Vale a pena ainda seguir ou continuar na carreira de programação?
31 respostas
T
titanius
Amigos,
Vou iniciar uma discussão aqui, que já iniciei com meus amigos daqui da cidade…
Visto que a Carreira de Programador está “prostituída”, veja nos anúncios de empregos… sempre pedem Pretensão Salarial, igual a leilão… quem oferece menos! … bom vale a pena seguir esta carreira, ou continuar nela!?
Eu particularmente estou pensando em ir para a área de consultoria… seja SAP ou outra qualquer… ou mesmo seguir carreira no que eu realmente gosto: Segurança da Informação…
Então, o que me dizem… hoje em dia, ainda vale a pena continua na programação!? Não? Mudar pra qual área?!
Visto que a Carreira de Programador está “prostituída”, veja nos anúncios de empregos… sempre pedem Pretensão Salarial, igual a leilão… quem oferece menos! … bom vale a pena seguir esta carreira, ou continuar nela!?
Eu particularmente estou pensando em ir para a área de consultoria… seja SAP ou outra qualquer… ou mesmo seguir carreira no que eu realmente gosto: Segurança da Informação…
Então, o que me dizem… hoje em dia, ainda vale a pena continua na programação!? Não? Mudar pra qual área?!
[]s
Algumas empresas pedem pretenção salarial apenas pra checar se o que você espera está dentro do salário que eles oferecem pro cargo, comigo aconteceu isso. Experimente primeiro entrar nesses empregos, na pior das hipóteses você vai pra outro, o negócio é tentar. Como diria o meu avô, “não corre do bicho sem ver a cor do pêlo” XD
A
Andre_Fonseca
oi
eu acho que o que não vale a pena é fazer algo de que não gosta
como as pessoas são diferentes suas necessidades também são diferentes
identifique as suas e vai descobrir o que mais gosta de fazer
abs
J
juliocbq
Olha, sinceramente quero fazer um mestrado e dar aula. Quem sabe até fazer doutorado. Mas meus dias de programador de empresa estão contados. Eu gosto muito, mas é cansativo, trabalhoso, e os malditos administradores não dão o valor merecido. Vou programar como robbie, pra opensource.
P
peerless
Runehart:
titanius:
Amigos,
[]s
Algumas empresas pedem pretenção salarial apenas pra checar se o que você espera está dentro do salário que eles oferecem pro cargo, comigo aconteceu isso. Experimente primeiro entrar nesses empregos, na pior das hipóteses você vai pra outro, o negócio é tentar. Como diria o meu avô, “não corre do bicho sem ver a cor do pêlo” XD
Sério que tu acha isso? Não seria mais simples então eles dizerem quanto eles estão afim de pagar pela vaga e só atrair interessados na mesma ?
A
aconstantino
titanius:
Amigos,
[]s
Cara, realmente essa profissão é um tanto estranha, pois hoje em dia é muito difícil se manter satisfeito em uma empresa como programador, e as vezes acaba mudando de emprego fácil pelas inúmeras oportunidades que existem e que chegam na sua caixa de e-mail todos os dias(melhores salários, aquela velha história)…
Eu não pretendo continuar como programador, tendo em vista que profissionalmente eu tenho 3 anos de experiência com Java(Apesar de ser uma ótima tecnologia para se trabalhar).
Este ano pretendo que seja meu último ano trabalhando como programador, pois estou planejando de passar para analista em breve. Mas pq isso:
Estabilidade
Quero fazer carreira em uma empresa
Isso vai de você cara, sinceramente… de seus objetivos profissionais
T
titanius
Bom… Acho altamente errado e incoerente isso, já até discuti isso uma vez aqui no fórum… :roll: se eles tem um teto salarial, que digam…
“Procura-se programador, salario de até R$ xxxxx”
Agora, pedir pretensão salarial, é sinal de leilão de profissionais…
Bom, to achando que meus dias de programador, tbm… Programação agora, só hobbie…
[]s
R
Runehart
peerless:
Runehart:
titanius:
Amigos,
[]s
Sério que tu acha isso? Não seria mais simples então eles dizerem quanto eles estão afim de pagar pela vaga e só atrair interessados na mesma ?
Não é uma regra, é uma exceção infelizmente, mas pode acontecer sim, comigo foi isso.
F
fantomas
Minha opinião:
Vale a pena fazer aquilo que vc gosta. Se vc gosta de Segurança da Informação acho que vc deve caminhar nesta direção até conseguir. Para ser realmente bom no que faz o primeiro requisito é gostar da atividade, depois o esforço etc… as recompenças vem com o tempo.
A única coisa que tenho observado é o seguinte: Poucos de nós na àrea de TI são empreendedores, a maioria segue um caminho bem simplista (modo de dizer), começa na escola faz o primeiro grau depois segundo grau logo vem o terceiro (falculdade) entra no mercado de trabalho e fica nisso até Deus sabe quando. O cara não termina pobre, com bastante esforço chega na classe média; agora, ficar rico trabalhando para consultorias ainda não ví nenhum. Eu me incluo nesta situação, e as vezes fico incomodado com a situação :?
flws
T
titanius
Bom, estou nas 2 uma:
Seguir carreira como analista, e continuar no meio da “programação”, pois todo analista já foi programador (bom deveria ter sido, pelo menos :roll: …)
Ou seguir carreira como consultor, ou até mesmo empregado em empresas de segurança da informação… (Minha eterna paixão em TI… )
F
fantomas
Essa foi boa hahahahah
flws
J
juliocbq
fantomas:
Minha opinião:
Vale a pena fazer aquilo que vc gosta. Se vc gosta de Segurança da Informação acho que vc deve caminhar nesta direção até conseguir. Para ser realmente bom no que faz o primeiro requisito é gostar da atividade, depois o esforço etc… as recompenças vem com o tempo.
A única coisa que tenho observado é o seguinte: Poucos de nós na àrea de TI são empreendedores, a maioria segue um caminho bem simplista (modo de dizer), começa na escola faz o primeiro grau depois segundo grau logo vem o terceiro (falculdade) entra no mercado de trabalho e fica nisso até Deus sabe quando. O cara não termina pobre, com bastante esforço chega na classe média; agora, ficar rico trabalhando para consultorias ainda não ví nenhum. Eu me incluo nesta situação, e as vezes fico incomodado com a situação :?
flws
Cargo de pesquisador pleno tá pagando 10,500. Mas tem que ser doutor. Isso já tava bom pra mim
T
titanius
O que vem a ser: Pesquisador Pleno !?! Fiquei boiando agora… em tempo, pra mim tava bom tbm… rsrsrs
A
andrepestana
Bom… Acho altamente errado e incoerente isso, já até discuti isso uma vez aqui no fórum… :roll: se eles tem um teto salarial, que digam…
“Procura-se programador, salario de até R$ xxxxx”
Agora, pedir pretensão salarial, é sinal de leilão de profissionais…
Bom, to achando que meus dias de programador, tbm… Programação agora, só hobbie…
[]s
Bom, titanius eu sei que vc acha isso e tb já participei de algumas discussões sobre isso aqui, mas eu acho que elas não falam qual é o teto pq todo mundo ia pedir o teto. Se o candidato não souber qual é o teto ele pode chegar até a pedir menos e ficar por isso mesmo. Para a empresa isso é bom. É como se fosse um leilão silencioso que ninguém fica sabendo quanto estão pedindo. Triste mas verdade e não tem como mudar.
Quanto à mudar de área ou não, eu já trabalhei como Analista de Suporte durante bastante tempo e achei que já estava na hora de mudar. Fiz estágio em Desenv. de Sistemas e comecei do zero. Hoje não me arrependo de ter mudado pois acho que gosto tanto dos assuntos de Análise de Suporte quanto programação/análise de sistemas. Tb acho que o importante é sempre fazer o que gosta.
Pelo que já lí dos seus posts o seu problema é a localização. O mercado de trabalho no interior de MG é muito fraco para TI. Mude para uma capital e as coisas já irão melhorar. Só não digo para vc vir para SP pq se mais pessoas vierem pra SP vai piorar o trânsito da cidade. :lol:
Abraço,
I
iwallas
Cara eu estou com a mesma dúvida… gosto muito de java, mas hoje trabalho como programador .net c#, tava pensando em me especializar de vez em um ou em outro, me formei em dez/2008 e queria dar um rumo pra minha carreira, mas estou numa eterna dúvida.
Eu tb queria me certificar em java, mas nao vai fazer mto sentido trabalhando com c#, até cheguei a comprar o livro, estudei, mas fui deixando pra depois e cá estou, ontem comprei um livro de uml, quero tirar aquela certificação da OMG, pq é neutra dentro de desenvolvimento, análise tb me interessa mas nunca trabalhei como analista e só com isso, e não conheço ninguem que seja pra me dizer como que é…
estou tentando focar nisso agora, pq programar não que eu não goste, mas isso de ter conhecer N frameworks, N sgbds… puts… eu não tenho esse pique, quero mesmo eh ser engenheiro ou arquiteto, desenhar soluções e não me matar pra programar soluções alheias rsrsrsrs
M
Marcio_Duran
titanius:
Amigos,
[]s
Carreia de programador não sei o que é isso, mas carreira em Tecnologia da Informação na certa é promissora mas isso exige muito estudo também, não escolha qualquer projeto isso pode zuar seu curriculum e outra coisa, quando o assunto não é focado no negocio e não tem muito esclarecimento dificilmente você entraria em projeto, isso é negar informação para o consultor que precisa se posicionar com a tecnologia e pra que ele ira começar a desenvolver.E necessário saber negociar muito e ter a sorte de ter uma equipe de colaboradores e não de oportunistas.
K
KWill
Há muito tempo eu ouço falar de ferramentas case/RADs/etc que supostamente surgiriam e substituiriam nós desenvolvedores/programadores que mexemos com códigos em linguagens de programação diversas (coisas como o difamado “Maker”). Até agora não vi coisa alguma que conseguisse de fato cumprir tal profecia.
Inté.
O
onolox
Tb acho q carreira de programador hj é barco furado, ta indo pro fundo do mar aos poucos.
R
rubinelli
Titanius, existem dois lugares onde você pode conseguir ter uma carreira bem sucedida em segurança da informação: São Paulo e Rio de Janeiro. Os principais clientes são instituições financeiras e empresas de e-commerce, e a esmagadora maioria das sedes estão nesses dois centros urbanos. Além disso, você provavelmente vai precisar de uma pós-graduação na área (ou muita sorte) para conseguir o primeiro emprego como analista de segurança.
B
britoboy
Ouço isso desde, deixa ver… 1989
Vc tem que se diferenciar… ou SER melhor que a maioria ou PARECER melhor que a maioria (esse ultimo corre o risco de ser eventualmente descoberto) - isso vale pra maioria das profissões: de pedreiros até presidente de empresa. O que ajuda é vc fazer o que vc REALMENTE gosta - assim fica mais fácil dedicar as milhares de horas necessárias pra se tornar bom em alguma coisa.
M
Marcio_Nogueira
O problema é que as empresas querem um programador com[color=red] perfil[/color] de analista.
R
renzonuccitelli
A pergunta que sempre me faço quando vejo no fórum o pessoal discutindo sobre as condições de trabalho de programador é: Se o pessoal já possui certa experiência com desenvolvimento, por que não abrem sua própria empresa? Ainda mas sendo Java livre, vc só precisa de um computador e uma boa idéia para desenvolver um produto. Então por que não desenvolver um produto e tentar abrir seu próprio negócio? No início da pra fazer a coisa em parelelo com o emprego, de forma a poder se manter. Mas por que não juntar uma grana pra abrir seu próprio negócio? Todo mundo sabe que trabalhar para os outros nunca deu dinheiro para ninguém. Então empreender um pouco não faz mal pra ninguém.
M
Marcio_Nogueira
Verdade seja dita, as empresas não sabem que perfil buscam no mercado!
M
Marcio_Duran
Uma ideia boa mas um pouco fora de contexto, empreender é saber onde você terá produtividade e competitividade em determinado ramo, não vejo uma saída melhor que uma boa especialização e atuar em consultoria de ponta.
M
Marcio_Duran
“Não é bem assim não, existem outras arrebentações a se passar”
A
aconstantino
Cara, montar o próprio negócio é muito compexo. Digo isso pq você precisa de um investidor em um projeto que banque o seu salário e mais o de uns três caras pra trabalhar contigo (que seriam seus sócios)… Mas isso envolve muita coisa complexa
Eu só arriscaria se tivesse um cliente precisando do produto e tivesse realmente o interesse em investir
muitas oportunidades assim aparecem se vc ja é conceituado na cidade, no mercado
por exemplo…se vc é o professor da faculdade X
R
renzonuccitelli
Uma ideia boa mas um pouco fora de contexto, empreender é saber onde você terá produtividade e competitividade em determinado ramo, não vejo uma saída melhor que uma boa especialização e atuar em consultoria de ponta.
Pra mim empreender é ter atitude e querer fazer algo diferente, criar uma idéia. O que vc comentou pra mim vem depois dessa vontade. O que vc comentou seria pra mim um Plano de Negócios, onde aí sim vc faria toda uma análise para saber se sua análise é viável, e em caso positivo, fazer todo o planejamento.
Mais uma vez repito: trabalhar pros outros nunca deu dinheiro para ninguém. Por que não criar uma consultoria de ponta em vez de trabalhar em uma? Até acho uma boa trabalhar pros outros, mas com objetivo de obter conhecimento para abrir seu próprio negócio. Mas isso é minha opinião e sei que tem gente que prefere a segurança de um trabalho do que arriscar em seu próprio negócio. E sei que o pessoal que acha que estou meio insano ao dizer pra criar uma consultoria de ponta, provavelmente são aqueles com o perfil de preferir a segurança de um trabalho.
Enfim, não existe certo nem errado, existe o que vc acha certo pra vc. Só deixo aqui minha dica para aqueles que não gostam de trabalhar para os outros, existem outros caminhos, basta procurar.
R
renzonuccitelli
Cara, montar o próprio negócio é muito compexo. Digo isso pq você precisa de um investidor em um projeto que banque o seu salário e mais o de uns três caras pra trabalhar contigo (que seriam seus sócios)… Mas isso envolve muita coisa complexa
Eu só arriscaria se tivesse um cliente precisando do produto e tivesse realmente o interesse em investir
muitas oportunidades assim aparecem se vc ja é conceituado na cidade, no mercado
por exemplo…se vc é o professor da faculdade X
Não concordo. Isso vc está pensando de maneira muito simplista. Só como um exemplo pequeno, a FINEP está dando, isso mesmo que vc leu dando, 120 mil para empresas de tecnologia iniciarem um négócio. E se der certo, em dois anos ela te empresta outros 120 a juros 0, isso mesmo que vc leu, juros 0. Isso só pra tirar a questão financeira da jogada. Mas enfim, acho que muita gente boa que teria condições de tocar um negócio pra frente não o faz por enxergar só obstáculos. Sei que não é fácil, mas se tiver vontade, não é tão difícil as coisas darem certo. Se vc kiser certeza, é melhor continuar trabalhando, mas não espere ganhar muito dinheiro dessa maneira. Se vc tem um objetivo, vc começa a pensar no que fazer para chegar lá. Até pegando seu exemplo, se vc acha que ser professor da faculdade X poderia te abrir o caminho, por que não pesquisar então como se tornar professor da faculdade X? Com relação a grana para manter salário eu discordo. Caso vc tenha bons parceiro para formar uma sociedade, é possível desenvolverem um produto em paralelo com trabalho. Ou seja, se o produto der certo e gerar lucro, todos podem entrar de cabeça. Sei que isso é trabalhoso, mas conheço alguns exemplos sobre isso. Um seria o da ChemTech. O cara ralou com mais dois amigos por 3 anos, e agora a empresa vai de vento em poupa. Foi comprada pela Siemens e o ex-dono é CEO agora.
Se vc ficar esperando a oportunidade cair no seu colo, nunca vai acontecer nada. Vc tem que procurar por elas.
C
Chic
Amigão,
O ser humano é realmente diferenciado, quem tem cabelo liso quer enrroladinho, quem tem encaracolado quer liso…
Bem… vou te falar, eu trabalhei um tempo como progrmador Delphi… Hoje estou atuando como consultor Microsiga…e tenho participado desse forum pois estou buscando aprender uma nova linguagem, pois o que eu gosto mesmo é programar…
Se o que vc gosta mesmo é SI, corra atraz… senão vc sempre vai achar que o mercado está prostituido… vc sempre vai encontar uma desculpa para sustentar qualquer frustração profissional.
Entenda, quando falo vc, falo de toda e qualquer pessoa… Vc parece que sabe o que gosta, isso já é 70%… os outros 30% é com vc…
Corre atraz e seja feliz…o resto é bobagem.
O
onolox
Programadores: Os eternos pedreiros do software.
M
Marcio_Duran
Pra mim empreender é ter atitude e querer fazer algo diferente, criar uma ideia. O que você comentou pra mim vem depois dessa vontade. O que vc comentou seria pra mim um Plano de Negócios, onde aí sim vc faria toda uma análise para saber se sua análise é viável, e em caso positivo, fazer todo o planejamento.
Empreender é ter conhecimento e a prática disso é o que você deve saber também negociar, se você quer empreender para competir deve saber que
já existe soluções já embarcadas para muitas coisas, o que vejo é que a fonte dessas informações já esta na inteligência de negócio da própria empresa a demanda de tecnologias e soluções não é compatível com a especialização ou mão de obra que também precisa de oportunidade e investimentos, você deve saber negociar soluções e nisso deve saber se auto-representar, ter atitude é saber se colocar e ter personalidade sobre o cliente e nisso ser colaborador em projetos que demandam.
O fato é que não se tem recursos de mão de obra ou pessoas decidas a encarar projetos Open Source, a “carreira de programação” é uma desculpa para o tempo de se entender soluções que precisam ser estudas e implementáveis, isso vai oportunidade.
Se você tem expertise na sua mão de obra ou mesmo sabe lidar com a complexidade que está se envolvendo você pode gerenciar equipes e não trabalhar tanto assim como você imagina, isso é ser empreendor fazer com que pessoas se mobilizem e sejam produtivas.