Eu acho que a melhor forma eh estudar, pelo simples motivo que pra vc comecar a formar frases em ingles vc primeiro tem que saber como funciona a estrutura da lingua, gramatica, tempos verbais e etc.
Todo mundo tem essa ansiedade de “ah eu ja queria sair falando” nao tem magica, tem que estudar e demora um tempo dependendo da pessoa.
Uma coisa que na minha opiniao eh super importante eh vocabulario, pra isso eu acho que o legal seria comecar a ler livros, textos em ingles e sempre que vc nao entender uma palavra vai no dicionario e procura. Eu aprendi muitas palavras assim.
Portanto eu acho que pra aprender legal, continue na escola pelo menos ate vc sentir que ja aprendeu gramatica o suficiente, procurar ler bastante em ingles, traduzir musicas tb ajuda, assista programas em ingles e presta atencao no que eles estao falando e na legenda e tenta conectar isso (eu to fiz isso pra aprender Sueco). Tenta fazer contato com alguem de fora do pais, troca mensagens ou ate mesmo tenta conversar pelo skype por exemplo.Quando vc ja tiver uma base legal, pra dar uma andiantada (e se vc tiver grana pra fazer isso) tem um monte de escolas de ingles no exterior com cursos intensivos de 1 mes, tenho um amigo que fez isso duas vezes e foi bem proveitoso.
Estudar com um professor particular poder ser legal porque vc tem 100% da atencao, mas o problema eh que vc fica “treinado” pra ouvir somente aquela pessoa falando ingles, ai vc vai falar com alguem que tem um sotaque diferente vai ter problemas. Acho muito mais legal estudar com um grupo.
//Daniel