VMWare vai adquirir a SpringSource

52 respostas
P

Ola pessoal

E quando achamos que as compras de empresas de tecnologia Java já acabaram… surge mais uma!

A VMWare vai adquirir até o fim do ano a SpringSource, empresa por trás do Spring framework, por 368 milhões de dólares. Para evitar especulações a respeito, a VMWare já disse que vai manter o modelo open source de desenolvimento:

http://www.vmware.com/company/news/releases/springsource.html

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=55430
http://www.marketwire.com/press-release/Vmware-Inc-NYSE-VMW-1028298.html

Vale lembrar que, por um valor próximo a esse, a RedHat comprou o JBoss anos atrás, e esse foi um grande passo para o grupo. E para o Spring?

52 Respostas

M

"

R

O que voces acham que vao mudar agora no spring?

L

Olá

Nada pelo link abaixo
http://blog.springsource.com/

Porém acho que o Rod Johnson cheio da grana pode fazer como o Marc Fleury e se aposentar. Só que o Marc andou levando umas bombadas do mercado financeiro na última crise…

Ou quem sabe o Rod Johnson não cria um projeto novo baseado em um eventual próximo livro Aplicações Web sem XML (e sem Spring…)

[]s
Luca

J

Creio que no Spring pouco, mais na briga de Cloud Computing…
Putz, já vi três preços diferentes :s para a aquisição:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4213/VMware-adquire-SpringSource.html

:s

T

362 + 58 seria 420, mas é somar laranjas e maçãs.

J

Obrigado pela aula de matemática!

Algum dos sites corrigiu, estava com 368 mi…

F

será que eles estão planejando uso do vmware com OSGI ?

U

nunca iria imaginar que a VMware teria interesse springsource… acho que este mercado vai ser totalmente novo para VMware

A

Sinistro ein? Nunca imaginaria WMware comprando a SpringSource…

R

Mais um vendor de peso :slight_smile:

C

Tomara que a VMWare de um rumo mais “corporativo” ao Spring…

no estilo “implementar JAva EE 6 Web Profile” e coisas do genero…

M

"

M

marcosalex:
Quando li a notícia a primeira coisa que pensei: “Putz, não sabia que o spring tinha algo a ver com virtualização”.

Não consigo imaginar nada em comum entre as duas empresas…

Talvez o que há de comum entre eles não é o que importa, mas sim o que uma complementa a outra.

O que tem de comum entre Sun e Oracle?

M

E pra VMWare vc quer dizer? Pro Rod acho que foi um bom negócio. :wink:

L

“SpringSource”:
Together, VMware and SpringSource plan to further innovate and develop integrated Platform as a Service (PaaS) solutions that can be hosted at customer datacenters or at cloud service providers. These solutions will allow customers to rapidly build new enterprise and web applications and run and manage these applications in the same dynamic, scalable and cost-efficient vSphere-based internal or external clouds that can also host and manage their existing applications, providing an evolutionary path to the future. Forrester Research expects the emerging and rapidly growing PaaS market to expand to $15B by 2016. (Platform-As-A-Service Market Sizing, July 13, 2009)

“VMware has led the modernization of datacenter infrastructures through innovative virtualization and cloud architectures, providing customers with cost savings, agility and choice,” said Rod Johnson, chief executive officer, SpringSource. “The SpringSource team and community are committed to revolutionizing the way companies build, run and manage applications. By combining forces, I?m confident that we?ll be able to deliver a set of truly remarkable solutions that dramatically simplify enterprise IT.”

Inovar e desenvolver soluções integradas de PaaS. Esse é o plano!

L

Poisé, e a Spring Source cresceu bem rápido, em comparação com a JBoss.

Foi uma surpresa, vamos ver o que vai dar.

W

Regis A Rocha:

Ou quem sabe o Rod Johnson não cria um projeto novo baseado em um eventual próximo livro Aplicações Web sem XML (e sem Spring…)

[]s
Luca

eu ri! :lol:

essa historia de que java pode cair é lenda, que superem então os EJB’s!

B

Eu entendi que foi uma decisão de investidores que querem aumentar o seu mercado, nenhum ganho tecnológico com no caso da compra da ATI pela AMD.

R

mochuara:

Talvez o que há de comum entre eles não é o que importa, mas sim o que uma complementa a outra.

Glassfish X WebLogic
Oracle DB X MySQL DB
Hotspot X JRockit

S

Ainda tem o OC4J e JDeveloper x Netbeans.

J

Compartilhando minhas considerações…

O Rod ensinou duas coisas:

como você injetar dependências nas suas classes e dinheiro no bolso - dele, rsrsrsrs.

Brincadeiras a parte, acho que em breve Oracle (Sun/VirtualBox incluída), IBM e talvez a M$ vão dar alguma resposta.

Também vejo no futuro as empresas comprando plataformas. Seria plugue seu EAR e use o ambiente (será ?). Algo como plugar aparelhos na tomada? Afinal, hoje, nós não ficamos pensando quanto kW/h consome a cafeteira ou a geladeira de nossas casas, certo? Se demandar mais o ambiente se adapta, e a conta vem mais cara.

Enfim, ao meu ver, para desenvolvedores há mudanças, contudo para infra-estrutura, é um mundo novo, não acham?

Abraços!

M

Rubem Azenha:
mochuara:

Glassfish X WebLogic
Oracle DB X MySQL DB
Hotspot X JRockit

Ainda assim ambas atuavam em mercados bem distintos, por isso não entendi aonde quer chegar.

F

mochuara:
marcosalex:
Quando li a notícia a primeira coisa que pensei: “Putz, não sabia que o spring tinha algo a ver com virtualização”.

Não consigo imaginar nada em comum entre as duas empresas…

O interesse da ORACLE na SUN não é o Java, e sim o SO deles, muitos clientes da ORACLE rodam no Solaris, por isso existe sim um interesse, além da ORACLE ser usuária do Java.

M

"

G

Papo furado de sempre, alguem comprou num sei quem a galera viaja demais a oracle comprou a Sun , e dai mudou alguma coisa até agora eu acredito no desenvolvimento evolui conforme a demanda seja qual ela for a tecnologia.

Empresas de tecnologia ganham com inovação e menos gastos para seus clientes jboss está ganhando dinheiro pelas facilidades que está trazendo com seus produtos logo vira uma empresa maior e vai compra-la também (que não sejam árabes ou indianos cambada de terrorista )

e acho que esse tipo de tópico só serve para causar especulações tirando o foco da realidade onde muitos estão desempregados e a realidade é quanto mais isso acontece mais mão de obra expecializada será necessária.
Talvez os empregos que eram gerados devem até indo para os indianos.

Mas acredito na comunidade brasileira e acho que somos os melhores do mundo daremos continuidades a projetos que digo como open agile source

M

realmente… muita gente especula motivos tecnicos, enquanto ao menos na minha opinião, esse caso (e muitos outros) não passa de negocios… é apenas um investimento paraaumentar o retorno…

L

Olá

Realmente,muita gente especula. E é ruim isto? A gente tem que falar só sobre o rame rame do dia a dia? Puxa, tem gente que fala até de futebol porque não exercitar a imaginação.

Continuem a especular. Quem sabe um de vocês acerta.

E eu, passados alguns dias, ainda não entendi o que tem a VM Ware a ver com o Spring. Especulo que foi puro investimento achando que é uma oportunidade de ganhar dinheiro. Mais ou menos como a Red Hat tentou fazer com o JBoss.

[]s
Luca

R

mochuara:
Rubem Azenha:
mochuara:

Glassfish X WebLogic
Oracle DB X MySQL DB
Hotspot X JRockit

Ainda assim ambas atuavam em mercados bem distintos, por isso não entendi aonde quer chegar.

Mercados bem distintos? Você quer dizer que quem tem grana compra Oracle, quem não tem pega produtos open source da Sun? Não é bem assim, já vi várias empresas que tem bastante dinheiro pra gastar com licença preferir um produto open source por motivos tecnicos.

G

ta bom mais papo furado

S

boto fé que a vmware vai implementar um sistema de utilização de softwares instalados entre maquinas virtuais(leia-se SOs diferentes) distintas e sem dar nullpointer entre eles, apenas usando uma tecnologia chamada injeção de dependência… hahahahaha

M

Os motivos que levaram a oracle a comprar a SUN ainda são muito suspeitos, mas como disseram tem muita coisa dela casada com coisas da SUN, a opção de ficar na mão de alguém ou deixar alguém na sua mão é um grande incentivo a compra. Veja, se a compra se concretizar ela dita as regras e não outra empresa. Isso protege o negócio dela.
Agora a compra do SpringSource pela VMWare realmente bota a imaginação para funcionar, porque diretamente não tem nada a ver. Mas se pensarmos no “cloud computing” faz sentido. E bastante. Afinal de contas usar maquina virtuais para isso faz muito sentido, e usar ferramentas com idéas do Spring pode trazer muitos beneficios. Mas tambem não deixa de ser um ótimo investimento, analisando o crescimento da empresa.
A alguns anos atrás muita gente dizia que video game éra pura perca de tempo e coisa de gente idiota que não tinha o que fazer. Hoje a industria de Games bate a de Cinema (e feio), e tem até filmes sobre jogos. Mas sinceramente vou rezar para que haja um casamento de tecnologia aí. Seria muito feio ver o Macdonald comprar a Jasper Software só porque é um ótimo investimento. Ai se a moda pega. :?

A

Red Hat oferece serviços de virtualização e tem a JBoss, oferecendo a pilha completa, possivelmente uma plataforma [para PaaS]
Oracle comprou a Sun para ter Java e virtualização, oferecendo a pilha completa, possivelmente uma plataforma [para PaaS]
VMware já tinha virtualização e comprou a SpringSource para ter Java, oferecendo a pilha [quase] completa, possivelmente uma plataforma [para PaaS].
Microsoft já tem virtualização e .NET…

M

Mas, quais são as reais vantagens que esta aquisição trará para a Spring Software?

M

Ao meu ver, somente mais investimentos.

M

"

P

+1.

G

Não consigo entender o intuito da VMWare nisso, sinceramente. Talvez visão de mercado? Pode ser (aliás, deve ser), mas uma empresa como a VMWare dando pitacos (de grande porte $) é de desconfiar, acho que vem algo novo ai. Cloud?

M

Se tivesse comprado um banco de dados ninguem estaria achando estranho. :?

G

Sei lá cara, mas eu acharia estranho mesmo assim. Não vejo a VMware num ramo desses sem segundas intenções. Talvez seja pq eu trabalhe com ela a muito tempo e minha visão “periférica” sobre ela esteja errada :wink:

M

Sei lá cara, mas eu acharia estranho mesmo assim. Não vejo a VMware num ramo desses sem segundas intenções. Talvez seja pq eu trabalhe com ela a muito tempo e minha visão “periférica” sobre ela esteja errada :wink:

PRovavelmente todos aqui tem uma visão tao “periferica” quanto a tua, ja que ninguem aqui pertence ao conselho da empresa. Mas não vejo nada de mais uma empresa tentar abocanhar novos mercados (PaaS).

O qu eu noto sim é uma certe euforia por parte dos desenvolvedores Java mas sinceramente não vejo motivo pra isso.

G

PRovavelmente todos aqui tem uma visão tao “periferica” quanto a tua, ja que ninguem aqui pertence ao conselho da empresa. Mas não vejo nada de mais uma empresa tentar abocanhar novos mercados (PaaS).

O qu eu noto sim é uma certe euforia por parte dos desenvolvedores Java mas sinceramente não vejo motivo pra isso.

Não necessariamente preciso pertencer ao conselho da empresa pra ter ou não uma visão periférica, mas…
De certa forma eu vejo motivos pra uma certa euforia. Pois querendo ou não é um investimento, e a comunidade assim como a expansão do framework tendem a crescer. Pelo menos é o modo positivo de analisar.

M

Não necessariamente preciso pertencer ao conselho da empresa pra ter ou não uma visão periférica, mas…
De certa forma eu vejo motivos pra uma certa euforia. Pois querendo ou não é um investimento, e a comunidade assim como a expansão do framework tendem a crescer. Pelo menos é o modo positivo de analisar.

Se sua visão não for baseado numa fonte interna, acredite, é visão periférica, tb conhecida como mera especulação.

Outra coisa, como assim investimento? vc tem ações da VMWare?

G

mochuara:

Se sua visão não for baseado numa fonte interna, acredite, é visão periférica, tb conhecida como mera especulação.

Não vejo como “mera especulação” somente, acho que analistas de negócios e economistas também não, do contrário, seriam classificados de “caras de sorte”.
Talvez o investimento não ficou muito claro, mas o que quis dizer é que provavelmente eles estão vendo esse acerto como um novo paradigma, ou uma tendência que pode explodir. Sendo assim já estariam preparados para um novo ramo.

M

gnudark:
mochuara:

Não vejo como “mera especulação” somente, acho que analistas de negócios e economistas também não, do contrário, seriam classificados de “caras de sorte”.
Talvez o investimento não ficou muito claro, mas o que quis dizer é que provavelmente eles estão vendo esse acerto como um novo paradigma, ou uma tendência que pode explodir. Sendo assim já estariam preparados para um novo ramo.

Sei não viu. A SUN comprou a MySQL pago caro lembra? Muita gente foi nessa linha de pensamento e no fim ela acabou procurando comprador pq tava falindo. As vezes esses caras dão uns tiros no escuro mesmo. Só o tempo vai dizer se pegou em alguém ou em alguma coisa. rs.

S

mvargens:
gnudark:
mochuara:

Sei não viu. A SUN comprou a MySQL pago caro lembra? Muita gente foi nessa linha de pensamento e no fim ela acabou procurando comprador pq tava falindo. As vezes esses caras dão uns tiros no escuro mesmo. Só o tempo vai dizer se pegou em alguém ou em alguma coisa. rs.

faz sentido… talvez estivesse sobrando grana e os caras decidiram comprar sei la… vai ver a cabeça deles nao seja tão enigmatica assim… so deu a louca e resolveram comprar qualquer coisa que tivesse influencia no mercado java pra inventar qualquer coisa q usasse isso depois pra vender e ficar mais rico… nao consigo pensar em motivos macabros pra explicar a aquisição, so consigo pensar q foi uma grana gigantesca e que se eu trabalhasse a vida inteira sem gastar absolutamente nada nao chegaria nem aos 10%… enfim

M

Se tem alguma coisa de novo nessa coisa de PaaS, SaaS, é em relação ao usuário e sua percepção quanto ao software que ele utiliza. Pra nos desenvolvedores nada de novo aqui. Java ja deu o que tinha que dar.

B

eu espero que a vmware continue seguindo sua filosofia de vender facilidade. isso seria muito bom para o Spring que ultimamente tem se esquecido disso.

M

"

M

Pois é. Ninguém faz um investimento sem pensar em ganhar com ele. E pra ganhar com ele, tem de evoluir. Muito criticada a Sun na época da aquisição da MySQL, mas ela ganhou dinheiro com ele. Não tanto que pudesse compensar a perda da área de hardware, mas ganhou (isso já foi comentado no blog do Jonathan Schuartz). O VirtualBox é outro exemplo que o projeto melhorou muito depois da aquisição.

O melhor de tudo é ver as empresas investindo em tecnologias Java ou baseado nele, o que mostra que a linguagem continua ganhando musculatura. Nem Red Hat, nem Oracle, nem VMWare investiriam em Java se acreditassem que a linguagem só tem mercado legado e já deu o que tinha que dar.

Não. Quem quer ganhar dinheiro investe naquilo que é considerado maduro o suficiente pra ser usufruido.

M

"

M

marcosalex:
mochuara:

Não. Quem quer ganhar dinheiro investe naquilo que é considerado maduro o suficiente pra ser usufruido.

Se fosse assim, ninguém investiria em startups.

SpringSource não é uma startup, mas uma peça de infraestrutura na nova estratégia da VMWare. Não misture as coisas.

Mesmo que a plataforma evolua em direção a atender os interesses da VMWare, o que te faz acreditar que ela tornara isto público? Ou ainda, porque isto é bom para o desenvolvedor Java?

M

"

Criado 10 de agosto de 2009
Ultima resposta 17 de ago. de 2009
Respostas 52
Participantes 28