OpenOffice.org abandona a Oracle e cria nova fundação e ramificação

58 respostas
I

Buscando independência e um maior alinhamento com as necessidades das pessoas e instituições que usam o aplicativo, a comunidade de voluntários que desenvolve e promove o OpenOffice.org, criou uma fundação independente chamada ‘The Document Foundation’ (TDF).

A Fundação escolheu a marca LibreOffice, internacionalmente, como uma alternativa ao OpenOffice.org e vai coordenar e supervisionar o desenvolvimento do software.

Mais detalhes acesse:

http://www.broffice.org/the_document_foundation
http://www.zdnet.com/blog/open-source/openofficeorg-forsakes-oracle-forms-new-foundation-and-fork/7445

58 Respostas

J

que bom.

G

Puxa que legal! No final gostei mais do novo nome, do que do anterior, tem mais significado eu acho.

Será que a Oracle tava tratando o pessoal do openoffice como o pessoal do opensolaris?

L

Pra MIM esse é um projeto morto e sem futuro, INFELIZMENTE!

[]s

F

Luiz Aguiar:

[]s

Ta doido? Qual alternativa ao Office da Microsoft voce usa?

No meu trampo economizamos milhares de reais em licensas graças ao OpenOffice (Todo software é legalizado la).

L

Fabio “Kym” Nascimento:
Luiz Aguiar:

[]s

Ta doido? Qual alternativa ao Office da Microsoft voce usa?

No meu trampo economizamos milhares de reais em licensas graças ao OpenOffice (Todo software é legalizado la).

Google Docs para textos e planilhas e o Keynote da Apple para apresentações (uso tbm o Google).

São raros os casos mesmo em empresas que se precisa mais do que o Google Docs oferece, e com o Google Apps, poder ter documentos compartilhados e editados por várias pessoas é uma necessidade muito real hoje nas empresas.

Mas o fato é que o projeto em si do OpenOffice vem capenga já tem uns 2 anos, alguns dos que sairam do projeto falavam muito sobre o estado de “bagunça” que se encontra o código e que precisaria quase que começar novamente, por isso a grande dificuldade em performance e adição de grandes novas funcionalidades que o projeto tem.

Mas tomara sim que continue, é sempre bom ter opções, se forem gratuitas e de boa qualidade, melhor ainda.

[]s

F

Ah sim, tem o Google Docs, mas ai da problema na internet ninguem trabalha heh. Bom, no meu caso, o OpenOffice é excelente, não tenho do que reclamar.

E

Ya! Google Docs Rules!

Isto do OpenOffice vai se tornar cada vez mais obsoleto mesmo… e “infelismente”??? Talvez :twisted:

Por exemplo nas distribuições Linux onde o OpenOffice em teoria domina, as distribuições mais recentes baseadas em cloud usam o Google Docs, além dos dispositivos Andoid. (Para quem tem netbooks e afins vale a pena conferir: http://www.jolicloud.com/)

O argumento de não ter acesso a internet é cada vez menos válido… pois hoje em dia n ter boa internet é como n ter eletricidade! Se não tem internet e não tem eletricidade o computador n serve para nada :smiley:

É claro que a eletricidade chega aos confins da terra mais rápido que a internet (depende :P), mas nestes casos o OpenOffice sempre terá mercado. Des que se aguentem e continuem ativos já é uma vitória louvável, já os louros não sei.

J

Luiz Aguiar:

[]s

Morrer não morre até porque existe uma organização independente. Várias impresas atuam por detraz do OpenOffice. Oracle é apenas uma delas, mas a que detém o nome Open Office. Vai ser bem melhor não depender da Oracle.

J

Com certeza, além de que podemos estar online, mas boa parte do Brasil não está.

D

O pessoal parece inocente…?

E quando o Google começar a cobrar pelos serviços quando eles acharem que todo mundo depende deles? o que acontece? fora que você depende de internet para utilizar o Google docs, acho que todos sabem que o futuro da nuvem é tudo ser cobrado.

Se o Microsoft Word é ate agora o mais usado… Desde os pequenos lugares as corporações… por que o OpenOffice seria morto? a aplicação que é realmente de graça, que nunca vão te cobrar e que te oferece os recursos de edição de texto,planilhas.

W

Se a Internet parar eu utilizo o Google Gears, trabalho normalmente e quando ela voltar, sem nem eu perceber a sincronização é realizada!

Faz algum tempo eu já utilizo o Docs para trabalhos pessoais e tenho que dizer que é ótimo.

Ahh… e tem mais, se você for a fundo na documentação do Docs você encontra trechos levando a documentação do OO. Seria pq o Docs utiliza em suas entranhas código do OO?

J

Se a Internet parar eu utilizo o Google Gears, trabalho normalmente e quando ela voltar, sem nem eu perceber a sincronização é realizada!

Faz algum tempo eu já utilizo o Docs para trabalhos pessoais e tenho que dizer que é ótimo.

Ahh… e tem mais, se você for a fundo na documentação do Docs você encontra trechos levando a documentação do OO. Seria pq o Docs utiliza em suas entranhas código do OO?

??

Podemos usar qualquer um, desde que funcione offline, ok? Não precisa necessáriamente ser Open Office, mas precisa suprir as nossas necessidades.

C

Diabo Loiro:
O pessoal parece inocente…?

E quando o Google começar a cobrar pelos serviços quando eles acharem que todo mundo depende deles? o que acontece? fora que você depende de internet para utilizar o Google docs, acho que todos sabem que o futuro da nuvem é tudo ser cobrado.

Se o Microsoft Word é ate agora o mais usado… Desde os pequenos lugares as corporações… por que o OpenOffice seria morto? a aplicação que é realmente de graça, que nunca vão te cobrar e que te oferece os recursos de edição de texto,planilhas.

O google ja cobra pelo Google Docs e tambem pelo GMail, se informe antes de falar algo…e cloud nao é so billing ¬¬, agora se esta se referindo a pirataria isso sim a cloud vai alterar esse ramo paralelo, essa historia de teoria da conspiracao é coisa de gnt sem nocao

D

Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…

realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.

E

Exatamente!

O google tendo as coisas abertas facilitam muito a utilização, e para quem usa muito a partir de certo nível, q tem um peso maior na infraestrutura deles tem q pagar.

Aqui esta o lado comercial do GMail e GDocs:

Conheço muitas empresas q utilizam isto. Eu mesmo utilizao nos meus domínios a versão gratuita que dá para X contas e algumas limitações mas que servem perfeitamente para uma empresa de pequeno e médio porte.

A minha questão com o OpenOffice é que eu até gosto e já utilizei muito, hoje em dia n vejo razão mesmo para usar comparado com o GDocs pois não faça nada de tão complexo.

Na maioria das empresas também n fazem nada de tão complexo que n de para fazer com o GDocs, e fora a parte dos Forms que fica fácil fazer uns formulários para enviar para os clientes e carregar os dados em uma spreadsheet.

Onde eu conheço que não dá para o GDocs é na Contabilidade e nos Bancos que em modo geral usam recursos muito avançados do Excel e que na boa para isto o OpenOffice esta anos luz. A grande dependência é o Excel que tem muitos defeitos mas os usuários que precisam de calculos avançados e de criar funções e macros e por ai fora conseguem resolver e acaba por ser uma ferramente e tanto. E nestes casos o Excel é insubstituível (infelizmente).

Portanto se é algo simples o OpenOffice dá, mas também dá o GDocs que acho mais vantagioso, pela mobilidade, varias pessoas mexendo no mesmo arquivo em simultâneo, etc.

Para coisas mais avançadas como no caso do Excel no OpenOffice também n dá, e o usuário fica preso ao Excel na mesma.

E o argumento da internet para mim n é válido, depende muito da região… mas se n ter internet… também vai ser complicado fazer o download do OpenOffice e via viver com uma versão ultrapassada :twisted:

E a fatia do mercado que utiliza office e q n tem internet deve ser muito muito muito reduzida.

C

Hehehe , lembrando que a “super comunidade” já tentou fazer isto uma vez , e depois teve que correr com o rabinho entre as pernas para a Sun… hehehe…

B

Excelente notícia (a melhor do ano).

L

Deixando bem claro que não escolho um serviço apenas por ele sem gratis ou não, e dentre os vários preços do MS Office, alguns eu acho muito válido sim comprar se houver a necessidade, não tem como negar que o OO é bem inferior a ele, pra quem não tem a necessidade pode usar o OO, KOffice, GDocs, etc.

[]s

A

Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…

realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.

Se eu tivesse documentos vitais nunca apostaria em serviços grátis para mantê-los.

C

Ah cara se vc for pensar nisso tudo um dia pode ser pago, mesma coisa é o boato que o Android vai ser pago Eric falou com todas as letras “NAO VAI SER PAGO”, ai imagina se a motorola entra nessa paranoia ou a sony ericsson,htc etc…Se vc for pensar, vc nao estaria programando Java. Quanto a descontinuacao do servico, é para isso que serve contratos, os contratos cloud que sao assinados hj sao mais blindados dq carro forte. Quanto a gratuidade do servico, vc usa email?entao vc tem que tomar cuidado, pq é mesmo risco de um servico como google docs deixar de ter uma cota de “gratuidade”.

E

Não não é uma possiblidade real! Nem o Wave é exemplo, pois n esta deixando ninguem a mercê, e estão dando tempo para as pessoas desvincularem do Wave.

E outra no GDocs vc pode a qualquer momento gerar o arquivo e ter no teu disco.

E é uma tendência clara, cloud é o presente/futuro. E um bom office em cloud é exencial.

O Google só tem a ganhar tendo as coisas abertas, pois assim as pessoas utilizam e alguns vão utilizar em grande escala e estes vão ter q pagar para isto. E quanto mais gente usar melhor.

Se vc olhar muito nesta perspectiva nem os e-mails vc deveria ter no GMail, a qualquer momento pode perder tudo, e pior o Google sabe tudo vc tem no e-mail e como eles n fazem nada, passam a vida fuçando no teu e-mail. Pior ainda tendo os docs confidencias da empresa! LoL teoria da conspiração! O GOOGLE SABE TUDO! Ninguem esta escondido do Google! Acho q isto é irrisório, quem n te garante q haja um spy no MSOffice q envia os conteúdo confidências para a Microsoft? LoL! Se começar a dar assas para a imaginação n confiamos em mais nada nem no governo nem em nada.

Tudo é possível… mas nem tudo convém.

S

Eu acho que essa “libertação” deles só dará certo se outras empresas resolverem financiar essa fundação. È muito bonito esse negócio de “ser livre” e ter algo para contar para o netos. Mas um projeto dessa magnitude precisa de desenvolvedores e infraestrutura full time. E isso custa dinheiro. Muito dinheiro. Esse não é o tipo de projeto que pode ser tocado com programadores voluntários que usam seu tempo livre. Resumindo: Na minha opinião, ao menos que apareça alguém para pagar a conta no fim do mês, o negócio não vai sair. Pelo o que li, algumas empresas se comprometeram com o projeto. Mas é esperar para ver no que vai dar.

Mas se o projeto acabar, não será algo que para mim fará alguma falta. Utilizo só Google Docs atualmente.

J

Não não é uma possiblidade real! Nem o Wave é exemplo, pois n esta deixando ninguem a mercê, e estão dando tempo para as pessoas desvincularem do Wave.

E outra no GDocs vc pode a qualquer momento gerar o arquivo e ter no teu disco.

E é uma tendência clara, cloud é o presente/futuro. E um bom office em cloud é exencial.

O Google só tem a ganhar tendo as coisas abertas, pois assim as pessoas utilizam e alguns vão utilizar em grande escala e estes vão ter q pagar para isto. E quanto mais gente usar melhor.

Se vc olhar muito nesta perspectiva nem os e-mails vc deveria ter no GMail, a qualquer momento pode perder tudo, e pior o Google sabe tudo vc tem no e-mail e como eles n fazem nada, passam a vida fuçando no teu e-mail. Pior ainda tendo os docs confidencias da empresa! LoL teoria da conspiração! O GOOGLE SABE TUDO! Ninguem esta escondido do Google! Acho q isto é irrisório, quem n te garante q haja um spy no MSOffice q envia os conteúdo confidências para a Microsoft? LoL! Se começar a dar assas para a imaginação n confiamos em mais nada nem no governo nem em nada.

Tudo é possível… mas nem tudo convém.

cloud vai ser futuro quando o país tiver infraestrutura para isso. Essas são as palavras de um dos gerentes da Apple em uma entrevista aqui no Brasil.
Boa parte da população nem tem acesso a internet. Falar em cloud aqui é no mínimo descabido.

C

Eu cada vez mais acredito que a tal “Cloud Computing” vai ser que nem o brasil… sempre “O futuro” , soh que nunca chega… hhehe

G

Na minha opnião não dá pra comparar GDocs com OO. Cada um atende a uma necessidade num ambiente diferente. É quase como aquela velha discussão web x desktop. Há espaço para ambos. E não acho o OO morto, é uma alternativa muito boa ao microsoft office. Tem suas limitações é claro, mas é um super programa.

S

juliocbq:
cloud vai ser futuro quando o país tiver infraestrutura para isso. Essas são as palavras de um dos gerentes da Apple em uma entrevista aqui no Brasil.
Boa parte da população nem tem acesso a internet. Falar em cloud aqui é no mínimo descabido.

Eu acho o contrário. São poucas pessoas das tem computador em casa que não tem internet. Poucas mesmo. As que não tem computador, normalmente acessam a internet em lan houses ou não acessam em lugar nenhum, pois nem sabem utilizar um computador(para essas sem ou com cloud não há diferença). E para essas pessoas que acessam somente em lan houses(que é um número bem grande) que acho que o benefício é maior com o cloud. Ela não tem um PC próprio. Ela acessa muitas vezes parte do tempo no seu trabalho e parte em lan houses ou casa de parentes. Para essa pessoa que não tem um PC em casa, não tem um disco rígido próprio, cloud traria grandes benefícios. Ela não precisaria ficar se preocupando em carregar pendrives e perde-lo com documentos importantes. Ela teria mais acessibilidade. E acho que tirando alguns estados como por exemplo o Amapá, Amazonas e cidades mais afastadas(que tem um custo de internet absurdo), todas tem uma internet com uma qualidade razoável o suficiente para suportar o básico, tipo um Google Docs.

L

Luiz Aguiar:

Mas o fato é que o projeto em si do OpenOffice vem capenga já tem uns 2 anos, alguns dos que sairam do projeto falavam muito sobre o estado de “bagunça” que se encontra o código e que precisaria quase que começar novamente, por isso a grande dificuldade em performance e adição de grandes novas funcionalidades que o projeto tem.

Caramba, eu já acho completamente ao contrário: O OpenOffice vem a cada dia melhorando mais e é a única office suite que uso desde 2006. Será que estamos usando o mesmo OpenOffice? Ontem mesmo eu tive que baixar um broffice pra minha máquina recém formatada e a aplicação tava rodando perfeitamente e as features que preciso estão boas como sempre.

Como solução gratuita de outras office suites (como o ms office e o iWork) eu acho muito boa.

Agora querer dizer que o keynote é uma alternativa pro office, pra quem tem dinheiro, um MacBook Pro é uma alternativa de um NetBook, ou seja, comparações sem sentido nenhum a sua (Google docs OK, pra quem não tem uma internet bloqueada no trabalho). . Eu uso o iWork desde o ano passado e gosto muito, mas só uso quando estou no meu mac mesmo, e como o meu iWork é trial (…) open office vai até no mac ;D

L

Leozin:
Luiz Aguiar:

Caramba, eu já acho completamente ao contrário: O OpenOffice vem a cada dia melhorando mais e é a única office suite que uso desde 2006. Será que estamos usando o mesmo OpenOffice? Ontem mesmo eu tive que baixar um broffice pra minha máquina recém formatada e a aplicação tava rodando perfeitamente e as features que preciso estão boas como sempre.

Como solução gratuita de outras office suites (como o ms office e o iWork) eu acho muito boa.

Agora querer dizer que o keynote é uma alternativa pro office, pra quem tem dinheiro, um MacBook Pro é uma alternativa de um NetBook, ou seja, comparações sem sentido nenhum a sua (Google docs OK, pra quem não tem uma internet bloqueada no trabalho). . Eu uso o iWork desde o ano passado e gosto muito, mas só uso quando estou no meu mac mesmo, e como o meu iWork é trial (…) open office vai até no mac ;D

Por que comparação sem sentido?
Se eu tenho o Keynote porque eu usaria o OO ou outro pra fazer apresentações?
Então é sim uma alternativa ué, não entendi o seu ponto de vista, se foi apenas pelo fato do Keynote estar uma década a frente do “powerpoint” do OO rs

Já disse, não escolhe minhas ferramentas pelo fato de ser grátis ou não, se for, melhor ainda.

[]s

D

Não quero piorar a discussão, mas eu acho e sempre achei o Open Office uma porcaria.
A idéia é nobre, não podemos negar, mas toda a suite é uma porcaria. Estão longe, muito longe até do Office 2003.

Não sou fanboy da Microsoft nem de outra empresa, mas uma coisa que eu falo com absoluta certeza é que o Office é um dos melhores produtos da Microsoft. Podem falar o que quiser, mas eu não mudo minha opinião quanto a isso. E acho o preço justo tbm. Não gosto do Word para documentos muito grandes, nem com muitos recursos, então para esses tipos de documentos eu uso LaTeX. Uso diariamente o Word, Excel e o Power Point. Gosto dos três. Se quiser apresentações sem muitos recursos, posso usar o pacote beamer no LaTeX tbm.

O Open Office, querendo vocês ou não, nunca foi lá aquelas coisas e infelizmente nunca vai ser. Só é bastante usado pq é a suite de escritório padrão das distros Linux. Não torço contra, mas tbm acho que se até hoje nunca engrenou direito nem com o respaldo de alguma empresa, não é agora que vai engrenar.

Essa é MINHA opinião, ninguém precisa espernear tah bom? :smiley:

[]´s

G

davidbuzatto:

Não quero piorar a discussão, mas eu acho e sempre achei o Open Office uma porcaria.
A idéia é nobre, não podemos negar, mas toda a suite é uma porcaria. Estão longe, muito longe até do Office 2003.

Não sou fanboy da Microsoft nem de outra empresa, mas uma coisa que eu falo com absoluta certeza é que o Office é um dos melhores produtos da Microsoft. Podem falar o que quiser, mas eu não mudo minha opinião quanto a isso. E acho o preço justo tbm. Não gosto do Word para documentos muito grandes, nem com muitos recursos, então para esses tipos de documentos eu uso LaTeX. Uso diariamente o Word, Excel e o Power Point. Gosto dos três. Se quiser apresentações sem muitos recursos, posso usar o pacote beamer no LaTeX tbm.

O Open Office, querendo vocês ou não, nunca foi lá aquelas coisas e infelizmente nunca vai ser. Só é bastante usado pq é a suite de escritório padrão das distros Linux. Não torço contra, mas tbm acho que se até hoje nunca engrenou direito nem com o respaldo de alguma empresa, não é agora que vai engrenar.

Essa é MINHA opinião, ninguém precisa espernear tah bom?

[]´s

poderia ser mais específico? não tá exagerando?

:edit ortografia

D

Nossa, faltou ser específico no que?
Que o Open Office é ruim? Eu acho ele ruim inteiro.
E não, não acho que estou exagerando. Como falei, tem seus méritos e é uma iniciativa nobre, mas infelizmente não presta.
Minha opinião :slight_smile:

[]´s

D

davidbuzatto:
Nossa, faltou ser específico no que?
Que o Open Office é ruim? Eu acho ele ruim inteiro.
E não, não acho que estou exagerando. Como falei, tem seus méritos e é uma iniciativa nobre, mas infelizmente não presta.
Minha opinião

Citar motivos sólidos por exemplo o que você não faz com o OO no dia a dia… no escritório…o que falta? para fala que algo é ruim você tem mostrar fatos.

eu gosto muito do office… mais nen por isso o open Office é ruim… na verdade tanto faz OpenOffice/Word ou Gdocs tudo faz a mesma coisa… documentos.

só como exemplo a namorada do meu pai comprou um note com linux no mesmo dia queria formatar e colocar o windows… ai fiz a pergunta por que não usa este… o que o windows tem que ele não tem e mostrei tudo equivalente no linux ao windows.

ela simplesmente respondeu eu “não sei o que falta” mais quero o windows … mais no caso dela ela é usuaria leiga…

por isso perguntamos os motivos, sobre latex só lembrando que é mo trampo para usar.

G

hehe “ruim inteiro”, eu acho exagero, uso ambos, e o ms office desde o 97, não acho o OO ruim não, principalmente o writer nao tenho do que reclamar. Se eu fosse citar pontos que não gosto do oo seriam: tudo em um programa só o que deixa ele um pouco pesado, os modelos não são tao legais quanto os do office, a atualização, no geral ele é um pouco mais lento q o ms office, e os marcadores (aquelas bolinha pretinha das lista) são muito grandes :slight_smile: . Além disso considero muito importante ter várias alternativas do que somente uma, por isso valorizo este trabalho. Acho que o oo tb contribuiu muito pra q o ms office melhorasse.

D

Você já precisou escrever uma dissertação no OpenOffice? Quando precisar fazer algo realmente grande, cheio de referências cruzadas, vários tipos de índice, seções com numeração diferente, sistema de revisão, entre alguns outros recursos que talvez você não tenha usado, ai a gente conversa. E olha que mesmo o MS Office tem lá seus problemas com documentos desse tipo. Eu tenho um amigo do mestrado que teimou em usar o Open Office por um bom tempo. No final ele viu a ferramenta de documentos dele (chama Writer?) não dava conta do recado. Ele arrumava o documento de um lado, estragava de outro. Sendo assim, fato mostrado ou precisa falar mais alguma coisa?

A é? Trocar cor e tamanho de texto qualquer processador de texto faz. A difereça é na hora que você precisa usar algum recurso diferente do trivial.

LaTeX é realmente complicado no começo, mas depois que você pega o jeito, é uma maravilha. É uma linguagem de marcação e para nós como desenvolvedores, aprendê-la não deveria ser uma tarefa tão árdua assim.

Já falei 2 vezes e vou falar de novo. Essa é minha opinião. Quer ficar batendo cabeça com o Open Office? Ótimo. Não sou eu que vou ficar passando raiva mesmo :wink:

[]´s

E

Sair da Oracle otimo !!
Ter mais Liberdade excelente !!
Mas quem vai custear as melhorias do OO agora ??
OO rumando a morte ? Não sei só futuro dirá !!
Mas dependendo do uso OO pode ser muito eficiente atividades mais simples.
Aqui do meu Job, alguns funcionários usam OO para atividade mais simples, agora pessoal do Administrativo/Financeiro usa Office porque o OO não suporta o que Excel faz.
Agora é inegável q Office da Microsoft é bem melhor que OO !!
Mas OO é 100% ruim também não acho !!

G

Nada que você falou ai é difícil cara. Seu argumento não procede, além disso, recursos avançados até no word não é todo mundo que acerta. Meu professor de metodologia, fazia tudo manual no word, os índices etc. Mas meu professor de informática gerava tudo automático. Tem gente que mesmo que você ensine o jeito fácil (automático) a pessoa nao usa quer fazer manua. vai entender. Meu na boa, dissertação de mestrado não é algo que se faz todo dia, vamos ser razoáveis. Nesse ponto que você falou ai não vi motivos pra o oo ser porcaria, ou todo ruim :D.

Respeitamos sua opnião, só queríamos enterder os motivos que levaram você a tê-la.

[]'s

D

Eu sei, eu sei Gilberto.
Eu só estou falando que não gosto. Não to querendo brigar com ninguém não.
Eu acho porcaria, você não acha, pronto, sem stress.

Eu gosto de comer feijoada, tem gente que não come pq acha uma porcaria. É a mesma coisa.
O que é bom p/ uns, não é para outros.

A iniciativa do Open Office é nobre, como falei, mas não gosto e pronto. Já usei e não gostei. :smiley:

[]´s

A

gilberto_oliveira:

Você já precisou escrever uma dissertação no OpenOffice? Quando precisar fazer algo realmente grande, cheio de referências cruzadas, vários tipos de índice, seções com numeração diferente, sistema de revisão, entre alguns outros recursos que talvez você não tenha usado, ai a gente conversa. E olha que mesmo o MS Office tem lá seus problemas com documentos desse tipo. Eu tenho um amigo do mestrado que teimou em usar o Open Office por um bom tempo. No final ele viu a ferramenta de documentos dele (chama Writer?) não dava conta do recado. Ele arrumava o documento de um lado, estragava de outro. Sendo assim, fato mostrado ou precisa falar mais alguma coisa?

Nada que você falou ai é difícil cara. Seu argumento não procede, além disso, recursos avançados até no word não é todo mundo que acerta. Meu professor de metodologia, fazia tudo manual no word, os índices etc. Mas meu professor de informática gerava tudo automático. Tem gente que mesmo que você ensine o jeito fácil (automático) a pessoa nao usa quer fazer manua. vai entender. Meu na boa, dissertação de mestrado não é algo que se faz todo dia, vamos ser razoáveis. Nesse ponto que você falou ai não vi motivos pra o oo ser porcaria, ou todo ruim :D.

Respeitamos sua opnião, só queríamos enterder os motivos que levaram você a tê-la.

[]'s

Sem querer botar mais lenha na fogueira…

Por que quando alguém não gosta de algo precisa dar detalhes técnicos, números precisos e argumentações objetivas para algo subjetivo e quando alguém gosta não precisa? Ninguém critica o simples fato de alguém dizer que gostou do OpenOffice sem dar argumentos para tal. Parece até que partimos da premissa “todo software opensource é bom, até que provem o contrário”.

Acho válidos os argumentos do David, afinal, quem usou e não gostou foi ele. Teve seus motivos (praticamente os mesmos que eu).

Espero que o projeto ganhe força. Alguém lembra do MariaDB? Até hoje não vi ninguém usando ele (infelizmente).

A

Concordo, já vi isso acontecer e é um stress danado. Quem precisa de recursos um pouco mais avançado eu não recomendo o OpenOffice.

E eu sinceramente acho o MS Office muito bem feito, melhor produto da MS pra mim. Nunca usei o iWork então não posso falar.

D

Falou tudo.

K

Eu observo um comportamento no GUJ bastante recorrente e gostaria muito de saber a razão. Por que sempre que sai alguma notícia e alguém expressa uma opinião, aqueles que discordam ao invés de se portarem de modo civilizado já saem dando voadora hein?

Eu fico imaginando, como é o dia a dia de vocês, por exemplo: em um restaurante…

Nerd 1 fala que gosta de arroz com feijão para o Nerd 2.
Nerd 2 responde: "ARROZ COM FEIJÃO É UMA BOSTA! BOM MESMO É BATATA FRITA SEU IGNORANTE!"
Nerd 1 retruca: “ARROZ COM FEIJÃO ROCKS, E VOCÊ DEVIA TER VERGONHA DE FALAR MAL DELE!”

Na boa? Como é que é hein? No trabalho também é assim? Chega alguém lá com algo novo ou diferente e automáticamente é morto a paulada?

L

Porque não são dignos de comparação. Qualquer ferramenta paga é melhor do que o Open Office (seja ms office, iWork etc), por isso que achei nada a ver a tua comparação e sem sentido.

Enfim, bora voltar pro assunto do tópico

G

O david foi convidado a expor sua opnião do que o levou a nao gostar do oo. ele responde se quiser. além disso o convite foi pra ele, não generalize.

além disso o post dele não tem a ver com o tópico, postou uma opnião controversa com altas probabilidades de gerar flame :smiley: o q tem a ver vc gostar ou não gostar com a separação da equipe de desenvolvimento do projeto da oracle. eu entendo q são assuntos diferentes

outra coisa, eu nao to tentando convencer ninguem de que oo é melhor q ms office, cada um tem sua opnião, respeito, com eu disse antes, so queria saber os motivos, so isso. E eu nao to estressado nao, seu post e o primeiro post do david estao numa linguagem mais de desabafo do que a minha, podem comparar.

e qt aos caras ai do “comportamento atira pedras” há casos e casos, alguém pedir para outro que fundamente sua opnião acho que é algo proveitoso, do mesmo modo como uns espressam desgosto por algo, outros expressam gosto, ambos tem o direito de se expressar. ou será q todo mundo tem q pensar igual? isso aqui é um forum, se esqueceu?

C

kicolobo:
Eu observo um comportamento no GUJ bastante recorrente e gostaria muito de saber a razão. Por que sempre que sai alguma notícia e alguém expressa uma opinião, aqueles que discordam ao invés de se portarem de modo civilizado já saem dando voadora hein?

Eu fico imaginando, como é o dia a dia de vocês, por exemplo: em um restaurante…

Nerd 2 responde: "ARROZ COM FEIJÃO É UMA BOSTA! BOM MESMO É BATATA FRITA SEU IGNORANTE!"
Nerd 1 retruca: “ARROZ COM FEIJÃO ROCKS, E VOCÊ DEVIA TER VERGONHA DE FALAR MAL DELE!”

Na boa? Como é que é hein? No trabalho também é assim? Chega alguém lá com algo novo ou diferente e automáticamente é morto a paulada?

pois é cara, observo isso tambem, parece que o forum virou o cano de escape para alguns frustrados, no trabalho é:“chefinho, vc pode tudo e faço tudo oq vc quiser”, aqui é “vc é burro nao sabe de nada, isto é uma completa bosta, nao presta…E PONTO FINAL”

C

Crown:
kicolobo:

pois é cara, observo isso tambem, parece que o o forum virou o cano de escape, no trabalho é:“chefinho, vc pode tudo e faço tudo oq vc quiser”, aqui é “vc é burro nao sabe de nada, isto é uma completa bosta, nao presta…E PONTO FINAL”

esqueci de falar do novo bordao do guj…isso é minha opniao

L

Exatamente por ninguém respeitar a opinião de ninguém, se alguém for contrário já vira briga de rua a coisa, o guj ta terrível viu.

[]s

G

Luiz Aguiar:

Exatamente por ninguém respeitar a opinião de ninguém, se alguém for contrário já vira briga de rua a coisa, o guj ta terrível viu.

[]s

Sem falar que também não se pode discordar educadamente :roll:

M

Na época da aquisição a Oracle cogitou manter a versão free do jeito que está e direcionar o StarOffice (versão comercial do OO) pra ferramentas de BI e outras coisas que interessassem a empresas e não interferisse na versão livre nos recursos de uso pessoal. Mas não sei se seria suficiente pra bater o MS Office.

Sempre torci pro OpenOffice porque ele é o concorrente que chegou mais próximo do MS Office, que é excelente.

Não gosto da MS por diversos motivos que já postei, mas é inegável que o MS Office é a melhor Suite de escritório atualmente. Quando o preço dela era 800 reais 10 anos atrás, podia-se argumentar que não valia o preço no Brasil, mas agora encontrando por 150 a 200 reais a versão mais simples, é difícil convencer alguém a usar o OpenOffice.

Ele não é ruim, mas como o Luiz disse, tem mais de 2 anos que está a passos de tartaruga, talvez por causa da situação financeira da Sun. E como pra recuperar o tempo perdido exige muito investimento e dificilmente vai ter um retorno, o pessoal está fazendo um favor pra Oracle de tomar a iniciativa de se desvincular, um abacaxi a menos. Se fosse pra eu citar limitações do OO ia virar um post enorme, mas só pra não falarem “você nao deu argumentos técnicos” vou dar alguns:

1 lento e comedor de memória, tanto no Windows quanto no Linux, que perde até pro MS Office rodando sob Wine. Tenso :shock:
2 arquivos grandes, complexos ou com muitas imagens e desenhos tendem a se corromper ou desconfigurar
3 não tem acentuação automática, que é uma mão na roda
4 não consegue identificar em tempo real os itens numerados, e não permite mudar o modelo padrão de hiearquia de ítens numerados, que pelo menos quebraria um galho
5 referência cruzada nem sempre atualiza os dados quando inserimos alguém no meio
6 capitualação automática falha quando o último elemento da frase anterior não é um texto
7 ferramenta de fórmulas falta muitos símbolos e é lentra pra caramba (pelo menos tem a vantagem de se digitar comandos)
8 Pega um conjunto de figuras agrupadas, seleciona um subconjunto e tenta agrupá-las entre si dentro do grupo principal: dá crash e você perde o documento. Adivinha como descobri? :cry:
9 Planilha dele não permite agrupar linhas agrupadas.
10 Marcadores grandes que ficam desproporcionais com a tabulação, quando você chega no número de dois dígitos a primeira palavra “pula” lá pra frente
11 Ferramenta gramatical é piada, melhor desabilitar do que passar raiva
12 Faltam modelos bonitos e temas concisos
13 Alguém já conseguiu acessar banco de dados por ele? Tirando, ironicamente, o Oracle, que sempre funionou bem, ou dá erro ou dá crash comigo, em qualquer SO.
14 Mala direta: é incrível, mas ele se embanana demais com margens e quebras de páginas. Tem bug relatado de 2004 sobre isso e até hoje não foi corrigido.
15 Ferramentas de desenho bem mais limitadas e com menos recursos

J

serathiuk:
juliocbq:

Eu acho o contrário. São poucas pessoas das tem computador em casa que não tem internet. Poucas mesmo. As que não tem computador, normalmente acessam a internet em lan houses ou não acessam em lugar nenhum, pois nem sabem utilizar um computador(para essas sem ou com cloud não há diferença). E para essas pessoas que acessam somente em lan houses(que é um número bem grande) que acho que o benefício é maior com o cloud. Ela não tem um PC próprio. Ela acessa muitas vezes parte do tempo no seu trabalho e parte em lan houses ou casa de parentes. Para essa pessoa que não tem um PC em casa, não tem um disco rígido próprio, cloud traria grandes benefícios. Ela não precisaria ficar se preocupando em carregar pendrives e perde-lo com documentos importantes. Ela teria mais acessibilidade. E acho que tirando alguns estados como por exemplo o Amapá, Amazonas e cidades mais afastadas(que tem um custo de internet absurdo), todas tem uma internet com uma qualidade razoável o suficiente para suportar o básico, tipo um Google Docs.

De acordo com as estatísticas o número de pessoas plugadas vem subindo exponencialmente, mas mesmo assim a maioria das pessoas usam internet com banda inferior a 10Mb, o que torna inviável serviços como hds virtuais como o exemplo que você citou.

Eu acreditaria em cloud quando o plano de inclusão digital que tornaria a internet acessível para as pessoas(mais barata e mais robusta) fosse incluíudo no governo. Por enquanto a idéia é muito vaga. Eu por exemplo uso o ubuntu em casa, mas não consigo usar os serviços de cloud por casa da minha banda. E olha quie o ubuntu é inteiramente integrado com isso.

http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

A

Com os investimentos previstos com a Telebrás pode ser que melhore a velocidade de conexão… mas é ver pra crer.

Att.

K

eduveks:
Ya! Google Docs Rules!

Isto do OpenOffice vai se tornar cada vez mais obsoleto mesmo… e “infelismente”??? Talvez :twisted:

Por exemplo nas distribuições Linux onde o OpenOffice em teoria domina, as distribuições mais recentes baseadas em cloud usam o Google Docs, além dos dispositivos Andoid. (Para quem tem netbooks e afins vale a pena conferir: http://www.jolicloud.com/)

O argumento de não ter acesso a internet é cada vez menos válido… pois hoje em dia n ter boa internet é como n ter eletricidade! Se não tem internet e não tem eletricidade o computador n serve para nada :smiley:

É claro que a eletricidade chega aos confins da terra mais rápido que a internet (depende :P), mas nestes casos o OpenOffice sempre terá mercado. Des que se aguentem e continuem ativos já é uma vitória louvável, já os louros não sei.

Vai nessa, com a internet lixo que nós temos não dá pra confiar deixar tudo na internet, google docs? se for pra usar isso é melhor usar no wordpad, tem muito mais recursos.

L

knowledgebr:
eduveks:
Ya! Google Docs Rules!

Vai nessa, com a internet lixo que nós temos não dá pra confiar deixar tudo na internet, google docs? se for pra usar isso é melhor usar no wordpad, tem muito mais recursos.

1. Você pode usar o Google Docs pra fazer o seu documento (assim como vc usa o Word) e depois pedir para salvar o arquivo gerado em “.doc” na sua máquina. Então você não é obrigado a confiar e deixar na internet.

2. Melhor você primeiro usar o Google Docs, pra depois vir comentar. Não dá nem pra comparar Google Docs com Wordpad.

M

juliocbq:

De acordo com as estatísticas o número de pessoas plugadas vem subindo exponencialmente, mas mesmo assim a maioria das pessoas usam internet com banda inferior a 10Mb, o que torna inviável serviços como hds virtuais como o exemplo que você citou.

Eu acreditaria em cloud quando o plano de inclusão digital que tornaria a internet acessível para as pessoas(mais barata e mais robusta) fosse incluíudo no governo. Por enquanto a idéia é muito vaga. Eu por exemplo uso o ubuntu em casa, mas não consigo usar os serviços de cloud por casa da minha banda. E olha quie o ubuntu é inteiramente integrado com isso.

Mesmo aqui no Brasil já tem muito projeto utilizando cloud. Muitas das aplicações cloud tem processamento no lado servidor e/ou no cliente mas traficam muito pouco dado, então nossa banda larga não é o fator crítico.

Eu sei que muitos lugares a internet é instável e cara, mas onde ela tem uma qualidade aceitável, cloud já é realidade. Além do mais, o mundo sempre segue quem olha pra cima, não os que olham pra baixo.

J

marcosalex:
juliocbq:

Mesmo aqui no Brasil já tem muito projeto utilizando cloud. Muitas das aplicações cloud tem processamento no lado servidor e/ou no cliente mas traficam muito pouco dado, então nossa banda larga não é o fator crítico.

Eu sei que muitos lugares a internet é instável e cara, mas onde ela tem uma qualidade aceitável, cloud já é realidade. Além do mais, o mundo sempre segue quem olha pra cima, não os que olham pra baixo.

Pode até ser, mas é um pensamento singular. Cloud só para mim ou para outro não é realidade.

K

lavh:
knowledgebr:
eduveks:
Ya! Google Docs Rules!

1. Você pode usar o Google Docs pra fazer o seu documento (assim como vc usa o Word) e depois pedir para salvar o arquivo gerado em “.doc” na sua máquina. Então você não é obrigado a confiar e deixar na internet.

2. Melhor você primeiro usar o Google Docs, pra depois vir comentar. Não dá nem pra comparar Google Docs com Wordpad.

Eu uso cara, e achei muito palha, a idéia de estar tudo na web é febre hoje, depois de ver invasões, dados detonados nas últimas semanas de grandes provedores, é melhor ver o lado real da coisa, ainda não há um padrão no cloud, só há um movimento de que tudo vai estar na web, quem quiser se arriscar, boa sorte, mas dizer que broffice/openoffice é morto, está por fora e só vê que solução real é aplicativos na web, veja mais outros ângulos, se for assim, joguem fora os notebooks e desktops e fabriquem de vez thin clients, tudo em flash, já que não vamos precisar armazenar nada, com nossa internet linha discada com pedalada de bicicleta vamos chegar longe.

J

O OpenOffice está muito longe de ser descontinuado. É só olhar as empresas que o suportam no site da the document foundation.

http://www.documentfoundation.org/supporters/

Y

Bom eu particularmente utilizo só BROffice, acho q é um ótimo editor
Mas o q importa mesmo é não MS, rsrs.

G

http://espacoliberdade.blog.br/blog/2010/10/oracle-convida-membros-comunitarios-do-openoffice-a-se-retirarem/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+espaco_liberdade+(Espaço+Liberdade)

O capitalismo é um sistema cruel e incompatível com a humanidade, se temos a necessidade de ter softwares livres, então a comunidade é quem dita o rumo que deverá ser tomado. Mas parece que as corporações não entenderam até hoje que os seus lucros não são do interesse da comunidade. O que eles querem fazer é pegar tudo que for livre e transformá-lo em proprietário, e se ninguém abrir o olho, aos poucos eles vão comprar as empresas que dão o suporte às aplicações livres e se tornarão “donas” do projeto. Ainda bem que existem desenvolvedores independentes que podem tocar o barco sem precisar de uma empresa por trás.
Dá a impressão que o pessoal da Oracle não tá nem aí pra comunidade, querem é lucrar a qualquer custo, doa a quem doer. É por essa e outras que eu digo, corporações que adquirem outras empresas com o intuito de lucrar em cima do trabalho da comunidade são inimigas, coitado de quem acredita nas “promessas” delas.
Libreoffice será a suite padrão das distros Linux, que sirva de lição pro imbecil do Larry Ellison.
[]s

Criado 28 de setembro de 2010
Ultima resposta 17 de out. de 2010
Respostas 58
Participantes 24