.
.
28 Respostas
O que você vai usar para desenvolver? Não, eu não tenho paciência. ;D
Como será a arquitetura do ‘OPA’, quais frameworks você utilizará, onde eles entrarão? E tb quais padrões estarão presente na modelagem? Está pensando em deixar o sistema plugável? Se sim, como deseja fazer isto?
E, antes de mais nada, pq ele eh um “novo conceito” em CMS?
.
Hum, é um projeto open source mas de um conceito fechado.
Sério microbio, ops, microfilo! Dá algumas dicas, as vezes o povo consegue te convencer a trocar algumas coisas que ficariam melhores lá na frente (;
Olá Microfilo!
Parabéns pela iniciativa… mas independente de qualquer crítica, o importante é tocar isso pra frente! Não deixe isso ficar apenas no papel.
Por que você não cria um bog para o projeto? Melhor do que aquela página que vc indicou, tudo preto em branco usando nada mais nada menos do que html.
Tem alguns grupos que colocam o andamento do projeto no blog, e ai vc pode indicar materiais para quem quer estudar e colaborar com o projeto, além dele já ser fácil de mexer e naturalmente bonito!
rsrs…
Bom…
Boa Sorte!
Thiago
.
Tou curioso. (;
Exatamente… isso é o principal. Críticas sempre vão existir, sendo o seu
sistema excelente ou uma porcaria.
Hoje eu me arrependo muito de coisas minhas de 5 anos que não sairam do papel, projetos semelhantes ao buscape.com.br e delicious. 
Não deixe isso ficar apenas no papel.
Exatamente… isso é o principal. Críticas sempre vão existir, sendo o seu
sistema excelente ou uma porcaria.Hoje eu me arrependo muito de coisas minhas de 5 anos que não sairam do papel, projetos semelhantes ao buscape.com.br e delicious.
![]()
Hehe… então compartilhamos do mesmo problema… rsrs…
Eu também já tive algumas idéias de criar um programa para ajudar a gerenciar favoritos… mas sempre achei que isso fosse muito simples… ai ai ai… como sou burro!
Mas ainda bém que ainda não é tarde para termos novas idéias!!
Abraços!
Thiago
.
ok pessoal…
não é tudo, mas a arquitetura básica do sistema está no ar
http://opaweb.codigolivre.org.br/arquitetura.htm
se puderem, deêm uma olhada e uma opinião
Comentarios.
O Modelo de caso de uso ta estranho. Ele deveria representar as funcionalidades do sistema e nao como sao feita as chamadas pelo sistema. Derrepente pra representar isso seria melhor usar um diagrama de atividade.
@EDITADO: Quando eu falo em funcionalidades eu me refiro a algo como.
Ator: Usuario.
Funcionalidades: Cadastrar noticia, Visualizar Noticia.
Ator: Admin
Funcionalidades: Aprovar noticia, Excluir noticia, Publicar noticia.
No diagrama de classe acho que tu deveria fazer um para infra-estrutura do CMS, com gerenciamento de transacoes, sessao, seguranca, etc. A maioria desses requisitos podem ser feito com frameworks OpenSource.
No outro modelo tu poderia focar nas funcionalidades existentes, modelar o dominio ta tua aplicacao e perder mais tempo com isso.
Só se eu nao entendi direito e tu quer criar algo meio que plugavel sem ter funcionalidades espeficas, mas ai acho que é servico pra Portlets.
]['s
1 - Seu diagrama de caso de uso parece mais um diagrama de componentes.
2 - Seu projeto é em português ou em inglês?
1 - Seu diagrama de caso de uso parece mais um diagrama de componentes.
2 - Seu projeto é em português ou em inglês?
Servidor, container e requisição HTTP entram em casos de uso :?:
Outra coisa, ele vai ser feito na mão, sem nenhum framework MVC?
Tirou as palavras da minha boca. Como você vai relacionar todas essas camadas, vai trabalhar com IoC? Como será a camada de apresentação?
Bom, se puder usar frameworks, fica uma coisa até divertida de se desenvolver, agora se for para fazer na mão, tenho certeza que implementar um Command em servlet (tal como o core do WW) ia ser - apesar de trabalhoso -, mto interessante.
Cara, é um projeto interessante, mas cuidado para não tomar proporções grandes d+. Sobre o DCU, concordo com o resto do pessoal, ‘Container WEB’ é um ator do teu sistema?
Ele poderia ser, mas nao do jeito que foi colocado.
(palavras de quem ja implementou uns 3 CMSs em Java :))
Pelos diagramas, o seu projeto esta muito, mas MUITO fora do que precisa mesmo pra ser um CMS extensivel - o que eu estou vendo ali eh um framework pra portaizinhos, e disso a gente ja tem bastante, e ja foi bem especificado na JSR 168.
Eu nao vi, por exemplo, nenhum recurso pra versionamento ou segmentacao de conteudo - e, se vc esta mesmo falando serio em construir um CMS em 2005, ta faltando RDF e licenciamento de conteudo, tambem. Alem, eh claro, de um sistema de permissoes e roles robusto (sim, eu estou falando de ACLs) e que se integre com o que as empresas ja usam hoje pra esse tipo de coisa (LDAP, ActiveDirectory).
Claro, eh soh um toque, mas se vc for pensar nessas features so mais pra frente, vai ter que refazer tudo.
.
Pensando em permissões, pense segurança gerenciada pelo container e filtros, não misture isso com o resto do controller.
Eu particularmente usaria LDAP para autenticacao. Como o CV já comentou, um sistema robusto, extenciavel e tudo que ele pretende fazer precisa de um servico de roles rubusto e confiavel. De modo algum eu usaria, filtros, login direto no banco, ou coisa parecida.
Derrepente JAAS, mas eu acho muito chato. 
]['s
Microfilo, não entendi onde está o “novo conceito” desse projeto, desculpe se está exemplificado lá, mais não consegui compreender
Olá
Microfilo, põe na sua cabeça que este projeto é para seu curso colegial e fim de papo. Procure fazer uma coisa simples sem maiores pretensões e a galera vai te ajudar. Mas não venha com esta história de que um garoto de 17 anos vai sair lançando um novo conceito de porcaria nenhuma porque senão só vai levar pedradas (merecidas).
-
Faça algo bem simples e o mais feijão com arroz possível.
-
Escolha um leque bem limitado de funcionalidades e só.
Se Thomas Edison fosse inventar a lâmpada para passar de ano a gente estava até agora no escuro.
[]s
Luca
OláMicrofilo, põe na sua cabeça que este projeto é para seu curso colegial e fim de papo. Procure fazer uma coisa simples sem maiores pretensões e a galera vai te ajudar. Mas não venha com esta história de que um garoto de 17 anos vai sair lançando um novo conceito de porcaria nenhuma porque senão só vai levar pedradas (merecidas).
Faça algo bem simples e o mais feijão com arroz possível.
Escolha um leque bem limitado de funcionalidades e só.
Se Thomas Edison fosse inventar a lâmpada para passar de ano a gente estava até agora no escuro.
[]s
Luca
essa citação do luca deveria ser classificada com 10 estrelas … :mrgreen:
essa citação do luca deveria ser classificada com 10 estrelas … :mrgreen:
Pronto. 5 minha 5 tua. :mrgreen:
.
Ainda mais sendo trabalho pra conclusão de curso colegial, acho que vc ta dando o passo maior que a perna. Normalmente nem em trabalho de conclusão de curso universitário, o povo não força a natureza assim. Experiência de quem ta no 6º ano de engenharia e tendo que fazer TCC. :wink:
Como vc é novo … mais um pra contar experiência.
Meu TG (faculdade, nao do curso técnico) começou com um escopo mais ou menos amplo como o seu, foi diminuindo a medida que eu nao tinha tempo pra fazer nada e no fim restou um estudo teórico sem nem uma linha de código e que foi aplaudido de pé porque esse é o espírito do TG (ehehe palavras deles) … hoje tem um doutorando fazendo a parte prática do meu TG teórico 
O que vc colocar como objetivo do trabalho será cobrado, então seja humilde e coloque pouca coisa mesmo que suas pretensões com o projeto sejam maiores.
Ah … meu trabalho do colegio tecnico foi muito mais legal do que na faculdade, então enjoy!
Olá pessoal,
Eu sou um dos integrantes do OpaWEB.
O Rubem exagerou um pouco chamando-o de “novo conceito”. Mas, como ele disse, não é algo apenas para tirar nota.
Estamos abertos a qualquer um que quiser nos ajudar com sugestões, pois ainda não temos muita experiência com j2ee
Valeu!
Davi Luan Carneiro
daviluan(at)gmail.com
“Há pó suficiente sobre algumas de suas Bíblias para escrever ‘condenação’ com os próprios dedos” (C.H.Spurgeon)