Já está disponível a versão final do NetBeans 6.1

77 respostas
M

Acabou de sair do forno a versão final do NetBeans 6.1.

Ela pode ser baixada no endereço http://download.netbeans.org/netbeans/6.1/final/

Aqui podem ser encontradas as caracteristicas da nova versão http://www.netbeans.org/features/

77 Respostas

M

da horaa… blz…

eu to pretendo formata aqui, ai eu ja baxo ele e faço isso…

deve ta no ingles…eu gosto mais em portugues mais nao tenho problemas se tiver em ingles não…

kra valeus a dica…

J

já era tempos…

P

ja tava aguniado esperando essa parada sair, ate q enfim

P

ja tava aguniado esperando essa parada sair, ate q enfim [2]

G

putz… demoro

C

exagerados , atrasou 2 dias.
e n’ao corrigiram a issue do editor…

L

chun:
Qual issue chun?

G

A parte de UML que integraram ao netbeans ficou péssima. De resto continua funcionando bacana como sempre.

C

Luiz Aguiar:
chun:
Qual issue chun?

http://www.netbeans.org/issues/show_bug.cgi?id=132997

C

o que ficou t’ao ruim

Z

que belezura! 40% ++

Agora a inicialização vai ser tão rápida que não vai mais sobrar tempo para a vadiagem malemolente durante o carregamento do netbeans! hehehe

:stuck_out_tongue:

C

Alguém sabe falar se tem algum plugin facelets pra essa versão…

P

chun:
Luiz Aguiar:
chun:
Qual issue chun?

http://www.netbeans.org/issues/show_bug.cgi?id=132997

É… Tá brabo! Era preferível atrasar mais e corrigir! :roll:

A Paz!

R

Um grande lançamento, com certeza! :thumbup:
Estava ansioso.

Renan

A

Galera mesmo com esses erros de editor compensa baixa-lo? Vou usar para uma aplicacao em Swing (vou fazer td na mao, nao gosto de plugin tipo Matisse, pra mim vira muito VB hhahaha sem contar na porquisse de codigo gerado) e J2ME (com bluetooth) q pretendo fazer em casa… e qual a versao mais recomendada pra eu baixar? a simples mesmo ja suporta j2me? ou devo baixar a Mobility?

Ahh nunca usei o Netbeans pra um projeto, apenas dei uma olhada em versoes anteriores e voltei correndo pro Eclipse devido ao costume q tenho com ele (uso desde a versao 2.1 tto na facul qto para trabalhar).

Abraco! valeu!

C

Primeiramente , vou deixar uma coisa muito clara… o bug concentra-se principalmente no editor JSP , então não existe desespero caso vc vá utilizar o Matisse

Quanto a não usar o matisse… meus pesames… fazer tela na mao em java é tão divertido quanto sair a noite para ir numa churrascaria comer um “rodizio de xuxu”

Comece a ver as novidades do NetBeans 6.1, e considere ele para um projeto de teste, mas utilize todo seu poder e não tente usar o NetBeans como se fosse o eclipse… pois essa não é a premissa dele.

Baixe a versão Java SE Only , já que não vai trabalhar com mais nada a não ser swing… a diferenca comeca no tamanho… tem 25 mb :slight_smile: rapido rasteiro para baixar :slight_smile:

A

Tá mas e a parte de J2ME?

E eu prefiro montar as telas na mao mesmo, cada um faz como acha melhor :wink:

Das vezes q fiz as telas no matisse ele gerou um codigo tao porco q eu tive q refazer as telas na mao mesmo…

valeu!

E

Opaa !
O Netbeans deve estar animal, mas só espero que eles tenham adicionado alguns atalhos a mais
nessa versão nova, ainda não vi o Ctrl + Shift + (seta para cima ou para baixo) do eclipse saindo no netbeans …

C

andrerios:
Tá mas e a parte de J2ME?

E eu prefiro montar as telas na mao mesmo, cada um faz como acha melhor :wink:

Das vezes q fiz as telas no matisse ele gerou um codigo tao porco q eu tive q refazer as telas na mao mesmo…

valeu!

J2ME baixa o pacote de mobilidade , ou baixa o pacote javaSE normal e instala o plugin direto pelo plugin-center

S

esantana:
Opaa !
O Netbeans deve estar animal, mas só espero que eles tenham adicionado alguns atalhos a mais
nessa versão nova, ainda não vi o Ctrl + Shift + (seta para cima ou para baixo) do eclipse saindo no netbeans …

O que isso faz?
De qualquer forma, dá uma olhada nos atalhos dele e em outras coisas do editor de código. Quando comecei a usar o Netbeans 6, senti falta de um monte de coisas do Eclipse. Depois, descobri que dava pra fazer aquilo tudo, mas de outras formas.

E

Navega entre os membros de uma classe, é bom para ir para a declaracao do metodo
que vc esta escrevendo, ou para ir para o proximo metodo, eu uso bastante.
Quanto a navegação entre métodos, o Netbeans só tem o “Ctrl + 7” que deveria substituir o
"Ctrl + o" do eclipse.

Ahh … sim … claro, mas não é caso do “Ctrl Shift (cima | baixo)”,
esse o Netbeans ainda não tem.

C

very good

http://www.netbeans.org/issues/show_bug.cgi?id=132662

R

Não é pra gerar discussão, mas o que seria esse “código porco” que o NetBeans gera? Eu já editei até na mão(no Eclipse) um Frame que eu tinha feito no Matisse com o GroupLayout, não tem nada de porco PRA MIM, muito pelo contrário…

Porque “porco”? O que é um melhor que “porco”?

C

Porco = usar GroupLayout ?

Nao entendo esse negocio… para mim codigo de tela não tem que ser lindo e maravilhoso… é puramente descartavel…

I

RaulCarlin:
Não é pra gerar discussão, mas o que seria esse “código porco” que o NetBeans gera? Eu já editei até na mão(no Eclipse) um Frame que eu tinha feito no Matisse com o GroupLayout, não tem nada de porco PRA MIM, muito pelo contrário…

Porque “porco”? O que é um melhor que “porco”?

O código porco que tão falando é quando vc usa o “FREE DESIGN”, ai sim o netbeans faz uns códigos intendiveis.
Mas isso é só pras os caras que não sabem mecher no matisse, criam uma classe qualquer arrasta uns botões e vão olhar o código.
Na real não é só isso, tem que escolher um gerenciador de layouts ou escolher null, e pensar um pouco como vai ser a tela quando ela for redimensionada.

Cara! tive de dar uma risada com essa muito boa! :lol: :lol: :lol:

E

Infelizmente o netbeans continua travando da mesma forma que a RC1 e a RC2, ou seja, sem condições pra utilizar “em produção” pra desenvolvimento web :cry:

Espero que eles possam resolver isso brevemente. Queria testar melhor as novas funcionalidades e comprovar se ele tá realmente mais rápido no code complete :slight_smile:

Como já disseram aqui, preferia ter esperado mais pra não ficar vendo meu netbeans travando quando eu tento executar certas operações… :?

R

tenho uma tela que estou usando Swingx, e esta não abre desde a versao 6.0. Sendo assim, ainda uso o 5.5.1. Quem sabe com o 6.1 não tenha resolvido…já estou seco para migrar e desfrutar dos novos recursos do editor…

R

O código porco que tão falando é quando vc usa o “FREE DESIGN”, ai sim o netbeans faz uns códigos intendiveis.

Mas é justamente o FREE DESIGN(GroupLayout) o tchan da coisa, e não acho porco não…

Alguém por acaso usa design pattern pra fazer tela?!?!?!?

Poem os GridBagConstraints em um Enum, cria um Facade pra criar jpanels diferentes e um Singleton pra que todos acessem uma “JComponentFactory”?

Cara, pra mim, Swing é muito diferente de Web, que aí sim tem que ser na unha…

C

Recurso espetacular do netbeans é ele “esconder” esse codigo de tela para vc nem se preocupar…

J

Não quero ser chato, mas apesar da versão estar muito boa, continuo desapontado com a falta de suporte à Facelets na IDE. O único projeto nesse sentido está sem atualizações há tempos, e mesmo a mais recente (um “xunxo” pra funcionar com o netbeans 6) tem diversos problemas.

Acho que o pessoal do Netbeans deveria se preocupar com isso mais seriamente. Não estou acompanhando a lista de features da própria IDE, e por isso posso estar falando bobagem aqui… mas eu esperava que houvesse alguma melhoria nesse sentido já nesta versão.

O

Quando é que vai estar disponível essa versão através do update do Netbeans?

M

Ontem baixei esta nova versão do netbeans para testar, e sinceramente, não gostei. Não percebi nenhuma melhoria significativa na ide, continua entupida de “coisas”.
Um abraço. :wink:

B

Qual a maior melhoria que teve?
No NetBeans 6.0.1 dá sempre um erro do var/log… algo assim não sei porque acho que é um bug. Alguém já presenciou este erro? Foi solucionado nesta nova versão?

O

Realmente, plugin do facelets ta fazendo falta hein … ainda naum sai do 6.0.0 por causa de plugin … mesmo assim gosto do netbeans … :lol:

L

http://www.netbeans.org/download/flash/js/javascript_demo.html

R

Alguém já viu isso? To frustrado…

Ele tá dando uns bugs bizarros aqui:

1. Do nada, ele não acha mais o Classpath do projeto e começa a acusar um monte de erros, inclusive com classes que estão no projeto(!!!)…

2. Do nada, o pacote de testes não acha mais o Classpath do build do projeto(Classpath for compiled sources, algo assim)…

Obs: Os dois acima está tudo configurado corretamente, ele simplesmente acontece e depois desaparece, às vezes de repente às vezes quando reinicio o NB… não consigo replicar pra ver o que é…

1. Travando muito, e se deixar ele aberto, vai comendo RAM que nem farinha(começa com 26 daqui a poucom tá com 60 e subiiiindo, subiiindo, só com o Output/Ant Overview/Projects/Files/JUnitTest Results de views abertas)…

2. Ele fica acusando erro de compilação mesmo depois que eu corrijo o código(fica aquelas bolinhas vermelhas toscas no ícone)…

C

60 mb de ram ? vc tá reclamando que tah consumindo 60 mb de ram ? quando o eclipse consome em sua maquina ?

R

Eu não to reclamando de 60, to falando que ele come memória do nada, sem usar nenhum recurso…

C

hehe , se vc soubece a quantidade de coisa que um IDe faz “pelas costas” vc nao diria “come do nada” vc mesmo falou Output/Ant Overview/Projects/Files/JUnitTest

:slight_smile:

L

RaulCarlin:

1. Do nada, ele não acha mais o Classpath do projeto e começa a acusar um monte de erros, inclusive com classes que estão no projeto(!!!)…

2. Do nada, o pacote de testes não acha mais o Classpath do build do projeto(Classpath for compiled sources, algo assim)…

Obs: Os dois acima está tudo configurado corretamente, ele simplesmente acontece e depois desaparece, às vezes de repente às vezes quando reinicio o NB… não consigo replicar pra ver o que é…

1. Travando muito, e se deixar ele aberto, vai comendo RAM que nem farinha(começa com 26 daqui a poucom tá com 60 e subiiiindo, subiiindo, só com o Output/Ant Overview/Projects/Files/JUnitTest Results de views abertas)…

2. Ele fica acusando erro de compilação mesmo depois que eu corrijo o código(fica aquelas bolinhas vermelhas toscas no ícone)…

Por que não manda esses comentários no bugtrack do netbeans para que eles possam analisar?

Mas já adianto que muitas das reclamções desse tipo é problema de BIOS.

P

RaulCarlin:

Do que vc está relatando aí, só os travamentos (e com JSP’s) está acontecendo comigo, do resto está normal (muito bom, por sinal).

A Paz!

R

É, realmente, porque meu negócio é enxer o saco dos outros aqui no forum com perguntas cretinas, louco pra ouvir respostas como a sua…

Até concordo, mas pra que fazer tantas coisas pelas costas se eu não estou usando nada…

Eu fiz um teste, eu estava usando as configurações que eu já tinha desde o RC 1(netbeans_default_userdir), comecei do zero, só exportando as configs do editor (cores e afins)… será que tem algo a ver?

L

Por que não manda esses comentários no bugtrack do netbeans para que eles possam analisar? [2]

V

Estou com ele aqui. E realmente, melhorou bastante em relação ao 6.0

Todo dia o netbeans me cumprimentava na inicialização dando esse “bom dia”:

O 6.1 não faz mais isso. :smiley:

A inicialização do 6.1 é realmente muito mais rápida do que a do 6.0. E também está com muito menos engasgos do que o 6.0 (principalmente por causa do excessivo garbage collection e memory swapping). Ainda engasga um pouquinho as vezes, mas melhorou bastante.

Aqueles erros aleatórios do netbeans 6.0 também diminuíram bastante (mas ainda tem alguns no 6.1). Todo dia, do nada o NetBeans 6.1 vinha com algum erro do tipo IllegalArgumentException, StackOverflowError, NullPointerException, ArrayIndexOutOfBoundsException ou simplesmente RuntimeException. No 6.1 só vi um NullPointerException até agora e de vez em quando dá uns ArrayIndexOutOfBoundsException.

O NetBeans 6.0 também se suicidava as vezes do tipo, do nada desaparecia da tela, o processo fechava, a JVM encerrava. Tudo em piscar de olhos. Como se algum código dentro do netbeans 6.0 chamasse System.exit(0). Isso ainda não aconteceu comigo no 6.1.

Mas, no linux, apesar de bem rápido, o editor tá meio bugado (dá para usar de boa, mas fica com uns pseudo-erros de compilação muito irritantes). Isso é muito ruim. Não cheguei a usar o 6.0 no linux para ver, mas no 6.1 ele não tá legal. Outro bug for linux do 6.1 é que ele não consegue achar a classe que contém o método main em um projeto, daí você tem que ir lá manualmente para rodar e isso é muito chato.

M

Ta meio estranho o editor no linux msm, o 6.0 não estava assim…

V

Hehe, doce ilusão. Pensei que não teria mais esse problema, mas o NetBeans 6.1 acabou de se suicidar aqui na minha máquina. :frowning:

A

O meu ta se suicidava desde a versão 6.0 e agora ainda continua na versão 6.1

P

Estranho, uso ele no Linux e até agora não aconteceu o problema relatado comigo não… :?:

A Paz!

A

Uso windows xp…talvez esteja ai o problema

B

O NetBeans nunca suicidou nem no Linux nem no Windows… só que ele trava várias vezes no Windows… rsrs O que não é novidade pra ninguém aqui né.

A

nunca suicidou com voce né?
Mas isso tem acontecido.

B

Fora uns bugs cá e acolá (já mandei tudo pro bugzilla deles), a experiência geral é muito boa.

Por enquanto só achei a parte de refactoring fraca e confusa, mesmo lendo a documentação. Parece que foi jogada lá sem pensar muito.

Eles não tem nada do tipo “Extract Method”, p/ mover um método de uma classe p/ outra existente ou nova.

O

Po ninguém respondeu, não tem como atualizar meu NB 6.0 pra 6.1?

É que se eu so instalar o NB 6.1 ele fica sem os plugins, a configuração dos plugins, e so pega uma pequena parte das configurações do 6.0…

Da a maior preguiça so de pensar em instalar tudo, configurar de novo… além da perda de tempo cabulosa.

L

onolox:
Po ninguém respondeu, não tem como atualizar meu NB 6.0 pra 6.1?

É que se eu so instalar o NB 6.1 ele fica sem os plugins, a configuração dos plugins, e so pega uma pequena parte das configurações do 6.0…

Da a maior preguiça so de pensar em instalar tudo, configurar de novo… além da perda de tempo cabulosa.

Não atualiza via update… e vc pode importar as configurações, no momento que abrir pela primeira vez ele vai te perguntar se quer importas as configs.

Vale apena instalar os plugins pq todos estão com versões novas.

R

Oh blza se algum dia precisar de manutenção a IDE fará isso para vc… :smiley:

Sinceramente nao gosto do codigo gerado pelo NetBeans…

A

marcosalex:
Comigo também nunca suicidou, deve ser algum recurso específico. Como minhas aplicações são ainda simples, talvez eu não tenha “encontrado” o bug matador (literalmente) hehehe.

A maior vantagem do NB sobre o Eclipse pra mim é o fato de não ter de preocupar com o design de tela, focando nas regras de negócio, da mesma forma como faz o Delphi, VS e praticamente todas as grandes IDEs. O código gerado parece bagunçado? Claro, quem gerencia é a IDE, não o programador, então ele tem de ser legível pra IDE, não precisa ser legível pra você.

Não vejo essa a maior vantagem de um sobre o outro, uma vez que a maioria dos desenvolvedores Java constroem aplicações web.

M

Sejamos sinceros, não há nenhuma melhoria relevante no ide, apenas mais um entupimento de coisas qua não usaremos em nosso dia-a-dia. :wink:

A

hunnn??

G

Cada vez que o tempo passa, vejo que a SUN está conseguindo dar tiros nela própria.

Seus produtos demoram a ser lançados e o pior de tudo que eles não estão conseguindo sanar necessidades básicas, coisa que a microsoft está tomando vantagem e ficando anos luz de distância da plataforma Java.

Enquanto a SUN for orgulhosa e tentar manter a ridícula premissa “Write Once Run Anywhere” e não encarar a realidade, estará dando tiros em si mesma.

Pra que o Swing? Pq nao usar a propria interface do SO como o .NET faz? Tudo por causa do Write Once run Anywhere, infelizmente.

O

Nessa versão achei extremamente desonesto este 40% mais rápido na inicialização. A barrinha vai mais rápido, mas a ide demora o mesmo pra iniciar completamente.

NB é show de bola, não precisa desse tipo de desonestidade.

M

Rapaz, não sei como é que tá o NetBeans pra Java, já que eu ainda uso o Eclipse pra isso, mas pra Ruby ele tá até dando pro gasto, tirando essa porcaria de “main project” e a demora pra descobrir recursos que foram criados por fora da IDE.

M

"

L

Testei um pouco o suporte a Ruby e tbm em agradou, não é a última bolacha do pacote mas esta bem legal até.

M

Boa noticia, estou meio puto com o eclipse esses dias, tá travando muito no linux.
Como não tenho grana pra usar o intelijIDEA vou pesquisar sobre o netbeans

M

"

L

Olá

Concordo

E quais são estas necessidades básicas?

Swing usa a interface do S.O.

Quando li sua mensagem me senti em 1999 quando este tipo de discussão era comum. Mas em 2008? Liste tudo que você consegue fazer com Java e não consegue fazer com .NET e faça ao contrário listando tudo que faz com .NET e não consegue fazer com Java. Vai ficar surpreso. Quer ficar mais surpreso ainda? Veja o tanto que Java é usado e perceba que se fosse tão ruim assim poucos usariam.

[]s
Luca

R

Ainda bem que existe ele, Swing é muito mais bonito que essa coisa feia que é Windows… pra que o Java, porquê não usar a própria linguagem da máquina(Assembly)?

E que venha o Update N pra calar de vez essas argumentações da época do JDK 1.1…

O

Por não usar o SO pra renderizar a tela é que que existe o SWT!

L

Olá

No patch que saiu, não corrigiram este bug mas corrigiram o 129561 que é parecido (lentidão sem travar)

Veja: http://wiki.netbeans.org/NetBeans6.1PatchesInfo

Corrigiram bastante coisa.

Sugiro a todos fazer o update seguindo http://hg.netbeans.org/main/raw-file/63c0534adb36/usersguide/javahelp/org/netbeans/modules/usersguide/configure/modules/autoupdate.html

[]s
Luca

P

http://www.netbeans.org/issues/show_bug.cgi?id=132662

A Paz!

A

Ate que gostei desta nova versão do netbeans, não estou acostumado a mecher no Eclipse.

Só achei meio lerdo de mais, se não tiver uma maquina boa, nao dá para rodar em computadores com menos de um 1gb de ram.

mas as facilidades para criar uma apllicação rapida com mysql, achei bem bacana, logico que tem muito que melhorar…mas dá para usar normalmente…

P

ramilani12:
marcosalex:

A maior vantagem do NB sobre o Eclipse pra mim é o fato de não ter de preocupar com o design de tela, focando nas regras de negócio, da mesma forma como faz o Delphi, VS e praticamente todas as grandes IDEs. O código gerado parece bagunçado? Claro, quem gerencia é a IDE, não o programador, então ele tem de ser legível pra IDE, não precisa ser legível pra você.

Oh blza se algum dia precisar de manutenção a IDE fará isso para vc… :smiley:

Sinceramente nao gosto do codigo gerado pelo NetBeans…

Concordo com ramilani12…

marcosalex deve ser um feliz arrastador de coisas… (Delphi e VS grandes IDEs… :smiley: )

Daqui a pouco vai ser mais um feliz usuário do Maker.

M

"

P

Opa marcosalex,

Desculpa a brincadeira, não quis ofender. :frowning:

Perfeito, concordo contigo. Só não penso da mesma forma que você ao dizer que o código não precisa ser legível para o desenvolvedor:

Para mim, o código tem que ser legível sim, uma para que eu saiba o que a ferramenta está fazendo e outra para ajudar na manutenção. Acredite, nem tudo poderá ser resolvido na interface gráfica…

C

Pra que eu quero código de janela legível???

té +

P

Porque em várias ocasiões eu necessito de certas funcionalidades não suportadas pelo editor visual, seja ele o VE, Matisse ou (Coloque aqui o seu editor preferido).

Simples assim.

Então eu tenho que entender o que o código esteja fazendo, com a mesma rapidez com o qual eu entende o meu código.

Eu pensei que com tanto papel gasto em coisas como “clareza de código”, “refactoring” e “design pattern” era para esclarecer isso: que devemos escrever código da forma mais limpa possível… (Seja ele um código de uma mera tela ou não…)

Não, eu não espero que a ferramenta adote padrões de projeto ao gerar o código, mas sim um código limpo e também não quero que a ferramenta adote esse gambi design pattern:

L

Olá

Correções do patch 3 lançado na semana passada: http://wiki.netbeans.org/NetBeans6.1PatchesInfo

Atualizar pela própria IDE.

[]s
Luca

Criado 28 de abril de 2008
Ultima resposta 8 de set. de 2008
Respostas 77
Participantes 38