Está disponível a nova versão da distribuição linux mais usada no mundo, o ubuntu.
A próxima versão do Ubuntu será a 12.04, codinome ?Precise Pangolin?, que está programada para o mês de Abril do próximo ano.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/10/13/ubuntu-11-10-201coneiric-ocelot201d-ja-esta-disponivel-para-download/
Download: http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/
Ubuntu 11.10 ?Oneiric Ocelot? já está disponível
41 Respostas
Site do ubuntu atualizado também: http://www.ubuntu.com
Vamos ver como está esta versão… no último tive que voltar a usar windows para desenvolver por motivo de incompatibilidades :? … vamos ver ser resolve nesta versão.
Muito bom.
Experimentei o beta, mas as versões alfa e beta da Canonical são bem mais instáveis que as betas da Mandriva e Suse.
Achei muito instável…sempre fui usuário Linux, mas está ficando difícil. O dilema é Estabilidade x Atualização
Esse Gnome 3 está muito cru. As vezes falta recursos…bugzinhos chatos…e nem pensem em personalizar. E assim, eu ando sem tempo para ficar arrumando dependencias de pacotes. (Como algumas tarefas se tornam difíceis em algumas distribuições). Linux é bom para servidor e gerenciamento de recursos físicos. Mas tem muitos problemas relacionados a usabilidade e facilidade. Acho que é válido para servidores, mas pra usar no dia a dia está ficando foda. Problemas que me deparei, scroll do mouse as vezes fica meio zuado, perda de foco da janela, vc clica na eclipse e tenta escrever e não escreve, pidgin não abria as vezes, eu tinha que fechar a abrir denovo. As vezes o som só funcionava com o headphone… e nao funcionava nas caixas do notebook. Enfim…ta difícil.
Até o momento to gostando, pq o 11.04 estava muito lento…
Só eu que odiei o Unity?
Atualmente estou migrando para o Mint.
++
Uso o Ubuntu há um bom tempo mas, a versão 11.04 ficou meio bugada (interface) mesmo. Não vou atualizar e instalar agora não. Esperarei os feedbacks e correções. 
Só eu que odiei o Unity?Atualmente estou migrando para o Mint.
Eu só não gosto do desenho com a barra lateral. Em termos de infraestrutura é bom.
++
Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.
Inclusive, pode-se testa-lo, online, através do endereço:
http://www.ubuntu.com/tour/
O Ubuntu está me surpreendendo cada vez mais.
http://www.ubuntu.com/tour/O Ubuntu está me surpreendendo cada vez mais.
Supimpa!!!

http://www.ubuntu.com/tour/O Ubuntu está me surpreendendo cada vez mais.
Realmente cada dia eles trazem novidades.
Inclusive com alguns projetos nas nuvens, no entanto o Unity tem muito que melhorar.
Eu recentemente migrei para KDE.
Simpatizei mais com a interface. =)
Mas no trabalho ainda uso Gnome 11.04.
Só corrigindo antes que me entendam mal, não é Gnome versão 11.04…rsrs
Gnome é na versão 2.32.1 ainda.
+1
Até o 10.10 usava gnome, 11.04 fui pro KDE, não sinto nem um pouco de saudade do gnome, Unity nem conheço, é aquele treco da versão Netbook alguma coisa remix!! 8)
ou melhor migrei pro Kubuntu!
Baixei ontem, e já começou dando pau no live, nem instalei, vou esperar um pouco!
A versão 11.04 travava direto no boot.
Leva mal não galera, mas já tem tempo que o Ubuntu vem perdendo qualidade.
eu vou testar para ver. Vou baixar o kubuntu. Unity não dá pra mim não.
++Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária…
Instalei hoje e tá tudo nos conforme, espero que continue assim!
Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária…
Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Estou com um beta do 11.10, quero ver se esse final de semana baixo a versão final e formato.
Não gostei do Unity tbm, migrei para o kubuntu e até o momento não vejo motivos pra mudar. Atualizei sem problemas da versão 11.04 para a 11.10 no gerenciador de atualizações do kubuntu.
Não gosto do Unity e o Gnome 3 é ruim de configurar e personalizar, espero que melhore.
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária…Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Estou com um beta do 11.10, quero ver se esse final de semana baixo a versão final e formato.
Foi o que eu quis dizer com “workaround”, porque o gnome-classic-fallback é completamente diferente do gnome-classic da versão 11.04. Testei várias distros hoje e nada agradou, vou ficar no 11.04 até “acabar”, daí volto pro windows ou me aventuro num mac.
Outra coisa que me irritou bastante no 11.10 foi a remoção do sun-java6-jdk do repositório “partner”.
Instalei ontem.
Posso dizer que realmente esta muito bonito. Uso Linux desde 2000, e sim, estava na hora de modificar a interface gráfica. Na primeira hora queria quebrar o monitor depois, já me acostumei.
Meu PC tem 8GB de RAM, por isso, não senti nenhuma “lentidão” como o pessoal vem reclamando, pelo contrario, hablitei tudo quanto foi recurso para ver o “limite”.
Achei maravilhoso a integração com o Ubuntu One. Realmente, inovador.
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária…Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Foi o que eu quis dizer com “workaround”, porque o gnome-classic-fallback é completamente diferente do gnome-classic da versão 11.04. Testei várias distros hoje e nada agradou, vou ficar no 11.04 até “acabar”, daí volto pro windows ou me aventuro num mac.
Outra coisa que me irritou bastante no 11.10 foi a remoção do sun-java6-jdk do repositório “partner”.
Porque não o Kubuntu? To usando desde o 11.04 e não sinto saudades do gnome/Unity/Windows e companhia!
Instalei até mesmo no note da minha esposa que estava com um vista todo lento!!
Pessoal, quanto a fazer upgrade do 11.04 para 11.10, quem fez? Aconselham, teve algum problema? Estou meio receoso, to com preguiça de ter que reinstalar tudo do zero caso de alguma zebra e tambem não quero fazer fresh install só pra atualizar não!
Instalei ontem.Posso dizer que realmente esta muito bonito. Uso Linux desde 2000, e sim, estava na hora de modificar a interface gráfica. Na primeira hora queria quebrar o monitor depois, já me acostumei.
Meu PC tem 8GB de RAM, por isso, não senti nenhuma “lentidão” como o pessoal vem reclamando, pelo contrario, hablitei tudo quanto foi recurso para ver o “limite”.
Achei maravilhoso a integração com o Ubuntu One. Realmente, inovador.
++
Interessante também o Unity2D, só está com um probleminha: eu gosto do tema Radiance, porém janelas que não maximizam ficam com a barra no tema Ambiance (inconsistência).
De resto está legal, já estou me acostumando com o Unity, mesmo com a ainda pouca possibilidade de customização. Mas usar pra valer vai ser na próximo ano, quando chegar o Pangolim Preciso LTS.
Atualizei do 11.04 para o 11.10, esta ultima ta muito bugada. Não abre as pastas, ao clicar numa pasta do desktop ele some com elas, só reiniciando para aparecerem novamente, além de ser mais lenta que a anterior.
Bom atualizei ontem meu Kubuntu do 11.04 para 11.10. Logo no restart ja não subia, ficava congelado, no modo recovery conseguia me logar, alguma zebra no drive da nvidia, abri o Additional drivers, e tinham duas opções para a nvidia, uma(version current) data erro da hora de ativar, pesquisei no google e falaram pra ativar a outra(post-realease updates), ativei, ele fez o download, instalou pediu restart e voila, boot 100%.
Aparentemente tirando o problema citado acima, esta tudo 100% funcionando, inclusive todos os meus apps que estavam instalados continuam funcionando normalmente, java ok, scala, netbeans, Intellij, Eclipse, tudo abrindo de boa! Nada a relatar até aqui!
Como meu /home fica em outra pasta, resolvi formatar, já que meu Ubuntu vem sendo atualizado desde a versão 9.04 e já passou inclusive por betas, tava na hora de dar uma limpeza.
No 11.04 eu tive um problema com o grub, a cada atualização (inclusive de segurança) o Linux perdia ele e eu precisava usar o liveCD pra corrigir. Agora descobri que a culpa é do FlexNet, um rootkit da Adobe que é instalado no setor 32. Procurando tutoriais, matei o problema.
O Unity do 11.10 achei melhor, corrigiram muita coisa que eu não gostava na usabilidade da versão anterior e ficou mais estável. E o LightDM é bem mais leve que o gdm. Outra coisa que ficou legal para os usuários leigos é a instalação de softwares do repositório, que ficou com uma interface similar à das App Stores.
No mais, foram atualizações de pacotes.
Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
Como assim? Não entendi! diariamente/semanalmente/mensalmente recebo atualizações para softwares instalados no meu kubuntu! Meu chrome mesmo esta sempre na última versão, libreoffice mesma coisa!
Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
Como assim? Não entendi! diariamente/semanalmente/mensalmente recebo atualizações para softwares instalados no meu kubuntu! Meu chrome mesmo esta sempre na última versão, libreoffice mesma coisa!
Você usa qual repositório?
Instalei ontem no meu note (instalação limpa, do zero). A princípio, o único problema que notei é que está bastante lento, mas relevei isso porque meu note já é velho de guerra, um Celeron com 2GB de RAM.
No entanto, tenho me decepcionado um pouco com o Ubuntu. Achei o Unity uma péssima idéia, e desde o 10.10 tenho tido problemas com atualizações quebrando o sistema. Uma das atualizações do 11.04, por exemplo, bugou a placa wireless do meu note, e outra atualização ferrou o Wine do desktop.
Confesso que quase migrei para o Fedora, e dependendo de como será a instalação do 11.10 no desktop e no netbook, vou migrar de vez. Pra mim, a última versão 100% do Ubuntu foi a 10.04.
Você usa qual repositório?
Repositorio default do ubuntu, não mexi em nada, atualizações do SO aparecem na barra de notificação normalmente, e os apps, se eu os instalei via apt-get install ou pelo software center, sempre que há atualizações ele me alerta, eu confirmo e tenho tudo sempre atualizado, identico ao Windows Update. A exemplo do chrome que ele ja atualiazou para o 14.
O que eu teria que fazer manualmente é apps que eu tenha baixado o .deb ou bin e instalado manualmente, ai nao tem jeito, por exemplo o jdk.
E aquele papo que a Canonical estava preparando a ISO so Ubuntu 11.10 pra inclusive ser “bootavel” via PEN DRIVE? No final o que teve foi aquele modelo de passo a passo no sitepara fazer uma PEN DRIVE bootavel usando o aplicativo de Disco de Inicialização.
Mas não consegui sequer fazer a minha BIOS reconhecer o dispositivo USB! Até alterei as opções na propria BIOS e restartei a máquina nada de fazer minha PEN DRIVE com Ubuntu rodar…
Enfim desisti e rodei via dvd mesmo e está show,se alguém tiver uma dica de como eu posso proceder pra criar minha PEN DRIVE com o Ubuntu nela sem usar aquele programinha do Windows ,ficarei grato.
Como meu /home fica em outra pasta, resolvi formatar, já que meu Ubuntu vem sendo atualizado desde a versão 9.04 e já passou inclusive por betas, tava na hora de dar uma limpeza.No 11.04 eu tive um problema com o grub, a cada atualização (inclusive de segurança) o Linux perdia ele e eu precisava usar o liveCD pra corrigir. Agora descobri que a culpa é do FlexNet, um rootkit da Adobe que é instalado no setor 32. Procurando tutoriais, matei o problema.
O Unity do 11.10 achei melhor, corrigiram muita coisa que eu não gostava na usabilidade da versão anterior e ficou mais estável. E o LightDM é bem mais leve que o gdm. Outra coisa que ficou legal para os usuários leigos é a instalação de softwares do repositório, que ficou com uma interface similar à das App Stores.
No mais, foram atualizações de pacotes.Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
Acho que isso que voce citou eh hoje um dos maiores gargalo de todas as distro.
Repositorio default do ubuntu, não mexi em nada, atualizações do SO aparecem na barra de notificação normalmente, e os apps, se eu os instalei via apt-get install ou pelo software center, sempre que há atualizações ele me alerta, eu confirmo e tenho tudo sempre atualizado, identico ao Windows Update. A exemplo do chrome que ele ja atualiazou para o 14.O que eu teria que fazer manualmente é apps que eu tenha baixado o .deb ou bin e instalado manualmente, ai nao tem jeito, por exemplo o jdk.
No meu funciona assim também, tudo up to date, sem problema nenhum.
Exceto o que instalo manualmente, o que chega a ser uma minoria pois quase tudo vai pelo apt-get ou aptitude.
Atualizando…
Depois de instalar o 11.10 no notebook, ontem instalei no netbook, um HP mini. Suei bastante: se escolhesse a opção para iniciar o live cd e, dentro dele, instalar o Ubuntu, a instalação sempre travava antes de chegar ao final. Escolhendo a opção de instalar logo na tela de boot, consegui finalizar a instalação sem maiores problemas. Uma coisa que achei legal é que ele reconheceu e instalou os drivers para o leitor de cartões embutido, da Realtek. Até o 11.04, eu precisava baixar os drivers do site da Realtek e instalar manualmente.
Agora só falta o desktop. Tô tomando coragem…
No início estranhei um pouco mas agora nem sinto mais falta do classic. … Ubuntu 11.10!
Instalei no mesmo dia da release. Agora comecei a sentir sinais de lerdeza, principalmente na inicialização.
…
Isso nao foi culpa deles. Foi alteração da licença da Oracle que impossibilitaram o java de estar no repositório. Porém, não é tão dificil assim instalar o jdk na máquina, é? Claro que não é mais tão simples…
Estava testando o Ubuntu 11.04 (com o tal do Unity) e tinha baixado uma pancada de atualizações. Sempre gostei um pouco mais do KDE, já usei o GNome e não achei muito dificil me acostumar a ele (já esse unity é muito estranho, não sei se me acostumo com ele).