Estou postando aqui somente porque há algum tempo atrás li um post elogiando o IDE da Microsoft.
Não sou fanático por nenhuma plataforma e uso Windows 7 em casa, mas devo dizer honestamente que as IDEs de Java não devem em nada para o Visual Studio, e em alguns aspectos são até melhores.
Estou usando C e sinto falta das opções de refactoring, mas acredito que em .Net isso deve ser melhor (até porque é impossível ser pior). Exitem diversas pequenas coisas que fazem o editor do Eclipse melhor:
- O Eclipse fecha automaticamente blocos. Quando você abre { ele insere o }. A mesma coisa para parenteses. Aparentemente a Microsoft acha que pode existir o caso de não se fechar um bloco de código :roll: ;
- Formata automaticamente os comentários;
- Tem inúmeros templates que constroem o código para você, assim como for, foreach, sysout, etc;
- As referências são marcadas com outra cor quando o cursor está em cima, diferenciando assignment de reference;
- Quando existe algum erro o editor marca a linha onde o erro está;
- O Eclipse também dá sugestões de correção com Ctrl-1, seja o de usar algum nome alternativo (estilo Google “você quis dizer”), ou criar o método para você;
- Embora o Visual Studio permita navegar pelas definições de código assim como o Eclipse, no Eclipse eu posso visualizar a definição de um método em uma caixa sem precisar abrir um novo arquivo;
Fora que o Visual Studio não implementa o padrão C99.
O Eclipse usa perspectivas, o que divide melhor as funções em diversas telas. No VS é uma tela só, dando a impressão de “zona”. A impressão é que coisas que estão na sua cara no Eclipse levam 2 ou 3 cliques no VS, como por exemplo o stack trace do debugger.
Fora que o compilador da Microsoft não dá warnings para coisas estúpidas, assim como assignment dentro de um if:
if (i =0) {
}
Levei alguns minutos debugando para descobrir esse erro, e no Eclipse isso não passaria.

)