Re:Java no Mainframe

24 respostas
L

Olá

Não é verdade que as aplicações COBOL são usadas por que tém melhor desempenho.

Elas são usadas porque existem. Em outras palavras: se há aplicações funcionando bem há anos qual seria o motivo de mudar?

Quando viável economicamente, Java e outras linguagens podem ser usadas para desenvolver novas aplicações para substituir muitas destas aplicações legadas. Aliás, alguns bancos no mundo estão fazendo isto. Mas o motivo da troca quase nunca é de performance. Há casos em que a mudança geral de arquitetura foi ditada porque o banco é um aglomerado de outros bancos adquiridos e seu ambiente de TI virou uma torre de babel.

[]s
Luca

24 Respostas

J

eu fiz um progrma de processar uns lotes grandes de dados em java, o processamento levava quase 4 horas.

Peguei exatamente a mesma coisa e fiz em C, levou 10 minutos.

Eu nao tinha muita noção de parametros de memoria do java, li a respeito e aumentei para o maximo possivel, o processamento ficou em 45 minutos.

Eu levei quase 1 semana para fazer o programa em C, levei uma tarde em java. O feito em java era muito mais confiável (poderia ser confiavel em C, mas eu teria que trabalhar mais alguns dias)

Enfim, voce decide qual é o melhor. Eu fico com java.

Acho que nos casos de COBOL, Natural, etc. O banco de dados tem um peso nessas escolhas.

J

Luca:
Olá

Elas são usadas porque existem. Em outras palavras: se há aplicações funcionando bem há anos qual seria o motivo de mudar?

Quando viável economicamente, Java e outras linguagens podem ser usadas para desenvolver novas aplicações para substituir muitas destas aplicações legadas. Aliás, alguns bancos no mundo estão fazendo isto. Mas o motivo da troca quase nunca é de performance. Há casos em que a mudança geral de arquitetura foi ditada porque o banco é um aglomerado de outros bancos adquiridos e seu ambiente de TI virou uma torre de babel.

[]s
Luca

Hoje em dia, java tambem pode criar torre de babel. E nao dou 2 anos para a torre de babel do java chegar em nivel de jvm

L

Olá

jmp:
eu fiz um progrma de processar uns lotes grandes de dados em java, o processamento levava quase 4 horas.

Peguei exatamente a mesma coisa e fiz em C, levou 10 minutos.

E no caso de COBOL quanto tempo acha que levaria para executar o programa? Mais tempo ou menos do que com C?

E acho que a diferença de tempo de Java pra C está exagerada. O programa é I/O bound? Como usou o java.nio? Usou memória mapeada em C e direct buffers em Java? Usou Channels?

[]s
Luca

F

Luca:
E acho que a diferença de tempo de Java pra C está exagerada. O programa é I/O bound? Como usou o java.nio? Usou memória mapeada em C e direct buffers em Java? Usou Channels?

Eu tambem acho que esses numeros estao muito exagerados. Outra coisa, enxer o java de memoria nao adianta muito em alguns casos. Os Buffers de IO do Java sao um exemplo que nem sempre uma quantidade grande de memoria disponivel va resolver.

F

Retirando deste post tem este link

http://blogs.sun.com/herbertc/entry/project_semplice_visual_basic_for

Existe muitos outros argumentos espalhado… quando eu cheguei no mundo java vi um de fractais e mostrava que java é mais poderoso que c/c++ e no começo duvidava do fato :roll:

Se achar mais posto aqui

L

Olá

VB rodando no mainframe convertido para Java? Acho que o semplice não é bem isto?

[]s
Luca

F

Luca:
Olá

VB rodando no mainframe convertido para Java? Acho que o semplice não é bem isto?

[]s
Luca

Era um teste de desempenho que estava querendo mostrar… vi outros pela web afora onde java era superior, lembro q tinha aqui até um post fazendo uma brincadeira de quem conseguiria fazer a execução mais depressa possível.

Mas onde vi sobre c/c++ deve ser no portaljava, lá no forum em 2004

R

Estou pra comecar alguns teste de Java rodando em Mainframe. Quando tiver algumas impressões eu compartilho…

[]'s

P

vai ser java puro ou java + banco de dados?

Por que Cobol ‘bem feito’ é pau-a-pau com o Oracle 9i se não me engano.

L

Olá

Não entendi. Dá para explicar como chegou a esta conclusão? Fez benchmarks?

[]s
Luca

R

Boa tarde.
Eu li as notas de vocês e me interessei muito pelo assunto. Sou um “dinossauro”, mas estou entusiasmado com o mundo JAVA e, principalmente, as possibilidades de integração entre aplicações J2SE e J2EE ao mundo mainframe.
Eu gostaria de dar algumas opiniões sobre o assunto: No mundo mainframe existe sim uma preocupação muito forte com o performance de uma aplicação. Conheço algumas empresas que não adotaram geradores de código, como o CSP, Telon, entre outros, devido ao fraco desempenho do código gerado e do excessivo consumo de CPU e memória.
Acredito que o motivo principal desta preocupação é o custo do upgrade de hardware e o volume de processamento.
Ainda sou um aprendiz no mundo JAVA e não tive a oportunidade de usá-lo no mainframe, mas a forma como o JVM trabalha, tanto no J2SE, como no J2EE, é muito diferente de como o COBOL se integra ao S.O. do mainframe.
Entre outros, o processo pelo qual o JAVA trata Strings e faz troca de objetos na memória, deve consumir muitas instruções do JVM e, consequentemente, isto deve torna-lo mais lento.
O RodrigoSOL vai fazer alguns testes no mainframe, vou gostar muito de saber os resultados.
Um abraço.

E

Pessoal,

Também tenho a mesma dúvida. Será que é possivel migrar um sistema que está todo em CICS/COBOL para Java/JEE com performance compativel ? Eu nunca fiz nada de Java em mainframe gostaria de ouvir a opinião/experiência dos colegas.

Abraço

L

Luca:
Olá

[]s
Luca

Verdade Luca, trabalhei num grande banco de varejo (aquele que foi feito para você), e as aplicações críticas são em cobol. Geralmente o Java é usado para apresentar as informações ao Cliente, e esse é um mercado muito forte para o WebSphere e a IBM. E, mudar um programa que funciona BEM HÁ 30 ANOS para que ?
Morrer o Mainframe e o cobol? Esqueça, agora com o SOA vou dar até a nova hora da morte do Mainframe e do Cobol: Ano de 2956 às 15:33h.
[]'s

L

RildoMF:
Boa tarde.
Ainda sou um aprendiz no mundo JAVA e não tive a oportunidade de usá-lo no mainframe

RildoMF,
Já usei e a performance é boa. Foi com Websphere em uma instituição financeira (aquela…). também já usei em WS com IBM AS/400 e como ponto de destaque mais a estabilidade do que o desempenho (velocidade) em si.
Mas na minha humilde opnião, o melhor WebServer que eu conheci até hoje é o WebLogic da BEA. Não sei se roda em Mainframe, se alguém souber…
[]'s

R

Tu não usou JBOSS não né? :lol:

L

Não, foi WebSphere, nem sei se JBoss roda em mainframe, quem souber, por favor.

K

Trabalho com Java e MF relativamente a uns 7 anos, e posso dizer para para instituições financeiras não existe um “ganho” em migrar aplicações existentes de COBOL para o Java, pois o custo para isto não justifica os ganhos de performance (que particularmente não acredito que existam).

O que vejo é que novas aplicações, de instituições financeiras, são desenvolvidas em COBOL com DB2 e a camada de apresentação em Java.

Espero ter contribuído.

R

Para Mainframe Unisys tem sim!
A última release disponível é a 3.2.6.

To com vontade de testa-la.

L

kozak:
Trabalho com Java e MF relativamente a uns 7 anos, e posso dizer para para instituições financeiras não existe um “ganho” em migrar aplicações existentes de COBOL para o Java, pois o custo para isto não justifica os ganhos de performance (que particularmente não acredito que existam).

O que vejo é que novas aplicações, de instituições financeiras, são desenvolvidas em COBOL com DB2 e a camada de apresentação em Java.

Espero ter contribuído.

Exatamente, isso confirma minha tese que o Mainframe e o cobol vão morrer no dia 29 de fevereiro de 2984, às 14:34h. Quem viver verá.

K

Para ter uma idéia do trabalho de migração, vamos imaginar um sistema qualquer de porte médio/grande de um banco. Normalmente cada sistema possui em média uns 300 programas, onde cada programa possui entre 1000 e 32000 linhas de código, dependendo de sua funcionalidade…

Imagine passar alguns meses para migrar tudo isto, para apenas poder dizer que o sistema é atual ???

Lembrando que um banco em média deve ter uns 1000 Sistemas em Cobol

L

kozak:
Para ter uma idéia do trabalho de migração, vamos imaginar um sistema qualquer de porte médio/grande de um banco. Normalmente cada sistema possui em média uns 300 programas, onde cada programa possui entre 1000 e 32000 linhas de código, dependendo de sua funcionalidade…

Imagine passar alguns meses para migrar tudo isto, para apenas poder dizer que o sistema é atual ???

Lembrando que um banco em média deve ter uns 1000 Sistemas em Cobol

Meses ??? Diria pelo menos anos até uma década.
Sem falar que migrar significa definir nova arquitetura, modelar, migrar dados… esquece, quem ainda sonha com bancos fazendo isso, pode esquecer. O máximo que vai acontecer é os sistemas migrarem de máquinas mainframe antigas para nova plataforma. Mas também duvido. Apesar dos mainframes terem um custo de elevadíssimo de operação e manutenção, isso significa muito pouco em relação ao negócio do banco e ao risco de desastre que isso ofereceria.
Os mainframes vão morrer junto com o planeta.
p.s.: O mercado de trabalho para Plataforma Alta está igual ou mais aquecido que o de java…

L

Para Mainframe Unisys tem sim!
A última release disponível é a 3.2.6.

To com vontade de testa-la.

hum… legal, é um mercado gigantesco…
Apesar que acredito que o SOA freie os ânimos de colocar SOA para rodar em plataforma Alta.

T

Pessoal…

ouço sempre dizerem que as aplicações (COBOL) legadas que existem em grandes instituições, geralmente bancárias, ainda persistem devido ao fato de terem uma performance muito superior ao Java. Sendo assim, gostaria de saber a respeita da performance do Java em um mainframe… e se realmente não compensa ter o Java realizando milhões de transações como ocorre nos sistemas bancários…

P.S: Quem souber de artigos à esse respeito me passem o link por favor…

Vlws…

T

Seria java com BD…

tbm vou pesquisar mais a respeito… por que não é possível uma linguagem moderna não ser utilizada por motivos de perforance…

Criado 2 de setembro de 2006
Ultima resposta 7 de set. de 2006
Respostas 24
Participantes 12