Criei este tópico para relembrar os termos de programação antigos, aqui na faculdade tem bastante. Alguns deles:
Cowboy ou Bistequeiro - Quem usa muitas gambiarras.
Salsichão - Código de uma classe em C++ ( no DevC++ ), que não possui interface separada da implementação.
Escovar bit - Preocupar-se muito com questões de baixo nível, querer implementar tudo na mão, quando já tem pronto.
Eu uso muito dejavu, quando duplicam códigos, regras de negócio, ifs… ai a VM passa por lá e fala, ué, já vi isso antes rsrs
S
Schuenemann
Luiz Aguiar:
Eu uso muito dejavu, quando duplicam códigos, regras de negócio, ifs… ai a VM passa por lá e fala, ué, já vi isso antes rsrs
:D
Reuso por Ctrl+C/Ctrl+V ou Reuso por Copy/Paste (RCP).
W
wmitsuda
Uma forma de reconhecer que o programador é das antigas é ver se ele usa o termo “abendou” ou “deu abend” p/ se referir a crashes no sistema.
L
Luca
Olá
Abend para quem não sabe é abreviação “abnormal end” que é a mensagem que os mainframes davam quando travavam
Outras gírias antigas:
bacalhau = gíria carioca designando um scriptzinho para resolver um probleminha isolado (geralmente era feito em JCL)
gambiarra = era a mesma coisa que bacalhau só que em SP, hoje o sentido ampliou
pau = coisa injusta que acontece só por perseguição do computador
[]s
Luca
W
windsofhell
Quando algum aparelho eletronico nao funciona :
“Eu acho que eh Osmar”
Osmar = Os mar contato! ( mal contato)
//Daniel
W
windsofhell
Quando algum codigo funciona alguem pergunta “E ae? Funfou?” resposta : “Sim! Ta funfando”
//Daniel
R
renatocustodio
windsofhell:
Quando algum aparelho eletronico nao funciona :
“Eu acho que eh Osmar”
Osmar = Os mar contato! ( mal contato)
//Daniel
haahhahahaha
H
haamilton
Gambito = uma outra forma de se falar gambiarra
M
marcosalex
"
P
pyro
Quando alguém é o rei da gambiarra no software ou quando a CPU do cara é cheio de emenda com fita isolante a gente aqui chama de McGuiver (será que escrevi certo?).
EDIT - O nome é McGyver (mas isso eles não ensinam nas aulas de inglês do colégio, está perdoado)
A
andrerios
Quem nunca pediu pro usuario: Vc pode PRINTAR (tirar um screenshot) a tela e me mandar pra eu ver o erro? hahahaha
T
thingol
Coisas que estão obviamente erradas em português, mas se ouvem muito:
INPUTAR (o verbo “imputar” em português é jurídico - imputar a culpa…). Exemplo: “Ele ainda não inputou os dados na planilha”
SORTEAR (para expressar “ordenar”). Exemplo: “Os dados já vêm sorteados da base?”
Uma coisa que ainda não me acostumei é usar a palavra “pasta” em vez de “diretório”. Às vezes, quando vou falar com um estagiário sobre “listar um diretório” ou “qual é o diretório corrente”, ele me faz uma cara de interrogação que só se desfaz quando eu falo “pasta”.
G
gzofera
hauhauhauhau
P
pyro
pyro:
Quando alguém é o rei da gambiarra no software ou quando a CPU do cara é cheio de emenda com fita isolante a gente aqui chama de McGuiver (será que escrevi certo?).
EDIT - O nome é McGyver (mas isso eles não ensinam nas aulas de inglês do colégio, está perdoado)
Se tem alguma coisa que eu odeio mais do que falar pra mim fazer, são os termos técnicos usados pelo pessoal de informática como:
O servidor ta STOPADO.
A máquina ta BOOTANDO.
STARTA o servidor.
Sinceramente…
T
thingol
POG pra mim é novidade. Eu vi isso sendo usado de uns 4 anos para cá.
G
guariba
No COBOL a gente dava muita “guaribada” nos programas que o usuário precisava “para ontem”.
T
thingol
No meu tempo dos laboratórios de Física na faculdade a gente “cozinhava” os dados das experiências para pôr em relatórios.
Você já teve de escrever um relatório qualquer no seu emprego e teve de “cozinhar” alguma coisa?
I
ivo_costa
Um legal que agente usava na UCS era “Megazorde” (aquele dos power rangers), definição para classses gigantescas (1000 linhas pra cima) que faziam tudo no main ou o main chamava um método que executa todo o programa.
W
wmitsuda
Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.
Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.
V
victorwss
Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.
Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.
Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.
M
maurenginaldo
marcosalex:
Em um lugar que trabalhei falavam “marreta”.
Ahahahaha, código “marreta” = é aquele código ou função que foi feita para marretar (forçar) uma solução de um problema, e quase sempre de uma forma não muito legal, com muita “gambiarra”.
Tem outro termo do pessoal do tempo dbf e access usam = “vincular”, ehehehe, vincula isso, vincula aquilo…
M
marcosalex
"
D
dudaskank
Onde trabalhei o pessoal falava “está chumbado no código tal coisa”… por exemplo quando ao invés de pegar de um arquivo externo ou página de configuração, o valor de uma variável era atribuído diretamente no código (já ia falar “setado” rsrsrs), tipo assim:
Como atualmente eu trabalho com muita gente de alta plataforma, eu acabei pegando essa gíria também e ela é usada inclusive em expressões que não tem nada a ver com informática tipo “Fulano abendou o futebol hoje”.
J
jmoreira
Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.
E Folder é o nome utilizado nos computadores da Apple (Macintosh). Considerando que, o Windows foi “inspirado” nos MacOS…
Já o ouvi também o termo PEDREIRO= aquele cara que chumba tudo no código, incluso o tamanho de um loop dinâmico.
E
el_loko
Essa foi boa :lol:
B
Bruno_Laturner
Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.
Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.
A
Andre_Fonseca
Bruno Laturner:
Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.
Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.
Aqui criamos um neologismo, um Portlet usando metodologia POG
chamamos ele de POGLET …
V
vhuzalo
Putz!
Da série termos aportuguezados, já ouvi gente grande falando em “deleção”, achei uma bosta isso…
Dos termos antigos, tinha:
PANGARÉ - Usuário burro, mas burro mesmo. Ou profissional da informática que sabe pouco e fala muito.
GOIABINHA - Máquina que só dá problema (eu ia escrever “só dá pau” hhehehe)
GÂMBIA - Gambiarra, mania de gaúcho de diminuir as palavras.
Ainda temos os duplos sentidos:
“Fazer programa”
“Bah meu pc tá dando uns pau gozado!”
E
Eduardo_Bregaida
Opa aqui usamos POGamador (todos sabem oq significa rs)
Jesus = códigos mestre que fazem de tudo
Classe Sistema = uma classe que praticamente comporta de mochileiros das galáxias até um mero bean e trata tudo, DAO, constantes… tudo…
Eternity Exception = quando vem akelas msgs de “Erro Inesperado”
Entidade do Mal = quando um método recebe Object
E o famoso black cat in dark room.
Usamos esses termos aqui :lol:
[EDIT] Deploy = qdo o programador vai pro banheiro.
Inferno = máquina do Banco de Dados
Yoda = meu ninguém entende o código mas funciona
M$ Project Lider = o gerentinho (ou quem tenta ser um) que nao sai do M$ project pra nda só pra ter pergunta qto tempo falta
APN = Analista de Porra nenhuma
[/EDIT]
Esses do Edit eu usava mto nas outras empresas e mta gente usa até hj :lol:
B
Bruno_Laturner
Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:
Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.
Tenho uma própria:
Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.
E
Eduardo_Bregaida
Bruno Laturner:
Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:
Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.
Tenho uma própria:
Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.
empresas 3 letrinhas é default.
default tbm é default em termos usados huahuahuahua :lol:
M
mfb
Esse é das antigas:
Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)
:lol:
L
Luca
Olá
mfb:
Esse é das antigas:
Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)
Soltar do barranco
Compilar e executar o programa para ver o que acontece… variação do tema de cima.
E o pior, já fizeram o “reindex” hoje…
Escovador de bits, na minha época não era o caso dos reinventadores da roda (quem não conhecia as APIs)… era o pessoal que programa em linguagens como o C, usando normalmente as bibliotecas padrão.
Aqui, ainda temos os BIOS - Bicho ignorante operando o sistema. Aplicado aos usuários que não sabem operar as aplicações.
fw
D
Dieval_Guizelini
Lembrei de mais uma…
“ele foi formado ou utiliza a técnica mgm”.
mgm = manager by magazine