ou também tem antes de começar a faculdade de TI, que seria escolhe ou Ciência ou Sistema acredito que os 2 cursos são bem abrangentes no que corresponde software e banco de dados, então minha duvida é : Quero ser Analista de Sistemas ou Analista Java e futuramente fazer uma pós para poder ser Gerente de Projetos. Qual dos dois cursos tem foco maior ao mercado de trabalho ?

18 Respostas

D

E ai cara, olha eu faço Bacharelado e Análise de Sistemas na Faculdade de Computação da UFMS, ambos os cursos são bons.

Acho que mais importante que escolher um curso ou outro é escolher uma boa universidade se possível uma federal, que com esse SISU (ENEM) ficou fácil de entrar.

Mas de maneira geral, os cursos tem muitas disciplinas em comum, a diferença é que o de SI tem mais disciplinas voltadas para o mercado de trabalho em TI, tem algumas disciplinas de Administração, muitas disciplinas na áreas de Engenharia de Software, qualidade de Software entre muitas outras, já o de CC tem mais disciplinas teóricas, cálculo, VGA, Álgebra, o curso de CC pode ser preferível para pessoas que queiram seguir vida acadêmica, dar aulas, projetos de pesquisa, mas aqui onde estudo há professores que formaram em Análise de Sistemas e fizeram seus Mestrados em Universidades de referência no Brasil como a USP, Unicamp. Além disso a grade das disciplinas pode variar de universidade, geralmente em universidades particulares eles focam totalmente no mercado de trabalho, independente de qual curso seja, o que pode ser bom a curto prazo, já universidades como as federais passam uma boa base teórica, científica em ambos cursos, o que será muito importante ao longo de sua carreira independente da tecnologia que estará usando.

E disciplinas de programação, lógica, teoria da computação, complexidade de algoritmos, banco de dados, entre outras disciplinas fundamentais da área você ira encontrar em ambos cursos.

Segue os link da grade curricular de Ambos cursos.

Análise de Sistemas:http://facom.ufms.br/index.php?section=item.course&course=analise&fatherId=57&itemId=73

Ciência da Computação:http://facom.ufms.br/index.php?section=item.course&course=computacao&fatherId=0&itemId=60

P

como o amigo acima disse, pode variar de faculdade para faculdade, se vc não quer dar aula ou faça sistemas ou ainda pode procurar sobre engenharia da computação.

C
J

Engenharia da camputação é a mesmíssima coisa da ciência da computação. O curso só mudou de nome.

H

então a grade curricular de Sistemas na faculdade que eu quero fazer é essa.

COMPUTAÇÃO ELEMENTAR

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

MATEMÁTICA DISCRETA

METODOLOGIA

INGLÊS INSTRUMENTAL

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ESTRUTURA DE DADOS

LÓGICA MATEMÁTICA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INGLÊS ISTRUMENTAL

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

SISTEMAS OPERACIONAIS

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I

BANCO DE DADOS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E ÉTICA

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II

BANCO DE DADOS II

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

ENGENHARIA DE SOFTWARE II

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

ENGENHARIA DE SOFTWARE III

ECONOMIA EMPRESARIAL

DIREITO E LEGISLAÇÃO

SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO

FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS

AUDITORIA E SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FINANÇAS

GESTÃO DE PROJETOS

BUSINESS INTELLIGENCE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TCC(TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) I

QUALIDADE SOFTWARE

E-MARKETING

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

TÓPICOS AVANÇADOS

GESTÃO DE TI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I I

TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)II

P

Engenharia da camputação é a mesmíssima coisa da ciência da computação. O curso só mudou de nome.

pode ate ser a mesma coisa porém o titulo é diferente, e na minha opinião é melhor a de engenheiro

J

pode ate ser a mesma coisa porém o titulo é diferente, e na minha opinião é melhor a de engenheiro

No mercado você não verá nenhuma diferença já que a base salarial é a mesma, o campo de trabalho é o mesmo. Não faz diferença estudar engenharia da computação ou ciência da computação.
No final você vai concorrer com bacharéis que terão o mesmo nível de conhecimento que o seu ou até maior.

O que vai te fazer um bom profissional(e consequentemente ganhar dinheiro com isso) não é um título de “engenheiro”. Conheço dezenas de pessoas frustadas com isso.

Dá uma pesquisada.

W

Se o seu desejo for se tornar um programador (ou seguir qualquer outra carreira de TI), ciência da computação.
Se o seu desejo for se tornar um analista, sistemas de informação.

J

wellington_r:
Se o seu desejo for se tornar um programador (ou seguir qualquer outra carreira de TI), ciência da computação.

Isso é mentira. Um monte de marketing para atrair alunos porque universidade quer ganhar dinheiro. Você precisa analisar a estrutura do curso para saber o que cabe no seu objetivo profissional á frente. Não escolha apenas pelo “nome”. É cometer um erro sério fazer isso.

D

na puc campinas o curso é bem diferente…

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/engenharia-de-computacao/matriz-curricular/

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/sistemas-de-informacao/matriz-curricular/

S

Cara eu faria ciência pela base teórica que você consegue, não que sistemas seja ruim, alias eu faço sistemas por não estudar em uma federal e como estudo em particular tenho que trabalhar para ajudar a pagar a faculdade e ciência geralmente é período integral :cry: .

A grade de sistemas dessa faculdade ai ta legal, aqui onde eu moro já vi curso de sistemas com a grade de análise e desenvolvimento e algumas matérias pra encher linguiça e cumprir a carga de bacharel, algumas matérias como ética, antropologia da religião e por ai vai, no final das contas pra galera que vai ser programador/analista de sistemas os dois cursos dão a base para exercer a profissão mas ainda assim gosto mais da base que se consegue com o curso de CC. Abraço e boa sorte na escolha !

Ps.: Conheço infinitos casos da galera que faz CC mas quando começa a pegar cálculo acaba mudando pra sistemas, só a título de curiosidade :lol:

W

juliocbq:
wellington_r:

Isso é mentira. Um monte de marketing para atrair alunos porque universidade quer ganhar dinheiro. Você precisa analisar a estrutura do curso para saber o que cabe no seu objetivo profissional á frente. Não escolha apenas pelo “nome”. É cometer um erro sério fazer isso.

Não digo isso pelo nome, mas sim pela grade de cada curso.
Ciência da computação tem mais disciplinas relevantes para quem quer um trabalho mais técnico, enquanto sistemas de informação tem disciplinas que são mais relevantes para quem quer trabalhar com análise/gerência de projetos.

J

na puc campinas o curso é bem diferente…

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/engenharia-de-computacao/matriz-curricular/

http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/sistemas-de-informacao/matriz-curricular/

Você está comparando Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Aí é diferente mesmo. O que eu disse é que ciência da computação é a mesma coisa da engenharia da computação.

Em algumas instituições engenharia vê mais elétrica que ciência da computação. Mas é difícil achar uma grade assim.

Aqui ciência da computação na unicamp:
http://www.ic.unicamp.br/graduacao/programa-das-disciplinas-vigentes

Sim, tudo depende da instituição de ensino. Por exemplo no mit o aluno de ciência da computação pode se formar já mestrado em engenharia
http://mit.universia.com.br/index.jsp?codcategoria=3

J

wellington_r:
juliocbq:
wellington_r:

Não digo isso pelo nome, mas sim pela grade de cada curso.
Ciência da computação tem mais disciplinas relevantes para quem quer um trabalho mais técnico, enquanto sistemas de informação tem disciplinas que são mais relevantes para quem quer trabalhar com análise/gerência de projetos.

Não funciona assim, olha a grade de ciência da computação da unicamp. Ela abrange tudo isso mais a parte de engenharia e ciência da computação como compiladores, inteligência artificial, física, matemática etc…
http://www.ic.unicamp.br/graduacao/programa-das-disciplinas-vigentes

Conheço algumas instituições em que cursos de ciência da computação foram transformados em sistemas de informação pelo mec por causa da grade curricular que não condizia com o nome do curso.

Tudo depende da universidade que você vai estudar, e por isso precisa tomar cuidado na hora de escolher. Por exemplo, se seu foco é sistemas você pode pegar um curso de sistemas com mais enfoque em matemática e perder o que queria. No nosso país tudo é adaptado de acordo com o que gera mais dinheiro.

Por isso cuidado com nomes de cursos. Analise a grade disciplinar primeiro.

D

A grade do curso que você colocou até que é bacana.
Mas só pela grade é difícil determinar o nível do curso, por exemplo eles colocam que o curso tem estruturas de dados mas ai você vai ver a disciplina só ensina estruturas de dados básicas, no meu curso de Bacharelado em Análise de Sistemas, Algoritmos e Programação I, desde o básico (condicionais, repetição, vetor, matriz, struct, funções, um pouco de ponteiros), em Algoritmos e Programação II (Recursão, Introdução a Complexide de Algoritmos, Lista, pilha, fila, Heap, Hash, Algoritmos de Ordenação (QuickSort, InsertionSort, MergeSort, etc), Busca Binaria), e em Estrutura de Dados (Árvore Binária de Busca, AVL, Rubro-Negra, Árvore-B, PATRICIA, Digital, Huffman, Compactação de dados (KMP), isso no 1º, 2º, 3º semestre respectivamente, então seria interessante descobrir o conteúdo que será abordado nas disciplinas.

A

Quando alguém me pergunta algo do tipo: Qual fazer Ciências da Computação ou Sistemas de Informação?

Minha resposta é objetiva, se vc curti muito, mas muito mesmo, matemática, então faça Ciências, agora se vc gosta de matemática, mas nada avançado, pois tem perfil talvez mais humanas, então vá de Sistemas (meu caso).

Abs,

R

Se você quer ter um perfil de gestor.
Faça Sistema de Informações , se quiser ter um perfil mais técnico e com conhecimento aprofundado faça Ciência da Computação ou Engenharia.
(Se deus quiser e dependendo do seu empenho você vira um maluco e ganha bastante dinheiro).

Isso dependendo da Faculdade FIAP o curso de Sistema foca programação , FIT foca gestão.

Mas se não passou em uma usp ou federal , faça PUC ou FEI, vc se mata no primeiro ano para pagar
mas a aceitação de mercado logo no primeiro ano ou segundo é extremamente grande.
Normalmente a taxa de multinacionais saindo no tapa para te contratar é grande).

Se quer apenas o diploma faça a mais barata só para ter o canudo e depois faça uma boa pós ou MBA, invista em inglês
e em cursos de especialização.

H

Então no começo pensei em tecnólogo porém conheci algumas pessoas que me falaram que pro mercado na faz diferença que ia ter a mesma aceitação, mas depois fui vendo que não que tinha empresa que só aceitava bacharelado, outros me diziam que era só provar que sabe, mas credito que a “base” matemática no curso de Ciência da Computação ajuda na resolução de problemas lógicos, já em Sistema você tem matérias mais focadas em humanas que envolvem interpretar o cliente e criar um sistema de informações de uma empresa e tal, mas estudando bem a grade curricular das Faculdades aonde eu moro reparo que diferença é matemática e redes no Curso de CC aqui tem umas 6 a 7 matérias de redes já SI tem mais programação.

Criado 30 de janeiro de 2013
Ultima resposta 30 de jan. de 2013
Respostas 18
Participantes 10