[Resolvido] Ícone na barra de tarefas e no título do Jframe

5 respostas
F

Fala pessoal, está acontecendo o seguinte…
tenho um método para setar na minha aplicação java um ícone na barra de título do meu Jframe principal e na barra de tarefas… segue o código do método.

private void setarIconeNoTitulo() {
        try {
            Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("src/iconeSistema/logo.png");
            this.setIconImage(icon);
        } catch (Exception ex) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage());
        }
    }

eu chamo o método no construtor do meu Jframe, maaaas, só funciona quando eu executo o programa com o netbeens aberto, se eu limpar e contruir o jar, fechar o netbeens e executar meu .jar, não aparece o ícone nem na barra de tarefas e nem na barra de título do Jframe…

Me perdoem se é apenas alguma bobagem mas já procurei bastante isso e aparentemente apenas esse método já era pra resolver o meu problema, porém, parece não resolver…

PS: a imagem assim como está descrita no caminho do “getImage” está dentro da pasta de códigos do meu projeto…
Alguém aí faz ideia do que está acontecendo???
Grato desde já…

5 Respostas

D

Tente copiar a imagem na pasta dist. e modifique seu código para:

private void setarIconeNoTitulo() {  
        try {  
            Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("iconeSistema/logo.png");  
            this.setIconImage(icon);  
        } catch (Exception ex) {  
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage());  
        }  
    }
D

Vai funcionar somente quando vc estiver executando fora do netbeans.

Para aparecer no netbeans vc vai ter utilizar seu código originalmente.

F

Demys Cota:
Tente copiar a imagem na pasta dist. e modifique seu código para:

private void setarIconeNoTitulo() { try { Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("iconeSistema/logo.png"); this.setIconImage(icon); } catch (Exception ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage()); } }

Funcionou perfeitamente, realmente só aparece quando executa fora do netbeans porém é o que me interessa mesmo, muito obrigado pela ajuda!

S

Só uma dica: quando a aplicação é executada pelo NetBeans, os caminhos dos arquivos da aplicação são relativos à pasta do projeto. Quando a aplicação é executada pelo .jar, os caminhos dos arquivos são relativos ao .jar, por isso que não estava encontrando a imagem.

F

O “problema” era apenas esse mesmo silasyudi, eu que não tinha me tocado sobre o caminho do arquivo de imagem… mas obrigado a vocês pela disposição em ajudar…!

Criado 5 de maio de 2013
Ultima resposta 6 de mai. de 2013
Respostas 5
Participantes 3