Vagas CLT é um motivo para prostituir a área?

79 respostas
D

Olhem essa oportunidade:
[i]
[b]Analista Programador Java Pleno

Vaga: Analista Programador Java Pleno Empresa: Soluções empresariais(Desenvolvimento de Software). Remuneração: Pretensão salarial de até R$3000,00 + VT + VR + AM.(Início Imediato). Irá atuar com: Análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas de Java para Web Levantamento de requisitos Modelagem de software Modelo MVC(Padrões de Projeto). Conhecimentos Específicos: Struts, Spring, Hibernate, Ext Js, Flex, BranzeDs. [/b][/i]

Nesse caso acho pouco para um Pleno

Muitas pessoas por ser CLT abaixam o valor do clt por medo de a empresa não registrar… e ficar no PJ por exemplo.

Eai oque o pessoal acha…

79 Respostas

R

Depende da região. Pra capital é muito pouco sim, para o interior até que é razoável. Além disso, a diferença para PJ é muito grande sim. O equivalente PJ para CLT de 3000 seria algo por volta de 5000 reais, pois tem ai 13o, férias, FGTS, INSS, e ainda assim a contratação PJ é mais lucrativa para a empresa.

R

Eu sugiro procurar se informar sobre a empresa e a posição antes de afirmar que o salário é ruim. Pela descrição da vaga o que me faz ficar com um pé atrás não é nem o salário, e sim a linguagem escolhida. Eu por exemplo questionaria o porque de usar Java para desenvolvimento web havendo opções mais adequadas.

M

Salário baixo é relativo.

Eu estou desempregado, pegava essa vaga fácil até pq era feliz com bem menos no interiorzão de SP.

CLT te da uma certa garantia, se for demitido vc tem seguro desemprego e talz, no entanto, a empresa tem que pagar uns impostos.

PJ ganha mais mas tem que pagar muito imposto então vai do que vc quer pra vida.

J

Você diz que Java não é mais adequado para aplica desenvolvimento web, mas por acaso conhece os requisitos? Já analisou a necessidade do cliente e da empresa? Disponibilidade de profissionais? Restrições? Prazos? Existência de código legado?

Será que no caso deles você iria conseguir usar qualquer outra linguagem? Tenta chegar num cliente que tem um sistema de 2 bilhões de dólares feito em Java e diz pra ele que Java não é adequada, diz…

M

eu vejo o pessoal de curitiba falar tão mal da remuneração de la aqui no forum que esse valor nem me pareceu tão baixo… é baixo para sp, acredito que para rj e brasilia mas… se pegar várias outras partes do brasil não é…

veja eses tópicos:

D

um salario desse é baixo…mais infelizmente, tem aquele pensamento (vou me sacrificar um pouco agora, pra poder aprender e depois eu saio e ganho mais)…essa mentalidade causa a muita competitividade entre os profissionais, uma questão de leilão por quem aceita menos…

o que prostitui a área é a frase que deixei acima…

eu ainda vejo gente falando que a área paga bem…para!.. ganha igual as outras áreas, só que com a diferença que gasta 3x+ com estudos, e 3x+ tempo estudando.

a área tem que amadurecer, e as pessoas tem que parar de criar a ilusão de que (tem que ser autodidata pra arrumar emprego…kkk…)…eu to nessa linha, aprendendo por conta, mais acho completamente errado mais infelizmente o unico caminho…a empresa tem que dar treinamento, cursos, ajudar na sua carreira, (na nossa área só consegue-se subir de cargo mudando de empresa)

mais isso é mentalidade: algumas pessoas vão falar (sua carreira é problema seu), mais se esquecem que a empresa ganha com isso…

“pretensão salarial é outra idéia fantastica, o trêm bão pra conseguir peão desinformado”

mais eu tenho esperança e acredito que em no maximo 20 anos a área melhora um pouco.

boa sorte pra quem ta começando agora :twisted:

L

Curti o “BranzeDS”.
Só por isso, já acho que tão pagando pouco… pq esse é o tipo de coisa que me diz que tem um bocado de gente desinformada, e que possivelmente ainda vai mandar em mim. Ou seja, o salário tem que bancar minha vida e um saco de paciência pra aturar o que está por vir.
E 3000 reais pra pleno, em Floripa, eu nem saio de casa. Hoje, em Floripa, pra sair de casa bancando transporte, alimentação, moradia e plano de saúde, lá se vão 1500 reais, por baixo.
Mas focando na pergunta do tópico, não é o CLT que prostitui a área. É o profissional aventureiro que faz isso, CLT não tem nada com isso. Aliás, se considerar as formas de contratação, PJ prostitui mais que CLT. Explico: a empresa contrata UM cara como PJ, Pleno ou Sênior; por ser PJ, o salário do cara vira o teto da empresa: qualquer um que almeje um aumento e seja CLT, vai ficar uns mil reais atrás do cara, porquê pra empresa é “inviável” pagar mais pra você, já que pra ganhar mais, só sendo PJ.

R

josenaldo:

Você diz que Java não é mais adequado para aplica desenvolvimento web, mas por acaso conhece os requisitos? Já analisou a necessidade do cliente e da empresa? Disponibilidade de profissionais? Restrições? Prazos? Existência de código legado?

Será que no caso deles você iria conseguir usar qualquer outra linguagem? Tenta chegar num cliente que tem um sistema de 2 bilhões de dólares feito em Java e diz pra ele que Java não é adequada, diz…

Acho que nada disso torna Java a linguagem mais indicada para web, talvez mais indicada para vaga em questão. Mas o meu argumento é que tem gente que vai quebrar a cara se ficar preocupado apenas com o salário. Pode ser um questão de requisitos. Mas faz toda diferença saber qual foi a lógica, se não é coisa de algum “comite padronizador” que decidiu isso 5 anos atras.

Sinceramente, essa atitude “eles devem saber o que estão fazendo” não me parece muito profissional.

J

troll detected

R

Desculpa, mas qual o intuito do seu post me acusando de trollagem?

editado: Ah entendi… arquiteto java júnior inseguro detected.

L

troll detect [2]

J

Renato, Bro, calma lá. Vai chegando assim, cheio de marra, como se mais ninguém aqui fosse bom profissional, só você. Isso passa uma imagem de arrogante, e não creio que você seja assim.

Eu trabalho com Java. Já trabalhei com Ruby, com PHP, VB, C++… E quem saber de uma coisa? Discordo de você quando diz que Java não serve pra web. Serve sim, e muito bem! E assim como Java, serve PHP, serve Ruby, serve .Net, serve Python. E muitas outras. Tem lugar pra todo mundo no mercado.

Já participei de ótimos projetos WEB com Java. Já vi migrarem projetos de PHP para Java, Ruby para Java, Java para .Net, .Net para Java… Enfim, em cada caso, um monte de questões foram levadas em consideração antes de se decidir pela tecnologia. Essa é uma decisão TÉCNICA, não pessoal.

Não vejo como trollagem seu post. Mas acho que você poderia pegar mais leve com seus colegas. E lembrar que não é a tecnologia que você usa que te faz um bom (ou mal) profissional, mas sim o código que você cria, seu conhecimento e seus valores.

E antes que pergunte, não sou programador Java. Eu sou programador.

R

Se for uma decisão técnica não vejo qual o problema em o candidato querer saber. Mas o que você esqueceu de dizer, ou faz questão de ignorar, é que na prática a decisão é sempre política.

Acho que você ficou sentido porque eu disse que EU ficaria desconfiado, talvez vc mude minha opinião citando algum argumento técnico, mas até você que está defendendo a escolha da empresa baseada tão somente na tecnologia.

J

Renato Machado:
Se for uma decisão técnica não vejo qual o problema em o candidato querer saber. Mas o que você esqueceu de dizer, ou faz questão de ignorar, é que na prática a decisão é sempre política.

Acho que você ficou sentido porque eu disse que EU ficaria desconfiado, talvez vc mude minha opinião citando algum argumento técnico, mas até você que está defendendo a escolha da empresa baseada tão somente na tecnologia.

Renato, o que eu defendi é justamente o contrário. Até que as questões técnicas sejam conhecidas, não podemos dizer que deve ser Java nem que não deve. E questões políticas também fazem parte da decisão TÉCNICA. Políticas, legais, mercadológicas. Até mesmo a cultura da empresa deve ser levada em conta. Enfim, uma decisão que nem eu, nem você estamos habilitados a tomar NESSE caso, uma vez que não conhecemos os detalhes.

F

Renato Machado:

Prezado,

Vc inverteu toda a linha de argumentação para isso:

Java= não é a melhor solução tecnológica para aplicações Web.

Em algum momento, alguém disse isso?

Fica evidente que, ou vc não sabe interpretar texto, ou fez um projeção numa opinião pessoal, e que pelo jeito, é uma verdade absoluta em sua mente.

R

Questionar os motivos que levaram a escolher a ferramenta com qual terei que trabalhar ao invés de assumir que tudo será maravilhoso só porque é Java é exatamente isso, uma tentativa de conhecer melhor a cultura da empresa.

Mas então, como faz, você espera ser contratado para saber os detalhes?

R

felipeguerra:
Prezado,

Vc inverteu toda a linha de argumentação para isso:

Java= não é a melhor solução tecnológica para aplicações Web.

Em algum momento, alguém disse isso?

Fica evidente que, ou vc não sabe interpretar texto, ou fez um projeção numa opinião pessoal, e que pelo jeito, é uma verdade absoluta em sua mente.

Desculpe, mas não consegui interpretar o que vc escreveu.

Esta dizendo que existe algo de errado em ter opinião?

R

Parece que eu e o josenaldo estamos mais de acordo do que contra…

Neste caso estou me retirando dessa discussão…

[]s

L

A linguagem mais adequada não é aquela que vc sabe ou gosta… se o sistema mexesse com hardware ou processamento de baixo nivel eu até concordaria em dizer que java não é adequado… mas falando de web… java é a melhor opção para web na grande maioria dos casos (não em todos, mas na grande maioria)
se acha que á opções melhores diga quais? php, .net? :lol: :lol: :lol:

M

Renato Machado

Talvez o que esteja sendo questionado é a sua afirmação no primeiro post:
“Eu por exemplo questionaria o porque de usar Java para desenvolvimento web havendo opções mais adequadas.”

Deu a entender que vc acredita que o JAVA não é a opção mais adequada para desenvolvimento web.

Afirmar isso em um forum JAVA so pode gerar problemas e desentendimentos …

Vamos nos ater ao assunto do tópico.

Sobre o tópico:

Acho que a area de programador ja é bastante “prostituida”, não seria o clt que contribuiria para isso.

Visto que o Brasil é um pais capitalista, quem pagar mais leva.

Agora é um absurdo aceitar uma proposta destas que foi citada, acho muito pouco pela qualificação necessária, mesmo sendo para o interior.

F

Já entendi qual é a sua dificuldade…

J

Cara, esse valor, pra Uberlândia CLT, por exemplo, é um pleno quase senior. Infelizmente, essa é a realidade.

Como empresário e programador, eu estou dos dois lados da moeda. E posso dizr, é difícil pra caralho, para ambos.

Como programador, ganhar pouco é complicado. Porém o que vejo é um monte de moleques saindo da faculdade sem saber sequer fazer um crud. Nego reclama muito, mas parece que hoje estudar é motivo de vergonha. E, nisso, infelizmente quem estuda leva um tempo pra se diferenciar da massa de descerebrados.

No outro lado, tem o empresário que paga imposto pra caramba quando é CLT. Eu mesmo estou brigando pra poder colocar minha empresa CLT. Estamos começando agora, estamos trabalhando com PJ e não gostamos disso. A equipe, porém, sabe quanto a empresa ganha, qual o lucro e quais os planos para o futuro. Abri o jogo para eles e eles viram que ser empresário correto, nesse país, é uma briga braba.

Enfim, qual a forma de ganahr bem nessa área?

Valor agregado + persistência + paciência + esforço + competência.

Pois é garotada. Tá reclamando de hora extra? De estudar muito? Da pressão? Sai da área, bicho. Computação não é para fracos.l

J

Muito baixo.

Eu ouço cada história daqui do pessoal de SP: gente que sai do trabalho as 2 da manhã, gente que trabalha o domingo todo, gente que não ganha o salário direito.

Nâo me venha com essa de “amor por Java”, pois te garanto que os gerentes amam pessoas que dizem que gostam de Java.

Eu gosto muito de Java, mas não sou submisso a exploração para alguns ganharem nas minhas custas. O mercado seria bem melhor se todos fizessem o mesmo.

A

Sem querer criar mais polêmica

Sobre a questão de se usar Java, C, PHP, VB, Ruby, Brainfuck etc

Artigo escrito em 2006 pelo Joel, que acho que a maioria conhece

Abs

A

Josenaldo, entendo a tua última colocação, pois também já tentei ser empresário pela primeira vez e em breve tentarei pela segunda.

Realmente, colocar a empresa CLT é Osso e como você mesmo explicitou, você jogou aberto com os seus contratados.

Olhando a descrição da vaga, está parecendo ser aquele profissional que vai bancar o Projeto (ou parte dele) nas costas. 3000 eu acho pouco, pois nenhum recém saído de faculdade ou iniciante na área se encaixa no perfil ‘Pleno’ que as empresas fazem questão de apregoar por aí…

Agora é claro, concordo quando dizes que tem muita gente que mal ralou um pouquinho e já acha que merece ganhar 4.000 inicial só porque está trabalhando com Java…

Enfim, 2 lados da mesma moeda, concordo com o Josenaldo e com o Jesuíno, com cada um em momentos diferentes, acho que a opnião de vocês se completam…

Abs []

D

Vi que saiu um pouco do tópico. E Quem indica tecnologia é Arquiteto… eu sou Pleno ainda… Só acho que prostituir a área para ter um salario de 3000 como CLT para um Pleno não acho uma melhor opção… negociando se chega num resultado melhor. Essa é minha opinião.

D

josenaldo:
Cara, esse valor, pra Uberlândia CLT, por exemplo, é um pleno quase senior. Infelizmente, essa é a realidade.

Como empresário e programador, eu estou dos dois lados da moeda. E posso dizr, é difícil pra caralho, para ambos.

Como programador, ganhar pouco é complicado. Porém o que vejo é um monte de moleques saindo da faculdade sem saber sequer fazer um crud. Nego reclama muito, mas parece que hoje estudar é motivo de vergonha. E, nisso, infelizmente quem estuda leva um tempo pra se diferenciar da massa de descerebrados.

No outro lado, tem o empresário que paga imposto pra caramba quando é CLT. Eu mesmo estou brigando pra poder colocar minha empresa CLT. Estamos começando agora, estamos trabalhando com PJ e não gostamos disso. A equipe, porém, sabe quanto a empresa ganha, qual o lucro e quais os planos para o futuro. Abri o jogo para eles e eles viram que ser empresário correto, nesse país, é uma briga braba.

Enfim, qual a forma de ganahr bem nessa área?

Valor agregado + persistência + paciência + esforço + competência.

Pois é garotada. Tá reclamando de hora extra? De estudar muito? Da pressão? Sai da área, bicho. Computação não é para fracos.l

cara abrir empresa no brasil é muito osso…

o esquema é abrir uma empresa no canada

olha isso:

http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/economia/r-2-000-00-pra-abrir-uma-empresa-no-brasil-1.319740

Y

3000 CLT eh pouco?

Para alguns sim, para outros nao, em algumas cidades sim, em outras nao.

O problema eh que tem gente que se julga muito acima disso sem realmente merecer. Eu acho muito justo quando voce vai para um entrevista de emprego, voce questionar a empresa, a forma de trabalho, o ambiente etc… Mas eh um pouco de presunção achar que essa empresa vai te oferecer 3K por mes pra que voce tome as decisoes estrategicas, defina processos, metodologias e tecnologias que serao utilizadas.

Numa boa empresa, sua opiniao sera sim levada em conta, mas com um salario desses, voce sabe que esta longe da palavra final. Entao menos, mais devagar no ego, ou ponha as coisas no contexto antes de emitir opiniao.

Nós só temos poder de decisao, de chegar numa empresa, ja definindo coisas, quando somos disputados a tapa. Enquanto estivermos pra la e pra ca com o curriculo embaixo do braço, o maximo que podemos eh uma negociacaozinha melhor e olhe lá.

J

Eu não sei a empresa e não sei a região, nem sei se a vaga é firme nesses requisitos. Mas observe o anúncio da vaga antes de achar pouco:

Atenção para o pleno. Não adianta fazer “Getting Started” na internet e falar que é pleno;

Soluções empresariais e Início imediato. Vai chegar com a casa pegando fogo! Provavelmente alguém abandonou um projeto e precisam colocar outro no lugar.

Manutenção de sistema, mexer no código dos outros sem quebrar nada. Isso requer mais habilidade ainda. Se é manutenção, o sistema tá no ar. Imagine a cobrança que não vai ter pra cima de você.

Isso me parece algo genérico, Modelo MVC e padrões de projeto me parece algo default que o pessoal coloca em anúncios de vagas

Struts: deve ser o 1, pois se trata de sistema legado. Spring: Certeza que vai ter que ficar lidando com XMLs gigantes com regras de injeção que não são tão fáceis de entender a primeira vista

Flex, BranzeDs: se branzeDS for BlazeDS, então já vemos duas coisas distintas sem dizer que ExtJS é relativamente novo e exigem nível pleno nisso.

Repetindo, não conheço a empresa, mas se quer um profissional bom nisso de verdade, estão pagando pouco. Também moro no interior e acho que seria um salário razoável por aqui, mas mesmo assim eu tentaria saber muuuito mais da vaga antes.

P

É prostituição sim.
E só vai piorar.
Se a perspectiva fosse diferente não estaríamos vendo estas “consultorias” indianas se instalando por aqui.
Um pleno é um profissional na maioria das vezes já formado, com alguns anos de experiência, e muitas vezes já com família para sustentar, como é o caso do nosso amigo Adriano e esse bebê lindo da foto.
Calculando grosseiramente, R$ 3.000,00 CLT dá uns R$ 2.500,00 líquidos por mês.
Agora imagine com este valor pagar moradia, alimentação, plano de saúde, escola, transporte, etc., e ainda fazer uma poupança pra realizar algum projeto ou sonho…
É óbvio que existem muitas profissões que pagam menos, mas por favor, não vamos nivelar tudo por baixo, nem pela média.
Quem investe tanto tempo e dinheiro em formação, constante atualização, línguas, etc., merece bem mais.
Como eu já disse em outros posts, saia dessa área.
Pegue este esforço permanente que vc precisa para simplesmente se manter “empregável” em TI, e invista em outra graduação, em um concurso, em treinamento para alguma área com futuro mais promissor.
As alternativas existem, é só ir à luta.

L

O salario minimo aqui no brasil deveria ser de 2297,51
fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/salario-minimo-deveria-ser-de-r-2-29751-em-junho/

2.5k ~ 3k é pouco sim para 90% das cidades deste pais…
infelizmente o governo não colabora e só estrupa a nós trabalhadores e as empresas com impostos abusivos é por isto que a unica escapatória de grande parte é o PJ porem para isto o trabalhador tem que abrir mão de muita coisa…
o grande vilão por traz disto tudo e o governo que invés de dar oportunidade para o povo diminuindo os impostos, ele tira o emprego de muitos e abaixa nosso salario… um empregador tem que pagar quase 6k para um recurso que ganha na verdade menos de 3k… isto é um absurdo… por isto que este pais é uma merda!
dai ainda tem gente que vem falar que PJ é ilegal…

J

A forma de contratação nada tem haver com o fato de prostituir a área. Quem se prostitui é o funcionário…seja ele CLT ou PJ, se ele não der o devido valor ao trabalho dele, ele ganhará menos. Essa discussão pra mim é sem sentido…

A

Poutz, fiquei todo c4g4d0 com o elogio… heueheuehueheu (valew), mas de resto concordo em partes com você… Concordo em partes porque devo reconhecer que o esforço é grande e as vezes simplesmente negar uma oferta “melhor” só porque ainda não é o quanto eu acho que eu mereço, é meio tenso…

Mas sério mesmo, acho que podemos mudar isso… O que estive refletindo outro dia e resolvi mudar um pouco meu foco, é o que realmente estudar…

Criamos recentemente uma cultura do Programador Poliglota, Pragmatico, que entende de tudo um pouco e um monte do todo…

Porém, devemos lembrar que nem todo mundo é JEDI e podemos ter perfis diferentes com pessoas diferentes, em situações diferentes, com tempos diferentes e idades diferentes… Esse ano estava jogando todo meu esforço em aprender novas linguagens, entraram na roda Python, Ruby, e Groovy… Aprendi bastante coisa com as mesmas, porém decidi que vou voltar a programar em Java mesmo, vou focar, vou me especializar, vou estudar a fundo o funcionamento e procurar se um profissional completo na Tecnologia, afinal, gosto da Plataforma, gosto da Linguagem.

Estava indo em busca de ser poliglota e muitas vezes deixando pra trás assuntos que eu considero bem mais relevantes como Clean Code, Refactor, Design Patterns, etc… Algo que me agregará para que no futuro eu corra atrás de ser um poliglota com autoridade… heueheuehueehueheeuehu

Percebam, não estou dizendo que é errado ser poliglota e nem muito menos que quem o faz está indo na direção errada, muito pelo contrário, queria ser assim, queria ter essa puta capacidade de aprender instatâneamente igual umas figuras que conheço, porém não tenho, também não tenho muito tempo (perceba que não estou dizendo que não tenho tempo nenhum, mas sim que outras coisas agora estão concorrendo com o tempo que sobra), estou procurando válvulas de escape como praticar uma arte marcial, academia, aulas de música (canto bem viu ?? rsrsrs), enfim.

Ainda quero ser poliglota, vou correr atrás disso, porém antes vou procurar falar bem o português e desencanar dessa pressa em ser um puta profissional que sabe tudo… Vou estudar Java a fundo, ou querer ser o verdadeiro Java Man, vou querer ter todas as certificações em Java, não pelo papel, mas pelo aprendizado que o processo proporciona…

Creio que não serei um profissional ruim por causa disso e garanto que não me tornarei um alienado por ser profissional Java, afinal inovação na plataforma há, vide JavaFX, JavaTV, Android, etc…

Então pinto, pra concluir a idéia, de repente o que falta é focar e buscar ser Especialista… Um dia alguém disse que isso era ruim… Não sei, por experiências pessoais estou começando a discordar disso, acho que ser alienado é que é ruim…

Abs [] e espero ter sido bem interpretado…

D

Maracuja:

++

A algum tempo um amigo largou tudo e foi fazer curso para piloto de avioes, esta muitoooooooooo mais feliz hoje.

Eu to pensando em fazer um curso para técnico de futebol!!

A

TI é uma bela ilusão!

D

++

pena que não gosto de nenhuma outra área exceto, filosofia (pior ainda), turismo (também ruim), empreender(impossible- ultimamente empreendendo em dívidas =P)

A

A pessoa que pensa que vai se formar e começar ganhando bem, está iludido sim, pode até chegar a um bom salário, depois de se submeter a tal “prostituição”, a não ser que tenha o famoso QI, ai sim… :roll:

R

Mas isso acontece com qualquer área, ou por um acaso você pagaria 50.000 a um médico recém-formado para operar o seu coração ?

A

Mas isso acontece com qualquer área, ou por um acaso você pagaria 50.000 a um médico recém-formado para operar o seu coração ?

Com certeza, mas é que o povo se ilude, pensa que só por que tem um diploma vai chegar chegando, é bom saber que não é bem assim!

R

Ah sim, tem muita gente formando em administração e acha que vai sair CEO da faculdade, da mesma maneira que muita gente sai da faculdade de SI/CC achando que vai virar arquiteto logo de cara, claro, se a pessoa já tiver seus 5 anos de experiência na área é possível …

Q

Com certeza, mas é que o povo se ilude, pensa que só por que tem um diploma vai chegar chegando, é bom saber que não é bem assim!

++ concordo plenamente.
Sem QI se ta fxdxdx.
hahahaha

L

Afirmação sem fundamento e provocativa. Java é bom para muitas coisas. Apenas acho que programadores Java tendem a complicar as coisas demais com n frameworks, mas aí a culpa é dos frameworks e não da plataforma.

Os frameworks Java são muito “bloated”. Dá uma olhada no javadoc do Spring e veja que aquele software é como um tumor maligno no Java. Vai crescer até matar o paciente.

L

dtxk:
Olhem essa oportunidade:
[i]

Vaga: Analista Programador Java Pleno Empresa: Soluções empresariais(Desenvolvimento de Software). Remuneração: Pretensão salarial de até R$3000,00 + VT + VR + AM.(Início Imediato). Irá atuar com: Análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas de Java para Web Levantamento de requisitos Modelagem de software Modelo MVC(Padrões de Projeto). Conhecimentos Específicos: Struts, Spring, Hibernate, Ext Js, Flex, BranzeDs. [/b][/i]

Muitas pessoas por ser CLT abaixam o valor do clt por medo de a empresa não registrar… e ficar no PJ por exemplo.

Eai oque o pessoal acha…

Se for São Paulo - Capital é pouco. Em cidades menores ou de outras regiões do Brasil talvez valha a pena.

Sei que dá para conseguir mais como CLT em algumas cidades do interior de São Paulo assim como Campinas, etc, mas aí vai depender da sua necessidade por dinheiro.

R

Longino:

Afirmação sem fundamento e provocativa. Java é bom para muitas coisas. Apenas acho que programadores Java tendem a complicar as coisas demais com n frameworks, mas aí a culpa é dos frameworks e não da plataforma.

Os frameworks Java são muito “bloated”. Dá uma olhada no javadoc do Spring e veja que aquele software é como um tumor maligno no Java. Vai crescer até matar o paciente.

Só pra deixar claro, não falei da plataforma, e sim da LINGUAGEM JAVA, e não falei de muitas coisas, apenas PROGRAMAÇAO WEB.

Eu prefiro acreditar que todos desenvolvedores de frameworks Java não são incompetentes e usar servlets e JSP não deve ser a solução.

A

Renato Machado:
Longino:

Só pra deixar claro, não falei da plataforma, e sim da LINGUAGEM JAVA, e não falei de muitas coisas, apenas PROGRAMAÇAO WEB.

Eu prefiro acreditar que todos desenvolvedores de frameworks Java não são incompetentes e usar servlets e JSP não deve ser a solução.

Renato,

Que diabos tem a ver com a discussão esse ponto que você levantou? O que diabos tem a ver ficar com o pé atrás com uma consultoria pois escolheu Java? Francamente, amadureça.

Como não postaram a região, não é possível opinar. Mas em alguns lugares do Brasil esse salário é o de arquiteto. E sem sacanagem, quer reclamar? Pq não desgruda a bunda da cadeira e sai da posição cômoda de empregado e vai montar uma empresa?

A

Spring como tumor maligno? Será q vc poderia ser mais claro? Pq eu por exemplo não encontrei nada melhor do que o Spring Security p/ segurança hj em dia, e algumas outras ferramentas tb… Seja mais claro por favor.

[]'s

L

Renato Machado:

Mas nenhuma linguagem sozinha serve para a web. São necessárias muitas bibliotecas e um ambiente servidor voltadas para essa área.

Não faz muito sentido o que você disse.

O problema é programação de framework em Java é que nem o American Idol, um bando de mané querendo 15 minutos de fama. E como é fácil, ao contrário de outros tipos de software complexos, todo mundo acha que sabe fazer. Dá na macarronada Springuiana que existe por aí.

L

AUser:

Spring como tumor maligno? Será q vc poderia ser mais claro? Pq eu por exemplo não encontrei nada melhor do que o Spring Security p/ segurança hj em dia, e algumas outras ferramentas tb… Seja mais claro por favor.

O problema é que o Spring serve apenas para simular o que linguagens dinâmicas fazem de graça para você e muitos de seus recursos poderiam ser feitos por API numa boa e sem stress. Por exemplo, dependecy injection seria baba em qualquer linguagem dessas que rodam na VM e mesmo em Java existiriam outras formas que não geram dependência externa.

Por exemplo, para que declarar beans em um arquivo xml? Uma interface com diversas implementações (tipo teste, produção, etc) não seria suficiente para configurar um ambiente?

E esse é o ponto: a linguagem precisa permitir que você expresse o que seja necessário.

Mas sabe por que ninguém se pergunta: “Como eu posso alterar a linguagem Java para torná-la mais expressiva para que eu possa fazer essas coisas nela mesma?” Porque é difícil. Escrever framework fulero é fácil.

E é daí para pior. Existem n maneiras de se usar Spring e “integrá-lo” com outras tecnologias, tipo JSF, seja injetando objetos nos managed beans ou de alguma outra maneira, o que vai contra o que o Java se propõe, que é uma linguagem simples.

Ainda tem transações com Hibernate, AOP, nossa, que lixo. Embora eu não goste de AOP, eu usaria uma ferramenta adequada se quisesse utilizá-lo.

A complexidade foge do controle. É por isso que Java é um inferno. Eu gosto da linguagem, mas odeio os frameworks.

J

AUser:
Pq não desgruda a bunda da cadeira e sai da posição cômoda de empregado e vai montar uma empresa?

Cara…na boa. Que isso que você falou? Você acha que todo mundo tem como arcar com as despesas de montar uma empresa? Se for montar uma empresa, apenas para sair da posição de empregado, tua chance de ser dar mal são altíssimas.
O que pra você é posição cômoda, para outros é a ÚNICA posição que conseguem. Se tu consegue montar uma empresa do dia pra noite, parabéns, agora colocar isso dessa forma, como se dependesse apenas de vontade ou é muita ingenuidade ou muita arrogância.

A

javablue:
AUser:
Pq não desgruda a bunda da cadeira e sai da posição cômoda de empregado e vai montar uma empresa?

Cara…na boa. Que isso que você falou? Você acha que todo mundo tem como arcar com as despesas de montar uma empresa? Se for montar uma empresa, apenas para sair da posição de empregado, tua chance de ser dar mal são altíssimas.
O que pra você é posição cômoda, para outros é a ÚNICA posição que conseguem. Se tu consegue montar uma empresa do dia pra noite, parabéns, agora colocar isso dessa forma, como se dependesse apenas de vontade ou é muita ingenuidade ou muita arrogância.

Despesa de montar empresa? R$950,00. Não tem ninguém que ganha nessa faixa salarial que não consiga economizar isso, nem que seja durante um ano. Mas claro, é mais fácil não fazer isso e adquirir um cartão de crédito e cheque especial. E outra, montar uma empresa não é virar e falar “vou montar uma empresa”, é analisar um mercado, ter idéias, inovar. Em software é isso.

Rapaz, a única coisa que um cara precisa pra montar uma empresa é: vontade de dar certo e ser esperto (não pense em “vontade” como “eu quero”, é diferente). Experiência que vem sendo própria e de vários casos que eu já conheci. E outra coisa, não é necessário contratar empregados de cara não, eu conheço gente que ficou rica e hoje em dia é dono de seis postos de gasolina, por exemplo, e começou com uma renda BEM menor do que qualquer programador Pleno que ganha R$3k por mês. A questão é ser esperto, é tudo um jogo. E todo jogo se aprende a jogar. Todo jogo te dá sorte ou azar. A questão é saber lidar com o azar e valorizar a sorte.

O que eu quis dizer com isso é uma crítica a essa posição passiva que todo mundo tem, critica o governo, critica os impostos, mas não tem ninguém indo lá na frente do planalto ou de qualquer sede do governo para protestar. Simples, tá bom como está, dando pipoca aos macacos nos domingos ensolarados em qualquer zoológico… Entenda: o que não falta é muleta pra quem não quer mudar de vida ou já se acha confortável no estilo de vida que está.

A

Oi AUser,

Não quero ser a do contra, mas se fosse tão facil, não tinha empregado, só empresário! :wink:

A

Anime:
Oi AUser,

Não quero ser a do contra, mas se fosse tão facil, não tinha empregado, só empresário! :wink:

Em nenhum momento eu vi alguém falando a palavra “fácil” aqui…

A

AUser:

Ué, falou não rs… :roll:

A

Anime:
AUser:

Se você reler e procurar entender, vai ver que eu disse que é mais fácil querer ficar acomodado como empregado do que virar empresário.

A

AUser:
Anime:
AUser:

Se você reler e procurar entender, vai ver que eu disse que é mais fácil querer ficar acomodado como empregado do que virar empresário.

Eu sei, estava brincando… :wink:

D

AUser:
javablue:
AUser:

Despesa de montar empresa? R$950,00. Não tem ninguém que ganha nessa faixa salarial que não consiga economizar isso, nem que seja durante um ano. Mas claro, é mais fácil não fazer isso e adquirir um cartão de crédito e cheque especial. E outra, montar uma empresa não é virar e falar “vou montar uma empresa”, é analisar um mercado, ter idéias, inovar. Em software é isso.

Rapaz, a única coisa que um cara precisa pra montar uma empresa é: vontade de dar certo e ser esperto (não pense em “vontade” como “eu quero”, é diferente). Experiência que vem sendo própria e de vários casos que eu já conheci. E outra coisa, não é necessário contratar empregados de cara não, eu conheço gente que ficou rica e hoje em dia é dono de seis postos de gasolina, por exemplo, e começou com uma renda BEM menor do que qualquer programador Pleno que ganha R$3k por mês. A questão é ser esperto, é tudo um jogo. E todo jogo se aprende a jogar. Todo jogo te dá sorte ou azar. A questão é saber lidar com o azar e valorizar a sorte.

O que eu quis dizer com isso é uma crítica a essa posição passiva que todo mundo tem, critica o governo, critica os impostos, mas não tem ninguém indo lá na frente do planalto ou de qualquer sede do governo para protestar. Simples, tá bom como está, dando pipoca aos macacos nos domingos ensolarados em qualquer zoológico… Entenda: o que não falta é muleta pra quem não quer mudar de vida ou já se acha confortável no estilo de vida que está.

Cara, ta todo mundo infeliz com o governo, ninguem vai no planalto por que ganha visibilidade, você se torna um problema para os que estão ganhando, claro se fosse você + 10000 é uma coisa, ir sozinho é outra,

ta afim de morrer? faz protesto que vc morre!..

abre empresa que você fica individado… (quem tem dinheiro faz dinheiro!) (quem não tem paga divida)

quando achar uma solução mais decente me chama…

J

AUser:
javablue:
AUser:

R$ 950 reais para você ter o CNPJ. Só isso faz você ter sucesso? Não, você precisa dedicar tempo, dinheiro, ter uma idéia interessante e inovadora. Isso não acontece da noite pro dia. Entendo seu ponto de vista, mas do jeito que você postou, parece que todo mundo tem chance, idéia ou dinheiro. E não é bem assim, a gente não conhece a realidade de todo mundo. É fácil falar pra fazer…mas entre falar e fazer há muuuita coisa.

Trabalhei em 3 start-ups já, 2 delas não deram certo. Acompanhei o começo delas de perto…vi o empenho dedicado e as idéias eram boas! E não deram certo…

Se o problema for a posição passiva, concordo contigo. Mas abrir empresa, com toda a certeza, não é a solução pra todo mundo

A

javablue:
AUser:
javablue:
AUser:

R$ 950 reais para você ter o CNPJ. Só isso faz você ter sucesso? Não, você precisa dedicar tempo, dinheiro, ter uma idéia interessante e inovadora. Isso não acontece da noite pro dia. Entendo seu ponto de vista, mas do jeito que você postou, parece que todo mundo tem chance, idéia ou dinheiro. E não é bem assim, a gente não conhece a realidade de todo mundo. É fácil falar pra fazer…mas entre falar e fazer há muuuita coisa.

Trabalhei em 3 start-ups já, 2 delas não deram certo. Acompanhei o começo delas de perto…vi o empenho dedicado e as idéias eram boas! E não deram certo…

Se o problema for a posição passiva, concordo contigo. Mas abrir empresa, com toda a certeza, não é a solução pra todo mundo

Eu não falei que é a solução, eu falei que é a base. Eu só pergunto: quantos do pessoal que está reclamando de salários passou sábado até 2h da manhã trabalhando ou estudando e o domingo inteiro tb? Enfim, quantos aqui estavam investindo em si? Se tem algo que eu aprendi é: se fizer certo dará certo. Se não der certo, houve um erro. Mesmo que mínimo, houve um erro. Mesmo que desapercebido, houve um erro… E nem toda empresa pra dar certo precisa de algo inovador, só precisa ter um diferencial. E eu não digo só empresas de tecnologia. Tenho um colega, por exemplo, que tem um blog de HUMOR e está abrindo uma lanchonete. Olha a diferença de mercado…

A

douglaskd:
AUser:
javablue:
AUser:

Cara, ta todo mundo infeliz com o governo, ninguem vai no planalto por que ganha visibilidade, você se torna um problema para os que estão ganhando, claro se fosse você + 10000 é uma coisa, ir sozinho é outra,

ta afim de morrer? faz protesto que vc morre!..

abre empresa que você fica individado… (quem tem dinheiro faz dinheiro!) (quem não tem paga divida)

quando achar uma solução mais decente me chama…

Não entendi sua argumentação.

J

AUser:
javablue:
AUser:
javablue:
AUser:

Eu não falei que é a solução, eu falei que é a base. Eu só pergunto: quantos do pessoal que está reclamando de salários passou sábado até 2h da manhã trabalhando ou estudando e o domingo inteiro tb? Enfim, quantos aqui estavam investindo em si? Se tem algo que eu aprendi é: se fizer certo dará certo. Se não der certo, houve um erro. Mesmo que mínimo, houve um erro. Mesmo que desapercebido, houve um erro… E nem toda empresa pra dar certo precisa de algo inovador, só precisa ter um diferencial. E eu não digo só empresas de tecnologia. Tenho um colega, por exemplo, que tem um blog de HUMOR e está abrindo uma lanchonete. Olha a diferença de mercado…

É por isso que se chama diferencial…porque os outros não tem. Isso não se consegue da noite pro dia. E isso de se fizer certo dará certo, não funciona exatamente assim. Ninguém tem o controle absoluto de tudo. Existem coisas que fogem da nossa alçada, que podem ajudar ou atrapalhar você mesmo falou da sorte. É óbvio que se você fizer certo, as suas chances aumentam…mas tem muita coisa que não dependem de nós.

Até porque pelo que você falou, para dar certo, não se pode cometer erros. Realmente, nós humanos, não cometemos erros né?

E de novo bato na tecla, o que é base ou solução pra vocês pode não ser pros outros. Essa mania de todo mundo querer ser dono da verdade é complicado…se deu certo pra você, ótimo! Isso não quer dizer que dará certo pra todo mundo ou seja o melhor caminho pra todo mundo.

E não entendi a sua idéia de mercado…o cara abriu uma lanchonete…e?

G

Concordo com algumas coisas que você falou, mas ExtJS novo ai já é demais.

A

javablue:
AUser:
javablue:
AUser:
javablue:
AUser:

É por isso que se chama diferencial…porque os outros não tem. Isso não se consegue da noite pro dia. E isso de se fizer certo dará certo, não funciona exatamente assim. Ninguém tem o controle absoluto de tudo. Existem coisas que fogem da nossa alçada, que podem ajudar ou atrapalhar você mesmo falou da sorte. É óbvio que se você fizer certo, as suas chances aumentam…mas tem muita coisa que não dependem de nós.

Até porque pelo que você falou, para dar certo, não se pode cometer erros. Realmente, nós humanos, não cometemos erros né?

E de novo bato na tecla, o que é base ou solução pra vocês pode não ser pros outros. Essa mania de todo mundo querer ser dono da verdade é complicado…se deu certo pra você, ótimo! Isso não quer dizer que dará certo pra todo mundo ou seja o melhor caminho pra todo mundo.

E não entendi a sua idéia de mercado…o cara abriu uma lanchonete…e?

Justo, ninguém tem o controle absoluto de tudo e algumas coisas fogem realmente do controle. E claro, todos os humanos erram. Mas não são todos que aprendem com o erro. É isso que estou falando, essa posição cômoda de reclamar reclamar e nada mudar. A diferença é que quando acontece algo que dá errado, SEMPRE é um erro seu. Pois vá analisar o passado, teve alguma situação que te fez agir de certa forma que foi errada naquela ocasião. Apesar das coisas não dependerem de nós, muitas vezes somos nós que levamos à dependência. E se der errado, foi da forma que conduziu. Eu não disse que tem alguém que não erra nesse mundo, eu disse que o problema é a posição passiva em relação ao mundo.

Eu não disse que a minha solução é a correta e eu discordo MUITO disso, eu disse que muita gente encontrou o próprio caminho e faz questão de não usar muletas e trabalhar duro pelo que deseja. E é isso que eu quis exemplificar. Em algum momento você me viu falando “façam isso”? Eu só disse “quem aqui estava investindo em si ou no que gosta nesse final de semana?”. Só. E aliás, eu sou bem contra essa idéia de dar caminhos aos outros, cada um que ache o seu.

Exemplifiquei esse lance da lanchonete pra mostrar em como são diferentes os ramos de atuação. Ele só é um cara esforçado e tá dando certo pra ele… Nem todos os negócios tem que ter algo completamente inovador, o lance da lanchonete dele é só que fica em um ponto bom, e está dando certo. Só.

L

Idéia inovadora? Quantas empresas que você conhece tem alguma idéia inovadora? A maioria está prestando consultoria para grandes empresas e não desenvolvendo tecnologia. Diria até que o mercado de TI no Brasil em sua maioria não cria nada inovador, apenas usa o que está na moda.

Nada de errado com isso, mas sucesso não tem nada a ver com inovação.

J

Longino:
javablue:

Idéia inovadora? Quantas empresas que você conhece tem alguma idéia inovadora? A maioria está prestando consultoria para grandes empresas e não desenvolvendo tecnologia. Diria até que o mercado de TI no Brasil em sua maioria não cria nada inovador, apenas usa o que está na moda.

Bom, nesse ponto eu discordo. Pra mim não faz sentido você abrir uma empresa, pra fazer a mesma coisa que os seus concorrentes já fazem e há mais tempo que você e tão bem quanto você e do mesmo modo que você.

Aliás, você pode prestar serviço para uma consultoria inovando na maneira de se relacionar com o cliente. Inovando na maneira de desenvolver e trabalhar, isso por si só é inovação.

Mas ai é questão de opinião, cada um pensa no sucesso como quer, mas só os melhores sobrevivem e isso é fato.

L

javablue:
Longino:
javablue:

Bom, nesse ponto eu discordo. Pra mim não faz sentido você abrir uma empresa, pra fazer a mesma coisa que os seus concorrentes já fazem e há mais tempo que você e tão bem quanto você e do mesmo modo que você.

Aliás, você pode prestar serviço para uma consultoria inovando na maneira de se relacionar com o cliente. Inovando na maneira de desenvolver e trabalhar, isso por si só é inovação.

Mas ai é questão de opinião, cada um pensa no sucesso como quer, mas só os melhores sobrevivem e isso é fato.

Não, não é inovação. Inovação é tecnologia, tipo alguma coisa que lhe permita fazer coisas diferentes ou ser mais eficiente no que você já faz. Você já trabalhou ou conheceu alguma empresa que “inovava”? Eu nunca vi, nem as multinacionais.

Essa história de “revolucionar relação com o cliente” é papo de marketing. Nada de errado, mas é só para vender o peixe. Todos dirão que fazem isso de uma forma ou de outra.

J

Longino:
javablue:
Longino:
javablue:

Não, não é inovação. Inovação é tecnologia, tipo alguma coisa que lhe permita fazer coisas diferentes ou ser mais eficiente no que você já faz. Você já trabalhou ou conheceu alguma empresa que “inovava”? Eu nunca vi, nem as multinacionais.

Essa história de “revolucionar relação com o cliente” é papo de marketing. Nada de errado, mas é só para vender o peixe. Todos dirão que fazem isso de uma forma ou de outra.

Então, sua definição está errada. É meio errado dizer que inovação é só tecnologia não? Segue link

Segue resultado no dicionário:

link no dicionário usado http://www.dicio.com.br/inovar/

Agora que a definição está mais claro. Sim é possível inovar em várias áreas, inclusive marketing e relacionamento com o cliente. E é isso que quero dizer, se for para ser mais um, que adianta abrir empresa?

Em relação a dizer que inova ou não, bom, tem os que falam que inovam e os que realmente inovam. E é fácil distinguir um do outro. :smiley:

L

Longino:

O problema é que o Spring serve apenas para simular o que linguagens dinâmicas fazem de graça para você e muitos de seus recursos poderiam ser feitos por API numa boa e sem stress. Por exemplo, dependecy injection seria baba em qualquer linguagem dessas que rodam na VM e mesmo em Java existiriam outras formas que não geram dependência externa.

Por exemplo, para que declarar beans em um arquivo xml? Uma interface com diversas implementações (tipo teste, produção, etc) não seria suficiente para configurar um ambiente?

E esse é o ponto: a linguagem precisa permitir que você expresse o que seja necessário.

Mas sabe por que ninguém se pergunta: “Como eu posso alterar a linguagem Java para torná-la mais expressiva para que eu possa fazer essas coisas nela mesma?” Porque é difícil. Escrever framework fulero é fácil.

E é daí para pior. Existem n maneiras de se usar Spring e “integrá-lo” com outras tecnologias, tipo JSF, seja injetando objetos nos managed beans ou de alguma outra maneira, o que vai contra o que o Java se propõe, que é uma linguagem simples.

Ainda tem transações com Hibernate, AOP, nossa, que lixo. Embora eu não goste de AOP, eu usaria uma ferramenta adequada se quisesse utilizá-lo.

A complexidade foge do controle. É por isso que Java é um inferno. Eu gosto da linguagem, mas odeio os frameworks.

Nossa, Java uma linguagem simples? Spring é um framework fulero? Ferramenta adequada para AOP? Quanto ódio!

Você é daqueles que não usa JSF nem Struts e prefere usar JSP/Servlets pois somente assim tu consegues se expressar de maneira simples?

A

Leozin:
Longino:

Nossa, Java uma linguagem simples? Spring é um framework fulero? Ferramenta adequada para AOP? Quanto ódio!

Você é daqueles que não usa JSF nem Struts e prefere usar JSP/Servlets pois somente assim tu consegues se expressar de maneira simples?

Ele não mencionou isso.

Embora eu tb tenha discordado do que disse sobre Spring ser um tumor maligno, eu entendo a reclamação dele. Ele só está dizendo que uma linguagem deve fornecer suporte ao que o Spring oferece de forma nativa e fácil. Ele mencionou que o propósito do Java é esse: ser uma linguagem simples, e não é. Eu concordo, trabalhar com Java não é simples… Mas bom, todo mundo há de convir que Java foi uma baita evolução na programação, e até hoje ajuda em muita coisa. Seja exemplos de como fazer, ou exemplos de como não fazer alguma coisa…

L

javablue:
Longino:
javablue:

Então, sua definição está errada. É meio errado dizer que inovação é só tecnologia não? Segue link

É melhor não contrariar senão gente aqui é capaz de cometer suicídio por estar errada no fórum.

A

dtxk:
Olhem essa oportunidade:
[i]

Eai oque o pessoal acha…

Acho um absurdo um valor deste (minha opinião)…

L

Leozin:

Eu sou daqueles que estudam antes de sair usando frameworks por moda.

O problema do Java são justamente desenvolvedores que saem usando frameworks (ou ferramentas tipo Maven) a torto e a direito por modinha, sem realmente entender as conseqüências ou se importar com a complexidade.

Depois quando desenvolvedores Ruby tiram um sarro de como tudo em Java é difícil, ficam nervosinhos. Eles estão certos, e vocês errados.

A

Longino:
Leozin:

Eu sou daqueles que estudam antes de sair usando frameworks por moda.

O problema do Java são justamente desenvolvedores que saem usando frameworks (ou ferramentas tipo Maven) a torto e a direito por modinha, sem realmente entender as conseqüências ou se importar com a complexidade.

Depois quando desenvolvedores Ruby tiram um sarro de como tudo em Java é difícil, ficam nervosinhos. Eles estão certos, e vocês errados.

calma lá, não vamo gerar flamewar…

J

Concordo com algumas coisas que você falou, mas ExtJS novo ai já é demais.

É que não foi especificada a versão. E relativamente novo é com relação a Struts, por exemplo.

Só por curiosidade, alguém saber a versão do ExtJS mais usada atualmente?

J

Longino:
javablue:
Longino:
javablue:

É melhor não contrariar senão gente aqui é capaz de cometer suicídio por estar errada no fórum.

Quando acabam os argumentos, tem que partir pra esse tipo de coisa. Típico de troll.

L

Jesuino Master:

Só por curiosidade, alguém saber a versão do ExtJS mais usada atualmente?

Pelo que tenho visto, a 3. Principalmente por causa da licença do ExtJS, que agora tá (mais) cheia de pormenores do que já era.

Quanto ao tópico, já passou da hora de parar de acompanhar… já perdeu o foco há horas.

[]

R

Longino:

Mas nenhuma linguagem sozinha serve para a web. São necessárias muitas bibliotecas e um ambiente servidor voltadas para essa área.

Não faz muito sentido o que você disse.

O problema é programação de framework em Java é que nem o American Idol, um bando de mané querendo 15 minutos de fama. E como é fácil, ao contrário de outros tipos de software complexos, todo mundo acha que sabe fazer. Dá na macarronada Springuiana que existe por aí.

Você ainda não respondeu, se todos frameworks Java são uma bosta você usa Servlets/JSP puro ou framework próprio?

A

AUser:

Eu o/ … Estudei feito doida por um ano, dia e noite, sábado, domingo e feriado, nem sabia o que era isso… :roll:

J

pinto:
É prostituição sim.
E só vai piorar.
Se a perspectiva fosse diferente não estaríamos vendo estas “consultorias” indianas se instalando por aqui.
Um pleno é um profissional na maioria das vezes já formado, com alguns anos de experiência, e muitas vezes já com família para sustentar, como é o caso do nosso amigo Adriano e esse bebê lindo da foto.
Calculando grosseiramente, R$ 3.000,00 CLT dá uns R$ 2.500,00 líquidos por mês.
Agora imagine com este valor pagar moradia, alimentação, plano de saúde, escola, transporte, etc., e ainda fazer uma poupança pra realizar algum projeto ou sonho…
É óbvio que existem muitas profissões que pagam menos, mas por favor, não vamos nivelar tudo por baixo, nem pela média.
Quem investe tanto tempo e dinheiro em formação, constante atualização, línguas, etc., merece bem mais.
Como eu já disse em outros posts, saia dessa área.
Pegue este esforço permanente que vc precisa para simplesmente se manter “empregável” em TI, e invista em outra graduação, em um concurso, em treinamento para alguma área com futuro mais promissor.
As alternativas existem, é só ir à luta.

++

A algum tempo um amigo largou tudo e foi fazer curso para piloto de avioes, esta muitoooooooooo mais feliz hoje.

W

Anime:
TI é uma bela ilusão!
Não concordo muito com isso :wink:
Esse pensamento pode ser atribuido à maioria das áreas de trabalho existentes que possuam, de alguma forma, um status perante a sociedade (algo como, quem trabalha na área de [coloque tua área favorita] ganha bem).

Quanto ao valor oferecido, cada empresa oferece o que achar certo. Vai do profissional aceitar ou negar a oferta. Mas é provável que a empresa tenha a “pessoa adequada” para a oferta.
Lembro que a alguns anos atrás, outra tecnologia que estava mais em evidência pagava muito bem. Aí, as empresas “forçaram” o valor pago para baixo (mas havia demanda de pessoal). Hoje é mero legado. Quando Java entrou em evidência, foi a mesma coisa. Agora querem forçar para baixo. Já conseguiram um pouco. Mas tenho notado que o inverso também está ocorrendo, onde as empresas estão pagando mais (mesmo por meios duvidosos) para manter “talentos” (num discurso de valorizar o conhecimento, e blablabla)… Logo, devemos estar chegando próximo de um patamar de equilíbrio de salários.

PS: Um junior pode se candidatar a essa vaga e, após um pouco mais de experiência, sair da mesma para outra empresa que pague um valor mais adequado. Ou seja, essa empresa não deve prezar pela manutenção de seus profissionais.

Criado 26 de julho de 2011
Ultima resposta 29 de jul. de 2011
Respostas 79
Participantes 28