Quero criar joguinhos infantis para colocar no Site. Sei que é possível criar jogos simples (caça-palavras, palavras-cruzadas, relacionar palavras, relacionar imagens) ou até mais complexos usando a GUI Applet do Java. Porém, como ainda não sei fazer isso, peço a vocês dicas para começar, pois não encontro tutoriais na internet. O máximo que ensina é como criar uma calculadora.
Você não encontra porque é geralmente uma má idéia fazer jogos em Java Applets. Ficam pesados, tem mais problemas de compatibilidade e são mais difíceis de desenvolver do que se você fizer em flash.
Embora eu realmente recomende que você procure sobre como criar jogos em flash.
A
aluiz
Com Flash eu não queria me envolver.
O que você acha de fazer isso usando HTML5?
V
ViniGodoy
Por que razão você não gostaria de se envolver com flash? É a plataforma líder em jogos desse tipo, e não creio que perca o trono tão rápido quanto a Google quer fazer crer.
Sobre o HTML 5, dê uma olhada no artigo do GamaSutra:
Ele ainda apresenta muitas desvantagens. Eu ressaltaria em especial o suporte pobre a sons, a falta de editores e o fato do padrão ainda não estar pronto.
Também citaria o fato dele exigir que sua solução seja Open Source.
De qualquer forma, já tem bastante gente brincando com ele:
Principalmente porque pode ser um investimento interessante em termos de conhecimento futuro.
L
landantas
Cara!
Eu criei um Tabuleiro de Trilha(aqueles joguinhos que joga o dado e anda no tabuleiro…).
Só com HTML, CSS e PHP.
É só meter as caras e tentar fazer que você consegue.
V
ViniGodoy
Seu jogo era animado? E tinha som? Você testou em vários navegadores?
L
landantas
Não. Não e… Não.
Eu reconheço que o jogo não ficou dos melhores…
Mas seria possivel implementar com sons? e animações?
V
ViniGodoy
Animações com certeza sim (veja os games do kiko ali em cima). Som ainda não tenho certeza.
Se não me engano, o Angry Birds do Chrome foi feito em html5.
Mas não sei como a Rovio fez com o som.
L
landantas
tem certeza que foi html?
eu axo que foi em flash…
V
ViniGodoy
Sim, é HTML 5. Foi uma das grandes propagandas do chrome quando lançou.
No início, clicar com o botão direito sobre o jogo inclusive abria o menuzinho padrão do navegador.
V
ViniGodoy
Se quiser ver uma lista de outras aplicações interessantes em HTML 5:
D
discorpio
Bom dia a todos.
Já que você não quer se envolver com o Flash, existe uma opção melhor do Applets que é o Java FX, que veio implementar recursos RIA (Rich Internet Applications) no Java, com tudo, o Flash realmente ainda domina esse mercado.
Quanto ao HTML 5, parece ser a melhor opção, dê uma uma olhada sobre WebGL, que é um conceito do OpenGL, que trabalha com o objeto Canvas do HTML 5.