Olá
fguazzel:
Quase discordo.
Acho que mais importante do que o momento do teste é tê-los automatizados.
Testes automatizados ajudam muito mais, principalmente se considerarmos TODO o ciclo de vida do software.
Automatize e teste continuamente seu software.
Discorda de quem? De mim que sou adepto de tudo automatizado desde o primeiro teste de aceitação que segundo o GOOS é a primeira coisa a ser escrita no software desde a estória do usuário até o deploy em produção tal como recomenda o livro Continuous Delivery? Ou discorda da necessidade de alguém certificar-se em testes?
Eu discordo da necessidade de existir “Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste” como personagens separados. Ou será que precisa ter um cargo de nome pomposo como “engenheiro de testes” para interpretar os resultados da integração contínua?
Uma coisa muito importante em um ambiente de desenvolvimento que tem a ver com o modo como será feita o tal deployment em produção com apenas um clique é como se usa o sistema gerenciador de controle de versões. Tudo deve ficar nele, inclusive os scripts dos bancos de dados e scripts de deployment nos diversos ambientes (desenvolvimento, “homologação” e produção).
Hoje em são tantas as coisas necessárias para se aprender a desenvolver software confiável de qualidade (que realmente atenda às necessidades do cliente) dentro do prazo que não imagino como ainda sobra tempo para alguém tentar se certificar em uma coisa que deve ser o modo natural de fazer as coisas. Para mim seria igual a me certificar de que como arroz com feijão. E sem precisar de um engenheiro para determinar como segurar o talher e muito menos um gerente para conferir.
[]s
Luca