Diferença entre Java EE e Java SE

4 respostas
F

O Java EE é mais completo que o Java SE, mas onde é que ficam instaladas as APIs. Quando o Java EE é instalado ele colocar APIs no JDK? É assim que deixa de ser Java SE para ser Java EE?
Ou eu estou misturando os conceitos?

Grata, Fátima.

4 Respostas

X

Uma pequena busca no google por java ee java se

D

Conforme os conceitos na apostila da CAELUM FJ21, JAVA EE é:

JAVA EE é um conjuntos de especificações (interfaces) voltados para a WEB. Você deve usar as implementações do JAVA EE (JSP, Servlet´s, etc) para usar java para web.
JAVA SE é o Java para aplicativos desktop.

Para iniciar os estudos com JAVA EE, você pode baixar o jdk, o tomcat, o mysql e o ECLIPSE.

F

Obrigada a vocês dois.

Pelo que eu entendi, a sun disponibiliza a interface e a implementação através do JAVA EE. Para trocar de fabricante, a gente não precisa mudar o nosso código, pois ele faz referências às interfaces. O outro fabricante deve conter um código (implementação diferente da da Sun) que usa os nomes iguais aos da interface da Sun.

1- Então é só trocar as APIs?

A dúvida inicial que eu estava era a seguinte: já tinha jdk no meu computador. Eu instalei o JAVA EE. Na instalação o JAVA EE pede para dizer o caminho do JDK. O que eu quero entender é o que ocorre na instalação para haver mudança de JAVA SE para JAVA EE. Eu tenho a impressão que a Instalação do JAVA EE vai colocando as APIs referntes ao JAVA EE dentro de algumas pastas do JDK que já existia. O que eu quero saber é fisicamente onde está essa instalação do JAVA EE no drive C.

2- É isso? Ou seja, o conjunto de APIs que foram adicionadas (estou supondo) com o servidor Glassfish (que pode ser substituído por outro, como o JBoss AS) é que forma o JAVA EE?

Ou eu continuo misturando os conceitos?

Grata,
Fátima.

D

Sei que esse tópico foi criado a quase 4 anos, mas coloco aqui minha contribuição para novos usuários e quem for começar a estudar Java.

O próprio site da Oracle define Java EE assim:

[b]"O que é o Java Enterprise Edition (Java EE)?
O Java EE é um ambiente independente da plataforma, centrado em Java que cria e implementa aplicativos corporativos baseados na Web on-line. O Java EE inclui muitos componentes do Java Standard Edition (Java SE). A plataforma Java EE consiste em um conjunto de servidores APIs e protocolos que fornecem a funcionalidade para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web.

O Java EE simplifica o desenvolvimento do aplicativo e diminui a necessidade de programação e de treinamento do programador, criando componentes modulares reutilizáveis padronizados e ativando a camada para tratar de muitos aspectos da programação de forma automática.

Se você for um desenvolvedor corporativo, precisará do Java EE. Os desenvolvedores corporativos necessitam do Java EE porque a criação de aplicativos de negócios distribuídos não é fácil, e eles precisam de uma solução de alta produtividade que lhes permitam se concentrarem apenas na criação da lógica de negócios e ter uma grande variedade de serviços de nível corporativo nos quais confiar, como objetos transacionais distribuídos, middleware orientado à mensagem e serviços de nomenclatura e de diretório. "[/b]

Fonte: http://www.java.com/pt_BR/download/faq/techinfo.xml

Criado 26 de julho de 2011
Ultima resposta 10 de mar. de 2015
Respostas 4
Participantes 4