Eu estava pensado sobre java não vejo sistema corporativo grande com ele,tipo ERP,não conheço uma software house que usa java,nos celulares e pra fazer joguinhos .Desktop o swing deixa desejar e a verbosa demais pra esse tipo de desnvolvimento.Na web so grandes instituições para pagar o custo desenvolvimento ,faltam ferramentas RAD não dá pra aprender sempre um framework novo.
Estou aprendendo uma linguagem de brinquedo, e a faixa salarial?
Java Uma linguagem De Brinquedo?
74 Respostas
:shock:
Orra, linguagem de brinquedo?
É a linguagem que mais cresce…
Se Java for de brinquedo não imagino o que é realmente de verdade.
Eu estava pensado sobre java não vejo sistema corporativo grande com ele,tipo ERP,não conheço uma software house que usa java,nos celulares e pra fazer joguinhos .Desktop o swing deixa desejar e a verbosa demais pra esse tipo de desnvolvimento.Na web so grandes instituições para pagar o custo desenvolvimento ,faltam ferramentas RAD não dá pra aprender sempre um framework novo.
Isso só pode ser uma brincadeira. O cara deve ter deixado o usuário dele logado em alguma máquina e
alguem pegou e escreveu isso.
Eu vou ficar acreditando que é isso, então nem vou responder, pq caso não seja isso, o cara é um ET e chegou de
Marte ontem! Alias, ontem não, a 5 minutos do post, pq se tivesse chegado ontem jah saberia da abrangência do Java.
Esse cara deve ser da Cultura Microsoft!!! hehehe…E com a cabeça muito fechada!
Hum, será que alguém consegue se colocar a favor dele? :?:
Sem comentários… :lol:
Hum, será que alguém consegue se colocar a favor dele? :?:Sem comentários… :lol:
neste caso é impossível.
E olha que eu não sou fanático por Java, até acredito que existam outras linguagens melhores.
Mas os argumentos que o cara usou são “non sense”.
Bem suas duvidas são comuns, pra quem está começando, mercado de trabalho depende muito do estado onde você mora alguns sã melhores outros são piores, Brasilia, São Paulo, Porto Alegre, são mercados bons Goiânia vem crecendo muito, na empresa onde trabalho, toda vez que precisamos de profissional temos grandes dificuldades em encontrar.
Opinião pessoal, JAVA e a linguagem do futuro, mas ainda tem um custo um pouco mais alto, por N motivos profissionais mais caros, tempo de desenvolvimento maior (pontos bastante polêmico, eu não concordo), etc… Sobre ERP, sistemas grandes em JAVA, existe varios mais eles estão em sua maioria em grandes empresas.
Quando acesso um link qualquer do site do meu banco, ele tem a extensão .do, significando que está usando JAVA. Meu celular Motorola possui uma aplicação pra tocar música que, quando starta diz: “JAVA Powered”.
Em Desktop reconheço que quase não há nada em Java, mas acredito que isso se deve mais ao “timing” do que algum tipo de problema do Swing, porque a maioria dos aplicativos GUI para Windows que conhecemos surgiram quando Java ou não existia, ou estava muito no começo; e a maioria dos aplicativos GUI para Linux que conhecemos surgiram quando Java não estava sobre licença GPL.
Talvez Java não esteja em todos os softwares do mundo, mas todo mundo confia em Java para desenvolver aplicativos. Não há justificativa para considerá-lo uma linguagem de brinquedo.
Nem se fosse marciano! http://www.sun.com/aboutsun/media/features/mars.html
(desculpe o amigo, mas eu não podia perder a piada :- )
Eu chuto que isso é uma mensagem do CV disfarçado zoando geral. 
Vou diexar uma coisa clara adoro java,mas so queria vcs me falassem algo do tipo tem um ERP aqui com
solução de BI desenvolvido em java.Tem uma software house gigante trabalhando com a linguagem.
Eu tenho certificações e experiencia e to ganhado
3.000?
Não e isso não é cv disfarçado.
Então aproveite a deixa e cite alguma linguagem ‘séria’.
A proposito seu celular da Motorola tem JAVA
conversei comumdono de uma pequena empresa que trabalha com solução de forças de vendas para dispositivos movéis e ele disse que meio inviavel construir softwares com porque a jre consome recursos
do aparelho.
To começado agora ,não conheço muita coisa .Mas .net
fornece ferramenta de BI cubo coisas que em java teria de ter tempo e ficar pegando frameworks sei lá,
tempo esse que nem sempre os desenvolvedores dispoem
Então vá trabalhar com .Net, já que é a ferramenta que tem o BI, são robustas e etc…
Não discuta sobre linguagens.
No Sourceforge vc encontrará um ERP chamado OpenBravo. Acima disseram que os banco utilizam Java, no HSBC há muita aplicação Java.
Não sou o JavaFan e .NetFan, mas pesquise mto as coisas antes de falar algo que não possa prejudicá-lo!
Linguagem de brinquedo que eu conheço é o LOGO que foi muito utilizado em CAI, atualmente existem os tutores inteligentes…
Flw.
Eu juro que nao. Eu nao conseguiria escrever uma mensagem tao mal-pontuada 
fornece ferramenta de BI cubo coisas que em java teria de ter tempo e ficar pegando frameworks sei lá,
Pronto, então tchau ;D
Tem umas que vc deve ter ouvido falar. Google, Sun, IBM, HP, e praticamente todas as empresas na lista da Forbes 500, talvez com excecao da Microsoft.
No que isso importa pro seu argumento?
coisas que em java teria de ter tempo e ficar pegando frameworks sei lá,
Ponha-se na condicao de um CxO que precisa de um sistema. Se eu te digo que nao vou ter tempo pra avaliar as melhores ferramentas pro trabalho a se fazer e quero tudo mastigado, pra que vc iria me contratar pra resolver os problemas do seu negocio?
Tem umas que vc deve ter ouvido falar. Google, Sun, IBM, HP, e praticamente todas as empresas na lista da Forbes 500, talvez com excecao da Microsoft.
Tem a NASA tb que ja deve ter ouvido falar.
Só consigo pensar nessas também, não me vem nenhuma gigante à cabeça…
A proposito seu celular da Motorola tem JAVA
conversei comumdono de uma pequena empresa que trabalha com solução de forças de vendas para dispositivos movéis e ele disse que meio inviavel construir softwares com porque a jre consome recursos
do aparelho.
Tente entao fazer uma aplicação na plataforma .NET para um celular. Tente criar a mesma aplicação para um celular motorola, um sony ericsson, um siemmens, e etc…
inviavel construir softwares com porque a jre consome recursos
do aparelho.
Quem falou isso não conhece nada dessa tecnologia.
Leia isso. http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/08/17/idgnoticia.2007-08-17.[telefone removido]/
3.000?
Se vc tem isso tudo e acha que é certo a afirmação desse “cara”.
Hoje, se vc dobrar meu salário eu não largo JAVA.
Bom dia a todos.
Nao estou aqui pra defender linguagem pq odeio isso, mas seus argumentos nao sao validos.
- ferramentas RAD = Netbeans, ADF ( framework RAD da oracle pra Web )
- Swing - existem frameworks como SwingBean e Genesis que aumentam tua produtividade em uns 300%
- Vá até o Banco do Brasil e diga que o novo sistema deles é feito em linguagem de brinquedo. Pode tentar a Vale do Rio doce tb que tem alguns.
em Java você pode fazer direito, ou pode fazer muita merda tambem. Tem nego por ai que programa
100% estruturado, e reclama que um sistema em Java não proporciona facilidade de manutenção.
Talvez nós não tenhamos uma linguagem de brinquedo, mas sim programadores de brinquedo.
São afirmações como essa que faz as pessoas pensarem que aqui no forum só tem nerd bitolado por java.
Eu largo cara. Prefiro pegar o dobro do salario e curtir mais com minha mulher do que curtir uma linguagem de programacao.
Mas ai vai de cada um
Daniel.F wrote:
Eu tenho certificações e experiencia e to ganhado 3.000?As minhas certificações da Microsoft eu empacotei todas e coloquei numa caixa dentro da garagem, os livro de Resource Kit mandei pro sobrinho para ele usar no curso profissionalizante do senai.Mais voltando ao assunto, acho que vc. fez um daqueles cursos de lavagem cerebral do Bill e esqueceu de voltar a realidade. :evil:
:shock:
Mentira deslavada. Eis uma lista de empregos. Tenho certeza de que pelo menos um deles voce toparia fazer pelo resto da vida pelo mesmo salario, qualificacoes e experiencia necessarias desconsideradas:
- Provador de cervejas
- Provador de vinhos
- Piloto de provas de supercarros
- Fotógrafo de top models
- Fotógrafo pra Playboy/G Magazine
- Atirador de elite
- Roadie do Bon Jovi, Justin Timberlake ou outro pop idol famosinho
Concordo plenamente com vc.
E fico extremamente surpreso e perplexo quando uma pessoa diz
Eu tenho certificações e experiencia e to ganhado 3.000E aceita acha certo quando alguém diz QUE É INVIAVEL DESENVOLVER APLICAÇÕES PARA CELULAR EM JAVA
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Bem, não sei ao certo o que levou vc a dizer que Java é somente um brinquedo, então tenho que cancelar a minha conta no Santander e avisar mais milhares de correntistas a fazer o mesmo, eles usam J2EE (desktop, servelt, Web, etc, etc, etc), inclusive o sistema deles da corretora da bolsa de valores é em Java. Como eu vou manter uma conta corrente em um banco que todo o sistema é apenas um brinquedo? :lol:
E outra, mesmo que Java fosse somente para fazer games, isso já daria para o Java um mercado que movimenta milhões por ano, tende a crescer mais que outros segmentos de TI e tem uma carência enorme de desenvolvedores. Vc sabia que quase todas operadores e distribuidoras mundiais de aplicativos para dispositivos móveis compram jogos em Java até de pessoa física tamanho é a carência de desenvolvedores?
E realmente fui bem infeliz no termo “brinquedo”
Qual empresa de faturamento relevante que utiliza o Open Bravo?
Mentira deslavada. Eis uma lista de empregos. Tenho certeza de que pelo menos um deles voce toparia fazer pelo resto da vida pelo mesmo salario, qualificacoes e experiencia necessarias desconsideradas:
- Provador de cervejas
- Provador de vinhos
- Piloto de provas de supercarros
- Fotógrafo de top models
- Fotógrafo pra Playboy/G Magazine
- Atirador de elite
- Roadie do Bon Jovi, Justin Timberlake ou outro pop idol famosinho
CV quando eu disse isso eu me referir a largar o JAVA para trocar pelo .NET
Esqueci de completar minha frase.
Vou diexar uma coisa clara adoro java,mas so queria vcs me falassem algo do tipo tem um ERP aqui com
solução de BI desenvolvido em java.Tem uma software house gigante trabalhando com a linguagem.
3.000?
Não e isso não é cv disfarçado.
Aqui é uma empresa de porte médio, desenvolvemos ERPs e diversas soluções, tudo com java e tudo desktop! Tudo com o tal swing que vc disse que não vale a pena.
Somos uma software house, fazemos isso e não só isso, diversas outros sistemas, diversas linguagens tb.
Não tenho certificações e em Java tenho experiência de apenas 1 ano (apesar de ter uns 8 em programação com diversas linguagens) e entrei aqui com 0 de experiência em java. E ganho sim, algo parecido com o que vc deseja. E estou numa cidade do interior do estado…
E qto a ser usada pra fazer joguinhos pros outros brincar?! É usada mesmo! E nossa, vc nem acredita se eu te falar mas pagam bem por isso viu! hahahaha… tem muita gente ganhando bem pra fazer joguinhos…rs…
Acho que na verdade, vc é que está brincando, não o java, ou senão vc tá MUITO desenformado! rs…
Bem, tomara que você tenha mudado seu conceito… pesquisa mais!!! 
Não sei… Mas, como é para pequenas e médias empresas, não sei se terá uma empresa de faturamento relevante!
Mas para processos o que ajuda muito é uma boa estrutura de banco de dados, independe da aplicação!
Flw.
nao acredito q li esse topico.
no comments.
Tudo bem fazer jogos pra celular da dinheiro mas eu não me interesso.Eu so surgisse eu tenho solução de força de vendas implementado em j2me.
Aos que se ofenderam com termo brinquedo eu peço desculpas.
Interessante essa defesa aguerrida pela linguagem Java. Bom, tenhos alguns aninhos desenvolvendo em C/C++ (22) pra tudo que é tipo de plataforma que se possa imaginar, x86, hitachi, nec, intel, amd, etc. Sempre colocava “A insustentável leveza do C” com boas prerrogativas em cima da Java. Hoje não faço mais isso nem sob açoite! Java é d’agora, de amanha, do futuro!Embora veja php, ruby, python não como meras coadjuvantes, mas tambem possuem uma boa proposta custo/beneficio, essas linguagens e mais outras terao seus lugares; mas é como se java “puxasse” essas linguagens - sem conotações! -, e indo tbm nessa corrente, até o meu tão querido “C”! Pra quem vem de C/C++, Java é uma obra de arte interessantissima, de fácil acesso, centenas, milhares de soluções em “forma” de frameworks, uma comunidade super participativa colaborando no seu amadurecimento. Java, go ahead!
Tudo bem fazer jogos pra celular da dinheiro mas eu não me interesso.Eu so surgisse eu tenho solução de força de vendas implementado em j2me.
Aos que se ofenderam com termo brinquedo eu peço desculpas.
Daniel, tudo bem q vc nao se interesse. Mas uma pessoa com certificacao achar q fazer aplicacoes para celular em java é inviavel chega a ser ridiculo.
cazowrote:
Java é uma obra de arte interessantissima, de fácil acesso, centenas, milhares de soluções em “forma” de frameworks, uma comunidade super participativa colaborando no seu amadurecimento. Java, go ahead!Vc. tocou num ponto importante que é a “comunidade participativa” e “facil acesso as soluções”, foram esse alguns dos fortes fatores que me fizeram parar de usar “coisas” baseadas no sistema Microsoft e partir com folego para a “Plataforma-Java”.
Ueh, pq? Talvez vc queira convencer o Steve Jobs de que Java serve pra alguma coisa num celular. 
É né… quem sabe. 
O sistema de declaração de imposto de renda tem versão em Java
Acredito que é um bom argumento para indicar que não é linguagem de brinquedo.
Outro pequeno detalhe:
Empresas como a Sun, IBM, HP participam da JCP. Mais um indicativo da importância da linguagem.
Em relação a ganhar pouco, acredito que não é uma questão da linguagem, mas sim da empresa que se atua. Algumas valorizam os funcionários enquanto outras não se preocupam com isso.
Acho que você escolheu o fórum errado. Quer mais “flames” ou está bom assim? 
Só para esquentar um pouquinho a fogueira.
Se você diz que “só grandes instituições para pagar o custo de desenvolvimento”, considere isso como uma vantagem e não como uma desvantagem, já que é normalmente você deve achar melhor trabalhar para uma “grande instituição” que pode pagar seu salário, que para o cara da padaria da esquina que quer um sistema completo e customizado por R$ 2000,00 (em 10 vezes) e ainda que funcione naquele micro que ele comprou no bazar de caridade das Casas André Luiz.
Alguém já viu o sistema dos correios!!!?É em java (Swing)!!E conheço algumas pessoas que trabalham lá, e dizem que não tem do que reclamar!!
nem foi veio, todo mundo adora brincar com Java. :lol:
me pagam pra ficar brincando o dia todo! :shock:
Olá
Aquele “sisteminha” de gestão completa de agência dos Correios com mais de 100 operações é uma applet que conversa com outra applet que é o Banco Postal.
Foi feito todo de forma padronizado usando componentes customizados. Acho muito difícil fazer assim com aquelas antigas aplicações “RAD” em que as telas eram feitas arrastando e colando botões.
Quando Java foi escolhido como ambiente para este programinha (só a sala cofre custou 70 milhões), não havia nenhuma outra opção que atendesse. Tanto VB quanto Delphi não atendiam a um mínimo das necessidades. Talvez hoje pudesse ter sido avaliado o uso de C# que não existia na época.
Enquanto trabalhei por lá, o lado servidor era composto por 4 maquinhas de 16 processadores cada e com um monte de memória. A base de dados era paralela usando SAN.
As máquinas nos milhares de clientes (mais de 14 mil simultâneos) eram Pentium III 800 com 128Kb de memória
Como veem, tudo brinquedinho.
[]s
Luca
Sei lá … acho que java é coisinha de brinquedo … ERP eu nunca vi … só aquele SAP com plataforma Netweaver… Tem aquela empresinha de conteúdo Vignette que saiu do C++ e foi pro Java, tb não sei pq …
Isso sem falar de soluções de integração, como AquaLogic, Mule ( que aliás trocou o site e ficou lindão) …entre outros … sei lá … Coisinha de brinquedo e todo mundo quer usar, parece até o Wii 
Quando falei do celulares falei de implentações j2me que emitem nota fiscal,conversam com uma impressora
por determinado protocolo.
Mas vc tem reconhecer se Swing e tão bom fizeram o javaFx atoa?
Vc tem de renconhecer que essa api não e tão produtiva
assim e que java e uma linguagem verbosa.
Quando falei do celulares falei de implentações j2me que emitem nota fiscal,conversam com uma impressora
por determinado protocolo.
Mas vc tem reconhecer se Swing e tão bom fizeram o javaFx atoa?
Vc tem de renconhecer que essa api não e tão produtiva
assim e que java e uma linguagem verbosa.
Tá na moda então falar que Java é verboso … então me diga, qual linguagem estática não é verbosa ?
PS: Louds, não vale ajudar o amigo …rsss
O JavaFX trabalha com outras questões como imagem vetorial, está mais para competição do Flex, SilverLight é outro âmbito.
Agora, sempre se tem a opção de usar uma linguagem de script - dinâmica, menos verbosa como o groovy, não sei se já ouviu falar … hehe 
Tem aquela empresinha de conteúdo Vignette que saiu do C++ e foi pro Java, tb não sei pq …
Pééééééééééééééééééééééééééééééééééssimo exemplo de aplicação :evil:
O RenaFan acho que meio mediocre nas pesquisas realmente .
Mas agora vc disse que sua empresa desenvolve em várias linguagens qual delas e mais produtiva??
Vc entrega produto final pro seu cliente com look default do java ou será que vc tem adicionar coisas como jgoodies uma api de relatorios que java ?
Poxa conversei com muita gente daqui tive numa palestra da RM .Tem uns colegas desenvolvendo um sistema de OS em java estão de aprender n frameworks.
A materia da computer world e animadora.
Olá
O que você tem contra o uso dos frameworks? Acha os preços caros?
No milênio passado, enquanto eu usava C++ e Delphi, também usava várias bibliotecas de terceiros. Para mim uma coisa ruim era o preço de algumas delas.
[]s
Luca
Tem aquela empresinha de conteúdo Vignette que saiu do C++ e foi pro Java, tb não sei pq …
Mas ela detém grande marketshare, foi onde eu quis chegar, tb não gosto de SAP … mas vai entender … Aliás, se fosse recomendar um Content Manager seria o Alfresco, mas no mundo de CMS a Vignette domina e foi nesse sentido minha colocação…Qualidade não é quesito da discução e sim MARKETSHARE…
Hoje em dia é mais que comum utilizar framework para ajudar nas tarefas do dia a dia.
Pelo que eu me lembre da época que eu trabalhei com Delphi (foram 4 anos: versão 5 até a 7), utilizavamos vários componentes de terceiros, até mesmo o relatório que você citou no seu exemplo, em Delphi não é nativo dele, ou você usa o Quickreport (de terceiro), Cristal Report (de terceiro) ou o … (esqueci o nome
).
Concordo que para montar em Swing não é uma tarefa tão fácil como montar telas em Delphi, mas também você tem que ver a vantagem de cada um.
Sinto que você esteja com o mesmo sentimento que eu tive, em 2003, quando comecei a estudar Java. Eu estava “viciado” em criar telas usando Delphi e quando vi Swing/AWT na primeira vez foi uma decepção. Hoje eu ainda não gosto muito de Swing, mas dependendo do requisito do sistema, ele é fundamental.
Claro, para o tiozinho da padaria da esquina, onde tem um Pentium III com 128RAM, que é seu terminal e ao mesmo tempo o servidor de banco de dados, rodando Windows 98, Java não seria a opção ideal de plataforma.
Outro detalhe importante que muita gente esquece, produtividade não significa só entregar a primeira release do Produto no menor tempo possível, mas sim desenvolver um bom código para futuras alterações.
Uma coisa é fato e não podemos negar, o forte do Java hoje em dia é sua plataforma JEE, mas não significa que Swing seja apenas um brinquedo.
É realmente difícil de imaginar qualquer coisa séria feita no server-side que não use Java hoje em dia…
Ok, alguns vão querer usar .Net para puxar o saco da Microsoft e conseguir uns descontos na licença, mas Java com certeza é a linguagem mais confiável/robusta/segura para fazer esse tipo de coisa…
Grades sistemas financeiros usam Java. Eu mesmo trabalho com um sistema monstro distribuído que é todo baseado em Java… Seria loucura tentar fazer a mesma coisa com outra linguagem…
Era esse tipo de coisa que eu queria escutar.
Acho que me expressei mal não tenho nenhuma certificação
to no meio da faculdade e procurando uma tecnologia
para apostar.
Acho que vc precisa entender a diferença de server-side/back-end) e client-side/back-end.
O poder do Java está por trás das coisas, não na interface bonitinha…
A problema da coisinha bonitinha é o diferencial.
Sim, mas por trás da coisa bonitinha geralmente é Java, principalmente se a coisa for séria…
Java não faz a coisa bonitinha, sustenta ela, entendeu a diferença?
Procura na internet a diferença de front-end e back-end, client-side e server-side…
ERP feito em Java
http://www.compiere.com/
Cheguei atrasado no Post… mas tenho alguns comentários…
A MicroStrategy, uma das maiores ferramentas de BI do mundo, pelo incrivel que pareça, tem o seu core feito em Java…
A SAP tem um portal de serviços chamado NetWeaver que é, impressionantemente, disponivel em Java! E acho que tem umas empresas de grande faturamento com SAP no mundo… EU ACHO, porque eles nem colocal no site a carteira de clientes…
Evolução, que é qualquer processo de crescimento, mudança ou desenvolvimento. Mais aqui.
Concordo com o Shoes… mas a ‘sua’ Globo (acho eu) ainda usa ele, né?
Era esse tipo de coisa que eu queria escutar.
Acho que me expressei mal não tenho nenhuma certificação
to no meio da faculdade e procurando uma tecnologia
para apostar.
Que mal lhe pergunte, qual a certificação? Se for de Java, por que a fez se não está apostando nela?
A problema da coisinha bonitinha é o diferencial.
O assunto é Java ou mulheres e carros?
nem foi veio, todo mundo adora brincar com Java. :lol:
Concorrendo a melhor resposta desta Thread!
Java e os brinquedos de gente grande!
O MicroStratgy é uma tecnologia free vc já usou pra criar gráficos em forma de pizza ,evolução e afins.
E quanto ao Compiere vc usa ou conhece alguém que trabalha com ele?
Não tenho ainda certificação java to pensado em tentar.
Olá
http://www.microstrategy.com/ Não sei quem citou o Micro Stategy neste assunto de Java mas ele [color=red]NÃO[/color] é free
A lista de clientes pode ser encontrada em http://www.microstrategy.com/Customers/ mas com java usamos outras coisas para fazer isto sem pagar nada
http://www.compiere.com/products/success-stories/index.php
[]s
Luca
Vc poderia por favor citar essas outras "coisas " por favor.
Não entendi … quer dizer que é de brinquedo. Sei !
Se não sabe programas pra O.O e não quer aprender usar Java !
Fica lá usando .Net as mesmas coisas da Microsoft a vida toda …
T[a, agora explica o que voc"e quis dizer. Que programar de maneira orientada a objetos s[o em Java e não em tecnologias Microsoft?
bem acho que você está se precipitando com a sua opnião .criar uma linguagem tão portavel como o java não foi feito dá noite para o dia .Assim como programar tambem não.
Uma nova liguagem é um novo desafio.Se realmente gosta de programar ,já está sabendo que irá dispor de tempo e paciência para evoluir.
outra coisa com certeza você não deve ter verificado a documentação no site da sun.
até que o pessoal está bonzinho …ninguem mandou os desaforos daqueles… :twisted:
Mas ela detém grande marketshare, foi onde eu quis chegar, tb não gosto de SAP … mas vai entender … Aliás, se fosse recomendar um Content Manager seria o Alfresco, mas no mundo de CMS a Vignette domina e foi nesse sentido minha colocação…Qualidade não é quesito da discução e sim MARKETSHARE…
Tem projetos em Java que me deixam sem palavras: http://www.opencrx.org e http://www.openmdx.org - vasculhei todo o projeto, inclusive terminei por fazer parte… esmero em todas as tecnicas e padroes.
Oláhttp://www.microstrategy.com/ Não sei quem citou o Micro Stategy neste assunto de Java mas ele [color=red]NÃO[/color] é free
Trabalhei com MicroStrategy para uma operadora de telefonia celular brasileira e vi que o core dele é todo em java, apesar das páginas estarem como .asp (na versão que eu trabalhei, que nem lembro mais)…
Alias, trabalhava com melhorias nos gráficos e relatórios realizados…
Já que a “brincadeira” está interessante, deixa eu pelo menos dizer umas coisinhas que me incomoda: faz-se um projeto - Java web based- todo bonitinho, roda liso, bd configurado, plano de testes rolou solto, stress, etc… vamos fazer o deployment… ahahhh! Pega um container e coloca em produção; é bom que a produção fique no subsolo ou no primeiro andar, pra nao ser tentado a se jogar pela janela! Podem escolher: bea, AppServer, webshpere, jboss,…
A questão eh simples: tunning no container, na JVM, FileSystem, TCPIP stack, no SO… aff!
Um software de CRM vc participou da construção?
É inegável que tem dispor de mais tempo para aprender
java do que outras linguagem mas partir do momento
que vc a domina ,tem se uma ferramenta que pode viajar tranquilamente por várias plataformas.
Tem alguma solução que faz tunning automático em container, no VM, filesystem, TCPIP e SO? E eu quebrando a cabeça todos esse anos com analíse de sistemas e planejamento. 
Esse negócio faz expresso e cappuccino?